Anda di halaman 1dari 7

DCAF Backgrounder

Servios de Inteligncia
03/2008
O que so os servios de inteligncia? Para quem servem os servios de inteligncia? Quais so as atividades desempenhadas pelos servios de inteligncia? Quais so os fatores que condicionam a inteligncia de um pas? Quais so os tipos possveis de inteligncia? Sobre a regulao dos servios de inteligncia Quais so os stardands democrticos que devem ser respeitados pelos servios de inteligncia? Mais informaes
O que so os servios de inteligncia?
A noo de inteligncia refere-se ao conhecimento estratgico que um pas possui em virtude da coleta e da anlise de informaes secretas ou mesmo pblicas. Alm disso, a idia de inteligncia pode denotar: as instituies que produzem esse conhecimento; as atividades desempenhadas por estas instituies; os procedimentos pelos quais o conhecimento estratgico produzido; e o resultado final destas atividades.

Para que servem os servios de inteligncia?


Os servios de inteligncia: elaboram anlises nas reas relacionadas com a segurana nacional; aconselham sobre como evitar crises; auxiliam na gesto de crises nacionais e internacionais analisando as intenes das diferentes partes envolvidas; informam sobre o plano de defesa e as operaes militares; protegem informaes secretas, oriundas tanto de suas prprias fontes e atividades quanto de outras agncias governamentais; e podem atuar para influenciar os resultados de determinados eventos com vistas a favorecer os interesses nacionais.

D CA F
Geneva Centre for the Democratic Control of Armed Forces
As chas DCAF apresentam uma introduo clara e concisa de tpicos relacionados com a gesto e a reforma do setor de segurana que so de grande importncia prtica.

Servios de Inteligncia
Quais so as atividades desempenhadas pelos servios de inteligncia?
Coleta de informaes. Esta atividade envolve o uso de fontes pblicas e secretas como espies e agentes. Anlise de informaes. Esta atividade consiste na conformao de inteligncia partir dos dados coletados. A inteligncia produzida auxilia na tomada de decises uma vez que disponibiliza informaes pertinentes e confiveis sobre situaes e questes complexas. Espionagem. A espionagem tem a funo de prevenir que servios estrangeiros de inteligncia ou grupos controlados por estrangeiros possam perpetrar espionagem, atos de subverso ou sabotagem contra o Estado. Tratase de medidas preventivas tais como inquritos, recrutamento e monitoramento, e medidas ofensivas com o objetivo de penetrar nestas organies para seu desmantelamento. Alguns pases tambm praticam aes encobertas. Esta atividade tem por objetivo influenciar diretamente as condies que fundamentam a poltica exterior, a poltica militar e a poltica econmica de um pas sem que esta influncia possa ser atribuda ao Estado. A prtica de aes encobertas uma opo para atingir objetivos quando a diplomacia e outros instrumentos polticos revelam se ineficazes. Dentre as formas de aes encobertas, podemos citar, a ttulo exemplificativo: propaganda; auxlio a faces polticas ou militares estrangeiras; assistncia a governos estrangeiros; e operaes para desmantelar atividades ilegais realizadas em territrio estrangeiro. Em muitas democracias, onde os servios de inteligncia so repartidos entre diferentes agncias, aes encobertas so realizadas somente pela agncia encarregada da inteligncia exterior.
2

Quais so os fatores que condicionam a inteligncia de um pas?


