Anda di halaman 1dari 16

FUNDAMENTAL 4 - MDIAS MVEIS

4.1 - Mdias Mveis Uma mdia mvel simplesmente uma forma de suavizar a ao do preo ao longo do tempo. Por "mdia mvel", queremos dizer que voc est tomando o preo mdio de fechamento de um par de moedas para os ltimos "X" perodos. Em seu grfico, seria algo parecido com isto:

Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/moving-average-102.*png Como todos indicadores, o indicador de mdia mvel usado para nos ajudar a prever preos futuros. Ao olhar para a inclinao, voc pode determinar melhor a direo potencial dos preos de mercado. Como dissemos, mdias mveis suavizam a ao do preo. Existem diferentes tipos de mdias e cada uma delas tem seu nvel de suavidade. Geralmente, quanto mais suave a mdia mvel, mais lento ser reagir ao movimento do preo. Quanto mais rgida a mdia mvel, mais rpida a reao ao movimento do preo. Para tornar uma mdia mvel mais suave, voc deve obter a mdia dos preos de fechamento num perodo mais longo de tempo. Agora voc deve estar pensando: "Certo, estou entendendo, mas como usar isso em operaes forex?" Nesta seo, primeiro precisamos explicar-lhe os dois principais tipos de mdias mveis: 1. Simples

2. Exponencial Tambm vamos ensinar-lhe como calcul-los e dar os prs e contras de cada um. Assim como em cada outra lio da Escola de Pipsologia do Babypips, voc precisa saber o bsico primeiro! Quando voc souber furar o bloqueio como o jogador argentino Lionel Messi, ns iremos ensinarlhe as diferentes formas de utilizao de mdias mveis e como incorpor-las em sua estratgia de negociao. Ao final desta lio voc estar to bom quanto Messi! Voc est pronto? Se estiver, diga-nos "Sim" e continue. Se no, volte e releia a introduo. Se est realmente pronto, v para a prxima pgina.

4.2 - Mdias Mveis Simples A mdia simples o tipo mais simples de mdia mvel (duh!). Basicamente, uma mdia mvel simlpes calculada somando-se os preos dos ltimos "X" perodos de encerramento e em seguida, dividir esse nmero por X. Confuso? No se preocupe, ns deixaremos bem claro. Se voc encoutrou 5 perodos de mdia mvel simples em um grfico de 1 hora, voc deve somar os preos de fechamento das ltimas cinco horas e, em seguida, dividir esse nmero por 5. Voila! Voc tem o preo mdio de fechamento das ltimas cinco horas! Tire a mdia dos preos e adquira sua mdia mvel! Se voc fosse traar um perodo simples de 5 mdias mveis em um grfico de 30 minutos, voc dever adicionar os preos de fechamento dos ltimos 150 minutos e dividir este nmero por 5. Se fosse traar o perodo de 5 de mdia simples num grfico de 4 horas, ok, ok, voc j sabe o que fazer! A maioria dos grficos faro este clculo para voc. A razo pela qual estamos entediando voc com o "como fazer o clculo" das mdias mveis porque importante que voc saiba entender como editar e ajustar o indicador.

Entender como funciona um indicador significa que voc pode ajustar e criar estratgias diferentes, como mudanas no ambiente de mercado. Agora, como em quase todos outros indicadores, as mdias mveis operam com certo atraso. Pelo fato de voc estar tomando as mdias passadas, voc estar vendo o caminho geral de um passado recente e uma previso generalizada do "futuro" da ao do preo a curto prazo. Importante: As mdias mveis no iro tornar voc um cartomante! Aqui est um exemplo de como as mdias mveis suavizam a ao do preo.

http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/simple-moving-averages2.*png (remover os 4 asteriscos) No grfico acima, tivemos trs SMAs (mdias mveis simples) no grfico de 1 hora de USD/CHF. Como voc pode ver, quanto mais longo o perodo da SMA, maior a distncia do preo. Observe como o SMA 62 est mais longe do que o preo atual de 30 e 5 SMAs. Isso ocorre porque a SMA 62 soma os preos de 62 perodos e divide-os por 62. Quanto maior o perodo que voc usa para a SMA, mais lenta a reao ao movimento de preos. Os SMAs neste grfico mostram o sentimento geral do mercado neste momento. Aqui, podemos ver que o par est tendendo. Em vez de olhar apenas o preo atual do mercado, as mdias mveis nos do uma viso mais ampla, e podemos agora medir a direo geral de seu preo futuro. Com o uso de SMAs, podemos dizer se um par est tendendo para cima, para baixo ou simplesmente variando. O problema das mdias mveis simples que elas so sensveis aos picos. Quando isso acontece, pode nos dar sinais falsos. Podemos pensar que uma nova tendcia possa estar aumentando, mas na realidade nada mudou. Na prxima lio, vamos mostrar o que queremos dizer e tambm apresent-lo para outro tipo de mdia mvel que evite este problema.

