Anda di halaman 1dari 60

APOSTILA DE INTRODUO ECONOMIA

PROFESSORA: LUCYNEI PEDROSA DE SOUZA

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Estudantes de Administrao, Turismo e Cincias Contbeis!!!

Neste primeiro momento nos deteremos em uma introduo economia. No s no estudo de economia como tambm em outras disciplinas, a receita contempla os seguintes ingredientes: Disciplina, disposio, perspectivas futuras, vontade de crescer, determinao, curiosidade, obstinao e observao.

No mundo globalizado em que vivemos de suma importncia o conhecimento econmico. Deparamos todos os dias com noticias Econmicas nas rdios, televiso, nos jornais na internet e outros meios de comunicao. Dentre essas noticias destacam-se:

crise financeira, inflao juros desemprego taxa de cambio dficit pblico divida externa Demanda por produtos Crise do Petrleo etc.

Em suma, todos esses assuntos fazem parte de inmeras questes estudadas pela cincia econmica, cuja importncia cresce a cada dia para diversas reas de conhecimento, como Administrao, Cincias Contbeis, Direito, Cincia Poltica, Matemtica, Estatstica, Atividades de comunicao, Engenharias, Meio Ambiente, Turismo etc. (PINHO, 2006)

O objetivo principal dessa disciplina apresentar a voc a cincia econmica mencionando, de forma simples, conceitos, idias e teorias que compem essa cincia. Por meio de uma linguagem clara, procuramos misturar uma viso terica com aplicaes que esto no seu dia-a-dia.

Essa apostila contar com 6 unidades

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

A unidade I apresenta conceitos de:

economia, sistemas econmico, Curva de possibilidade de produo, argumentos positivos versus argumentos normativos inter-relao da economia com outras reas do conhecimento.

A unidade II promove a discusso sobre:

a cincia econmica do sculo XXI s suas origens tendncias principais, a emergncia da economia social e do cooperativismo, o desenvolvimento cientifico da economia do sculo XXI a 1870, a criao cientifica da economia de 1869 a 1750, a fase pr-cientfica da economia de 1749 s razes histricas.

A unidade III apresenta:

metodologia da cincia econmica e o funcionamento do mercado a metodologia cientifica principais mtodos e tcnicas utilizadas em economia. roteiro bsico de um trabalho cientifico estrutura do trabalho cientifico estudo de caso A unidade IV Discorre sobre:

teoria elementar da demanda teoria elementar da oferta o equilbrio do mercado Elasticidades teoria da Firma: consideraes preliminares A teoria da utilidade

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

A unidade V discute a:

estrutura de mercado determinante das estruturas - concorrncia pura e perfeita mercados imperfeitos mercados imperfeitos monoplio monopsnio oligoplio oligopsnio concorrncia monopolstica

A Unidade VI - estudaremos:

oferta agregada, demanda agregada e equilbrio renda nacional de equilbrio outros instrumentos de analise econmicos o efeito multiplicador teorema do oramento equilibrado hiatos inflacionrios e poltica fiscal pura.

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

UNIDADE I

Conceitos fundamentais de economia

1.1 Conceito de Economia

A palavra economia deriva do grego - Etimologicamente, ECONOMIA = oikos (casa) + nomos (norma, lei) = administrao da casa ou administrao da coisa publica. Atualmente, Economia pode ser definida como a cincia social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos produtivos escassos na produo, no intuito de produzir diferentes bens e servios e atender as necessidades de consumo.

"A economia a cincia que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relao existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos". Lionel Charles Robbins, Baro Robbins (1898 - 1984).

Para um melhor entendimento do fenmeno econmico temos que destacar alguns conceitos relevantes. Tais conceitos so:

recursos escassez necessidades escolha produo distribuio

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produo ( mo de obra, terra, matrias primas etc.) so limitados. J as necessidades humanas so ilimitadas, e sempre se renovam, por fora do prprio crescimento populacional e do continuo desejo de elevar o padro de vida. Nem todos os pases tm recursos necessrios para satisfazer as necessidades de sua populao. Encontramos ai o problema da escassez, ou seja, recursos limitados. Lembrando que as necessidades humanas so ilimitadas. Devido escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher alternativas de produo e distribuio. Ponto central do estudo da Economia Como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da populao.

No podemos confundir escassez com pobreza. Pobreza significa ter poucos bens Escassez significa mais desejos do que bens para satisfaz-los, ainda que haja muitos bens.

1.2 Sistema Econmico Os elementos bsicos de um sistema econmico so: Os estoques de recursos produtivos ou fatores de produo, que incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia. O complexo de unidades de produo, constitudo pelas empresas; O conjunto de instituies polticas, jurdicas, econmicas e sociais, que so base da organizao da sociedade.

Classificados em dois grandes grupos:

O sistema socialista ou de economia centralizada ou planificada; e o Sistema capitalista ou de economia de mercado.

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

1.2.1 As questes econmicas fundamentais

A economia se ocupa das questes relativas satisfao das necessidades dos indivduos e da sociedade.

Necessidade Humana: a sensao de carncia de algo unido ao desejo de satisfazla. Tipos de necessidades: Necessidades do individuo Natural: por exemplo, comer, beber, dormir etc. Social: decorrente da vida em sociedade; por exemplo, festa de casamento. Necessidades da sociedade Coletivas: partem do individuo e passam a ser da Sociedade; por exemplo, o transporte de nibus, trens, Vans, metrs. Publicas: surgem da mesma sociedade; por exemplo, a ordem pblica. Necessidades vitais ou primarias: destas depende a conservao da vida; por exemplo, os alimentos. Necessidades civilizadas ou secundrias: so as que tendem a aumentar o bem-estar do indivduo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econmicos e sociais em que se desenvolvem os indivduos; por exemplo, o turismo.
Recursos Produtivos (Maquinas, fbricas, terras agricultveis, matrias-primas etc.) disposio da sociedade e que so utilizados na produo dos mais diferentes tipos de produtos so finitos e limitados, ou seja, insuficiente para se produzir o volume de bens e servios necessrios para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.

As necessidades Humanas a serem satisfeitas atravs dos consumos dos diversos bens (alimentos, roupas, casas, carro etc.) e servios (Odontolgicos, mdicos, segurana etc.) Essas necessidades so infinitas e eliminadas.

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

1.2.2 A QUESTAO DA ORGANIZACAO ECONOMICA - SISTEMAS ECONOMICOS

Como as sociedades resolvem os problemas econmicos fundamentais:

o que e quanto, como e para quem produzir? A resposta depende da forma de organizao econmica.

Existem duas formas principais de organizao econmica:

1. Economia de mercado (ou descentralizada, tipo capitalista) Sistema de concorrncia pura (sem interferncia do governo) Sistema de economia mista (com interferncia governamental)

2. Economia planificada (ou centralizada, tipo socialista) Num sistema de concorrncia pura ou perfeitamente competitivo, predomina o laissez-faire: milhares de produtores e milhes de consumidores tem condies de resolver os problemas econmicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma mo invisvel, sem a necessidade de interveno do Estado na atividade econmica. Isso se torna possvel atravs do chamado mecanismo de preos, que resolve os problemas econmicos fundamentais e promove o equilbrio nos vrios mercados. De forma que: Se houver excesso de oferta (ou escassez de demanda), haver queda nos preos, ate atingir o equilbrio; Se houver excesso de demanda (ou escassez de oferta), os preos subiro ate buscar um novo equilbrio entre a oferta e demanda.

Para satisfao das necessidades, os problemas econmicos fundamentais so resolvidos da seguinte forma:

Produo Distribuio

Consumo

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Nesse processo de produo e consumo, surgem e so solucionados muitos problemas de carter econmico: Da escassez dos recursos ou fatores de produo, associadas s necessidades ilimitadas do homem originam-se as chamadas questes econmicas fundamentais: o que e quanto Produzir? Surgem diretamente do problema da escassez de recursos de produo. Ou seja, a sociedade ter que escolher, dentro do leque de possibilidades limitadas de produo, quais produtos sero produzidos e as respectivas quantidades a ser fabricada. como Produzir? Refere-se necessidade de escolha, por parte da sociedade, da combinao dos recursos que sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente. para quem Produzir? A sociedade ter tambm de decidir como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo.

O tratamento dessas questes depende da forma de organizao econmica. Por exemplo, em uma economia de mercado, espera-se um maior papel das empresas privadas na soluo dessas questes. J em economias planificadas, o estado assume toda a responsabilidade pela resoluo delas. Nesse sentido, torna-se fundamental algum conhecimento da organizao ou do sistema econmico.

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

1.3 - Curva de possibilidade de produo (ou curva de transformao) (CPP) a fronteira mxima de produo da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou dos fatores de produo de que se dispe em dado momento. Ex: suponhamos uma economia que s produza mquinas (bens de capital) e alimentos (bens de consumo) e cujas alternativas de produo sejam as seguintes.

Alternativas de produo

Mquinas (milhares de unidade)

Alimentos (em milhes de toneladas) 15 14 12 9 5 0

A B C D E F

0 3 4 5 6 7

Finalidade: demonstrar o conceito de escassez

10

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Indica: combinaes mximas possveis de produo de dois bens que podem ser obtidas quando a economia utiliza todos os seus recursos de diferentes maneiras.

Na Curva ( pontos I, J, K) : nveis altamente eficientes, significa que todos os recursos produtivos esto sendo utilizados.

