Anda di halaman 1dari 8

MUDANA DE FASE

ARACAJU ABRIL 2013

SUMRIO

INTRODUO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSO CONCLUSES REFERENCIAL BIBLIOGRFICO

4 5 6 7 8 9

1. INTRODUO

De acordo com a segunda lei da Termodinmica, durante a mudana de fase, mesmo recebendo ou cedendo calor, uma substncia pura no muda de temperatura. Continuando a fornecer ou retirar calor, a temperatura s volta a variar quando a substncia tiver completado a mudana de fase. A temperatura em que ocorre a mudana de fase chamada de temperatura de mudana de fase. Esse calor absorvido ou cedido, necessrio para a mudana de fase, chamado de calor latente ou de transformao e pode ser calculado de acordo com a frmula:

Em que:

L o calor de transformao em o calor cedido ou perdido em m a massa em

No caso da mudana do estado lquido para o gasoso, objetivo de estudo deste relatrio, o calor de transformao chamado de calor latente, representado pelo smbolo Lv. Em um ambiente ao nvel do mar, onde a presso atmosfrica de 1 atm, a gua pura entra em ebulio a 100oC. O calor latente da gua de 2256 KJ/Kg

2. OBJETIVOS

Reconhecer a mudana de fase denominada vaporizao Conceituar calor de vaporizao Lv Concluir que durante a mudana de fase a temperatura permanece constante.

3. METODOLOGIA

Os materiais usados para a realizao deste experimento foram: proveta, bquer, gua destilada, aquecedor eltrico, termmetro de bulbo, tela de amianto, trip. Inicialmente com a ajuda da bureta medimos 50mL de gua destilada e colocamos no bquer. Inserimos o termmetro na gua e depois de alguns segundos, para estabilizar a temperatura, anotamos a temperatura exibida como sendo a temperatura inicial da gua, T1 em oC. Em seguida ligamos o aquecedor e o colocamos sobre o trip, sobre o aquecedor colocamos a tela de amianto para melhor distribuio do calor e sobre a tela o bquer com gua. A partir dessa montagem ficamos agitando a gua continuamente utilizando o prprio termmetro. A cada 2 minutos a temperatura exibida no termmetro foi anotada, depois de alguns minutos a temperatura se estabilizou, ento continuamos monitorando por mais 6 minutos.

4. RESULTADOS E DISCUSSO

Os dados experimentais foram os mostrados na Tabela 1. Tempo min Temp


o

0 21

2 22

4 33

6 51

8 71

10 84

12 91

14 89

16 89

18 89

C
Tabela 1. Temperatura da gua em funo do tempo

Em nenhum momento a gua deixou de receber calor a partir do aquecedor eltrico, e mesmo assim a partir dos 12 minutos a temperatura parou de subir, sendo qu, a partir de 14 minutos a temperatura caiu para 89C permanecendo assim at o final do experimento. Esse fenmeno pode ser explicado, pois a energia trmica absorvida pela gua estava sendo convertida em mudana de fase, ou seja, as molculas de gua acumulavam energia, mas essa energia no resultava em aumento de energia trmica, pois as molculas a estavam utilizando para romper as ligaes intermoleculares e mudarem de fase. A gua mostrou sinais de incio de ebulio, liberao de bolhas de ar, a 91 oC. E permaneceu em 89oC durante a mudana de fase, isto , vaporizao. Este resultado difere um pouco do esperado, que seria 100oC, e esta variao pode ser devida falta de calibrao do termmetro, ao fato de a quantidade de gua ser pequena e apenas a ponta do termmetro ficou em contato com a gua, ento a parte de termmetro que ficou em contato com o ar pode ter diminudo o resultado, ou at mesmo variao de presso atmosfrica, j que uma presso atmosfrica menor que 1 atm diminuiria a temperatura de ebulio da gua.

5. CONCLUSES

Atravs deste experimento pudemos reconhecer a mudana de fase vaporizao, no pudemos conceituar o calor de vaporizao, e observamos claramente que durante a mudana de fase a temperatura de uma substncia pura permanece constante.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Guia de Atividades experimentais; Fsica II Oscilaes e Termodinmica. Aracaju: janeiro, 2013. RAMALHO, Nicolau e Toledo; Fundamentos da Fsica Volume II Termologia, ptica e ondas. So Paulo: Abril, 2008.

Anda mungkin juga menyukai