Anda di halaman 1dari 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA POLO DE APOIO PRESENCIAL IMPERIUM CENTRO EDUCACIONAL / VITRIA ES

Ana Paula Venturim Rosa RA 425961 Carlos Cristiano Alves Junior- RA 416109 Erivaldo Jose Sabino RA 420331 Isaias Loureiro Correa RA 412674 Robson Evandro Dias Alvarenga-RA 414200

TECNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1 SEMESTRE

VITRIA ES 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA POLO DE APOIO PRESENCIAL IMPERIUM CENTRO EDUCACIONAL / VITRIA ES

Ana Paula Venturim Rosa RA 425961 Carlos Cristiano Alves Junior- RA 416109 Erivaldo Jose Sabino RA 420331 Isaias Loureiro Correa RA 412674 Robson Evandro Dias Alvarenga-RA 414200

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1 SEMESTRE

TRABALHO APRESENTADO NO POLO DE APOIO PRESENCIAL IMPERIUM CENTRO EDUCACIONAL, ANHANGUERA UNIDERP VITORIA - ES CURSO TECNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS.

ORIENTADORA: PROF. JULIANA SOUZA

VITRIA ES 2013

SUMRIO

1 INTRODUO 2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3 A EMPRESA COMO SISTEMA 3.1 SISTEMA FECHADO 3.2 SISTEMA ABERTO 4 VISO SISTMICA E MUDANA 5 INOVAO E ORGANIZAES 6 TRABALHO EM EQUIPE 6.1 RELAO ENTRE A FIGURA E O TEXTO 7 A LIDERANA NO AMBIENTE DE TRABALHO 8 DEFINIO DE PERCEPO E COMUNICAO 8.1 PERCEPO 8.2 COMUNICAO 9 A COMUNICAO ORGANIZACIONAL E EMPRESARIAL 10 PERCEPO E COMUNICAO RELACIONADAS ARTE DE ADMINISTRAR 11 EFICINCIA E EFICCIA 12 CONCLUSO 13 BIBLIOGRAFIA 14 ANEXO 1

03 04 05 05 05 06 07 08 09 09 09 09 12 12

13 13 15 16 17

1INTRODUO

O comportamento organizacional abrange situaes em que o indivduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. As empresas costumam se adaptar s diferenas de cada indivduo, buscando a estabilidade e organizao no ambiente de trabalho. Embora, esse comportamento de organizao no afete s no ncleo dos negcios como tambm na vida interpessoal de cada um de seus colaboradores, a perspectiva desse conceito de que vivemos em constante mudana e inovao, seguindo sempre os avanos do modernismo.

No entanto, vale ressaltar que as transformaes vividas por cada indivduo, tem como consequncia o aperfeioamento em suas habilidades, aumentando sua fonte de conhecimento e experincia. Em uma organizao fundamental a busca por informaes, novos conhecimentos, e junto estes muito planejamento e disciplina. Isso faz com que aumente a possibilidade de sucesso no empreendimento. O presente trabalho apresentar uma discusso sobre o CO em mudanas e inovaes nas organizaes.

Para o crescimento e capacidade de superar os desafios impostos dentro do conceito que envolve CO, importante enxergar num todo o conceito de desempenho e que isso possa trazer mais qualidade na gesto da produtividade, a melhoria das habilidades, administrao de diversidade, a preparao ao mundo globalizado, a estimulao a inovaes, sendo considerada uma das ideias que tendem a ser como uma propulsora na realizao do objetivo. Levar em conta o tempo de que um fator determinante, e que manter a flexibilidade, espontaneidade, e a imprevisibilidade para um profissional, vale como mudanas e inovaes de uma cultura organizadora. O equilbrio entre a vida profissional e pessoas imprescindvel para que os assuntos possam ser trabalhados e orientados, atingindo os resultados planejados.

2 CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional um campo de estudos que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes, com o propsito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficcia organizacional.

O comportamento organizacional estuda trs determinantes do comportamento das organizaes: indivduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizaes trabalhem mais organizadas. Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizaes e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizaes.

