Anda di halaman 1dari 13

A SENSUALIDADE ATREVIDA E O EROTISMO AMENO: O LUNDU DE CALDAS BARBOSA E O ROND DE SILVA ALVARENGA Adriana de Campos Renn UNIP/Assis-SP1

drirenno@femanet.com.br

Resumo: Os lundus do poeta luso-brasileiro Domingos Caldas Barbosa (1740?-1800), presentes em sua Viola de Lereno (1798), remexem, sensual e atrevidamente, os padres rgidos da linguagem neoclssica. O ritmo sincopado dessas composies, que Caldas Barbosa extrai da tradio popular afro-brasileira, possui um tom de sugestivo erotismo, embora atenuado por uma relativa obedincia do poeta s leis do decoro clssico, ainda dominantes nos meios de circulao portugueses de fins do sculo XVIII. Silva Alvarenga (1749-1814), por seu turno, em seus ronds de Glaura (1799), adapta e mantm, nas Letras brasileiras do perodo, a sensualidade galante, muito mais comedida, da tradio francesa que lhe serve de fonte. Palavras-chave: Literatura Comparada; Literatura Luso-Brasileira; Poesia Neoclssica; Caldas Barbosa; Silva Alvarenga. Abstract: The lundus of the Luso-Brazilian poet Domingos Caldas Barbosa (1740?-1800), which are present in his Viola de Lereno (1798) stir up, in a sensual and daring way, the rigid patterns of the neo-classical idiom. The syncopated rhythm of these compositions, which Caldas Barbosa extracts from the popular Afro-Brazilian tradition, has a suggestively erotic tone, attenuated by the poets relative adherence to the norms of classical decorum, still prevalent in the Portuguese media at the end of the 18th Century. The rondos in Silva Avarengas (17491814) Glaura, on the other hand, are adapted and maintain, in the Brazilian literature of the period, the gallant and much more restrained sensuality of the French tradition that serves as his source. Keywords: Comparative Literature; Luso-Brazilian Literature; Neoclassical Poetry; Caldas Barbosa; Silva Alvarenga.

Este artigo tratar da comparao entre poetas setecentistas que tiveram, como trao comum, a marca da transitoriedade como determinante de suas obras. Trato de Domingos Caldas Barbosa (1740?-1800) e de Manuel Incio da Silva Alvarenga (17491814), bem como de uma transitoriedade que contempla, no s temtica, mas formalmente, um movimento de passagem de uma poesia obediente ao enrijecido formalismo acadmico neoclssico a um -vontade estilstico, provocado pelo banho sonoro conferido aos poemas musicais nascentes de suas penas e liberadores de uma sensibilidade mais espontnea, mais subjetivizada e mais prxima do Romantismo nascente, tanto nas Letras coloniais brasileiras, quanto na literatura praticada na Metrpole portuguesa.

