Anda di halaman 1dari 16

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, morte. Tempo Social ; Rev.OSociol. USP, S.

Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 A R tempo T I eG O Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. (editado Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995). em jun. 1995).

O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte


MARIA HELENA OLIVA AUGUSTO
RESUMO: As relaes que os homens compartilham na sociedade, entre elas a prpria forma como percebem o tempo, permitem-lhes atribuir significados especficos a vrias dimenses de sua existncia. O que se pretende nesta comunicao refletir sobre o sentido que a morte adquire para os indivduos na sociedade contempornea e, atravs dessa reflexo, discutir o prprio significado que atribuem vida. Com essa finalidade, discorrer-se sobre alguns traos da vida social na modernidade, principalmente sobre a emergncia do indivduo livre e sobre as alteraes que se fizeram sentir na noo de tempo. Em seguida, os mesmos traos sero identificados no mundo contemporneo. A percepo das alteraes de significado que a vida e a morte sofreram na vivncia contempornea das pessoas emergir, espera-se, da comparao entre os dois momentos. UNITERMOS: Indivduo, tempo, morte, modernidade, liberdade.

s representaes compartilhadas pelos membros de uma sociedade so de fundamental importncia para caracteriz-la, para darem conta do seu verdadeiro perfil e possibilitarem, ao mesmo tempo, por parte de seus integrantes, reconhecerem-se como participantes dela. Isso significa dizer que as vises que os homens e as mulheres portam sobre sua sociedade so formas atravs das quais ela permanece, para cada um individualmente e tambm para o conjunto. Trata-se da maneira pela qual a sociedade se representa diante de seus membros, criando significaes que lhe so especficas. Os membros de uma dada sociedade tornam-se seres sociais atravs da incorporao dessas mesmas representaes/significaes. O processo de socializao, por meio do qual as internalizam permite-lhes tornarem-se humanos. Ao mesmo tempo, todas as instituies particulares da sociedade a que se referem tambm concretizam em si essas significaes.

Esta uma verso um pouco ampliada de texto a ser publicado na Revista PSICOLOGIA- USP vol. IV, n 2 de 1993 (que ser editada em junho de 1995), com o ttulo Tempo e indivduo no mundo contemporneo: o sentido da morte. Trata-se de comunicao apresentada no XIII Congresso Mundial de Sociologia, organizado pela International Sociological Association e realizado em Bielefeld, Alemanha, no perodo de 18 a 23 de julho de 1994.

Professora do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP 91

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

(...) Sens qui concerne lautoreprsentation de la socit; sens participable par les individus; sens leur permettant de monnayer pour leur compte personnel un sens du monde, un sens de la vie et, finalement, un sens de leur mort (...). 2 the human mastery of the natural world.
92

Estas exercem, portanto, uma trplice funo: a) estruturam as representaes do mundo em geral, sem as quais no podem existir seres humanos; b) designam as finalidades das aes a serem por eles desenvolvidas, indicando o que deve e o que no deve ser feito e, finalmente, c) estabelecem os tipos de afetos, de inclinaes, que so caractersticos de uma dada sociedade (Castoriadis, 1990, p. 125). A mais importante de todas as significaes, que so dessa forma produzidas, aquela que diz respeito prpria sociedade, sua representao de si como alguma coisa: essa representao est indissociavelmente ligada a um desejar-se como esta sociedade, a um amar-se como esta sociedade. essa significao que permite a cada indivduo identificar-se a um ns, a uma coletividade em princpio imperecvel. Sentido que concerne auto-representao da sociedade; sentido participvel pelos indivduos; sentido que lhes permite criar para seu proveito pessoal um sentido do mundo, um sentido da vida e, finalmente, um sentido da sua morte (Castoriadis, 1990, p. 126-127)1. No final do sculo XVIII, incio do XIX, eram duas as representaes fundantes da forma como a sociedade era vista por seus membros e de como esta se representava. A primeira, referia-se crena na possibilidade de um progresso sem limites, conduzido pela razo humana. Esse progresso, proporcionado pelo desenvolvimento da cincia e da tecnologia, envolvia, por sua vez, a crena na possibilidade de um desenvolvimento contnuo do processo de produo industrial e da acumulao. Tal viso trazia a perspectiva de que a humanidade poderia deixar de ser vtima de processos desconhecidos e passar a domin-los: supunha um progressivo domnio da natureza por parte dos seres humanos e tambm o abandono de idias consideradas supersticiosas que colocavam fora deles o domnio de suas prprias vidas, entre elas, por exemplo, as crenas religiosas. Dava-se por suposto que o referido desenvolvimento possibilitaria um domnio total dos processos naturais o que conduziria, em conseqncia, satisfao das necessidades humanas fundamentais (Castoriadis, 1990). Tratava-se de subordinar a natureza ao controle humano ou, nas palavras de Giddens, constituir o domnio humano do mundo natural (Giddens, 1991, p. 144)2. A segunda dessas representaes era a crena na capacidade humana de criao, na possibilidade de as pessoas crescerem em liberdade, de atingirem o bem atravs da livre participao nos negcios e atividades pblicos e nos processos coletivos. Essa significao referia-se autonomia individual e social, liberdade, pesquisa de formas de liberdade coletiva, correspondendo a um projeto democrtico, emancipatrio, revolucionrio (Castoriadis, 1990, p. 127). Portanto, de um lado, a crena no progresso; de outro, a crena no ser humano e em sua liberdade. Castoriadis chama a essas duas representaes de significao capitalista e significao da autonomia individual (Castoriadis, 1990, p. 127).