Original: http://www.babypips.com/school/simple-moving-averages.html 4.3 - Mdia Mvel Exponencial Como dissemos na lio anterior, mdias mveis simples podem ser distorcidas em picos. Vamos comear com um exemplo. Digamos que obtemos SMA de 5 perodos no grfico dirio de EUR/USD.

Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/sma-spike22.*png (retirar os 4 asteriscos) As cotaes de fechamento dos ltimos 5 dias so as seguintes: Dia 1: 1,3172 Dia 2: 1,3231 Dia 3: 1,3164 Dia 4: 1,3186 Dia 5: 1,3293

A mdia mvel simples seria calculada da seguinte forma: (1,3172 + 1,3231 + 1,3164 + 1,3186 + 1,3293) /5 = 1,3209 Simples, certo? Bem, houve uma notcia no dia 2 que fez o Euro cair. Isso faz com que o EUR/USD mergulhasse e fechasse em 1,3000. Vamos ver o efeito que isso teria sobre o perodo de 5 SMA. Dia 1: 1,3172 Dia 2: 1,3000 Dia 3: 1,3164 Dia 4: 1,3186 Dia 5: 1,3293

A mdia mvel simples seria calculada da seguinte forma: (1,3172 + 1,3000 + 1,3164 + 1,3186 + 1,3293) / 5 = 1,3194 O resultado da mdia mvel simples seria muito menor e iria dar-lhe uma noo de que o preo estava realmente indo para baixo, quando na realidade, o dia 2 foi apenas um evento imprevisto causado por maus resultados de um relatrio econmico. O que estamos tentando faz-lo entender que as mdias simples so simples demais. Se houvesse uma maneira de voc filtrar esses pontos para que no tenha uma ideia errada. Hum, espere um minuto... Sim, h uma maneira! a chamada Mdia Mvel Exponencial A Mdia Mvel Exponencial (MME) d mais peso aos perodos mais recentes. Em nosso exemplo acima, a EMA teria colocado mais peso sobre os preos dos dias recentes, o que seriam o dia 3, 4 e 5. Isto significaria que o pico no dia 2 ser de menor valor e no teria to grande efeito sobre a mdia mvel como seria se ns tivssemos calculado uma mdia mvel simples. Se voc pensar bem, isso faz muito sentido porque o que isto significa que colocada maior nfase no que os traders estiveram fazendo ultimamente. Vamos dar uma olhada no grfico de 4 horas de USD/JPY para destacar como um SMA e EMA ficariam lado a lado em um grfico.

Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/exponential-moving-averages2.*png (remover os 4 asteriscos) Observe como a linha vermelha (o EMA 30) parece estar mais prxima dos preos do que a linha azul (a SMA 30). Isso significa que ele representa com mais preciso a ao do preo recente. Voc provavelmente pode adivinhar o que acontecer. porque o EMA d mais nfase ao que vem acontecendo ultimamente. Quando se opera,

muito mais importante para ver o que os comerciantes esto fazendo, sim, mas importante saber sobre o que fizeram no passado recente. Original: http://www.babypips.com/school/exponential-moving-average.html 27/12/10 4.4 - SMA x EMA At agora, provavelmente voc estar se perguntando: qual o melhor? A mdia mvel simples ou a exponencial? Primeiro, vamos comear com a mdia mvel exponencial. Quando voc quer uma mdia mvel que ir responder ao do preo muito rapidamente, ento um curto perodo EMA o melhor caminho a percorrer. Estes podem ajud-lo a captar tendncias muito cedo (mais sobre isso depois), o que resultar em maior lucro. Na verdade, quanto mais cedo voc pegar uma tendncia, mais voc pode us-la para arrecadar lucros (yeah!). A desvantagem de usar a mdia mvel exponencial que voc pode ter resultados falsos durante o perodo de consolidao (oh no!). Como a mdia mvel responde to rapidamente ao preo, voc deve pensar que uma tendncia esteja se formando, quando poderia ser apenas um pico de preos. Este seria um caso em que o indicador seria rpido demais para o seu trade. Com uma mdia mvel simples, o oposto verdadeiro. Quando voc quer uma mdia mvel, que mais suave e mais lenta para responder ao do preo, ento, um perodo mais longo SMA o melhor caminho a percorrer. Isso funciona bem quando se olha para prazos mais longos, como poderia lhe dar uma ideia da tendncia global. Embora seja lento para responder a uma ao de preos, poderia salv-lo de muitas saidas falsas. A desvantagem que voc pode adiar por muito tempo e perder um bom preo de entrada ou atividade comercial. Uma analogia que tornar facil de lembrar, comparar as mdias mveis tartaruga e lebre.

