Anda di halaman 1dari 7

1

UNIESP UNIDADE FAMA EDUCAO FSICA

ALLAN LOPES DIOGO BARROS

EDUCAO FSICA ESCOLAR E INCLUSO

MAU 2013

ALLAN LOPES DIOGO BARROS

EDUCAO FSICA ESCOLAR E INCLUSO

Trabalho elaborado para a disciplina curricular Educao Fsica Adaptada, sob a orientao da Prof. Charlene Angelim.

MAU 2013

Sumrio

CONTEDO TERICO................................................................................................4

CONSIDERAES FINAIS......................................................................................... 6

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................................7

CONTEDO TERICO Segundo Emlio 2003, lembra que a Declarao Universal dos Direitos Humanos, desde 1948, afirma que os direitos servem para todos,

independentemente da condio. Entretanto, o autor coloca uma questo interessante: embora a Declarao nos coloque como iguais, preciso salientar que somos, na verdade, todos diferentes em condies e que as particularidades dos indivduos devem ser respeitadas, garantindo toda a igualdade de oportunidades e acessos. No ambiente escolar a incluso uma palavra dos tempos modernos que, cada vez mais, vem ganhando forma e espao, efetivando-se, gradativamente, em consequncia de momentos polticos e sociais. Refletindo-se tambm na organizao das polticas pblicas educacionais, o que de certa forma interfere na forma e oferta de servios de ensino. Assim, quando falamos em incluso e necessidades especiais, no ambiente escolar, devemos considerar que esta opo nos remete a uma srie de abordagens e cada uma delas pode abranger uma populao diferente. Portanto, incluso no pode tratar somente de uma populao especfica (pessoas em condio de deficincia), colocando novamente de lado a ateno para com os alunos menos habilidosos, obesos, entre outros. . Esta representao equivocada parece causar certas distores no entendimento do processo inclusivo, podendo levar a aes pedaggicas que chamem a ateno somente para as diferenas, ou, por outro lado, ignorando que elas devam ser levadas em considerao, influenciando diretamente no atendimento e nas aes dos professores quanto s aulas de Educao Fsica. Com isso aponta Pedrinelli (2002), percebemos outro aspecto que se refere ao aluno presente nas aulas de Educao Fsica, porm sem participao efetiva nas atividades desenvolvidas. Parece existir uma relao direta desta no participao com a ao pedaggica do professor, ou seja, quanto menor a ao do professor menor o envolvimento do aluno. A incluso consequncia de uma escola de qualidade, isto uma escola capaz de perceber cada aluno como um enigma a ser desvendado. O que percebe que a criana com deficincia, na escola inclusiva hoje denuncia a falncia do sistema escolar, e a m gesto escolar. O que se verifica que os professores no

sabem o que fazer, o que denuncia uma formao continuada inadequada ou inexistente do professor; outro ponto de dificuldade a falta de relacionamento da escola com a famlia, a escola ainda encontra-se muitas vezes fechada comunidade para discusso da perspectiva inclusiva. Essas entre tantas outras situaes inadequadas no sistema brasileiro escolar tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educao inclusiva. Acreditamos que isto muito pouco embora signifique uma nova atitude.

Segundo Moreira 2009, trabalhar com a incluso dentro da educao fsica escolar acaba se tornando muito difcil, pois a estrutura no ajuda os materiais nem sempre esto em bom estado para ser utilizado e o professor tem que realizar o trabalho sozinho sem o auxilio de nenhum auxiliar e muitas vezes o professor no foi bem treinado e assim no teve orientao no perodo que estudava como deveria realizar a incluso dos alunos, com isso o professor no consegue orientar os alunos que acabam no incluindo o colega na brincadeira. No entanto, no se tem a apenas o caso de incluso para deficientes e se tem vrios casos como o de alunos superativos, tmidos e os que tm problemas sociais em casa.

Para Pedrinelli (2002, p.54):


Participar de um processo inclusivo estar predisposto, sobretudo, a considerar e respeitar as diferenas individuais, criando a possibilidade de aprender sobre si mesmo e sobre cada um dos outros em uma situao de diversidade de ideias, sentimentos e aes [...]

Com isso, quando falamos em incluso e necessidades especiais, no ambiente escolar, devemos considerar que esta opo nos remete a uma srie de abordagens e cada uma delas pode abranger uma populao diferente. Portanto, incluso no pode tratar somente de uma populao especfica (pessoas em condio de deficincia), colocando novamente de lado a ateno para com os alunos menos habilidosos, obesos, entre outros. . Esta representao equivocada parece causar certas distores no entendimento do processo inclusivo, podendo levar a aes pedaggicas que chamem a ateno somente para as diferenas, ou, por outro lado, ignorando que elas devam ser levadas em considerao, influenciando diretamente no atendimento e nas aes dos professores quanto s aulas de Educao Fsica.

CONSIDERAES FINAIS Observamos que explorar o potencial do educando, bem como identificar seus interesses e as suas necessidades ainda no tem sido o foco principal das aes pedaggicas de muitos professores. A forma de se conceber a Educao Fsica na escola mediada pela ao do professor pode, de certa forma, contribuir para a participao ou distanciamento de alunos em determinadas atividades. As aulas de educao fsica so uma das poucas oportunidades para os alunos possam vivenciar e ter variadas experincias motoras, o que pode ser fundamental para garantir seu melhor desenvolvimento motor. Infelizmente, pelo que se observa na prtica, a educao fsica parece ainda estar longe de incluir todos os alunos de fato. Justamente ela, que de todas as disciplinas deveria ser uma das mais receptivas diferena, por admitir inmeras respostas como sendo corretas. Diferente das equaes matemticas, para as quais existe apenas uma resposta certa, no universo da educao fsica vrias so as possibilidades para se atingir um determinado fim. Podemos relatar ento que muitas aes acabam por afastar, excluir, sem querer, disfaradamente, os menos habilidosos, os mais lentos, enfim aqueles que aparentemente fogem ao padro pr-estabelecido. Conclumos ento que a incluso escolar no um processo rpido, automtico, sim um desafio a ser enfrentado devido a vrios motivos, mas principalmente pela falta de professores habilitados e de estruturas fsicas adequadas. A incluso deve ser responsabilidade de toda a comunidade escolar que deve sentir-se comprometida facilitando assim a plena integrao do deficiente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
EMILIO, S.A. Questes sobre igualdade e diferena no processo de incluso escolar. In.: JORNADA DE PESQUISADORES: deficincias: interconexes criativas, 2., 2003, So Paulo. Resumos... So Paulo: Sociedade de Psicologia de So Paulo, 2003. p.81.

FREIRE, J. B. Educao de corpo inteiro: teoria e prtica da educao fsica. So Paulo: Scipione, 1989
MOREIRA, E. C., Educao Fsica Escolar Desafios e Propostas 1. Editora Fontoura 2 Edio - 2009 PEDRINELLI, V.J, Possibilidades na diferena: o processo de incluso, de todos ns. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial Revista Integrao. Ano 14, Edio Especial, 2002

http://inclusaoescolar2010.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html acessado em 29/03/2013 s 13h45min. http://www.efdeportes.com/efd51/educa.htm acessado em 30/03/2013 s 10h05min.

Anda mungkin juga menyukai