Anda di halaman 1dari 4

REQUERIMENTO Policarpo Quaresma, cidado brasileiro, funcionrio pblico, certo de que a lngua portuguesa emprestada ao Brasil; certo tambm

m de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se vem na humilhante contingncia de sofrer continuamente 5 censuras speras dos proprietrios da lngua; sabendo, alm, que dentro do nosso pas, os autores e os escritores, com especialidade os gramticos, no se entendem no tocante correo gramatical, vendo-se, diariamente, surgir azedas polmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma - usando do direito que lhe confere a Constituio, vem pedir que 10 o Congresso Nacional decrete o Tupi-Guarani como lngua oficial e nacional do povo brasileiro. O suplicante, deixando de parte os argumentos histricos que militam em favor de sua idia, pede vnia para lembrar que a lngua a mais alta manifestao da inteligncia de um povo, a sua criao mais viva e original; e, portanto, a emancipao 15 poltica do Pas requer como complemento e conseqncia a sua emancipao idiomtica. Demais, Senhores Congressistas, o TupiGuarani, lngua originalssima, aglutinante, verdade, mas que o polissintetismo d mltiplas feies de riqueza, a nica capaz de traduzir as nossas belezas, de pr-nos em relao com a nossa natureza e adaptar 20 se perfeitamente aos nossos rgos vocais e cerebrais, por ser criao de povos que aqui viveram e ainda vivem, portanto possuidores da organizao fisiolgica e psicolgica para que tendemos, evitando-se dessa forma as estreis controvrsias gramaticais, oriundas de uma difcil adaptao de uma lngua de outra regio nossa organizao cerebral e 25 ao nosso aparelho vocal - controvrsias que tanto empecem o progresso da nossa cultura literria, cientfica e filosfica. Seguro de que a sabedoria dos legisladores saber encontrar meios para realizar semelhante medida e cnscio de que a Cmara e o Senado pesaro o seu alcance e utilidade. P. e E. Deferimento. (Lima Barreto)

Exerccios de mltipla escolha de interpretao de textos 1) A afirmao falsa sobre o requerimento de Policarpo Quaresma : a) O requerente deseja que o Tupi-Guarani seja declarada lngua oficial e

nacional do Brasil. b) O requerente apresenta inicialmente os dados pessoais necessrios sua identificao. c) Os destinatrios do requerimento no esto registrados no texto. d) O requerente apresenta justificativas fisiolgicas para o seu pedido. e) O requerimento inclui apreciaes sobre lngua transplantada. 2) A alternativa que apresenta um argumento que no est presente no requerimento : a) a dependncia lingstica dos brasileiros em relao a Portugal b) as divergncias internas e externas no tocante s regras gramaticais c) a significao poltica de uma lngua original d) a adaptao da lngua ao meio ambiente e) a necessidade de editarem-se obras com a fala brasileira 3) A alternativa em que o elemento sublinhado no se refere a nenhum elemento anteriormente presente no texto : a) ...certo tambm de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral... (linhas 2 e 3) b) ...de sofrer continuamente censuras speras dos proprietrios da lngua... (linhas 4 e 5) c) ...que, dentro do nosso pas, os autores e os escritores,... (linhas 5 e 6) d) ...que militam em favor de sua idia,... (linha 12) e) ... a sua criao mais viva e original;... (linhas 13 e 14) 4) A linguagem empregada no requerimento caracterizada por: a) formalssima e bem afinada com a tradio gramatical lusitana. b) bastante formal, mas com pequenas influncias da fala brasileira. c) informal, j que o requerente condena a prpria lngua que emprega. d) informal e descuidada no aspecto gramatical, ainda que com vocbulos cultos. e) convencional e artificial, com concesses fala popular. 5) A abreviatura final do requerimento significa: a) por e especial deferimento b) para e esperado deferimento c) pede e espera deferimento d) prprio e especial deferimento e) prope e expe deferimento 6)O requerimento est dividido em quatro pargrafos e um fecho; a alternativa que indica a correlao equivocada entre cada uma dessas partes e seu contedo : a) primeiro pargrafo - ttulo, cargo que ocupa a pessoa a quem dirigido o requerimento b) segundo pargrafo - justificativa do pedido c) terceiro pargrafo - ampliao da justificativa d) quarto pargrafo - expectativa esperanosa do requerente e) fecho - abreviao convencional de solicitao 7) A alternativa em que o adjetivo sublinhado expressa a opinio do requerente : a) Policarpo Quaresma, cidado brasileiro... (linha 1)

b) ...certo de que a lngua portuguesa emprestada ao Brasil;... (linha 2) c) ...se vem na humilhante contingncia de sofrer continuamente censuras... (linhas 4 e 5) d) ...no se entendem no tocante correo gramatical, (linha 7) e) ...possuidores da organizao fisiolgica e psicolgica para que tendemos... (linhas 21 e 22) 8) O requerente se refere a si mesmo na terceira pessoa; a alternativa em que, no entanto, se utiliza da primeira : a) Policarpo Quaresma, cidado brasileiro, funcionrio pblico, certo de que a lngua portuguesa emprestada ao Brasil (linhas 1 e 2) b) ...sabendo, alm, que, dentro do nosso pas, os autores e os escritores, com especialidade os gramticos, no se entendem... (linhas 5, 6 e 7) c) o suplicante, deixando de parte os argumentos histricos que militam em favor de sua idia, pede vnia para lembrar... (linhas 11, 12 e 13) d) ...a emancipao poltica do Pas requer como complemento e conseqncia a sua emancipao idiomtica. (linhas 14, 15 e 16) e) ...por ser criao de povos que aqui viveram e ainda vivem,... (linhas 20 e 21)

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas

Gabarito e comentrios sobre as respostas 1) Letra c - Os destinatrios do requerimento so os congressistas, por conseguinte a afirmao da letra c falsa. 2) Letra e - Em nenhum momento o autor do requerimento fala na possvel necessidade da edio de obras no idioma tupi-guarani. Uma releitura atenta mostrar isso. 3) Letra b -Questo de coeso textual. Na opo a, fato se refere caracterstica de emprstimo da lngua portuguesa ao Brasil. Na letra c, nosso pas tem como referente a palavra Brasil. Na alternativa d, sua refere-se a suplicante. Na opo e, sua tem como referente povo. Semelhante processo coesivo no se verifica com proprietrios da lngua, na letra b, que a resposta. 4) Letra a - At por eliminao, pode-se chegar resposta. Na letra b, no se verifica no texto a presena de brasileirismos, termos prprios do nosso pas. As letras c, d e e podem ser eliminadas, pois a linguagem do texto culta, portanto formal, no apresentando palavras ou expresses de cunho popular. Na realidade, esta questo pede conhecimentos prvios sobre as diversas modalidades da lngua. 5) Letra c - Trata-se de uma forma antiga, usada em requerimentos. A pessoa que escreve um requerimento est pedindo e, claro, aguardando deferimento, ou seja, aprovao do que solicitado.

6) Letra a - No primeiro pargrafo, o autor do texto fala de si prprio e faz a solicitao objeto do requerimento. 7) Letra c - Os adjetivos que aparecem nas opes a, b, d e e tm valor objetivo, no dependem da opinio de quem quer que seja. J a palavra humilhante, na opo c, tem um claro valor subjetivo, pois para muitos essa contingncia pode no ser considerada humilhante. Trata-se da opinio do autor, por isso a resposta a letra c. 8) Letra b - O autor foge terceira pessoa ao empregar o pronome possessivo nosso, que se refere ao pessoal ns, primeira pessoa do plural.

Anda mungkin juga menyukai