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

Por um lado, ambas as representaes so antinmicas entre si, conduzindo a direes opostas: a primeira, a significao capitalista, aponta para a centralizao e o disciplinamento; a segunda, a significao da autonomia individual, conduz idia de uma democracia participativa. Por outro lado, medida que ambas se efetivam ao mesmo tempo, sendo assim contemporneas, acabam por contaminarem-se reciprocamente (Castoriadis, 1990, p. 127). A representao de si que a sociedade moderna apresenta deriva, assim, dessa dupla significao. Concebe-se, por um lado, como o tempo e o lugar do progresso e da racionalizao ininterruptos, onde ocorre um processo ampliado de produo e acumulao. Ao mesmo tempo, apresenta-se como o espao de uma sociabilidade em que possvel uma realizao mais bem-sucedida do ser humano, quando comparada s formas anteriores de relacionamento social. O sentido produzido o de que a convergncia entre progresso, razo, produo e acumulao traz como conseqncia implcita a possibilidade da existncia de seres humanos mais plenos, livres e felizes. Entretanto, essa representao e esse sentido sofreram abalos no momento contemporneo. importante perceber a forma pela qual a dupla e contraditria significao, instituda com a modernidade, se atualiza no momento presente; da mesma maneira, necessrio avaliar em que medida a efetivao atual da noo de tempo a ela vinculada interfere na possibilidade de realizao do ser humano, que trazia presente quando de sua emergncia. Entre o momento da emergncia da sociedade moderna e o momento atual so perceptveis importantes alteraes no que diz respeito s representaes e noo de tempo predominantes; da mesma forma, o sentido da vida e a percepo da morte que ento prevaleciam tambm sofreram alteraes. Alguns conceitos envolvidos nessa discusso merecem ser destacados; contudo, importante levar em conta que, mantendo entre si relaes de recproca determinao e influncia, apenas analiticamente podem ser vistos de forma isolada.
Tempo, indivduo e modernidade

A concepo de indivduo contempornea do mesmo processo que fez emergir a dupla significao acima apontada. necessrio ter presente, entretanto, que cada uma dessas significaes sugere, para Castoriadis, tipos antropolgicos diferentes de indivduo: o homem empreendedor o tipo que corresponde primeira delas, enquanto o indivduo crtico, reflexivo, democrtico, o que melhor caracteriza a segunda (Castoriadis, 1991, p. 128). Outros autores tambm se referem presena, nos primrdios da modernidade, de duas maneiras diversas de manifestao da individualidade que podem, de alguma forma, ser aproximadas daquelas por ele sugeridas. Simmel lembra-nos que o iderio liberal do sculo XVIII, uma vez que percebia como essncia do humano o que era comum a todos, enfatizou a fico
93

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

largely from the nineteenth century, we have inherited a romanticist view of the self, one that attributes to each person characteristics of personal depth: passion, soul, creativity, and moral fiber. (...) But since the rise of modernist world view beginning in the early twentieth century, the romantic vocabulary has been threatened. For modernists the chief characteristics of the self reside not in the domain of depth, but rather in our ability to reason (...).

de indivduos isolados, iguais e livres, a idia do homem genrico; o romantismo do sculo XIX, por outro lado, considerando que a humanidade estaria representada de uma forma peculiar em cada homem, acentuou o carter nico da individualidade, a incomparabilidade entre os homens, o direito singularidade (Simmel, 1986, p. 260-261; 275-279). Gergen, de outro ngulo, argumenta que ns herdamos do sculo XIX uma viso romntica do self, que atribui a cada pessoa caractersticas de profundidade pessoal: paixo, alma, criatividade e fibra moral. (...) Porm, desde a emergncia da viso modernista do mundo, no incio do sculo XX, o vocabulrio romntico foi (tem sido) ameaado. Para os modernistas, a caracterstica principal do self no se encontra no mbito da profundidade, mas, antes, em nossa habilidade de pensar (...) (Gergen, 1991, p. 6)3. importante considerar que, se possvel a interpretao de que, no processo histrico, houve uma recproca contaminao entre as significaes que melhor caracterizam a sociedade moderna, o mesmo poder ser suposto no que se refere ao duplo contedo da noo de indivduo: influenciam-se e alteram-se reciprocamente. No se pode esquecer, a sociedade constitui os seres humanos que nela se inserem, medida que seus valores fundamentais so por eles internalizados. A importncia desse vnculo ressaltada na teoria social pela indicao de que a sociedade fabrica aqueles que dela participam conformes s significaes que a caracterizam dando-lhe - e a eles - uma identidade. Somente no momento histrico em que as noes de progresso, razo, produo, acumulao, liberdade, igualdade e singularidade adquirem tanta nfase que foi possvel o aparecimento da idia de que so indivduos isolados, independentes de seu grupo familiar ou de localidade, os que constroem o mundo. Ao mesmo tempo que supe a competncia humana para delinear projetos de vida, a noo de indivduo sugere capacidade de autocontrole e de autoregulao. Refere-se a algum cujas potencialidades no esto impedidas de realizao por quaisquer espcies de vnculos com o passado, algum capaz de construir uma histria pessoal, independente do grupo ao qual pertena. Ao mesmo tempo, aponta para a possibilidade de autoconstituio e de projeo de um futuro, o que requer a crena de que inexiste, para a vida humana, qualquer predeterminao. O que est implcito nessa forma de conceber que a vida de cada um sua propriedade e o ser humano ser aquilo que fizer de si prprio. Quando se fala de individualidade, est implcita, portanto, a possibilidade de autoreflexo, de crtica, de liberdade. Nesse sentido, o traado da vida do indivduo , ao menos em parte, eleio. Seu destino no est fora dele, no determinado, previa ou externamente: seu destino, no sentido forte do termo. Como conseqncia, a realizao individual exige que cada pessoa deixe marcas de sua passagem,

