Anda di halaman 1dari 6

DISCIPLINA: Processo Penal (Inqurito / Ac.

Penal)

Semana 1 1. possvel a imposio de uma pena sem a interveno do Poder Judicirio? Explique. H casos em que o Estado pode delegar ao ofendido a legitimidade para dar incio ao processo, assim conferindo-lhe o jus persequendi, porm mantm consigo a exclusividade do jus puniendi. Esse direito de punir genrico e impessoal porque no se dirige especificamente contra uma pessoa, e sim contra a sociedade como um todo. 2. Qual o mecanismo de ativao da jurisdio? O mecanismo que ativa a jurisdio a Ao, no caso a ao penal, que leva o Estado, antes inerte, a todo um processo a fim de que se satisfaa uma pretenso. 3. H possibilidade de existncia de uma ao e processo sem que haja a prtica de crime? Sim, j que um direito autnomo: existe ainda que no exista o direito material. possvel existir ao penal, mesmo que no haja crime (fato inexistente), o que levar absolvio do acusado. 4. Qual a finalidade do processo penal? Dirimir o conflito restabelecer a paz; imposio de pena: para retribuio e preveno. Semana 2 1. Diferencie o princpio da verdade real do princpio da verdade formal. O principio da verdade real trata da busca dos fatos que realmente se deram quando do momento da realizao do fato, ao contrario da verdade formal, ou seja, ser considerado verdadeiro aquilo encontrado nos autos (no se busca a realidade dos fatos, mas sim aquilo passvel de prova documental). Na verdade real o juiz contenta-se com as provas apresentadas (produzidas), pelas partes, e na verdade real busca as melhores provas. 2. H prazo definido na lei para o encerramento do processo, visando atender ao princpio da celeridade do julgamento? No h um prazo estipulado em lei para que dure um processo, apenas existem pequenas diretrizes a se seguir para que o processo no perdure no judicirio mais que o perodo necessrio para sua resoluo. 3. A utilizao da videoconferncia para a realizao do interrogatrio atinge algum princpio do processo penal? Explique. Sim, uma vez que tal procedimento mexe no tocante a forma/estrutura do mtodo procedimental do processo penal. Alguns dos princpios que podemos citar so: Legalidade: s caber a utilizao de tal meio caso os devidos trmites legais j estejam previstos no incio da utilizao de tal mtodo. Publicidade: Traria um beneficio inestimvel nos processos de andamento publico, uma vez que u m nmero maior de pessoas poderia ter acesso e no feriria aqueles em segredo de justia, pois as filmagens poderiam fixar a disposio apenas aos advogados, promotores e juiz do caso. 4. Em qual momento o nome do ru pode ser lanado ao rol de culpados? Aps o trnsito em julgado da ao em curso, graas ao principio da presuno de inocncia onde se verifica que ningum poder ser considerado culpado antes que se esgotem suas chances de defesa. 5. Indique algumas hipteses em que possvel a decretao do sigilo no processo.

Ser cabvel o sigilo nas hipteses em que sua publicidade for prejudicial ao andamento do processo. Tal fato ocorre muito em casos de grande clamor social, onde a exposio dos autos poderia interferir at mesmo na celeridade deste. Tambm quando afetar a intimidade do investigado ou interesse social. Semana 3 1. Explique o princpio que norteia a aplicao do CPP no espao. Tal princpio seria o da territorialidade, que diz: o CPP ser aplicado onde o Estado brasileiro exerce sua soberania Estatal. 2. A Lei processual tem funo retroativa? Explique. No retroativa, mesmo que benfica, pois se aplica aos fatos processuais ocorridos durante a sua vigncia, permitindo a Constituio Federal a retroatividade desde que no prejudique a coisa julgada. 3. Diferencie Interpretao analgica de analogia. A diferena entre interpretao analgica e analogia reside na voluntas legis: na primeira, pretende a vontade da norma abranger os casos semelhantes por ela regulados; na segunda, ocorre o inverso: no pretenso da lei aplicar o seu contedo aos casos anlogos, tanto que silencia a respeito, mas o intrprete assim o faz, suprindo a lacuna. 4. Nosso ordenamento admite a instalao de tribunal de exceo? No. A CF preceitua que no haver juzo ou tribunal de exceo e tambm da exegese que reza: ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. Semana 4 1. No inqurito policial exigido o contraditrio? Explique. O contraditrio em sede de inqurito policial no aplicvel, pois impossvel dar ao investigado o direito de defesa, uma vez que ele no esta sendo acusado de nada, mas, sim, sendo objeto de uma pesquisa feita pela autoridade policial. 2. Qual a finalidade do IP? Explique. A finalidade do inqurito policial, alm de servir de base para que o MP, atravs da denncia, d incio a uma ao penal, tem tambm, por finalidade, apurar a existncia de uma infrao delituosa e descobrir seu autor ou autores. 3. possvel o ajuizamento da ao penal sem o IP? Explique. Nem sempre a abertura do inqurito policial necessria para a instaurao de uma ao penal, desde que o membro do parquet ou denunciante tenham em mos informaes suficientes para a propositura da ao. 4. O juiz pode fundamentar sua sentena exclusivamente no IP? Explique. A sentena condenatria ser nula, quando fundamentada exclusivamente nas provas produzidas no IP, que serve apenas como reforo de prova. Semana 6 1. Apresente e explique as prerrogativas funcionais da magistratura. Vitaliciedade o magistrado no perder seu cargo aps transcorrido o perodo de 2 anos desde sua assuno ao cargo. Inamovibilidade consiste em no poder o magistrado ser removido de sua sede de atividade para outra sem o seu prvio consentimento.