2 Os lundus de Caldas Barbosa, recolhidos postumamente no segundo volume de sua obra mais conhecida Viola de Lereno (1826) , e os ronds de Silva Alvarenga, presentes em Glaura (1799)2, apontam, alis, para uma contradio intrnseca ao prprio Neoclassicismo luso-brasileiro. Em linhas gerais, duas foras de tenso conjugavam uma programtica pretenso universalidade a uma sensibilidade individualizante que, indomitamente, forcejava por se expressar. A posio contraditria a que me refiro tem sido costumeiramente rotulada, pela crtica literria, como prromntica qualificativo cujo sentido procuraria dar conta do movimento final de transio do Neoclassicismo para o Romantismo e que se caracterizaria, justamente, pela desestruturao da programtica racionalista e universalizante do primeiro e a afirmao de valores mais espontneos e particulares do segundo. Na maior parte das vezes, a atitude pr-romntica tem sido notada a respeito dos temas abordados pelos poetas de finais do sculo XVIII, como so os casos no s dos dois aqui focados, mas tambm de Bocage e Toms Antnio Gonzaga. Dessa gerao de poetas, Silva Alvarenga , talvez, aquele cujos modos poticos, e no apenas temticos, mais se aproximem dos assumidos por Caldas Barbosa na Viola. Nesse sentido, Antonio Candido, no volume primeiro da Formao da literatura brasileira (1993, p.130-43), rene os autores num s tpico, em que analisa as ligaes entre poesia e msica como fator de diluio do verso neoclssico, em direo expresso romntica. De fato, ambos os poetas lanam mo de ritmos musicais (o lundu, em Caldas Barbosa; e o rond, no caso de Silva Alvarenga) para a manifestao de um lirismo amoroso, menos contido, mais adocicado e, conseqentemente, mais sensual do que as revelaes sentimentais feitas pelos contemporneos neoclssicos. No entanto, embora a linguagem do desejo aflore mais livremente em Alvarenga e em Barbosa, no primeiro, ela se caracteriza como uma espcie de erotismo ameno, contido ainda por um relativo decoro formal, que acaba por revelar, tambm, a persistncia do decoro na expresso desse desejo. Em Caldas Barbosa, a apropriao do ritmo afro-brasileiro do lundu com sua batida imprevisvel, seu ritmo malemolente, que fugia aos padres regulares das mtricas tradicionais, sincopando, contra-ritmando as frases meldico-musicais e o verso redondilho , atinge uma expresso sensorial muito mais espontnea, sugerindo o que pode ser chamado de erotismo atrevido. Glaura, cujo subttulo , vale ressaltar, poemas erticos, compe-se de uma coleo de ronds e madrigais que tratam de expor sentimentos convertidos numa

3 espcie de queixume amoroso e melanclico. Os ronds, mais do que os madrigais, orientam-se por uma fatura esttica que pretende sugerir formalmente essa ambincia emocionada. Ao empregar exclusivamente os redondilhos (penta e heptasslabos), nessas composies, o poeta serve-se de um esquema fixo, de regularidade mtrica invarivel, de inspirao metastasiana, que, se por um lado, deixou que vazassem mais livremente os estados de alma do eu-lrico, por meio da acentuada melopia rtmica dos versos, por outro lado, esteve preso nas armadilhas do ritmo regular, prprio de uma postura ainda preocupada, sobretudo e por formao, em atender s exigncias da simetria potica clssica. Silva Alvarenga retoma e recria uma antiga forma potica medieval francesa, o rondeau, originalmente empregado no acompanhamento musical de uma dana (ronde). Com a sua pena, adapta a mtrica do rondeau, do octosslabo ou decasslabo, para o melodioso redondilho, assim como tambm modifica sua concepo estrfica, ao constru-las em oito quadras, ou quatro oitavas, entrecortadas por uma quadra repetitiva (estribilho) no final de cada par de quadras, ou de uma oitava. No ensaio citado anteriormente, Antonio Candido aponta, nessa estrutura, um esquema tambm totalmente regular de cesura rtmica, conferido pelo poeta aos versos setesslabos, e de invariabilidade da posio das rimas, que comprovam uma inteno absolutamente raciocinante, do eu-potico, no tratamento do tema lrico-amoroso. Tomando-se um de seus ronds mais conhecidos, A Mangueira3, pode-se notar o esquema descrito por Candido. Vejamos, por exemplo, os versos do estribilho, cujas rimas so internas e regulares:

Carinhosa e doce, Glaura, (A) Vem esta aura lisonjeira, (B) E a Mangueira j florida (C) Nos convida a respirar

(A) (B) (C) (D)

Esse estribilho repetido no final de cada par de quadras (ou de cada oitava), sendo a rima do seu ltimo verso (D) tambm a que finaliza todas as estrofes (rima diretora):

Sobre a relva o sol doirado Bebe as lgrimas da Aurora,

(E) (F)

4
E suave os dons de Flora (E) Neste prado v brotar. Ri-se a fonte: e bela e pura Sai dos speros rochedos, Os pendentes arvoredos (G) Com brandura a namorar. (F) (D) (G) (H) (H) (D)