Dentro da Curva (ponto G): subemprego de fatores (capacidade ociosa ), pois a sociedade poderia aumentar sua produo de alimentos sem reduzir a produo de automveis, ou vice-versa.

Fora da Curva (ponto L) : est fora da fronteira. Para atingir este ponto a Curva tem que se deslocar direita (nveis mais elevados de produo).

Custo de Oportunidade: mede o valor das oportunidades perdidas em decorrncia da escolha de uma alternativa de produo em lugar de outra tambm possvel. Conhecido tambm como custo alternativo, por representar o custo da produo alternativa sacrificada, ou custo implcito. Os custos de oportunidade so crescentes, j que quando aumentamos a produo de um bem, os fatores de produo so transferidos dos outros produtos tornam-se mais cada vez mais aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferncia vai ficando cada vez mais difcil e onerosa e o grau de sacrifcio vai aumentando. Este fato justifica o formato cncavo da curva de

possibilidades de produo: acrscimos iguais na produo dos alimentos implicam decrscimos cada vez maiores na produo de maquinas.

Deslocamentos da curva de possibilidades de produo.

Pode ser entendido de curto prazo Essa situao limite, entretanto, pode ser superada ao longo do tempo, a partir do deslocamento da CPP para cima e para direita.

11

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Pas esta crescendo e decorrem tanto de elevao na dotao dos fatores de produo (como o crescimento da fora de trabalho qualificada ou incorporaes de novas terras produtivas). Aproveitamento dos recursos existentes. (tecnologia, eficincia produtiva e organizacional das empresas e aumento no grau de qualidade de Mo de obra.

1.3 Argumentos positivos versus argumentos normativos

Economia Positiva: tenta descrever a economia como ela : descritiva: o economista se comporta como cientista Economia Normativa: faz afirmaes sobre como a economia deveria ser: prescritiva: o economista se comporta como poltico Exemplo. Duas economistas, Maria e Ana Maria: - Leis que obrigam o pagamento de salrio mnimo podem causar desemprego. (afirmao de economia positiva) Ana: - O governo deveria aumentar o salrio mnimo. (afirmao de economia normativa) Checamos a validade de afirmaes de economia positiva e de economia normativa de forma diferente: Economia Positiva: afirmaes podem ser confirmadas ou no pela evidncia emprica: voc pode, por exemplo, checar a validade da afirmao de Maria analisando dados de alterao de salrio mnimo e alteraes do desemprego ao longo do tempo (voc estaria se comportando como cientista e recorrendo economia positiva) Economia Normativa: no podemos checar a validade de afirmaes normativas recorrendo apenas a dados: concordar ou no com Ana no meramente uma questo de cincia: opinies polticas tambm esto envolvidas

12

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Afirmaes

de

economia

positiva

normativa

esto

relacionadas:

a sua viso de como a economia funciona (economia positiva) influencia a sua viso acerca de quais polticas econmicas so desejveis (economia normativa) Exemplo. Se Maria estiver convencida, por argumentos de economia positiva e pela evidncia emprica, de que o salrio mnimo pode causar desemprego, ela ir rejeitar a afirmao normativa de Ana de que o governo deveria aumentar o salrio mnimo Mas concluses de economia normativa no necessariamente seguem somente de afirmaes de economia positiva: julgamentos de valor tambm interferem A maior parte do seu curso de economia procura explicar como a economia funciona (economia positiva), mas isso tendo em mente que o objetivo : melhorar como a economia funciona Fonte: Mankiw, Principles of Economics, p. 26 aput, Silva, 2005 -

http://www.angelfire.com/id/SergioDaSilva/positvsnorm.htm

1.4 inter-relao da economia com outras reas do conhecimento

1.4.1

Economia, Fsica e Biologia

Concepes organicistas: comportamento da Economia como rgo vivo, por isso, uso de termos como rgos, fluxos, circulao, funes.

Concepes mecanicistas: leis da Economia se comporta como determinadas leis da Fsica, por isso, uso de termos como equilbrio, esttica, dinmica, acelerao, velocidade, fora, etc.

1.4.2

Economia, Matemtica e Estatstica

Matemtica: permite escrever resumidamente conceitos importantes, relaes de Economia e analisar economicamente na forma de modelos analticos. Estatstica: recorre-se a ela, pois as relaes econmicas no so exatas.

13

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Regularidades da Economia:

consumo nacional depende diretamente da renda nacional; quantidade demandada de um bem tem uma relao inversamente proporcional com seu preo, tudo o mais constante;

exportaes e importaes dependem da taxa de cmbio.

Econometria: rea voltada para a quantificao dos modelos. 1.4.3 Economia e Poltica

Poltica: fixa instituies sobre as quais se desenvolvero atividades econmicas, subordinadas ao poder poltico, mas a estrutura poltica pode muitas vezes se subordinar ao poder econmico. Exemplos: poltica do caf com leite (1930); poder econmico dos latifundirios; poder dos oligoplios e monoplios; poder das corporaes estatais; poder do sistema financeiro.

1.4.4 Economia e Histria

Pesquisa histrica: facilita a compreenso do presente e ajuda nas previses. Fatos econmicos: afetam o desenrolar da Histria.

1.4.5 Economia e Geografia

Geografia: permite avaliar fatores teis anlise econmica como localizao das empresas, posio setorial, etc. - esto relacionadas a ela a economia urbana, regional, as teorias de localizao industrial e a demografia econmica.

1.4.6 Economia, Moral, Justia e Filosofia

14

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Antes do sc. XVIII: atividade econmica era vista como parte da Filosofia, Moral e tica.

Unidade II

2.0

A cincia econmica do sculo XXI s suas origens tendncias principais,

2.1

Introduo

Incio da teoria econmica de forma sistematizada a partir da publicao de A riqueza das naes de Adam Smith (1776).

2.1.1 Precursores da teoria econmica

2.1.2 Antiguidade: Aristteles, Plato e Xenofonte, na Grcia Antiga.

2.1.3 Mercantilismo: sc. XVI nasce primeira escola econmica voltada para a acumulao de riquezas de uma nao.

2.1.4 Fisiocracia: sc. XVIII nasce a escola de pensamento francesa que coloca que a terra a nica fonte de riqueza e h uma ordem natural que faz o universo ser regido por leis naturais, absolutas, imutveis e universais. (Dr. Franois Quesnay)

2.1.5 Os clssicos

15

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Adam Smith: O mercado como que guiado por uma mo invisvel, a partir da livre iniciativa (laissez-faire), do trabalho humano, levando em conta a produtividade e a proteo sociedade. Considerado o precursor da teoria econmica. Em 1776, publicou A Riqueza das Naes, um tratado abrangente sobre as questes econmicas que vo desde aspectos monetrios e de preos, ate a distribuio do rendimento da terra, e a hiptese da mo invisvel. Adam colocou que todos os agentes, em busca de lucrar o mximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. E como se uma mo invisvel orientasse todas as decises da economia. A defesa do mercado como regulador das decises econmicas de uma nao traria muitos benefcios, para a coletividade, isso independente da ao do Estado. E o principio do liberalismo.

David Ricardo: todos os custos se reduzem a custos de trabalho e mostra como acumulao de capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevao da renda. Desenvolve estudos sobre comrcio internacional e teoria das vantagens comparativas, dando origem s correntes neoclssica e marxista. Economista ingls (4/1772-11/9/1823). Autor da teoria do trabalho como valor, um dos fundadores da cincia econmica. Sua teoria do trabalho, pela qual o valor de um bem determinado de acordo com o trabalho necessrio a sua produo, considerada a contribuio mais importante para a cincia que criou.

16

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

John Stuart Mill: sintetizador do pensamento neoclssico, consolidando o exposto anteriormente e avanando ao incorporar elementos institucionais e ao definir melhor restries, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.

Jean-Baptiste Say: subordina o problema das trocas de mercadorias a sua produo e populariza a lei de Say, a oferta cria sua prpria procura. que estabelece que a Oferta Agregada da Economia que determina o nvel de Produo desta Economia. Segundo este princpio, quando um produtor vende seu produto, o dinheiro que obtm com essa venda est sendo gasto com a mesma vontade da venda de seu produto, sinteticamente: a oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos. Pela teoria de Say, no existem as chamadas crises de "superproduo geral", uma vez que tudo o que produzido pode ser consumido j que a demanda de um bem determinada pela oferta de outros bens, de forma que a oferta agregada sempre igual a demanda agregada. Say aceitava ser possvel que certos sectores da economia tivessem relativa superproduo em relao aos outros setores, que sofressem de relativa subproduo.

17

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Thomas Malthus: sistematiza uma teoria geral sobre a populao, assinalando que o crescimento da populao dependia da oferta de alimentos, dando apoio teoria dos salrios de subsistncia e levantando o problema do excesso populacional. Sua fama decorre dos estudos sobre a populao, para ele o excesso populacional era a causa de todos os males da sociedade (populao cresce em progresso geomtrica e alimentos em progresso aritmtica), tudo isto esto contidos em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio: "Um ensaio sobre o princpio da populao na medida em que afeta o melhoramento futuro da sociedade, com notas sobre as especulaes de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores" (1798) e "Um ensaio sobre o princpio da populao ou uma viso de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigao das nossas expectativas quanto remoo ou mitigao futura dos males que ocasiona" (1803).

