Anda di halaman 1dari 16

Sindicalismo brasileiro: do anarcossindicalismo ditadura militar, histrico e resgate

Lorena Paula Jos Duarte


Estudante do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina

Lorena.pjd@hotmail.com

Resumo
Discute-se nesse artigo a histria do sindicalismo no Brasil, destacando sua dinmica e os processos de formao, cooptao, burocratizao e instrumentalizao dos sindicatos. Por meio da anlise de suas formas de resistncias, dos eventos legais e polticos institucionais, analisa-se sua trajetria desde o anarcossindicalismo at os dias atuais, passando pelo perodo trabalhista e pela ditadura militar. Palavras-chave: Sindicalismo no Brasil. Anarcosindicalismo. Ditadura militar. Novo sindicalismo.

Introduo

O presente trabalho possui alguns fundamentos e alguns objetivos, como no pode deixar de ser. O primeiro fundamento, caindo necessariamente no lugar-comum de muitos estudiosos de esquerda, a declarada e evidente no-neutralidade. No cabe aqui, no entanto, discorrer sobre o bvio: a impossibilidade de um afastamento cientfico do objeto de estudo. Antes de qualquer coisa por no admitirmos um paradigma que realmente afirme a viabilidade de anulao do sujeito (cientista) na produo acadmica, como pressuposto de validade; mas tambm por se tratar de uma temtica que ressalta ainda mais este fator: a proximidade histrica do regime ditatorial, e a percepo de elementos dele decorrentes, uns de forma mais imediata que outros. Assim, compreendemos a Histria como sendo ao mesmo tempo um processo pelo qual o homem passa e um produto, que ele mesmo constri. Como processo, alguns elementos parecem reiterar-se, como se fosse esta uma lei natural que rege a Histria. Devemos ressaltar, no entanto, que sendo a Histria uma construo social, no nem poderia ser regulada por leis naturais determinantes. A Histria, segundo Agnes Heller, regulada por valores que, como no pode deixar de ser, tambm so humanos, e revelam identidades que caracterizam a ao humana. No se trata aqui de uma natureza

29 humana intrnseca a todos os tempos e a todos os povos que se revelam pelas reiteraes histricas (inclusive porque estas tambm so construes comparativas, sendo relativas), mas de valores que se repetem em pocas distintas ou de conseqncias parecidas de aes distintas, ou mesmo de pocas que adotaram (ou mantiveram) estes mesmos valores, sendo, portanto, fcil perceber o porqu destas reiteraes. O segundo fundamento refere-se, mais especificamente, anlise que fazemos do advento e decorrncias do sindicalismo no Brasil. Trata-se de um fundamento porque s consideramos possvel analisar o seu papel durante a ditadura militar quando se entende o contexto de sua formao e atuao at ento. Isso quer dizer passar necessariamente por um estudo no anarcossindicalismo do final do sculo XIX e seu posterior desmantelamento, frente partidarizao, burocratizao, e forte represso destas organizaes, tanto pelo Estado quanto por outros movimentos tambm operrios que pretendiam centralizar e homogeneizar as relaes entre patro e empregado, como o movimento sindicalista brasileiro aliado ao sistema sovitico de partido nico. E este segundo ponto intrigante por revelar um outro: costuma-se apontar o incio do sindicalismo brasileiro exatamente onde pretendemos apontar o comeo do seu fim: a sua regulamentao jurdica. Um terceiro fundamento a anlise da prpria Ditadura Militar, o modo como a compreendemos. O Regime Militar surge como uma resposta ao quadro poltico que se instaura desde os ltimos anos do perodo Vargas e se estende at o fim do governo Jnio Quadros e Joo Goulart, percebendo-se tentativas deste golpe j no ano de 1961. Ruy Mauro Marini aponta uma polarizao extremizadora das tendncias polticas deste perodo; de um lado, o populismo caricato de Jnio Quadros, e, posteriormente sua renncia, a aproximao de seu sucessor das camadas populares; de outro, a frente de extrema direita, pela moralidade das relaes polticas e contra a desordem que se instaurava na esfera do Poder. Como incentivadores, esto, alm do Exrcito e de Carlos Lacerda, uma parte considervel das camadas mdias dos estados do Rio de Janeiro e So Paulo, que se reuniu em nmero de um milho na Marcha da Famlia aos 2 de abril de 1964 (MARINI, 2000). A tentativa aqui de desmonstrualizar o Regime Militar, sem, no entanto, desresponsabiliz-lo, dissecando-o em suas caractersticas econmicas, polticas, jurdicas e sociolgicas, a fim de compreender sua relao com o movimento sindical brasileiro de ento.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

