Anda di halaman 1dari 26

Direito Internacional Pblico O DIP pressupe uma sociedade descentralizada, com Estados soberanos, dispostos horizontalmente.

. A soberania implica coordenao, no subordinao. Dificuldade na imposio de sanes.


www.caparroz.com

Fundamentos

O DIP ou Direito das Gentes se fundamenta no consentimento Tem como princpio fundamental o pacta sunt servanda

www.caparroz.com

Fontes do DIP (art. 38 do Estatuto da Corte de Haia) Convenes Internacionais Costume Internacional Princpios Gerais do Direito Doutrina Internacional Jurisprudncia Internacional

www.caparroz.com

Fontes do DIP
De acordo com a maioria da doutrina: - Princpios Gerais de Direito - fontes reais. - Convenes Internacionais e Costumes fontes formais. - Doutrina e Jurisprudncia meios auxiliares para a determinao das regras de direito.
www.caparroz.com

Fontes do DIP
Existe, ainda, a possibilidade de a CIJ (Corte Internacional de Justia) decidir uma questo ex aequo et bono, ou seja, na ausncia de norma expressa utilizar a equidade, se houver concordncia entre as Partes.

www.caparroz.com

Fontes do DIP
Tratados: So acordos internacionais concludos por escrito entre Estados ou entre Estados e Organizaes, regidos pelo Direito Internacional, quer constem de um instrumento nico, dois ou mais instrumentos conexos, independente de sua denominao especfica.

www.caparroz.com

Conveno de Viena (1969)


Teve apenas 23 signatrios originais; Entrou em vigor em 27 de janeiro de 1980; Atualmente, contempla aproximadamente 100 pases;

www.caparroz.com

Conveno de Viena (1986)


Conhecida como Conveno entre Estados e Organismos Internacionais. Trata-se de complemento Conveno de 1969.

www.caparroz.com

Fontes do DIP
Costume: Trata-se de fonte importantssima para o DIP, e se manifesta como as prticas aceitas pelos Estados como direito aplicvel, durante um perodo razovel de tempo (noo de estabilidade). Os costumes decorrem do baixo nvel de codificao (existncia de normas positivas) entre os Estados. Importante: no h hierarquia entre tratados e costumes.

www.caparroz.com

Costume
Elementos: - Objetivo ou material: a fixao da prtica como habitual, durante perodo razovel de tempo; - Subjetivo: decorre da aceitao pelos Estados (opinio juris), que o convencimento acerca da conduta, sem resistncia. Por outro lado, Costume Selvagem o repentino, nascido de necessidade momentnea. - Espacial: significa que o costume pode ser regional ou universal.
www.caparroz.com

Princpios Gerais de Direito Internacional


So regras amplamente aceitas pela sociedade internacional, consolidadas por costumes. A consolidao pode decorrer da repetio das ideias em tratado ou do regular uso como razes de julgamento em tribunais nacionais e internacionais. Exemplos: soberania, no-ingerncia nos assuntos internos de outro Estado, vedao do recurso da fora, soluo pacfica de conflitos, respeito aos direitos humanos e cooperao internacional, entre outros.
www.caparroz.com

Jurisprudncia Internacional
Representa o conjunto de decises proferidas acerca da controvrsia entre Estados. A partir do sculo XX, com o surgimentos dos tribunais internacionais, a jurisprudncia ganha fora e coerncia. De forma ampla, tambm seria possvel enquadrar no conceito os pareceres consultivos da Corte de Haia, entre outros.

www.caparroz.com

Doutrina
a produo acadmica dos autores voltados ao Direito Internacional. Serve como ponto de referncia e suporte s decises dos Tribunais. Busca desenvolver teses de consenso no campo da hermenutica.

www.caparroz.com

Personalidade Internacional

Pessoas Jurdicas de DIP so: a) Estados Soberanos (originria); b) Organizaes Internacionais (derivada). Obs: Indivduos e empresas no tm personalidade jurdica de direito internacional.