Irredutibilidade de vencimentos o magistrado no poder ter reduo de seus vencimentos. 2. O MP pode realizar e/ou presidir investigao criminal, diretamente? Ao MP confiado o poder de requisitar Polcia Judiciria a promoo de diligncias investigatrias e instaurao de IP, bem como o de supervisionar o andamento das investigaes, realizando o controle, e no a substituio da atividade policial em uma investigao criminal. 3. O promotor de justia pode atuar em processo que envolva a apurao de

responsabilidade criminal de seu parente? Os membros do MP devem abster-se de atuar em processo, quando houver incompatibilidade ou impedimento legal, que declararo nos autos. Se no se der a absteno, a incompatibilidade ou impedimento poder ser arguido pelas partes, atravs da exceo de suspeio. 4. Quem pode atuar como assistente de acusao? O assistente de acusao a posio ocupada pelo ofendido, pelo representante legal (no caso de PJ), cnjuge, ascendente, descendente ou irmo, quando ingressam no feito como sujeito e parte processual da relao jurdica, atuando ao lado do MP no plo ativo. 5. Defensor dativo se confunde com ad hoc? O defensor ad hoc aquele que designado para atuar em nico ato do processo. Pode ser tanto um advogado particular quanto um defensor pblico. O defensor dativo, ao contrrio, aquele indicado pelo juiz para realizar a defesa do acusado em todas as fases do processo, e no apenas em atos isolados. Somente advogados particulares podem servir como dativos. Semana 7 1. Disserte, em at 10 linhas, sobre a priso processual em face do princpio da presuno de inocncia. As prises cautelares no ofendem o princpio da presuno da inocncia, pois existem pressupostos e fundamentos que embasam essas medidas cautelares, sendo elas aplicadas apenas em casos extremos, que so tipificados pela lei. P.ex., servem para assegurar o bom andamento do processo at sua sentena final. As medidas cautelares podem danificar o direito de liberdade da pessoa, pois toda vez em que algum mantido preso antes ou durante o processo e, ao final do processo, acaba recebendo uma sentena de absolvio, nota-se que ocorreu um grande erro judicirio, que feriu os direitos fundamentais da pessoa. Porm, essas prises cautelares so um mal necessrio, pois o Estado no pode deixar de execut-las, seno acabaria ocorrendo um enfraquecimento na represso dos crimes, ou seja, na luta contra as infraes penais. 2. Explique as hipteses de priso civil. A priso civil pode ocorrer em duas hipteses: a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel. O Brasil ratificou em 92 o Pacto de So Jos da Costa Rica, o qual apenas admite a priso por dvidas do devedor inescusvel de alimentos. Assim, surgiram questionamentos acerca da constitucionalidade da priso do depositrio infiel e da possibilidade do tratado de direitos humanos, que no passou por tramitao de aprovao adotada para as Emendas Constitucionais, alterar a CF. 3. A priso processual tem a mesma funo da priso pena? A priso processual no objetiva a punio, como a priso pena, mas constitui apenas instrumento para a realizao do processo ou para a garantia de seus resultados. 4. Quais os fundamentos gerais para a decretao da priso processual?