30 O objetivo deste trabalho, inicialmente voltado a estudar especificamente a relao existente entre o movimento sindical e o regime militar, acabou tomando um outro rumo. Pelo estudo, mesmo que breve, da histria do sindicalismo no Brasil, notase que os elementos que o caracterizam nesta poca so flagrantemente decorrentes de todo seu histrico de formao, cooptao, burocratizao e instrumentalizao, oscilando da resistncia mediao menos de acordo com as necessidades reais da classe trabalhadora do que com os eventos legais e polticos institucionais.1 Assim, alm do estudo inicialmente proposto, tornou-se necessrio incluir uma denncia e uma proposta de resgate. A primeira, no sentido do desmantelamento de uma proposta sindicalista de combate explorao que v alm dos quesitos meramente salariais. E o segundo, da busca de uma organizao trabalhadora que seja eminentemente poltica e nascida dos prprios trabalhadores, atendendo aos seus anseios, e tendo como paradigma a impossibilidade de uma mediao entre capital e trabalho que seja igualmente proveitosa para ambos.

O Anarcossindicalismo:

As primeiras agremiaes de carter trabalhador no Brasil datam ainda do final do sculo XIX, tendo como principais focos o Sul e o Sudeste do Pas, onde foi mais macia a imigrao proletria europia. Eram majoritariamente trabalhadores de fbrica, com destaque para os setores txtil e ferrovirio que trouxeram os ideais ali efervescentes de resistncia e de dignidade nas condies e relaes de trabalho. Algumas caractersticas importantes devem ser listadas. A primeira o carter de desvinculao partidria destas organizaes. Embora houvesse manifestaes de ideais tanto comunistas quanto anarquistas, no havia a ligao direta a partidos ou a organizaes que tivessem representao dentro da esfera do poder poltico institucional. A organizao interna assumia forma horizontalizada, sem a presena do dirigente sindical, que alm de pretender representar os trabalhadores sindicalizados, figura como lder. Deste modo, as reivindicaes so decididas em coletivo e as negociaes, feitas diretamente entre trabalhador e patro, havendo registros de casos
Diz-se aqui institucional para diferir dois dos campos sociais em que se efetiva a poltica. De um lado, a poltica do Estado, institucional, que tem como foros os parlamentos, e de outro a poltica que toma corpo nos grupos sociais organizados, tal como apontamos.
1

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

31 em que o patro se dirige pessoalmente ao ptio da fbrica para a realizao deste dilogo. As greves assumem um carter eminentemente poltico,2 com reivindicaes de carter emancipatrio da classe trabalhadora, alm das reclamaes de carter salarial. O sindicato representa, ento, uma organizao autnoma das camadas operrias, sem a interferncia direta do Estado e do Poder Judicirio, seno quando do uso da violncia institucional coercitiva. A comunicao entre estes vrios grupos se dava por meio de jornais de pequena circulao, como O Operrio, de 1892 e A questo social, de 1895, ambos na cidade de Santos, em So Paulo, foco regional das movimentaes sindicais da poca. A resposta estatal a estas organizaes e suas manifestaes era de franca represso, como na greve geral de 1917, iniciada no setor txtil e que alcanou diversos outros, conseguindo apoio inclusive dos comerciantes, que fecharam suas portas, e na qual foi morto o trabalhador Gimenez Martinez. Os grevistas, alm de aumento de salrios, exigiam a liberdade de associao, o respeito e colaborao nas negociaes, a garantia de permanncia dos empregados grevistas e a melhoria das condies materiais do operariado de Sorocaba. Mais tarde, no auge populista do governo Vargas, percebe-se uma ntida propaganda, dentro e fora dos sindicatos, no sentido de desacreditar este modelo de reivindicao, que passa a ser etiquetado como um mtodo anti-social de manifestao. Em seu lugar, surge o mito do trabalhador ordeiro (MARTINS, 1979), filiado ao respectivo sindicato, que combate em seu lugar dentro dos limites legais, morais e polticos, o que quer dizer tratar apenas de questes salariais, afastando-se do sindicalismo eminentemente poltico. Alm desta propaganda, que posterior, o anarcossindicalismo passa por perseguies de diversos sujeitos polticos ainda antes do golpe de 30. No governo Artur Bernardes (1922-1926) registram-se campos de concentrao no Oiapoque e em Clevelndia, onde se encontram registros de aproximadamente quinhentos operrios mortos (CUBERO, 1988).

