Anda di halaman 1dari 14

5

Introduo
Objetivo: Avaliar as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de
energia e sua respectiva produo.

Material: Foram Avaliadas as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos


de energia e sua respectiva produo. Concluso: A concluso que se pode obter que com a leitura desse trabalho, o seu leitor ter um conhecimento bsico sobre os determinados tipos de energia suas desvantagens e suas vantagens. Descritores: concluso, energias, trabalho, vantagens, desvantagens.

Vantagens e Desvantagens dos Diferentes Tipos de Energia


Energia Solar Vantagens:

A energia solar no polui durante sua produo. A poluio decorrente da fabricao dos equipamentos necessrios para a construo dos painis solares totalmente controlvel utilizando as formas de controles existentes atualmente.

As centrais necessitam de manuteno mnima. Os painis solares so a cada dia mais potentes ao mesmo tempo em que seu custo vem caindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma soluo economicamente vivel.

A energia solar excelente em lugares remotos ou de difcil acesso, pois sua instalao em pequena escala no obriga a enormes investimentos em linhas de transmisso.

Em pases tropicais, como o Brasil, a utilizao da energia solar vivel em praticamente todo o territrio, e, em locais longe dos centros de produo energtica, sua utilizao ajuda a diminuir a demanda energtica nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmisso.

Desvantagens:

Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricao de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.

Os preos so muito elevados em relao aos outros meios de energia. Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao atmosfrica (chuvas, neve), alm de que durante a noite no existe produo alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia.

Locais em latitudes mdias e altas (Ex: Finlndia, Islndia, Nova Zelndia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produo durante os meses de inverno devido menor disponibilidade diria de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade.

As formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs), a energia hidroeltrica (gua) e a biomassa (bagao da cana ou bagao da laranja).

Energia Elica Vantagens:


A produo de energia eltrica atravs de energia elica tem vrias vantagens das quais podemos ressaltar as principais. uma fonte renovvel, no emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resduos na sua operao, o que a torna uma fonte de energia de baixssimo impacto ambiental. Os parques elicos (ou fazendas elicas) so compatveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuria, j que os atuais aerogeradores tm dezenas de metros de altura. O grande potencial elico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energtica do planeta e reduzir a dependncia ao petrleo. Em 2011 na Unio europeia ela j representa 6,3% da matriz energtica, e no mundo mais de 3,0% de toda a energia eltrica. Finalmente, com a tendncia de reduo nos custo de produo de energia elica, e com o aumento da escala de produo, deve se tornar uma das fontes de energia mais barata.

Desvantagens:
Apesar de todos os pontos positivos, preciso tomar cuidado antes de apostar na energia elica. Se no forem feitos os estudos de mapeamento, medio e previso dos ventos, ela no uma fonte confivel. No h muitos dados sobre o regime de ventos no Brasil, e eles costumam serem aproveitveis somente durante parte do ano. Alm disso, os parques elicos produzem poluio sonora e visual. Tambm podem interferir na rota migratria de pssaros, e os aerogeradores interferem na paisagem do local. Alm disso, todo o equipamento caro, o que pode inviabilizar a criao de parques elicos.16 Quanto ao impacto visual, gera poluio visual devido alterao da paisagem do local, no que as demais fontes no alterem, como para alguns as ps dos geradores uma poluio visual, para outros pode ser considerado um atrativo turstico como uma bela alternativa s demais fontes de energia. Em relao poluio sonora, apesar de no ter pesquisas conclusivas indicando impacto na fauna, deve-se ter cuidado para evitar instalao em corredores de migrao de aves ou habitats de reproduo de animais silvestres, e se preciso utilizar linhas de transmisso subterrneas. Como qualquer maquina, tambm exige manuteno interna dos aerogeradores que deve ser realizada de forma preventiva e constante. A maior desvantagem a no regularidade da gerao (ou intermitncia da gerao), pois a gerao depende do vento que no so sempre constantes, e nem sempre h vento quando a eletricidade necessria. Deste modo, como a disponibilidade de energia diria varia de um dia para outro, a gerao elica pode ser menos confivel que as fontes convencionais. Devendo ser alternativa complementar e no substituta na matriz energtica.

Energia das Ondas e Mars Vantagens:


A constncia e previsibilidade da ocorrncia das mars; O fato de as mars serem uma fonte inesgotvel de energia; A sua fiabilidade; O fato de ser uma fonte de energia no poluente.

