Anda di halaman 1dari 119

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Ol pessoal, Boa tarde. Hoje estudaramos a Lei de Improbidade Administrativa, mas, como estou revisando a jurisprudncia do STJ, que teve algumas alteraes recentes, no conclui ainda o material. Ento, para no atrasar nosso cronograma, vou inverter as aulas, ou seja, hoje veremos:
AULA 07: 19. Processo Administrativo Federal (Lei n 9.784, de 29/1/1999).

Ento, avante! QUESTES COMENTADAS 1. (PROCURADOR JUDICIRIO PREF. RECIFE/PE FCC/2008) Em relao a princpios aplicveis ao processo administrativo correto afirmar: a) Os princpios do contraditrio e da ampla defesa ensejam a observncia destas garantias no processo administrativo, ainda que no se exija o mesmo rigor do processo judicial. b) O princpio da publicidade remete necessidade de divulgao dos atos administrativos praticados, vedadas as hipteses de sigilo. c) O princpio da obedincia s formas e aos procedimentos enseja o estrito cumprimento das normas que regem o processo judicial sempre que se tratar de deciso administrativa constitutiva ou extintiva de direitos. d) O princpio da oficialidade remete necessidade da deciso definitiva no processo administrativo ser proferida por autoridade oficialmente designada para esta finalidade. e) O princpio da pluralidade de instncias traduz-se na necessidade de instituio de instncia recursal representada por comisso processante colegiada quando for apresentado recurso administrativo pelo interessado. Comentrio: Cabe destacar, inicialmente, que a Lei n 9.784/99 Lei
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
1
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Federal que estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao. Como efeito, por se tratar de lei federal, apenas aplicada no mbito da Administrao Pblica Federal (direta e indireta), ou seja, da Unio. Em todo caso, bom lembrar que tambm alcana os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa, conforme o seguinte:
Art. 1 Esta Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados Administrao. 1 Os preceitos desta Lei tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa. e ao melhor cumprimento dos fins da

Referida norma trouxe algumas definies, destacando o seguinte: rgo: a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao (direta ou indireta). Entidade: a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica; Autoridade: o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso.

No tocante aos princpios, a Lei n 9.784/99, em seu artigo 2, determina que a Administrao Pblica observe, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. Tais princpios, de forma geral, so os constantes na prpria Constituio Federal, de forma expressa ou implcita. Por isso, a
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
2
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


doutrina administrativa tem entendido que, em verdade, so princpios orientadores da Administrao Pblica e no s do processo administrativo. Assim, em decorrncia de tais princpios e at mesmo explicando-os ou definindo-os, a Lei n 9.784/99 determina que nos processos administrativos se observe os seguintes critrios:
I - atuao conforme a lei e o Direito (jurisdicidade); II - atendimento a fins de interesse geral (finalidade), vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades (impessoalidade); IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boaf (moralidade); V - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio (publicidade); VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (razoabilidade e proporcionalidade); VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso (motivao); VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados (formalismo moderado); IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados (informalismo ou formalismo moderado); X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio (contraditrio e ampla defesa); XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei (gratuidade);

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


3
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados (impulso oficial ou oficialidade); XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao (irretroatividade interpretativa).

Diante disso, vejamos: A alternativa a est correta na medida em que no processo administrativo se exige a observncia do contraditrio e da ampla defesa, ainda que no com o mesmo rigor judicial. Ademais, vale lembrar que o contraditrio e a ampla defesa so princpios de observncia no processo administrativo e no judicial, conforme prescreve a Constituio. Alternativa b est errada, pois muito embora o princpio da publicidade estabelea a necessidade de divulgao dos atos administrativos, dever observar as hipteses de sigilo estabelecidas constitucionalmente. Alternativa c est errada, isso porque a Lei n 9.784/99 determinou a observncia do princpio do informalismo ou formalismo moderado, ou seja, adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados, na medida em que os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, conforme art. 22. Alternativa d est errada. O princpio da oficialidade determina que a Administrao deva conduzir o processo, aps seu incio, at que seja proferida deciso final (impulso oficial). Ademais, as decises administrativas no gozam de definitividade na medida em que adotamos o princpio da jurisdio una (sistema ingls), ou seja, somente as decises judiciais gozam da prerrogativa da coisa julgada. Ressalvo, no entanto, que alguns autores mencionam a
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
4
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


existncia da coisa julgada administrativa, referindo-se s hipteses em que a deciso se torna irretratvel para a Administrao Pblica, ou seja, nos casos em que no mais possvel a reforma. De toda sorte, tal fora no afastaria a apreciao judicial do ato. Alternativa e errada. certo que a Lei n 9.784/99 estabelece o princpio do duplo grau ou da pluralidade de instncias, ao assegurar a interposio de recursos, bem como que este tramitar por no mximo trs instncias, conforme artigo 57, assim expresso:
Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa.

Todavia, no se estabelece que o recurso seja apreciado por comisso processante colegiada, pois a competncia para julgar o recurso da autoridade superior ou do rgo que tenha proferido a deciso, conforme art. 64 da Lei n 9.784/99.
Art. 64. O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia.

Gabarito: A.

2. (TITULAR DE SERVIOS DE NOTAS E DE REGISTROS TJ/AP FCC/2011) Constituem princpios do processo administrativo, explcitos ou implcitos no Direito positivo: a) oficialidade, publicidade e motivao. b) sigilo, economia processual e unilateralidade. c) onerosidade, publicidade e tipicidade. d) formalismo, gratuidade e inrcia dos rgos administrativos e) oficialidade, devido processo legal e inrcia dos rgos administrativos. Comentrio:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
5
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

De acordo com o art. 2 da Lei n 9.784/99, em seu artigo 2, a Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. Ademais, alm desses, h os critrios que so, em geral, representao desses princpios ou a apresentao de outros, tal como os princpios da oficialidade, da gratuidade, do impulso oficial, dentre outros. Dessa forma, a alternativa a apresenta princpios contidos na Lei n 9.784/99, portanto, est correta. A alternativa b est errada, pois no h os princpios da economia processual e da unilateralidade, bem como do sigilo, que aplicado excepcionalmente. A alternativa c est errada, pois no h o princpio da onerosidade e da tipicidade. A alternativa d est errada, porque no h o princpio da inrcia dos rgos administrativos, e o formalismo moderado, mitigado ou mesmo informalismo, como preferem alguns. E, finalmente, a alternativa e tambm est errada, pois no h o princpio da inrcia dos rgos administrativos. Gabarito: A.

3. (TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCM/PA FCC/2010) Sobre os princpios do processo administrativo, considere: I. Princpio que assegura a possibilidade de instaurao do processo por iniciativa da Administrao, independentemente de provocao do administrado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


6
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


II. Princpio que garante ao administrado que se sentir lesado com a deciso administrativa propor recursos hierrquicos at chegar autoridade mxima da organizao administrativa. III. Princpio segundo o qual muitas das infraes administrativas no so descritas com preciso na lei. Esses conceitos referem-se, respectivamente, aos princpios da a) oficialidade, da economia processual e da ampla defesa. b) oficialidade, da pluralidade de instncias e da atipicidade. c) economia processual, da pluralidade das instncias e da oficialidade. d) publicidade, da ampla defesa e da oficialidade. e) ampla defesa, da oficialidade e da pluralidade das instncias. Comentrio: O item I trata do princpio da oficialidade. esse princpio que assegura a possibilidade de instaurao do processo por iniciativa da Administrao, independentemente de provocao do administrado.
XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados; (princpio da oficialidade ou do impulso oficial)

O item II refere-se ao princpio do duplo grau ou da pluralidade de instncias, o qual garante ao administrado que se sentir lesado com a deciso administrativa possa propor recursos hierrquicos at chegar autoridade mxima da organizao administrativa.
X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; (princpio da ampla defesa, contraditrio e do princpio do duplo grau ou pluralidade de instncias)

Enfim, o item III diz respeito ao princpio da atipicidade, segundo o qual muitas das infraes administrativas no so descritas com preciso na lei. que nas leis administrativas no se descreve o

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


7
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


tipo administrativo como nas leis penais. administrativos so mais genricos, abertos. Gabarito: B. Por vezes os ilcitos

4. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/PI FCC/2009) Considere: I. Dentre os princpios que informam o Processo Administrativo, destaca-se a legalidade subjetiva, o do formalismo regrado, o da verdade sabida e o do nico grau de deciso. II. A instaurao do Processo Administrativo pela autoridade competente, se d, alm de outras formas, por portaria e auto de infrao. III. Processo Administrativo disciplinar o meio de apurao e punio de faltas graves dos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da Administrao. IV. A deciso da autoridade competente no Processo Administrativo e na Sindicncia no precisa ser fundamentada, bastando a indicao do dispositivo de lei regulador da ao. V. Cabe ao Poder Judicirio examinar o processo administrativo disciplinar para a verificao da legitimidade da sano imposta e se foi atendido o devido processo legal. correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) I, II e III. c) II, III e V. d) I e V. e) IV e V. Comentrio: A assertiva I est errada. Observe que, dentre os princpios que orientam o processo administrativo, temos a legalidade ou jurisdicidade (observncia das leis e do direito), o formalismo moderado ou regrado (informalismo, para alguns), e no temos a aplicao da verdade sabida (este instituto que dispensava o processo

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


8
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


administrativo) de modo que se busca a verdade material, alm do que prevista a pluralidade de instncias. A assertiva II est correta. que de fato a instaurao do Processo Administrativo pela autoridade competente, se d, alm de outras formas, por portaria e auto de infrao. A assertiva III tambm est correta. Processo Administrativo disciplinar o meio de apurao e punio de faltas graves dos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da Administrao. A assertiva IV est errada. que a deciso em processo administrativo, e em especial em disciplinar, inqurito ou sindicncia deve ser motivada, indicando os pressupostos de fato e de direito, sob pena de nulidade. E, finalmente, a assertiva V est correta. Cabe ao Poder Judicirio examinar o processo administrativo disciplinar para a verificao da legitimidade da sano imposta e se foi atendido o devido processo legal. Significa realizar exame de razoabilidade e proporcionalidade, assim como da previso legal e prprio procedimento, tudo por fora do princpio da legalidade. Gabarito: C

5. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 24 REGIO FCC/2011) De acordo com Lei no 9.784/1999, no processo administrativo ser observado, dentre outros, o critrio de a) garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio. b) impulso do processo administrativo mediante atuao dos interessados, vedada a impulso, de ofcio, pela Administrao Pblica. c) cobrana de despesas processuais, no havendo tal cobrana apenas em hipteses excepcionais previstas em lei.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
9
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


d) interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, permitida a aplicao retroativa de nova interpretao. e) atendimento a fins de interesse geral, permitida, em regra, a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. Comentrio: Conforme estabelece o nico do art. 2 da Lei n 9.784/99, nos processos administrativos deve se observar os critrios:
I - atuao conforme a lei e o Direito (jurisdicidade); II - atendimento a fins de interesse geral (finalidade), vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades (impessoalidade); IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boaf (moralidade); V - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio (publicidade); VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (razoabilidade e proporcionalidade); VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso (motivao); VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados (formalismo moderado); IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados (informalismo ou formalismo moderado); X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio (contraditrio e ampla defesa);

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


10
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei (gratuidade); XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados (impulso oficial ou oficialidade); XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao (irretroatividade interpretativa).

Portanto a alternativa a est correta e as demais erradas. Vejamos: A alternativa b est errada, porque h previso de impulso oficial. A alternativa c est errada, pois no h cobrana de despesas processuais. A alternativa d est errada, na medida em que a interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, NO permite a aplicao retroativa de nova interpretao. E a alternativa e tambm est errada, eis que se deve observar o atendimento a fins de interesse geral, porm no permitida a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. Gabarito: A.

6. (TCNICO JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Nos processos administrativos, na forma preconizada pela Lei n 9.784/1999, sero observados, entre outros, os critrios de a) atendimento a fins de interesse geral, com possibilidade de renncia parcial de poderes ou competncias, ainda que sem autorizao legal.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


11
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


b) interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. c) objetividade no atendimento do interesse pblico, sendo possvel a promoo pessoal de agentes ou autoridades. d) adequao entre meios e fins, com possibilidade de imposio de obrigaes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. e) proibio de cobrana, em qualquer hiptese, de despesas processuais. Comentrio: Alternativa a est errada, pois no poder haver renncia parcial de poderes ou competncias. Alternativa c est errada porque no permitida a promoo pessoal de agentes ou autoridades. A alternativa d est errada, porque no h possibilidade de imposio de obrigaes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. E a alternativa e est errada porque poder haver cobrana de despesas processuais quando prevista em lei, conforme inc. XI, pargrafo nico, art. 2 da Lei n 9.784/99. Assim, a alternativa b est correta. De fato, interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. Gabarito: B.

7. (DOCUMENTADOR MEC FGV/2009) Nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, somente no est garantido pela Lei n. 9.784/99 o direito :
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
12
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


a) comunicao. b) produo de provas. c) interposio de recursos. d) assistncia jurdica gratuita. e) apresentao de alegaes finais. Comentrio: De acordo com o art. 2, pargrafo nico, inc. X, da Lei 9.784/99, deve-se observar a garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio. Assim, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, somente no est garantido pela Lei n. 9.784/99 o direito assistncia jurdica gratuita. Gabarito: D.

8. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRT 20 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) Considera-se entidade a unidade de atuao desprovida de personalidade jurdica. b) dever dos administrados formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. c) Os preceitos desta lei se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, somente no desempenho de funo administrativa. d) Um dos critrios assegurados a possibilidade de aplicao retroativa de nova interpretao. e) Os preceitos da lei constituem normas bsicas sobre o processo administrativo, destinadas apenas Administrao Federal direta.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


13
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Comentrio: A alternativa a est errada. Considera-se entidade a unidade de atuao provida de personalidade jurdica. A alternativa b est errada. direito dos administrados formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. A alternativa c est correta. De fato, como observamos, os preceitos desta lei se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, somente no desempenho de funo administrativa. importante ressaltar que essa lei no se aplica a atividade fim do Judicirio e Legislativo, ou seja, no alcana os processos judiciais e legislativos. A alternativa d est errada. Um dos critrios assegurados a vedao de aplicao retroativa de nova interpretao. A alternativa e est errada. Os preceitos da lei constituem normas bsicas sobre o processo administrativo, destinadas Administrao Federal direta e indireta. Gabarito: C.

