Anda di halaman 1dari 2

Pantesmo

Pantesmo (1), do grego pan - tudo + thos Deus, : 1. Uma doutrina que identifica tudo o que existe com Deus; 2. Doutrina de Spinoza onde Deus a nica forma de existncia do ser; 3. Forma doutrinria que v Deus manifesto em toda a natureza. Kardec (2) assinala que o pantesmo (...) considera o princpio universal de vida e de inteligncia como constituindo a Divindade. Deus concomitantemente Esprito e matria; todos os seres, todos os corpos da Natureza compem a Divindade, da qual so as molculas e os elementos constitutivos; Deus o conjunto de todas as inteligncias reunidas; cada indivduo, sendo uma parte do todo, Deus ele prprio; nenhum ser superior e independente rege o conjunto; o Universo uma imensa repblica sem chefe, ou antes, onde cada qual chefe com poder absoluto. Para o Prof. J. Herculano Pires(3), (...) pantesmo uma concepo monista do mundo, que pode ser traduzida na expresso: tudo Deus. Espinosa foi o sistematizador filosfico dessa concepo. Deus a realidade nica, da qual todas as coisas no so mais do que emanaes. O pantesmo a crena de que absolutamente tudo e todos compem um Deus abrangente e imanente,[1] ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus so idnticos.[2] Sendo assim, os adeptos dessa posio, os pantestas, no acreditam num deus pessoal, antropomrfico ou criador. A palavra derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). Embora existam divergncias dentro do pantesmo, as ideias centrais dizem que deus encontrado em todo o Cosmos como uma unidade abrangente.[3] O pantesmo tende a divinizar os elementos da natureza, referindo-se prpria natureza por deus.[4] Recorrendo ao Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa, lemos que o pantesmo s admite como Deus "o todo, a universalidade dos seres."[5] O pantesmo foi popularizado na era moderna tanto como uma teologia quanto uma filosofia baseada na obra de Bento de Espinosa,[6] que escreveu o tratado tica, uma resposta teoria famosa de Descartes sobre a dualidade do corpo e do esprito.[7] Espinosa declarou que ambos eram a mesma coisa, e este monismo terminou sendo uma qualidade fundamental de sua filosofia. Ele usava a palavra "Deus" para descrever a unidade de qualquer substncia. Embora o termo "pantesmo" no tivesse sido inventado durante seu tempo de vida, hoje Espinosa considerado como um dos mais clebres defensores da crena.[8]

Relao com outras doutrinas e com a cincia


O pantesta aquele que acredita e/ou tem a percepo da natureza e do Universo como divindade. Ao contrrio dos destas, ele no advoga a existncia nem de um Deus criador do Universo, to pouco das divindades testas intervencionistas, mas simplesmente especula que tudo o que existe manifestao divina, autoconsciente. De entre as doutrinas ocidentais, o pantesmo uma das que mais se aproximam das filosofias orientais como o Budismo, o Jainismo, o Taosmo e o Confucionismo. tambm a linha filosfica que mais se aproxima da filosofia hermtica do antigo Egito,

onde o principal objetivo fazer parte da conspirao Universal (ou conspirao Csmica). Contudo, o pantesta no v a Cincia de maneira diversa de um ateu, no atribuindo a nenhum tipo de divindade fatos como a origem do Universo, da Vida e da espcie Humana. Deus, no pantesmo, todo o Universo. O seu templo qualquer lugar e sua lei a das Cincias Naturais, a lei natural.

Pensadores pantestas
Costuma-se pensar que o pantesta mais famoso e notvel tenha sido o fsico alemo Albert Einstein. Na viso de Einstein, Deus no tinha formas antropomrficas, e sim uma forma semelhante a Bento de Espinosa, o que levou alguns historiadores a classific-lo como pantesta, porm em sua vida adulta e senilidade Einstein demonstra concluir pela no necessidade de um ou mais seres onipotentes regulando o fluxo natural das coisas no universo. Entre os historiadores contudo existe uma certeza: nos ltimos anos de sua vida Einstein estava profundamente abalado com o rumo que a fsica tomara. Cada vez mais experincias e evidncias corroboravam as alegaes da Mecnica Quntica e a de que o Universo, ao menos em sua escala atmica, no pode ser completamente determinado, havendo incertezas intrnsecas natureza capazes inclusive de influenciar o mundo macroscpico. Destaque para o fsico Amit Goswami, cujos livros best-sellers propem a unio entre a fsica quntica e a espiritualidade, tambm chamada de Misticismo Quntico. Sua obra de maior sucesso at o momento sugestivamente intitula-se O Universo Autoconsciente.

Pantesmo e Panentesmo
No pantesmo, deus tem tamanho igual ao universo. J no panentesmo, deus est dentro do Universo, mas existe tambm fora dele.

Anda mungkin juga menyukai