Desvantagens:
Os custos de instalao so bastante elevados; S produzida energia enquanto existir um desnvel entre os nveis de gua que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem; S podem ser instaladas centrais para a produo de eletricidade a partir desta energia em locais que respondam s necessidades geomorfolgicas necessrias para a mesma e que possuam um bastante elevado (cerca de 5,5m); A sua construo pode acarretar grandes impactos ambientais devido criao da albufeira. desnvel entre mars

Energia a Biomassa Vantagens: uma energia renovvel;


pouco poluente, no emitindo dixido de carbono; altamente fivel e a resposta s variaes de procura elevada; A biomassa slida extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente; Verifica-se uma menor corroso dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc).

10

Desvantagens:
Desflorestamento de florestas, alm da destruio de habitats; Possui um menor poder calorfico quando comparado com outros combustveis; Os biocombustveis lquidos contribuem para a formao de chuvas cidas; Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa slida.

Energia do Biogs Vantagens:


A substituio do GLP, um derivado de petrleo importado; Comodidade e segurana para o consumidor, vantagens inerentes ao gs canalizado; No necessria a sua purificao, removendo-se apenas os lquidos condensados ao longo das vias de captao e distribuio; Os equipamentos adaptados mostraram um desempenho razovel; As donas-de-casa que utilizam o gs tm se mostrado satisfeitas com a mudana, pois, a chama bastante limpa, no deixando resduos de fuligem nas panelas.

Desvantagens:
A quantidade de energia gerada pelo biogs no constante, variando ao longo do perodo de produo; Em funo da Diretiva Comunitria relativa a aterros, no futuro ser minimizada a deposio de resduos biodegradveis em aterro, pelo que as instalaes de recuperao de biogs de aterro tero um tempo limitado de existncia; Alto perodo de recuperao do investimento.

11

Biocombustveis Vantagens:
Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilizao da concentrao desse gs na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global); No caso especfico do Brasil, h grande rea para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produo de biocombustveis; Gerao de emprego e renda no campo (isso evita o inchao das cidades); Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospeco de petrleo so muito dispendiosas); O biodiesel substitui bem o leo diesel sem necessidade de ajustes no motor; Reduo do lixo no planeta (pode ser usado para produo de biocombustvel); Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustveis fsseis.

Desvantagens:
Consome grande quantidade de energia para a produo; Aumento do consumo de gua (para irrigao das culturas); Reduo da biodiversidade; As culturas para produo de biocombustveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberao de xidos de nitrognio, que tambm so gases estufa; Devastao de reas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produo dos biocombustveis; Possibilidade de reduo da produo de alimentos em detrimento do aumento da produo de biocombustveis, o que pode contribuir para aumento da fome no mundo e o encarecimento dos alimentos;

12 Contaminao de lenis freticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes. A ingesto desses produtos causa problemas respiratrios, devido produo de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada); A queima da cana libera grandes quantidades de gases nitrogenados, que retornam ao ambiente na forma de chuva seca de fertilizantes, segundo pesquisa do qumico ambiental Arnaldo Cardoso e publicada na revista Unesp Cincia, edio de fevereiro de 2010. Nos ambientes aquticos, o efeito muito rpido: proliferao de algas, com liberao de toxinas e consumo de quase todo oxignio da gua, o que provoca a morte de um grande nmero de espcies.

Energia Geotrmica

Vantagens:

Limpa. As centrais geotrmicas, como vento e centrais solares, no tm de queimar combustveis para manufaturar o vapor para mover as turbinas. A gerao de eletricidade com a energia geotrmica ajuda a conservar combustveis fsseis no renovveis, e reduzindo o uso desses combustveis, reduzimos emisses que prejudicam a nossa atmosfera. No h nenhum ar fumegante volta de centrais geotrmicas de fato algumas so construdas no meio de colheitas de quintas e florestas, e partilham terreno com o gado e vida selvagem local.

No prejudica a terra. A rea de terreno necessria para centrais geotrmicas menor por megawatt do que para quase cada outro tipo de centrais. As instalaes geotrmicas no precisam barrar rios ou de colher florestas e no h cabos de minas, tneis, covas abertas, pilhas de lixo ou derramamentos de leo.

As centrais geotrmicas so projetadas para funcionar 24 horas por dia, durante todo o ano. Uma central geotrmica situa-se diretamente por cima da sua fonte de combustvel. resistente a interrupes de gerao de energia devido a condies atmosfricas, catstrofes naturais ou cises polticas que podem interromper o transporte de combustveis.