9. (TCNICO JUDICIRIO TRT 14 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, NO consiste em dever do administrado: a) proceder com lealdade. b) proceder com urbanidade. c) colaborar para o esclarecimento dos fatos. d) expor os fatos conforme a verdade. e) fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado, salvo hipteses excepcionais em que no se exige tal obrigao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


14
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Comentrio: A Lei n 9.784/99 dispe expressamente que direito do administrado ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes. Tambm lhe garantido o direito de ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas, bem como de formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. Ademais, a lei lhe confere o direito de se fazer assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. importante dizer que alm dos direitos, tambm os administrados tero deveres (art. 4), os quais compreendem: I - expor os fatos conforme a verdade; II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; III - no agir de modo temerrio; IV - prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. Assim, dentre as alternativas, no se insere entre os deveres, fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado, salvo hipteses excepcionais em que no se exige tal obrigao, na medida em que se trata de faculdade (direito) do administrado, conforme art. 3, inc. IV, assim expresso:
Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, assegurados: I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; sem prejuzo de outros que lhe sejam

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


15
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


II - ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; III - formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei.

Gabarito: E

10. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 20 REGIO FCC/2011) Considere: I. Cobrana de despesas processuais. II. Divulgao oficial dos atos administrativos. III. Fazer-se assistir obrigatoriamente por advogado. No processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal (Lei n 9.784/1999), vigora como regra, o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. Comentrio: A assertiva I est errada. que, dentre os critrios previstos no art. 2, par. nico, Lei n 9.784/99, consta: XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei (gratuidade). A assertiva III est errada, pois o administrado tem o direito de IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. Assim, a assertiva II est correta. De acordo com o art.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
16
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


2, pargrafo nico, inc. V, da Lei 9.784/99 critrio adotado no processo administrativo a divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio. Gabarito: B.

11. (TCNICO JUDICIRIO TRT 20 REGIO FCC/2011) Segundo a Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, direito dos administrados: a) no agir de modo temerrio. b) prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. c) expor os fatos conforme a verdade. d) proceder com lealdade, urbanidade e boa-f. e) fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. Comentrio: Conforme observamos, so direitos dos administrados, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados, conforme estabelece o art. 3 da Lei n 9.784/99, os seguintes:
Art. 3 I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; II - ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; III - formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


17
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Gabarito: E.

12. (ANALISTA DE SISTEMAS MEC FGV/2009) As afirmativas a seguir apresentam os direitos que o administrado tem perante a Administrao, segundo a Lei 9.784/99, exceo de uma. Assinale-a. a) ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes. b) ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas. c) formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. d) fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. e) expor fatos segundo seus interesses, sem compromisso com a verdade. Comentrio: Nos termos do art. 3 da Lei n 9.784/99 o administrado tem o direito de:
Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; Ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; Formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
18
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei.

Assim, no se insere no rol dos direitos, a alternativa e, ou seja, expor fatos segundo seus interesses, sem compromisso com a verdade, estando errada, pois seu dever, conforme art. 4, inc. I, da Lei 9.784/99, expor os fatos conforme a verdade. Gabarito: E.

13. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANA ESAF/2009) Segundo a Lei n. 9.784/1999, o administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados, exceto: a) fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. b) formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. c) ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes. d) ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas. e) ver proferida a deciso em processo administrativo de seu interesse em um prazo improrrogvel de trinta dias. Comentrio: Conforme o art. 3 da Lei n 9.784/99 o administrado tem o direito de:
Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


19
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; Formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei.

Assim, no se insere no rol dos direitos, a alternativa e, ou seja, ver proferida a deciso em processo administrativo de seu interesse em um prazo improrrogvel de trinta dias. Gabarito: E.

14. (ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS MEC FGV/2009) Considere os direitos dos administrados apresentados a seguir, assegurados pela Lei Federal n. 9.784/99. I. Ter cincia da tramitao de qualquer processo administrativo, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; II. Formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; III. Fazer-se representar por advogado, inclusive sendo-lhe assegurada assistncia jurdica gratuita, no caso de necessidade. Assinale se: a) se somente o direito I estiver correto. b) se somente o direito II estiver correto. c) se somente os direitos I e II estiverem corretos. d) se somente os direitos II e III estiverem corretos. e) se todas os direitos estiverem corretos. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


20
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A assertiva I est errada. Ao administrado garantido ter cincia da tramitao de processo administrativo em que figure na condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; A assertiva II est correta. De fato, direito do administrado, o de formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente, conforme art. 3, inc. III, da Lei 9.784/99. A assertiva III est errada. direito do administrado, fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, no lhe sendo assegurada assistncia jurdica gratuita. Contudo, de se observar que, em caso de necessidade, ou seja, se o administrado for pobre nos termos da lei (hipossuficincia de recursos), o Estado deve lhe assegurar a assistncia jurdica gratuita por meio da Defensoria Pblica, nos termos da LC 80/94. Ento, essa alternativa somente est errada porque o comando estabelece nos termos da Lei 9.784/99. Gabarito: B.

15. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 14 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei n 9.784/99, que regula o Processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) No dever do administrado prestar informaes solicitadas pela Administrao, pois caracterizaria afronta a princpios constitucionais, como a liberdade e a democracia. b) possvel, como regra, a renncia de competncias. c) Considera-se entidade a unidade de atuao sem personalidade jurdica. d) possvel a impulso, de ofcio, do processo pela Administrao e, assim ocorrendo, dar-se- com prejuzo da atuao de interessados, por prevalecer o interesse pblico.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


21
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


e) Autoridades e servidores devero facilitar o exerccio dos direitos dos administrados. Comentrio: A alternativa a est errada. que, de acordo com o art. 4, inc. IV, da Lei 9.784/99, dever do administrado prestar informaes solicitadas pela Administrao, conforme o seguinte:
Art. 4 So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: [...] IV - prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

A alternativa b est errada, pois a competncia irrenuncivel, conforme estabelece o art. 11. Vejamos:
Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos.

A alternativa c est errada. Isso porque se considera entidade a unidade de atuao DOTADA DE personalidade jurdica. A alternativa d tambm est errada. De fato, possvel a impulso, de ofcio, do processo pela Administrao e, assim ocorrendo, dar-se- SEM prejuzo da atuao de interessados, por prevalecer o interesse pblico.
Art. 1 [...] Pargrafo nico. [...] XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados;

Assim, a alternativa e est correta. As autoridades e servidores devero facilitar o exerccio dos direitos dos administrados.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


22
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, assegurados: I ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; sem prejuzo de outros que lhe sejam

Gabarito: E

16. (ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO MF ESAF/2009) Quanto aos critrios a serem observados no trmite do processo administrativo da administrao pblica federal, conforme disposto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, pode-se afirmar corretamente: a) em regra, cabe aos administrados o pagamento das despesas processuais, independente de previso expressa na lei. b) os atos praticados no processo administrativo so, em regra, sigilosos, ressalvadas as hipteses de divulgao oficial previstas na Constituio. c) a impulso do processo administrativo compete, primeiramente, aos interessados. d) nova interpretao dada norma administrativa deve ser aplicada a todos os casos sujeitos quela regulamentao, inclusive retroativamente. e) garantem-se aos administrados, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, os direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos. Comentrio: A alternativa a est errada. De acordo com o art. 2, par. nico, inc. XI, da Lei n. 9.784/99, no mbito do processo administrativo adota-se o critrio da proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. Portanto, em regra, no cabe aos administrados o pagamento das despesas processuais, salvo aquelas expressas na lei.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
23
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

A alternativa b est errada. Os atos praticados no processo administrativo devem, em regra, ser divulgados oficialmente (pblicos), ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio, conforme art. 2, par. nico, inc. V, da Lei n. 9.784/99. A alternativa c est errada. Aplica-se o critrio da impulso oficial, sem prejuzo da atuao do interessado.
XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados (impulso oficial ou oficialidade);

A alternativa d est errada. Nova interpretao dada norma administrativa no pode ser aplicada retroativamente.
XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao (irretroatividade interpretativa).

A alternativa e est correta. De fato, garantem-se aos administrados, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, os direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, conforme o seguinte:
X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio (contraditrio e ampla defesa);

Gabarito: E

17. (AFT MTE ESAF/2006) Sobre o processo administrativo regulado pela Lei n. 9.784, de 29.1.1999, correto afirmar que:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


24
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


I) a Administrao no pode recusar o recebimento de documento apresentado pelo interessado, salvo se motivar a recusa. II) a Administrao deve dar regular andamento ao processo, sem prejuzo da atuao do interessado. III) o prazo para que a Administrao profira a deciso de trinta dias, prorrogvel, motivadamente, por igual perodo, contados da data do ingresso do pedido, na repartio competente. IV) o fato de a autoridade ter interesse direto ou indireto na matria a torna suspeita, mas no impedida, para atuar no processo respectivo. V) vedada a imposio de obrigaes ou restries em medida superior ao estritamente necessrio para atendimento do interesse pblico. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V. c) apenas as afirmativas III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II e V. x e) apenas as afirmativas II, III e IV. Comentrio: A assertiva I est correta. De fato, no se admite a recusa imotivada do recebimento de documentos. Ento, a contrrio sensu, permitida a recusa desde que devidamente motivada.
Art. 6. Pargrafo nico. vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

A assertiva II est correta. A Administrao deve dar regular andamento ao processo, sem prejuzo da atuao do interessado, conforme art. 2, par. nico, inc. XII, Lei n. 9.784/99:
XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados (impulso oficial ou oficialidade);

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


25
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A assertiva III est errada. A Administrao tem o dever de decidir motivadamente. Para tanto, ter o prazo de trinta dias, prorrogvel, motivadamente, por igual perodo, contados da concluso da instruo.
Art. 49. Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada.

A assertiva IV est errada. O fato de a autoridade ter interesse direto ou indireto na matria a torna impedida de atuar, conforme prev o inc. I do art. 18 da Lei n. 9.784/99:
Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria;

A assertiva V est correta. De fato, vedada a imposio de obrigaes ou restries em medida superior ao estritamente necessrio para atendimento do interesse pblico.
Art. 2. Pargrafo nico. [...] VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico;

Gabarito: D

18. (ANALISTA JUDICIRIO TECNOLOGIA TRE/MA FCC/2010) Quanto ao processo administrativo previsto na Lei n 9.784/99, considere: I. So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo, no agir de modo temerrio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


26
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


II. Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo-se da contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. III. O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa. IV. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. V. O recurso administrativo ser conhecido, dentre outras hipteses, quando interposto aps exaurida a esfera administrativa ou vencido o prazo de precluso. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, III e V. b) I, III e IV. c) II e IV. d) II, IV e V. e) III e V. Comentrio: A assertiva I est correta. De fato, ao estabelecer os deveres do administrado, a Lei n 9.784/99 imps o dever de atuar com lealdade, urbanidade e boa-f, expondo os fatos conforme a verdade, no atuando de modo temerrio e colaborar para os esclarecimentos dos fatos, conforme prescreve o art. 4, assim expresso:
Art. 4 So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade; II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; III - no agir de modo temerrio; IV - prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

A assertiva II est errada. Os prazos, de fato, comeam a correr da cientificao oficial. Porm, exclui-se o dia do comeo e incluise o dia de vencimento, conforme prev o art. 66:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
27
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Art. 66. Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento.

A assertiva III est correta. De fato, mesmo que no seja conhecido o recurso pela Administrao, isso no impede que a prpria Administrao reveja de ofcio o ato ilegal, consoante princpio da autotutela, e desde que no tenha ocorrido a precluso administrativa, conforme o seguinte:
Art. 63. 2 O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa.

A assertiva IV est correta. Por fora do art. 54, da Lei n 9.784/99, o direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. E, finalmente, a assertiva V est errada. O recurso administrativo NO ser conhecido, dentre outras hipteses, quando interposto aps exaurida a esfera administrativa ou vencido o prazo de precluso, conforme previsto no art. 63, vejamos:
Art. 63. O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa.

Gabarito: B.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


28
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


19. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Segundo a Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, certo que a) o ato de delegao especificar, dentre outras questes, as matrias e os poderes transferidos, no podendo, porm, conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. b) o ato de delegao e sua revogao no necessitam de publicao em meio oficial. c) a edio de atos de carter normativo no pode ser objeto de delegao. d) matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade podem ser objeto de delegao. e) o ato de delegao no especificar a durao e os objetivos da delegao, embora deva conter outras informaes em seu contedo. Comentrio: A competncia o poder legal conferido a um rgo ou agente pblico para realizao de certas atribuies ou funes inerentes a atividade administrativa. Assim, conforme estabelece o art. 11 da Lei n 9.784/99, a competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Nessa hiptese, ou seja, no caso de delegao, quando no houver impedimento legal, poder ser feita a outro rgo ou agente pblico, subordinado ou no, quando for conveniente, por circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial, conforme permite o art. 12, assim expresso:
Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


29
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.

Contudo, conforme estabelece o art. 13 da Lei n 9.784/99, no podem ser objeto de delegao: A edio de atos de carter normativo; A deciso de recursos administrativos; As matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

Assim, vejamos: A alternativa a est errada. De fato, de acordo 14, 1, o ato de delegao especificar, dentre outras questes, as matrias e os poderes transferidos, Todavia, poder conter ressalva de exerccio da atribuio delegada, conforme o seguinte:
Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1 O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada.

A alternativa b est errada. De acordo com o art. 14 da Lei n 9.784/99, o ato de delegao e sua revogao DEVERO ser publicados em meio oficial.
Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial.

A alternativa c est correta. De acordo com o art. 13, no poder ser delegada a edio de atos de carter normativo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


30
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa d est errada, pois as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade tambm NO podem ser objeto de delegao. E, finalmente, a alternativa e est errada, porque, de acordo com o art. 14, 1, o ato de delegao especificar a durao e os objetivos da delegao, conforme o seguinte:
Art. 14. [...] 1 O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada.

Gabarito: C.

20. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 4 REGIO FCC/2011) No que diz respeito delegao de competncia no processo administrativo prprio da Administrao Pblica Federal, certo que a) ser permitida, em qualquer hiptese, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. b) poder ser objeto de delegao, entre outras, a edio de atos de carter normativo ou matrias de competncia privativa do rgo administrativo. c) o ato de delegao no pode ser anulado ou revogado pela Administrao, sendo necessria a providncia cabvel ao Poder Judicirio. d) as decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. e) inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo deve iniciar-se perante a autoridade de maior grau hierrquico para decidir. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


31
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa a est errada. A avocao somente ser permitida, em carter excepcional, e forma temporria, conforme o seguinte:
Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

A alternativa b est errada, pois NO poder ser objeto de delegao, entre outras, a edio de atos de carter normativo ou matrias de competncia EXCLUSIVA do rgo administrativo.
Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

A alternativa c est errada. que o ato de delegao pode ser revogado pela Administrao, a qualquer momento, e claro, em caso de nulidade, poder ser anulado, independentemente de providncia ao Poder Judicirio.
2 O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante.