Alm da rima diretora (em ar), as quadras apresentam um esquema rtmico diferente ao do estribilho, ou seja, como se v no exemplo dado, conjugam-se nelas as rimas internas com as externas emparelhadas, ausentes, essas ltimas, na quadra que funciona como estribilho. A obedincia do poeta a tantas frmulas normatizadoras da escritura potica resulta na conteno expressiva dos motivos sentimentais. Essa conteno pode ser percebida no forte planejamento sinttico do poema, com vistas a atender invarivel cadncia regular binria do heptasslabo, em que sempre so tnicas as terceiras e stimas slabas poticas. Todo esse aparato estrutural conjuga-se perfeitamente com o tmido galanteio de um eu que convida a sua amada ao namoro, sob a copa da mangueira, e que no comete a ousadia de declarar abertamente o seu desejo:

Vs das Graas o alvoroo? Ah! Prenderam entre flores Os meus tmidos amores, Que no posso desatar! Como os cobre o casto pejo! Mas os olhos inocentes Inda mostram descontentes O desejo de agradar.

Como se pode notar, mantm-se, em Silva Alvarenga, a recorrncia aos topoi neoclssicos, como o carpe diem, o locus amoenus e o tom interlocutrio do discurso, que funcionam como travas para o extravasamento mais direto das emoes. Nesse sentido, a amada vem a ser tratada como que envolta numa espcie de halo intangvel, inatingvel, uma vez que a voz-potica, embebida de considervel dose de racionalismo, prope, ao tentar descrever os seus sentimentos mais ntimos, um distanciamento entre o amante, o amor e a amada. Tal postura leva-nos a pensar que o sentimento parece no dominar o eu-lrico o bastante para impedi-lo de ver-se de fora, impessoalmente,

5 provocando, em verdade, imagens de um distanciamento fsico entre aquele que ama e o ser amado, e transformando a pretensa confisso do desejo em um convite cerimonioso ao desfrute ameno do amor sensual. Os ronds de Glaura confirmam, portanto, a inteno, comum a todos os poetas do final do Neoclassicismo luso-brasileiro, de estender a noo de naturalidade de espontaneidade potica, que poderia ser facultada pelo emprego do setesslabo. No entanto, a recuperao do ritmo danante francs, ainda que adaptado fluidez natural do verso mais caracteristicamente portugus, no foi suficiente para desequilibrar definitivamente a conteno da voz. Para que se possa perceber, mais claramente, tal conteno, basta que a confrontemos com a poesia musical dos lundus de Caldas Barbosa, pois, ainda que ambos busquem o mesmo apoio na msica, a diferena que Alvarenga vai trabalhar por retirar a msica das palavras; Caldas Barbosa, por vincul-las melodia dos lundus que dedilhava na viola. Ou seja, o primeiro obedece s exigncias formais da escritura potica, concebendo um texto destinado leitura, com um ritmo regular que a pressupunha; o outro, ao contrrio, compe versos numa cadncia rtmica irregular, repletos de ndices reveladores de sua destinao vocal, musical, performtica, produzidos que eram para serem letras de msicas. A esse respeito, afirma Paul Zumthor que o fato de um texto [...] ser recebido pela leitura individual direta ou pela audio e espetculo modifica profundamente seu efeito sobre o receptor e, portanto, sobre sua significncia (1993, p.24), assim como interfere tambm no ato de sua produo. Destinados no leitura mas ao canto, os poemas da Viola de Lereno encontram na oralidade a sustentao ideal, desvencilhando-se das amarras retricas prprias do verso neoclssico, ao encaminhar esse pendor oratrio para os limites do verso oral e cantvel. Nas cantigas da Viola, o influxo da msica to poderoso que, para not-lo, no necessrio recorrer s partituras que lhes do a notao meldica original, j que possvel perceber, na formulao interna de seus versos, os ndices esclarecedores de sua estruturao submetida ao andamento da frase meldica que as sustentava. Os ritmos meldicos que deveriam contaminar os versos dos lundus de Caldas Barbosa tinham marcao binria e, alm disso, uma estrutura contramtrica ou sincopada, provocada pela presena de um tempo fraco fazendo as vezes das marcaes fortes do ritmo binrio, podendo aparecer no incio, no meio ou no fim do compasso. Carlos Sandroni, estudioso das origens do samba como gnero musical no Rio de