2.1.6 A teoria neoclssica (1870)

Alfred Marshall: publica Princpios da economia e levanta questes do comportamento do consumidor, teoria marginalista e teoria quantitativa da moeda. O mtodo de Marshall, o qual influenciou boa parte dos economistas ingleses posteriores consistiam em utilizar a Matemtica aplicada como meio de investigao e anlise de fenmenos econmicos, e o raciocnio lgico e as aplicaes prticas (isto , a aplicao a partir de fatos reais) como meio de exposio desses mesmos fenmenos. Assim,

18

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

considera-se que seu mtodo analtico-matemtico foi uma de suas maiores contribuies para a moderna Cincia Econmica. (Wikipdia, 2010)

2.1.7 A teoria keynesiana:

John Maynard Keynes, Economista Britnico. Cujas idias serviram de influncia para a macroeconomia moderna, tanto na teoria quanto na prtica. Ele defendeu uma poltica econmica de Estado intervencionista, atravs da qual os governos usariam medidas fiscais e monetrias para mitigar os efeitos adversos dos ciclos econmicos - recesso, depresso e booms. Suas idias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana. Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, o terico vive na poca da Grande Depresso e constri uma teoria que acredita na crise como problema temporrio, mostrando combinaes polticas econmicas e solues para a recesso. nvel de produo nacional; demanda agregada ou efetiva; fim do laissez-faire1 ; monetaristas: privilegiam o controle da moeda. uso de polticas fiscais e certo grau de interveno do Estado na economia; ps-keynesianos.

A obra de Keynes deu origem a dois grandes grupos, que continuam a debater seu trabalho: Os monetaristas: esto associados principalmente a Universidade de

Laissez-faire parte da expresso em lngua francesa "laissez faire, laissez aller, laissez passer", que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Esta frase legendariamente atribuda ao comerciante Legendre, que a teria pronunciado numa reunio com Colbert, no final do sculo XVII (Que faut-il faire pour vous aider? perguntou Colbert. Nous laisser faire, teria respondido Legendre). Mas no resta dvida que o primeiro autor a usar a frase laissez-faire, numa associao clara com sua doutrina, foi o Marqus de Argenson por volta de 1751. A expresso refere-se a uma filosofia econmica que surgiu no sculo XVIII, que defendia a existncia de mercado livre nas trocas comerciais internacionais, ao contrrio do forte protecionismo baseado em elevadas tarifas alfandegrias que se sentia na altura (Wikipdia)

19

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Chicago. Destacam-se os economistas Milton Friedman, Thomas Sargent e Robert Lucas. Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervencionismo do Estado. Deste grupo derivaram os atuais neoliberais. Os keynesianos: tem como maior representante James Tobin, da Universidade de Yale. Recomendam o uso de polticas fiscais ativas e maior grau de interveno do governo. Deste grupo derivaram os atuais desenvolvimentistas. A Era Keynesiana foi rica em contribuies em todos os campos da economia, bem como para a ampliao dos horizontes de estudo.

2.1.8 Perodos recentes: mudanas na teoria econmica, principalmente, aps duas crises do petrleo. Pontos: existe uma conscincia maior das limitaes e possibilidades de aplicaes da teoria; avano do contedo emprico da economia; e consolidao das contribuies anteriores.

2.1.9 Abordagens alternativas

marxistas e institucionalistas: criticam a abordagem pragmtica da economia e prope enfoque analtico.

marxista: O Capital de Marx, conceito de mais-valia, aspecto poltico, conceito de valor-trabalho.

institucionalistas: Veblen e Galbraith, dirigem crticas ao alto grau de abstrao da teoria econmica e ao fato de ela no incorporar em sua anlise as instituies sociais.

1969 - Prmio Nobel da Economia: teoria econmica como corpo cientfico, seus primeiros ganhadores foram Ragnar Frisch e Jan Tinbergen.

20

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

2.2 A EMERGNCIA DA ECONOMIA SOCIAL E DO COOPERATIVISMO,

De acordo com Vasconcelos, 2008 os problemas como o aumento da pobreza, a eliminao das formas tradicionais de economia sustentvel. O descontrolado crescimento urbano e a destruio do meio ambiente tm estimulado a expanso da economia social, conhecida como economia solidria ou participativa. Fim do estado protetor e provedor das necessidades bsicas da populao. Juntamente com a associao e o sindicato, uma das formas de associativismo, que, por sua vez, originou-se do instituto da ajuda mtua, conhecida desde os mais remotos traos da civilizao. Iniciou-se em meados do sculo XIX (Pioneiros de Rochdale) sempre enaltecida como vitoria de 28 pobres teceles que resolveram seu problema econmico pela ajuda cooperativista e pela gesto democrtica. Como reao ao desemprego decorrente da Revoluo Industrial e opresso exercida sobre os trabalhadores pelos proprietrios dos meios de produo. As cooperativas organizam-se internacionalmente sob os auspcios da Aliana Cooperativa Internacional ACI, criada em 1895. No continente americano essa articulao feita pela Organizao das Cooperativas da Amrica OCA - fundada em 1963, atualmente com sede em Bogot, Colmbia, integrando representaes de vinte pases, inclusive o Brasil.

2.2 - O DESENVOLVIMENTO CIENTFICO DA ECONOMIA DO SCULO XXI A 1870 A CRIAO CIENTIFICA DA ECONOMIA DE 1869 A 1750

21

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

No sculo XX e XXI, bruscas mudanas econmicas, tecnolgicas, polticas, sociais e culturais vem surpreendendo o mundo. No inicio dos anos 1990 enfraquecimento das foras polticas locais e regionais apoiadas com total relevncia centralismo estatal. fase tecnologicamente muito produtiva, mas politicamente imprevisvel. (VASCONCELOS, 2008). fracasso do comunismo, Globalizao assimtrica, e mais tarde hegemnica, Tecnologias comunicao planetria Revoluo da informtica Eliminar barreiras favorecendo pases industrialmente mais avanados. Competio maximizao de lucros Bolha tecnolgica

2.2.1 A REVOLUO KEYNESIANA

John Maynard Keynes , vivenciou um perodo conturbado entre duas grandes guerras, romperam a tradio neoclssica e apresentaram um programa de ao governamental para a promoo do pleno emprego. Keynes foi um homem de ao no deixando de lado a teoria, exerceu vrios cargos de renome, participou de varias conferncias internacionais. Em 1943, criou o Plano Keynes para estabilizao internacional das moedas. E quando terminou a segunda Guerra mundial teve papel importante na criao do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do Banco internacional para reconstruo e o desenvolvimento (BIRD).

2.2.2 A elaborao dos princpios tericos fundamentais: 1870-1929

O desenvolvimento terico da cincia econmica tornou-se possvel graas base criada de 1760 a 1869 por trs importantes escolas a fisiocrtica, a clssica e a marxista.

2.2.3 Escola neoclssica sueca

22

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Knut Wicksell (1851 -1926) Importantes contribuies a analise do valor e da distribuio. nfase no papel da moeda e do crdito na atividade econmica. Integrar a anlise monetria a anlise real

2.2.4 Escola institucionalista Escola Institucionalista, surgida nos Estados Unidos na dcada de vinte e influenciada, principalmente, pela obra de Thorstein Veblen (1857/1929), a teoria econmica vem tentando demonstrar a importncia conferida s instituies, nas vrias e diferentes abordagens tericas formuladas sobre a matria. Observa-se que a relevncia das instituies foi reconhecida pelos economistas clssicos, bem como pela Escola Histrica Alem, surgida em 1840, e liderada em sua primeira fase por Wilhelm Roscher, e pelos pioneiros da teoria do desenvolvimento econmico. 2.2.5 A escola clssica

Economia clssica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas polticos Adam Smith e J.S. Mill. Alm de Smith e Mill, os principais responsveis pela formao da economia clssica foram o francs JeanBaptiste Say (1767-1832), David Ricardo e Robert Malthus (1766-1834). A idia central da economia clssica a de concorrncia. Embora os indivduos ajam apenas em proveito prprio, os mercados em que vigora a concorrncia funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por um mecanismo abstrato designado por Smith como "a mo invisvel" que ordena o mercado) a alocao mais eficiente dos recursos e da produo, sem que haja excesso de lucros. Por essa razo, o nico papel econmico do governo (alm do bsico, que garantir a lei e a ordem) a interveno na economia quando o mercado no existe ou quando deixa de funcionar em condies satisfatrias, ou seja, quando no h livre concorrncia. Segundo a teoria clssica, na economia concorrencial a oferta de cada bem e de cada fator de produo tende sempre a igualar a procura. Em todos os mercados, o elemento que determina esse

23

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

equilbrio entre oferta e procura so os preos (o preo do trabalho, nesse caso, seria o salrio). (Pinto, 2008)

2.2.6 A Fisiocracia

Escola fisiocrata nasceu em Frana no sculo XVIII. O seu lder mximo foi Franois Quesnay, mdico da corte que se dedicou tambm aos problemas econmicos. Os fisiocratas acreditavam na existncia de uma ordem natural e consideravam que o papel do Estado era o de defender a propriedade e a ordem natural.

Afirmavam que a agricultura era a nica fonte de riqueza, pelo que devia ser tributada apenas por um imposto nico e defendiam o comrcio livre.

Esta escola ficou conhecida pelo Tableau Economique, que Quesnay publicou em 1758.