94

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

marcas estas que caracterizaro a plenitude ou o vazio de uma existncia. A forma histrica de sociabilidade que emergiu no perodo moderno e que possibilitou o surgimento do conceito de indivduo livre, bem como sua existncia emprica, concretizou tambm a vigncia de uma nova noo de tempo, em que este no mais acoplado ao espao, mas aparece de forma independente (Giddens, 1991, p. 16). No mais o tempo circular, mas o tempo linear, percebido como fluxo mensurvel, divisvel, homogneo, uniforme, aritmetizado; tambm, tempo progressivo, de acumulao, de racionalizao, de conquista da natureza, vivido como sendo de crescimento ilimitado, de aproximao cada vez maior de um saber exato total (Castoriadis, 1982, p. 244). Esse novo tempo possibilita a clara distino entre um antes, um agora e um depois; essa temporalidade j supe, tanto para os seres humanos tomados individualmente como para a sociedade em seu conjunto, a existncia de um passado, de um presente e de um futuro. O presente aparece, ao mesmo tempo, como momento de passagem entre o passado e o futuro e como ponto de partida para novas experincias. A vida surge como espao de construo - das prprias pessoas, da sociedade, do futuro - possibilitado pela experincia fornecida pelo passado, mas comporta o surgimento de elementos novos; implica a idia de projeto, de antecipao do que est por vir, com caractersticas distintas do j conhecido ou do j vivido (Heller, 1982, p. 141-162). O universo dos eventos futuros est aberto para ser moldado pela interveno humana (Giddens, 1991, p. 109)4. Ocorre, nesse sentido, o processo denominado por Giddens de colonizao do futuro, em que a abertura das coisas por vir expressa a maleabilidade do mundo social e a capacidade dos seres humanos para moldarem os cenrios fsicos de nossa existncia (Giddens, 1991, p. 111)5. A orientao para o futuro, que tende a prevalecer, e a ausncia de liames com o passado que essa concepo envolve, esto vinculadas forma pela qual a humanidade passou a encarar o destino: este no algo derivado da vontade dos deuses, no lhe impingido de fora, mas um resultado que decorre da prpria ao humana (Heller, 1982, p. 141-162). Entretanto, a histria nica e irrepetvel resultante desse processo s pode ser construda no interior de um perodo de tempo determinado: o tempo de vida de cada pessoa. Para que cada um possa traar seu prprio caminho e deixar marcas em sua passagem, garantias de uma vida bem sucedida, existem balizas, que no podem ser transpostas. O crescimento do domnio cognitivo das categorias temporais , historicamente, simultneo ao desenvolvimento da conscincia da finitude (Giddens, 1991, p. 50). Alteraes na percepo do tempo e conscincia do fim da vida terrena como limite definitivo: a noo de indivduo , assim, contempornea das alteraes que se processam na noo de tempo

The universe of future events is open to be shaped by human intervention. 5 the openness of things to come expresses the malleability of the social world and the capability of human beings to shape the physical settings of our existence.
95

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

(e na vivncia dessa nova temporalidade) e do reconhecimento da finitude da vida. Essa convergncia envolve, em conseqncia, profunda alterao no significado da morte. A morte deixa de ser o momento da passagem para outra existncia, onde se ter o retorno - positivo ou negativo - da vida que se teve, e adquire o sentido de fim inexorvel. O reconhecimento desse marco contrape a idia de eternidade, que norteava a vivncia anterior, constatao da finitude humana. Da mesma forma, faz ressaltar a noo do tempo como dimenso irreversvel em oposio sua percepo como repetio cclica de situaes, presente anteriormente. A perspectiva desse limite, que aponta para a necessidade de vivncia integral do momento presente, visto que irrepetvel, torna urgente o aproveitamento mximo do tempo disponvel, no sentido de preench-lo com acontecimentos e obras. Viver converte-se em utilizar o tempo disponvel de forma a extrair dele em realizaes o quanto seja possvel. Reconhecendo esse processo, Max Weber afirmou que, no mundo moderno, os seres humanos podem sentir-se fartos, esgotados ou cansados da vida, nunca plenos dela (Weber, 1958, p. 140). H tambm quem afirme que, se no existisse a morte, as pessoas em sua maioria seriam honestas porque, freqentemente, a desonestidade uma conseqncia da falta de tempo: o temor de perder para sempre o que no se tenha obtido hoje (Heller, 1987, p. 387). De certa forma, a conscincia do fim que alimenta o presente. Nesse sentido, a relao com a morte expressa a maneira como assumida a relao com a vida, tanto quanto seu significado.
Vida e morte no momento contemporneo