A inteligncia de uma pas concebida atravs de um processo de 5 etapas: planejamento, coleta de informaes, processamento de informaes, anlise e produo, e difuso. Planejamento a gesto de todos os esforos com vistas conformar a inteligncia de um pas, incluindo: a solicitao de uma determinada inteligncia pelo Executivo, Legislativo ou mesmo pela prpria agncia de inteligncia; a determinao dos dados considerados importantes para a inteligncia; o estabelecimento de um ordem de prioridade para as questes; e a identificao dos atores estatais e no-estatais que asseguram o controle da inteligncia. A coleta de informaes realizada atravs dos seguintes mtodos: inteligncia de fontes pblicas coleta de informaes disponibilizadas para o pblico em geral atravs da mdia e de revistas especializadas; inteligncia humana informao coletada junto a agentes, diplomatas etc.; ou atravs de operaes de espionagem, interrogatrios, discusses com pessoas no exterior etc.; e inteligncia tcnica informaes e dados coletados atravs de meios de interceptao: localizao e monitoramento de radio, microondas, radares e outros meios de emisso eletromagntica; inteligncia de comunicao; inteligncia eletrnica; inteligncia telemtica; inteligncia aplicada a sinais estrangeiros; inteligncia aplicada criptologia; inteligncia aplicada a assinaturas e mensuraes; inteligncia aplicada a imagens; inteligncia fotogrfica e explorao de redes de computadores.

Geneva Centre for the Democratic Control of Armed Forces

Servios de Inteligncia
Processamento de informaes. O processamento de informaes a transformao das informaes coletadas de modo a facilitar sua anlise: decriptao e traduo, por exemplo. Anlise e conformao a transformao das informaes em produtos de inteligncia. Para que tais produtos sejam teis, a anlise deve ser pertinente, precisa e realizada no tempo apropriado, explicando as razes das concluses mencionadas e as fontes utilizadas. As fontes primrias sobre as quais as anlises so baseadas devem ser enunciadas, bem como as eventuais concluses alternativas no caso de alterao dessas fontes. Uma inteligncia efetiva deve indicar as questes que permanecem obscuras. Difuso a distribuio dos produtos finais de inteligncia aos responsveis pela tomada de decises. Servios de Inteligncia Penal que produzem inteligncia sobre o crime organizado, corrupo e outras atividades ilcitas com o objetivo de auxiliar na aplicao das leis. Agncias nacionais especficas que tratam de questes especficas, como o Centro Nacional contra Terrorismo (National Counterterrorism Center, NCTC) norteamericano; Unidades especiais de coordenao que atuam para coordenar a atividade de vrias agncias e/ou atores que participam na conformao da inteligncia de um pas, tais como o CT-InfoBox holands, que coordena os esforos anti-terrorismo dos servios de inteligncia, da polcia nacional, do servio de imigrao e de outras agncias; e do Escritrio para o Terrorismo e para a Inteligncia Financeira (Office of Terrorism and Financial Intelligence, INF) do Departamento das Finanas norteamericano. Mtodos diferentes de coleta de informao, sobretudo aqueles que utilizam meios tecnolgicos, podem originar agncias especficas de inteligncia: caso, por exemplo, de agncias que tratam especificamente de imagens, sinais e criptologia. A NSA nortePage 4 of 8 americana, a FAPSI russa e o GCHQ britnico constituem as maiores agncias em termos de pessoal e oramento. No caso de pequenos Estados, uma nica agncia de inteligncia pode ser mais interessante do ponto de vista financeiro. O CNI espanhol, o AIDV holands, o MIT turco e a OSA da BsniaHerzegvina ilustram esforos no sentido de superar a tradicional distino entre operaes realizadas em solo nacional e no estrangeiro. Por outro lado, no caso de grandes Estados, mltiplos servios de inteligncia podem ter uma competncia concorrente. A competncia concorrente, nestes casos, pode ser til para fomentar a competio entre as diferentes agncias, sobretudo se cada uma das agncias envolvidas apresenta pontos de vista diferentes sobre uma mesma questo. Entretanto, esta competio pode tambm ter consequncias nocivas. Os aspectos negativos desta concorrncia podem ser evitados atravs de uma maior coordenao entre as agncias.
3

Quais so os tipos possveis de inteligncia?