2.2.7 O marxismo Karl Heinrich Marx foi um filsofo, cientista poltico, e socialista revolucionrio muito influente em sua poca, at os dias atuais. muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importncia para a poltica europia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao Marxismo, citado adiante. Foi um ativista do movimento operrio europeu, no chamado International Workingmens International. A influncia de suas idias atingiu todo o mundo, como na vitria dos Bolcheviques na Rssia. Enquanto suas teorias comearam a declinar quanto popularidade, especialmente aps o colapso do regime Sovitico, elas continuam sendo muito utilizadas hoje, em movimentos trabalhistas, prticas polticas, movimentos polticos. Association (IWA), tambm conhecido como First

24

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

O marxismo se baseia no materialismo e o socialismo cientfico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operrios. Marx afirmava que o valor de trabalho determinado, como no caso de qualquer outra mercadoria, pelo tempo de trabalho necessrio produo. Os trabalhadores so obrigados a aceitar as condies impostas pelos empregadores porque no dispem de fontes alternativas de renda. Mais-valia o valor criado pelo tempo de trabalho excedente apropriado pelos detentores dos meios de produo os capitalistas. substituem o homem exrcito de reserva dos desempregados. Mquina

2.2.8 A FASE PR-CIENTFICA DA ECONOMIA DE 1749 S RAZES HISTRICAS. Na antiguidade grega estudos filosficos e polticos. Antiguidade romana poltica Na idade mdia preo justo feiras e eventos comerciais Genova, Pisa, Florena e Veneza. Mercantilismo (1450-1750) Define-se mercantilismo como um conjunto de prticas econmicas dos Estados Absolutistas. Tendo como objetivo fortalecer e enriquecer o Estado, o rei e a burguesia dirigir e administrar o desenvolvimento do capitalismo surge aproximadamente entre os sculos XV e XVIII. Vrios pases da Europa, principalmente Portugal, Espanha, Frana e Inglaterra. Tendo como caracterstica bsica e fundamental: interveno do Estado na economia. PRINCPIOS DO MERCANTILISMO

25

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Metalismo: Seria considerado rico e forte o Estado que tivesse o maior acmulo de metais preciosos

Balana de Comrcio Favorvel: Exportar mais (supervit) e importar menos (eliminao do dficit).

Protecionismo ou Intervencionismo Estatal: O Estado intervm na economia protegendo o mercado interno ou criando impostos.

Colonialismo: Conquista de novas terras para explorao de seus recursos e de seu povo.

Fonte: mundovestibular.com.br

Importantes transformaes marcaram o inicio do mercantilismo: Transformaes intelectuais Transformaes religiosas Transformao do padro de vida. Transformaes polticas Transformaes geogrficas Transformaes econmicas

26

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Unidade III
3.0 METODOLOGIA DA CINCIA ECONMICA E O FUNCIONAMENTO DO MERCADO

3.1

Introduo

A metodologia de cincia econmica o estudo de mtodos, o mtodo geralmente cientfico em relao economia, incluindo os princpios do raciocnio econmico.

Metodologia O termo tambm comumente, mas incorretamente, usado como sinnimo impressionante para um mtodo (s ). Rather, methodology is the study of method(s). Em vez disso, a metodologia o estudo do mtodo (s). De acordo com Vasconcellos, 2008 a Economia no tem possibilidade de realizar experimentos controlados sobre o comportamento dos atores econmicos, nem de contar com a preciso que se consegue em laboratrios cientficos ou em cincias fsica. A economia recorre a processos de conhecimento cientifico, combinando diversos mtodos, tcnicas e ferramentas utilizadas nos estudos de Cincias Sociais.

3.1 A METODOLOGIA CIENTFICA

A Metodologia Cientifica contribui para o planejamento de trabalhos cientficos de alunos, docentes, pesquisadores e tcnicos, quer seja orais (seminrios, conferncias,palestras etc.), quer sejam escrito, como monografias de graduao, de MBAs dissertaes de mestrado, teses de doutorado e relatrios cientficos em geral.

3.2

PRINCIPAIS MTODOS E TCNICAS CIENTIFICAS UTILIZADAS EM ECONOMIA

Os mtodos cientficos indicadores de caminhos, em uma pesquisa, so geralmente reunidos em dois grupos principais: Mtodo dedutivo Parte da causa para os efeitos

27

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Mtodo Indutivo parte do particular para o geral. Instrumentos: Instrumental estatstico Pesquisa-ao e pesquisa participante Pesquisas descritivas descrevem determinado fenmeno. Pesquisas explicativas Pesquisas exploratrias 3.3 ROTEIRO BSICO DE UM TRABALHO CIENTFICO. Fase inicial: Escolha do assunto, bibliografia bsica e projeto da pesquisa O pesquisador nessa fase inicial deve buscar respostas s seguintes questes preliminares. Qual o Titulo do Trabalho? Como delimitar o assunto no espao e tempo? Elaborao de um sumrio ou ndice analtico provisrio, divididos em partes, captulos e subcaptulos. servir como condutor do trabalho. 3.4 Quais so os objetivos gerais e especficos da pesquisas? Hiptese Que metodologia mais adequada?

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO Folha de Rosto identificando o trabalho: titulo e subttulo da pesquisa, nome completo do autor, local e ano Sumrio ou ndice analtico, incluindo os grficos, quadros e tabelas. Prefcio esclarecimentos e apresentao genrica do trabalho. Resumo ou abstrat breve apresentao dos pontos relevantes do trabalho quanto ao objetivo, mtodo, resultados e concluses. No final, so indicadas as palavras-chave do trabalho. Pode tambm colocar na verso Ingls.

28

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Introduo indica por que, como e para quem o trabalho foi feito, quais suas principais hipteses, limitaes e seu plano.

Desenvolvimento do trabalho e sua fundamentao. Concluso (es) Anexos e apndices Glossrio. Bibliografia.

Estudo de Caso Vasconcellos, 2008 define estudo de caso como uma pesquisa sinttica que aborda a realidade dentro de seu contexto, de maneira sistmica, mas no esttica.

29

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Unidade IV
A Microeconomia estuda o comportamento dos consumidores e produtores e como eles interagem no mercado:

estuda a determinao de preo e quantidade pelas foras de mercado: oferta de demanda

estuda as razes que levam os consumidores a comprar ou pagar mais ou menos por cada mercadoria

estuda as motivaes das empresas para produzir a quantidade de cada mercadoria. E o ramo da cincia econmica cujo foco a determinao dos preos e quantidades

em mercados especficos.

4.0

TEORIA ELEMENTAR DA DEMANDA

Demanda (ou procura) a quantidade de determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir, num dado perodo de tempo. A demanda no representa compra efetiva, mas um desejo, uma aspirao. como se o consumidor elaborasse uma tabela de preos e quantidades do bem. Para cada preo, ele escolhera aquela quantidade que maximizara sua satisfao, de acordo com suas possibilidades financeiras.

30

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Variveis que afetam a demanda:

A demanda de um bem ou servio pode ser afetada por muitos fatores, tais como: Preo do produto preo dos outros produtos hbitos e preferncias do consumidor renda do consumidor distribuio de renda disponibilidade de credito expectativas sobre o futuro

Vamos nos concentrar na analise do comportamento da demanda em funo de quatro fatores: o preo do produto, o preo dos outros produtos, hbitos e preferncias do consumidor e a renda do consumidor.

Determinantes da demanda individual

Pense em uma demanda de sorvete. Como voc decide quanto sorvete comprar por ms e que fatores influenciam em sua deciso? Aqui esto algumas das respostas que voc pode dar.

Preo Se o preo do sorvete aumentar para R$ 20,00 a unidade, voc comprar menos sorvete. Voc poder substitu-lo por iogurte congelado. Se o preo casse para R$ 0,20 unidade, voc compraria muito mais. Uma vez que a quantidade demandada cai quando aumenta o preo e aumenta quando o preo cai, dizemos que a quantidade demanda se relaciona negativamente com o preo. Esta relao entre preo e quantidade demandada valida para a maioria dos bens, e de fato to disseminada que os economistas a chamam de a lei da demanda: tudo o mais mantido constante, quando o preo de um bem aumenta, a quantidade demandada cai.

31

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Renda: O que aconteceria com sua demanda por sorvete se voc perdesse seu emprego no vero? Muito provavelmente cairia. Uma renda menor significa que voc tem menos dinheiro para seus gastos totais, de modo que voc teria que gastar menos com alguns e provavelmente com todos os bens. Se a demanda por um bem cai, quando a renda cai, chamamos esse bem de bem Normal. Nem todos os bens so normais. Se a demanda por um bem aumenta quando a renda cai, diz-se que o bem inferior. Um exemplo de bem inferior so as viagens de nibus. Se sua renda cair, mais difcil que voc compre um carro ou ande de txi, e mais provvel que voc ande de nibus.

Preo de produtos relacionados: suponha que o preo do iogurte congelado caia. A lei da demanda diz que voc provavelmente comprara menos sorvete. Uma vez que o sorvete o iogurte congelado so, ambos, sobremesas frias, doces e cremes, eles satisfazem desejos semelhantes. Quando a queda no preo reduz a demanda por outro bem dizemos que se trata de bens substitutos. Outros pares de bens substitutos so, por exemplo, cachorros-quentes e hambrgueres, suteres de l e casacos de moletom, ingressos para cinema e locao de fitas de vdeos.