Depois de quase dois sculos e duas guerras mundiais, a persistncia da misria e da fome, conjugada percepo de que a desigualdade entre as pessoas continua presente, conduziu a que as representaes caracterizadoras do mundo moderno sofressem certas transformaes. Percebe-se hoje, alm disso, que no so estranhas entre si as formas pelas quais as pessoas estabelecem suas relaes e as maneiras pelas quais levam a termo a explorao que fazem da natureza; percebe-se tambm que no possvel um domnio irrestrito da natureza, uma vez que esta no inesgotvel. H um limite para sua explorao, a partir do qual esta como se revolta: o buraco na camada de oznio, o esgotamento das fontes naturais de energia, as conseqncias da destruio indiscriminada das florestas, o aquecimento da temperatura da Terra, a inverso climtica que temos assistido, todos esses fenmenos atestam a necessidade de alterao das formas pelas quais a natureza explorada. Em nossos dias, vive-se a simultaneidade de duas percepes com contedos opostos. De um lado, est a viso, que ainda permanece, da possibilidade de um progresso ininterrupto; de outro, a constatao de que esse imenso e irrefutvel desenvolvimento nem sempre corresponde me96

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

lhoria da qualidade de vida das pessoas. Observa-se um surpreendente desenvolvimento cientfico e tecnolgico que atinge, a cada dia, patamares h muito pouco tempo considerados inalcanveis e que so, por sua vez, logo superados por novas conquistas. Entretanto, o que fica patente que, se de um lado, ocorre a possibilidade de desenvolver experincias as mais avanadas do ponto de vista cientfico e tcnico, de outro, h um aumento progressivo das distncias econmicas, culturais e sociais que separam os diferentes estratos sociais. Temos, em conseqncia, que das duas vertentes apresentadas anteriormente, quais sejam a significao da autonomia individual e a significao capitalista, apenas esta ltima permanece verdadeiramente presente e dominante, no momento contemporneo. Entretanto, o que se prope agora a expanso indefinida da matriz pretensamente racional, esvaziada de qualquer contedo humanstico que lhe outorgava vitalidade no passado. Como resultado, a prpria ideologia do progresso ininterrupto, que dava uma direo tanto histria quanto aos projetos de futuro, bem como permitia s pessoas a percepo de viverem um novo tempo, est sendo hoje questionada ou, para muitos, perdeu o sentido. Em contrapartida, a representao que prenunciava a possibilidade da emergncia de uma humanidade livre, capaz de construir, de forma autnoma, uma histria que propiciaria, no mesmo movimento, a felicidade individual e o bem comum, sofre um visvel processo de estiolamento. Nessas condies, o exerccio da razo no tem como objetivo maior a melhoria da vida da humanidade, mas d-se em funo da busca por maior riqueza ou do progresso pelo progresso. Muitas vezes, o que parece perfeitamente lgico quando observado desse ngulo, revela-se totalmente incoerente e/ou irracional quando se analisam suas conseqncias, do ponto de vista do existir humano mais imediato ou dos prejuzos sofridos pelo meio ambiente, a mdio e longo prazos. Cabe aqui uma questo: trata-se de saber se, realmente, em muitos casos, pode-se falar em exerccio da razo ou de sua negao. Em conseqncia, a vivncia do momento presente, para grande parte dos homens e mulheres contemporneos, antes de possibilitar a percepo de si como seres completos, indivduos na extenso do termo, flos sentirem-se como seres desconectados, sem razes e sem perspectivas. Disto decorre - uma vez que se perdeu o sentido do pertencimento, de participao em um ns - que, hoje, para a maioria das pessoas, a traduo subjetiva da significao da autonomia individual e da realidade que a sustenta um profundo individualismo em que cada um se volta egoisticamente para seus desejos e expectativas e no reconhece no outro um semelhante. O resultado desse processo no seno o crescimento contnuo do consumo e do lazer, tornados fins em si mesmos, a fragmentao da vida em um conjunto de atos sem senti97