Em pases que apresentam diferentes agncias de inteligncia, estas agncias podem desempenhar diversos tipos de atividade. Servios de inteligncia cuja competncia determinada geograficamente, ou seja, a agncia opera numa determinada rea especfica, incluem: Servios de Inteligncia Estrangeira que coletam, analisam e produzem inteligncia relacionada segurana externa do Estado e atuam para prevenir ameaas estrangeiras; Servios de Inteligncia Interna ou Domstica, tambm chamados servios de segurana, coletam e analisam informaes relacionadas segurana interna do Estado e a manuteno da ordem pblica e da segurana. Servios de inteligncia cuja competncia baseada em questes ou reas especficas incluem: Servios de Inteligncia Militar ou de Defesa que produzem inteligncia relacionada com a estratgia de defesa e importante para operaes militares;

Geneva Centre for the Democratic Control of Armed Forces

Servios de Inteligncia
Sobre a regulao dos servios de inteligncia
Servios de inteligncia so legtimos apenas quando suas competncias so previstas em lei. Normas sobre os servios de inteligncia devem especificar de modo claro a competncia e os instrumentos postos disposio dos servios de inteligncia. Assim, uma legislao especfica deve prever, por exemplo: repartio geogrfica das responsabilidades; temas de investigao; limites de competncia e restries impostas a determinadas atividades; as relaes entre os diferentes servios que lidam com a inteligncia e as diferentes formas possveis de coordenao; os meios pelos quais os servios podem ser controlados e responsabilizados, incluindo mecanismos de controle pelo Executivo, pelo Legislativo e pelo Judicirio; e os instrumentos legais para lidar com os processos relacionados com a m-conduta das agncia de inteligncia. Os objetivos da inteligncia externa e da inteligncia interna no so os mesmos, bem como no so os mesmos os riscos envolvidos. importante que a gesto, o controle e a responsabilizao destas agncias estejam de acordo com estas diferenas. A legislao pertinente deve prever que os servios de inteligncia estejam subordinados a standards democrticos.

Quais so os stardands democrticos que devem ser respeitados pelos servios de inteligncia?
Os servios de inteligncia desempenham muitas de suas atividades secretamente; a publicidade de suas fontes, mtodos, recursos e produtos podem comprometer seriamente sua efetividade. Assim, as atividades destes servios no podem ser transparentes como as atividades das demais instituies governamentais, e mecanismos especiais de controle so necessrios. (Para maiores informaes, ver a Ficha DCAF sobre Controle Parlamentar dos Servios de Inteligncia) O controle democrtico dos servios de inteligncia comea pela conformao de uma legislao que estabelea que os atores que participam do setor de inteligncia devem respeitar o estado de direito e respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Exemplo de uma Agncia nica de Inteligncia: o caso dos Pases-Baixos Segurana Interna Ministrio do Interior Segurana Externa Ministrio da Defesa

Unidade de Coordenao Anti-Terrorismo (CT-Infobox)

Inteligncia Geral e Servios de Segurana (AIVD)

Inteligncia Militar a Servios de Defesa (MIVD) Polcia Real Militar (Kmar), responsvel pela cooperao nacional na rea de inteligncia Unidade Especial de Assistncia (BBE), unidade anti-terrorista da Marinha

controle conjunto Organizao Nacional dos Sinais de Inteligncia (NSO)

As abreviaes indicam os nomes das instituies em holands

Servios de Inteligncia
Normas devem tambm fundamentar todos os aspectos do controle dos servios de inteligncia, como mecanismos de controle interno (Inspetores Gerais ou Ombudsmen), controle pelo Executivo atravs de seus ministrios, slidas bases para o controle judicial e mecanismos apropriados para o controle parlamentar. Servios de inteligncia devem tambm estar sujeitos s regras sobre privacidade nas comunicaes e privacidade quanto a dados pessoais. Caso circunstncias especiais requeiram um monitoramento secreto de comunicaes, normas especficas devem prever mecanismos judiciais para que tais aes possam ser controladas pelo Judicirio. Para que os servios de inteligncia possam operar corretamente, importante que o Executivo atue de forma responsvel no processo de tomada de decises. de costume distinguir o comportamento dos servios de inteligncia no plano interno, pautado pelo respeito do direito interno, do comportamento dos servios de inteligncia no exterior, que geralmente no submetido a um sistema normativo estrito. Neste particular, importante mencionar que a responsabilidade nacional por estas aes no exterior devem ser reforadas. Por exemplo, no caso de aes encobertas, sistemas legislativos nacionais devem estabelecer regras claras sobre as relaes entre os agentes que operam tais aes e o alto comando do Executivo responsvel pela tomada de decises. Esta ligao essencial para preservar a legitimidade dos oficiais democraticamente eleitos. Os servios de inteligncia devem atuar profissionalmente e de modo imparcial; e devem servir nao de modo efetivo, no obstante eventuais mudanas de governo ou de poltica.