Como de forma geral estas questes envolvem as relaes de trabalho, os estudos tm enfocado os comportamentos relativos a funes, trabalho, absentesmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administrao. Embora haja alguma controvrsia sobre a importncia relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tpicos como motivao, comportamento e poder de liderana, comunicao interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepo, processos de mudanas, administrao de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Tem por finalidade monitorar o trabalho, identificando os fatos e acontecimentos, os resultados futuros que sero alcanados atravs do comportamento, o qual se faz necessrio para estabelecer o objetivo, e que pode haver uma dificuldade no controle, mas que numa organizao dentro dessa contribuio e o trabalho ser mais eficaz. Nesses propsitos aparecem os conceitos de explicao, previso e controle.

O esforo do trabalho como um todo, o que d sustentao para o firmamento de um grupo, resultando-se no xito e na qualidade de suas atividades e de seus servios prestados. Entre variveis na cincia de comportamento organizacional esto a estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. No contexto geral, entendemos que no Comportamento organizacional preciso manter a diversidade das formas de agir, e que o sentimento de liderana seja aflorado, e com isso um desenvolvimento mais estruturado gere melhores resultados no mundo corporativo, e globalizado em que vivemos.

3 A EMPRESA COMO SISTEMA Um sistema pode ser definido como: Um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo ou propsito. Dependendo da maneira como se relacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser fechados ou abertos.

3.1 SISTEMA FECHADO O sistema fechado tem poucas entradas e poucas sadas com relao ao ambiente externo. Essas entradas e sadas so bem conhecidas e guardam entre si uma relao de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada sada (efeito). Por esta razo, o sistema fechado tambm chamado sistema mecnico ou determinstico. O melhor exemplo de sistemas fechados so as mquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. H uma separao muito ntida entre o sistema e o seu ambiente, isto , as fronteiras do sistema so fechadas.

3.2 SISTEMA ABERTO O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de sadas com relao ao ambiente externo. Essas entradas e sadas no so bem conhecidas e suas relaes de causa e efeito so indeterminadas.
5

Por essa razo, o sistema aberto tambm chamado sistema orgnico. O melhor exemplo de sistemas abertos so as organizaes em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizaes no existe uma separao muito ntida entre o sistema e o seu ambiente, isto , as fronteiras do sistema so abertas e permeveis. O sistema aberto medida que efetua transaes ou intercmbios (entradas e sadas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande

interdependncia com o seu ambiente. E essa interdependncia no obedece as leis determinsticas da fsica.

4 VISO SISTMICA E MUDANA O sculo XXI trouxe a nossa sociedade descoberta de que vivemos em sistemas, sistema pode ser definido como um conjunto de partes que interagem entre si, com a finalidade de alcanar uma soluo ou um objetivo. O pensamento sistmico serve para mudar o paradigma em que todos viviam. Entende-se a partir de pensamento sistmico, que ns os seres humanos encontramos uma forma de entender os sistemas - problemas divididos - que nos cercam, ou seja, estuda o problema por partes (sem perder o foco de um todo), no s todo o problema, pois existem problemas que por serem to complexos ficam muito difceis de resolverem.

A mudana sempre necessria, pois faz parte da natureza humana a evoluo. A partir do princpio na qual, tudo a nossa volta muda e que ns nos moldamos sob esses conceitos, e que naturalmente nos tornamos parte desse todo. Buscar novas coisas, explorar o inexplorvel, porque ns os seres humanos somos curiosos por natureza. E se essa sede por conhecimento no existisse, quem sabe o que seria do planeta Terra hoje, ns no seriamos quem somos hoje, e quem vamos ser amanh.

Levando se em conta de que o que est a nossa volta muda, e consequentemente ns tambm, e de que a evoluo se faz necessria, ns seguimos a ordem natural das coisas. Mas desde que a evoluo existe, sempre existem alguma coisa, ou coisas, que so deixadas de lado, coisas que no evoluem, em alguns casos porque

a minoria que conhece dessa evoluo, no gostaria que a maioria pudesse usar dela, ento temos a desigualdade social.

A viso sistmica levaria todos os sistemas em relao, tratam os como partes, para descobrir uma soluo para um todo, a evoluo sustentvel. Viso sistmica se resume na habilidade de compreender os sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de forma que permiti a analise ou a interferncia do mesmo. formada a partir do conhecimento do conceito e das caractersticas dos sistemas. Resume-se na capacidade de identificar as ligaes de fatos particulares do sistema com um todo.