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

do e a extrema solido que persegue as pessoas, ainda que vivam em sociedade. importante pensar, neste momento, a relao existente entre os elementos que foram destacados; necessrio enfatizar os nexos que articulam as significaes sociais atuantes, a individualidade possvel, a noo vivida de temporalidade e a percepo da morte. Como foi bem descrito por Foucault, nessa forma de sociabilidade em que o produzir tem um to grande destaque, instituiu-se progressivamente uma diviso cada vez mais esmiuante do tempo, que tende a possibilitar seu aproveitamento integral. Da mesma forma, tornouse crescentemente necessria a garantia da qualidade do tempo empregado. Trata-se, nesse processo, de constituir um tempo integralmente til, que ao penetrar os corpos e ao impor-lhes eficcia e rapidez, apresente como possibilidade sua utilizao teoricamente sempre crescente. O que ocorre, em conseqncia, a acelerao cada vez mais intensa do ritmo do tempo (Foucault, 1977, p. 136-141). As pessoas, hoje, tm a percepo de que o tempo voa. A celeridade do tempo tornou obsoleto, seno quase impossvel, o planejamento do futuro; da mesma maneira, acabou por impedir quase totalmente o aproveitamento bem sucedido da experincia passada. O agora converteu-se em absoluto, o que exaspera a necessidade de consum-lo exaustivamente. Ganhar tempo e no perd-lo tornou-se uma obsesso das pessoas: elas so esmagadas pelos ritmos e pelos programas que se lhes impem atravs de todas as malhas sociais, tanto no trabalho quanto fora dele. A necessidade de uma boa gesto do tempo internalizada, como o so todas as regras sociais mais importantes. Converte-se em imperativo. O indivduo deve adequar seu prprio comportamento ao tempo estabelecido pelo grupo ao qual pertence (Elias, 1989a, p. 135). A temporalidade pessoal, cujo ritmo no acompanha o pulsar clere do tempo exterior, por ele sobrepujada, converte-se em sua colnia. Homens e mulheres tornam-se, assim, seu prprio relgio interior e o instrumento de sua prpria servido temporal. A presso por uma programao rgida do tempo penetra o cotidiano da vida, tanto social quanto individual (Chesneaux, 1983, p. 40). Esse processo encontra alguma explicao na forma pela qual a temporalidade vem sendo vivida, no significado assumido, hoje, pelo tempo. As caractersticas que apresentava no momento de emergncia da sociedade moderna so levadas s suas ltimas conseqncias destitudas agora das virtualidades transformadoras que ento exibiam. A lgica dominante e as exigncias da ordem social fazem com que o tempo aparea, agora, marcado quase exclusivamente pela linearidade, pela nfase no quantitativo em detrimento do qualitativo, pelo acento utilitarista. Trata-se, fundamentalmente, de um tempo progressivo, centrado na eficincia, na necessidade do esgotamento exaustivo das virtualidades do presente, mas
98

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

que de alguma forma j no carrega a perspectiva de um domnio global da natureza, a possibilidade de um conhecimento total, a idia da humanidade construindo seu prprio destino. Ocorre uma inverso: os seres humanos, atomizados, passam a ser dominados pelo ritmo externo, tornam-se suas vtimas, ao invs de regularem seu prprio tempo. J no se percebem como construtores da sua vida e de seu mundo; antes, sentem-se suscetveis a ameaas das quais no detectam as origens, nem controlam o desenvolvimento. Com isto, surge a tendncia a disciplinarem-se de um modo completo e uniforme, em quase todos os aspectos e ocasies. A disciplina apresenta-se como caracterstica do modelo de auto-controle da sociedade contempornea. Seu modelo de civilizao representado pela regulao do tempo que lhe tpica: j no pontual e particular, mas penetra toda a vida humana, sem permitir oscilaes. Este trao uniforme e inevitvel (Elias, 1989a, p. 162). Essa percepo, tambm desenvolvida por Foucault (1977), , de certa forma, questionada por Giddens, quando este afirma que a disciplina corporal intrnseca ao agente social competente; antes de ser especificamente conectada com a modernidade, ela transcultural (...) (Giddens, 1991, p. 56) 6 . Entretanto, no h como negar a acentuao do autodisciplinamento no momento atual. Ao lado deste, h um outro trao que caracteriza o mundo contemporneo: nas sociedades mais desenvolvidas, as pessoas pensam a si prprias como seres individuais e independentes, separadas umas das outras por uma espcie de muro invisvel. Para elas, em conseqncia, sua vida que isolada da vida dos outros, que hermeticamente separada do mundo, deve ter um sentido em si prpria. Quando no so capazes de encontrar esse tipo de sentido, a existncia humana lhes parece absurda e se sentem desiludidas. Entretanto, segundo Elias, importante destacar que a categoria de sentido no se pode entender quando se refere a um ser humano individual ou a um universal dele derivado. constitutiva do que chamamos sentido a existncia de uma pluralidade de seres, interdependentes deste ou daquele modo e que se comunicam entre si. Ou seja, o sentido uma categoria social e o sujeito a ela correspondente uma pluralidade de seres humanos (Elias, 1989b, p. 66-68). Por essa razo, medida que os homens tendem a se ver como seres individuais e independentes, dissociados de e indiferentes queles com os quais convivem, sua vida (e sua morte) vivida como sendo destituda de qualquer sentido. Como foi dito anteriormente, cada momento histrico, cada sociedade, constitui seu tipo humano especfico. Considerando todas as mudanas que ocorreram na representao que a sociedade e o ser humano contemporneos fazem de si, o carter tpico de nossa poca vem sendo apresentado por vrios autores como sendo a unio artificial e passageira de um conjunto disperso de traos que no chegam a constituir um claro perfil humano.

bodily discipline is intrinsic to the competent social agent; it is transcultural rather than specifically connected with modernity (...).