Aqui cabe uma ressalva: quando nos referimos a um carter poltico, no queremos dizer que no assumissem tambm reivindicaes econmicas, especialmente salariais. No entanto, mais frente, especialmente quando do estudo do sindicalismo entre 1964 e a dcada de 1980, tornar-se- evidente o porqu desta distino entre reivindicaes salariais e polticas.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

32 A fundao do Partido comunista do Brasil, em 1922, tambm contribuiu para a eliminao deste modelo de sindicalismo. O PC do Brasil, diretamente aliado ao Partido Comunista sovitico, perseguiu e chegou a matar militantes das ligas trabalhadoras que se opusessem ao modelo de sindicato hierarquizado e nico, no encalo do sistema de partido do mesmo modelo. O Governo Vargas representa a continuidade e consolidao do processo de industrializao de algumas regies brasileiras. Impulsionada pela necessidade de substituio de importaes dos produtos manufaturados em pases mais

industrializados e importados no incio da dcada de 1920, esta industrializao assumiu um pico depois da crise de 1929. A questo trabalhista passa, ento, para a pauta do dia. da poca o auge de efetivao de normas jurdicas de carter trabalhista, que haviam sido produzidas durante o governo de Artur Bernardes mas que sofrem de uma ineficcia institucional pela inexistncia de rgo fiscalizador, seja a de um Ministrio especializado (que s seria criado mais tarde, em 1931) seja a de uma Justia do Trabalho (instaurada pelo decreto-lei 1237/39) . De um lado, a novidade considerada progressista na postura de Vargas quanto questo do trabalho parece ser de um paternalismo e de um populismo tais que remetem a um tipo de concesso. No se pode olvidar, no entanto, de que estas reivindicaes atendidas so fruto de uma longa lista elaborada pelos trabalhadores, exaustivamente debatidas e negadas. Assim, quando da promulgao da CLT, em 1943, a maioria das garantias requisitadas (estabilidade, frias, salrio mnimo, jornada mxima de trabalho, etc.) j haviam sido atendidas legalmente, sem se concretizar:

Practicamente todas las conquistas hoy condensadas em la legislacin laboral que el Estado, de forma paternalista, dice haber concedido al trabajador, fueron extradas una a una, a costo de mucho sangre y sacrifcio en la lucha cotidiana de los obreros (LEUENROTH, 1988, p. 21).

Em 1931, pelo decreto 19770, Vargas regulamenta a organizao sindical no Brasil. o incio do desmantelamento do sindicalismo brasileiro a partir da sua burocratizao e corporativizao. O sindicato passa do contexto de movimento popular de resistncia para o quadro administrativo-burocrtico estatal, cumprindo funes e requisitos de criao e manuteno listados em lei. Assim, estas determinaes vo

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

33 desde a organizao interna do sindicato, que deve seguir o princpio corporativista,3 at o seu cerceamento ideolgico. Os sindicatos foram tolhidos, ento, formal, funcional, numrica, organizacional e ideologicamente.4 Isto quer dizer que, se por um lado, o governo autoritrio de Vargas cedia s reivindicaes dos direitos trabalhistas individuais, por outro cerceava o movimento operrio brasileiro onde, at ento, ele encontrava seu lugar de resistncia: o sindicato.

1945 1964:

O perodo democrtico de 1945 a 1964 apresenta uma dinmica um pouco distinta. A poltica de desenvolvimento liberal acelerado quem coopta dessa vez o sindicato. Aumentam o nmero de indstrias, de empregados e de sindicalizados. As greves acontecem em nmero expressivo no perodo, mas tm seus temas limitados s reivindicaes que caberiam ressuscitada figura do trabalhador ordeiro, isto , inflao, aumento de salrios, custo de vida, desemprego. O governo Dutra enfrentou diversas greves nesse sentido, respondidas sempre com represso, inclusive policial. Ficam afastadas as discusses polticas e, com a criminalizao do Partido Comunista em 1946 e o conseqente afastamento dos sindicatos do modelo reivindicatrio de esquerda, a cooptao dos sindicatos torna-se ainda mais eficaz. No governo Vargas consolida-se o sindicalismo populista, no encalo da reproduo do modelo assistencialista do governo (tambm verificado posteriormente no perodo Kubitschek). atribudo ao trabalhador o papel de motor propulsor do desenvolvimento, e as greves passam a ser vistas como atravancador deste processo, como um mtodo de reivindicao sindical transgressor do princpio democrtico. Assim,

