Anda di halaman 1dari 52

Aprendizagem e Controle Motor

2 semestre/ 2012 Profa. Tatiana Mller

Aprendizagem e Controle Motor

Aprendizagem: aprendizado; ao de aprender; tomar conhecimento; reter na memria.


Compreende em como o indivduo aprende uma habilidade motora, como ela se desenvolve e como us-la nas diversas situaes. Processos internos associados com a prtica ou a experincia conduzindo a um ganho relativamente permanente na capacidade de desempenhar uma tarefa/ao. Surge de um processo complexo entre a percepo/cognio/ao. Estratgias para solucionar uma tarefa motora que surge da interao entre indivduo/tarefa/ambiente.

Aprendizagem e Controle Motor

Aprendizagem Motora

Comportamento Motor

Desenvolvimento Motor

Controle Motor

Aprendizagem e Controle Motor

Controle motor investiga como os movimentos so controlados, como o SNC se organiza para que msculos e articulaes e informaes sensoriais tornem-se coordenados em movimentos controlados. Desenvolvimento motor mudanas que ocorrem no movimento ao longo da vida. Aprendizagem motora estuda os processos e mecanismos envolvidos na aquisio de habilidades motoras e os fatores que a influenciam.

Aprendizagem e Controle Motor

Movimento deslocamento do corpo como um todo ou dos membros produzido como uma seqncia do padro espacial e temporal de contrao muscular (Newell, 1978). Habilidade Ao complexa e intencional envolvendo toda uma cadeia de mecanismos sensrio, central e motor; que atravs do processo aprendizagem, tornaram-se organizadas e coordenadas de tal forma a alcanarem objetivos pr-determinados com a mxima certeza (Whiting, 1975).

Aprendizagem e Controle Motor

Movimentos idnticos o ser humano incapaz de realizar dois movimentos idnticos. Equivalncia motora alcanar a mesma meta por meios diferentes de movimento. Alternativas de solues de problemas (processo de gerao e no apenas soluo de respostas). Ao invs do indivduo se ajustar a tcnica, a tcnica seria construda de modo a se ajustar as caractersticas do individuo.

Aprendizagem e Controle Motor

Capacidade motora capacidade do indivduo, relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, tais como fora, velocidade, tempo de reao, flexibilidade, equilbrio, etc...(Magill,1980). Padro de Movimento Movimentos que constituem a estrutura bsica de certas habilidades motoras especficas (correr; arremessar; lanar). Padro Motor Ao motora de menor preciso e maior disponibilidade na sua adaptao a vrias situaes; preocupao com o comportamento global do indivduo.

Aprendizagem e Controle Motor

Aprendizagem e Controle Motor


Mecanismo de entrada dos sinais no SNC: a) Estimulao do receptor sensorial pelo contato com uma forma de energia especfica; b) Codificao de estimulao do receptor por meio de freqncia de impulsos nervosos; c) Transmisso dos sinais gerados pelo receptor por vias aferentes at o SNC; d) Pr-processamento dos sinais sensoriais no tlamo; e) Decodificao dos impulsos vindos do tlamo em regies especficas do crebro, chamadas sensoriais primrias.

Aprendizagem e Controle Motor

O tlamo recebe informaes sensoriais do corpo e as passa para o crtex cerebral. O crtex cerebral envia informaes motoras para o tlamo que posteriormente so distribudas pelo corpo.

Aprendizagem e Controle Motor


Proprioceptores Capacidade do sistema sensorial de captar sinais gerados pelo corpo, atravs de receptores localizados internamente no organismo (msculos (fuso muscular); tendes (orgos tendinosos de Golgi); articulaes (receptores articulares); ouvido interno (aparelho vestibular). Geram informaes sobre postura e movimento do corpo. Exteroceptores Conjunto de receptores que geram informaes sobre o ambiente externo. Tato, viso e audio. Geram informao sobre a posio e deslocamento do corpo.

Aprendizagem e Controle Motor

O cerebelo o principal responsvel pelo processo de aprendizagem motora. Ele a cpia de segurana das projees do crtex motor. Sua alta densidade neuronal (50%) atesta a complexidade e importncia do controle motor. responsvel pelo refinamento; correo e mudanas repentinas no movimento. Alm de preparar os padres motores para aes futuras e armazenar a sequncia correta de movimentos.

Aprendizagem e Controle Motor

Ao executarmos um movimento registramos sua impresso s reas sensoriais ENGRAMAS DO MOVIMENTO. Quando reproduzimos o movimento a rea motora aciona os efetores e a rea sensorial capta as impresses proprioceptivas desencadeadas pelo movimento. As impresses so confrontadas com os engramas correspondentes e a rea motora avisada se o movimento est correto ou necessita de correo.