6 Janeiro, afirma a respeito dos lundus que todos apresentam ou frmulas de acompanhamento contramtricas ou melodias sincopadas, ou ambas as coisas. A sncope meldica parece ser o trao mais generalizado (2001, p. 59). As marcas dessa estrutura sincopada, da melodia do lundu, podem ser percebidas nos oito lundus constantes do segundo volume da Viola. Seis deles recebem a designao explcita do gnero a que pertencem (como subttulo, ou incorporada no prprio ttulo); os outros dois no so assim nomeados, mas revelam, em sua conformao, as peculiaridades prprias do gnero, como a coloquialidade na linguagem, vazada num tom de irreverncia, com ares de improvisao, a sugerir, pela apropriao de um ritmo originalmente danante, uma atmosfera sensual, entendida como elemento pitoresco da cultura mestia brasileira. Esse sincretismo entre a cor local brasileira e o meneio requebrado das canes de Caldas Barbosa que deve ter impressionado Lord Beckford, que lhes atribuiu poder de enfeitiar os sentidos, e ter escandalizado Ribeiro dos Santos, para quem representavam uma ameaa preservao da moral. Diz, a esse respeito, Jos Ramos Tinhoro:
Com as modinhas envoltas em melodias de lnguidos compassos quebrados, como se ante o excesso de enlevo faltasse o flego, e a alma buscasse em nsias sua alma gmea para respirar no potico dizer do sensvel Lord Beckford os moralistas e conservadores viram recrudescer o velho pecado das orelhas, e desta vez no mais como atentado s doutrinas da Igreja, mas como ameaa boa ordem moral da sociedade (1990, p. 92).

Parecendo indiferente a julgamentos como esses, Caldas Barbosa demonstra orgulhar-se e envaidecer-se da ressonncia que suas cantigas alcanavam nos sales nobres de Portugal. Com base nesses sentimentos de jbilo que deve ter construdo o seu Lundum em louvor de uma Brasileira adotiva4, que pode ser entendido como uma espcie de prefigurao do furor causado pelo impacto das modinhas brasileiras de Caldas na sensibilidade portuguesa de ento. Em sntese, essa prefigurao estaria encenada na imagem de uma mulher portuguesa que se transforma em uma Brasileira adotiva, porque o ritmo doce do lundu a teria tornado brasileira de corao, como se o ritmo binrio das batidas do corao estivesse associado ao compasso binrio irregular desse gnero, irregularidade que revelaria certo amolecimento do corpo e da alma, diretamente proporcional ao amolecimento versificatrio do setesslabo neoclssico. No corao, resguardam-se os sentimentos; nos versos do lundu, veiculam-se, mais

7 diretamente, as expresses emocionadas desses sentimentos. Ou, como est dito no texto:
Quem me havia de dizer Mas a coisa verdadeira; Que Lisboa produziu Uma linda Brasileira. Ai beleza As outras so pela ptria Esta pela natureza. Tomara que visse a gente Como nhanh dana aqui Talvez que o seu corao Tivesse mestre dali.

Considerando o destaque dado s slabas tnicas, nos versos citados, possvel perceber o andamento binrio prprio do ritmo quebrado do lundu e o que interessa fazer notar, para o momento, a presena desse compasso influindo na estruturao do setesslabo dominante, ou seja, no deslocamento ou sincopao da terceira slaba, em suas variaes para a primeira (ltimo verso do terceto), para a segunda (terceiro verso da segunda quadra), para a quarta (segundo verso do terceto; segundo e quarto versos da segunda quadra), ou ainda para a quinta slaba (primeiro verso da segunda quadra). A regularidade rtmica vista no heptasslabo do rond (binrio, com tnicas invariavelmente nas terceiras e stimas slabas poticas) desrespeitada nas mos do compositor da Viola, provocando a ruptura com a previsibilidade racionalista do verso puro neoclssico. O gingado rebolativo do ritmo contagiante d vazo a uma temtica de explcito apelo sensual, descortinando, ao leitor-ouvinte, imagens descritivas, inclusive, de cenas coreogrficas da prpria dana do lundu, em que o corpo se remexe atrevidamente e desperta, no eu-lrico, pulses erticas de perder o flego:
Uns olhos assim voltados Cabea inclinada assim, Os passinhos assim dados Que vem entender com mim. [...] Um lavar em seco a roupa Um saltinho cai no cai; O corao Brasileiro A seus ps caindo vai. [...] Este Lundum me d vida

8
Quando o vejo assim danar; Mas temo se continua Que Lundum me h de matar. [...] Nhanh faz um p de banco Com seus quindins, seus pops, Tinha lanado seus laos Aperta assim mais os ns. [...] Logo que nhanh saiu Logo que nhanh danou, O cravo que tinha ao peito Envergonhado murchou.