Suponha agora que o preo da cobertura de chocolate quente caia. De acordo com a lei da demanda, voc comprar mais cobertura. Contudo, neste caso voc tambm comprar mais sorvete, porque em geral a cobertura e o sorvete so usados em conjunto. Quando a queda no preo de um bem aumenta a demanda por outro bem, os bens so chamados complementares. Outros pares de bens complementares so gasolina e automveis, computadores e softwares, patins e ingressos para pista de patinao.

Gostos: o mais bvio determinante para sua demanda so seus gostos. Se voc gosta de sorvete, voc compra mais. Os economistas, em geral, no tentam explicar os gostos das pessoas, porque estes se baseiam em foras histricas ou psicolgicas que esto fora do campo de estudo da economia. Todavia, os economistas examinam o que acontece quando os gostos mudam.

32

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Expectativas: suas expectativas em relao ao futuro podem afetar hoje a sua demanda por um bem ou servio. Por exemplo, se voc espera um aumenta em sua renda a partir do ms que vem, voc pode estar disposto a gastar parte de sua poupana na compra de sorvetes. Outro exemplo, se voc espera uma queda no preo do sorvete para amanh, voc pode estar menos disposto a comprar hoje um picol.

Bem Normal: so aqueles cuja quantidade demandada aumenta Quando se aumenta sua renda.

Bem inferior: aquele cuja quantidade demandada diminui tudo o mais mantido constante, quando a renda aumenta. Ex: Carne de segunda, se o consumidor tiver sua renda aumentada, ele diminui a procura por carne de segunda, substituindo o seu consumo por carne de primeira, mais cara (por ser de qualidade melhor) porm agora acessvel graas ao aumento da renda. Se a renda do consumidor diminui, ocorre o fenmeno inverso: ele reduz o consumo de carne de primeira e aumenta o da carne de segunda.

Bem Substitutos: Dois bens para os quais, tudo mantido constante, um aumento no preo de um deles aumenta a demanda pelo outro.

Bens complementares: bens para os quais o aumento no preo de um dos bens leva a uma reduo na demanda pelo outro bem. (MANKIW, 2007)

Matematicamente, pode-se expressar a demanda do bom de x pela seguinte expresso:

Dx = f(Px, Y, Pz, H, etc.)

33

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Onde a letra f significa que Dx funo de e a palavra etc. abarca as outras possveis variveis. A demanda do bem x , portanto, a resultante da ao conjunta ou combinada de todas essas variveis. Assim, por exemplo, caso se deseja saber o que ocorre com a demanda do bem x se o preo do mesmo aumentar preciso supor que todas as demais variveis que influenciam a demanda permaneam com o mesmo valor, de modo que a variao da demanda seja atribuvel exclusivamente a variao de preo. Pela chamada Lei da Demanda, a quantidade demandada de um bem ou servio varia na relao inversa de seu preo.

Supondo a compra de entrada para assistir aos jogos da Copa do Mundo na frica.

Fonte: Krugman Wells

4.1

TEORIA ELEMENTAR DA OFERTA

Oferta a quantidade de determinado bem ou servio que os produtores desejam vender, num dado perodo de tempo.

A oferta no representa venda efetiva, mas sim planos dos produtores ou vendedores, em funo dos preos de mercado. Variveis que afetam a oferta:

34

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

a oferta de um bem ou servio pode ser afetada por muitos fatores, tais como: preo do produto preo de produtos concorrentes no uso de fatores de produo custo de produo nmero de produtores expectativas do produtor sobre o futuro

Vamos nos concentrar na analise do comportamento da oferta em funo de trs destes fatores: o preo do produto, o preo dos outros produtos e o custo de produo. Determinantes da oferta individual Preo, preo dos insumos, tecnologia e expectativas. Vamos supor que voc proprietrio de uma sorveteria empresa que produz e vende sorvete.

Preo O preo do sorvete um dos determinantes da quantidade oferecida. Quando o preo do sorvete alto, a venda de sorvete lucrativa e, portanto, a quantidade oferecida grande. Sendo um vendedor de sorvete, voc trabalhara horas, comprar maquinas de fabricar sorvete e contratara muitos funcionrios. Ao contrario, se o preo do sorvete for baixo, seu negocio ser menos lucrativo e voc produzira menos sorvete. Se o preo cair mais ainda, voc poder achar conveniente encerrar as atividades da empresa e quantidade oferecida cair zero.

Lei da oferta: afirmao de que, tudo o mais mantido constante, a quantidade oferecida do bem aumenta quando o seu preo aumenta.

Preo dos insumos: Para produzir sorvetes, a sua sorveteria utiliza vrios insumos: creme de leite, acar, essncias, maquina para fabricar sorvete etc. quando o preo de um ou mais desses insumos aumenta, a produo de sorvete se torna menos lucrativa e a empresa oferecer menos sorvete. Se o preo dos insumos subir demais, pode ser prefervel fechar a fbrica e no oferecer nenhum sorvete. Portanto, a quantidade oferecida se relaciona negativamente com o preo dos insumos na sua fabricao.

35

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Tecnologia: contribui para o aumento da produo e para reduzir os custos da empresa.

Expectativas: Expectativas de futuro.

Supondo a venda de entrada para assistir a Copa do Mundo na frica.

Fonte: Krugman Wells

4.2

O EQUILBRIO DO MERCADO

Conceito: o equilbrio se encontra onde as curvas de oferta e demandam se cruzam. Ao preo de equilbrio, a quantidade oferecida igual quantidade demandada.

A oferta e a demanda do bem x conjuntamente determinam o preo de equilbrio no mercado de concorrncia perfeita. O preo de equilbrio definido como o preo que iguala as quantidades demandadas pelos compradores e as quantidades ofertadas pelos vendedores, de tal modo que ambos os grupos fiquem satisfeitos. O preo e a quantidade de equilbrio somente sero alterados no mercado se ocorrer um deslocamento das curvas de oferta e procura.

36

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Supondo a oferta e demanda de entrada para assistir a Copa do Mundo no Brasil.

Fonte: Krugman Wells

4.3

ELASTICIDADE PREO DA DEMANDA

Representa uma medida da resposta dos compradores e vendedores s mudanas no preo e na renda. Aprendemos que o preo do bem se ajusta para conduzir a quantidade ofertada e demandada ao equilbrio. Ento, dessa forma, precisamos ficar atentos para perceber no s a mudana dos preos, mas o quanto eles podem oscilar. A elasticidade-preo da demanda mede o quanto a demanda reage a uma mudana no preo. A demanda por um bem considerada elstica se a quantidade demandada responder muito a uma dada variao no preo. Isto significa dizer que a demanda muito sensvel mudana de preo. Caso essa resposta seja pequena, a demanda por esse bem considerada inelstica, ou seja, a demanda insensvel mudana de preo.

37

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

simples, basta dividir a variao percentual da quantidade demandada pela variao percentual do preo. No resultado encontrado, o coeficiente de elasticidade um nmero puro, independente de qualquer identificao com a unidade, nas quais as variveis foram expressas. O coeficiente da elasticidade-preo da demanda sempre negativo, uma vez que o preo e a quantidade demandada so inversamente relacionados. Pode ser expressa algebricamente como:

Epd = % Q / % P

% Q = variao das quantidades demandadas % P = Variao dos preos

A elasticidade-preo da demanda a razo entre a mudana percentual na quantidade demandada e a mudana percentual no preo, medida que nos movemos ao longo da curva de demanda

Algumas estimativas de elasticidade-preo da demanda

Fonte: Krugman Wells

38

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

A demanda :

elstica se a elasticidade-preo da demanda maior que 1, inelstica se a elasticidade-preo da demanda menor que 1 elasticidade unitria se a elasticidade-preo da demanda exatamente 1.

Ao observarmos o aumento na renda do consumidor, normalmente, aumenta a demanda por um bem. Mantendo o preo constante, podemos avaliar a variao na quantidade demandada para uma dada variao na renda. A sensibilidade da quantidade demandada a uma variao na renda do consumidor chamada de elasticidade-renda da demanda. Se a elasticidade-renda for maior do que zero, dizemos que o bem normal, e se for menor do que zero, o bem inferior. A elasticidade-renda varia muito de bem para bem.

Bem normal: bem em que um aumento na renda provoca o aumento na quantidade demandada. Os bens normais tm elasticidade- renda da demanda positiva. Exemplos: frutas frescas, computadores, viagens areas, lazer, carne de soja, etc.; e Bem inferior: bem em que um aumento na renda provoca a diminuio na quantidade demandada. Os bens inferiores tm elasticidade-renda negativa. Exemplos: passagem de nibus, moradia, carne de segunda, po, etc.

Pode ser expressa algebricamente como:

Erd = % Q / % R

% Q = variao das quantidades demandadas % P = Variao da renda

A ELASTICIDADE-PREO DA OFERTA (Eo) A elasticidade-preo da oferta (Eo) mede a reao dos vendedores s mudanas no preo. Essa reao tambm calculada pela razo entre dois percentuais. A variao percentual na quantidade ofertada dividida pela mudana percentual no preo. Ou seja, Ed = variao percentual na quantidade demandada

39

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Mudana percentual no preo Dos determinantes o tempo tem grande importncia, pois a elasticidade de curtoprazo ser em geral diferente da de longo-prazo. Assim, ao longo do tempo, quando as firmas tm possibilidade de reagir mais intensamente s variaes de preo, a curva de oferta ir se tornando cada vez mais elstica.

