Anda di halaman 1dari 6

EXPERINCIA EM ELICA ENFATIZANDO A FALHA DE ISOLAO NA SUBESTAO

MAHKTOUB
Este artigo descreve os antecedentes destes eventos e ilustra como importante selecionar propriedades de isoladores para o ambiente de trabalho para o qual se destinam . Dithamar 07/05/2011

O termo rabe Mahktoub sinnimo de destino e talvez possa ser usado para descrever a recente visita da INMR a subestao de um novo parque elico localizado na Tunsia.Esta visita surgiu no final de um longo vero seco e conscidiu com o incio das primeiras chuvas sazonais que chegaram logo aps a entrada da subestao em operao. O que se seguiu foi uma exposio espetacular de efeito corona e arcos geralmente atividades essas observadas apenas em ambiente laboratorial controlado.Com o crescimento de pases emergentes em todo o mundo , a energia elica est rapidamente ganhando importncia como fonte de poder nos pases do norte da frica como a Tunsia.Um nico parque elico j se encontra com a capacidade de 53,6 MWde potncia dentro do sistema e dois grandes projetos que em breve estar concludo fornecer uma produo anual total de 200 MW. Tambm como em muitos pases esses projetos de novos parques elicos tende a ser situados prximo ao mar geralmente em patamares elevados de modo a melhorar a captura de ventos dominantes.

Ns normalmente lavamos subestaes tais como a de Sidi Daoud duas vezes ao ano, uma vez antes e outra depois do vero longo.Por causa de tais precaues este tipo de evento no deveria ocorrer.

O parque elico Sidi Daoud em El Haoaria fica a poucas horas de carro da Tunsia,foi comissionado em janeiro de 2009 e encontra-se em posio particularmente exposta na pennsula com algumas montanhas a 800 metros acima do nvel do mar. cercado em ambos os lados pelo mediterrneo com uma linha costeira de apenas 2,5 Km.Poluio e poeira afetam o vento para subestao 90/30 kV do parque vindo principalmente do mar e fontes agrcolas prximas , propagam-se rapidamente durante os meses seco de vero. Segundo o engenheiro chefe Mounir Hajaij da empresa de energia pblica nacional , Sociedade tunisiense de eletricidade e gs (STEG ),todas porcelanas,isoladores de apoio e controle digital da subestao foram projetados para um isolamento especfico de 32mm/kV e aparentemente no houve problema grave at agora. No entanto aps o incio das primeiras chuvas, em cinco meses, houve um aumento rpido do nvel de rudo e perodo intenso de efeito corona e arcos afetando praticamente todos isoladores de porcelana da subestao. O resultado deixou os gerentes da STEG em visita a no acreditarem no ocorrido. Adnane Mekki,chefe de toda transmisso,operao e manuteno disse : Ns normalmente lavamos subestaes tais como a de Sidi Daoud duas vezes ao ano ,uma vez antes e outra depois do vero longo.Por causa de tais precaues este tipo de evento no deveria ocorrer.

Raouf Znaidi que teve uma longa carreira na STEG especialista em testes de diferentes materias , perfis de isoladores combinados com conhecimento de poluio marinha e industrial disse no ter ficado to surpreso. Nossa pesquisa passada mostrou que o p e poeira soprada para cima dos isoladores na Tunsia pode ter o teor de sal de at 18%. Se voc combinar isso com a exposio da subestao aos ventos que sopram do mar na maioria das vezes em uma mesma direo, no surpresa que a subestao seja to vulnervel.

Em poucos momentos do incio da chuva que cai prxima a linha costeira inicia-se os arcos ao longo de toda porcelana do isolador em Sidi Daoud.

Znaidi , continua a dizer que o fato de nenhum isolador de vidro ter sido submetido a arcos eltricos antes sugere que o nvel de isolamento era suficiente para o nvel elevado de poluio e que o verdadeiro problema neste caso foi o dimensionamento e perfil inadequado da porcelana. Znaidi, tambm observa que toda a intensidade dos arcos mesmo no havendo flashover pode causar danos irreversveis para o esmalte e diminuir propriedades eltricas e mecnicas.

Praticamente todos isoladores de porcelana experimentaram severos arcos de pontos da subestao para as buchas.