A tartaruga lenta como a SMA, de modo que voc pode perder ao entrar na tendncia inicial. No entanto, tem uma casca dura para se proteger e, similarmente, usar SMAs ir ajud-lo a evitar ser pego em saidas falsas. Por outro lado, a lebre rpida, como o EMA. Ele ajuda voc a pegar o incio da tendncia, mas voc corre o risco de se deixar enganar pelas saidas falsas (ou cochilos, se voc for um trader sonolento). Aqui est o resumo delas, que ajudar voc a se lembrar melhor delas: SMA: pros: Apresenta um grfico suave que elimina a maioria dos fakeouts; contras: So lentos, e podem causar atraso nos sinais de compra e venda. EMA: pros: Rpido movimento e boa para mostrar oscilaes de preos mais recentes; Mais propensos a causar saidas falsas e a dar sinais errados. Ento qual o melhor? Isto algo para voc decidir. Muitos traders calculam diversas mdias mveis para saber ambos os lados da histria. Eles podem usar um perodo mais longo em uma SMA para descobrir qual a tendncia geral e em seguida, um perodo curto em uma EMA para encontrar um bom momento para a negociao. H uma srie de estratgias de negociao que so construdas em torno do uso de mdias mveis. Nas aulas seguintes, ensinaremo-lhes: 1. Como usar as mdias mveis para determinar a tendncia. 2. Como incorporar o cruzamento das mdias mveis em seu sistema de negociao.

3. Como as mdias mveis podem ser usadas como suporte dinmico e resistncia. Hora do recreio! Procure um grfico e comece a brincar com algumas mdias mveis! Experimente diferentes tipos e tente experimentar com diferentes perodos. Com o tempo, voc vai descobrir como as mdias mveis o ajudaro.

4.5 - Usando Mdias Mveis Uma maneira muito boa de se usar as mdias mveis para ajudar a determinar a tendncia. A maneira mais simples apenas calcular uma SMA no grfico. Quando a ao do preo tende a ficar acima da mdia mvel, sinal de uma tendncia de alta. Se a ao do preo tende a ficar abaixo da mdia mvel, ento indica que est numa tendncia de baixa.

Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/single-moving-average2.*png (remover os 4 asteriscos) O problema que demasiado ingnuo. Vamos dizer que o USD/JPY esteja em tendncia de baixa, mas uma notcia aparece fazendo com que o preo se eleve.

Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/ma-fake_2.*png (remover os 4 asteriscos) Voc v que o preo j est acima da mdia mvel. Pensa consigo mesmo: "Huum... Parece que este par est prestes a mudar de direo. hora de comprar isto!" Ento voc faz exatamente isso. Compra um bilho de unidades por que est confiante de que o USD/JPY ir se erguer.

Ampliada: http://www.*babypips.*com/school/images/grade4/ma-fake2_2.*png Bamm! Voc caiu em uma saida falsa! Como se v, os traders apenas reagiram notcia, mas a continuao da tendncia e o preo manteve posio inferior!