A alternativa d est correta. De fato, as decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado.
3 As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado.

A alternativa e est errada, pois inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo deve iniciar-se perante a autoridade de MENOR grau hierrquico para decidir, conforme o seguinte:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
32
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Art. 17. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir.

Gabarito: D

21. (AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL SEFAZ/RJ FGV/2011) O chefe de determinado rgo pblico integrante da estrutura do Poder Executivo Federal, visando a conferir maior celeridade na tramitao de processos administrativos, decide delegar a competncia para decidir recursos administrativos a seu chefe de gabinete. Considerando a situao hipottica acima narrada, correto afirmar que tal conduta se revela juridicamente a) incorreta, em decorrncia da regra geral de indelegabilidade de competncias administrativas. b) incorreta, uma vez que legalmente vedada a delegao da competncia para decidir recursos administrativos. c) correta, uma vez que o chefe do rgo pblico exerce a direo superior da Administrao Pblica Federal. d) correta, desde que o ato de delegao seja publicado em meio oficial. e) correta, desde que exista previso legal e que o ato seja acompanhado de aceitao expressa do agente delegatrio. Comentrio: Tal conduta incorreta, uma vez que legalmente vedada a delegao da competncia para decidir recursos administrativos, conforme art. 13, que assim dispe:
Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


33
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Gabarito: B.

22. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) Sobre a competncia no processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, de acordo com a Lei n 9.784/1999, INCORRETO afirmar: a) O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. b) A deciso de recursos administrativos no poder ser objeto de delegao de competncia. c) vedada, em qualquer hiptese, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. d) O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. e) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. Comentrio: A alternativa a est correta. De fato, o ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial.
Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial.

A alternativa b est correta. Conforme art. 13 da Lei n 9.784/99, a deciso de recursos administrativos no poder ser objeto de delegao de competncia. A alternativa d est correta. O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante.
Art. 14. 2 O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


34
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

A alternativa e est correta. De acordo com o art. 17 da Lei n 9.784/99, inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. Assim, a alternativa c est errada. que, de acordo com o art. 15 da Lei de Processo, ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. Gabarito: C.

23. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANA ESAF/2009) Sobre a competncia, no mbito do processo administrativo na Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) a edio de atos de carter normativo pode ser objeto de delegao. b) o ato de delegao irrevogvel. c) em qualquer caso, a avocao proibida. d) a deciso de recursos administrativos no pode ser objeto de delegao. e) com a delegao, renuncia-se competncia. Comentrio: A alternativa a est errada. No poder ser objeto de delegao a edio de atos de carter normativo (art. 13, inc. I, da Lei n. 9.784/99). A alternativa b est errada. O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. A alternativa c est errada. De acordo com o art. 15 da Lei n. 9.784/99, ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
35
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

A alternativa d est correta. Conforme art. 13, inc. II, da Lei n. 9.784/99, a deciso de recursos administrativos no pode ser objeto de delegao.
Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

A alternativa e est errada. De acordo com o art. 11 da Lei n. 9.784/99, a competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos Gabarito: D.

24. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRF 5 REGIO FCC/2008) Segundo a Lei n 9.784/99, no que diz respeito ao incio do processo INCORRETO afirmar: (A) O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. (B) lcito Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. (C) O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito. (D) Os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. (E) Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


36
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


O processo administrativo pode se deflagrado de ofcio ou a pedido do interessado. Com efeito, a Lei n 9.784/99, em seu artigo 9, elenca os legitimados, ou seja, interessados a requerer a abertura de processo administrativo, sendo:
I - pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exerccio do direito de representao; II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV as pessoas ou as associaes legalmente

constitudas quanto a direitos ou interesses difusos.

Conforme estabelece o art. 6, o requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:
Art. 6 [...] I - rgo ou autoridade administrativa a que se dirige; II - identificao do interessado ou de quem o represente; III - domiclio do requerente ou local para recebimento de comunicaes; IV - formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

Diante disso, vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


37
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Devendo, por isso, conforme art. 7, os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. Ademais, estabelece o art. 8 da Lei n 9.784/99 que os pedidos de uma pluralidade de interessados, quando tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio. Assim, somente a alternativa B est errada, pois vedado Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. Gabarito: B.

25. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRT 2 REGIO FCC/2008) NO proibido de atuar no processo administrativo o servidor ou autoridade que a) tenha participado ou venha a participar como testemunha ou representante. b) tenha participado ou venha a participar como perito. c) tenha interesse direto ou indireto na matria. d) tenha parente por afinidade at o quarto grau que participou ou que venha a participar como testemunha. e) esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Comentrio: Essa questo trata de disposio literal da Lei de Processo Administrativo (Lei n 9.784/99), ou seja, daqueles que esto impedidos de atuar no processo administrativo, consoante art. 18 e seguintes da Lei n 9.784/99, que assim dispe:
Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


38
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Art. 21. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.

Com efeito, est impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que seja interessado, direta ou indiretamente, na matria, que ele ou companheiro ou parente at o terceiro grau, tenha participado como perito, testemunha ou representante, ou, ainda, que ele mesmo ou cnjuge ou companheiro esteja em litgio judicial ou administrativamente com o interessado. Ademais, cumpre destacar que o servidor ou autoridade que estiver impedida deve informar autoridade competente, abstendo de atuar, sob pena de cometer falta grave, conforme estabelece o art. 19 da Lei de Processo Administrativo. Assim, no caso de impedimento a situao descrita na alternativa d, ou seja, no est proibido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha parente por afinidade at o quarto grau que participou ou que venha a participar como testemunha. Gabarito: D.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
39
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

26. (ANALISTA JUDICIRIO ESTATSTICA TRT 23 REGIO FCC/2011) No que concerne ao impedimento e suspeio, previstos na Lei no 9.784/1999, correto afirmar: a) O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, com efeito suspensivo. b) A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta de natureza leve, para efeitos disciplinares. c) No pode ser arguida a suspeio de servidor que tenha inimizade notria com algum dos interessados. d) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse indireto na matria. e) No est impedido de atuar em processo administrativo o servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado. Comentrio: A alternativa a est errada. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, SEM efeito suspensivo (art. 21, Lei n 9.784/99). A alternativa b est errada. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta de natureza GRAVE, para efeitos disciplinares (art. 19, par. nico). A alternativa c est errada. O fato de ter inimizade notria com algum dos interessados caso de suspeio.
Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau.

A alternativa e est errada. Est impedido de atuar em processo administrativo o servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


40
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: [...] III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro.

Assim, a alternativa d est correta. De fato, impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse indireto na matria.
Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria;

Gabarito: D.

27. (AFT MTE ESAF/2010) A esposa de um servidor pblico advogada e fez a defesa administrativa de uma empresa autuada pela fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. Os honorrios que ela pactuou com essa empresa, para a realizao da defesa, foi com base no resultado (contrato de xito). Esse servidor a autoridade competente para apreciar a defesa e julgar a autuao. Neste caso esse servidor: a) pode dar-se por suspeito se algum arguir sua suspeio. b) no est impedido, mas pode dar-se por suspeito, por razes de foro ntimo. c) deve, necessariamente, dar-se por suspeito. d) est impedido de atuar no feito. e) no est impedido de atuar no feito nem obrigado a dar-se por suspeito, ainda que algum argua a sua suspeio. Comentrio: A autoridade estar impedida de atuar no feito na medida em que sua esposa (cnjuge) atuou como representante da empresa, conforme estabelece o art. 18, inc. II, da Lei n 9.784/99, ao dispor que:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
41
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau;

Gabarito: D.

28. (ANALISTA DE SISTEMAS MEC FGV/2009) Relativamente aos impedimentos e suspeies do funcionrio pblico, tais como previstos na Lei 9.784/99, assinale a afirmativa incorreta: a) possvel argir a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados, mas o no acolhimento da argio de suspeio irrecorrvel. b) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado. c) A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. d) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse direto ou indireto na matria. e) A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Comentrio: A alternativa a est errada. Conforme art. 20 da Lei 9784/99, possvel argir a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados. Todavia, o no acolhimento da argio de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo (art. 21, L. 9784/99).

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


42
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa b est correta. De fato, impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado.
Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro.

A alternativa c est correta. Nos termos do art. 19, a autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar.
Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

A alternativa d est correta. De acordo com o art. 19, inc. I, da L. 9.784/99 impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse direto ou indireto na matria. A alternativa e est correta. Conforme pargrafo nico do art. 19, L. 9.784/99, a omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Gabarito: A.

29. (ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS MEC FGV/2009) Caso a autoridade ou servidor que atue no processo
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
43
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


administrativo, tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau, poder ser arguido: a) o seu impedimento. b) a sua suspeio. c) a corrupo. d) a sua improbidade administrativa. e) a nulidade absoluta do processo. Comentrio: De acordo com o art. 20 da Lei 9.784/99, pode-se arguir a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Gabarito: B.

30. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/PE FCC/2011) Nos termos da Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. Sobre o tema, correto afirmar: a) Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. b) A autenticao de documentos exigidos em cpia no poder ser feita pelo rgo administrativo. c) Os atos do processo no podem, em qualquer hiptese, ser concludos depois do horrio normal de funcionamento da repartio. d) Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de quinze dias. e) Os atos do processo administrativo devem realizar-se exclusivamente na sede do rgo, sob pena de serem considerados inexistentes.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


44
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Comentrio: Conforme o art. 22 da Lei n 9.784/99, os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. Significa dizer que a forma somente ser essencial quando expressamente exigida por lei. Assim, a alternativa a est correta. Conforme 2 do art. 22, salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. A alternativa b est errada. A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo (art. 22, 3). A alternativa c est errada. Como regra, os atos do processo devem ser realizados no horrio normal. Porm, podem ser concludos depois do horrio normal de funcionamento da repartio os atos j iniciados a fim de no prejudicar o andamento do processo ou o interessado ou Administrao, conforme o seguinte:
Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. Pargrafo nico. Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento Administrao. ou cause dano ao interessado ou

A alternativa d est errada. Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de CINCO dias.
Art. 24. Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


45
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Pargrafo nico. O prazo previsto neste artigo pode ser dilatado at o dobro, mediante comprovada justificao.

A alternativa e est errada. Conforme art. 25, da Lei de Processo, os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao. Gabarito: A.

31. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AP FCC/2011) Inexistindo disposio especfica, em regra, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de a) cinco dias, improrrogveis. b) dez dias prorrogado por mais dez, mediante comprovada justificao. c) vinte dias, improrrogveis. d) cinco dias prorrogado pelo dobro, mediante comprovada justificao. e) quarenta e oito horas, improrrogveis. Comentrio: Nos termos do art. 24 da Lei n 9.784/99, inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior, podendo ser prorrogado at o dobro, mediante comprovada justificao. Gabarito: D

32. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS - TRF 5 REGIO FCC/2008) No tocante instruo do processo, de acordo com a Lei no 9.784/99, os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com meno de data, hora e local de realizao, com antecedncia mnima de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
46
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


(A) quinze dias teis. (B) cinco dias teis. (C) dez dias corridos. (D) quinze dias corridos. (E) trs dias teis. Comentrio: De acordo com o art. 26, pargrafo 2, o prazo ser de 03 (trs) dias teis. Vejamos:
Art. 26. O rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. 2 A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento.

A propsito, vamos aproveitar para verificar quais so os requisitos necessrios que devero constar da intimao, nos termos do art. 26, 1, que assim determina:
1 A intimao dever conter: I - identificao do intimado e nome do rgo ou entidade administrativa; II - finalidade da intimao; III - data, hora e local em que deve comparecer; IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar; V - informao da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento; VI - indicao dos fatos e fundamentos legais pertinentes.

Gabarito: E

33. (AFRF RECEITA FEDERAL ESAF/2009) Joo pretende fazer um requerimento, de seu interesse, junto unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil em sua cidade. Conforme
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
47
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


o que determina a Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, assinale a opo que relata a correta conduta. a) Tratando-se de uma situao urgente, Joo protocolou seu requerimento num domingo, pela manh, junto ao segurana do prdio em que funciona a Receita Federal do Brasil em sua cidade, conforme a exceo legal para as hipteses de emergncia. b) O servidor da Receita Federal do Brasil negou-se a receber o requerimento de Joo alegando a ausncia de reconhecimento de sua firma pelo cartrio competente. c) Tendo em mos os documentos originais, Joo solicitou ao servidor da Receita Federal do Brasil que autenticasse as cpias que apresentava, tendo sido seu pedido deferido. d) Aps o transcurso de 15 (quinze) dias do protocolo de seu pedido, Joo recebeu a intimao para o seu prprio comparecimento sede do rgo naquele mesmo dia, com um prazo de 3 (trs) horas para a apresentao. e) Tendo comparecido na data, hora e local marcados, Joo alegou a nulidade absoluta da intimao. A autoridade competente, assim, declarou nulo o ato e determinou que a intimao fosse realizada novamente. Comentrio: A alternativa a est errada. O requerimento dever ser protocolado em dia til, excepciona-se apenas os atos j iniciado para que possam ser concludos a fim de no prejudicar o andamento do procedimento, em observncia ao art. 23, que assim dispe:
Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. Pargrafo nico. Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento Administrao. ou cause dano ao interessado ou

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


48
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa b est errada. A firma somente ser exigida se houver dvida quanto autenticidade dos documentos, conforme o seguinte:
Art. 22. 2 Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade.

A alternativa c est correta. De fato, tendo em mos os documentos originais, Joo solicitou ao servidor da Receita Federal do Brasil que autenticasse as cpias que apresentava, tendo sido seu pedido deferido, conforme dispe o art. 22, 3, Lei n. 9.784/99:
Art. 22. 3 A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo.

A alternativa d est errada. A intimao dever observar a antecedncia mnima de trs dias teis, de acordo com o 2 do art. 26:
Art. 26. O rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. [...] 2 A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento.

A alternativa e est errada. De acordo com o 5 do art. 26 da Lei n. 9.784/99, as intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. Gabarito: C.

34. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS - TRF 5 REGIO FCC/2008) No tocante comunicao dos atos, de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
49
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


acordo com a Lei no 9.784/99 a intimao, no caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, deve ser efetuada por meio de (A) via postal com aviso de recebimento. (B) publicao oficial. (C) telegrama. (D) via postal simples. (E) mandado. Comentrio: A Lei de Processo Administrativo estabelece a comunicao dos atos por meio de intimao, a qual poder ser dada com cincia nos prprios autos do processo administrativo, ou por meio de correio (via postal), se o interessado conhecido, determinado. No entanto, se no for determinado, for desconhecido ou no sendo conhecido seu domiclio, a intimao ser por publicao em meio oficial. Gabarito: B

35. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) No que concerne comunicao dos atos do processo administrativo na Administrao Pblica Federal correto afirmar: a) vedada, em qualquer caso, a intimao por meio de publicao oficial de deciso em processo administrativo. b) O desatendimento da intimao gera a renncia a direito pelo administrado. c) A intimao observar a antecedncia mnima de cinco dias teis quanto data de comparecimento. d) O desatendimento da intimao importa o reco- nhecimento da verdade dos fatos. e) As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


50
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Comentrio: A alternativa a est errada. No vedada a intimao por meio de publicao oficial de deciso em processo administrativo. Isso ocorrer quando o interessado no for determinado, for desconhecido ou no sendo conhecido seu domiclio. A alternativa b est errada. O desatendimento da intimao NO gera a renncia a direito pelo administrado.
Art. 27. O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado.

A alternativa c est errada. A intimao observar a antecedncia mnima de TRS dias teis quanto data de comparecimento. A alternativa d est errada. O desatendimento da intimao NO importa o reconhecimento da verdade dos fatos. Assim, a alternativa e est correta. De fato, as intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade, conforme o seguinte:
Art. 26. 5 As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade.

Gabarito: E.

36. (ANALITA TCNICO-ADMINISTRATIVO MF ESAF/2009) Em relao aos atos praticados no mbito dos procedimentos administrativos que se sujeitam Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


51
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opo correspondente. ( ) Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. ( ) A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. ( ) Os atos do processo podem realizar-se em quaisquer dias da semana, sem restries de horrio. ( ) A intimao para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias quanto a interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, deve ser efetuada por meio de publicao oficial. a) V, V, V, V b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, V, F, V e) F, F, F, F Comentrio: A assertiva I est correta. De fato, nos termos do art. 22 da Lei n. 9.784/99, os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. A assertiva II est correta. De acordo com o art. 22, 3, a autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. A assertiva III est errada. Os atos do processo administrativo devem ser realizados em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio.
Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo.

deciso

A assertiva IV est correta. A intimao para cincia de ou a efetivao de diligncias quanto a interessados

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


52
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, deve ser efetuada por meio de publicao oficial.
Art. 26. 4 No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial.

Gabarito: D.

37. (ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE TRE/AP FCC/2011) Romilda, interessada em processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Direta. Neste processo foi intimada para comparecer em determinada diligncia na vspera de sua realizao. Neste caso, a) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de cinco dias teis quanto data de comparecimento. b) Romilda dever comparecer em razo da legalidade de sua intimao, uma vez que a Lei no 9.784/99 prev que esta poder ocorrer at a vspera da data de comparecimento. c) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. d) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de dez dias teis quanto data de comparecimento. e) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de quarenta e oito horas data de comparecimento. Comentrio: De acordo com o art. 26 da Lei n 9.784/99, o rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
53
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Com efeito, a intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento, conforme 2 do art. 26. Gabarito: C

38. (ANALISTA JUDICIRIO TECNOLOGIA TRT 4 REGIO FCC/2011) As atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios a tomada de deciso devem atender a certos requisitos. E, no que se refere consulta e audincia pblica, correto afirmar que, a) vedada aos rgos e entidades administrativas, em qualquer hiptese, o estabelecimento de outros meios de participao de administrados. b) os resultados da audincia pblica devem ser apresentados com a indicao do procedimento adotado, condio desnecessria quando tratar-se de consulta pblica. c) tendo em vista a natureza informal da consulta pblica, so admitidas no processo administrativo quaisquer espcies de provas, inclusive as obtidas por meio ilcitos. d) a consulta pblica cabvel em todas as matrias do processo, ainda que envolvam assuntos de matria individual, salvo os de natureza difusa em razo das peculiaridades da consulta e da audincia pblica. e) os rgos e entidades administrativas, em matria relevante, podero estabelecer outros meios de participao de administrados, diretamente ou por meio de associaes legalmente reconhecidas. Comentrio: importante dizer que a Lei n 9.784/99 estabeleceu procedimento para que a coletividade possa participar das decises administrativas. Nesse sentido, quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
54
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada, conforme art. 31 da Lei n 9.784/99, que assim prev:
Art. 31. Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. 1 A abertura da consulta pblica ser objeto de divulgao pelos meios oficiais, a fim de que pessoas fsicas ou jurdicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegaes escritas. 2 O comparecimento consulta pblica no confere, por si, a condio de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais.

Ademais, conforme o art. 32, antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo. Em todo caso, poder ser utilizado outros meios de participao de administrados, seja diretamente ou por de organizaes ou associaes representativas, conforme art. 33, que assim expressa:
Art. 33. Os rgos e entidades administrativas, em matria relevante, podero estabelecer outros meios de participao de administrados, diretamente ou por meio de organizaes e associaes legalmente reconhecidas.

Assim, a alternativa a est errada, porque NO vedada aos rgos e entidades administrativas, em qualquer hiptese, o estabelecimento de outros meios de participao de administrados.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


55
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa b est errada na medida em que os resultados da audincia pblica devem ser apresentados com a indicao do procedimento adotado, conforme art. 34, verbis:
Art. 34. Os resultados da consulta e audincia pblica e de outros meios de participao de administrados devero ser apresentados com a indicao do procedimento adotado.

A alternativa c est errada. que somente so admitidas no processo as provas lcitas.


Art. 30. So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos.

A alternativa d est errada porque a consulta pblica cabvel em quando a matria do processo envolver interesse geral. Gabarito: E

39. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRF 5 REGIO FCC/2008) No tocante instruo do processo, de acordo com a Lei no 9.784/99, quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo, no prazo mximo de (A) trs dias. (B) cinco dias. (C) sete dias. (D) dez dias. (E) quinze dias. Comentrio: Disposio expressa da Lei n 9.784/99, consoante artigo 42, que assim determina:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


56
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

Com efeito, se referido parecer, obrigatrio, ainda for vinculante, e deixar de se apresentado no prazo fixado, o processo ficar sobrestado (no ter seguimento) at a apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso, conforme 1 do art. 42, da Lei n 9.784/99. Por outro lado, se o parecer for obrigatrio, mas no for vinculante, e no for apresentado no prazo fixado, o processo poder ter seguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu. Portanto, o prazo obrigatrio de 15 (quinze) dias. Gabarito: E. para apresentao de parecer

40. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar no mbito da Administrao Pblica Federal (Lei 9.784/99), correto afirmar que a) a motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais, no constar da respectiva ata ou de termo escrito. b) o indeferimento de alegao de suspeio de servidor ou autoridade, poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo. c) os prazos comeam a correr a partir da data da sua edio, incluindo-se na contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. d) os atos administrativos devero ser motivados, salvo quando decidam recursos administrativos ou decorram de reexame de ofcio. e) podem ser objeto de delegao, alm de outros, a edio de atos de carter normativo. Comentrio:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
57
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

A alternativa a est errada. Devemos observar que a motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais, dever constar da respectiva ata ou de termo escrito, conforme art. 50, 3, Lei n 9.784/99:
3 A motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito.

A alternativa c est errada, pois os prazos comeam a correr a partir da data de cientificao do administrado, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. A alternativa d est errada. De fato, os atos administrativos devero ser motivados, inclusive quando decidam recursos administrativos ou decorram de reexame de ofcio, conforme art. 50, que assim expressa:
Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


58
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa e est errada, na medida em que no pode ser objeto de delegao a edio de atos de carter normativo, conforme art. 13 da Lei n 9.784/99. Assim, a alternativa b a correta. Com efeito, o indeferimento de alegao de suspeio de servidor ou autoridade, poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo, conforme art. 21, que assim dispe:
Art. 21. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.

Gabarito: B

41. (ANALISTA JUDICIRIO - JUDICIRIA - TRT 19 REGIO FCC/2008) Rogrio, na qualidade de um dos interessados e mediante manifestao escrita, desistiu totalmente de seu pedido, objeto de processo administrativo perante a administrao pblica federal. Nesse caso, a desistncia de Rogrio: a) prejudica sempre o prosseguimento do processo porque se estende aos demais interessados. b) atinge somente a quem a tenha formulado. c) no tem validade por haver vrios interessados, o que questo de ordem pblica. d) implica suspenso do processo porque o objeto da deciso tornou-se prejudicado ou intil. e) atinge irremediavelmente o processo, que dever ser extinto por motivo de convenincia ou oportunidade. Comentrio: Conforme art. 51 da Lei n 9.784/99 o interessado poder desistir, por escrito, total ou parcialmente do pedido, ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. Esclareo que direitos disponveis so aqueles que o
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
59
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


interessado pode abdicar, abrir mo, como regra, so direitos patrimoniais. E indisponveis so aqueles que no se pode dispor, abrir mo, abdicar, sendo como regra, direitos inerentes personalidade, a vida, integridade. Tendo o pedido sido formulado por interessado, a renncia de um no atinge aos demais. mais de um

Devemos perceber, no entanto, que mesmo que haja o pedido de desistncia ou renncia ao direito, no significa imediato arquivamento do processo, pois vige o princpio do impulso oficial, lembra-se! Ento, a Administrao poder dar seguimento ao processo em razo do interesse pblico E, finalmente, se o processo exauriu sua finalidade ou o objeto de sua deciso se tornou impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente, a Administrao dever extingui-lo.
Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. 1 Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 2 A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige. Art. 52. O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente.

Portanto: A alternativa a est errada, pois a renncia poder ou no prejudicar o prosseguimento do processo (visto que a Administrao poder prosseguir com o seu curso), e no se estende aos demais interessados. A alternativa b est correta, pois a renncia somente
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
60
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


atinge a quem a tenha formulado. Alternativa c est errada, na medida em que nada disse sobre vrios interessados e, em especial, porque a lei no diz que se trata de questo de ordem pblica, ou seja, de direito indisponvel. Alternativa d est errada, porque se o objeto da deciso tornou-se prejudicado ou intil, o processo ser declarado extinto. Alternativa e est errada, porque poder ser extinto ou no, ou seja, poder a Administrao Pblica prosseguir com o processo quando o interesse pblico assim o indicar e neste caso no haver avaliao de convenincia ou oportunidade, pois se tratar de ato vinculado. Gabarito: B.

42. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRF 1 REGIO FCC/2011) No que concerne desistncia e outras formas de extino do processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) O interessado poder, mediante manifestao escrita, renunciar a direitos disponveis e indisponveis. b) O interessado poder, mediante manifestao escrita ou oral, desistir total ou parcialmente do pedido formulado. c) A desistncia do interessado, conforme o caso, prejudica o prosseguimento do processo, ainda que a Administrao considere que o interesse pblico exija sua continuidade. d) O rgo competente no poder declarar extinto o processo quando o objeto da deciso se tornar intil por fato superveniente, devendo, nessa hiptese, levar o feito at seu trmino, com deciso de mrito. e) Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


61
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa a est errada, pois somente poder haver a renncia quanto a direitos disponveis. A alternativa b est errada. A desistncia dever ser sempre por escrito, conforme art. 51:
Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis

A alternativa c est errada. que a desistncia do interessado no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico exija sua continuidade.
Art. 51 [...] 2 A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige.

A alternativa d tambm est errada. Primeiro, o rgo competente poder declarar extinto o processo quando o objeto da deciso se tornar intil por fato superveniente. E, ademais, nesta hiptese no haver deciso de mrito.
Art. 52. O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente.

Assim, a alternativa e a correta. De fato, havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado, conforme 1 do art. 51 da Lei n 9.784/99. Gabarito: E

43. (TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA - TRT 19 REGIO - FCC/2008) Dario, titular de cargo efetivo na
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
62
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


administrao federal, oficiando em processo administrativo e designado para analisar a legitimidade para a interposio de um recurso administrativo, dever ter conhecimento de que no tem legitimidade para tanto: a) as associaes, quanto aos direitos difusos. b) os cidados, quanto aos interesses difusos. c) aqueles cujos direitos forem indiretamente afetados pela deciso recorrida. d) os titulares de interesses que forem parte nesse processo. e) as organizaes, no tocante a direitos ou interesses individuais. Comentrio: Novamente temos uma questo em que se cobra a literalidade do dispositivo legal. Tambm, em termos de legislao especfica, como a Lei n 9.784/99 no h muito ao que fugir, salvo alguma jurisprudncia que implique em algum caso prtico. Assim, conforme dispe o artigo 58 da Lei de Processo Administrativo, tm legitimidade para interpor recurso:
a) parte processual (titulares de direitos e interesses que forem parte no processo); b) terceiros interessados (aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida); c) representantes de interesses e direitos coletivos (organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos); e, d) cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos.

Vale transcrever Administrativo, vejamos:

artigo

58

da

Lei

de

Processo

Art. 58. Tm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


63
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos.

Perceba o seguinte: a Lei deu tratamento diferente em relao aos legitimados para iniciar o processo e os legitimados para interposio de recurso. Fao uma tabela a fim de comparar os pontos. Observe:
Direito ou interesse
Individual Titular ou representante, seja Titular que seja parte no pessoa fsica ou jurdica Coletivo Organizaes representativas Difuso As pessoas ou as associaes e associaes processo Organizaes representativas Cidados ou associaes e associaes

Incio

Recurso

legalmente constitudas Qualquer direito ou interesse Aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou Aqueles interesses indiretamente afetados cujos direitos ou

forem pela

interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada

deciso recorrida

Assim, no ter legitimidade recursal, as organizaes, no tocante a direitos ou interesses individuais. Gabarito: E.

44. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 3 REGIO FCC/2009) De acordo com a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o dever da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios a) pode ser exercido a qualquer tempo, no se operando a decadncia. b) decai em cinco anos, contados da intimao do interessado, salvo comprovada m-f.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


64
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


c) decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. d) decai em 10 anos, contados da prtica do ato, ou em cinco anos contados da intimao do interessado, o que ocorrer primeiro, salvo comprovada m-f. e) pode ser exercido a qualquer tempo, desde que respeitados os direitos patrimoniais j adquiridos pelos destinatrios. Comentrio: Essa agora ficou fcil, no ? Pois bem, por fora do princpio da autotutela a administrao pode rever seus atos, anulando os ilegais e revogando os inoportunos e inconvenientes.
Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

No entanto, seu direito de anular decai em cinco anos, em relao aos efeitos favorveis para o terceiro de boa-f, conforme art. 54, que assim dispe:
Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos

administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.

Gabarito: C.