Dignas de registro, ainda aqui, so as ocorrncias de fatos de linguagem caractersticos da coloquialidade musical do lundu e que se disseminam por toda a composio tomada aqui como amostra. H, como se pde ver, vrias remisses ao vocabulrio mestio colonial, tais como nhanh, quindins, pops, bem como a utilizao de uma expresso descomprometida com o purismo gramatical, como com mim, querendo criar uma ambientao brasileira, tropical, mais propcia, que a lusitana, emanao de um erotismo incontido, sentido flor da pele. Na verdade, essa singularizao da linguagem traz consigo uma inevitvel particularizao da voz-potica, no s pelo que de brasileiro ela possa representar, mas tambm, e principalmente, porque a persona literria do pastor Lereno Selinuntino desaparece completamente. Em seu lugar, surge a voz mais individual de um moleque brasileiro que confessa os seus dengos sentimentais por sua meiga Nhanh, com a malcia assumida, de forma orgulhosa, como prpria de uma sentimentalidade caracteristicamente brasileira, pois vista como mais sincera, adocicada e envolvente que a da Metrpole. A musa distante dos ronds transforma-se em uma nhanh mais prxima da voz que a canta, tratada com uma intimidade bastante atpica para as convenes do seu tempo. Cada vez menos imbuda dos ideais ilustrados neoclssicos e cada vez mais voltada s tenses interiores da subjetividade humana, tem-se, nos lundus da Viola de Lereno, a reunio de textos destinados, principalmente, a deleitar os ouvintes, ao invs de procurar instruir por meio de frases com enfeites poticos. A, livre dos desgnios do convencimento racionalista, suposto pela base retrica do tempo, seus versos assumem contornos performticos supostos na aliana formal entre a letra e a voz do canto, fazendo brotar os germens da futura potica romntica.

9 Sendo assim, o respeito de Caldas Barbosa sua fonte inspiradora de extrao popular, a retomada de um ritmo danante no galante, como o rondeau francs, mas popular, como era o lundu, fez com que seus versos pudessem desatar as amarras formais clssicas aprisionadoras do lirismo setecentista, o que demonstra que a passagem para a expresso de uma sensibilidade amorosa mais livre a romntica aconteceu no apenas na revelao de um eu mais singularizado, mas, sobretudo, no mbito da fatura esttica veiculadora dessa voz.

A Mangueira Carinhosa e doce, Glaura, Vem esta aura lisonjeira, E a Mangueira j florida Nos convida a respirar. Sobre a relva o sol doirado Bebe as lgrimas da Aurora, E suave os dons de Flora Neste prado v brotar. Ri-se a fonte: e bela e pura Sai dos speros rochedos, Os pendentes arvoredos Com brandura a namorar. Carinhosa e doce, Glaura, Vem esta aura lisonjeira, E a Mangueira j florida Nos convida a respirar. Com voz terna, harmoniosa Canta alegre o passarinho, Que defronte do seu ninho Vem a esposa consolar. Em festes os lrios trazem ... Ninfas, vinde ... eu dou os braos; Apertai de amor os laos, Que me fazem suspirar. Carinhosa e doce, Glaura, Vem esta aura lisonjeira, E a Mangueira j florida Nos convida a respirar.