Aprendizagem e Controle Motor

Todo indivduo apto a transformar suas intenes em aes motoras, independente do tamanho e da complexidade do sistema nervoso. Seqncia universal para regulao do comportamento 1) disparo de comandos motores pelo SNC; 2) transmisso dos sinais pelas vias eferentes; 3) contrao do msculo-alvo visando determinada posio ou deslocamento de segmento corporal na produo do movimento.

Aprendizagem e Controle Motor

Ato reflexo o mais rpido mecanismo de estmulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneira instantnea e involuntria a estmulos ambientais. Certos reflexos so fundamentais para a autopreservao do indivduo. O percurso dos impulsos nervosos pelos rgos que desencadeiam o ato reflexo chamado de arco reflexo.

Aprendizagem e Controle Motor

O controle muscular durante todo o desenrolar da ao seria dependente de mecanismos regulatrios baseados em feedback.

Aprendizagem e Controle Motor

Por ser completamente redundante, o feedback sensorial seria desprezado como fonte de informao para o controle motor.

Aprendizagem e Controle Motor

Feedback sensorial: tipo particular de informao originria da realizao do movimento ou da manuteno da postura corporal, captada pelo prprio indivduo que se move, por meio de diferentes fontes sensoriais.

Feedback aumentado: informao extra sobre a ao em curso.

Fatores moduladores do uso de feedback


1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Quantidade de prtica de uma tarefa; Tempo de movimento; Velocidade do movimento; Magnitude do erro; Origem do erro intrnsecas ou extrnsecas; Exigncia particular de controle da tarefa; Importncia dada preciso dos movimentos.

Aprendizagem e Controle Motor

Feedback: tipo particular de informao que indica ao indivduo a ocorrncia de erros em seu prprio desempenho. Programao Central: indica a concepo de uma seqncia previamente organizada de comandos motores, na qual esto prescritas as caractersticas da ao que desejam realizar. Quanto mais tempo houver disponvel para se efetuar ajustes na resposta, mais correes podem ser implementadas.

Aprendizagem e Controle Motor

O conjunto de sinais eferentes prestruturado denominado PROGRAMA MOTOR. A organizao traduzida em sinais eferentes que so dirigidos ao sistema muscular e que permitem a realizao do movimento, mesmo sem feedback.

Aprendizagem e Controle Motor

A PROGRAMAO DE MOVIMENTOS VITAL PARA O SUCESSO DE AES DE CURTA DURAO. A medida que o intervalo mnimo para iniciar correes voluntrias de aproximadamente 110 ms, vrios movimentos discretos ou partes importantes parecem ser regulados inteiramente a partir de uma seqncia pr-estruturada de comandos motores. A PARTICIPAO DE PROGRAMAS MOTORES NO CONTROLE DA AO VARIVEL EM FUNO DA EXIGNCIA PARTICULAR DA TAREFA.

Aprendizagem e Controle Motor

Summers (1981): Demonstra que a utilizao de programas motores no controle de movimentos evidenciada pela demonstrao de que: a) Uma resposta motora no alterada num curto intervalo de tempo, mesmo na presena de informao sensorial; b) Alguns movimentos podem ser realizados na completa ausncia de feedback sem declnios de desempenho; c) Os movimentos podem ser estruturados antes do seu incio.

Aprendizagem e Controle Motor

Desaferentao: eliminao de informao aferente. Estrutural: quando a perda da sensibilidade no restituda aps o procedimento cirurgico ou traumtico.

Funcional: perda da sensibilidade passageira.

Aprendizagem e Controle Motor

Com a aprendizagem, o praticante adquire a capacidade de especificar parmetros de programao de forma mais precisa, o que torna o feedback desnecessrio para realizar a ao. Se no existem erros de desempenho, no h o que ser corrigido. A informao ser desprezada.

Lei de Fitts
Em tarefas que requerem movimentos rpidos e precisos preciso observar um aumento no tempo de movimento conforme a demanda por preciso de resposta aumenta, onde o uso de feedback apontado como um dos principais fatores desse comportamento.

Aprendizagem e Controle Motor

Em habilidades de locomoo , de coordenao motora global e nas que envolvem movimentos rtmicos, verificou-se que dificilmente possvel perceber algum prejuzo na qualidade da ao devido desaferentao. Em habilidades motoras finas, que requerem movimentos precisamente graduados, a desaferentao freqentemente leva a declnios marcantes de desempenho.

Aprendizagem e Controle Motor


Problema de complexidade de organizao: como um sistema com capacidade de ateno limitada capaz de controlar os inmeros graus de liberdade do corpo nas aes que envolvem a coordenao de diferentes segmentos corporais? Problema de capacidade de memria: de que forma um enorme volume de informao que corresponde aos comandos para controlar cada grau de liberdade individualmente e coordenao entre diferentes graus de liberdade pode ser armazenado na memria? Problema de variabilidade condicionada ao contexto: no h uma relao invariante entre movimentos produzidos e foras musculares geradas para que esses movimentos sejam produzidos.