5 INOVAO E AS ORGANIZAES Segundo a pesquisa realizada, constatamos que as mudanas de inovao esto cada vez mais aprimoradas, um grande exemplo seria: O uso de ondas sonoras na medicina (Humano e animal), na indstria, na prospeco para explorao do subsolo e etc. Mas a grande importncia da ultrassonografia (Ondas sonoras), no estudo das doenas do organismo humano, onde h exploraes por via trans-cutnea (ultrassom convencional) e via intracavitria (ultrassom endoscpica), podendo obter diagnsticos precoces de doenas em suas fases inicias, principalmente tumores sendo possvel o seu tratamento, com menor sequela para o paciente.

Outro grande exemplo seria: As empresas de telefonia mvel (celulares, iphone ) buscando inovar seus produtos com muita tecnologia e mais praticidade, inserindo novos recursos, como cartes de memria mais avanadas com at 16Gb de capacidade, cmera inserida no aparelho com at 8 mega pixels, internet prpria, entre outros.

Com isso, observamos como a tecnologia influencia no nosso cotidiano, sempre inovando e agradando o pblico alvo para cada tipo de empreendimento. Quando se pensa em inovao, logo pensamos em aparelhos super modernos, novas tecnologias, entre outras coisas. As pessoas esto to ligadas essa modernidade que no conseguem mais viver sem elas.
7

As constantes mudanas no mundo da globalizao fazem com que cada vez mais as organizaes e a sociedade acompanhem todos esses avanos. Sempre inovando, as empresas costumam buscar o melhor, o mais prtico e principalmente, o mais vantajoso. Isso tudo com muita perfeio e qualidade. Apesar disso, nem sempre um projeto inovador obtm sucesso, por falta de organizao e planejamento.

6 TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe consiste na unio do conhecimento e das habilidades individuais, dos envolvidos no grupo, que juntos buscam chegar em um objetivo comum. E toda a equipe necessita ter um lder, para motivar, orientar e gerar resultados, sendo que este deve possuir caractersticas tcnicas, e tambm comportamentais como, humildade, carisma, sinceridade e compreenso, torna-se um modelo a ser seguido. Dessa forma um time de vencedores mantido com a parceria de todos.

fato que a sociedade est num processo de individualismo, com isso as pessoas envolvidas necessitam buscar valores como unio, respeito, participao e comprometimento. Assim a sobrevivncia de uma empresa deve estar relacionada ao conceito que ela tem de unio, e como ela vai passar isso para seus colaboradores, compreendendo que juntos so mais fortes.

Equipes vencedoras so formadas por pessoas que no pensam na vitria pessoal, mas sim, no todo. Essas possuem a capacidade de perceber que, o resultado obtido, foi conquistado com o trabalho de todos. Desencadeia-se assim o autodesenvolvimento de uma organizao. Estando sempre em evoluo, participando com idias criativas, induzindo a equipe ao crescimento.

Portanto, para o sucesso da equipe, os integrantes devem ter a conscincia de que necessitam de constante atualizao. Para ampliar seus conhecimentos com cursos, treinamentos, e o resultado ser a melhoria individual, e consequentemente da

equipe. Unindo esse conceito com dedicao e persistncia, o resultado desejado ser atingido.

6.1 RELAO ENTRE A FIGURA E O TEXTO

Ambos colocam o trabalho em grupo como superior ao individual e que a troca de informaes essencial dentro de uma equipe. Enfim, quando atingido o objetivo, a satisfao maior pelo trabalho em equipe do que quando feito individualmente. A imagem mostra claramente que houve desentendimento por parte das duas equipes. A falta de comunicao foi o maior erro de todos, se a comunicao tivesse sido plena talvez os trilhos estivessem se encaixado da maneira correta.

Nessas duas equipes no encontramos lideres de verdade, mas sim simples administradores. Pois o grupo como um todo no esta trabalhando pelo mesmo objetivo pela imagem da para perceber que no so pr-ativos somente fazem o necessrio. A figura demonstra que devemos planejar com antecedncias com a outra equipe, que o trabalho que fazemos e parte de um todo e que todos so responsveis tantos pelos resultados positivos quanto os negativos.

7 A LIDERANA NO AMBIENTE DE TRABALHO Percebe-se que alguns dos erros que se comete no planejamento da mudana se relacionam com a capacidade do lder em influenciar as pessoas, suas habilidades nas negociaes e a sua capacidade precoce em antecipar possveis ameaas na mudana.