Para a decretao da priso processual, impe-se a verificao de dois requisitos: o fumus boni iuris e o periculum in mora, traduzidos, no caso da priso, em fumus comissi delicti e periculum libertatis. Via de regra, o primeiro requisito encontra-se presente quando h indcios de autoria de determinada infrao e prova de sua materialidade. J o perigo na demora, o risco de que, com a demora no julgamento, possa o acusado, solto, impedir a correta soluo da causa ou a aplicao da sano punitiva. Semana 8 1. Apresente e explique duas formas legais e duas ilegais de flagrante. Legais: flagrante imprprio ocorre quando a pessoa perseguida depois de cometer o delito, sendo presa em situao que leve presuno de que ela a culpada pelo delito; flagrante presumido ocorre quando a pessoa presa com os objetos (armas, papis, instrumentos) que o conectam ao crime. Ilegais: flagrante preparado, o agente induzido ou instigado a cometer o delito, e neste momento acaba sendo preso em flagrante; flagrante forjado a conduta do agente criada pela autoridade policial com fim de justificar a priso em flagrante do agente, onde o mesmo no pratica nenhuma ao criminosa. 2. Em seu interrogatrio Tcio inventou diversos fatos para sua defesa. Percebendo que Tcio estava mentindo o juiz determinou a priso em flagrante do ru pela prtica de crime de falso testemunho. O magistrado agiu acertadamente? Explique e fundamente sua resposta. 3. Diferencie flagrante esperado, retardado e provocado. No flagrante esperado, a autoridade policial, tendo conhecimento por qualquer meio de que ir ocorrer um crime, antecipa-se ao agente, colocando-se de vigilncia e posteriormente efetuando sua priso no momento do incio ao criminosa. O flagrante preparado ou provocado ocorre quando a autoridade molda situaes que induzem o agente a praticar o fato delituoso, o que configura uma ilegalidade. O flagrante retardado quando a autoridade policial retarda a operao para identificar e responsabilizar o maior nmero de integrantes de operaes de trfico e distribuio. 4. Qual a consequncia da inobservncia do procedimento para a lavratura da priso em flagrante? A CF, dentre as garantias individuais, registra o direito de a priso ser comunicada em at 24 horas ao juiz competente e a famlia do preso ou a pessoa por ele indicada. No mesmo prazo, a nota de culpa deve ser entregue ao preso, mediante recibo. Caso no sejam cumpridos estes procedimentos para a lavratura da priso em flagrante, haver o relaxamento da priso. Semana 9 1. Quais os fundamentos para a decretao da priso preventiva? Garantia da ordem pblica, garantia da ordem econmica, convenincia da instruo criminal, assegurar a aplicao da lei penal, assegurar o cumprimento de medida protetiva de urgncia. 2. possvel a priso preventiva de acusado por crime culposo? vedado, em princpio, aos crimes culposos frente ao postulado da proporcionalidade. 3. O juiz pode decretar a priso temporria durante o curso do processo? No. A priso temporria de natureza cautelar, com prazo preestabelecido de durao, cabvel exclusivamente na fase do IP. 4. Por quanto tempo pode durar a priso preventiva?

No existe prazo fixado na Lei para a durao da priso preventiva. Ela pode ser revogada a qualquer tempo, desde que no subsista mais a razo da sua decretao. Concedida a liberdade provisria, o juiz pode decret-la de novo, desde que novas razes a justifiquem. 5. Qual o prazo de durao da priso temporria? O prazo para priso temporria, em regra, de 5 (cinco) dias, podendo ser prorrogado pelo juiz por mais 5 (cinco), demonstrada extrema e comprovada necessidade Semana 10 1. Quais crimes sero processados pelo rito ordinrio? Crimes cuja sano mxima cominada for igual ou superior a 4 anos de pena privativa de liberdade; 2. Apresente as espcies de rito comum existentes e suas hipteses de cabimento. Ordinrio - tem aplicao subsidiria, ser adotado sempre que no for cabvel qualquer um dos procedimentos especiais ou o procedimento comum sumrio; Sumrio - as hipteses de cabimento so as previstas no artigo 275 do CPC. 3. Quais as hipteses de absolvio sumria? a) Existncia manifesta de causa excludente da ilicitude. b) Existncia manifesta de causa excludente da culpabilidade, salvo inimputabilidade. c) Quando o fato narrado no constitui crime (atipicidade formal ou material). d) Causa extintiva da punibilidade, com exceo do perdo judicial neste momento, pois pressupe reconhecimento de culpa. 4. Qual o momento de recebimento ou rejeio da denncia? Nos procedimentos ordinrio e sumrio, oferecida a denncia ou queixa, o juiz, se no a rejeitar liminarmente, receb-la- e ordenar a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 dias. Semana 11 1. Quais crimes sero processados pelo rito sumrio? Ser comum sumrio quando a infrao no for de menor potencial ofensivo e tenha pena mxima cominada inferior a 4 anos. 2. Aponte as diferenas entre os ritos ordinrio e sumrio. O rito sumrio tem regras semelhantes ao ordinrio, com apenas pontuais diferenas. Semelhanas: apresentao de defesa no incio do processo; possibilidade de absolvio sumria; audincia nica de instruo e julgamento. Diferenas: reduo do prazo para a realizao da audincia: no ordinrio so 60 dias e no sumrio so 30 dias, reduo do nmero de testemunhas: no ordinrio so 8 e no sumrio so 5. Semana 12 1. Quais crimes sero processados pelo rito do jri? Os crimes dolosos contra a vida. 2. Qual a diferena entre plenitude de defesa e ampla defesa? A plenitude de defesa exercida no Tribunal do Jri, onde podero ser usados todos os meios de defesa possveis para convencer os jurados, inclusive argumentos no jurdicos. Destarte, em respeito a este princpio, tambm ser possvel saber mais sobre a vida dos jurados, inquirir testemunhas em plenrio, dentre outros. J a ampla defesa, entende-se pela defesa tcnica, relativa apenas aos aspectos jurdicos.

3. O que vem a ser deciso de pronncia? a deciso que admite a acusao, diante da existncia de prova do crime e indcios de autoria. 4. O que vem a ser deciso de impronncia? a deciso que no admite a acusao, seja por ausncia de prova da materialidade ou por falta de indcios de autoria. 5. Quais as garantias constitucionais que recaem sobre o Jri? Plenitude de defesa, sigilo das votaes, soberania dos vereditos, competncia do tribunal do jri.

Anda mungkin juga menyukai