Aprendizagem e Controle Motor

Habilidade pode ser conceituada de duas maneiras: como uma tarefa motora OU como a capacidade/competncia que um indivduo demonstra quando executa um movimento. Habilidade Ao complexa e intencional envolvendo toda uma cadeia de mecanismos sensrio, central e motor; que atravs do processo aprendizagem, tornaram-se organizadas e coordenadas de tal forma a alcanarem objetivos pr-determinados com a mxima certeza (Whiting, 1975).

Aprendizagem e Controle Motor

Habilidade discreta: ao breve; com incio e fim bem definidos. Habilidade seriada: uma seqncia de habilidades discretas em uma ordem adequada. Habilidade contnua: aes repetidas sem identificao clara de comeo e do fim. ORGANIZAO DE TAREFAS

Aprendizagem e Controle Motor

Habilidade aberta executada em ambiente varivel e imprevisvel. Habilidade fechada executada em ambiente estvel e previsvel. Ambiente semiprevisvel. AMBIENTE

Aprendizagem e Controle Motor

Habilidade cognitiva o sucesso do desempenho depende mais da estratgia por trs do movimento do que da produo do prprio movimento. Habilidade motora o sucesso do movimento o prprio movimento. Tomada de deciso minimizada + Controle motor maximizado. Tomada de deciso maximizada + Controle motor minimizado. Alguma tomada de deciso + Algum controle motor.

Aprendizagem e Controle Motor

Mxima certeza para alcanar o objetivo/ realizar a tarefa. Freqncia de acertos e erros; No ao acaso ou sorte. Mnimo dispndio de energia. Eliminao de movimentos desnecessrios; Alta eficincia; Reduo da demanda mental para a realizao da tarefa. Mnimo dispndio de tempo. Importncia nos esportes; Otimizao na performance para realizao de uma tarefa.

Aprendizagem e Controle Motor


Formas de Aprendizagem Associativa envolve a associao de idias com relao entre um estmulo e outro ou entre u No-associativa habituao (reduo na receptividade que ocorre como resultado de uma exposio repetitiva a um estmulo indolor) e sensibilizao (elevada receptividade aps um estulo ameaador ou nocivo).

Aprendizagem e Controle Motor


Aprendizagem de habilidades motoras

Seleo de informao

Ambiente

Armazenamento na memria de longa durao

Aprendizagem e Controle Motor


Com a prtica, a capacidade de seleo e reteno de informaes relevantes atividade que estamos realizando, aperfeioada. A melhora na seleo de informaes relevantes poder facilitar a antecipao da resposta, e conseqentemente, facilitar a performance.
todos estes autores concordam que o estmulo antes do filtro livre de ateno, sendo processado em paralelo (simultaneamente) e quando atinge o filtro, passa a ser processado de maneira serial (individualmente), exigindo ateno. Entretanto, nenhuma destas teorias obtiveram sucesso em apontar com preciso o local do filtro.

Aprendizagem e Controle Motor


...sendo que o grau de dificuldade e complexidade da tarefa que ditaro a quantidade de prtica necessria para que possamos realizar a tarefa sem pensar. Entenda-se sem pensar, a realizao de uma atividade, a execuo de um movimento automaticamente, ou o processo automtico definido por Schneider & Shiffrin (1977) e Shiffrin & Schneider (1977) como sendo rpido, paralelo, basicamente sem esforo e com possibilidades de no sofrer interferncia de atividades paralelas.

Estmulo Sensorial

Depsito Sensorial de Curta Durao

ATENO SELETIVA Memria de Prtica cognitiva ou outros processos Processo de procura e busca

curta durao

RESPOSTA

Memria de longa durao

Aprendizagem e Controle Motor


eles concordam que a ateno possui duas caractersticas marcantes: 1) capacidade limitada; 2) processa a informao de maneira seriada. Todos os autores definem capacidade limitada como sendo a dificuldade do indivduo em atender diversos estmulos ao mesmo tempo. Atividades diferentes impem diferentes demandas nesta capacidade limitada da ateno e que quando ocorre um desequilbrio entre a capacidade da ateno e a demanda, a performance deteriorar-se- consideravelmente.

Aprendizagem e Controle Motor

Busca visual: processo de orientao visual, com o objetivo de localizar informaes adequadas no ambiente. Dar uma busca visual no ambiente, ajuda o indivduo a obter as informaes necessrias para tomar decises sobre que aes realizar, como execut-las e quando inici-las.