Um dos obstculos da liderana sintonizar os objetivos das equipes e das pessoas. Assim, os lderes devem ajudar no caminho para que os objetivos comuns sejam atingidos de forma eficaz, como apoiar e encorajar o atendimento das metas profissionais e pessoais, fazendo com que a satisfao seja alcanada por toda a organizao.

Nas diversas abordagens da liderana, conclui-se que o lder precisa adaptar seu comportamento em qualidades que gere legitimidade com as pessoas como tutor da busca de bons resultados.

As pessoas reagem s percepes da realidade e no prpria realidade. Na maioria das situaes as mudanas so vistas como ameaas ao invs da oportunidade de criar alternativas para a soluo de problemas. Mais uma contradio muito executada visar a mudana como uma situao importuna e ter reao racional, no pensando nas vantagens de retratar a realidade em mltiplas alternativas de solues.

A falta de uma liderana focada nas reais necessidades das pessoas , no estarem preparados para antecipar situaes ameaadoras, alguns dos fatores de erros dos lideres. Outro gerador do fracasso que muito cometido a falta de estudo e conhecimento da situao atual da organizao.

Portanto para que no acontea o fracasso o bom lder de equipe mais do que um administrador de pessoas, ele precisa considerar seus funcionrios como parceiros de negcio, poltica e misso da organizao. Para isso o lder deve se identificar com a viso da empresa e gostar do que faz, pois assim, passar confiana aos demais. Ele deve agir de modo que seus parceiros se sintam satisfeitos com o trabalho seguindo os rumos da empresa, garantindo que todos ganhem com isso.

8 CONCEITO DE PERCEPO E COMUNICAO 8.1 PERCEPO Percepo o processo pelo qual os indivduos organizam e interpretam suas impresses sensoriais visando dar significado ao seu ambiente. A percepo importante no comportamento organizacional, j que costuma fazer com que diferentes pessoas tenham diferentes interpretaes ou vises, inclusive

contraditrias, do mesmo fato ou pessoa. Muitas vezes no ambiente de trabalho, os administradores e seus subordinados ou supervisores veem e descrevem a mesma situao de maneira diferente.
10

Atravs da percepo um indivduo organiza e interpreta as suas impresses sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisio, interpretao, seleo e organizao das informaes obtidas pelos sentidos. A percepo pode ser estudada do ponto de vista estritamente biolgico ou fisiolgico, envolvendo estmulos eltricos evocados pelos estmulos nos rgos dos sentidos. Do ponto de vista psicolgico ou cognitivo, a percepo envolve tambm os processos mentais, a memria e outros aspectos que podem influenciar na interpretao dos dados percebidos.

Na psicologia, o estudo da percepo de extrema importncia porque o comportamento das pessoas baseado na interpretao que fazem da realidade e no na realidade em si. Por este motivo, a percepo do mundo diferente para cada um de ns, cada pessoa percebe um objeto ou uma situao de acordo com os aspectos que tm especial importncia para si prpria.

medida que adquirimos novas informaes, nossa percepo se altera. Diversos experimentos com percepo visual demonstram que possvel notar a mudana na percepo ao adquirir novas informaes. As iluses de ptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato.

Assim como um objeto pode dar margem a mltiplas percepes, tambm pode ocorrer de um objeto no gerar percepo nenhuma: Se o objeto percebido no tem embasamento na realidade de uma pessoa, ela pode, literalmente, no perceb-lo. Passa-se a considerar cada vez mais a importncia da pessoa que percebe, durante o ato da percepo. A presena e a condio do observador modificam o fenmeno.

As percepes so normais se realmente correspondem quilo que o observando v, ouve e sente. Contudo, podem ser deficientes, se houver iluses dos sentidos ou mesmo alucinaes. Esta ambiguidade da percepo explorada em tecnologias humanas como a camuflagem, mas tambm no mimetismo apresentado em diversas espcies animais e vegetais, como algumas borboletas que apresentam desenhos
11

que assemelham a olhos de pssaros, que assustam os predadores potenciais. Algumas flores tambm possuem seu rgo sexual em formatos atraentes para os insetos polinizadores.