Isto , hierrquica e organicamente, com dirigentes responsveis e que tambm reproduziam uma figura paternalista no cumprimento das funes de carter assistencialista atribudas ao sindicato. 4 Dec. 19.770/31, art, 1, caput e alnea f: decreto citado, art. 1Art. Tero os seus direitos e deveres regulados pelo presente decreto, podendo defender, perante o Governo da Republica e por intermedio do Ministerio do Trabalho, Industria e Commercio, os seus interesses de ordem economica, juridica, hygienica e cultural, todas as classes patronaes e operarias, que, no territrio nacional, exercerem profisses identicas, similares ou connexas, e que se organisarem em sindicatos, independentes entre si, mas subordinada a sua constituio s seguintes condies:, alnea f: f) absteno, no seio das organisaes syndicaes, de toda e qualquer propaganda de ideologias sectarias, de caracter social, politico ou religioso, bem como de candidaturas a cargos electivos, extranhos natureza e finalidade das associaes.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

34
O sindicato foi definido no s um instrumento pelo qual o Estado podia ir massa, mas tambm como um instrumento que simbolizava o operariado no quadro formal do Estado (MARTINS, 1979, p. 79).

este o momento que vai definir o carter de atuao sindical nos anos de regime militar, posteriormente. A realizao do III Congresso Nacional dos Trabalhadores, em 1960, foi marcado pela ciso de trs tendncias ntidas de modelo de sindicalismo: os amarelos, ou pelegos, os vermelhos e os renovadores. Esses ltimos, em oposio tanto aos vermelhos, ligados s doutrinas socialistas e ao ento clandestino Partido Comunista no Brasil, quanto aos amarelos, que se retiraram do evento por entender que as propostas ali presentes aliavam-se s tendncias soviticas, ferindo, portanto, o princpio democrtico. Os chamados vermelhos no se opunham terminantemente via legal de organizao dos trabalhadores, uma vez que os sindicatos patronais j contavam com essa colaborao. Para estes, deixar os sindicatos merc da livre organizao era arriscado, tendo em vista o desnvel entre o poder de influncia do patronato e o dos trabalhadores. Os amarelos, por sua vez, reproduziam os mtodos legalistas como os nicos legtimos para reivindicao trabalhista, dentro da ordem e da organizao democrtica. Sua averso s idias e organizaes socialistas contriburam, logo aps o golpe de 1964, para disseminao da parania anti-comunista que se instalaria, tanto na esfera no poder poltico institucional quanto da sociedade civil (MARTINS, 1979, p. 79). O governo Jnio Quadros, apoiado em uma campanha cheia de elementos que a princpio se contradiriam: um ensaio de bonapartismo carismtico, ungido de legalidade e com uma marca de progressismo em grau suficiente para obter a adeso das massas ao mesmo tempo que suficientemente liberado de compromissos partidrios para que, em nome do interesse nacional, pudesse arbitrar os conflitos de classe (MARINI, 2000, p. 29). Internamente, no mbito econmico, procurou facilitar as exportaes, mediante desvalorizao da moeda, aumentando as rendas dos setores pblicos para cumprir o pagamento da dvida externa e procurando adequar a economia interna s normas de competio vigentes em pases de capitalismo dominante. Politicamente, assumiu postura de independncia partidria e ideolgica, em prol da nao. No obteve boa relao com movimentos de massa organizados, os quais chegou a reprimir

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

35 violentamente, embora gozasse de prestgio popular. Externamente, no entanto, adotou uma postura que causava crticas veementes das alas mais conservadoras da opinio pblica. A aproximao de Quadros com a Revoluo Cubana, a condecorao do Ministro Guevara, a reaproximao com a Unio Sovitica, alm da proposio de um estreitamento de relaes polticas, econmicas e culturais com esses estados suscitava violentas repreendas dos setores mais conservadores. Ao renunciar, assim, esperando que a populao o aclamasse de volta, teve essas expectativas frustradas:

Ao contrrio do que dizia sua concepo carismtica e pequeno-burguesa da poltica, o povo como tal no existe, seno como foras populares, que se movem sempre sob a direo de grupos organizados. A desconfiana que se inspirava a essas foras fez com que elas tratassem de aproveitar sua maneira o caos que sua renncia havia criado. O povo, como esperava Jnio Quadros, saiu s ruas para enfrentar a direita, mas no tomou seu nome como bandeira, e sim o de Joo Goulart, muito mais ligado s diretivas das massas (MARINI, 2000, p. 35).