99

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

Alguns referem-se individualidade possvel, no mundo atual, como sendo um patchwork heterclito ou de colagens (Castoriadis, 1990). Outros comparam-na identidade do videoclipe (Lipovetsky, 1986). Outros, ainda, afirmam algo que chega a ser paradoxal: apesar do individualismo progressivo que se instaura, a percepo de si que os seres humanos tm passa pela forma como julgam estar sendo percebidos pelos outros. As pessoas utilizam-se como que de radares para tentarem captar a percepo que os outros tm a seu respeito e amoldar-se s expectativas externas (Riesman, 1964). Ou seja, sua medida est fora de si. Para esses pontos de vista, ao invs do indivduo autnomo, o que sucede em decorrncia dessa forma de estar no mundo, a perda pelas pessoas dos seus pontos de referncia, ao lado da manifestao de um conformismo generalizado. Por outro lado, a possibilidade de regerem sua prpria vida, de proverem seu prprio futuro e o de seus filhos, de deixarem marcas duradouras de sua passagem pelo mundo, fica cada vez mais distante para as pessoas. Em suas vidas, prevalece a insegurana, a incapacidade de prever o dia de amanh (Horkheimer, 1976, p. 168-169). Nesse sentido, a vivncia humana no momento contemporneo seria a negao da noo de indivduo, tal como foi concebida em qualquer das concepes vigentes no despertar da modernidade. Em nossos dias, no haveria mais possibilidade para sua manifestao, uma vez que, nas condies atuais de vida, quaisquer dessas acepes no tm como se sustentar - do empresrio empreendedor ao indivduo da viso romntica, do indivduo crtico ao indivduo racional. Assim, a autonomia individual seria impossvel e, em seu lugar, a heteronomia e a alienao caracterizariam a atuao das pessoas. Por outro lado, o imprio do efmero, a nfase no instantneo, que se tornou dominante, a importncia de um agora despojado de significado, acabam por retirar toda a importncia do passado, ao mesmo tempo que esvaziam a possibilidade de futuro. A noo de histria, individual e social, que informou a emergncia dessa sociabilidade, dessa temporalidade e dessa individualidade, a prpria possibilidade da constituio de uma identidade esfacelam-se juntamente com a perda de sentido que a vida social apresenta, com a fragmentao cada vez maior do tempo e com a importncia que a instantaneidade assume. Mesmo concordando em alguns pontos com esse modo de entender a vida humana no mundo contemporneo, tendo porm uma perspectiva menos negativa, Gergen constata alteraes significativas, ainda que sutis, na autoconcepo das pessoas, quando se transita da forma de vida que vigorou at a primeira metade do sculo XX para a forma de vida em vigncia neste fim de sculo. Para esse autor, quando e onde as concepes romntica e modernista de pessoas/egos (selves) identificveis comeam a se esgarar, o resultado pode ser algo mais que um vazio, uma ausncia de self. Em lugar disso, ainda que esse traado da trajetria [do
100

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

conceito] seja plausvel, podemos estar entrando em uma nova poca de auto-concepo. Nela, o self redefinido no mais como sendo uma essncia nele mesmo, mas como sendo relacional. No mundo ps-moderno, as pessoas/egos (selves) podem tornar-se manifestaes de seus relacionamentos [e/ou afinidades], colocando, dessa forma, as relaes na posio central ocupada pelos indivduos nos ltimos sculos da histria ocidental. Assim, o sentido de autonomia individual d lugar a uma realidade de imerso na interdependncia, em que o self construdo pelas relaes (Gergen, 1991, p. 146-147)7. Cada poca da histria elabora, da melhor forma que lhe seja possvel, seus prprios mecanismos visando enfrentar o problema da morte. Como j foi dito, foi a conscincia da prpria finitude e da necessidade de se eternizar atravs das obras realizadas durante sua vida, que propiciou aos homens e mulheres da modernidade a forma de se depararem com ela. No momento contemporneo, como a vida perdeu o sentido - medida que desapareceu o sentido da prpria histria ou o prprio sentido da histria - tambm no h significado para a morte. H vrios mecanismos que tentam afugent-la, como se neg-la de alguma forma fosse garantia de sua no aproximao. Tratam-se dos mesmos mecanismos envolvidos no fazer passar a vida: o refgio no imediato, a compartimentao entre geraes, a perda do senso de continuidade. No mundo contemporneo, o indivduo vive uma corrida alucinada para esquecer que vai morrer e que tudo o que faz no tem, estritamente, nenhum sentido. Sucumbe, assim, enquanto indivduo, uma vez que o seu sentido de pertencimento obnubilado e anulada a vivncia de sua singularidade. importante acentuar outro aspecto desse mesmo processo. Por um lado, a difuso dos progressos da medicina e as medidas sociais que buscam elevar o nvel de higiene fizeram com que, na sociedade contempornea, a morte fosse vista como um processo natural (Elias, 1989b, p. 60). Por outro lado, o homem/mulher moderno se v colocado, pela cincia, diante de um paradoxo: quanto mais se desenvolvem os meios para prolongar a vida, mais alienado da prpria vida ele/ela se torna. No tendo o domnio sobre o seu corpo e sobre os processos vitais, resta-lhe apenas acatar o juzo e o saber daqueles que detm a explicao da vida e da morte: os mdicos (Sanches, 1994, p. 9). Assim, ao adquirir, aparentemente, maior controle sobre a vida, tecnicamente falando, ao tornar-se capaz de prolongar a vida, de evitar a consumao da morte, ao menos durante certo tempo, o homem de fato perdeu o controle sobre a sua prpria vida (Martins, 1983, p. 10). Dessa forma, se, em tempos passados, o momento da morte aparecia como um momento temido mas tambm como um momento grandioso, na contemporaneidade, a morte se retira para o silncio dos hospitais e aparece como um momento solitrio e vergonhoso. Ao mesmo tempo, e em conseqncia, h cada vez maior insensibilida-