8.2 COMUNICAO A comunicao um processo que envolve a troca de informaes, e utiliza os sistemas simblicos como suporte para este fim. Esto envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou atravs de gestos com as mos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicaes, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Os componentes da comunicao so: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagao, o meio de comunicao, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relao ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferncia do rudo e a interpretao e compreenso da mensagem est subordinada ao repertrio. Quanto forma, a Comunicao pode ser comunicao verbal, no-verbal e mediada. Segundo Chiavenato (2000, p. 142), comunicao a troca de informaes entre indivduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informao. Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicao pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informaes e entendimentos de uma pessoa para outra.

9 A COMUNICAO ORGANIZACIONAL E A EMPRESARIAL A Comunicao Organizacional e Empresarial compreendem um conjunto complexo de atividades, aes, estratgias, produtos e processos desenvolvidos para reforar a imagem de um00a empresa ou entidade (sindicato, rgos governamentais, ONGs, associaes, universidades etc) junto aos seus pblicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinio, classe poltica ou empresarial,

12

acionistas, comunidade acadmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto opinio pblica.

A Comunicao Empresarial tem assumido, nos ltimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes pblicos (portanto diferentes contedos, discursos ou linguagens), o acirramento da concorrncia, a segmentao da mdia e a introduo acelerada das novas tecnologias. Hoje, exigese do profissional da rea no apenas conhecimentos e habilidades nas prticas profissionais, mas tambm uma viso abrangente do mercado e do universo dos negcios.

10 PERCEPO E COMUNICAO RELACIONADAS ARTE DE ADMINISTRAR O administrador do mundo moderno alm de ter a necessidade de estar atentas as mudanas no ambiente externo (polticas pblicas, responsabilidade social, bolsas de valores, ndices financeiros, leis trabalhistas, crises financeiras e etc.), no pode se esquecer da gesto interna, onde as transformaes so constantes.

muito importante entender que a comunicao uma valiosa ferramenta na construo de relacionamentos slidos com seus clientes e colaboradores. A sua capacidade de argumentar e persuadir depende sempre de uma comunicao clara e bem organizada.

11 EFICINCIA E EFICCIA Uma das prioridades dentro de uma organizao a reduo de custos, com alta produtividade. A eficcia fazer certo o meio para se atingir um resultado e a atividade, aquilo que se faz enquanto a eficincia a coisa certa, o resultado, o objetivo, aquilo para que se faz.

13

A eficincia est ligada ao meio de fazer certo, um processo correto, com qualidade em curto prazo e com menor nmero de erros, atingir os resultados da melhor forma possvel com timo aproveitamento de poucos recursos. J a eficcia se fala dos fins, est ligada ao objetivo em si, a relao entre os resultados almejados e os previstos, da deciso de que caminho seguir relacionando as escolhas e depois de escolher do que fazer sendo produtiva levando assim a eficincia.

Quando se trata de fazer essas escolhas falamos tambm dos nveis de decises da empresa relacionada ao nvel ttico (gerencial) e o nvel operacional em como realizar as operaes com menos recursos, menos tempo, menor oramento, menos pessoas, menos matria prima tendo xito na conquista de um objetivo, a meta, que por sua vez, se fosse alcanada provaria que a organizao foi eficaz ao planejar, organizar, dirigir e controlar.

Enfim, unindo os dois conceitos essencial para o cumprimento desejado, mas para que esse sucesso acontea no se pode esquecer-se do trabalho em equipe, da comunicao e o somatrio de foras que vem do conhecimento e da experincia. Tendo uma equipe eficaz mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado e elaborado. A eficincia fazer bem feito e sendo eficaz para alcanar o resultado, desta maneira quem eficaz ter sido de uma maneira ou de outra eficiente.

14

12 CONSIDERAES FINAIS Ao concluir este estudo que abordou questes referentes ao comportamento organizacional em mudanas e inovaes nas organizaes, importante salientar que embora se tenha vrios enfoques sobre os estudos organizacionais, o foco principal de uma organizao o indivduo. Pois, ele que se encarrega de adquirir novas ideias, buscando sempre o diferente, o novo, o prtico.

A presso da sociedade sobre a questo da responsabilidade social das empresas, a competitividade, a necessidade de produtos inovadores, talvez seja uma das razes para a emergncia dessa nova postura: a busca pelo novo e prtico. Potencialmente, a empresa aberta para o diferente, para o novo, tem mais possibilidade de gerar mais resultados positivos.