Acentua-se, ento, a polarizao esquerda-direita que ir deflagrar o golpe de 64, e de cujo lado esquerdo Goulart se pegou surpreendido, na primeira tentativa de tomada militar do poder, em 1961. Dizemos surpreendido porque, embora se relacionasse muito bem com os movimentos de massa, ao assumir, cuidava de levar a economia tambm para um desenvolvimentismo industrial no qual o Pas no conseguia se estabilizar desde 1930. Ruy Mauro Marini define o seu governo como servindo a uma burguesia industrial apoiado pela classe operria (MARINI, 2000, p. 37). O sindicalismo exerceu, neste momento, forte apoio candidatura prpresidencialismo de Jango. A fundao do Comando Geral dos Trabalhadores em 1962, sob o seu apadrinhamento, representou esse apoio mtuo, que supria a necessidade de reconhecimento como fora poltica dos sindicatos e de Goulart. Em suma, o contexto poltico e econmico dos anos imediatamente pr-golpe era de uma crise agravada pelos meios de comunicao e da opinio pblica, isto , um quadro econmico que de um lado procura atender aos interesses imediatos da burguesia industrial, buscando manter o poder aquisitivo da classe mdia urbana, e de outro lado, demonstrava mesmo antes de sua candidatura vice-presidncia, um dilogo expressivo com os movimentos estudantil e sindical, o que o fez, quando da extremizao da referida polarizao ideolgica, ser colocado esquerda, em oposio

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

36 ordem desenvolvimentista, tecnicista e moralista oferecida pelos militares, ainda na crise de 1961.

O Golpe de 1964:

Deflagrado o golpe, com o apoio das camadas mdias urbanas, o efeito logo se sente dentro dos movimentos de massa. Novo perodo ditatorial, velhas prticas legalistas sobre os sindicatos. A legislao varguista de interveno governamental novamente posta em execuo, o que acentua seu carter eminentemente cerceador de um movimento verdadeiramente popular. A fundao ainda em 1964 da escola Superior de Guerra, aos moldes estadounidenses, trouxe s suas atividades a neurose anticomunista. A ligao histrica entre o Partido Comunista e a atividade sindical serviu de pretexto ideal para a interveno, sob esse discurso legalista,5 de limitao funcional destas organizaes, acentuando o mito varguista do trabalhador ordeiro, anteriormente citado. Apenas dois meses aps a tomada militar, foi promulgada a lei 4330, que regulamentava o direito de greve. Na prtica, representou a impossibilidade de uma greve simultaneamente legal e que ainda assim cumprisse eficazmente sua funo original de resistncia. Estabelecia que a greve deveria ser votada em assemblia convocada pelo sindicato em imprensa, na qual tambm deveriam ser listadas as reivindicaes e da qual deveria obrigatoriamente participar um membro do Ministrio Pblico do Trabalho. Aprovada por dois teros em primeira convocao e em um tero em segunda, a greve deveria ser formalmente informada ao empregador, e nos primeiros cinco dias do prazo, haveria tentativas de conciliao extrajudicial entre sindicato e patro, tendo este ltimo os dez dias para propor um acordo. S depois deste processo, caso as reivindicaes no houvessem sido atendidas, que se interromperiam os trabalhos. Era um golpe violento na autonomia dos sindicatos e em sua principal arma de luta: a greve. Devemos esclarecer aqui, uma posio acerca do seu direito de exerccio.

Este discurso baseado na proposio de racionalidade, ordem e paz social, alm de uma supostamente necessria cooperao coletiva interclassista, para que se cumpra o planejamento desenvolvimentista dessa nova era industrializada brasileira.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

37 Inclu-la nas garantias fundamentais do trabalhador exclui a necessidade de uma excessivamente esmiuada regulamentao. Em muito assemelha-se ao direito desobedincia civil, que considerado legtimo quando a ordem legalmente estabelecida fere a dignidade humana ou exige um comportamento considerado abominvel. O direito greve se expressa como sendo um direito de resistncia ao que no se pode exigir do trabalhador, como que viva em condies de penria para alimentar o buraco negro que a acumulao patrimonial de um grupo que se restringe. A positivao do direito de greve, nos moldes em que se realizou no Brasil, significa seu cerceamento, porque materialmente acontece fora e apesar da existncia de uma ordem normativa que legitima e protege a explorao de que vtima o operrio, e no a partir dela. A poltica governista com relao ao sindicato, no perodo, se caracterizou pela interveno e fechamento de dezenas de sindicatos quando do no-cumprimento de regras especficas e freqentemente insignificantes de organizao. Como j visto, o controle jurdico trabalhista restringia as competncias do sindicato. Valendo-se do decreto 19770/31, que proibia propagandas de ideologias sectrias, os governos militares tolheram as possibilidades de atuao sindical por meio de burocracia e violncia, chegando a ocupar as sedes de alguns, prender e cassar direitos polticos de dezenas de dirigentes. O discurso legalista exerce uma funo essencial de controle social, em especial em situaes de exceo democrtica, como o perodo de militarismo, no s no Brasil, mas com modelos bastante semelhantes em outros governos militares em pases latinoamericanos, como o de Pinochet, no Chile. O fato de ter conseguido apoio macio das camadas mdias da populao, principalmente urbana, mostra a estreita relao dessas camadas com a manuteno do estado de coisas. O Estado militar trata de dar estabilidade econmica e social de tal modo que o medo de que uma mudana na estrutura poltica possa a estabilidade de seu modo de vida. A propaganda trata de atrelar esse modo de vida a diversos fatores que podem ser materiais ou no (padres morais e ticos.), formando um quadro imperfeito, mas necessrio e inexorvel, no qual a pequena-buguesia ocupa um lugar privilegiado, logo, aceitvel, apesar das atrocidades imprescindveis. O discurso legitimador da legislao controladora o de mediao dos conflitos de classe, de eliminao dos atritos nas relaes de trabalho. Arnaldo Sussekind, um dos

