Anda di halaman 1dari 29

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

VAMOS DOMAR O LEO DA RECEITA FEDERAL

AULA DEMONSTRATIVA
APRESENTAO Prezados candidatos, futuros servidores da Receita Federal do Brasil. um prazer estar aqui com vocs novamente nos cursos online do site do Ponto dos Concursos. Sejam bem-vindos, sintam-se a vontade para tirarem suas dvidas. A partir desse momento meu nico objetivo orient-los na busca da to sonhada vaga no servio pblico. Vamos juntos nessa caminhada. Antes de iniciarmos nossas aulas, farei uma breve exposio da minha experincia profissional, principalmente como professor e sobre o curso oferecido.
1 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Sou o prof. Paulo Roberto Fagundes, ministro aulas para concursos pblicos em cursos presenciais desde 1989 (22 anos), em Teresina, no Piau, onde sou domiciliado e exero funes pblicas. Tenho muito orgulho em atuar no Estado campeo de aprovaes em concursos pblicos (vestibulares e cargos pblicos). Aqui temos a escola que sempre fica entre as melhores do Brasil, o Instituto Dom Barreto e tambm uma das melhores faculdades de direito do pas, a UFPI. Na minha trajetria de concursando fui aprovado para os seguintes cargos, dentre outros: banco do Brasil; Fora Area Brasileira; professor de direito da UFPI; oficial de justia avaliador (atual execuo de mandados) do TRF 1 Regio; oficial de justia avaliador do TRT da 22 Regio (PI); assessor jurdico do TCE/PI; delegado da Polcia Federal; procurador do Banco Central: procurador do INSS; auditor fiscal da Previdncia Social. Atualmente, exero o cargo de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (1998) e de professor efetivo do Curso de Cincias Jurdicas da Universidade Federal do Piau (1990), alm de professor de ps-graduao em Direito Pblico na Escola Superior da Magistratura do Estado do Piau ESMEPI. O Direito Previdencirio sempre fez parte da minha rotina profissional como professor e servidor pblico. Ministro esta disciplina na Universidade Federal e nos cursos preparatrios para concursos. Quando exerci o cargo de Auditor Fiscal do INSS fui Instrutor de Legislao Previdenciria dos servidores do INSS e para o pblico externo (advogados, contadores, prefeitos). No por acaso que esta matria foi o tema do meu trabalho final de mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE, em 2003. Caros alunos, o grande desafio deste curso online aproximar-se de um curso presencial. Para isso tentarei ser bem objetivo e pessoal, a fim de orient-los quanto ao contedo programtico do concurso, banca examinadora, assuntos mais cobrados, dentre outros temas relevantes. Para que este objetivo seja alcanado tambm necessrio que todos participem efetivamente das aulas, no hesitem em tirar suas dvidas atravs dos fruns, tendo em vista que este um grande diferencial em relao ao material apenas escrito. Este curso destina-se a todos aqueles que pretendem disputar uma vaga no cargo de auditor fiscal da Receita Federal, porm compatvel tambm com os concursos de analista tributrio da Receita Federal e assistente tcnico administrativo, alm de outros da rea fiscal (o contedo programtico dos editais de 2009 para esses trs cargos foi idntico).

A ORGANIZADORA DO CONCURSO A Escola de Administrao Fazendria ESAF a organizadora dos


2 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

concursos da Receita Federal, alm de promover tambm o curso de formao dos aprovados. A ESAF originou-se do Centro de Treinamento do Ministrio da Fazenda CETREMFA em novembro de 1973. O atual complexo educacional surgiu com a inaugurao da sua sede em Braslia, no ano de 1975. No ano seguinte, aps a aprovao do seu regimento interno, tornou-se um sistema de Educao Permanente. uma instituio tradicional entre as organizadoras e de reconhecida idoneidade. Em geral, nas suas provas, a ESAF utiliza o texto da lei de forma direta e sinttica. O grau de dificuldade das suas questes de mltipla escolha varia de mdio para difcil, com a peculiar caracterstica de serem longas e cansativas, portanto devem ser resolvidas por eliminao a partir das menos complexas. Relativamente ao direito previdencirio, alm da legislao previdenciria, a ESAF costuma cobrar bastante o tema seguridade social, a partir do texto da Constituio Federal e a jurisprudncia do STF. Portanto, importante o candidato buscar o entendimento do contedo legal, sempre acompanhado da resoluo de exerccios. Quanto mais o candidato for organizado e obstinado, maiores sero as suas chances nos concursos dessa organizadora.

