Anda di halaman 1dari 5

2010

MANUAL DE PRTICA PENAL


Estudo dedicado ao Exame de Ordem 2010.1.

Carlos Rafael Ferreira http://advogadoleonardocastro.wordpress.com

http://advogadoleonardocastro.wordpress.com MANUAL DE PRTICA PENAL

Liberdade ProvisriaCOM Fiana Previso legal: art. 5, LXVI, CF. Probabilidade: mdia. Fase: pr processual. Prazo () No esquea: - Se a priso LEGAL o pedido cabvel aLIBERDADE PROVISRIA (com ou sem fiana). - Ocorrendo a priso em flagrante, poder a fiana ser concedida. - No h a necessidade de ser ouvido o Ministrio Pblico, embora deva ser determinado vista do processo para que o Promotor de Justia requeira o que entenda ser de direito, podendo ainda interpor RESE da deciso proferida pelo Magistrado. - Pode a fiana ser cassada (de ofcio ou a requerimento da parte), podendo ainda haver reforo da fiana. - Em caso de ser pobre o acusado, o Juiz poder conceder a LP sem o recolhimento dos valores. - No pedido pea a expedio do competente alvar de soltura e o arbitramento da fiana. - Do indeferimento da fiana, nos casos permissivos, caber RESE e HC. Poder a fiana ser prestada em dinheiro (regra) ou ainda por objetos (pedras, metais etc) preciosos ou mesmo imveis (exceo regra). uma garantia real produzida para libertar o acusado, quando houver permissivo legal. Caber o pedido de liberdade provisria COM fiana nos crimes apenados com deteno ou priso simples (concedida pela autoridade policial ou pelo Juiz), bem como, e ainda nos crimes apenados com recluso (concedida pelo Juiz). Pode ainda ser concedida em caso de priso em flagrante. certo que o valor da fiana ser fixado pela autoridade que a conceder, observados os contornos do artigo 325 do CPP. Ser cabvel o pedido de liberdade provisria se houver priso legal. Concedida a fiana, o acusado ficar obrigado a comparecer perante a autoridade sempre que necessrio, bem como ser defesa a mudana de residncia e a ausncia por mais de 8(oito) dias sem que haja autorizao para tanto, sob pena de quebra da fiana. Por fora do artigo 323 do CPP, a fiana no ser concedida: 1) nos crimes punidos com recluso cuja pena mnima cominada seja superior a 2 anos; 2) nas contravenes de mendicncia e vadiagem e nos crimes hediondos e assemelhados, na ao de grupo armado, civil ou militar, contra a Ordem Constitucional e o Estado Democrtico e racismo; 3) nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade, se o ru j tiver sido condenado por crime doloso, com sentena transitada em julgado; 4) se houver prova de ser o ru vadio; 5) nos crimes punidos com recluso que provoquem clamor pblico ou que tenham sido cometidos com violncia pessoa ou grave ameaa;

http://advogadoleonardocastro.wordpress.com MANUAL DE PRTICA PENAL 6) a quem tiver quebrado a fiana anteriormente ou infringido as disposies dos artigos 327 e 328 do CPP; 7) no caso de priso administrativa, seja ela civil ou militar; 8) a quem estiver sob sursis ou livramento condicional, exceto se processado por crime culposo ou contraveno que admita fiana; 9) quando presentes os motivos que autorizem a priso preventiva; 10) nos crimes contra o sistema financeiro; 11) nos crimes de lavagem de dinheiro; 12) em caso de crime organizado. O que dispe o artigo 310, nico do CPP no tem aplicao quando tratarmos de crimes de sonegao fiscal ou ainda crimes contra a economia popular e, em caso de fiana, sua decretao exclusiva do Magistrado. O problema, dentre outros contornos possveis, poder trazer algo como o exemplo abaixo: Leonardo,motorista de nibus, foi preso em flagrante soba a cusao de ter furtado um nibus da empresa em que trabalha. Como o tipo penal, que alegam ter sido cometido por Leonardo, possui apenamento de 1(um) ano, portanto, inferior a 2(dois) anos, no enquadrando-se, assim, ao que dispe o inciso I do artigo 323 do CPP, qual seja: Art. 323 No ser concedida fiana: I nos crimes punidos com recluso em que a pena mnima cominada for superior a 2(dois) anos. Ou ainda em qualquer hiptese que NO for vedada pelo artigo 323 do CPP. Modelo Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Criminal da Comarca de ________.
Neste exemplo, no se trata de crime doloso contra a vida, portanto o endereamento ser ao Juiz de Direito da Vara Criminal. Contudo, se fosse, por exemplo, um crime de homicdio, o endereamento seria feito ao Juiz da Vara do Jri, ou ainda, se fosse a competncia da Justia Federal (artigo 109 da CF), os endereamentos seriam, respectivamente: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ____ Vara do Jri da Comarca de ________. Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ____ Vara Criminal da Justia Federal da Seo Judiciria de ________. OBS.: No invente informaes. Se a instituio no disser qual a vara (1, 2 etc), ou no informar a comarca, faa um trao.