PREVENDO MUDANAS NO PREO USANDO ELASTICIDADES

Quando oferta ou demanda muda pode-se traar um diagrama para saber a direo da mudana do preo de equilbrio. Esse diagrama dir tudo sobre direes mais quando se deseja saber o quanto o preo mudar faz-se uso das elasticidades. Sabendo-se as elasticidades de demanda e oferta, a variao nos preos, resultante de um aumento na quantidade demandada ser dada pela diviso do percentual de mudana na demanda pela soma das elasticidades de oferta e demanda: Variao no preo = variao percentual na quantidade demandada Ed + Eo Isso para o preo de equilbrio. Equivalentemente podem-se calcular variaes devido a mudanas na oferta: Variao no preo = variao percentual na quantidade ofertada Ed + Eo De um modo geral: Variao no preo = variao percentual na quantidade Ed + Eo Elasticidade cruzada utilizada para medir a reao dos consumidores s mudanas de preos de bens afins. definida como a variao percentual na quantidade demandada de um produto em particular (X) dividida pela variao percentual no preo de um bem afim (Y): EXY = variao percentual na quantidade demandada de X

40

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Mudana percentual no preo de Y Para bens substitutos h uma relao positiva entre quantidade demandada do bem e variao de preo do substituto, logo a elasticidade cruzada de bens substitutos positiva. Para bens complementares h uma relao negativa entre quantidade demandada do bem e preo do bem complementar, logo a elasticidade cruzada negativa.

4.4 Teoria da Firma: Consideraes Preliminares


Teoria da Produo ou teoria da Firma: explicao sobre como as empresas tomam decises de minimizao de custos e como estes custos variam com a produo. Preocupa-se com o lado da oferta do mercado, ou seja, os produtores que vo oferecer aos consumidores os bens e servios por eles produzidos Conceito de Firma ou empresa, na teoria da Produo, no h interesse em definir a empresa do ponto de vista jurdico ou contbil. Portanto, para ns, a empresa ser apenas uma unidade tcnica de produo.

Fatores de Produo

Insumos utilizados no processo produtivo

Trabalho - O trabalho uma condio especifica do homem e desde suas formas mais elementares est associado a certo nvel de desenvolvimento dos instrumentos de trabalho. (grau de aperfeioamento das foras produtivas) e da diviso produtiva entre os diversos membros de um agrupamento social.

Marx analise do trabalho produtivo e do trabalho improdutivo. Produtivo o que ele contribui para a formao e realizao do capital. Improdutivo no produz valor de troca, mesmo que d origem a um objeto material.

41

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Por exemplo, uma cozinheira, no faz comida para ser vendida, mas para satisfazer simplesmente a necessidade da famlia para o qual ela trabalha. (improdutivo) J no caso de uma cozinheira que trabalha em um restaurante, o produto de seu trabalho vai para o mercado e caracteriza-se como uma mercadoria; trata-se, portanto de um trabalho produtivo.

Terra engloba os recursos naturais encontrados no subsolo(carvo, petrleo e minrios em geral) a gua armazenada em sua superfcie e a parte arvel do solo. Como fora produtiva e objeto de trabalho. Sua utilizao ao longo da historia da sociedade humana esta ligada fundamentalmente produo de alimentos pela atividade agrcola.

Capital - um dos fatores de produo formado pela riqueza e que gera renda. representado pelo dinheiro. O capital tambm pode ser definido como todos os meios de produo que foram criados pelo trabalho e que so utilizados para a produo de outros bens. (mquinas, instalaes, matrias primas).

Tecnologia cincia ou teoria da tcnica. Abrange o conjunto de conhecimentos aplicados pelo homem para atingir determinado fim. relao que mostra como os insumos podem ser transformados em produtos

4.5 A teoria do consumidor


Quando voc entra em uma loja, se defronta com milhares de bens a serem comprados. Obviamente, como seus recursos financeiros so limitados, voc no pode comprar tudo o que quer. Portanto, voc considera os preos dos vrios bens venda e compra aqueles que, dados os seus recursos, atendem melhor a sua necessidade de desejo.

ALGUMAS APLICAES PRATICAS

42

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Serve de guia para a elaborao e interpretao de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lanamento de um novo produto cuja demanda potencial so desconhecidas;

Fornece mtodos para se comparar a eficcia de diferentes polticas de incentivos ao consumidor;

Fornece alguns elementos necessrios avaliao da eficincia dos sistemas econmicos

A PERSONALIDADE

Cada indivduo possui caractersticas que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de se comportar.

Vemos anncios publicitrios que salientam certos traos de personalidade como a independncia, a liderana, a sociabilidade, a ambio, a sofisticao e outros que projetam a personalidade de pessoas com xito. Em muitos casos, o consumidor sente-se refletido nesse tipo de personalidade, no entanto, o que se pretende que o consumidor projete no produto ou servio anunciado o trao de personalidade desejado.

Muitos estudos puseram em evidncia a relao que existe entre a imagem que um consumidor tem de si mesmo e os produtos que compra. Por exemplo, as marcas de tabaco, de cerveja, de carros ou de roupa que se preferem, so aquelas em que o perfil se parece com a nossa prpria imagem.

Existe uma relao entre a compra e a percepo, possivelmente idealizada, que o indivduo sustenta a sua personalidade. Existem muitos conceitos de si mesmo: o que se acredita ser, o que se queria ser, o que se pode ser aos olhos dos outros, e o que queramos ser para os outros.

A diferena entre o ser real e o ideal pode gerar uma compra compensvel. Os indivduos tentam conseguir a sua personalidade ideal mediante o uso ou consumo

43

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

de certos produtos ou servios que se aproximam da imagem de si mesmos que pretendem projetar.

Alguns objetos vm a ser como que uma extenso do prprio ser, ou seja, para uma pessoa, adquirir certos bens incita-os a dar aos objetos um valor superior ao que realmente tm. Como consequncia, este valor faz com que haja grandes diferenas de preo entre certos produtos de distintas marcas.

Comportamento do Consumidor

O comportamento do consumidor mais bem compreendido quando examinado em trs etapas:

1-Preferncias do Consumidor Porque as pessoas poderiam preferir uma mercadoria a Outra.

2-Restries oramentrias Os Indivduos tm rendas limitadas.

3-Escolhas do consumidor diante de suas preferncias e da limitao de renda, os consumidores adquiriro as combinaes de mercadorias que maximizam sua satisfao.

44

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

A UNIDADE V

5.1 - ESTRUTURA DE MERCADO

A teoria microeconmica estuda, entre outros aspectos, o comportamento do individuo (consumidor) ou nas funes de empresrio, proprietrio e ou administrador de um empreendimento.

Mercado:

Conjunto de compradores e vendedores que, por meio de suas interaes efetivas ou potenciais, determinam o preo de um produto ou de um conjunto de produtos.

Definio do mercado: determinao de que grupos de compradores e vendedores e do conjunto de produtos devem ser includos em um mercado particular. Extenso de mercado: refere-se aos limites de um mercado, tanto geogrficos quanto em termos de gama de produtos vendidos e produzidos dentro dele.

Arbitragem: prtica de comprar a um preo mais baixo em certa localidade para vender a um preo maior em outra.

Tipos de Mercado:

Totalmente competitivo: nenhum comprador ou vendedor pode, individualmente, influir de forma significativa nos preos.

No completamente competitivo: diferentes vendedores podem cobrar diferentes preos. Geralmente, um mercado competitivo possui muitos compradores e vendedores. Porm, h casos de mercados com poucos produtores e muito competitivos (transporte areo) e com muitos produtores e pouco competitivos (petrleo).

45

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Preos:

Preo de mercado: preo que prevalece em um mercado competitivo (para mercados no competitivos, costuma ser utilizado o preo mdio predominante).

Preo nominal (preo em moeda corrente): preo absoluto de um bem, sem nenhum ajuste decorrente da inflao. Preo real (preo em moeda constante): preo de um bem relativo a uma medida agregada de preos, ou seja, preo ajustado de acordo com a inflao, mediante aplicao de um ndice agregado de preos. ndice de preos ao consumidor: medida de nvel agregado de preos.

5.2 - DETERMINANTE DAS ESTRUTURAS

As estruturas de mercado dependem fundamentalmente de trs caractersticas:

Quantidade de empresas que compem esse mercado; Tipo de produto (se as firmas fabricam produtos idnticos ou diferenciados); A existncia ou no de barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

5.3 - CONCORRNCIAS PURA E PERFEITA

Concorrncia perfeita trata-se de um mercado caracterizado pelos seguintes fatores:

a) existncia de um grande nmero de pequenos vendedores e compradores, de tal forma que cada vendedor e cada comprador, individualmente, representa, muito pouco no total do mercado (mercado atomizado) b) o produto transacionado homogneo, ou seja, todas as empresas participantes do mercado fabricam produtos rigorosamente iguais que no se distinguem um dos outros por qualidade, marca, rotulo e quaisquer outras caractersticas (produto padronizado);

46

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

c) h livre entrada e sada de empresas no mercado; qualquer empresa pode entrar ou sair do mercado a qualquer momento, sem quaisquer restries das demais concorrentes, tais como prticas desleais de preos, associaes de produtores visando impedir a entrada de empresas novas, etc. d) perfeita transparncia, ou seja, perfeito conhecimento, pelos compradores e vendedores, de tudo o que ocorre no mercado; assim. Por exemplo, se uma empresa obtiver uma inovao tecnolgica no processo produtivo, as outras sabero deste fato imediatamente. e) Perfeita mobilidade dos recursos produtivos; isto significa que a mo-de-obra e os outros insumos utilizados na produo podem ser facilmente deslocados da fabricao de uma mercadoria para outra; alm disso, no mercado dos fatores de produo vigora tambm a concorrncia perfeita, de tal forma que cada empresa poder adquirir a quantidade desejada do fator por um preo que ser fixado concorrencialmente.

