Anda di halaman 1dari 18

ROBERT NOZICK E SUA TEORIA POLTICA: UMA ALTERNATIVA VIVEL PROPOSTA DE JOHN RAWLS?

ROBERT NOZICK AND HIS POLITICAL THEORY: A FEASIBLE ALTERNATIVE TO JOHN RAWLS PROPOSAL?

Raphael Brasileiro Braga*


_________________________________________________________________________
RESUMO: Robert Nozick inicia Anarquia, Estado e Utopia afirmando que os indivduos tm direitos, e h coisas que nenhuma pessoa ou grupo pode fazer com os indivduos sem lhes violar os direitos. Para ele, um Estado justo em relao aos seus cidados nada mais do que um Estado que respeita a conduta individual. O autor afirma que um Estado no tem o direito de forar uma pessoa mais privilegiada a contribuir com um menos favorecido a fim de que este tenha seu bem-estar aumentado. Se voc for forado, seja pelo Estado, seja por algum, a contribuir para o bem-estar de terceiros, seus direitos estaro sendo violados. Diante disso, Nozick afirma que o Estado Mnimo o mais extenso que se pode justificar. Qualquer outro mais amplo viola os direitos dos cidados. PALAVRAS-CHAVE: Justia. Estado Mnimo. Direitos. ABSTRACT: Robert Nozick begins Anarchy, State and Utopia stating that individuals have rights, and there are things that any person or group can do with individuals without violate their rights. The author says that a State does not have right of force a person more privileged to contribute with a less privileged in order to this has increased his well-being. If you are forced, or by State, or by any person, to contribute to well-being of third party, yours rights are violated. Like this, Nozick says that the Minimal State is the most extensive that we can justify. Any other wider violate the citizens rights.

KEYWORDS: Justice. Minimal State. Rights.

___________________________________________________________________________

Robert Nozick, nascido em 1939, foi contemporneo de John Rawls em Harvard, perodo em que este publicou Uma Teoria da Justia. Trs anos mais tarde, em 1974, Nozick publicou seu mais conhecido livro, intitulado Anarquia, Estado e Utopia. Esta obra ganhou

Mestrando em Filosofia UFC/Capes. Contato: raphaelbrasileiro@yahoo.com.br

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

espao como uma crtica teoria utilitarista, ao modelo anarquista norte-americano, teoria da justia de Rawls e estabeleceu uma utopia capitalista cuja justificao fundamental seria nunca utilizar os indivduos como simples meios. Com isso, Nozick passou a ser conhecido como um defensor do que ele chama o Estado Mnimo e do assim chamado Libertarismo. Vejamos, portanto, aspectos gerais da teoria libertria e, mais especificamente, o pensamento nozickiano propriamente dito.

II

O cerne do pensamento libertrio est centrado na dignidade de cada ser humano, que no pode ser restringida em nome de nenhuma necessidade coletiva.
Essa dignidade reside no exerccio soberano da liberdade de escolha no mbito de um sistema coerente de direitos. O libertarismo pretende, assim, articular de maneira consequente uma ideia cujo atrativo, hoje, no se submete em nada ao ideal utilitarista de uma sociedade feliz: uma sociedade justa uma sociedade livre1.

Para os libertrios no possvel compreender o que uma sociedade livre sem antes formular um sistema coerente de direitos de propriedade. A liberdade consiste em poder fazer o que se deseja e, para tanto, tornam-se indispensveis os direitos de propriedade, pois somente assim possvel fazer o que se quer com o que se quer e onde se quer. Diante disso, o libertarismo afirma que o indivduo possui tambm pleno direito de si, tendo total propriedade do seu corpo e obtendo o poder de barrar tudo o que poderia ser feito dele. Por ter direito sobre o prprio corpo, o indivduo, consequentemente, afirmam os libertrios, senhor dos seus talentos. Caso queira, pode vender seus rgos, estragar sua sade ou pr fim sua prpria existncia.
Para um libertrio, portanto, no se cogita de aceitar a obrigao legal de fazer servio militar, frequentar a escola, apertar o cinto de segurana, fazer parte de um jri e prestar socorro a uma pessoa em perigo. Tambm no se cogita de proibir a eutansia, a prostituio, a blasfmia, o negativismo, as perverses sexuais e o comrcio de rgos, sob a condio claro de que nenhuma coero seja exercida para obter a participao de algum2.

ARNSPERGER. C; VAN PARIJS, P. tica Econmica e Social. Traduo de Nadyr S. Penteado; Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2003, pg. 37. 2 ARNSPERGER. C; VAN PARIJS, P. tica Econmica e Social. Traduo de Nadyr S. Penteado; Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2003, pg. 39.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