Como se fora insuficiente o dramtico efeito dos arcos pelas primeiras chuvas prximo a setembro no foi o primeiro problema a afetar a porcelana da subestao do novo parque elico. Segundo apoio local um dos suportes do isolador de 90KV do tanque quebrou prximo a borda e foi substitudo Houve tambm ainda a quebra de um dos istrumentos do plo do transformador tambm foi trocado.Mekki nota que ainda no ficou claro muitas causas.

Mas,marca de combusto prxima ao rompimento sugere que talvez tenha sido provocado pela fora do arco eltrico.Revisando a experincia Makky diz que ir chamar a STEG para uma revista e discutir o fenmeno observado aps as primeiras chuvas onde ter a incumbncia de planejar e remediar o que for necessrio . Uma dessas tarefas aplicao de silicone em toda subestao, algo que j foi proposto a ele antes mesmo de ocorrer esse evento. Outra questo essencial, a saber, por que as especificaes dadas pelos fornecedores dos equipamentos desta subestao no garantiu a isolao para resistir s solicitaes desse difcil ambiente de trabalho. Ns deveramos ter pensado mais sobre as dimenses da porcelana ou se mesmo aqui a subestao tipo GIS teria sido a melhor escolha dada a combinao de poluio e falta de limpeza. Makki aponta que um problema que pode ter contribudo para essa situao que a especificao tcnica para subestao geralmente so elaborada por um departamento diferente dentro da STEG e no pelo pessoal tcnico da manuteno. Isso significa que existe a possibilidade que o conhecimento do ambiente da poluio local possa no ter sido disponvel a todos evolvido no contrato. Eles deveriam nos contatar para fazer parte do processo de especificao, uma vez que todos ns estvamos envolvidos observa ele. Acrescenta Znaidi, este de tipo problema enfatiza que preciso conhecer melhor a classe de poluio e gravidade da poluio local da subestao atravs de uma anlise detalhada de todos os parmetros incluindo ESDD e NSDD. Devemos ento estudar e entender esses parmetros a fim de decidir que materias isolantes devem ser instalados aqui. Baseado em estudos tcnicos reforados que obviamente especificaremos o isolamento.

De acordo com Znaidi , um melhor conhecimento da gravidade da poluio local , bem como o tipo especfico de poluio tambm vai contribuir na definio de requisitos verdadeiros para testes aceitveis em laboratrio e assim evitar futuros problemas devido ao dimensionamento inadequado. Isso deve ser um compromisso, em entender o efeito corona e arcos eltricos que estavam apenas esperando para acontecer, foi um diagnstico natural que nos permitiu rapidamente observar toda deficincia da subestao.

Foi o diagnstico natural do efeito corona e arcos que estavam apenas esperando para acontecer juntamente com o compromisso que nos permitiu observar rapidamente toda deficincia do projeto da subestao .
Znaidi (esquerda ) discute o problema em Sidi Daoud com Mekki (centro) e o pessoal de engenharia local.
Glossrio de termos usados neste trabalho Sidi Daoud Tunsia - Mecha Sidi Daoud cidade situada ao norte da rglia - pas situado ao norte da frica banhada pelo mar mediterrneo entre rglia e Lbia.

Arglia ou Algria - pas tambm situado ao norte da frica 2 pas mais extenso da frica. Magrebe - Noroeste da frica regio que abrange Marrocos,sahara ocidental ,rglia e Tunsia.

STEG

- Societ Tunisienne de LEletricit E t du Gaz

INMR - Revista tcnica lder mundial especializada na rea eltrica cobertura internacional com 50.000 leitores em 200 pases. E S D D / N S D D - variveis para avaliar desempenho de isoladores sendo : E S D D ( Equivalent Salt Deposit Density ) - densidade depositada de sal equivalente. N S D D ( No Soluble Deposit Density ) - densidade depositada insolvel .

G I S - ( painis de manobra isolado a gs ) H cem anos equipamentos de subestaes eram extremamente volumosos exigindo superviso e manuteno constante , nos anos 60 surgiram subestaes do tipo GIS e AIS , com isso foi reduzido drasticamente as dimenses das subestaes e inversamente acontecendo com sua manuteno e confiabilidade.

Anda mungkin juga menyukai