Como se percebe por suas caractersticas, o mercado de concorrncia perfeita no mais facilmente encontrado na prtica, embora possa se afirmar que os mercados que mais se aproximam dela so os mercados de produtos agrcolas. O mercado de concorrncia perfeita estudado pelos economistas para servir como um paradigma (referencial de perfeio) para analise dos outros mercados. Ou seja, o mercado de concorrncia perfeita o mercado ideal, ao qual sero referenciados os mercados de concorrncia imperfeita (existentes no mundo real e listados a seguir) para se verificar no que diferem do modelo idealizado.

5.3 - MERCADOS IMPERFEITOS MONOPLIO MONOPSNIO OLIGOPLIO OLIGOPSNIO CONCORRNCIA MONOPOLSTICA

Oligoplios (maior parte dos mercados) o mercado em que existe um pequeno numero de vendedores ou em que, apesar de existir um grande numero de vendedores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado. So exemplos de oligoplios a indstria automobilstica e a indstria de bebidas, entre muitas outras. Embora no haja barreiras explicitas, o poderio das grandes firmas que dominam o mercado um fator desestimulante entrada de novas empresas no oligoplio.

47

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Monoplio o mercado que se caracteriza pela existncia de um nico vendedor. O monoplio pode ser legal ou tcnico.

Monoplio legal ocorre quando uma lei assegura ao vendedor a primazia no mercado. Exemplo: at 1995, no Brasil, a empresa Petrleo Brasileiro S/A (Petrobrs) possua, por lei, o monoplio das atividades de extrao e refino do petrleo.

Monoplio tcnico quando a produo atravs de nica empresa a forma mais barata de fabricao do produto. Ou seja, quanto maior o tamanho de empresa (escala), menor o custo mdio de fabricao do produto. As atividades de gerao e distribuio de energia eltrica so apontadas na literatura especializada como exemplo deste tipo de monoplio.

Monopsnio um mercado em que h apenas um nico comprador. Imaginemos, por exemplo, uma regio em que h um numero expressivo de pequenos produtores de leite e apenas uma grande usina onde este leite pode ser pasteurizado. A usina ser a nica opo de venda para os produtores, de modo que ela ter condies de impor preos para a compra do leite.

Oligopsnio o mercado caracterizado pela existncia de um pequeno nmero de compradores ou ainda em que, embora haja um grande numero de compradores, uma pequena parte destes responsvel por uma parcela bastante expressiva das compras ocorridas no mercado. A indstria automobilstica, por exemplo, constituda por um pequeno nmero de empresas, tem um poder oligopsonista em relao a indstria de autopeas, uma vez que responsvel por um grande volume das compras da produo desta ultima. As grandes empresas beneficiadoras de produtos agrcolas tambm formam um oligopsnio em relao aos agricultores, j que compram uma parcela expressiva da produo destes.

Concorrncia Monopolstica trata-se de um mercado em que, apesar de haver um grande numero de produtores (e, portanto, ser um mercado concorrncia), cada um deles e como se fosse monopolista de seu produto, j que este e diferenciado dos demais. A diferenciao do produto se d por meio de caractersticas do mesmo, tais como, qualidade, marca (grife), padro de acabamento, existncia ou no de assistncia tcnica

48

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

etc. exemplos de mercados de concorrncia monopolstica so as lojas de confeces e os restaurantes. Nestes ltimos, por exemplo, o produto (a comida) diferenciado pela natureza (pode ser comida chinesa, japonesa, alem, italiana, brasileira tpica, etc.), qualidade (boa, regular, ruim, etc.), e pelas instalaes (luxuosa, simples, mdias) e por variados outros fatores.

49

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Unidade VI
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinao e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nvel geral de preos, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balana de pagamentos e taxa de cmbio. (VASCONCELOS, 2008)

Oferta Agregada

A oferta constitui-se na relao entre o nvel geral de preos e o PIB real. Oferta Agregada Clssica Condies no longo prazo: Pleno emprego Capital e tecnologia Nvel de produo independe do nvel de preos

A demanda agregada o somatrio das despesas da sociedade com bens e servios, na forma de consumo privado (C); investimento (I); despesas governamentais (G) e exportaes (X). Para obter-se a renda nacional ser necessrio subtrair das exportaes as importaes do pas. Assim a demanda agregada : DA = C + I + G + (X M) A demanda agregada representa o gasto total (PIB real) da economia nvel de preos.

oferta agregada, demanda agregada e equilbrio renda nacional de equilbrio outros instrumentos de analise econmicos o efeito multiplicador teorema do oramento equilibrado hiatos inflacionrios e poltica fiscal pura.

50

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Conceito de Produto

Produto Interno Bruto (PIB) versus Produto Nacional Bruto (PNB)

Produto Interno Bruto (PIB) o valor monetrio total dos bens e servios finais produzidos por uma economia em um determinado perodo e cuja produo ocorre exclusivamente dentro de fronteiras geogrficas do Pas, no interessando a origem de propriedade dos fatores de produo.

Produto Nacional Bruto (PNB) o valor monetrio total dos bens e servios finais produzidos por uma economia em um determinado perodo, cuja produo realizada exclusivamente por fatores de produo nacionais (de residentes), estejam eles ou no produzindo dentro dos limites geogrficos do Pas, interessando, portanto, a origem de propriedade dos fatores de produo.

Os ajustes entre PIB e PNB deve levar em considerao: Renda Enviada ao Exterior (REE): indica a contribuio dos fatores de produo de no-residencias ao produto. Renda Recebida do Exterior (RRE): indica a contribuio dos fatores de produo de residentes ao produto do resto do mundo.

Produtos Nominal e Real PIB nominal = P.Q. A elevao do PIB nominal pode resultar de dois movimentos: da elevao dos preos ou da elevao da quantidade produzida.

Produto per capita O produto per capita uma das medidas utilizadas para mensurar o desenvolvimento econmico de uma nao. Em geral, os pases com maior produto per capita so os mais desenvolvidos. Pases com produto per capita baixo so, em geral, economias com reduzido grau de desenvolvimento econmico.

51

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Produto Bruto versus Produto Lquido O Produto Liquido (PL) igual ao Produto Bruto (PB) descontado o efeito da depreciao, ou seja, PL=PB-D.

Custos de Fatores versus Preos de Mercado O preo do produto no mercado, isto , seu preo de mercado, ser igual ao preo necessrio para remunerar os fatores de produo ajustados pelo impacto da interferncia do governo, ou seja, levando-se em considerao o impacto dos impostos indiretos e dos subsdios sobre o preo. Tem-se portanto: Ppm = Pcf + II S.

Conceitos Bsicos de Macroeconomia


Demanda Agregada e Equilbrio Demanda agregada: Total demandado pelos agentes econmicos em um determinado perodo.

Identidades Bsicas da Macroeconomia

A identidade bsica da macroeconomia diz que o produto ou renda em uma economia aberta igual ao somatrio dos gastos com consumo, investimentos, gastos do governo e exportaes, descontando-se o total importado (Y=C+I+G+X-M). Em uma economia aberta e com governo, so fontes de recursos para realizao de investimentos: a) Poupana privada (S); b) Poupana do Governo (T-G); e c) Poupana externa (M-X).

Identidades Bsicas: Pontos Adicionais A partir das contas nacionais tem-se: PIBpm + M = C + I + G + X

52

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Em economia admite-se que o total de gastos com investimento composto por duas grandezas: a Formao Bruta de Capital Fixo (FBCF) e as Variaes de Estoque (E). O Produto Nacional Lquido a custo de fatores igual Renda Nacional Lquida a custo de fatores e como esta por sua vez a Renda Nacional (RN), obtemos que: RN + RLEE + D + M = C + FBCF + E = X

Moeda Padro de referncia para medir um valor de um bem.

Funes da Moeda A moeda desempenha trs funes bsicas: 1) Unidade de Conta ou de Referncia: todos os bens e servios disponveis em um sistema econmico esto denominados no padro monetrio estabelecido. 2) Meio de Pagamento ou de Troca: a moeda permite a realizao das trocas e dos pagamentos no sistema econmico. 3) Reserva de Valor: a moeda tem a prioridade de manter constante a riqueza dos agentes econmicos.

Agregados Monetrios

Papel Moeda emitido: Caixa, em moeda corrente, da Autoridade Monetria = Papel-moeda em circulao (meio circulante); Caixa, em moeda corrente, dos bancos comerciais = Papel-moeda em Poder Pblico (PMPP). A soma do PMPP com o total de depsitos vista , portanto, uma medida de liquidez do sistema. Ela indica a capacidade que os agentes econmicos tm de realizar instantaneamente as transaes econmicas. a principal medida utilizada pela macroeconomia para mensurar a liquidez de um sistema econmico, conhecida como meio de pagamento nmero 1, ou simplesmente M1: M1 = PMPP + D

53

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Base Monetria

A base monetria, por definio, composta pela soma do Papel-Moeda em Poder do Pblico (PMPP) com os encaixes bancrios (E). Estes encaixes so formados pelo caixa em moeda corrente dos bancos comerciais e pelas reservas bancrias, compostas pelos depsitos voluntrios e compulsrios do setor bancrio no Banco Central. Depsitos compulsrios: so depsitos exigidos por lei e recolhidos ao Banco Central como uma proporo dos depsitos vista e a prazo.