Segundo Van Parijs, h trs restries, apenas, sobre esse direito de propriedade de si: 1) Apesar de cada um ter o direito de se destruir, no tem o direito de se vender como escravo. Para os libertrios, o ideal de uma sociedade livre incompatvel com a presena de pessoas dominadas por outras de forma irreversvel. 2) O paternalismo no tido como inconveniente quando se trata de crianas. Pais, ou no, tm o direito de restringir a liberdade de crianas somente na medida em que eles contribuem para coloc-las em situao de exercer elas prprias sua liberdade. 3) Uma sociedade livre no pode ser uma sociedade em que assassinos, violadores e pedfilos circulam pelas cidades, maltratando as pessoas com toda impunidade. Um outro aspecto se torna claro na teoria libertria. J que, segundo os libertrios, devemos ter plena propriedade de ns mesmos, e que nosso corpo constitudo de molculas alheias a ele, no podemos sobreviver sem uma superfcie sobre a qual nos apoiar, e nem podemos sobreviver sem respirar um ar do qual no somos proprietrios. Em concluso, a teoria libertria no pode ter a pretenso de oferecer uma caracterizao de uma sociedade justa sem acrescentar ao princpio de propriedade de si princpios que rejam a propriedade dos objetos exteriores3. Diante disso, se os princpios de propriedade de si determinam os direitos de propriedade sobre seres humanos, o princpio de justa circulao rege os direitos de propriedades sobre os objetos. A fim de reger essas regras de propriedade, a teoria libertria elenca trs princpios bsicos4: 1. Princpio da Propriedade de Si: todo indivduo mentalmente capaz tem direito absoluto a dispor de sua pessoa, inclusive dos talentos que recebeu e cultivou, contanto que no utilize esse direito para renunciar a prpria liberdade. 2. Princpio da Justa Circulao: a justia de um direito de propriedade estabelecida quando este foi obtido por transferncia voluntria, tcita ou explcita, com ou sem compensao material ou monetria, da pessoa que era anteriormente seu proprietrio legtimo. 3. Princpio da Apropriao Original: o titular inicial de um direito de propriedade sobre um objeto o primeiro a ter reivindicado a sua propriedade, eventualmente sob a condio de ter pago uma taxa cujo montante fixado, seja pela clusula
3

ARNSPERGER. C; VAN PARIJS, P. tica Econmica e Social. Traduo de Nadyr S. Penteado; Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2003, pg. 40. 4 ARNSPERGER. C; VAN PARIJS, P. tica Econmica e Social. Traduo de Nadyr S. Penteado; Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2003, pg. 42.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

lockiana (direito de todos a um destino pelo menos equivalente ao que teria sido no estado natural), seja pelo critrio painiano de justia (direito igual de todos ao valor dos produtos da terra).

III

Em Anarquia, Estado e Utopia, Robert Nozick apresenta trs grandes subdivises, que seguem o ttulo do livro. O autor inicia sua obra com uma afirmao categrica: Indivduos tm direitos. E h coisas que nenhuma pessoa ou grupo pode fazer com os indivduos (sem lhes violar os direitos)5. Segundo Grondona6, aqui se resume a perspectiva filosfica de Nozick, qual seja, que os indivduos so to valiosos que devem ser respeitados e nenhum argumento pode refutar isso. Essa dignidade do homem tamanha que ele no pode aceitar que nenhum de seus direitos seja violado. Seria, portanto, uma evocao mxima kantiana de que o homem fim em si mesmo. Para Sahd, os direitos inalienveis dos indivduos no Estado mnimo so considerados justos, pois constituem a condio necessria e suficiente para poder afirmar a mxima de Kant 7. Na primeira parte do livro, Nozick discute com os anarquistas. Para eles, afirma Nozick, no s ficaramos muito melhor vivendo sem a presena de um Estado, como tambm afirmam que a existncia de qualquer Estado necessariamente violentaria os direitos morais da pessoa e, por conseguinte, [seria] em si mesmo imoral 8. Em uma palavra: para os anarquistas, o Estado sempre inferior anarquia, pois ele viola os direitos morais dos cidados. Se o Estado no existisse, Nozick pergunta, seria necessrio invent-lo? Por que temos o Estado e no a anarquia? Nas palavras de Nozick, a questo fundamental da filosofia poltica, que precede qualquer outra sobre como o Estado deve ser organizado, se ele deve ou no realmente existir. Por que no temos a anarquia?9. Vale ressaltar que, segundo

NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 9. 6 GRONDONA, M. Os Pensadores da Liberdade: de John Locke a Robert Nozick. Traduo de Ubiratan de Macedo. So Paulo: Mandarim, 2000, pg. 159-171. 7 SAHD, L. F. N. A. S. Robert Nozick e as teorias do no-sacrifcio e do direito de reivindicar. In CARVALHO, M, C, M. (Org.) O Utilitarismo em Foco: Um encontro com seus proponentes e crticos. Florianpolis: Ed. da UFCS, 2007, pg. 234. 8 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 20. 9 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 18.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

Grondona, a anarquia no tem para os anglo-saxes as mesmas conotaes que tm para ns10. Para os anglo-saxes, o pior seria a tirania e no a anarquia, isso porque, afirma Grondona, eles confiam na autodisciplina. Em Nozick, portanto, o Estado nasce de um monoplio do poder. Em outras palavras, ele supe um Estado de Natureza no qual as pessoas formam agncias para protegerem a si prprias. O autor toma como base o Estado de Natureza de Locke. Nesse Estado, diz Nozick, um indivduo pode pessoalmente exigir respeito aos seus direitos e outros indivduos podem juntar-se a ele em busca desse ideal. Um grupo de pessoas pode aliar-se a um indivduo com o objetivo de impedir um ataque ou perseguir um agressor, por exemplo. Grupos de indivduos podem, assim, formar associaes de proteo mtua11. Dessa forma, quando h varias agncias em um mesmo espao geogrfico, possvel que ocorra luta entre elas pela hegemonia do poder. A soluo natural vista por Nozick que uma delas se torne a dominante e se imponha ante as demais. Assim, portanto, nasce o Estado. Alguns inconvenientes, porm, surgem nesse Estado de Natureza, como, por exemplo, os homens no poderem julgar em causa prpria. Diante disso, vo exigir uma punio superior aos danos sofridos. Haver, ento, retaliaes sem fim e no haver como por fim a tais contendas. No Estado de Natureza, os indivduos s podem resolver seus problemas de duas maneiras: 1) por iniciativa prpria e 2) formando associaes de proteo mtua. Em outras palavras:
O Estado surge como um resultado no desejado, mas inevitvel, de processos de tipo mo invisvel, isto , das associaes ou agncias de proteo dos direitos morais que os prprios indivduos promovem passa-se, seguindo uma motivao egosta e racional, s agncias de proteo dominante e ao Minimal State12.