45. (POLICIAL LEGISLATIVO SENADO FGV/2008) Assine a afirmativa incorreta. a) O Tribunal de Contas aprecia, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


65
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


b) Prescrevem em 5 (cinco) anos as aes pessoais contra a Fazenda Pblica Federal, Estadual, Distrital e Municipal, contado o prazo da data do ato ou fato de origem. c) A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. d) Os recursos administrativos, como regra, produzem efeito suspensivo e, assim, fica suspensa a eficcia do ato impugnado at deciso final do recurso. e) A Administrao, como regra, pode anular seus prprios atos ou revog-los por motivo de convenincia e oportunidade. Comentrio: A alternativa a est correta. De fato, o Tribunal de Contas aprecia, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta.
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: [...] III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio;

A alternativa b est correta. Nos termos do Decreto 20.910/32, prescrevem em 5 (cinco) anos as aes pessoais contra a Fazenda Pblica Federal, Estadual, Distrital e Municipal, contado o prazo da data do ato ou fato de origem.
Art. 1 As dvidas passivas da Unio, dos Estados e dos Municpios, bem assim todo e qualquer direito ou ao contra a Fazenda federal, estadual ou municipal, seja qual for a sua

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


66
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


natureza, prescrevem em cinco anos contados da data do ato ou fato do qual se originarem.

importante tomar cuidado quanto a isso. que no STJ h uma divergncia entre as Turmas no sentido de se aplicar o novo Cdigo Civil que fixou a prescrio em trs anos. A alternativa c est correta. A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio, conforme Smula Vinculante 05-STF. A alternativa d est errada. Os recursos administrativos, como regra, no produzem efeito suspensivo.
Art. 61. Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo.

A alternativa e est correta. De acordo com o princpio da autotutela, a Administrao, como regra, pode anular seus prprios atos ou revog-los por motivo de convenincia e oportunidade. Gabarito: D.

46. (TJ/PA JUIZ FGV/2009) Com base na Lei 9.784/99, analise as afirmativas a seguir. I. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. II. O prazo de decadncia, na hiptese de efeitos patrimoniais contnuos, ser contado a partir da percepo do primeiro pagamento. III. A convalidao da competncia privativa da prpria Administrao, logo, incabvel que o rgo jurisdicional pratique a convalidao de atos administrativos, a menos que se trate de seus prprios atos administrativos. IV. Na revogao, a Administrao Pblica atua com discricionariedade, exercendo o poder de autotutela quanto a motivos de mrito, avaliando a convenincia e a oportunidade de suprimir o ato administrativo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
67
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Assinale: a) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas. b) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrio: A assertiva I est correta. Nos termos da Lei 9.784/99, o direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.
Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos

administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.

A assertiva II est correta. De fato, o prazo de decadncia, na hiptese de efeitos patrimoniais contnuos, ser contado a partir da percepo do primeiro pagamento.
Art. 54. 1 No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento.

A assertiva III est correta. A convalidao da competncia privativa da prpria Administrao, logo, incabvel que o rgo jurisdicional pratique a convalidao de atos administrativos, a menos que se trate de seus prprios atos administrativos, conforme o seguinte:
Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


68
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A assertiva IV est correta. De fato, na revogao, a Administrao Pblica atua com discricionariedade, exercendo o poder de autotutela quanto a motivos de mrito, avaliando a convenincia e a oportunidade de suprimir o ato administrativo. Gabarito: E.

47. (ATRF RECEITA FEDERAL ESAF/2009) De acordo com o disposto na Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo, no mbito da Administrao Pblica Federal, a Administrao deve anular seus prprios atos e pode revog-los, sendo que a) a anulao prescinde de motivao. b) a revogao prescinde de motivao. c) a anulao, quando o ato estiver eivado de vcio de legalidade, pode ocorrer a qualquer tempo. d) a revogao, por motivo de convenincia ou oportunidade, deve respeitar os direitos adquiridos. e) tanto a anulao como a revogao esto sujeitas prescrio decenal, no havendo o que cogitar, de eventuais direitos adquiridos. Comentrio: Nos termos do art. 53 da Lei n. 9.784/99, a Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Assim, as alternativas a e b esto erradas. Tanto a anulao quanto a revogao devem ser motivadas (art. 50, inc. VIII). As alternativas c e e esto erradas. A anulao est sujeita a prazo decadencial de cinco anos, salvo m-f.
Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos

administrativos de que decorram efeitos favorveis para os

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


69
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.

Gabarito: D.

48. (POLICIAL LEGISLATIVO SENADO FGV/2008) No que se refere ao processo administrativo geral, regido pela Lei 9.784/99, correto afirmar que: a) os atos administrativos com vcio de legalidade no podem ser convalidados, em razo do princpio da segurana jurdica. b) nele no h incidncia dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. c) indispensvel a motivao nos atos que imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. d) seu andamento no pode resultar de impulso, de ofcio, do rgo administrativo, exigindo sempre a iniciativa do interessado. e) no h impedimento atuao do servidor que o preside, ainda que tenha interesse direto ou indireto na matria discutida. Comentrio: A alternativa a est errada. Mesmo os atos administrativos com vcio de legalidade podem ser convalidados, em razo do princpio da segurana jurdica.
Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

A alternativa b est errada. No processo administrativo, conforme art. 2, incidem os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. A alternativa c est correta. Nos termos do art. 50, L. 9784/99, indispensvel a motivao nos atos que imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
70
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

A alternativa d est errada. Aplica-se o princpio da impulso oficial. Assim, seu andamento pode resultar de impulso, de ofcio, do rgo administrativo.
XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados;

A alternativa e est errada. H impedimento atuao do servidor que o preside, em especial quando tenha interesse direto ou indireto na matria discutida. Gabarito: C.

49. (AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL SEFAZ/RJ FGV/2011 - ADAPTADA) O presidente de uma autarquia do, aps auditoria realizada na folha de pagamento da entidade, detectou irregularidades na concesso de vantagens pecunirias a algumas categorias de servidores pblicos e pretende rever os atos administrativos concessivos de tais benefcios. Considerando que os atos administrativos foram praticados h mais de doze anos e que vm produzindo, desde ento, efeitos jurdicos favorveis aos seus destinatrios de boa-f, o Presidente da autarquia indaga se existe algum limite temporal para a anulao de tais atos. Nessa situao hipottica, de acordo com a lei de processo administrativo, correto afirmar que o direito de a Administrao Pblica anular tais atos a) no se submete a prazo decadencial, em decorrncia do princpio da legalidade. b) prescreve em dez anos, contados da data da cincia do vcio de legalidade, salvo comprovada m-f. c) prescreve em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. d) decai em cinco anos, contados da data de percepo do primeiro pagamento. e) decai em cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, cargo em comisso ou funo de confiana.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
71
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Comentrio: Nos termos do Administrao de anular os efeitos favorveis para os contados da data em que m-f. art. 54 da Lei 9.784/99, o direito da atos administrativos de que decorram destinatrios decai em cinco anos, foram praticados, salvo comprovada

Contudo, por se tratar de pagamento, incide a regra do 1 do art. 54, que estabelece que no caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento. Gabarito: D.

50. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AL - FCC/2010) Mriam, na qualidade de parte e como titular de direitos, em processo administrativo que tramita junto ao Tribunal Regional Eleitoral, interps recurso cabvel. Nesse caso, o recurso deve ser conhecido, ainda que, a) tenha ocorrido o exaurimento da esfera administrativa. b) seus interesses sejam indiretamente afetados pela deciso recorrida. c) no seja detentora de legitimidade recursal. d) o recurso tenha sido interposto fora do prazo legal. e) o recurso tenha sido interposto perante rgo incompetente. Comentrio: O recurso no ser conhecido, conforme dispe o art. 63, quando intempestivo (interposto fora do prazo), interposto para rgo incompetente, ou por quem no seja legitimado, ou ainda que tenha ocorrido o esgotamento da via administrativa, conforme o seguinte:
Art. 63. O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


72
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa

Assim, dever ser conhecido quando os interesses da recorrente sejam indiretamente afetados pela deciso recorrida, conforme dispe o art. 58, inc. II, da Lei n 9.784/99.
Art. 58. Tm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos.

Gabarito: B

51. (ANALISTA JUDICIRIO ARQUIVOLOGIA TRT 3 REGIO FCC/2009) De acordo com a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, tm legitimidade para interpor recurso administrativo a) os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo, em relao a direitos individuais, e, em se tratando de direitos difusos, aqueles direta ou indiretamente afetados pela deciso recorrida. b) apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo. c) as associaes, no tocante a direitos individuais e interesses coletivos. d) apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo e, em relao a interesses difusos e coletivos, o Ministrio Pblico. e) os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo, bem como aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


73
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Comentrio: Conforme observamos acerca do que dispe o art. 58 da Lei n 9.784/99, tm legitimidade recursal, os seguintes:
Titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; Aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; Organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; Cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos.

Gabarito: E.

52. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) No que concerne ao processo administrativo: a) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de dez dias, o encaminhar autoridade superior. b) O processo administrativo, de que resulte sano, poder ser revisto a qualquer tempo, apenas por pedido expresso da parte interessada, desde que surjam fatos novos que justifiquem a inadequao da sano aplicada. c) Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. d) O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. e) Tem legitimidade para interpor recurso administrativo aquele cujo direito ou interesse for indiretamente afetado pela deciso recorrida. Comentrio: A alternativa a est errada porque o recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


74
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


reconsiderar no prazo de CINCO dias, o encaminhar autoridade superior. A alternativa b est errada, na medida em que o processo administrativo, de que resulte sano, poder ser revisto a qualquer tempo, de ofcio ou a pedido da parte interessada, desde que surjam fatos novos que justifiquem a inadequao da sano aplicada. A alternativa c est errada, porque, em regra, a interposio de recurso administrativo NO depende de cauo. E, a alternativa d tambm est errada. O recurso administrativo tramitar no mximo por TRS instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. Por isso, a alternativa e a correta, pois tem legitimidade para interpor recurso administrativo aquele cujo direito ou interesse for indiretamente afetado pela deciso recorrida. Gabarito: E

53. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AP FCC/2011) De acordo com a Lei n 9.784/99, o recurso administrativo a) dever ser interposto no prazo de quinze dias, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida, salvo disposio legal especfica. b) ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de quarenta e oito horas, o encaminhar autoridade superior. c) tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) dever ser decidido no prazo mximo de noventa dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente, quando a lei no fixar prazo diferente.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


75
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


e) poder ser interposto, dentre outros, por organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos e por cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos. Comentrio: De acordo com o art. 56 da Lei n 9.784/99, das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito, o qual ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. Observemos que o recurso tramitar por no mximo trs instncias, sendo legitimado a interp-lo os seguintes:
Art. 58. Tm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos.

Ademais, conforme art. 59, o prazo para interposio do recurso de dez dias, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. Portanto, as alternativas a, b, c, e d esto erradas, primeiro porque o prazo de dez dias. Segundo porque o prazo para reconsiderao de cinco dias. Quanto a alternativa c est errada, porque o recurso tramitar por no mximo trs instncias. E, a d porque o recurso dever ser decidido em trinta dias. Assim, a alternativa e est correta, porque o recurso poder ser interposto, dentre outros, por organizaes e associaes

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


76
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos e por cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos. Gabarito: E.

54. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/RN FCC/2011) No processo administrativo, a) se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado de smula vinculante, no caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar razes de aplicabilidade ou no da smula, cabendo tal atribuio apenas ao rgo competente para decidir o recurso. b) quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de noventa dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. c) o recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, no podendo, nessa fase processual, juntar documentos. d) os cidados no tm legitimidade para interpor recurso administrativo sobre direitos difusos, sendo legitimadas, nessa hiptese, apenas as associaes. e) o recurso no ser conhecido quando interposto perante rgo incompetente. Comentrio: A alternativa a est errada. Nos termos do 3 do art. 56, caso o recorrente alegue que a deciso administrativa contrariou enunciado de smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar razes de aplicabilidade ou no da smula, conforme o seguinte:
Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. 3 Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


77
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. (Includo pela Lei n 11.417, de 2006).

A alternativa b est errada, porque o prazo para deciso de recurso administrativo de 30 dias, conforme art. 59, 1, assim expresso:
Art. 59. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. 1 Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. 2 O prazo mencionado no pargrafo anterior poder ser prorrogado por igual perodo, ante justificativa explcita.

A alternativa c est errada. De fato, o recurso interpese por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame. Podendo, nessa fase processual, juntar documentos.
Art. 60. O recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.

A alternativa d est errada. que os cidados e as associaes tm legitimidade para interpor recurso administrativo sobre direitos difusos. A alternativa e est correta. O recurso no ser conhecido quando interposto perante rgo incompetente, conforme art. 63, assim expresso:
Art. 63. O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


78
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa.

Gabarito: E

55. (ATRF RECEITA FEDERAL ESAF/2009) Considerando o disposto na Lei n. 9.784/99, a qual regula o processo administrativo, no mbito da Administrao Pblica Federal, marque a opo incorreta. a) No pode ser objeto de delegao a deciso de recursos administrativos. b) permitida a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. c) Em hiptese alguma os prazos processuais sero suspensos, salvo, unicamente, motivo de fora maior. d) Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade, legitimidade, mrito e discricionariedade. e) O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, nos termos da lei. Comentrio: A alternativa a est correta. Nos termos do art. 13, inc. II, da Lei n. 9.784/99, no pode ser objeto de delegao a deciso de recursos administrativos. A alternativa b est correta. De fato, permitida a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.
Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


79
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa c est correta. De fato, em hiptese alguma os prazos processuais sero suspensos, salvo, unicamente, motivo de fora maior.
Art. 67. Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem.

A alternativa d est errada. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito, conforme o seguinte:
Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito.

A alternativa e est correta. De fato, o recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, nos termos da lei.
Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa.

Gabarito: D.

56. (ANALISTA - CVM - ESAF/2010) Acerca do processo administrativo, no mbito da administrao pblica federal, correto afirmar que: a) so inadmissveis as provas obtidas por meios ilcitos, exceto quando houver autorizao judicial. b) da reviso de processo administrativo, no pode resultar agravamento da sano. c) a desistncia ou renncia do nico interessado implica no arquivamento do processo. d) salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. e) o recurso deve ser dirigido autoridade superior daquela que tenha proferido a deciso.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


80
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Comentrio: A alternativa a est errada. So inadmissveis as provas obtidas por meios ilcitos.
Art. 30. So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos.

A alternativa b est correta. Nos termos do art. 65, par. nico, Lei n. 9.784/99, da reviso de processo administrativo, no pode resultar agravamento da sano.
Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.

A alternativa c est errada. A desistncia ou renncia do nico interessado no prejudica o prosseguimento do processo, em razo do interesse pblico, se houver, ou em relao a outros interessados.
Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. 1 Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 2 A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige.

A alternativa d est errada. Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo NO depende de cauo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


81
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


A alternativa e est errada. O recurso deve ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual remeter a autoridade competente, se no reconsiderar no prazo de cinco dias.
Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. 1 O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. 2 Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo independe de cauo.