O que alguns traders fazem - e que sugerimos que voc faa tambm - que eles colocam vrias mdias mveis em seus grficos ao invs de apenas um. Isso lhes d um sinal mais claro de saber se o par est tendendo para cima ou para baixo, dependeno da ordem das mdias mveis. Deixe-nos explicar. Em uma tendncia de alta, a mdia mais "rpida" em movimento deve estar acima da mdia mvel "mais lenta" para uma tendncia de baixa e vice-versa. Por exemplo, digamos que temos dois MA: um perodo de 10-MA e um de 20-MA. Em seu grfico, ficaria parecido com este:

Ampliada: http://www.*babypips.*com/school/images/grade4/moving-average-trend2.*png Acima est um grfico dirio de USD/JPY. Ao longo da tendncia de alta, a SMA 10 est acima da SMA 20. Como voc pode ver, voc pode usar mdias mveis para ajudar a mostrar se um par est tendendo para cima ou para baixo. Combinando isso com o seu conhecimento sobre as linhas de tendncia, pode ajud-lo a decidir se quer comprar ou vender a moeda. Voc tambm pode tentar colocar mais de duas mdias mveis no grfico. Contanto que as linhas estejam em ordem (mais rpido para o mais lento em tendncia de alta, o mais lento para o mais rpido em tendncia de alta), ento voc pode dizer se o par est em tendncia de alta ou de baixa. 4.6 - Cruzamento de Mdias Mveis At agora, voc sabe como determinar a tendncia traando algumas mdias mveis nos grficos. Voc tambm deve saber que as mdias mveis podem ajudar a determinar quando uma tendncia est prestes a acabar ou reverter. Tudo que voc tem a fazer colocar um par de mdias mveis no grfico e esperar por um cruzamento. O cruzamento de mdias mveis pode sinalizar que a tendncia est a mudar rapidamente, dando a voc a chance de obter uma melhor entrada. Por ter uma melhor entrada, voc tem a chance de ganhar mais pips. Se Allen Inversion ganhou a vida por ter um movimento cruzado assassino, por que voc no pode?

Vamos olhar novamente aquele grfico dirio de USD/JPY para ajudar a explicar a negociao a partir de cruzamento de mdias mveis.

Ampliado: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/moving-average-crossover2.*png (remover os 4 asteriscos) De abril e julho, o par estava em uma tendncia de alta agradvel. Ele chegou a 124,00 antes de descer lentamente. Em meados de julho, vemos que a SMA 10 cruzou e foi para baixo da 20 SMA. E o que aconteceu depois? Uma boa tendncia de descida! Se voc tivesse comprado no cruzamento das mdias mveis, voc teria feito mais de mil de pips. claro que nem toda operao ser uma vencedora de 1000 pips, 100 pips ou mesmo 10 pips. Poderia perder, o que significa que voc tem que considerar as coisas como onde colocar o stop loss ou quando ter lucros. Voc simplesmente no pode saltar sem um plano! O que alguns comerciantes fazem fechar sua posio quando ocorre um novo cruzamento ou

quand um preo se move contra a posio de uma determinada quantidade de pips. Isto o que Huck faz no seu sistema HLHB*. Ela sempre fecha quando um novo cruzamento de faz, mas tambm tem 150 pips stop loss. A razo para isto que voc simplesmente no sabe quando ser o prximo cruzamento. Voc pode acabar tendo que esperar muito tempo. Uma coisa importante a saber sobre um sistema de cruzamento que, enquanto eles trabalham muito bem em volteis e/ou tendncias do ambiente, eles no funcionam to bem quando o preo est variando. Voc obter sucesso com toneladas de sinais de cruzamento e poder encontrar-se parando muitas vezes antes de pegar a tendncia novamente. * http://www.babypips.com/blogs/loonie-adventures/the_hlhb_system.html Original: http://www.babypips.com/school/moving-average-crossover-trading.html 4.7 - Suporte e Resistncia Dinmicos Outra forma de utilizao das mdias mveis us-las como nveis de suporte e resistncia dinmico. Ns gostamos de cham-la dinmica por que no como as tradicionais linhas horizontais de apoio de resistncia. Elas esto constantemente mudando dependendo da ao recente do preo. H muitos traders por ai que olham para estas mdias mveis como chaves de suporte ou resistncia. Estes comerciantes vo comprar quando o preo cair e testar a mdia mvel ou vender se o preo aumenta e toca a mdia mvel.

Aqui est uma observao a um grfico de 15 munutos de GBP/USD e um perodo de 50 EMA. Vamos ver se ele serve como suporte dinmico ou resistncia.