Como afirma Arajo 13, o que Nozick tem em mente um Estado que possui duas caractersticas fundamentais, a saber: 1) exercer o monoplio do uso da fora em um determinado territrio e 2) proteger os direitos de todos nesse territrio. Nozick, no entanto, afirma Arajo, no aceita de imediato que a soluo para o Estado de natureza de Locke o

10

Mariano Grondona concluiu a obra aqui referida na Faculdade de Direito e Cincias Sociais da Universidade de Buenos Aires, portanto, o ns refere-se aos sul-americanos, pois, segundo ele, atribumos um valor pejorativo ao termo anarquia pelo fato de termos vivido muito tempo nela. 11 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 27. 12 SAHD, L. F. N. A. S. Robert Nozick e as teorias do no-sacrifcio e do direito de reivindicar. In CARVALHO, M, C, M. (Org.) O Utilitarismo em Foco: Um encontro com seus proponentes e crticos. Florianpolis: Ed. da UFCS, 2007, pg. 244.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

governo civil. Nozick imagina a formao de uma associao de proteo mtua. Nesses servios prestados por tais agncias esto servios judiciais tais como deteco dos culpados, sua apreenso, julgamento etc. Para ele, vrias agncias podem oferecer proteo em um mesmo territrio. O que aconteceria, no entanto, se clientes de diferentes agncias entrassem em conflito? Nozick chega a algumas concluses. Primeiro, as agncias poderiam enfrentar o conflito entre os membros adotando uma poltica de no-interveno. Essa poltica, porm, causaria discrdia e poderia resultar na formao de subgrupos que talvez lutassem entre si e, dessa maneira, ocasionassem o esfacelamento da associao 14. Segundo, as agncias podem chegar a um acordo a respeito de quem seria o culpado. Terceiro, se as concluses acerca do culpado forem diferentes, muito provvel que a soluo seja dada mediante o uso da fora, porquanto no h uma instncia superior a qual possam recorrer.
Nesse caso, ou uma das agncias acaba prevalecendo, e ento todos aderem agncia vitoriosa; ou elas admitem o empate, e ento dividem o territrio em diferentes reas, cada qual com uma nica agncia de proteo; ou elas chegam a uma soluo federativa, na qual se estabelece uma hierarquia de tribunais, cada qual com suas prprias atribuies e jurisdio, com direito a recurso a uma instncia superior e final15.

Consequentemente, afirma Nozick, da anarquia gerada por grupamentos espontneos, associaes de proteo mtua, diviso de trabalho, autointeresse etc., surge algo que se assemelha muito a um Estado mnimo ou a um grupo de Estados mnimos geograficamente distintos16. Para Nozick, s o Estado tem poderes para impor uma deciso contra a vontade de uma das partes. O Estado no permite que algum mais faa cumprir as decises de outro sistema17. Dessa forma, quando ocorre contenda entre os indivduos e estes no encontram soluo para o problema, os concernidos desejosos de que suas alegaes sejam resolvidas recorrero ao sistema judicirio do Estado como nico meio imparcial capaz de resolver querelas.

13

ARAJO, C. Nozick e o Estado. In OLIVEIRA, M.A; AGUIAR, O; SAHAD, L. F. N. A. S. (Org) Filosofia Poltica Contempornea. Petrpolis: Vozes, 2003, pg. 272-286. 14 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 27. 15 ARAJO, C. Nozick e o Estado. In OLIVEIRA, M.A; AGUIAR, O; SAHAD, L. F. N. A. S. (Org) Filosofia Poltica Contempornea. Petrpolis: Vozes, 2003, pg. 277. 16 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 31. 17 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 29.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

Nozick afirma que o Estado mnimo o mais extenso que se pode justificar. Qualquer outro mais amplo viola os direitos da pessoa18. Para compreender o que o autor entende por Estado mnimo, faamos um paralelo entre este e o que o prprio Nozick apresenta como Estado ultramnimo. Neste, por exemplo 19, a minha agncia, que dominante, protege a mim e queles que so scios, ficando de fora os assim chamados no-scios. Para ilustrar imaginemos um Estado que protege apenas aqueles que com ele contribuem. Vale ressaltar que a nfase do Estado ultramnimo na proteo da no violao dos direitos e no na segurana. Nozick, aqui, procura livrar-se da acusao de defender a ideia de redistribuio, afirmando que os no-contribuintes tambm devem ser protegidos. O Estado que protege os contribuintes e estende sua proteo aos no-contribuintes j no ultramnimo, mas mnimo, porque abrange a todos20. Para Nozick, afirma Sahd, a noo de Estado permite superar o problema da redistribuio: a agncia dominante iria prestar seus servios mesmo para aqueles que no pagassem por eles, ou mesmo para os que pagassem menos, para proteger melhor seus associados. De modo que, sem pretend -lo, por um tipo de mo invisvel, chega-se obrigatoriamente ao Estado Mnimo 21. Kymlicka afirma que os libertrios que defendem as liberdades de mercado exigem limitaes ao uso do Estado para a poltica social. Portanto eles se opem ao uso do esquema de tributao redistributiva para implementar uma teoria liberal de igualdade22. A tributao redistributiva criticada por Nozick justamente porque se caracteriza, para ele, como uma violao dos direitos dos indivduos. Segundo Nozick, as pessoas tm direito de fazer o que quiserem com seus bens, mesmo que a opo escolhida no seja a melhor maneira de assegurar a produtividade. O governo, portanto, no tem o direito de interferir no mercado, mesmo que seja com o fim de aumentar sua eficincia. Como as pessoas tm direito de