Aprendizagem e Controle Motor

Sabendo onde a pessoa est olhando, os pesquisadores podem perceber em que informao do ambiente a pessoa est prestando ateno.
possvel prestar ateno a um aspecto do ambiente, sem movimentar os olhos para focaliz-lo. Entretanto, no possvel movimentar os olhos sem um desvio correspondente da ateno.

Aprendizagem e Controle Motor

Questo: como voc avaliaria o desempenho motor do seu aluno/atleta/paciente? MEDIDAS DE DESEMPENHO! 1 passo definir que aspectos de desempenho ser medido para depois avaliar. Indica a rapidez com que uma pessoa responde a um sinal, alm de permitir examinar como a pessoa interage com o ambiente enquanto se prepara para executar a ao solicitada.

Aprendizagem e Controle Motor


MEDIDAS DE RESULTADO DO DESEMPENHO Indicam resultado ou os efeitos do desempenho de uma habilidade motora. N de passos; velocidade; graus de flexo/extenso. No informa a maneira/comportamento pela qual o corpo chegou aquele resultado. Baseada no RESULTADO do desempenho. MEDIDAS DE PRODUO DE DESEMPENHO Informa como o SN est funcionando; informa sobre a atuao do SM, articulaes e membros, antes, durante e depois do desempenho da habilidade motora. Sinapses; musculatura agonista e antagonista; articulaes envolvidas; aduo/abduo/rotao. Informa a maneira/comportamento pela qual o corpo chegou aquele resultado. Baseada na PRODUO do desempenho.

Aprendizagem e Controle Motor


TEMPO DE REAO (TR): indica quanto tempo leva para uma pessoa iniciar um movimento. o intervalo de tempo entre o disparo do sinal/estmulo e o incio de uma resposta de movimento.

TEMPO DE MOVIMENTO (TM): comea quando o TR termina. o intervalo entre o incio e a concluso do movimento.
TEMPO DE RESPOSTA (TRp): o intervalo de tempo total que inclui TR e TM.

Aprendizagem e Controle Motor


Memria: algo aprendido, retido durante um tempo e empregado em uma situao especfica. S tem chance de entrar para a memria o que passar antes pelo filtro da ateno. Memria de curta durao ou memria de trabalho; de longa durao; explcita ou episdica e implcita. Ns somos o que ns lembramos ser: pessoas com histrias construdas pelo crebro ao longo da vida.

Aprendizagem e Controle Motor

Prtica: aumenta as oportunidades de desempenhos futuros bem-sucedidos consistindo na variabilidade das experincias vividas pelo aprendiz durante a prtica. Significa variar as caractersticas do contexto em que o aprendiz desempenha a habilidade. Variabilidade da prtica: variedade de movimento e das caractersticas do contexto que o aprendiz vivencia durante a prtica de uma habilidade.
O aprendiz tem a necessidade de explorar o espao perceptivo-sensorial e descobrir solues ideais para o problema do grau de liberdade imposto pela habilidade.

Aprendizagem e Controle Motor

A freqncia da prtica pode afetar tanto o desempenho quanto a aprendizagem das habilidades motoras. Superaprendizagem a continuao da prtica alm da quantidade necessria, visando atingir um certo desempenho.

Aprendizagem e Controle Motor

Equivalncia motora: capacidade de organizar vrios segmentos corporais de diferentes maneiras a fim de gerar solues apropriadas para um problema motor. Redundncia na organizao da ao: problema de escolher entre inmeras formas de coordenao para colocar em prtica.

Aprendizagem e Controle Motor

Restries organsmicas.

Coordenao motora.

Restries Ambientais.

Restries tarefa.

Restries organsmicas: caractersticas fsicas e neurais do indivduo que realiza a ao. Restries ambientais: foras externas ao corpo do indivduo em movimento. Restries tarefa: cada tarefa possui sua especificidade, tornando-a nica em termos de organizao.

Aprendizagem e Controle Motor

Assimetrias de desempenho: diferenas na capacidade de segmentos corporais contralaterais, que se manifestam em distintos aspectos da motricidade (preciso, velocidade, coordenao). Conforme o desempenho melhora no membro preferido, o desempenho contralateral melhora tambm. Essa uma propriedade geral de desenvolvimento da lateralidade humana, vlida para habilidade motoras finas e padres globais de movimento.

Aprendizagem e Controle Motor


SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M.H. Controle Motor: teoria e aplicaes prticas. 2. ed. So Paulo: Manole, 2003. Disponvel na Biblioteca Digital captulo 01; 02; 03 e 04. MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicaes. 5 ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2000. SCHMIDT, R.A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem baseada no problema. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. TEIXEIRA, L.A. Controle Motor. So Paulo: Manole, 2006.

Anda mungkin juga menyukai