10

Vs das Graas o alvoroo? Ah! Prenderam entre flores Os meus tmidos amores, Que no posso desatar! Como os cobre o casto pejo! Mas os olhos inocentes Inda mostram descontentes O desejo de agradar. Carinhosa e doce, Glaura, Vem esta aura lisonjeira, E a Mangueira j florida Nos convida a respirar. Vagaroso e com saudade, Triste, lnguido e sombrio Verdes bosques lava o rio Sem vontade de os deixar. Ao prazer as horas demos Da Estao mais oportuna; Que estes mimos da fortuna Inda havemos de chorar. Carinhosa e doce, Glaura, Vem esta aura lisonjeira, E a Mangueira j florida Nos convida a respirar. (ALVARENGA, 1943, p.139-42)

Lundum em louvor de uma Brasileira adotiva CANTIGAS Eu vi correndo hoje o Tejo Vinha soberbo e vaidoso; S por ter nas suas margens O meigo Lundum gostoso. Que lindas voltas que fez Estendido pela praia Queria beijar-lhe os ps. Se o Lundum bem conhecera Quem o havia c danar; De gosto mesmo morrera Sem poder nunca chegar. Ai rum rum Vence fandangos e gigas A chulice do Lundum.

11

Quem me havia de dizer Mas a coisa verdadeira; Que Lisboa produziu Uma linda Brasileira. Ai beleza As outras so pela ptria Esta pela Natureza. Tomara que visse a gente Como nhanh dana aqui; Talvez que o seu corao Tivesse mestre dali. Ai companheiro No ser ou sim ser O jeitinho Brasileiro. Uns olhos assim voltados Cabea inclinada assim, Os passinhos assim dados Que vem entender com mim. Ai afeto Lundum entendeu com eu A gente est bem quieto. Um lavar a seco a roupa Um saltinho cai no cai; O corao Brasileiro A seus ps caindo vai. Ai esperanas nas chulices de l Mas de c nas mudanas. Este Lundum me d vida Quando o vejo assim danar; Mas temo se continua Que Lundum me h de matar. Ai lembrana Amor me trouxe o Lundum Para meter-me na dana. Nhanh faz um p de banco Com seus quindins, seus pops, Tinha lanado seus laos Aperta assim mais os ns. Oh! Doura As lobedas de nhanh Apertam minha ternura.

12
Logo que nhanh saiu Logo que nhanh danou, O cravo que tinha ao peito Envergonhado murchou. Ai que peito Se quiser flores bem novas Aqui tem Amor perfeito. Pois segue as danas de l Os de l deve querer; E se tem de l melindres Nunca tenha malmequer. Ai delrio Ela semeia saudades De enxerto no meu martrio. (BARBOSA, 1944, v.2, p.51-4)

Referncias bibliogrficas:

ALVARENGA, Manuel Igncio da. Glaura: poemas erticos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943. v. 2. BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno: coleo das suas cantigas, oferecidas aos seus amigos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1944. v. 1 e v. 2. CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira: momentos decisivos. 7. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. v. 1. SANDRONI, Carlos. Feitio decente: transformao do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Editora da UFRJ, 2001. TINHORO, Jos Ramos. Histria social da msica popular brasileira. Lisboa: Editorial Caminho, 1990. ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. Trad. Amalio Pinheiro, Jerusa Pires Ferreira. So Paulo: Companhia das Letras, 1993.

13

Adriana de Campos Renn Doutora em Letras, Professora de Teoria da Literatura, de Literatura Portuguesa e Coordenadora do Curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP), Campus de Assis-SP. Autora de dois livros sobre a obra potica de Domingos Caldas Barbosa: Violando as regras: uma (re)leitura de Domingos Caldas Barbosa. So Paulo: Arte & Cincia, 1999 e Caldas Barbosa e o pecado das orelhas: a poesia rcade, a modinha e o lundu (Textos recolhidos e Antologia potica). So Paulo: Arte & Cincia, 2005. 2 Essa obra de Silva Alvarenga, vale dizer, publicada um ano aps a edio, em Portugal, do primeiro volume da Viola de Lereno (1798) coleo de cantigas de Caldas Barbosa, selecionadas pelo prprio autor, dois anos antes de seu falecimento. 3 V. anexa, ao final deste estudo, a verso integral do rond A Mangueira. 4 V. anexa, ao final deste estudo, a verso integral do Lundum em louvor de uma Brasileira adotiva .

Anda mungkin juga menyukai