18

NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 170. 19 GRONDONA, M. Os Pensadores da Liberdade: de John Locke a Robert Nozick. Traduo de Ubiratan de Macedo. So Paulo: Mandarim, 2000, pg. 159-171. 20 GRONDONA, M. Os Pensadores da Liberdade: de John Locke a Robert Nozick. Traduo de Ubiratan de Macedo. So Paulo: Mandarim, 2000, pg. 168. 21 SAHD, L. F. N. A. S. Robert Nozick e as teorias do no-sacrifcio e do direito de reivindicar. In CARVALHO, M, C, M. (Org.) O Utilitarismo em Foco: Um encontro com seus proponentes e crticos. Florianpolis: Ed. da UFCS, 2007, pg. 245. 22 KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 119.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

dispor de suas posses como julgarem melhor, a interferncia governamental equivalente ao trabalho forado uma violao, no da eficincia, mas de seus direitos morais bsicos 23. Gargarella distingue24 as chamadas liberdade positiva e liberdade negativa. No caso da teoria de Nozick, o Estado deve assegurar a liberdade negativa das pessoas, ou seja, o Estado deve garantir que ningum interfira nos direitos bsicos de cada cidado, tais como a vida e a propriedade. J com a liberdade positiva, o Estado no deve se preocupar, pois ele no tem a obrigao de fornecer nada aos indivduos para que possam levar adiante seus planos de vida25. Para Nozick, se voc for forado, seja pelo Estado, seja por algum, a contribuir para o bem-estar de terceiros, seus direitos estaro sendo violados. A teoria de Rawls d importncia liberdade positiva das pessoas criticada por Nozick. Na teoria de Nozick, se possuo a mim mesmo, possuo meus talentos, e se possuo meus talentos, possuo qualquer coisa que produza por meio deles. A exigncia de tributao redist ributiva dos talentosos para os desfavorecidos viola a posse de si mesmo 26. Segundo Gargarella, o liberalismo rawlsiano considera que ningum merece as capacidades e talentos que possui e, diante disso, os talentos naturais de cada indivduo fazem parte de um acervo comum. Assim, Rawls defende, por exemplo, que os mais talentosos ponham seus talentos a servio dos menos talentosos. Isso explanado exaustivamente por Rawls quando este trata do princpio da diferena, o qual defende que as desigualdades existentes na estrutura bsica somente so permitidas se houver um maior favorecimento para os menos afortunados.
O que para Rawls representa um sistema institucional justo, constitui para Nozick um sistema temvel: segundo Nozick, quando parte do esforo de alguns [designada] a melhorar o destino dos outros, deturpa-se o princpio da autopropriedade, a tal ponto que ganha sentido falar de uma nova forma de escravido, defendida em nome da justia27.

Tanto Rawls como Nozick, diz Kymlicka, apresentam pontos comuns em suas crticas ao utilitarismo. Ambos concordam em tratar as pessoas como iguais, buscando limites s formas de usar os outros como meios de realizar seus fins. Eles divergem justamente em quais

23

KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 121. 24 GARGARELLA, R. As Teorias da Justia depois de Rawls: Um breve manual de Filosofia Poltica. Traduo de Alonso Reis Freire. So Paulo: Martins Fontes, 2008, pg. 37-40. 25 GARGARELLA, R. As Teorias da Justia depois de Rawls: Um breve manual de Filosofia Poltica. Traduo de Alonso Reis Freire. So Paulo: Martins Fontes, 2008, pg. 37. 26 KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 134.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

direitos so os mais importantes quando o objetivo tratar os indivduos como fins em si mesmos. Para Rawls, um dos direitos mais importantes o direito a certa parcela dos recursos da sociedade. Para Nozick, por outro lado, os direitos mais importantes so os direitos sobre si prprios28, ou seja, os direitos referentes posse de si mesmo. De acordo com a argumentao de Kymlicka, h diversas maneiras por meio das quais os liberais respeitam os direitos dos indivduos. Por exemplo, aceitam que o indivduo possuidor legtimo de seus talentos e livre para us-los da maneira como bem entenderem. A questo central para os liberais, porm, a seguinte: como uma questo de sorte bruta as pessoas terem os talentos que tm, seus direitos a seus talentos no incluem o direito de auferir recompensas desiguais do exerccio desses talentos.
Como os talentos so imerecidos, no uma negao da igualdade moral o governo considerar os talentos das pessoas [...] como fundamento possvel para reivindicaes de compensao. As pessoas que nascem naturalmente desfavorecidas tm um direito legtimo sobre os favorecidos e os naturalmente favorecidos tm uma obrigao moral para com os desfavorecidos29.