www.caparroz.com

Estados Soberanos

O Estado, como personalidade jurdica de DIP, composto de 3 elementos: a) Base territorial b) Comunidade humana neste territrio c) Forma de governo no subordinada a terceiros

www.caparroz.com

Territrio

a rea geogrfica sobre a qual o Estado exerce jurisdio (conjunto de competncias para agir com autoridade). No Brasil, o territrio formado pela rea terrestre, o mar territorial e o espao areo.

www.caparroz.com

Dimenso pessoal do Estado

Populao: conjunto de pessoas nacionais e estrangeiros residentes instaladas em carter permanente sobre um dado territrio. Comunidade nacional: conjunto de nacionais, inclusive com residncia no exterior. Nacionalidade: o vnculo poltico entre o Estado soberano e o indivduo. A cada Estado compete legislar sobre nacionalidade.
www.caparroz.com

Soberania
A soberania pressupe um conjunto de competncias que, apesar de no serem ilimitadas, no encontram poder superior no direito internacional.

www.caparroz.com

Caractersticas
Reconhecimento do Estado e do governo perante a comunidade internacional. Distino entre soberania e autonomia. A questo da soberania conjugada com fatores de hipossuficincia.

www.caparroz.com

Reconhecimento do Estado e do Governo


O reconhecimento do Estado no ato constitutivo, mas declaratrio da qualidade estatal. Pode ser expresso ou tcito. O reconhecimento do governo se faz necessrio quando ocorrem rupturas na ordem poltica, como revolues ou golpes de estado, que operam margem da Constituio.
www.caparroz.com

Reconhecimento do Governo
Doutrina Tobar: o reconhecimento da legitimidade de governos revolucionrios s ocorreria aps a demonstrao de apoio popular. Doutrina Estrada: tem como base o princpio da no-interveno que, no entanto, no probe o rompimento de relaes diplomticas.

www.caparroz.com

O Fenmeno Federativo

O DIP deve reconhecer a autonomia dos estados federados como titulares de certas competncias internacionais, outorgadas de acordo com as respectivas constituies, com a ressalva de que deve ser respeitada a posio da unio federal.

www.caparroz.com

Territrios sob Administrao

Com o advento da descolonizao, o DIP buscou reconhecer a situao dos territrios administrados sem, no entanto, outorgar-lhes soberania enquanto no lhes sobreviesse a independncia. Exemplo: Arglia (independente) x Guiana Francesa, que um Departamento Ultramarino da Frana.
www.caparroz.com

Soberania e hipossuficincia
o caso dos microEstados, que, devido ao diminuto territrio, tm partes expressivas de sua competncia confiadas a terceiros pases, como Mnaco em relao Frana, San Marino em relao Itlia etc. So soberanos, mas possuem fortes vnculos com outros Estados, principalmente em funo de questes econmicas (moeda) e de segurana nacional (defesa territorial).
www.caparroz.com

Santa S
Possui os trs requisitos da soberania. Apesar de ter populao, no possui nacionais. Sua personalidade jurdica internacional reconhecida, mas de modo sui generis, distinto dos Estados tradicionais. No um Estado, mas um caso excepcional, aceito pelo Direito Internacional Pblico. Os tratados assinados pela Santa S so chamados de concordatas.
www.caparroz.com

Cidade do Vaticano
um territrio soberano dentro da cidade de Roma, criado pelo Tratado de Latro em 1929. No se confunde com a Santa S, que a Sede Episcopal dos catlicos desde o incio do Cristianismo. o menor Estado do mundo (0,44km2), mas possui pequenas reas extraterritoriais (edifcios em Roma e Castel Gandolfo, a residncia de vero do Papa). Curiosamente, emite, por acordo com a Itlia, sua prpria verso do Euro.
www.caparroz.com

Anda mungkin juga menyukai