Mais informaes
Oversight and Guidance: The Relevance of Parliamentary Oversight for the Security Sector and Its Reform Born, Fluri and Lunn (eds.), 2003 www.dcaf.ch/_docs/dcaf_doc4.pdf Reforming Intelligence: The Challenge of Control In New Democracies Bruneau and Dombroski, undated www.ccmr.org/public/library_file_proxy.cfm/ lid/5258

Geneva Centre for the Democratic Control of Armed Forces

Tipos de Servio Inteligncia em Alguns Pases Europeus

Pas

nico

Externo

Interno

Penal

Militar

Sinais

ustria Blgica Bulgria Rep. Tcheca Dinamarca Estnia Finlndia Frana Alemanha Grcia Hungria Irlanda Itlia Luxemburgo Pases Baixos Noruega Polnia Portugal Romnia Srvia Eslovquia Eslovnia Espanha Sucia Sua Ucrnia Reino Unido

X X

X X X

X X X X X X X X X X X X X

X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X

X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X

Um X indica uma ou mais agncias separadas com competncia nas reas mencionadas, ou que utilizam os mtodos mencionados. importante notar que a ausncia de X no significa que o pas no atua nesta area, mas to-somente que este pas no apresenta uma agncia separada para tratar desse assunto especfico. O DDIS dinamarqus, por exemplo, desempenha sobretudo funes de inteligncia, mas tambm tem competncia na persecuo de grupos extremistas que atuam no exterior, competncia que normalmente desempenhada por servios de inteligncia exterior. Fonte: sites de pases e agncias de inteligncia.

SRIE DE FICHAS DO DCAF


Sobre a Gesto e a Reforma do Setor de Segurana
A srie de Fichas do DCAF sobre a Gesto do Setor de Segurana e sua Reforma disponibiliza introdues claras e suscintas sobre questes contemporneas na rea de gesto do setor de segurana e de sua reforma. Esta srie dirigida tanto aos profissionais da rea quanto aos responsveis pela tomada de deciso no setor. Envie suas sugestes e comentrios para backgrounders@dcaf.ch Outras Fichas esto disponveis em www.dcaf.ch/backgrounders

Fichas Disponveis

Desafios do Setor de Inteligncia Servios de Inteligncia Ombudsmen Militar Formas Armadas Multi-tnicas Poltica de Segurana Nacional Comits Parlamentares de Defesa e Segurana Controle Parlamentar dos Servios de Inteligncia Empresas Militares Privadas

Adidos para a Defesa Estados de Emergncia Soldados Infantis Oramento Parlamentar e do Setor de Defesa O Papel do Parlamento nas Compras do Setor de Segurana Enviando Tropas ao Exterior Recrutamento no Setor de Segurana

DCA F

O Centro para o Controle das Foras Armadas de Genebra (DCAF) promove a boa governana e a reforma do setor de segurana. O Centro conduz pesquisas sobre prticas bem sucedidas, encoraja o desenvolvimento de normas apropriadas tanto no plano interno dos Estados quanto internacional, elabora recomendaes polticas e disponibiliza servios de consultoria e programas de assistncia. O DCAF atua em conjunto com governos, parlamentos, sociedade civil, organizaes internacionais e diversos atores do setor de segurana como polcias, Judicirios, agncias de inteligncias, polcias de fronteira e militares. Visite o nosso site www.dcaf.ch

Anda mungkin juga menyukai