Ampliada:

Parece que serviu muito bem! Toda vez que se aproxima da 50 EMA e a testa, ela atua como resistncia e o preo salta para baixo. Incrvel, no? Uma coisa que voc deve ter em mente que essas so apenas como suas linhas de tendncia normais. Isso significa que o preo no ir sempre saltar perfeitamente da mdia mvel. s vezes ele vai passar por ela, um pouco antes de voltar na direo da tendncia. H tambm momentos em que o preo ir disparar e passar completamente. O que alguns traders fazem utilizar duas mdias mveis, e s comprar ou vender quando o preo estiver no espao entre as duas mdias mveis. Voc poderia chamar esta rea de "zona".

Vamos dar uma outra olhada no grfico de 15 minutos de GBP/USD, mas desta vez vamos usar a 10 e 20 EMAs.

Ampliada: http:*//www.*babypips.*com/school/images/grade4/moving-average-zone2.*png (remover os 4 asteriscos) A partir do grfico acima, voc v que o preo foi um pouco alm do EMA 10 alguns pips, mas comeou a cair depois. H alguns comerciantes que usm estratgias intradias assim. A ideia que, assim como o apoio horizontal ou reas de resistncia, estas mdias mveis devem ser tratadas mais como zonas ou reas de interesse. A rea entre as mdias mveis podem, portanto, ser encaradas como uma zona de suporte ou resistncia. Suporte e Resistncia Dinmicos Rompidos Agora voc sabe que as mdias mveis podem potencialmente atuar como suporte e resistncia. Combinando um par deles, voc pode ter uma pequena zona. Mas voc tambm deve saber que eles podem quebrar, assim como qualquer nvel de suporte ou resitncia. Vamos dar uma olhada na EMA 50 em GBP/USD em um grfico de 15 minutos.

No grfico acima, vemos que a EMA de 50 perodos era um forte nvel de resistncia para GBP/USD repetidas vezes fazendo o preo saltar.

No entanto, como j destacado com a caixa vermelha, o preo finalmente quebrou e disparou. O preo em seguida, retraou e testou a EMA 50 novamente, que provou ser um forte suporte. Ento pessoal, isso que vocs tm! As mdias mveis podem atuar como nveis de suporte e resistncia dinmicas. Uma coisa legal sobre o uso de mdias mveis que elas esto sempre mudando, o que significa que voc pode deixar esta ferramenta em seu grfico e no tem que ficar olhando no tempo decorrido para destacar nveis de suporte e resistncia. Voc sabe que esta a linha mais provvel pois representa uma rea mvel de interesse. O nico problema, claro, descobrir qual mdia mvel se usar.

4.8 - Resumo: Mdias Mveis

* Existem muitos tipos de mdias mveis. Os dois tipos mais comuns so a mdia mvel simples (SMA) e a mdia mvel exponencial (MMA). * Mdias mveis simples so a forma mais simples de mdias mveis, mas elas so sensveis aos picos. * A mdia mvel exponencial coloca mais peso aos preos mais recentes, o que significa que colocam mais nfase no que os traders esto fazendo no momento atual. * muito mais importante saber o que os traders esto fazendo agora do que ver o que eles fizeram na semana passada ou ms passado.

* As mdias simples so mais suaves que as exponenciais.

* Um perodo mais longo de mdias mveis so mais suaves do que um perodo mais curto de mdias mveis. * Usar a mdia mvel exponencial pode ajudar a detectar uma tendncia mais rpido, mas est propenso a mais saidas falsas. * Mdias mveis simples so mais lentas para responder a ao do preo, mas voc vai economizar os picos e sadas falsas. No entanto, por causa de sua reao lenda, eles podem atras-lo de tomar uma posio e pode fazer com que voc perca boas oportunidades. * Voc pode usar as mdias mveis para ajudar a definir as tendncias, quando entrar, e quando a tendncia estiver chegando ao fim. * As mdias mveis podem ser usadas como nveis dinmicos de suporte e resistncia. * Uma das melhores maneiras de se usar mdias mveis traando diferentes tipos de modos em que voc possa ver tanto o movimento a curto prazo quanto a longo prazo. Voc entendeu tudo isso? Ento abra seu software de grficos e tente avanar algumas mdias mveis. Lembre-se, usar mdias mveis fcil, difcil determinar qual usar. por isso que voc deve experiment-las e descobrir a que melhor se adequa ao seu estilo de negociar. Talvez voc prefira um sistema de acompanhamento de tendncias. Ou talvez as queira usar como suporte e resistncia dinmicos. Em tudo que voc escolha fazer, certifique-se de ler e fazer alguns testes para ver como ele se encaixa em seu plano de negociao global.

Anda mungkin juga menyukai