Anda di halaman 1dari 4

Movimento de Projteis Para discutir o movimento de projteis em duas dimenses, vamos considerar duas situaes: lanamento horizontal e lanamento

oblquo. Lanamento Horizontal Vamos considerar um avio que se desloca na horizontal com velocidade vH constante num referencial fixo no solo. Num dado momento, um pacote abandonado do avio (Fig.26). Vamos considerar que a resistncia do ar sobre o pacote pode ser desprezada.

No referencial R*, fixo no avio, o pacote se desloca em queda livre. A sua trajetria uma linha reta vertical. No referencial R, fixo no solo, o avio se desloca em MRU com velocidade vH. Nesse referencial, a trajetria do pacote uma parbola. O vetor velocidade do pacote em cada instante de tempo pode ser considerado como a soma de dois vetores, um vetor velocidade horizontal e um vetor velocidade vertical. A componente horizontal igual velocidade do avio. A componente vertical igual velocidade que teria o pacote se o seu movimento fosse unicamente de queda livre. Todo movimento em duas dimenses pode ser decomposto em dois movimentos unidimensionais ortogonais. Do mesmo modo, a composio de dois movimentos unidimensionais ortogonais gera um movimento em duas dimenses. A composio de dois movimentos ortogonais para gerar um movimento plano e a decomposio de um movimento plano em dois movimentos ortogonais devem ser feitas segundo as regras do clculo de vetores. Exemplo Consideremos o referencial R fixo no solo e o eixo X com direo vertical, sentido de baixo para cima e zero no solo.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Vamos supor que o avio se desloque a uma altitude de 320 m com velocidade de mdulo igual a 50m/s. Esse tambm o valor do mdulo da componente horizontal da velocidade do pacote. O tempo de queda do pacote pode ser calculado levando em conta que o seu movimento vertical de queda livre, isto , um MRUV com acelerao constante de mdulo g = 10 m/s2, e levando em conta tambm que a velocidade inicial nessa direo nula. Assim, a equao horria da posio: x(t) = x(0) + v(0)t + at2 permite escrever: 0 = 320 m + ( 10 m/s2 ) t2 e da, t = 8s. Portanto, o pacote leva 8 segundos para chegar ao solo. O mdulo da velocidade vertical do pacote quando ele chega ao solo pode ser obtido da equao horria da velocidade: v = v(0) + at Ento: vv = ( 10 m/s2 )( 8s ) = 80 m/s O sinal negativo indica que a velocidade vertical do pacote tem sentido contrrio ao do eixo vertical do referencial. Assim, ao chegar ao solo, a componente horizontal da velocidade do pacote tem mdulo de 50m/s e a componente vertical tem mdulo de 80m/s. O pacote chega ao solo com uma velocidade de mdulo:
v= ( 50 m / s ) 2 + ( 80 m / s ) 2 = 94 m / s

Lanamento Oblquo
O movimento do pacote, discutido acima, um exemplo de movimento de projtil com lanamento horizontal. Por outro lado, vimos que o movimento de queda livre um MRUV simtrico, ou seja, o tempo de subida igual ao tempo de descida e

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

as velocidades de subida e de descida, para a mesma altura, tm mdulos e direes iguais, mas sentidos contrrios. Portanto, compondo o movimento de queda livre (MRUV) com um movimento de translao uniforme (MRU), temos um movimento simtrico. Esse um exemplo de movimento de projtil com lanamento oblquo (Fig.27). A figura representa as velocidades (v1, v2, v3, v4 e v5) em cinco instantes diferentes e as correspondentes componentes horizontais e verticais.

Exemplo
Um jogador de futebol chuta uma bola com velocidade inicial de mdulo 26 m/s num referencial fixo no campo. Essa velocidade faz um ngulo de 30o com a horizontal. Em primeiro lugar, vamos calcular a altura mxima atingida pela bola e o tempo levado para tanto. Ignorando a resistncia do ar, o movimento vertical da bola um MRUV. Tomando o eixo Y do referencial com direo vertical, sentido de baixo para cima e origem no ponto de lanamento, temos y(0) = 0, ay = g = 10 m/s2 e: vy(0) = v(0) sem 30o = ( 26 m/s )( 1/2 ) = 13 m/s No ponto de altura mxima, a componente da velocidade da bola ao longo do eixo Y nula. A equao horria da velocidade: vy(t) = vy(0) + ayt fica, ento: 0 = 13 m/s ( 10 m/s2 ) t e da, t = 1,3s. A equao horria da posio: y(t) = y(0) + vy(0)t + ayt2 permite escrever: hmax = y(1,3s) y(0) = ( 13 m/s )( 1,3s ) + ( 10 m/s2 )( 1,3s )2 = 8,4 m Assim, em 1,3 segundos, a bola atinge a altura mxima de 8,4 metros. Agora vamos calcular o alcance da bola, isto , a distncia entre o ponto de partida e o de chegada da bola na superfcie horizontal. Ignorando a resistncia do ar, o movimento horizontal da bola um MRU. Podemos tomar o eixo X do referencial na mesma direo do movimento horizontal da bola, com origem no ponto de lanamento. Ento, a equao horria da posio permite escrever o alcance da bola como: R = x(t) x(0) = vx(0)t e como: vx(0) = v(0) cos 30o = ( 26 m/s )( 0,87 ) = 22,52 m/s temos:

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

R = ( 22,52 m/s )( 2,6s ) = 58,56 m Portanto, a bola bate pela primeira vez no solo a 58,56 metros do ponto de partida se a resistncia do ar puder ser ignorada.

Exerccio 1
Num referencial fixo no solo, um barco parte de uma das margens de um rio de 500 m de largura e atinge a margem oposta em um ponto 375 m rio abaixo. A componente da velocidade do barco na direo perpendicular direo da correnteza tem mdulo de 0,4 m/s. Determine, no mesmo referencial, (a) o tempo gasto na travessia e (b) o vetor velocidade do barco.

Exerccio 2
Em 75 segundos, um balo (carregado por uma criana) sai por uma porta, percorre 10 m na horizontal ao longo de uma calada, faz uma curva fechada em ngulo reto, percorre mais 10 m na mesma horizontal ao longo de outra calada e, aps uma brevssima pausa, sobe verticalmente (enquanto a criana chora) at uma altura de 5 m, onde encontra um obstculo e estoura. Determine (a) o deslocamento e (b) a velocidade mdia do balo nesses 75 segundos num referencial fixo no solo.

Exerccio 3
Numa cena de filme, um dubl deve correr pelo telhado de um prdio, saltar horizontalmente e chegar ao telhado de outro prdio, 5 m abaixo. A distncia horizontal que separa os prdios de 4 m. Considere g = 10 m/s e calcule o mdulo mnimo da velocidade do dubl, num referencial fixo no solo, para que ele consiga realizar essa faanha.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Anda mungkin juga menyukai