Anda di halaman 1dari 8

Peridico de Divulgao Cientfica da FALS Ano VI - N XIV-DEZ / 2012 - ISSN 1982-646X

UMA RELEITURA ANTROPOLGICA ESTRUTURAL DA HISTRIA DA LOUCURA DE MICHEL FOUCAULT


ADRIANO MARTINS SOLER1

RESUMO: O presente artigo tem como intuito traar uma anlise estrutural da Histria da Loucura de Michel Foucault, buscando apresentar o dilogo entre a concepo de loucura com o sujeito dentro do seu pensamento. Procuramos abordar todo o processo histrico que o autor nos mostra da sociedade, que tira o carter de uma certa epistemologia que a loucura poderia proporcionar para torn-la segregao, primeiro social depois patolgica. Tal releitura tem por base uma interpretao antropolgica em uma viso ontolgica. Palavras chave: Foucault antropologia histria da loucura ABSTRACT: The present article has the purpose to draw a structural analysis of History of Madness, by Michel Foucault, in order to present the dialogue between the conception of madness with the subject in his/her own thinking. We want to approached the entire historical process in which the author describes that period society, which removes from the character a certain epistemology that madness could proportionate to become itself segregational, at first socially and then pathologically. This reinterpretation is based on an anthropological interpretation in an ontological view. Keywords: Foucault anthropology the history of madness

1. Introduo panormica da obra A obra em questo foi publicada com o ttulo Histoire de la folie lge Classique no ano de 1961 em Paris e traz em sua essncia a contraposio ao termo loucura, bem como do seu

Mestrando em Filosofia pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia. Graduado em Filosofia, Direito, Pedagogia e Teologia. Atualmente Professor de Filosofia na Faculdade de Educao, Cincias e Letras Don Domnico Guaruj/SP e na Rede Estadual de Ensino do Estado de So Paulo.

tratamento por meio de internao a partir da maneira como a Histria apresenta as diversas concepes sobre o assunto. O autor inicia seu texto abordando o esvaziamento dos leprosrios no final da Idade Mdia na Europa, devido crescente queda do nmero de pessoas infectadas pela doena. A despeito da queda da doena, a imagem do leproso na sociedade permanece presente, sendo substituda primeiramente pelos portadores de doenas venreas e, posteriormente, pela viso Renascentista2. A loucura na Renascena era apresentada como uma linha tnue entre o homem e a verdade que ele tem de si. A criticidade passa a dominar no sculo XVI e Foucault (1961) interpreta tal acontecimento como a valorizao da razo. Evidentemente, ao destacar a razo, a loucura se torna sua antagonista e seu fundamento passa a ser visto como algo natural por parte da sociedade. Em meados do sculo XVII, o autor observa alguns casos de priso relacionados loucura. So analisados os mecanismos para que houvesse a compreenso do sentido real do internamento, apresentando, assim, algo alm de discurso histrico ou filosfico visto anteriormente. Ainda no sculo XVII, cabe mencionar que o internamento estava alm de uma questo relacionada sade, mas sim, a uma viso econmica e jurdica, visto que se tratava de um perodo em que os Estados estavam tornando-se cada vez mais fortes e necessitavam de um crescimento econmico. Nesse sentido, os ociosos e desempregados que pudessem causar alguma desordem passaram a ser detidos e internados. O nmero de internaes aumentava em tempos de crise para evitar revoltas. nesse ponto que aqueles que tinham problemas mentais se uniam a outra populao (ociosa), dando outro sentido ao termo louco. No mesmo local, poderiam estar internados, loucos, enfermos, libertinos, criminosos, ociosos, sem que houvessem quaisquer diferenas entre eles. Somente a partir do sculo XVIII, o conceito de loucura passa a ser associado concepo de doena. Desta forma, a loucura , finalmente, relacionada medicina, tornando-se precursora de uma diviso que ocorreria no sculo seguinte entre doenas fsicas e psicolgicas.