Assim sendo, as empresas precisam se orientar no mercado global, administrar surpresas e aprender com os prprios erros. Para isto precisam aprender continuamente. Aprender no deve ser confundido com colecionar informaes, mas sim relacionar as informaes com o mundo de forma a compreend - lo e sermos capazes de entender nossa relao com ele, de desenvolver novas competncias, de inventar e se reinventar. esta capacidade que vai nos permitir lidar com a mudana.

15

13 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SAMPAIO, Karla. Comportamento Organizacional: Princpios. Disponvel em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/comportamento-organizacionalprincipios/13911/ Acesso em: 19 de maro 2013, as 14:21. Inovao tecnolgica, Disponvel em:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518, acessado em: 19 de maro de 2013, as 15:54. Trabalho em equipe, disponvel em:

http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiv a/4484%3E , acessado em 19 de maro de 2013, as 20:30. Liderana no ambiente de trabalho, disponvel em:

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/alideranca-no-ambiente-detrabalhopor-que-fracassam-os-planos-demudanca.html, acessado em: 20 de maro de 2013, as 06:45. A empresa como sistema, disponvel em:

http://www.professorwellington.adm.br/rh2.htm, acessado em 20 de maro de 2013, as 12:00. Viso Sistmica, disponvel em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_sist%C3%AAmica, acessado em: 20 de maro O que de pensamento 2013, sistmico?, as disponvel 19:10. em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico, acessado em: 21 de maro de 2013, as 20:00.

Artigo

Inovao

Organizacional.

Disponvel

em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovacaoorganizacional/24882/, Comportamento acessado em 21 de maro de 2013, as 21:21. em:

organizacional,

disponvel

http://gestaopessoas042010.blogspot.com.br/, acessado em 23 de Maro de 2013,as 00:34.

16

14 ANEXO 1 Pesquisa Feita com 20 pessoas sobre o conceito de inovao. Franciele Neres 20 Recepcionista No ter condies de ir na escola todos os dias por trabalhar, e fazer faculdade a distancia, isso e inovao.

Camilla Cesrio

14 Fao atividades pelo celular, trabalhos de escola.

Bianca Venturim Estudante Na minha faculdade no se usa mais quadro, e sim retro progetor.

Celineldes Dias

Estudante Inovao fazer coisas novas para deixar as pessoas

mais atualizadas, igual o celular que estacada vez mais atualizado e moderno.

Dennis Araujo 25 Auxiliar administrativo A inovao muito boa para todos, principalmente na parte tecnolgica e nas empresas, pois fica tudo mais fcil e mais atualizado.

Duanny Franciny 20 anos Recepcionista inovar algo novo, atualizar, poder deixar aquilo melhor do que . Elisangela Claudia 30 anos Em minha opinio Inovao quando a descobertas de novos conceitos.

Danilo Peroba 55 Medico O conceito de inovao a explorao de uma ideia bem sucessiva, muito importante para quem usa tecnologia no seu dia a dia.

Renatali Rosa produtos.

32 autonoma

Inovao o conhecimento em novos

Sandra Santos

30 Enfermeira

Transformar o velho em novo e atualizado.

Lorena Pedrini

Recepcionista

Na minha opinio conceito de inovao

algo que acontece todos os dias a todo momento.


17

Elizete Pinheiro 27 Inovar pegar algo j criado e dar um Up, dar melhoria para o produto.

Juliana Araujo melhor inovar.

estudante um novo conceito de fazer algo j existente em algo

Patrcia Souza estudante Inovao no mudana, mas sim um novo jeito de fazer algo melhor.

Bernadete Venturim

Em minha opinio conceito de inovao fazer sempre o

melhor pra sociedade, novos recursos.

Mauricio Galveas Medico Criar mtodos para exames de pacientes para melhor diagnstico de doenas.

Maria do Carmo Negrini Em uma empresa seria, atualizar os funcionarios com estudos.

Mario Lucio Gorza 56 Mdico Implantar novas tecnologias no mundo, e aperfeioar todas que j existem.

Jhenefer Sacramento 23 faturista Uma inovao em algo que j existe, atualizando sempre.

William Ferreira 22 pegar algo real e fazer mudanas inovar para melhoria.

18

Anda mungkin juga menyukai