.(...) where both the romantic and the modernist conceptions of identifiable selves begin to fray, the result may be something more than a void, an absence of self. Instead, if this tracing of the trajectory is plausible, we may be entering a new era of self-conception. In this era the self is redefined as no longer an essence in itself, but relational. In the postmodern world, selves may become the manifestations of relationship, thus placing relationships in the central position occupied by the individual self for the last several hundred years of Western history. Assim (...) ones sense of individual autonomy gives way to a reality of immersed interdependence, in which it is relationship that constructs the self (Gergen, 1991, p. 146147). Embora achando sugestiva a discusso desenvolvida por Gergen, discordo em dois pontos de sua interpretao: em primeiro lugar, de meu ponto de vista, em todos os momentos socio-histricos e no apenas no momento contemporneo, it is the individual as socially constructed that finally informs peoples patterns of action (Gergen, 1991, p. 146); em segundo lugar, ainda no estou convencida de que vivemos num mundo ps-moderno; entendo que a modernidade permanece vi101

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

de quanto forma pela qual a vida vivida e pela qual a morte se apresenta. Este o modo de ser dominante, ainda que permaneam, em pontos isolados, rituais e comportamentos que relembram velhos padres de sociabilidade. No Brasil, h contrastes gritantes entre as formas de viver a vida, que se traduzem em diferenas significativas nas formas de entender a morte: por um lado, h todo um aparato tecnolgico que serve as instituies de sade e seus usurios; por outro, h a carncia, a misria absoluta, a ausncia total de servios, de assistncia. Em conseqncia dessas duas maneiras to diferentes de dispor e desfrutar da sociedade, de inserir-se no mundo, emergem tambm diferentes maneiras de representar a morte (Sanches, 1994, p. 17). Em regies distantes, entre caboclos e indgenas, ou em alguns pontos dispersos das cidades, nas favelas e nos subrbios, permanecem ritos funerrios e concepes de morte bastante distintas daquelas que so prevalecentes (Martins, 1983, p. 9). Entretanto, insidiosamente, estas ltimas vo conquistando terreno. A tentativa de implantao e a manifestao popular sobre a pena de morte, ao lado da maneira indiferente como os jovens assaltantes homicidas referem-se ao ato de tirar a vida a outrem; a forma pela qual a infncia - promessa do futuro - tratada, seu abandono e at extermnio; a falta de respeito pelos idosos, que inclui desde o desprezo por sua experincia at a negao de um final digno de vida, expressa na dificuldade que tm para auferirem uma aposentadoria razovel, depois de muitos anos de trabalho, refletem, de certa forma, essa constatao. Por outro lado, pode-se perceber, no momento contemporneo, um processo paralelo: medida que, na atualidade, tem aumentado a insegurana da sociedade, dificultando cada vez mais aos indivduos a previso de seu prprio futuro a largo prazo, e de govern-lo at certo ponto, como se acreditou na emergncia da sociedade moderna, voltam a crescer as necessidades de proteo sobrenatural (Elias, 1989b, p. 15). H como um reencantamento do mundo, constatvel pela grande vitalidade com que surgem (ou ressurgem) novas formas de religiosidade e proliferam as experincias msticas de todos os tipos. Para Lipovestsky, o ressurgimento das espiritualidades e esoterismos de todo o tipo no antinmico com a lgica principal de nosso tempo; antes, uma forma de realiz-la, permitindo um coquetel individualista de realizao (Lipovestsky, 1988, p. 119).
Concluso gente e que os aspectos paradoxais apresentados pela contemporaneidade so resultantes da explicitao de algumas de suas virtualidades, no muito ressaltadas quando de sua emergncia.
102

O apresentado revela um momento crtico: perda do sentido da vida, perda do sentido da morte, vida social sem significado, individualidade impossibilitada. Haver alguma forma de refazer significaes, de reprojetar sentidos, de reconstruir a promessa de indivduos livres? Alguns autores apontam para o redimensionamento do tempo presente como uma possibilidade de caminho. Tal redimensionamento exige