Gabarito: B.

57. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/RN FCC/2011) No que diz respeito ao processo administrativo previsto na Lei n 9.784/99, correto afirmar: a) o no conhecimento do recurso administrativo no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, ainda que ocorrida precluso administrativa. b) das decises administrativas cabe recurso, o qual somente poder impugnar as razes de legalidade da deciso, isto , no se presta para rediscusso de mrito. c) salvo disposio legal especfica, de cinco dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. d) havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso. e) interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de quinze dias teis, apresentem alegaes. Comentrio: A alternativa a est errada porque o no conhecimento do recurso administrativo no impede a Administrao de rever de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
82
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


ofcio o ato ilegal, DESDE QUE NO ocorrida precluso administrativa. (art. 63, 2) A alternativa b est errada. que das decises administrativas cabe recurso, em razo de mrito ou de legalidade. A alternativa c est errada, pois o prazo para interposio do recurso de DEZ DIAS, salvo disposio legal especfica. A alternativa e est errada, uma vez que interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de CINCO dias teis, apresentem alegaes, conforme art. 62 da Lei n 9.784/99. Assim, a alternativa d a correta, eis que, de fato, havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso, conforme o seguinte:
Art. 61. Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. Pargrafo nico. Havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

Gabarito: D

58. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MA FCC/2010) Quanto ao Processo Administrativo previsto na Lei n 9.784/99, considere: I. Os processos administrativos de que resultem sanes no podero ser revistos, mesmo quando surgirem fatos novos suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. II. O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
83
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


III. A competncia renuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, ainda que nos casos de delegao e avocao previstos em lei. IV. O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos e do direito pelo administrado. V. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) II e V. c) III e V. d) II, III e IV. e) I e IV. Comentrio: A assertiva I est errada. Os processos administrativos de que resultem sanes PODERO ser revistos, a qualquer tempo, desde que surjam fatos novos suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada, no resultando da reviso o agravamento da sano, conforme assim disposto:
Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.

A assertiva II est correta. J vimos que os processos administrativos podem ter seu incio deflagrado em razo de ato da prpria Administrao (de ofcio) ou a pedido de interessado. A assertiva III est errada. que, conforme dispe o art. 11 da Lei n 9.784/99, a competncia poder ser delegada ou avocada, nos termos da lei. Vejamos:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


84
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos.

A assertiva IV est errada. No se aplica o instituto da revelia no mbito do processo administrativo, porque se busca a verdade real. Assim, o desatendimento da intimao no induz a verdade dos fatos, conforme art. 27, assim expresso:
Art. 27. O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. Pargrafo nico. No prosseguimento do processo, ser garantido direito de ampla defesa ao interessado.

Por fim, a assertiva V est correta, pois conforme estabelece o art. 59, o prazo para interposio de recurso de dez dias, salvo outro prazo fixado em lei especfica. Significa dizer que uma lei de processo administrativo disciplinar, por exemplo, poder fixar outro prazo, maior ou menor.
Art. 59. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida

Gabarito: B.

59. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) No que concerne ao processo administrativo: a) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de dez dias, o encaminhar autoridade superior. b) O processo administrativo, de que resulte sano, poder ser revisto a qualquer tempo, apenas por pedido expresso da parte interessada, desde que surjam fatos novos que justifiquem a inadequao da sano aplicada.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


85
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


c) Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. d) O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. e) Tem legitimidade para interpor recurso administrativo aquele cujo direito ou interesse for indiretamente afetado pela deciso recorrida. Comentrio: A alternativa a est errada. O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de CINCO dias, o encaminhar autoridade superior. A alternativa b est errada. O processo administrativo, de que resulte sano, poder ser revisto a qualquer tempo, de ofcio ou a pedido do interessado, desde que surjam fatos novos que justifiquem a inadequao da sano aplicada. A alternativa c est errada. Em regra, a interposio de recurso administrativo NO depende de cauo. A alternativa d est errada. O recurso administrativo tramitar no mximo por TRS instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. A alternativa e est correta. De fato, tem legitimidade para interpor recurso administrativo aquele cujo direito ou interesse for indiretamente afetado pela deciso recorrida.
Art. 58. Tm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


86
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Gabarito: E.

60. (ADVOGADO SENADO FGV/2008) Em relao ao processo administrativo genrico, regulado pela Lei 9.784/99, certo afirmar que: a) a Administrao no pode cobrar por despesas processuais, sendo, inclusive, inconstitucional a lei que acaso permitisse tal cobrana. b) as normas dos processos administrativos especficos, no que toca densidade de incidncia normativa, aplicam-se subsidiariamente no processo genrico, quando forem de ordem pblica. c) o rgo competente para decidir o recurso administrativo pode agravar a situao do recorrente, mas, antes da deciso, deve cientific-lo do fato e permitir que oferea as alegaes de seu interesse. d) a decadncia do direito da Administrao de anular seus prprios atos administrativos ocorre irrestritamente em 5 (cinco) anos quando deles se originam efeitos patrimoniais contnuos. e) o administrador pblico deve motivar minuciosamente seus atos, indicando os fatos e fundamentos jurdicos, quando, dentre outros casos, se tratar de deciso de recursos administrativos e de intimao por meio de publicao oficial. Comentrio: A alternativa a est errada. A Administrao, em regra, no pode cobrar por despesas processuais, so as previstas em lei, conforme o seguinte:
Art. 2 XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

A alternativa b est errada. As normas dos processos administrativos especficos continuam regidas pelas leis especficas, e aplica-se subsidiariamente a estes processos a Lei geral de processo administrativo (L. 9.784/99), nos termos do art. 69, que assim dispe:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
87
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

Art. 69. Os processos administrativos especficos continuaro a reger-se por lei prpria, aplicando-se-lhes apenas subsidiariamente os preceitos desta Lei.

A alternativa c est correta. De fato, o rgo competente para decidir o recurso administrativo pode agravar a situao do recorrente, mas, antes da deciso, deve cientific-lo do fato e permitir que oferea as alegaes de seu interesse.
Art. 62. Interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes.

A alternativa d est errada. A decadncia do direito da Administrao de anular seus prprios atos administrativos ocorre em 5 (cinco) anos quando deles se originam efeitos patrimoniais contnuos, salvo em relao ao beneficirio de m-f. A alternativa e est errada. O administrador pblico deve motivar seus atos, indicando os fatos e fundamentos jurdicos, quando, dentre outros casos, quando se tratar de deciso de recursos administrativos. De intimao no. Gabarito: C.

61. (ANALISTA DE SISTEMAS SENADO FGV/2008) O processo administrativo geral (regido pela Lei 9.784/99): a) admite que associaes sejam legitimadas como interessados, na defesa de interesses coletivos. b) insere, como direito do administrado, a obrigao de proceder com lealdade e boa-f. c) permite a delegao para a prtica de atos que decidem recursos administrativos, desde que seja estvel a autoridade delegada. d) aplica-se tambm em matria de direito tributrio, inclusive no que tange a infraes fiscais.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


88
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


e) no rende ensejo a que atos administrativos com vcio de legalidade sejam convalidados. Comentrio: A alternativa a est correta. Dentre os interessados, admite-se que associaes, na defesa de interesses coletivos. A alternativa b est errada. Insere, como dever do administrado, a obrigao de proceder com lealdade e boa-f. A alternativa c est errada. No se permite a delegao ( indelegvel) a competncia para a prtica de atos que decidem recursos administrativos. A alternativa d est errada. No se aplica aos processos especficos, que continuam regidos pelas leis especiais, salvo subsidiariamente. A alternativa e est errada. Possibilita que atos administrativos com vcio de legalidade sejam convalidados, em razo da segurana jurdica. Gabarito: A.

62. (AFT MTE ESAF/2006) Conforme a legislao federal sobre o processo administrativo (Lei n. 9.784/99), as sanes a serem aplicadas pela autoridade competente: a) tero sempre natureza pecuniria. b) podem consistir em obrigao de fazer ou de no fazer. c) sero precedidas, se for o caso, pelo direito de defesa. d) sero, sempre, obrigaes de fazer. e) podem ter, excepcionalmente, natureza de privao de liberdade. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


89
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


De acordo com o art. 68 da Lei n. 9.784/99, as sanes, a serem aplicadas por autoridade competente, tero natureza pecuniria ou consistiro em obrigao de fazer ou de no fazer, assegurado sempre o direito de defesa. Gabarito: B.

63. (EPPGG MPOG ESAF/2009) Quanto ao Processo Administrativo, nos termos da Lei n. 9.784/1999, marque a opo incorreta. a) A Administrao Pblica obedecer ao princpio da segurana jurdica. b) vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documento. c) O administrado tem direito perante a Administrao de fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado d) O interessado poder desistir totalmente do pedido formulado. e) O rgo competente para decidir o recurso poder modificar a deciso recorrida. Comentrio: A alternativa a est correta. De fato, A Administrao Pblica obedecer ao princpio da segurana jurdica, conforme prev o art. 2 da Lei n. 9.784/99:
Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

A alternativa b est correta. vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documento, nos termos do pargrafo nico do art. 6, que assim prev:
Art. 6.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


90
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


Pargrafo nico. vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas

A alternativa c est errada. O administrado tem direito perante a Administrao de fazer-se assistir, facultativamente, por advogado.
Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, assegurados: [...] IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. sem prejuzo de outros que lhe sejam

A alternativa d est correta. De acordo com o art. 51 da Lei n. 9.784/99, o interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. A alternativa e est correta. O rgo competente para decidir o recurso poder modificar a deciso recorrida, conforme permite o art. 64 da Lei n. 9.784/99, que assim prev:
Art. 64. O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia.

Gabarito: C. isso a, vamos que vamos. Garra e determinao. Bons estudos e grande abrao, Prof. Edson Marques

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


91
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


QUESTES SELECIONADAS 1. (PROCURADOR JUDICIRIO PREF. RECIFE/PE FCC/2008) Em relao a princpios aplicveis ao processo administrativo correto afirmar: a) Os princpios do contraditrio e da ampla defesa ensejam a observncia destas garantias no processo administrativo, ainda que no se exija o mesmo rigor do processo judicial. b) O princpio da publicidade remete necessidade de divulgao dos atos administrativos praticados, vedadas as hipteses de sigilo. c) O princpio da obedincia s formas e aos procedimentos enseja o estrito cumprimento das normas que regem o processo judicial sempre que se tratar de deciso administrativa constitutiva ou extintiva de direitos. d) O princpio da oficialidade remete necessidade da deciso definitiva no processo administrativo ser proferida por autoridade oficialmente designada para esta finalidade. e) O princpio da pluralidade de instncias traduz-se na necessidade de instituio de instncia recursal representada por comisso processante colegiada quando for apresentado recurso administrativo pelo interessado. 2. (TITULAR DE SERVIOS DE NOTAS E DE REGISTROS TJ/AP FCC/2011) Constituem princpios do processo administrativo, explcitos ou implcitos no Direito positivo: a) oficialidade, publicidade e motivao. b) sigilo, economia processual e unilateralidade. c) onerosidade, publicidade e tipicidade. d) formalismo, gratuidade e inrcia dos rgos administrativos e) oficialidade, devido processo legal e inrcia dos rgos administrativos. 3. (TCNICO DE CONTROLE EXTERNO TCM/PA FCC/2010) Sobre os princpios do processo administrativo, considere: I. Princpio que assegura a possibilidade de instaurao do processo por iniciativa da Administrao, independentemente de provocao do administrado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


92
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


II. Princpio que garante ao administrado que se sentir lesado com a deciso administrativa propor recursos hierrquicos at chegar autoridade mxima da organizao administrativa. III. Princpio segundo o qual muitas das infraes administrativas no so descritas com preciso na lei. Esses conceitos referem-se, respectivamente, aos princpios da a) oficialidade, da economia processual e da ampla defesa. b) oficialidade, da pluralidade de instncias e da atipicidade. c) economia processual, da pluralidade das instncias e da oficialidade. d) publicidade, da ampla defesa e da oficialidade. e) ampla defesa, da oficialidade e da pluralidade das instncias. 4. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TJ/PI FCC/2009) Considere: I. Dentre os princpios que informam o Processo Administrativo, destaca-se a legalidade subjetiva, o do formalismo regrado, o da verdade sabida e o do nico grau de deciso. II. A instaurao do Processo Administrativo pela autoridade competente, se d, alm de outras formas, por portaria e auto de infrao. III. Processo Administrativo disciplinar o meio de apurao e punio de faltas graves dos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da Administrao. IV. A deciso da autoridade competente no Processo Administrativo e na Sindicncia no precisa ser fundamentada, bastando a indicao do dispositivo de lei regulador da ao. V. Cabe ao Poder Judicirio examinar o processo administrativo disciplinar para a verificao da legitimidade da sano imposta e se foi atendido o devido processo legal. correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) I, II e III. c) II, III e V. d) I e V. e) IV e V. 5. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 24 REGIO FCC/2011) De acordo com Lei no 9.784/1999, no
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
93
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


processo administrativo ser observado, dentre outros, o critrio de a) garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio. b) impulso do processo administrativo mediante atuao dos interessados, vedada a impulso, de ofcio, pela Administrao Pblica. c) cobrana de despesas processuais, no havendo tal cobrana apenas em hipteses excepcionais previstas em lei. d) interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, permitida a aplicao retroativa de nova interpretao. e) atendimento a fins de interesse geral, permitida, em regra, a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. 6. (TCNICO JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Nos processos administrativos, na forma preconizada pela Lei n 9.784/1999, sero observados, entre outros, os critrios de a) atendimento a fins de interesse geral, com possibilidade de renncia parcial de poderes ou competncias, ainda que sem autorizao legal. b) interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. c) objetividade no atendimento do interesse pblico, sendo possvel a promoo pessoal de agentes ou autoridades. d) adequao entre meios e fins, com possibilidade de imposio de obrigaes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. e) proibio de cobrana, em qualquer hiptese, de despesas processuais. 7. (DOCUMENTADOR MEC FGV/2009) Nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, somente no est garantido pela Lei n. 9.784/99 o direito : a) comunicao. b) produo de provas. c) interposio de recursos. d) assistncia jurdica gratuita.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
94
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