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

38 juristas responsveis pelo texto da CLT, ainda em 1943, reflete com muita clareza a lgica funcional do sindicato de ento:

O sindicato brasileiro, portanto, representa interesses profissionais ou econmicos; nunca interesses poltico-partidrios, filosficos ou religiosos. E, por via de conseqncia, a autonomia sindical h de ser exercida dentro da moldura legal, que estabelece as fronteiras alm das quais a ao sindical se divorcia dos seus fundamentos e finalidades. que a liberdade sindical, como qualquer liberdade conferida a grupos ou cidados no se confunde com soberania ou com anarquia, no se podendo constituir em elemento pra violar o direito de outrem, seja um indivduo, uma coletividade ou a prpria Nao (MARTINS, 1979, p. 97).

Ainda em 1964, parania anti-comunista j dava sinais de ter se efetivado nos procedimentos de segurana nacional e j cumpria sua funo de controle social. Os sindicatos combativos tinham suas sedes revistadas em busca de material blico e subversivo, seus dirigentes presos e, quando no fechada a instituio, destitudos dos cargos diretivos. Cabe dizer que neste momento o sindicalismo passa por uma limpeza ideolgica alicerada nesta legislao e neste raciocnio. Cerca de 760 entidades sindicais sofreram interveno nos primeiros anos aps o Golpe (MARTINS, 1979, p. 99). Restando em grande parte os sindicatos que cumpriam somente as funes a eles autorizadas e atribudas pelo Estado, o movimento sindical perde destaque e combatividade. At 1977, o nmero de greves se manteve relativamente baixo, tanto no setor privado quanto no pblico, onde haviam sido proibidas desde 1969. Uma das greves de maior expresso no perodo inicial do Regime foi a ocorrida na Metalrgica Paulista S/A. A empresa se encontrava beira da falncia, quando o sindicato dos empregados procurou o ento Ministro do Trabalho, Jarbas Passarinho, para evitar a concordata que desempregaria centenas de operrios. Tratou-se, na verdade, de uma srie de greves curtas que culminaram na maior greve metalrgica do mundo: 333 dias, terminando aos 14 de outubro de 1968. Por ter conseguido cumprir todos os requisitos legais que a legitimavam, esta greve no sofre forte coero: o governo pretendia, ao final, us-la como propaganda de uma greve legal cujos objetivos tenham sido atingidos, na tentativa de contra-argumentar a obviedade do carter cerceador da lei 4330/31. Uma outra noo de reivindicao margem do sindicato surge em meados da dcada de 1970, principalmente no crculo da metalurgia e das montadoras de

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

39 automveis, no estado de So Paulo. O rgo no era necessariamente excludo do processo de greve, sendo chamado para resolver, posteriormente, as questes de manuteno de empregos, assessoria jurdica, etc. No entanto, a iniciativa era da prpria massa trabalhadora, fruto do alto grau de insatisfao com os salrios insuficientes e atrasados. Em 1973, em So Bernardo SP, trabalhadores de montadoras de automveis, sem a interveno sindical, organizaram operaes tartaruga, isto , diminuio do ritmo e da produtividade na montagem, reivindicando aumento de salrio. As reivindicaes foram atendidas. Uma anlise superficial v, nesses sucessos, a semente do novo sindicalismo, que surgir neste mesmo meio, alguns anos mais tarde, buscando uma organizao sindical que surja dos anseios da massa trabalhadora, e no de partidos ou faces polticas. Ainda assim, pode-se dizer que os conflitos trabalhistas, que exerceram grande expresso at o ano de 1964, perderam espao para os conflitos polticos que ocorreram entre o Regime e o movimento estudantil.