13 Flexvel. As centrais geotrmicas podem ter desenhos modulares, com unidades adicionais instaladas em incrementos quando necessrio para se ajustar crescente procura de eletricidade. Mantm os Euros em Casa. O dinheiro no tem de ser exportado para importar combustvel para centrais geotrmicas. O combustvel geotrmico como o sol e o vento est sempre onde a central est; os benefcios econmicos permanecem na regio e no h nenhum choque de preos de combustvel. Ajuda os Pases em Desenvolvimento. Os Projetos os geotrmicos podem oferecer todos os benefcios acima mencionados para ajudar os pases em desenvolvimento a crescer sem poluio. E as instalaes em localizaes remotas podem levantar o nvel e qualidade de vida trazendo eletricidade a pessoas longe dos centros demogrficos eletrificados. Desde que a primeira eletricidade gerada geotermicamente no mundo foi produzida em Larderello, a Itlia, em 1904, que o uso da energia geotrmica para eletricidade cresceu a nvel mundial para aproximadamente 7,000 megawatts em vinte e um pases em todo o mundo.

Desvantagens:
Se no for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem superfcie atravs de giseres e vulces, ento a perfurao dos solos para a introduo de canos dispendiosa. Os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias so poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs. Este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manuteno da bomba de suco de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifcio no est exposta ao mau tempo e a vandalismo), contrabalanada pelo elevado custo de manuteno dos canos (onde a gua causa corroso e depsitos minerais).

14

Concluso do n: 21

15

Concluso do n: 25
Deste que h vida humana esta depende totalmente do meio ambiente, dos seus recursos. O Homem consume cada vez mais bens materiais e este consumo exige demasiado da Natureza. So as propriedades dos elementos do ambiente natural que so utilizados para satisfazer as necessidades energticas da humanidade. Os consumos mundiais no tm parado de aumentar devido ao desenvolvimento industrial, expanso dos transportes e ao crescimento demogrfico, e so os recursos energticos no renovveis e renovveis que nos fornecem energia para tais atividades. O Homem utiliza mais os recursos no renovveis pois a utilizao dos renovveis muito cara e pouco rentvel. Os recursos no renovveis, sendo os mais utilizados e no podendo ser novamente utilizados, tm vindo a diminuir, ou seja, a sua disponibilidade no planeta comea a ser escasso, o que leva a certos conflitos humanos. Como o Homem utiliza em maior quantidade os recursos no renovveis, este andar em constantes conflitos para obter esses recursos, como por exemplo, o petrleo, visto que a sua distribuio no se encontra bem efetuada, pois os pases que mais consumem so aqueles que menos petrleo possui. O nosso futuro depende pelo menos de duas decises incontornveis: o tempo que j escasseia e o dinheiro que preciso distribuir melhor.

Descritores: tempo, energia, recursos, escassez.

16

Concluso do n: 26

17

Concluso do n: 33
Podemos concluir com esse trabalho que, as diversas fontes de energia que foram citadas so importantssimas para a sobrevivncia, embora cada uma delas tenham suas desvantagens. Mas para garantir a existncia de energia suficiente no futuro necessrio utiliz-la de forma consciente. A energia indispensvel para a industrializao. Dependemos das mquinas, necessitando delas para aquecer a gua do banho, para resfriar e preservar os alimentos que comemos, para lavar, secar e passar as roupas automaticamente, para a utilidade da iluminao , ou seja, a energia indispensvel para quase todas as nossas tarefas. A nica forma de preservarmos nosso planeta ser a utilizao de fontes de energia que poluem o mnimo, ou se possvel, no poluam e que sejam renovveis, para que durem mais e permitam que o planeta ainda exista, mas para isso todos devem ser conscientizados do problema e economizar e utiliz-la prudentemente, para garantir a existncia de energia suficiente no futuro.

Descritores: futuro, renovvel, energia, conscientizao.

18

Referncias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica - 19/04/2013 http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar - 19/04/2013 http://www.portal-energia.com/energia-ondas-e-mares-vantagens-edesvantagens/ - 19/04/2013 http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energiabiomassa/ - 19/04/2013 http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energia-dobiogas/ - 19/04/2013 http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energiageotermica/ - 19/04/2013 http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp 19/04/2013

Anda mungkin juga menyukai