Rawls considera injusto, afirma Kymlicka, que os naturalmente desfavorecidos morram de fome somente porque no tm nada a oferecer aos outros nessa espcie de escambo, ou que crianas no tenham direito a escola e assistncia mdica pblicas simplesmente porque so oriundas de famlias pobres. Para Rawls, o papel de um Estado justo minimamente reparar as desigualdades existentes na estrutura bsica de uma sociedade. Isso porque nessa estrutura bsica existem camadas da sociedade nas quais os cidados no escolheram viver com o equivalente a menos de R$ 1,00 por dia, ou ter que andar quilmetros diariamente para levar os filhos escola (quando h escola), ou ainda comer farinha com palma30 cozida, uma vez por dia, tendo isso como a nica coisa a comer. O objetivo da teoria da justia como equidade dar condies justas para que os cidados tenham uma vida digna e se vejam como iguais dentro de uma sociedade. Kymlicka afirma que os igualitrios liberais, como o caso de Rawls, do preferncia tributao das trocas livres para compensar os desfavorecidos natural e socialmente. Para Nozick, porm, isso considerado
27

GARGARELLA, R. As Teorias da Justia depois de Rawls: Um breve manual de Filosofia Poltica. Traduo de Alonso Reis Freire. So Paulo: Martins Fontes, 2008, pg. 39. 28 KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 133. 29 KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 134.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

10

injusto porque as pessoas so donas de suas posses e, nesse sentido, podemos dizer que ser titular significa ter um direito absoluto de dispor delas como quiser, contanto que isso no envolva fora nem fraude31. Assim, para Nozick, somos livres para gastar e usar o que temos da maneira que quisermos e ningum, nem mesmo o Governo, tem o direito de tirar esses bens de ns, mesmo que seja para impedir que os menos favorecidos morram de fome. Em Nozick, afirma Vita, um Estado justo em relao aos seus cidados nada mais do que um Estado que respeita a conduta individual. Para ele, um Estado no tem o direito de forar uma pessoa mais privilegiada a contribuir com um menos privilegiado a fim de que este tenha seu bem-estar aumentado. Nozick no admite que os mais privilegiados sejam utilizados como instrumento para beneficiar os menos favorecidos. Podemos concluir, ento, que, para Nozick, o segundo princpio da justia como equidade de Rawls defende uma grande injustia, pois ao usar uma pessoa dessa forma no se leva a srio o fato de ela ser nica. Para Nozick, ningum tem o direito de for-la a isso.
Usar uma dessas pessoas em benefcio das outras implica us-la e beneficiar os demais. Nada mais. O que acontece que alguma coisa feita com ela em benefcio dos outros. Conversas sobre bem social geral disfaram essa situao. (Intencionalmente?) Usar uma pessoa dessa maneira, alm de indicar desrespeito, no leva em conta o fato de que ela uma pessoa separada, que sua a vida de que dispe. Ela no obtm algum bem que contrabalance seu sacrifcio, e ningum tem o direito de obrig-la a isso e ainda menos o Estado ou o Governo, que alegam que lhe exige a lealdade (o que outros indivduos no fazem) e que, por conseguinte, deve ser escrupulosamente neutro entre seus cidados32.

Assim, portanto, por respeitar essa individualidade, o direito em um Estado mnimo no nos diz o que devemos fazer, mas somente estabelece o que no devemos fazer. Dessa forma, o indivduo pode fazer o que bem lhe interessar, realizar qualquer concepo de vida boa que desejar desde que, claro, 1) respeite a integridade fsica de terceiros; 2) no viole propriedades legitimamente adquiridas; e 3) cumpra os contratos voluntariamente acordados. Se a teoria de Rawls, afirma Nozick, for levada s ltimas conseqncias, o Estado teria a obrigao de exigir dos cidados que transplantassem rgos do corpo para aqueles que esto em situao desfavorvel. Por exemplo, o indivduo que possui dois olhos bons deve transferir um deles para que um cego possa ver. Aquele que no tem problemas renais deve abrir mo

30 31

Planta tpica da Caatinga. KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 123.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

11

de um rim para que o outro tenha uma vida melhor. Dar uma perna a quem no tem nenhuma corroboraria com a auto estima do beneficiado, e assim por diante. Alm disso, dos textos de Nozick podemos concluir, de acordo com as implicaes dele prprio, que Rawls torna-se refm de sua prpria crtica. Em outras palavras, a crtica de Rawls ao utilitarismo acaba, por assim dizer, voltando-se contra ele prprio, pois Rawls, para Nozick, no leva a srio a diferena entre as pessoas, uma vez que uns sero considerados como meios em favor de outros. Para Nozick, nem a teoria de Rawls e o liberalismo igualitrio de modo geral faz justia distino entre as pessoas. O liberalismo igualitrio, como o utilitarismo, no leva os direitos individuais a srio 33.

IV Segundo Fleischacker 34, a teoria da Justia Distributiva trata de como uma sociedade ou um grupo deve distribuir seus recursos, que so escassos, entre indivduos que tm necessidades e demandas conflitantes. Apesar de essa questo ser retratada desde Plato e Aristteles (no sentido aristotlico, as pessoas seriam recompensadas de acordo com seus mritos), s muito recentemente, afirma o autor, as pessoas passaram a tratar a distribuio dos recursos da estrutura bsica de uma sociedade como uma questo de justia e considerar que a justia deveria exigir uma distribuio de recursos que satisfizesse as necessidades de todos35. Para ele, no sentido moderno, a justia distributiva recorre ao Estado para garantir que a propriedade seja distribuda por toda a sociedade, a fim de que todos possam minimamente suprir faltas causadas, por exemplo, por uma imperfeio de mercado. Assim, portanto, na concepo moderna de justia distributiva
supe-se que todos meream determinados bens independentemente de mrito; no se supe que consideraes de mrito entrem em cena at que determinados recursos bsicos (habitao, assistncia sade, educao) tenham sidos distribudos a todos36.