Foucault passa a analisar tal viso a partir da Nau dos Loucos que faz parte de uma composio literria de cunho realstico, pois existiam barcos, nos rios da Rennia e nos canais flamengos que levavam os loucos que eram expulsos das cidades.

Observemos que, ao passo que no sculo XVII as pessoas viam a loucura como um desvario, no sculo XIX ela passa a ser vista como uma questo fsica, biolgica e psicolgica. Essa nova maneira de ver, relaciona-se ao surgimento da indstria, pois anteriormente, aquele que tivesse capacidade fsica e mental para o trabalho e permanecesse ocioso era nocivo ao Estado. Desta forma, para endossar a mo de obra barata necessria ao crescimento das indstrias e assim da riqueza, surge a mudana do conceito de loucura, uma vez que a pobreza passa a ser necessria ao capitalismo industrial. Com essa reestruturao poltica, social e interna das casas de internao, surgem os asilos, a psiquiatria e a psicologia que passam a dar foras e tornar natural a unio entre loucura e a internao no sculo XIX. a partir das teorias mdicas e psicolgicas que surge o louco do mundo moderno, que tem as caractersticas do homem comum, mas que dono de sua prpria verdade, ou seja, uma verdade que se encontra, nele, oculta. A medicina passa a auxiliar o homem louco na busca por essa verdade, sendo, para isso, necessrio lev-lo ao confinamento. Foucault (1961) apresenta sua obra mais como uma histria do surgimento da psicologia que como uma histria da loucura. Por fim, conclui seu texto contestando a funo da psicologia para a sociedade.

2. O sujeito

O sujeito possui trs fases na viso de Foucault (1961). Essas fases so contnuas e simultneas, isto , complementares. I Arqueolgica (dec. 60): Anlises puramente arqueolgicas que tratam das prticas mdicas e constituio do sujeito como objeto de estudo. Ex: Constituio da psiquiatria na fase contempornea. Obras: Histria da Loucura. II Genealgicas (dec. 70) Em 1972, Foucault d sua primeira aula e analisa como o saber e as prticas se constituram determinando os tipos de sujeito. O filsofo analisa a relao da constituio entre saberes e poderes, ou seja, o homem sobre o homem atravs de um estudo formado por meio de prticas confessionais (psicanlise) e normativas relacionadas tecnologia do poder que visam a normalidade. Ex: Vigiar e Punir. III tica: Questo tica e esttica, ex: A histria da sexualidade vol. II

Na dcada de 80, Foucault, influenciado por uma gerao rica da dcada de 20, compartilha a viso do sujeito greco-romano e apresenta a possibilidade da resistncia formao moderna. Ex: Derrida, Lvi-Strauss, Lacan, etc.

3. Sobre a Histria da Loucura

As trs fases mencionadas no item anterior se complementam e constituem o sujeito como partes de si, fazendo a histria de alguns saberes que formam o homem a partir dessas cincias humanas. H, ento, uma crtica ao humanismo (humanismo aqui no renascentista um humanismo no sentido de o homem ser o centro das cincias humanas) que cmplice ou at aquele que causa a atual condio humana. Chega-se a isso por meio de anlises histricas, uma vez que o pensamento crtico de Foucault (1961) a investigao da constituio humana que considera esses saberes perigosos. Posteriormente, o terico questiona as evidncias dos saberes a partir de uma anlise histrica, com o objetivo de realizar na modernidade (perodo aps Kant at os dias atuais) uma investigao antropolgica para saber como esses saberes se constituram atravs de um recuo no tempo. Foucault (1961) acredita que toda constituio dos saberes poderia ser diferente, pois nada necessrio e sempre temos uma escolha. Os saberes atuais podem desaparecer e dar lugar a outros, na contingncia dos saberes que ele pode apontar novos caminhos e aes, novas formas de pensar e de viver. Encontramos dentro do pensamento de Foucault (1961) uma ideia sobre a histria da psiquiatria na modernidade composta por anlises histricas de como e por que a psiquiatria se constituiu como um saber do estudo do louco. Essa cincia no se limita ao discurso da loucura, mas sim, investiga o tratamento, a insero poltica, econmica e social do louco, considerado aqui como doente mental. Voltando Histria da Loucura, percebemos que o referido autor centrado na poca clssica e estabelece trs pocas histricas: a) Renascimento b) Clssica (ps-renascimento e pr-Kant)