A dcada de 80 e o novo sindicalismo:

O contexto de abertura poltica e crise econmica desperta ao final da dcada de 1970 e incio de 1980 novas reivindicaes, que desta vez transcendem as questes meramente salariais, incluindo a prpria poltica sindical. Inicia-se um aumento gradual do nmero de greves em setores pblicos e privados, chegando ao pice em 1987, com um nmero, segundo Eduardo Noronha (NORONHA, 1991, p. 126), de

aproximadamente 2200, somando-se as de todos os setores, pblicos ou privados, da economia. O aumento estrondoso do nmero de greves e de grevistas devido no s ao contexto de abertura e amenizao da represso estatal, mas aos contextos econmicos gerais e a uma crise interna na estrutura sindical. O pice do descontrole sobre a inflao e a insuficincia dos salrios frente aos aumentos sucessivos do custo de vida resgatou a ltima funo de reivindicao salarial, que havia sido abandonada, em nome do cumprimento das funes estritamente assistencialistas delegadas ao sindicato, especialmente mdicas e jurdicas.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

40 Assim, um embate ideolgico polarizador se restabelece: enquanto a direita conservadora acusa os sindicatos de organizarem greves polticas, fora dos assuntos de que deveria tratar a organizao, os dirigentes afirmavam ser greves que tratavam de assuntos econmicos, todos de interesse do trabalhador. Os anos de 1983 e 1984 representaram a reincluso dos setores pblicos no calendrio de grandes greves do cenrio nacional, acentuando a mobilizao da prpria massa trabalhadora, com a mediao do sindicato. Novas polticas salariais prejudiciais ao operariado fizeram com que este quadro se acentuasse, estourando o pice do novo sindicalismo a partir do ano de 1985. A greve geral de novembro de 1986, organizada pela CUT e pela CGT, representou o marco do verdadeiro boom de greves de 1987. O Plano Cruzado II, criado como uma resposta s reivindicaes salariais que se espalhavam por todo o Pas e falido logo em seguida, foi um dos elementos propulsores mais importantes deste crescimento acelerado, mas no to repentino assim, uma vez que vinha ensaiando desde o ano de 1978. O novo sindicalismo surgiu como uma resposta acentuao do controle estatal sobre a estrutura organizacional dos sindicatos, mas ainda assim no conseguiu se desvencilhar completamente do modelo remanescente de manifestao. Isto , embora tenham retomado as prticas de greves gerais e expressivas, sem a tentativa de cumprir as disposies legais, ainda reproduziam vrias das categorias por ns criticadas desde o incio do presente trabalho. Ainda empregavam energia expressiva no cumprimento das funes assistencialistas e burocrticas delegadas pelo Estado, para que diminussem seus encargos sobre parte considervel das camadas da populao desfavorecidas economicamente. Organizavam-se segundo a lgica corporativa e hierarquizada das instituies governamentais, tendo o dirigente sindical assumido, dentro do sindicato e perante a massa trabalhadora, o papel de lder e representante, inclusive incorporando algumas caractersticas de estratgia, postura e retrica que caracterizam personagens como Lula. Dentro deste esquema, o mtodo de negociao de cpula, ou seja, as diretorias de ambos os sindicatos, dos empregados e os patronais, em conferncia parte das manifestaes, decidem por toda a categoria respectiva. Por fim vale ressaltar uma outra caracterstica proposta anteriormente: a de moldagem ideolgica das reivindicaes trabalhistas. Os temas polticos, retirados de pauta sob a alegao de corrupo ideolgica por parte dos dirigentes, que estariam se
Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

41 utilizando do aparelho que o sindicato para propagar ideais subversivos nas dcadas anteriores, ainda se mantm na obscuridade. As greves tratam, aqui, fundamental e quase que exclusivamente da questo salarial. Falta aqui, no entanto e por uma questo de tempo, uma avaliao mais aprofundada deste perodo, certamente paradigmtico, do sindicalismo brasileiro.