32

NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 48. 33 VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007, pg. 35. 34 FLEISCHACKER, S. Uma breve histria da justia distributiva. Traduo de lvaro de Vita. So Paulo: Martins Fontes, 2006. 35 FLEISCHACKER, S. Uma breve histria da justia distributiva. Traduo de lvaro de Vita. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 4.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

12

As duas questes que mais tm preocupado os tericos polticos desde Rawls so: (1) Que bens devem ser distribudos?; e (2) Quanto desses bens todos devem ter? 37. No Estado mnimo, segundo Nozick, no h redistribuio porque nunca houve uma distribuio e ningum tem um direito a quaisquer bens materiais alm daqueles que adquiriu como propriedade privada [...] Ningum tem qualquer direito a bens que se destinam a colocar essa pessoa em uma determinada condio material38. O que deve ser seguido quando nos referimos a propriedades so os trs princpios libertrios retrocitados. O Estado mnimo, afirma ele, trata-nos como indivduos inviolveis, que no podem ser usados para outros meios. Este o nico Estado que respeita a individualidade e permite que sejam escolhidas as formas de vida que mais satisfaam e contribuam para a realizao dos nossos fins. Interpretando Nozick, Sahd afirma que como cada homem um ser valioso e pode ter um projeto de vida que faa a diferena no mundo, vale a pena dar-lhe a liberdade e assegurar sua existncia. J que uma pessoa no pode ser sacrificada, pois seria o sacrifcio de uma vida com projetos, ela no deve tambm ser usada como recurso para outra pessoa39. Para Nozick, o importante, no fim das contas, no saber que temos liberdade, mas saber o que de fato podemos fazer com ela. Segundo Vita40, no pensamento de Nozick h a defesa de que cada indivduo tenha a sua vida distinta de todas as demais. E, justamente por isso, no se justifica sacrificar os interesses mais fundamentais de algumas pessoas em benefcio do total maior de utilidade41 que poderia ser alcanado. Segundo John Rawls, uma sociedade justa necessita de um Estado interventor, ou seja, um Estado cujas instituies fundamentais deveriam contribuir para a primordial tarefa de igualar as pessoas em suas circunstncias bsicas 42. J na teoria de Nozick encontramos uma argumentao diferente da defendida pelo igualitarismo rawlsiano. O Estado nozickiano, denominado pelo prprio autor como Estado Guarda-Noturno, consideravelmente menos
36

FLEISCHACKER, S. Uma breve histria da justia distributiva. Traduo de lvaro de Vita. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 9. 37 FLEISCHACKER, S. Uma breve histria da justia distributiva. Traduo de lvaro de Vita. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 169. 38 FLEISCHACKER, S. Uma breve histria da justia distributiva. Traduo de lvaro de Vita. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 173-4. 39 SAHD, L. F. N. A. S. Robert Nozick e as teorias do no-sacrifcio e do direito de reivindicar. In CARVALHO, M, C, M. (Org.) O Utilitarismo em Foco: Um encontro com seus proponentes e crticos. Florianpolis: Ed. da UFCS, 2007, pg. 240. 40 VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007, pg. 34-43. 41 VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007, pg. 35. 42 GARGARELLA, R. As Teorias da Justia depois de Rawls: Um breve manual de Filosofia Poltica. Traduo de Alonso Reis Freire. So Paulo: Martins Fontes, 2008, pg. 33.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

13

intervencionista frente quele desenvolvido por Rawls, pois, para Nozick, sua funo seria exclusivamente proteger as pessoas contra o roubo, a fraude, o uso ilegtimo da fora e garantir, por assim dizer, o cumprimento dos contratos acordados pelos cidados. Em suma:
Nozick defender uma sociedade organizada como um ambiente para a utopia um ambiente no qual quem queira viver de acordo com as normas liberais, conservadoras, comunistas, socialistas poder fazer isso contanto que saiba respeitar os direitos dos demais43.

Nozick no se ope noo de igualdade, mas ao estabelecimento de regras que pretendem imp-la. O que parece incorreto que sejam impostas aos outros, contra sua vontade, normas igualitrias44. Assim, para Nozick, justamente pelo fato de as pessoas serem diferentes entre si tese defendida por Rawls quando este trata do fato pluralismo, o que, para Nozick, mais uma vez no levado a srio qualquer tentativa de igual-las terminar frustrada, pois a idia de liberdade rompe com qualquer norma igualitria. A menos que a liberdade seja suprimida ou se recorra constantemente a intervenes do Estado, o fim dessa regulao igualitria ser inevitvel. Ao tratar da justia nas aquisies e transferncias de bens, Nozick apresenta o exemplo de Wilt Chamberlain45 com o objetivo de mostrar que qualquer plano redistributivo ser constantemente perturbado por doaes e trocas livres, e portanto essa redistribuio ser impossvel sem que haja uma interferncia constante na capacidade das pessoas para doar ou trocar bens46. Suponhamos, sugere Nozick, que foi realizada uma determinada distribuio de recursos em um Estado que defende uma tese X de justia distributiva, denominada D. Talvez as parcelas destinadas a cada indivduo sejam iguais, ou at mesmo varie de acordo com algum critrio. Agora suponhamos que o jogador de futebol Kak, que atualmente joga no Real Madrid da Espanha, assina contrato com o time do Flamengo, RJ, (fato que o tornar campeo em bilheteria) com o seguinte acordo: para cada jogo realizado, 25 centavos do preo de cada ingresso sero destinados ao Kak (para esse exemplo, desconsideremos aqui os bens que o jogador j possui). Comeado o campeonato, as pessoas vo em massa aos estdios em todo Brasil para ver o atleta jogar. Ao comprarem os ingressos,