c) Modernidade (Kant para frente): o livro focado na modernidade que estuda a loucura como a psiquiatria e algumas psicologias. Na modernidade a loucura diz respeito psiquiatria. A argumentao apresenta no somente a psiquiatria, mas tambm o que vem antes e depois. A psiquiatria seu principal foco e faz parte da cincia recente, a interveno mdica na loucura como doena mental. Cabe ressaltar que, foi somente no final do sculo XVIII que teve incio a viso da loucura como patologia juntamente com o nascimento do humanismo, fazendo disso um processo histrico. Esse processo no a descoberta da essncia da loucura e sim uma progressiva dominao e integrao da loucura na ordem da razo. O livro permite os objetivos efetivos, isso um caminho que a psiquiatria traa para tornar um louco um doente mental, mostrando assim como a psiquiatria cura o louco conforme sua verdade. Atravs da histria, Foucault (1961) mostra como a loucura foi dominada pela razo, sendo a histria da loucura uma histria sobre os saberes da loucura. O saber psiquitrico no foi necessariamente sistemtico ao longo da histria, pois, h saberes prticos e vinculados a convenes que dizem respeito loucura. Foucault (1961) inicia sua anlise epistemolgica da loucura com vistas formao do sujeito em si. A experincia moderna da loucura antropolgica, sendo ela objetivada por prticas do conhecimento cientfico (no sentido da loucura possuir uma verdade). Com o fim da lepra na Idade Mdia, os leprosrios (local onde o sujeito era isolado) ficam vazios. Na renascena a loucura comea a circular no sentido dos loucos serem embarcados para outros lugares e viajarem pelo mundo. O louco tem uma espcie de natureza errante e embarcar um louco estabelecer um limite (fronteiras), permitindo, assim, que o louco ficasse aberto a outros mundos. uma experincia trgica e seria a figura csmica, porque a loucura do renascimento realista, afinal o louco revela algo que no mundo as pessoas no observam. Ainda no perodo renascentista, tais conceitos passam a ser esquecidos, abrindo portas ao perodo clssico e moderno conscincia trgica (pictricas), o que proporciona uma viso crtica (discurso). Neste momento, a loucura j dada no mundo e se inicia com a razo. A loucura ser a experincia limite.

A relao loucura e razo ser radicalizada quando a loucura for caracterizada como a ausncia de razo. Em Descartes (1641) - na primeira meditao da dvida que afeta o pensamento -, Foucault (1961) descobrir que a loucura excluda do pensamento, pois pensar a recusa da loucura tornando, dessa forma, uma espcie de no ser. Essa negativa a experincia clssica da loucura, os loucos sero, ento, enclausurados. A teoria mdica clssica no d conta da loucura, justamente, porque ela o no ser (nada). A experincia social da priso uma questo tica e um discurso mdico que se concretiza em gestos de segregao para eliminar a desordem social e dominar o mundo sem razo. Os lugares onde os presos ficavam segregados no eram institutos mdicos, mas sim, sociais e administrativos, que atendiam a valores assistencialistas cristos e do regramento econmico para burgueses (desempregados tambm eram encaminhados). Era um local de excluso das pessoas que fugiam da moral vigente, transgressores do trabalho e da moral burguesa: miserveis, desempregados e ociosos que eram internados na poca clssica. Havia, tambm, transgressores sexuais, religiosos e especulativos (libertinos). A imaginao fazia parte da loucura e isso dificultava a ordem terica que excluda da ordem social e passa a ser nada, culminando na percepo tica e no mdica do assunto. O internamento no era psiquitrico e a visita mdica acontecia apenas por uma questo de conservao pblica. Por meio da experincia antropolgica, na qual o sujeito objetivado e a loucura doena mental, percebemos que a experincia da loucura uma alucinao das verdades do homem. O sculo XVIII surge com o objetivo de evitar epidemias, ao mesmo tempo em que h o medo da loucura como perda da natureza atravs das mediaes naturais. Isso implica na recluso de estabelecimentos exclusivos. A Revoluo Francesa comea a ser mais criteriosa na excluso, mas o louco se mantm preso. O internato passa a ser o lugar no qual se revela a loucura. esse o espao que permite a medicalizao da loucura e passa a ser encerrada nesse conceito de doena mental e a loucura encontra sua verdade atravs do olhar mdico.

