Anda di halaman 1dari 3

Hquei no gelo

O hquei no gelo, ou hquei sobre o gelo, um esporte olmpico jogado entre duas equipas de seis jogadores cada, onde todos os jogadores e juzes calam patins. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco de ferro (puck). O objetivo do jogo fazer gol (isso conseguido fazendo com que o disco seja colocado na meta do adversrio). A equipe com o maior nmero de gols no final vence a partida. Esse um esporte de muito contato, at muito violento a agressivo, por isso a necessidade do uso de pesados equipamentos de proteo. Brigas entre jogadores - embora contra as regras - so muito comuns nas partidas de hquei. O hquei no gelo muito popular no Canad ( inclusive o esporte nmero 1 do pas), nos Estados Unidos, alm de Sucia, Rssia, Repblica Checa, Finlndia, Eslovquia e Eslovnia e Letnia.

Origem
O hquei sobre o gelo foi criado no Canad, como um derivado do hquei em campo. Os primeiros jogos, de carter informal, foram realizados por soldados britnicos sobre rios e lagos congelados, durante o rigoroso inverno canadense. Como um derivado direto do hquei de campo, tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo. Em 1875, o primeiro jogo indoor foi organizado em Montreal, e em 1877, sete estudantes da Universidade McGill criaram as primeiras regras para o desporto. A bola de borracha foi substituda por um disco de madeira, e cada equipe possuiria nove jogadores (mais os reservas). Ao longo da dcada de 1880, muitas equipes de hquei foram criadas no pas. Em 1898, o ento Governador Geral do Canad, Lord Stanley of Preston (cujos filhos eram fs de hquei), compareceu ao festival de Inverno, e ficou muito impressionado com o esporte, sendo um dos grandes entusiastas do hquei na poca, tanto que doou um trofu que seria dado equipe vencedora do Canad. Por volta de 1895, os primeiros jogos de hquei sobre o gelo nos Estados Unidos foram organizados.

Regras bsicas do hquei profissional:

* Jogos de hquei no gelo so feitos em trs perodos (tempos) de 20 minutos cada, e separadas por dois intervalos de 15 minutos cada. Nestes perodos, conta-se apenas o tempo em que o disco est em movimento o tempo gasto na realizao de faltas, entre um golo e um tiro de face off ou mesmo discusses, no contam. O cronmetro controlado por um game timekeeper. * Substituies no hquei sobre o gelo podem ser feitas diretamente, sem autorizao do juiz, e podendo ser feitas diretamente quando o jogo est em andamento. Naturalmente, jogadores que esto jogando no podem ser substitudos por jogadores que foram penalizados no jogo e no terminaram de cumprir a punio imposta pelo juiz. Os jogadores reservas ficam em um banco, localizado ao lado da pista de gelo, atrs do muro de proteo. * Um pnalti ocorre quando: um jogador Photobucket derrubado pelas costas; se o goleiro atirar seu taco num jogador; se outro jogador que no o goleiro cobrir o disco na rea azul que fica em frente rede do gol; se um jogador bater na parte oblqua da rede impedindo o gol. * O pnalti e cobrado da seguinte forma: O jogador comea no centro e patina sozinho com o disco. O goleiro deve ficar na frente da rede at que o jogador toque no disco. Nessa hora, o jogador s tem uma chance. Se errar, ou se o goleiro defender, a jogada termina imediatamente e o jogo reinicia com um confronto direto. Historicamente, as chances de marcar gol num pnalti so de 50%. * permitido um time Photobucket trocar seu goleiro por um jogador, deixando assim seu gol desprotegido. * No total um jogo de hquei possui seis juzes. Dois juzes, dois juzes de linha e dois juzes de gol. * No h empates. Se houver empate aps uma prorrogao de cinco minutos, trs jogadores de cada time participam de cobranas de pnalti numa melhor de seis. Se ainda estiver empatado, o jogo vai para a morte sbita. O placar final do jogo d ao time vencedor mais um gol apesar do resultado das cobranas.

Referncias Bibliogrficas: http://pt.wikipedia.org http://www.portalsaofrancisco.com.br http://www.blogodorium.net/regras-basicas-do-hoquei-no-gelo/

Anda mungkin juga menyukai