43

GARGARELLA, R. As Teorias da Justia depois de Rawls: Um breve manual de Filosofia Poltica. Traduo de Alonso Reis Freire. So Paulo: Martins Fontes, 2008, pg. 34. 44 GARGARELLA, R. As Teorias da Justia depois de Rawls: Um breve manual de Filosofia Poltica. Traduo de Alonso Reis Freire. So Paulo: Martins Fontes, 2008, pg. 44. 45 Farei aqui uma adaptao do exemplo de Nozick usando uma realidade nossa.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

14

os 25 centavos so arrecadados em um depsito destinado ao Kak. Pela categoria do atleta, as pessoas consideram justas as contribuies a ele destinadas.
Vamos supor que, em uma temporada, um milho de pessoas comparecem aos jogos em que ele toma parte. [Kak] termina o campeonato com $ 250.000, uma soma muito maior do que a renda mdia e maior mesmo do que qualquer pessoa aufere. Tem ele direito a essa renda? Essa nova distribuio, D, injusta?47.

As pessoas em D, afirma Nozick, tinham direito ao controle dos recursos que possuam e cada uma dessas pessoas, voluntariamente, resolveu dar uma porcentagem do seu dinheiro ao atleta. Com isso, pergunta o autor, se D era uma distribuio justa e as pessoas voluntariamente passaram para D, D tambm no dever ser considerada justa? Se as pessoas, continua ele, tinham o direito de usar os recursos da maneira que bem entendessem, no estaria includo tambm o direito de dar ao atleta ou trocar com ele? Diante disso, conclui, j que todas as pessoas tinham sua parcela legtima em D, no h nada que outra pessoa tenha que algum possa reivindicar.
Nenhum princpio de estado final ou distributivo padronizado de justia pode ser continuamente implementado sem interferncia contnua na vida das pessoas. [...] A fim de manter o padro, teramos que ou interferir continuamente para impedir que pessoas transferissem recursos como quisessem ou continuamente (ou periodicamente) interferir para tomar de algumas delas recursos que outras decidiram por alguma razo transferir para elas48.

Kymlicka resume do seguinte modo a teoria de Nozick no que diz respeito aquisio inicial justa49: 1. As pessoas possuem a si mesmas. 2. O mundo inicialmente no pertence a ningum. 3. Voc pode adquirir direitos absolutos sobre uma parcela desproporcional do mundo desde que no piore a condio dos outros.

46

FLEISCHACKER, S. Uma breve histria da justia distributiva. Traduo de lvaro de Vita. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 175. 47 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 181. 48 NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 183. 49 KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 143.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

15

4. Pode-se dizer que relativamente fcil adquirir direitos absolutos sobre uma parcela desproporcional do mundo. Para Kymlicka, a tese central na teoria de Nozick, no que diz respeito teoria da titularidade, pode ser entendida da seguinte forma: se todos os indivduos so titulares dos bens que possuem atualmente, podemos afirmar que uma distribuio justa se d simplesmente pela troca livre entre as pessoas. Em outras palavras,
qualquer distribuio que resulte de uma situao justa por meio de transferncias livres , por sua vez, justa. O governo tributar essas trocas contra a vontade de qualquer um injusto, mesmo que os tributos sejam usados para compensar os custos extraordinrios das deficincias naturais imerecidas de algum50.

Segundo Sahd, em Nozick ningum pode interferir na propriedade de um indivduo sem o seu consentimento, mesmo que redunde em bem maior. No entanto, pergunta Sahd, Quando as pessoas tm direitos propriedade? Qual o fundamento da aquisio da propriedade privada moralmente justificada?51. Para Nozick, afirma, o direito propriedade deve ser obtido no por necessidade ou por merecimento. Ele prope o seguinte exemplo: imaginemos que uma pessoa muito rica acabou de receber uma herana. provvel que ela no necessite dessa fortuna herdada nem mesmo tenha feito algum esforo para merec-la. Somos, no entanto, inclinados a dizer que a herana sua por direito, isto , que o herdeiro autorizado, habilitado a ela. nessa teoria da titularidade da justia que Nozick se detm 52. Dessa forma, no so as caractersticas pessoais que decidem quanto justia das posses, mas como foi obtida tal propriedade. Nozick um defensor da assim chamada clusula lockiana, a qual afirma que uma pessoa s pode tomar posse de algo se deixar quantidade suficiente e de qualidade equivalente aos outros, contemporneos e de geraes futuras. Em outras palavras, a clusula lockiana impede que a Terra e seus recursos naturais se reduzam a um vasto self-service gratuito em que o primeiro a chegar tambm o primeiro a ser servido 53. No seguir o que dita a
50

KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 122. 51 SAHD, L. F. N. A. S. Robert Nozick e as teorias do no-sacrifcio e do direito de reivindicar. In CARVALHO, M, C, M. (Org.) O Utilitarismo em Foco: Um encontro com seus proponentes e crticos. Florianpolis: Ed. da UFCS, 2007, pg. 245. 52 SAHD, L. F. N. A. S. Robert Nozick e as teorias do no-sacrifcio e do direito de reivindicar. In CARVALHO, M, C, M. (Org.) O Utilitarismo em Foco: Um encontro com seus proponentes e crticos. Florianpolis: Ed. da UFCS, 2007, pg. 246. 53 VAN PARIJS, P. O que uma sociedade justa? Traduo de Cntia Carvalho. So Paulo: tica, 1997, pg. 21.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

16

clusula, diz Van Parijs, permite que qualquer um possa se apoderar de uma fonte nica no deserto e cobrar preos elevadssimos por uma nica gota retirada dela. para evitar esse tipo de situao, afirma Van Parijs, que Nozick defende que a apropriao de uma parte qualquer da natureza s pode ser feita se no deteriorar a sorte de ningum. Dessa forma, as desigualdades presentes na vida dos cidados de uma determinada sociedade seriam originrias de transaes voluntrias a partir de uma apropriao original moralmente justificvel, ou seja:
Segundo Locke, um indivduo torna-se proprietrio de alguma coisa que era previamente de uso comum misturando nela seu trabalho o trabalho a atividade que transmite a propriedade que cada um tem de si prprio para recursos externos, gerando direitos exclusivos sobre o que antes pertencia ao estoque de coisas que Deus oferecera humanidade em comum54.