Multiplicador de Base Monetria O parmetro k conhecido na literatura como multiplicador da base monetria. Ele indica qual o efeito de uma variao na base monetria sobre a liquidez do sistema medida pelo M1. Isto significa que quanto maior a proporo dos depsitos vista em relao aos meios de pagamento, tanto maior ser o multiplicador. Por outro lado, quanto maior a proporo dos encaixes bancrios no total de depsitos vista, menor o multiplicador.

Taxa de Cmbio e Balano de Pagamentos

Taxa de cmbio nominal o preo de uma moeda em outra. Taxa de cmbio real (R) a taxa de cmbio nominal ajustada pela relao entre um ndice de preos externos e nacional.

Estrutura do Balano de Pagamentos no Brasil Balano de Pagamento o registro contbil de todas as transaes econmicas de um pas com o resto do mundo. O Balano de Pagamentos do Brasil estruturado a partir de duas grandes contas: 1. 2. as transaes correntes. Conta Capital e Financeira.

54

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

As Transaes Correntes so compostas por trs contas: 1. Balana Comercial: contabiliza as transaes comerciais realizadas pelo sistema econmico, de um determinado perodo por meio de critrio FOB (Free On Board). 2. Servios e Rendas: contabilizam os movimentos de divisas associados s transaes com servios e as rendas relacionadas aos pagamentos pela utilizao dos fatores de produo. 3. Transferncias Unilaterais: registram as transaes sem contrapartida no Balano de Pagamentos, merecendo destaque a conta de donativos. Portanto, o Saldo de Transaes Correntes (STC) igual a: STC = BC + BSR + TU O Saldo do Balano de Pagamentos (SBP) o resultado das contas de Transaes Correntes (STC), Capital e Financeira (SCF) e dos Erros e Omisses (EO), ou seja: SBP = STC + SCF + EO O SBP constitui uma pea de extrema importncia para a discusso da situao de uma economia, tendo em vista que registra todas as transaes econmicas realizadas entre residentes e no residentes e permite verificar se, em um determinado perodo, ocorreu uma entrada de divisas superior a sua sada ou vice-versa.

Contabilizao do Balano de Pagamentos So contabilizadas seguindo o mtodo-padro da contabilidade de partidas dobradas. As contas do BP so organizadas em dois grandes grupos: as operacionais e as de caixa.

Deficit/Supervit no Balano de Pagamentos e Seus Impactos Macroeconmicos Um deficit no Balano de Pagamentos significa que, em um determinado perodo, a sada de divisas do pas supera a sua entrada. A ocorrncia de um supervit no Balano de Pagamentos promove o incremento das reservas internacionais do pas e esse acrscimo benfico.

Poltica Econmica e os Desequilbrios do Balano de Pagamentos A combinao de polticas fiscais e monetrias recessivas com desvalorizao da moeda local tende a corrigir os deficits no Balano de Pagamentos, j que estimula a entrada de divisas e desestimula a sua sada.

55

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Questes de avaliao: EXERCICIOS: Identifique se as afirmaes abaixo so de economia positiva ou normativa.

1 - "Aumentar a taxa de juros ajuda na reduo da inflao."

2 - "A Petrobrs precisaria ser privatizada."

3 - "O crescimento da populao precisaria ser controlado."

4 - "O efeito imediato do aumento da populao a reduo da renda per capita."

5 - "O Plano Real ajudou a reduzir as desigualdades econmicas."

6 - "O governo deve interferir na atividade econmica privada."

7 - "Aumentar a quantidade de moeda em circulao ajuda a tirar a economia da recesso."

8 - "Quando o preo do cigarro sobe, as suas compras se reduzem."

9 - "Fbricas que poluem deveriam ser fechadas."

56

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

10 - "A taxa de lucro tende a decrescer em economias industrializadas."

Gabarito 1.3 1 economia positiva 2 economia normativa 3 economia normativa 4 economia positiva 5 economia normativa 6 economia normativa 7 economia positiva 8 economia positiva 9 economia normativa 10 economia positiva

57

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

ESTUDOS DE CASO ENVOLVENDO ANALISE DA DEMANDA ESTUDO DE CASO 1 - O mistrio do imposto sobre cigarros Em 1998, fabricantes de cigarros dos Estados Unidos assinaram acordos com todos os 50 estados norte-americanos para resolver os processos sobre os custos de assistncia medica a pacientes com doenas causadas pelo tabagismo. Nos prximos 25 anos, esses Estados recebero US$ 246 bilhes dos fabricantes de cigarros. O acordo inclui novas restries a propaganda e a publicidade de cigarros, inclusive a eliminao de outdoors, cartazes em nibus e trens, alem de logotipos de cigarros em jaquetas, camisetas e bons. Algumas semanas apos o anuncio do acordo, o preo do mao de cigarro aumentou US$ 0,40 no mercado norte-americano. Para um dado estado norte-americano, o oramento anual dos programas de assistncia medica, que tratam de doenas causadas pelo tabagismo e igual a receita do acordo (80 milhes por ano) mais a receita arrecada pelo Estado com o imposto sobre cigarros (US$ 200 milhes no ano anterior ao acordo). Dois anos depois do acordo, descobre-se que a receita do Estado e de apenas US$ 250 milhes, tendo sido reduzida em US$ 30 milhes. O que aconteceu? ESTUDO DE CASO 2 Assentos para crianas em avies Os pais que viajam de avio deveriam ter permisso para segurar seus filhos no colo? Ou deveriam comprar um bilhete para cada criana e coloc-las em assentos apropriados e seguros? Nos Estados Unidos, existe uma discusso permanente entre duas agencias federais no que se refere a assentos de segurana para crianas em avies. Desde 1979, o National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurana nos Transportes) recomendou que os assentos de segurana fossem obrigatorios, enquanto o Federal Aviation Administration (Administrao Federal de Aviao) se valeu de sua autoridade de regulao para impedir essa norma. como Congresso Americano devera resolver esse impasse?

ESTUDOS DE CASO ENVOLVENDO EQUILIBRIO DE MERCADO

ESTUDO DE CASO 1 O mistrio da queda de preos da cocana Ted Koppel, apresentador do noticirio Nightline, da emissora de televiso americana ABC, disse certa vez: Sabe o que aconteceu com os preos das drogas nos Estados Unidos? Os preos da cocana e da maconha baixaram. No preciso ser especialista em economia para saber que, quando o preo cai, significa mais drogas no mercado. Trata-se do mecanismo de oferta e procura. De acordo com Koppel, o preo das drogas caiu porque os esforos do governo em controlar a oferta de drogas ilegais fracassaram. Em

58

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

outras palavras, o preo mais baixo seria resultado de aumento na oferta. No entanto, de acordo com o Departamento da Justia dos EUA, a quantidade de drogas consumidas diminuiu durante o perodo em que os preos caram. A anlise de Koppel esta correta? Como explicar esta aparente contradio?

ESTUDO DE CASO 2 O mistrio do aumento do consumo de aves Por que o consumo de aves (frango e peru) aumentou tanto nas ltimas dcadas? Uma possibilidade seria a conscientizao dos consumidores quanto a sade e a conseqente substituio da carne vermelha por aves, em um esforo para consumir alimentos mais saudveis. Em outras palavras, a curva de demanda de aves pode ter se deslocado para a direita, aumentando a quantidade a quantidade de equilbrio consumida de aves. Contudo, este movimento tambm teria provocado um aumento nos preos, fato que no ocorreu. Entre 1950 e 1990, o preo real (descontada a inflao) da carne de aves diminuiu, em media, 75%.

59

2012

Disciplina: Introduo Economia - Lucynei Pedrosa de Souza

Referncias Bibliogrficas

MANKIW, N. Gregory Harvard University Introduo economia Princpios de Micro e Macroeconomia. 2 ed. Rio de Janeiro, Campus, 2001. MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia: fundamentos e aplicaes. So Paulo: Prentice Hall, 2004. PINDYCK , Robert S, Daniel L. Rubindeld, Microeconomia, 5 edio: Pearson Education do Brasil Ltda, 2005 VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval de, (et al) Manual de Introduo Economia 3 ed.Saraiva 2006. VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchesz. Introduo Economia 6a ed. So Paulo: Frase Editora, 2003. WELLS, Robin; Krugman, Paul CAMPUS Introduo Economia Ed. Saraiva, 2009 Rio de janeiro.

Sites: ALDEIA, Joo Curvas de Indiferena acesso em 12/08/2009

http://www.geocities.com/joaoaldeia/txt/eco155.htm COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDRIA disponvel em http://www2.oabsp.org.br/asp/comissoes/resp_social/artigos/COOPERATIVISMO_ECON OMIA_SOLIDARIA.pdf acesso em 20/02/2010. Mercantilismo Disponvel em: mundovestibular.com.br acesso: 22 de set.2009. http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal precursores da economia. Acesso em: 22 de set.2009.

60

Anda mungkin juga menyukai