http://advogadoleonardocastro.wordpress.com MANUAL DE PRTICA PENAL (deixe um espao) LEONARDO, nacionalidade, estado civil, profisso, residente e domiciliado na Rua __________, nmero _____, respeitosamente vem presena de Vossa Excelncia, por seu Advogado que esta subscreve (procurao anexa), com base no artigo 5, LXVI de nossa Constituio Federal, combinado com o nico do artigo 322 do Cdigo de Processo Penal, a concesso de LIBERDADE PROVISRIA COM ARBITRAMENTO DE FIANA, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas: I. DOS FATOS
Faa aqui uma narrativa resumida dos fatos que o problema trouxer. Algo do tipo:

O requerente encontra-se preso no presdio local pois, segundo aquilo que ventilado contra ele, teria infringido supostamente o tipo penal do artigo 155 do Cdigo Penal Brasileiro, vez que se alega que subtraiu um micronibus da empresa em que trabalha. II. DO DIREITO
Discorra aqui acerca do no enquadramento ao artigo 323 do CPP, e portanto quanto permissibilidade do arbitramento da fiana e consequente concesso da liberdade provisria. Algo do tipo:

O suposto crime que acusam o Requerente possui apenamento mnimo de 1(um) ano, portanto inferior a 2(dois) anos, o que autoriza a concesso da liberdade provisria com o devido arbitramento da fiana, vez que no encontra vedao pelo ordenamento dispendido no artigo 323 do Cdigo de Processo Penal, seno vejamos: No ser concedida fiana: I nos crimes punidos com recluso em que a pena mnima cominada for superior a 2(dois) anos. Por sua sorte, a medida trazida pelo tipo penal do artigo 155 do Cdigo Penal : Artigo 155. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Evidencia-se portanto, de forma reta, que o Requerente credor da medida avocada, qual seja, liberdade provisria com fiana, visto que no est enquadrado nas situaes trazidas pelos artigos 323 e 324, ambos do Cdigo de Processo Penal, que vedam esta possibilidade. Nossa Constituio Federal, em seu artigo 5, inciso LXVI, ordena:

http://advogadoleonardocastro.wordpress.com MANUAL DE PRTICA PENAL Ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana.
Acrescente aqui alguma posio doutrinria que reafirme seu posicionamento. Algo do tipo:

A Advogada e Professora russa Ivanava Ivano Ivanarei, em sua obra, esclarece ainda mais a questo: No estando a hiptese no rol de vedao trazido pela lei, deve o Juiz aplicar o que determina a Constituio Federal de 1988.
Acrescente aqui algum julgado ou deciso. Algo do tipo:

Assim decide o Supremo Tribunal Federal (STF): PRISO EM FLAGRANTE HIPTESE NO PREVISTA NO ROL DO ARTIGO 323 DO CPPSOLTE J. III. DO PEDIDO Pelo exposto, requer seja DEFERIDALIBERDADE PROVISRIA ao Requerente, arbitrando-se fiana e determinando ainda que seja expedido o competente alvar de soltura em seu favor, como medida de Justia, maior justificao do Direito. Termos em que, pede deferimento. ________, ____ de ____ de 20____.

Advogado OAB/____ n. ____

Anda mungkin juga menyukai