Para Nozick, portanto, a apropriao de um recurso natural ilegtima se, e somente se, os que so assim privados da possibilidade de se apropriar dele se encontrarem em situao pior do que a que teriam num estado natural, isento de todo direito de propriedade, em que tudo acessvel a todos55. Segundo Vita, as clusulas de Locke e Nozick no so teis para avaliar a justia de uma dada distribuio de recursos porque no h nenhum sistema econmico capaz de satisfaz-las. Vita afirma que nenhum processo de apropriao principalmente em uma sociedade capitalista, para a qual Nozick escreve surgiu por essa empreitada lockiana, mas de uma apropriao violenta e da privatizao do que anteriormente pertencia ao uso comum, bem como da proletarizao forada de camponeses e artesos, da colonizao e da escravido de africanos e indgenas 56.

Kymlicka afirma que em Nozick a nica tributao legtima aquela que destinada para manter as instituies de fundo que ajudam a manter o sistema de livre troca. O que se pode concluir da teoria da titularidade de Nozick, afirma Kymlicka, que: 1) se o Estado mnimo limitado a interferir na vida dos indivduos apenas no que diz respeito proteo contra fora, roubo, fraude e imposio de contratos; 2) e que qualquer Estado mais amplo
54 55

VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007, pg. 70. ARNSPERGER. C; VAN PARIJS, P. tica Econmica e Social. Traduo de Nadyr S. Penteado; Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2003, pg. 44. 56 VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007, pg. 73.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?

17

lhes violaria os direitos; 3) podemos inferir que nesse Estado no haveria educao pblica, servio de sade pblico, transportes, estradas ou parques. Todas essas obras a cargo do Estado inevitavelmente envolvem a tributao coercitiva de algumas pessoas contra sua vontade, violando o princpio de cada um, como escolher, para cada um, como escolhido57. Mas por que Nozick apresenta essas condies? Por um motivo muito simples, j, de alguma forma, comentado anteriormente: caso sejam violados esses direitos relacionados com a nossa conduta, estaremos tratando os outros no como fins em si mesmos, mas meramente como meios, no respeitando a inviolabilidade individual. Para Vita, essa caracterstica do pensamento nozickiano fruto de uma interpretao particularmente forte do imperativo categrico kantiano. Ou seja, em Kant devemos agir de forma tal que tratemos a humanidade, em ns mesmos ou em outros, no como meio, mas sempre como fim em si mesma. Em Nozick, por outro lado, devemos considerar inviolveis todas as circunstncias e no somente a humanidade da vida de uma pessoa. Isso envolve desde seus talentos naturais posse de recursos externos58. Sem essa interpretao forte do imperativo kantiano, afirma Vita, ficaria difcil sustentar a afirmao nozickiana de que quando uma pessoa privada de parte de sua renda por motivao redistributiva essa pessoa na verdade estaria sendo usada como meio e no como fim. Isso equivale a desrespeitar aquilo que em uma pessoa est acima de qualquer preo, sua humanidade 59.

Referncias
ARAJO, C. Nozick e o Estado. In OLIVEIRA, M.A; AGUIAR, O; SAHAD, L. F. N. A. S. (Org.) Filosofia Poltica Contempornea. Petrpolis: Vozes, 2003, p. 272-286. ARNSPERGER. C; VAN PARIJS, P. tica Econmica e Social. Traduo de Nadyr S. Penteado; Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 2003. FLEISCHACKER, S. Uma breve histria da justia distributiva. Trad. lvaro de Vita. So Paulo: Martins Fontes, 2006. GARGARELLA, R. As Teorias da Justia depois de Rawls: Um breve manual de Filosofia Poltica. Traduo de Alonso Reis Freire. So Paulo: Martins Fontes, 2008. GRONDONA, M. Os Pensadores da Liberdade: de John Locke a Robert Nozick. So Paulo: Mandarim, 2000.
57

KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006, pg. 123. 58 VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007, pg. 38. 59 VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007, pg. 38.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Raphael Brasileiro Braga Robert Nozick e sua Teoria Poltica: Uma alternativa vivel proposta de John Rawls?
KYMLICKA, W. Filosofia Poltica Contempornea. Traduo de Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2006. NOZICK, R. Anarquia, Estado e Utopia. Traduo de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, pg. 9. RAWLS, J. Liberalismo Poltico, O. Traduo de Dinah de Abreu Azevedo. So Paulo: tica, 2000. SAHD, L. F. N. A. S. Robert Nozick e as teorias do no-sacrifcio e do direito de reivindicar. In CARVALHO, M, C, M. (Org.) O Utilitarismo em Foco: Um encontro com seus proponentes e crticos. Florianpolis: Ed. da UFCS, 2007, pg. 233-58. VAN PARIJS, P. O que uma sociedade justa? Trad. Cntia Carvalho. So Paulo: tica, 1997. VITA, A de. A justia igualitria e seus crticos. So Paulo: Martins Fontes, 2007.

18

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 239-256

Anda mungkin juga menyukai