Concluso:

A anlise que se fez da atividade sindical no Brasil demonstra a evidente ligao entre o desmantelamento dos e controle estatal sobre os sindicatos e a expanso do capitalismo industrial no Brasil. medida que se amplia, esse modo de produo procura uma estabilidade que necessariamente passa pelo controle eficiente das atividades do proletariado, principalmente as reivindicatrias. A ausncia de responsveis legais e lderes, nos sindicatos do incio do sculo XX, dificultava a criminalizao pontual, devendo a represso acontecer de modo generalizado, i.e., sobre todos os trabalhadores e em campo aberto, o que no condiz com a pretendida eficcia da represso policial em uma democracia liberal.6 O fato de coincidirem a implementao do industrialismo no Brasil, a ditadura varguista e o reconhecimento e regulamentao dos sindicatos demonstra esta ntima relao de reciprocidade entre controle popular e capitalismo industrial. Uma caracterstica marcante da Ditadura Militar no Brasil foi a sua propaganda ideolgica, aliada a um discurso de legalismo acentuado, em especial no campo da legislao sindical. Florestan Fernandes aponta como elemento caracterstico de regimes fascistides este discurso legalista acompanhado de uso repressivo do aparato coercitivo estatal:
O carter fascista das aes e processos polticos no se funda somente na contradio entre o uso institucionalizado da violncia para negar os direitos e garantias sociais estabelecidos e as imposies universais da ordem legal; mas na existncia de uma ordem constitucional que menos que simblica ou ritual, pois s tem validade para autodefesa, o fortalecimento e a predominncia dos mais iguais (ou os privilegiados). Por conseguinte, ele Em uma democracia liberal, a represso verdadeiramente violenta se recolhe ao crcere e, para tanto, necessria uma figura simblica, representativa, inexistente quando da ausncia de lderes em um determinado movimento social. Alm disso, as prises que pretendem ser consideradas legais devem ocorrer dentro de garantias formais e executrias, que na verdade raramente se concretizam.
6

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

42
se corporifica e atualiza quotidianamente na conexo poltica, reproduzida constantemente, entre o totalitarismo de classe, a salvao nacional (ou defesa da ordem) por meios autocrticos, reacionrios e violentos, e a revoluo institucional (ou seja, a dupla ao contra-revolucionria, que se desdobra simultaneamente, de fato contra a democracia, nominalmente, contra o comunismo) (FERNANDES, 1981, p. 22).

Assim a aliana histrica entre movimento sindical e a ideologia socialista serviu, tambm, como um forte elemento de perseguio e de modelao do sindicato dentro da descrita organizao corporativa e burocrtica, funcional para os interesses e controle estatais e muito pouco eficaz para atender s reais necessidades e reivindicaes do operariado. Alis, at mesmo os anseios da massa trabalhadora so moldados, pelo medo, pela moral, pelos mitos de comportamento, pelos padres de decncia e civilidade no ato e objeto da manifestao. No h que se desdenhar o papel dos sindicatos na cena poltica brasileira em todo o sculo XX, tampouco prescindir da fora e do espao conquistados ao longo do processo descrito, com nfase para a reconstruo poltica destas organizaes na dcada de 80, de suma importncia em qualquer estudo do sindicalismo brasileiro. No entanto, urge buscar uma alternativa reivindicatria que, em vez de amenizar as discrepncias nas relaes de explorao, desconstrua-as. Nesse sentido, a busca por um resgate do anarcossindicalismo no vai buscar reinstal-lo nos seus moldes iniciais, o que seria de um anacronismo nefelibata. Ao contrrio, a proposta de uma busca por elementos que se adaptem ao momento histrico atual, principalmente no que tange autonomia, usurpada pela legislao, e da noo de possibilidade de mudanas efetivas na estrutura social alm dos muros da fbrica.

Referncias bibliografias:

CARONE, Edgar. Movimento Operrio no Brasil (1945-1964). So Paulo: Difel, 1981. CUBERO, Jaime. El sindicalismo revolucionario en el Brasil: pasado, presente, posibilidades. So Paulo: Acadmica, 1988. ERICKSON, Kenneth Paul. Sindicalismo no processo poltico no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1979.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

43 FERNANDES, Florestan. Poder e contrapoder na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. HELLER, Agnes. O Cotidiano e a Histria. 7 ed. Traduo Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos sobre histria operria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. LEUENROTH, Edgar. In: CUBERO, Jaime. El sindicalismo revolucionario en el Brasil: pasado, presente, posibilidades. So Paulo: Acadmica, 1988. MARINI, Ruy Mauro. Dialtica da Dependncia. So Paulo: Vozes, 2000. MARTINS, Helosa Helena Teixeira de Souza. O Estado e a Burocratizao do Sindicato no Brasil. So Paulo: Hucitec, 1979. NORONHA, Eduardo. A exploso das greves na dcada de 80. In: O sindicalismo brasileiro nos anos 80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

Em Debat: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianpolis,n 3, p.28-43, 2007.

Anda mungkin juga menyukai