e) apresentao de alegaes finais. 8. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRT 20 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) Considera-se entidade a unidade de atuao desprovida de personalidade jurdica. b) dever dos administrados formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. c) Os preceitos desta lei se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, somente no desempenho de funo administrativa. d) Um dos critrios assegurados a possibilidade de aplicao retroativa de nova interpretao. e) Os preceitos da lei constituem normas bsicas sobre o processo administrativo, destinadas apenas Administrao Federal direta. 9. (TCNICO JUDICIRIO TRT 14 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, NO consiste em dever do administrado: a) proceder com lealdade. b) proceder com urbanidade. c) colaborar para o esclarecimento dos fatos. d) expor os fatos conforme a verdade. e) fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado, salvo hipteses excepcionais em que no se exige tal obrigao. 10. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 20 REGIO FCC/2011) Considere: I. Cobrana de despesas processuais. II. Divulgao oficial dos atos administrativos. III. Fazer-se assistir obrigatoriamente por advogado. No processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal (Lei n 9.784/1999), vigora como regra, o que consta APENAS em a) I.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
95
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 11. (TCNICO JUDICIRIO TRT 20 REGIO FCC/2011) Segundo a Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, direito dos administrados: a) no agir de modo temerrio. b) prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. c) expor os fatos conforme a verdade. d) proceder com lealdade, urbanidade e boa-f. e) fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. 12. (ANALISTA DE SISTEMAS MEC FGV/2009) As afirmativas a seguir apresentam os direitos que o administrado tem perante a Administrao, segundo a Lei 9.784/99, exceo de uma. Assinale-a. a) ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes. b) ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas. c) formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. d) fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. e) expor fatos segundo seus interesses, sem compromisso com a verdade. 13. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANA ESAF/2009) Segundo a Lei n. 9.784/1999, o administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados, exceto:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
96
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


a) fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. b) formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. c) ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes. d) ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas. e) ver proferida a deciso em processo administrativo de seu interesse em um prazo improrrogvel de trinta dias. 14. (ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS MEC FGV/2009) Considere os direitos dos administrados apresentados a seguir, assegurados pela Lei Federal n. 9.784/99. I. Ter cincia da tramitao de qualquer processo administrativo, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; II. Formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; III. Fazer-se representar por advogado, inclusive sendo-lhe assegurada assistncia jurdica gratuita, no caso de necessidade. Assinale se: a) se somente o direito I estiver correto. b) se somente o direito II estiver correto. c) se somente os direitos I e II estiverem corretos. d) se somente os direitos II e III estiverem corretos. e) se todas os direitos estiverem corretos. 15. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 14 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei n 9.784/99, que regula o Processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) No dever do administrado prestar informaes solicitadas pela Administrao, pois caracterizaria afronta a princpios constitucionais, como a liberdade e a democracia.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
97
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


b) possvel, como regra, a renncia de competncias. c) Considera-se entidade a unidade de atuao sem personalidade jurdica. d) possvel a impulso, de ofcio, do processo pela Administrao e, assim ocorrendo, dar-se- com prejuzo da atuao de interessados, por prevalecer o interesse pblico. e) Autoridades e servidores devero facilitar o exerccio dos direitos dos administrados. 16. (ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO MF ESAF/2009) Quanto aos critrios a serem observados no trmite do processo administrativo da administrao pblica federal, conforme disposto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, pode-se afirmar corretamente: a) em regra, cabe aos administrados o pagamento das despesas processuais, independente de previso expressa na lei. b) os atos praticados no processo administrativo so, em regra, sigilosos, ressalvadas as hipteses de divulgao oficial previstas na Constituio. c) a impulso do processo administrativo compete, primeiramente, aos interessados. d) nova interpretao dada norma administrativa deve ser aplicada a todos os casos sujeitos quela regulamentao, inclusive retroativamente. e) garantem-se aos administrados, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, os direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos. 17. (AFT MTE ESAF/2006) Sobre o processo administrativo regulado pela Lei n. 9.784, de 29.1.1999, correto afirmar que: I) a Administrao no pode recusar o recebimento de documento apresentado pelo interessado, salvo se motivar a recusa. II) a Administrao deve dar regular andamento ao processo, sem prejuzo da atuao do interessado. III) o prazo para que a Administrao profira a deciso de trinta dias, prorrogvel, motivadamente, por igual perodo, contados da data do ingresso do pedido, na repartio competente.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
98
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


IV) o fato de a autoridade ter interesse direto ou indireto na matria a torna suspeita, mas no impedida, para atuar no processo respectivo. V) vedada a imposio de obrigaes ou restries em medida superior ao estritamente necessrio para atendimento do interesse pblico. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V. c) apenas as afirmativas III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, II e V. e) apenas as afirmativas II, III e IV. 18. (ANALISTA JUDICIRIO TECNOLOGIA TRE/MA FCC/2010) Quanto ao processo administrativo previsto na Lei n 9.784/99, considere: I. So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo, no agir de modo temerrio. II. Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo-se da contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. III. O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa. IV. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. V. O recurso administrativo ser conhecido, dentre outras hipteses, quando interposto aps exaurida a esfera administrativa ou vencido o prazo de precluso. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, III e V. b) I, III e IV. c) II e IV. d) II, IV e V. e) III e V.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


99
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


19. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Segundo a Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, certo que a) o ato de delegao especificar, dentre outras questes, as matrias e os poderes transferidos, no podendo, porm, conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. b) o ato de delegao e sua revogao no necessitam de publicao em meio oficial. c) a edio de atos de carter normativo no pode ser objeto de delegao. d) matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade podem ser objeto de delegao. e) o ato de delegao no especificar a durao e os objetivos da delegao, embora deva conter outras informaes em seu contedo. 20. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 4 REGIO FCC/2011) No que diz respeito delegao de competncia no processo administrativo prprio da Administrao Pblica Federal, certo que a) ser permitida, em qualquer hiptese, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. b) poder ser objeto de delegao, entre outras, a edio de atos de carter normativo ou matrias de competncia privativa do rgo administrativo. c) o ato de delegao no pode ser anulado ou revogado pela Administrao, sendo necessria a providncia cabvel ao Poder Judicirio. d) as decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. e) inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo deve iniciar-se perante a autoridade de maior grau hierrquico para decidir. 21. (AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL SEFAZ/RJ FGV/2011) O chefe de determinado rgo pblico integrante da estrutura do Poder Executivo Federal, visando a conferir maior celeridade na tramitao de processos administrativos, decide delegar a competncia para decidir recursos administrativos a
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
100
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


seu chefe de gabinete. Considerando a situao hipottica acima narrada, correto afirmar que tal conduta se revela juridicamente a) incorreta, em decorrncia da regra geral de indelegabilidade de competncias administrativas. b) incorreta, uma vez que legalmente vedada a delegao da competncia para decidir recursos administrativos. c) correta, uma vez que o chefe do rgo pblico exerce a direo superior da Administrao Pblica Federal. d) correta, desde que o ato de delegao seja publicado em meio oficial. e) correta, desde que exista previso legal e que o ato seja acompanhado de aceitao expressa do agente delegatrio. 22. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) Sobre a competncia no processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, de acordo com a Lei n 9.784/1999, INCORRETO afirmar: a) O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. b) A deciso de recursos administrativos no poder ser objeto de delegao de competncia. c) vedada, em qualquer hiptese, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. d) O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. e) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. 23. (ANALISTA ADMINISTRATIVO ANA ESAF/2009) Sobre a competncia, no mbito do processo administrativo na Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) a edio de atos de carter normativo pode ser objeto de delegao. b) o ato de delegao irrevogvel. c) em qualquer caso, a avocao proibida. d) a deciso de recursos administrativos no pode ser objeto de delegao.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
101
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


e) com a delegao, renuncia-se competncia. 24. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRF 5 REGIO FCC/2008) Segundo a Lei n 9.784/99, no que diz respeito ao incio do processo INCORRETO afirmar: (A) O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. (B) lcito Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. (C) O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito. (D) Os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. (E) Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio. 25. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRT 2 REGIO FCC/2008) NO proibido de atuar no processo administrativo o servidor ou autoridade que a) tenha participado ou venha a participar como testemunha ou representante. b) tenha participado ou venha a participar como perito. c) tenha interesse direto ou indireto na matria. d) tenha parente por afinidade at o quarto grau que participou ou que venha a participar como testemunha. e) esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. 26. (ANALISTA JUDICIRIO ESTATSTICA TRT 23 REGIO FCC/2011) No que concerne ao impedimento e suspeio, previstos na Lei no 9.784/1999, correto afirmar: a) O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, com efeito suspensivo. b) A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta de natureza leve, para efeitos disciplinares.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
102
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


c) No pode ser arguida a suspeio de servidor que tenha inimizade notria com algum dos interessados. d) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse indireto na matria. e) No est impedido de atuar em processo administrativo o servidor que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado. 27. (AFT MTE ESAF/2010) A esposa de um servidor pblico advogada e fez a defesa administrativa de uma empresa autuada pela fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. Os honorrios que ela pactuou com essa empresa, para a realizao da defesa, foi com base no resultado (contrato de xito). Esse servidor a autoridade competente para apreciar a defesa e julgar a autuao. Neste caso esse servidor: a) pode dar-se por suspeito se algum arguir sua suspeio. b) no est impedido, mas pode dar-se por suspeito, por razes de foro ntimo. c) deve, necessariamente, dar-se por suspeito. d) est impedido de atuar no feito. e) no est impedido de atuar no feito nem obrigado a dar-se por suspeito, ainda que algum argua a sua suspeio. 28. (ANALISTA DE SISTEMAS MEC FGV/2009) Relativamente aos impedimentos e suspeies do funcionrio pblico, tais como previstos na Lei 9.784/99, assinale a afirmativa incorreta: a) possvel argir a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados, mas o no acolhimento da argio de suspeio irrecorrvel. b) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado. c) A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. d) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse direto ou indireto na matria. e) A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
103
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

29. (ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS MEC FGV/2009) Caso a autoridade ou servidor que atue no processo administrativo, tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau, poder ser arguido: a) o seu impedimento. b) a sua suspeio. c) a corrupo. d) a sua improbidade administrativa. e) a nulidade absoluta do processo. 30. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/PE FCC/2011) Nos termos da Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. Sobre o tema, correto afirmar: a) Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. b) A autenticao de documentos exigidos em cpia no poder ser feita pelo rgo administrativo. c) Os atos do processo no podem, em qualquer hiptese, ser concludos depois do horrio normal de funcionamento da repartio. d) Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de quinze dias. e) Os atos do processo administrativo devem realizar-se exclusivamente na sede do rgo, sob pena de serem considerados inexistentes. 31. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AP FCC/2011) Inexistindo disposio especfica, em regra, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de a) cinco dias, improrrogveis. b) dez dias prorrogado por mais dez, mediante comprovada justificao.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
104
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


c) vinte dias, improrrogveis. d) cinco dias prorrogado pelo dobro, mediante comprovada justificao. e) quarenta e oito horas, improrrogveis. 32. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS - TRF 5 REGIO FCC/2008) No tocante instruo do processo, de acordo com a Lei no 9.784/99, os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com meno de data, hora e local de realizao, com antecedncia mnima de (A) quinze dias teis. (B) cinco dias teis. (C) dez dias corridos. (D) quinze dias corridos. (E) trs dias teis. 33. (AFRF RECEITA FEDERAL ESAF/2009) Joo pretende fazer um requerimento, de seu interesse, junto unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil em sua cidade. Conforme o que determina a Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, assinale a opo que relata a correta conduta. a) Tratando-se de uma situao urgente, Joo protocolou seu requerimento num domingo, pela manh, junto ao segurana do prdio em que funciona a Receita Federal do Brasil em sua cidade, conforme a exceo legal para as hipteses de emergncia. b) O servidor da Receita Federal do Brasil negou-se a receber o requerimento de Joo alegando a ausncia de reconhecimento de sua firma pelo cartrio competente. c) Tendo em mos os documentos originais, Joo solicitou ao servidor da Receita Federal do Brasil que autenticasse as cpias que apresentava, tendo sido seu pedido deferido. d) Aps o transcurso de 15 (quinze) dias do protocolo de seu pedido, Joo recebeu a intimao para o seu prprio comparecimento sede do rgo naquele mesmo dia, com um prazo de 3 (trs) horas para a apresentao. e) Tendo comparecido na data, hora e local marcados, Joo alegou a nulidade absoluta da intimao. A autoridade competente, assim, declarou nulo o ato e determinou que a intimao fosse realizada novamente.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
105
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012

34. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS - TRF 5 REGIO FCC/2008) No tocante comunicao dos atos, de acordo com a Lei no 9.784/99 a intimao, no caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, deve ser efetuada por meio de (A) via postal com aviso de recebimento. (B) publicao oficial. (C) telegrama. (D) via postal simples. (E) mandado. 35. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) No que concerne comunicao dos atos do processo administrativo na Administrao Pblica Federal correto afirmar: a) vedada, em qualquer caso, a intimao por meio de publicao oficial de deciso em processo administrativo. b) O desatendimento da intimao gera a renncia a direito pelo administrado. c) A intimao observar a antecedncia mnima de cinco dias teis quanto data de comparecimento. d) O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos. e) As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. 36. (ANALITA TCNICO-ADMINISTRATIVO MF ESAF/2009) Em relao aos atos praticados no mbito dos procedimentos administrativos que se sujeitam Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opo correspondente. ( ) Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. ( ) A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


106
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


( ) Os atos do processo podem realizar-se em quaisquer dias da semana, sem restries de horrio. ( ) A intimao para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias quanto a interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, deve ser efetuada por meio de publicao oficial. a) V, V, V, V b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, V, F, V e) F, F, F, F 37. (ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE TRE/AP FCC/2011) Romilda, interessada em processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Direta. Neste processo foi intimada para comparecer em determinada diligncia na vspera de sua realizao. Neste caso, a) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de cinco dias teis quanto data de comparecimento. b) Romilda dever comparecer em razo da legalidade de sua intimao, uma vez que a Lei no 9.784/99 prev que esta poder ocorrer at a vspera da data de comparecimento. c) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. d) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de dez dias teis quanto data de comparecimento. e) a Lei no 9.784/99 foi desrespeitada, tendo em vista que a intimao observar a antecedncia mnima de quarenta e oito horas data de comparecimento. 38. (ANALISTA JUDICIRIO TECNOLOGIA TRT 4 REGIO FCC/2011) As atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios a tomada de deciso devem atender a certos requisitos. E, no que se refere consulta e audincia pblica, correto afirmar que,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