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

a redescoberta do futuro, uma nova relao com a tradio8 e tambm com a morte, bem como um enfrentamento diferente do tempo, pelos indivduos. Relembra-se a necessidade de uma reao das pessoas, trazendo a luta pelo tempo para o campo poltico. Essa reao deve estar presente tanto no lugar do trabalho - pela organizao interna e pela durao do tempo de trabalho - quanto na vida privada - atravs de uma gesto do tempo pessoal, que d lugar ao imprevisto, impea o aprisionamento que o compromisso com a agenda ocasiona e que recuse tambm os mecanismos consumidores de tempo (Chesnaux, 1983, p. 52-53). Acredita-se que a sociedade possa fazer emergir outras significaes se for capaz de ajudar-nos a reconhecer nossa finitude. Aqui est suposta uma outra maneira de ver o mundo e a mortalidade humana, bem como o reconhecimento da obrigao que os homens e mulheres do presente tm em relao aos que os antecederam e aos que os seguiro. Nossas dvidas em relao s geraes futuras so semelhantes quelas que temos com as geraes passadas, uma vez que nenhum dos homens ou mulheres contemporneos seria o que no fossem as centenas de milhares de anos de trabalho e de esforo daqueles que nos antecederam (Castoriadis, 1990, p. 134). Por outro lado, afirma-se ser inconcebvel uma nova criao histrica que possa se opor, eficaz e lucidamente, a este informe e caleidoscpico mundo, espcie de bazar no qual vivemos, se no for instaurada uma relao nova e fecunda com a tradio. Esta no significaria a restaurao dos valores tradicionais como tais ou porque eles so tradicionais, mas uma atitude crtica capaz de reconhecer valores que foram perdidos (Castoriadis, 1990, p. 135). Em outra abordagem, o passado visto como a nica referncia concreta da qual podemos dispor para considerar a possibilidade de outras formas de organizao social, o que significa que nele se podem procurar referncias para um outro futuro. Aqui se encontra tambm a idia de que o passado pode ajudar a enfrentar o presente (Chesnaux, 1983, p. 53-54). Qualquer das duas consideraes supe a vinculao do passado ao futuro, atravs do presente, e resgata a observao que, j no sculo XIX, Tocquevile fez a esse respeito: Desde que o passado deixou de lanar luz sobre o futuro, a mente do homem vagueia nas trevas.

Recebido para publicao em abril/1995

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. Modern and contemporary: reflections on the concepts of individual, time and death. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

Este trao deve ser destacado, medida que significa uma reorientao na forma como o passado considerado. O pensamento iluminista apresentava como um sinal de progresso o rompimento de quaisquer vnculos com o passado, o que vai ser extremamente criticado pelo pensamento conservador, que encara o passado como fonte de vida e de sabedoria. A exigncia da utilizao do passado como referencial para novas experincias, expressa por autores que, certamente, no podem ser identificados com o pensamento conservador, algo que merece anlise mais atenta.
103

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

UNITERMS: Individual, time, death, modernity freedom.

ABSTRACT: The relations that bind members of a society together and allow them to formulate shared ideas about the world, such as the ways in which the nature of time is perceived, also permit them to attribute specific meanings to the various dimensions of their existence. This paper deals with the meaning of death for members of contemporary society and with the related issue of the meaning of life. To accomplish this, I will discuss certain aspects of modern social life, as conceived of in the late 18th and early 19th centuries. Principally, I will deal with the emergence of the individual, the idea of freedom and changes in the notion of time - features which will then be identified in the contemporary world. Changes in the meaning of life and death as perceived in peoples contemporary experience will hopefully become clear by comparing these two moments.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CASTORIADIS, Cornelius. (1982) A instituio imaginria da sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra. ______ . (1990) La crise du processus identificatoire. Connexions 55, Malaise dans lidentification. Toulouse, Ed. Ers, 1990-1. CHESNAUX, Jean. (1983) De la modernit. Paris, La Dcouverte/Maspero. ELIAS, Norbert. (1989a) Sobre el tiempo. Mxico, Fondo de Cultura Econmica. ______ . (1989b) La soledad de los moribundos. Mxico, Fondo de Cultura Econmica. FOUCAULT, Michel. (1977) Vigiar e Punir: nascimento da priso. Petrpolis, Vozes. GERGEN, Kenneth J. (1991) The saturated self: dilemmas of identity in contemporary life. New York, Basic Books. GIDDENS, Anthony. (1991) Modernity and self-identity: self and society in the late modern age. Stanford, Stanford University Press. HELLER, Agnes. (1982) O homem do Renascimento. Lisboa, Editorial Presena. ______ . (1987) Sociologa de la vida cotidiana . Barcelona, Pennsula. HORKHEIMER, Max. (1976) Eclipse da razo. Rio de Janeiro, Editorial Labor do Brasil. LIPOVETSKY, Gilles. (1988) La era del vaco. Barcelona, Anagrama. MARTINS, Jos de Souza (org.). (1983) A morte e os mortos na sociedade brasileira. So Paulo, Hucitec. RIESMAN, David et alii. (1964) La muchedumbre solitaria. Buenos Aires, Paidos.
104

OLIVA-AUGUSTO, Maria Helena. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 6(1-2): 91-105, 1994 (editado em jun. 1995).

SANCHES, Valria. (1994) As representaes sociais da morte na sociedade brasileira. So Paulo, projeto de mestrado. Departamento de Sociologia, FFLCH-USP. SIMMEL, Georg. (1986) El individuo y la libertad: ensayos de crtica de la cultura. Barcelona, Editores Pennsula. WEBER, Max. (1958) Science as a Vocation. In: GERTH, H. H. & WRIGHT MILLS, C. (orgs.). From Max Weber: essays in sociology. New York, Oxford University Press.

105

Anda mungkin juga menyukai