O conhecimento do homem moderno pressupe a ideia de louco. O normal se coloca atravs do louco. a experincia moderna de loucura que constitui no homem a psiquiatria e psicologia. Conclui-se que h uma dependncia entre experincias modernas da loucura que a condio para o surgimento das cincias psicolgicas e psiquitricas. Dessa forma se questiona a positividade dessas cincias. Para Foucault (1961), o contemporneo ainda no chegou, pois, ainda no houve o rompimento com a modernidade. Para o terico, a modernidade s chegar quando houver um pensamento que retire o homem da posio de objeto.

4. Consideraes Finais

A anlise do pensamento foucaultiano na obra Histria da Loucura nos remete percepo de uma diviso sistemtica e precisa do pensamento histrico acerca da loucura, desde sua viso como desatino at ser identificada como patologia. O autor passeia pela histria apontando como a loucura vista a partir do perfil da sociedade de cada poca. Temos, no entanto, certa reserva com relao a sua interpretao da viso existencialista no pensamento cartesiano que o levaria concluso do ser como nada, pois, o louco no pensaria e por no pensar no existiria. Ora, como o prprio autor percebe mais a frente, o louco tem uma verdade que est oculta de si mesmo, por isso a mediao mdica. Poderamos concordar caso houvesse uma comprovao de que o louco no se percebe como ser. Nesse sentido teramos uma animalizao do louco, como aquele que no teria conscincia de sua prpria existncia. Outro ponto que merece nossa considerao a de que a loucura uma alucinao das verdades do homem. Entendemos alucinar como um desvio da verdade. Assim, a loucura um rompimento com o normal, rompimento com o que considerado certo, padronizando assim, algo como correto, como certo, pois, se temos uma quebra da verdade, significa que h uma verdade. Conclumos, portanto, que ao homem necessria uma busca pela emancipao de si mesmo. preciso que o homem abandone a normatividade que busca estabelecer certo padro de

normalidade que, se no for seguida, dever ser coibida. Perdemos algo na Renascena que via o louco como um detentor de um saber diferente e no conseguimos resgatar, marginalizando a loucura que rompe com o que chamamos de normal. O que rompe com o normal anormal, necessitando assim, ser reconduzido normalidade. Trata-se de um pensamento cclico que segrega e, alm de coisificar o homem, no considera suas variaes.

5. Referncias

BRANCO, G.C. in Os Filsofos. org. Pecoraro. R. Ed. Vozes, 2009, Rio de Janeiro. DESCARTES, R. Meditaes Metafsicas. Ed. Martins Fontes, 2005. So Paulo. DREYFUS, H.L. RABINOW, P. Michel Foucault, Uma Trajetria Filosfica. Para alm do Estruturalismo e da Hermenutica. Forense Universitria. 1995, Rio de Janeiro. FOUCAULT, M. Histria da Loucura na Idade Clssica. Ed. Perspectiva, 2010, So Paulo. LOBO, R. H. Histria da Loucura de Michel Foucault como uma Histria do Outro Revista Veritas. N 2. Abril/junho 2008. VIEIRA, P.P. Reflexes sobre a Histria da Loucura de Michel Foucault. Revista Aulas. N 3. Dezembro 2006/maro 2007.

Anda mungkin juga menyukai