107
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


a) vedada aos rgos e entidades administrativas, em qualquer hiptese, o estabelecimento de outros meios de participao de administrados. b) os resultados da audincia pblica devem ser apresentados com a indicao do procedimento adotado, condio desnecessria quando tratar-se de consulta pblica. c) tendo em vista a natureza informal da consulta pblica, so admitidas no processo administrativo quaisquer espcies de provas, inclusive as obtidas por meio ilcitos. d) a consulta pblica cabvel em todas as matrias do processo, ainda que envolvam assuntos de matria individual, salvo os de natureza difusa em razo das peculiaridades da consulta e da audincia pblica. e) os rgos e entidades administrativas, em matria relevante, podero estabelecer outros meios de participao de administrados, diretamente ou por meio de associaes legalmente reconhecidas. 39. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRF 5 REGIO FCC/2008) No tocante instruo do processo, de acordo com a Lei no 9.784/99, quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo, no prazo mximo de (A) trs dias. (B) cinco dias. (C) sete dias. (D) dez dias. (E) quinze dias. 40. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar no mbito da Administrao Pblica Federal (Lei 9.784/99), correto afirmar que a) a motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais, no constar da respectiva ata ou de termo escrito. b) o indeferimento de alegao de suspeio de servidor ou autoridade, poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo. c) os prazos comeam a correr a partir da data da sua edio, incluindo-se na contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
108
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


d) os atos administrativos devero ser motivados, salvo quando decidam recursos administrativos ou decorram de reexame de ofcio. e) podem ser objeto de delegao, alm de outros, a edio de atos de carter normativo. 41. (ANALISTA JUDICIRIO - JUDICIRIA - TRT 19 REGIO FCC/2008) Rogrio, na qualidade de um dos interessados e mediante manifestao escrita, desistiu totalmente de seu pedido, objeto de processo administrativo perante a administrao pblica federal. Nesse caso, a desistncia de Rogrio: a) prejudica sempre o prosseguimento do processo porque se estende aos demais interessados. b) atinge somente a quem a tenha formulado. c) no tem validade por haver vrios interessados, o que questo de ordem pblica. d) implica suspenso do processo porque o objeto da deciso tornou-se prejudicado ou intil. e) atinge irremediavelmente o processo, que dever ser extinto por motivo de convenincia ou oportunidade. 42. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRF 1 REGIO FCC/2011) No que concerne desistncia e outras formas de extino do processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) O interessado poder, mediante manifestao escrita, renunciar a direitos disponveis e indisponveis. b) O interessado poder, mediante manifestao escrita ou oral, desistir total ou parcialmente do pedido formulado. c) A desistncia do interessado, conforme o caso, prejudica o prosseguimento do processo, ainda que a Administrao considere que o interesse pblico exija sua continuidade. d) O rgo competente no poder declarar extinto o processo quando o objeto da deciso se tornar intil por fato superveniente, devendo, nessa hiptese, levar o feito at seu trmino, com deciso de mrito. e) Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


109
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


43. (TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA - TRT 19 REGIO - FCC/2008) Dario, titular de cargo efetivo na administrao federal, oficiando em processo administrativo e designado para analisar a legitimidade para a interposio de um recurso administrativo, dever ter conhecimento de que no tem legitimidade para tanto: a) as associaes, quanto aos direitos difusos. b) os cidados, quanto aos interesses difusos. c) aqueles cujos direitos forem indiretamente afetados pela deciso recorrida. d) os titulares de interesses que forem parte nesse processo. e) as organizaes, no tocante a direitos ou interesses individuais. 44. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRT 3 REGIO FCC/2009) De acordo com a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o dever da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios a) pode ser exercido a qualquer tempo, no se operando a decadncia. b) decai em cinco anos, contados da intimao do interessado, salvo comprovada m-f. c) decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. d) decai em 10 anos, contados da prtica do ato, ou em cinco anos contados da intimao do interessado, o que ocorrer primeiro, salvo comprovada m-f. e) pode ser exercido a qualquer tempo, desde que respeitados os direitos patrimoniais j adquiridos pelos destinatrios. 45. (POLICIAL LEGISLATIVO SENADO FGV/2008) Assine a afirmativa incorreta. a) O Tribunal de Contas aprecia, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta. b) Prescrevem em 5 (cinco) anos as aes pessoais contra a Fazenda Pblica Federal, Estadual, Distrital e Municipal, contado o prazo da data do ato ou fato de origem.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


110
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


c) A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. d) Os recursos administrativos, como regra, produzem efeito suspensivo e, assim, fica suspensa a eficcia do ato impugnado at deciso final do recurso. e) A Administrao, como regra, pode anular seus prprios atos ou revog-los por motivo de convenincia e oportunidade. 46. (TJ/PA JUIZ FGV/2009) Com base na Lei 9.784/99, analise as afirmativas a seguir. I. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. II. O prazo de decadncia, na hiptese de efeitos patrimoniais contnuos, ser contado a partir da percepo do primeiro pagamento. III. A convalidao da competncia privativa da prpria Administrao, logo, incabvel que o rgo jurisdicional pratique a convalidao de atos administrativos, a menos que se trate de seus prprios atos administrativos. IV. Na revogao, a Administrao Pblica atua com discricionariedade, exercendo o poder de autotutela quanto a motivos de mrito, avaliando a convenincia e a oportunidade de suprimir o ato administrativo. Assinale: a) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas. b) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 47. (ATRF RECEITA FEDERAL ESAF/2009) De acordo com o disposto na Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo, no mbito da Administrao Pblica Federal, a Administrao deve anular seus prprios atos e pode revog-los, sendo que a) a anulao prescinde de motivao. b) a revogao prescinde de motivao. c) a anulao, quando o ato estiver eivado de vcio de legalidade, pode ocorrer a qualquer tempo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
111
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


d) a revogao, por motivo de convenincia ou oportunidade, deve respeitar os direitos adquiridos. e) tanto a anulao como a revogao esto sujeitas prescrio decenal, no havendo o que cogitar, de eventuais direitos adquiridos. 48. (POLICIAL LEGISLATIVO SENADO FGV/2008) No que se refere ao processo administrativo geral, regido pela Lei 9.784/99, correto afirmar que: a) os atos administrativos com vcio de legalidade no podem ser convalidados, em razo do princpio da segurana jurdica. b) nele no h incidncia dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. c) indispensvel a motivao nos atos que imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. d) seu andamento no pode resultar de impulso, de ofcio, do rgo administrativo, exigindo sempre a iniciativa do interessado. e) no h impedimento atuao do servidor que o preside, ainda que tenha interesse direto ou indireto na matria discutida. 49. (AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL SEFAZ/RJ FGV/2011 - ADAPTADA) O presidente de uma autarquia do, aps auditoria realizada na folha de pagamento da entidade, detectou irregularidades na concesso de vantagens pecunirias a algumas categorias de servidores pblicos e pretende rever os atos administrativos concessivos de tais benefcios. Considerando que os atos administrativos foram praticados h mais de doze anos e que vm produzindo, desde ento, efeitos jurdicos favorveis aos seus destinatrios de boa-f, o Presidente da autarquia indaga se existe algum limite temporal para a anulao de tais atos. Nessa situao hipottica, de acordo com a lei de processo administrativo, correto afirmar que o direito de a Administrao Pblica anular tais atos a) no se submete a prazo decadencial, em decorrncia do princpio da legalidade. b) prescreve em dez anos, contados da data da cincia do vcio de legalidade, salvo comprovada m-f. c) prescreve em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
112
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


d) decai em cinco anos, contados da data de percepo do primeiro pagamento. e) decai em cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, cargo em comisso ou funo de confiana. 50. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AL - FCC/2010) Mriam, na qualidade de parte e como titular de direitos, em processo administrativo que tramita junto ao Tribunal Regional Eleitoral, interps recurso cabvel. Nesse caso, o recurso deve ser conhecido, ainda que, a) tenha ocorrido o exaurimento da esfera administrativa. b) seus interesses sejam indiretamente afetados pela deciso recorrida. c) no seja detentora de legitimidade recursal. d) o recurso tenha sido interposto fora do prazo legal. e) o recurso tenha sido interposto perante rgo incompetente. 51. (ANALISTA JUDICIRIO ARQUIVOLOGIA TRT 3 REGIO FCC/2009) De acordo com a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, tm legitimidade para interpor recurso administrativo a) os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo, em relao a direitos individuais, e, em se tratando de direitos difusos, aqueles direta ou indiretamente afetados pela deciso recorrida. b) apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo. c) as associaes, no tocante a direitos individuais e interesses coletivos. d) apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo e, em relao a interesses difusos e coletivos, o Ministrio Pblico. e) os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo, bem como aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida. 52. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) No que concerne ao processo administrativo:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


113
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


a) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de dez dias, o encaminhar autoridade superior. b) O processo administrativo, de que resulte sano, poder ser revisto a qualquer tempo, apenas por pedido expresso da parte interessada, desde que surjam fatos novos que justifiquem a inadequao da sano aplicada. c) Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. d) O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. e) Tem legitimidade para interpor recurso administrativo aquele cujo direito ou interesse for indiretamente afetado pela deciso recorrida. 53. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AP FCC/2011) De acordo com a Lei n 9.784/99, o recurso administrativo a) dever ser interposto no prazo de quinze dias, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida, salvo disposio legal especfica. b) ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de quarenta e oito horas, o encaminhar autoridade superior. c) tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) dever ser decidido no prazo mximo de noventa dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente, quando a lei no fixar prazo diferente. e) poder ser interposto, dentre outros, por organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos e por cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos. 54. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/RN FCC/2011) No processo administrativo, a) se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado de smula vinculante, no caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar razes de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


114
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


aplicabilidade ou no da smula, cabendo tal atribuio apenas ao rgo competente para decidir o recurso. b) quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de noventa dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. c) o recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, no podendo, nessa fase processual, juntar documentos. d) os cidados no tm legitimidade para interpor recurso administrativo sobre direitos difusos, sendo legitimadas, nessa hiptese, apenas as associaes. e) o recurso no ser conhecido quando interposto perante rgo incompetente. 55. (ATRF RECEITA FEDERAL ESAF/2009) Considerando o disposto na Lei n. 9.784/99, a qual regula o processo administrativo, no mbito da Administrao Pblica Federal, marque a opo incorreta. a) No pode ser objeto de delegao a deciso de recursos administrativos. b) permitida a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. c) Em hiptese alguma os prazos processuais sero suspensos, salvo, unicamente, motivo de fora maior. d) Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade, legitimidade, mrito e discricionariedade. e) O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, nos termos da lei. 56. (ANALISTA - CVM - ESAF/2010) Acerca do processo administrativo, no mbito da administrao pblica federal, correto afirmar que: a) so inadmissveis as provas obtidas por meios ilcitos, exceto quando houver autorizao judicial. b) da reviso de processo administrativo, no pode resultar agravamento da sano. c) a desistncia ou renncia do nico interessado implica no arquivamento do processo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
115
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


d) salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. e) o recurso deve ser dirigido autoridade superior daquela que tenha proferido a deciso. 57. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/RN FCC/2011) No que diz respeito ao processo administrativo previsto na Lei n 9.784/99, correto afirmar: a) o no conhecimento do recurso administrativo no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, ainda que ocorrida precluso administrativa. b) das decises administrativas cabe recurso, o qual somente poder impugnar as razes de legalidade da deciso, isto , no se presta para rediscusso de mrito. c) salvo disposio legal especfica, de cinco dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. d) havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso. e) interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de quinze dias teis, apresentem alegaes. 58. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MA FCC/2010) Quanto ao Processo Administrativo previsto na Lei n 9.784/99, considere: I. Os processos administrativos de que resultem sanes no podero ser revistos, mesmo quando surgirem fatos novos suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. II. O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. III. A competncia renuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, ainda que nos casos de delegao e avocao previstos em lei. IV. O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos e do direito pelo administrado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


116
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


V. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) II e V. c) III e V. d) II, III e IV. e) I e IV. 59. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) No que concerne ao processo administrativo: a) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de dez dias, o encaminhar autoridade superior. b) O processo administrativo, de que resulte sano, poder ser revisto a qualquer tempo, apenas por pedido expresso da parte interessada, desde que surjam fatos novos que justifiquem a inadequao da sano aplicada. c) Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. d) O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. e) Tem legitimidade para interpor recurso administrativo aquele cujo direito ou interesse for indiretamente afetado pela deciso recorrida. 60. (ADVOGADO SENADO FGV/2008) Em relao ao processo administrativo genrico, regulado pela Lei 9.784/99, certo afirmar que: a) a Administrao no pode cobrar por despesas processuais, sendo, inclusive, inconstitucional a lei que acaso permitisse tal cobrana. b) as normas dos processos administrativos especficos, no que toca densidade de incidncia normativa, aplicam-se subsidiariamente no processo genrico, quando forem de ordem pblica. c) o rgo competente para decidir o recurso administrativo pode agravar a situao do recorrente, mas, antes da deciso, deve cientific-lo do fato e permitir que oferea as alegaes de seu interesse.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
117
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


d) a decadncia do direito da Administrao de anular seus prprios atos administrativos ocorre irrestritamente em 5 (cinco) anos quando deles se originam efeitos patrimoniais contnuos. e) o administrador pblico deve motivar minuciosamente seus atos, indicando os fatos e fundamentos jurdicos, quando, dentre outros casos, se tratar de deciso de recursos administrativos e de intimao por meio de publicao oficial. 61. (ANALISTA DE SISTEMAS SENADO FGV/2008) O processo administrativo geral (regido pela Lei 9.784/99): a) admite que associaes sejam legitimadas como interessados, na defesa de interesses coletivos. b) insere, como direito do administrado, a obrigao de proceder com lealdade e boa-f. c) permite a delegao para a prtica de atos que decidem recursos administrativos, desde que seja estvel a autoridade delegada. d) aplica-se tambm em matria de direito tributrio, inclusive no que tange a infraes fiscais. e) no rende ensejo a que atos administrativos com vcio de legalidade sejam convalidados. 62. (AFT MTE ESAF/2006) Conforme a legislao federal sobre o processo administrativo (Lei n. 9.784/99), as sanes a serem aplicadas pela autoridade competente: a) tero sempre natureza pecuniria. b) podem consistir em obrigao de fazer ou de no fazer. c) sero precedidas, se for o caso, pelo direito de defesa. d) sero, sempre, obrigaes de fazer. e) podem ter, excepcionalmente, natureza de privao de liberdade. 63. (EPPGG MPOG ESAF/2009) Quanto ao Processo Administrativo, nos termos da Lei n. 9.784/1999, marque a opo incorreta. a) A Administrao Pblica obedecer ao princpio da segurana jurdica. b) vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documento.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


118
.

CURSO DE EXERCCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO AUDITOR FISCAL DA RECEIA FEDERAL/2012


c) O administrado tem direito perante a Administrao de fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado d) O interessado poder desistir totalmente do pedido formulado. e) O rgo competente para decidir o recurso poder modificar a deciso recorrida.

GABARITO
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 A A B C A B D C E B 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E E E B E E D B C D 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 B C D B D D D A B A 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 D E C B E D C E E B 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 B E E C D E D C D B 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 E E E E D B D B E C 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 A B C --------

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


119
.

Anda mungkin juga menyukai