EDITAL O concurso de auditor fiscal da Receita federal sonho de consumo dos postulantes ao servio pblico, razo pela qual um dos mais concorridos no Brasil, basta lembrar que o subsdio pode chegar a mais de R$ 19.000,00. Como a organizadora no muda (ESAF), o contedo das principais disciplinas tambm o mesmo, isso facilita a tarefa dos candidatos, at porque pelo seu perfil sabem que a estratgia que deve ser adotada nesse tipo de concurso no aguardar a publicao do edital. O contedo programtico do nosso curso est de acordo com o edital do ltimo concurso da Receita Federal (2009), conforme transcrio abaixo: DIREITO PREVIDENCIRIO: 1. Seguridade social. 1.1. Conceituao. 1.2. Organizao e princpios constitucionais. 2. Regime Geral de Previdncia Social. 2.1. Segurados obrigatrios. 2.2. Conceito, caractersticas e abrangncia: empregado, empregado domstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial. 2.3. Segurado facultativo: conceito, caractersticas. 3. Empresa e empregador domstico: conceito previdencirio. 4. Financiamento da seguridade social. 4.1. Receitas da Unio. 4.2. Receitas das contribuies sociais: dos segurados, das empresas, do empregador domstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognsticos, receitas de outras fontes. 4.3. Salrio-de3 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

contribuio. 4.3.1. Conceito. 4.3.2. Parcelas integrantes e parcelas nointegrantes. 4.4. Arrecadao e recolhimento das contribuies destinadas seguridade social. 4.4.1. Obrigaes da empresa e demais contribuintes. 4.4.2. Prazo de recolhimento. 4.4.3. Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualizao monetria. 4.4.4. Obrigaes acessrias. Reteno e Responsabilidade solidria: conceitos, natureza jurdica e caractersticas. Obs.: esse foi o mesmo contedo programtico para o cargo de analista tributrio e de assistente tcnico administrativo.

METODOLOGIA E CRONOGRAMA DO CURSO As aulas sero apresentadas na seguinte ordem: parte terica, questes da ESAF comentadas, questes sem comentrios e os gabaritos. O curso completo composto de 05 (cinco) aulas, com exceo da aula demonstrativa, que sero disponibilizadas semanalmente (quinta-feira) a partir do dia 31/05/2012. A liberao das aulas ocorrer de acordo com o seguinte cronograma: Aula 00 (demonstrativa): Seguridade social. Conceituao. Organizao e princpios constitucionais. Aula 01 (31/05): Regime Geral de Previdncia Social. Segurados obrigatrios. Conceito, caractersticas e abrangncia: empregado, empregado domstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial. Segurado facultativo: conceito, caractersticas. Aula 02 (14/06): Empresa e empregador domstico: conceito previdencirio. Financiamento da seguridade social. Receitas da Unio. Receitas das contribuies sociais: das empresas, do empregador domstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognsticos, receitas de outras fontes. Aula 03 (21/06): Salrio-de-contribuio. Conceito. Parcelas integrantes e parcelas no-integrantes. Receitas das contribuies sociais dos segurados. Aula 04 (28/06): Arrecadao e recolhimento das contribuies destinadas seguridade social. Obrigaes da empresa e demais contribuintes. Prazo de recolhimento. Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualizao monetria. Aula 05 (05/07): Obrigaes acessrias. Reteno e Responsabilidade solidria: conceitos, natureza jurdica e caractersticas.

4 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Aps essas breves consideraes acerca da nossa apresentao, da metodologia do curso, da organizadora do concurso, do contedo do edital e do cronograma, vamos iniciar a nossa aula demonstrativa (degustativa).

SEGURIDADE SOCIAL. CONCEITUAO. ORGANIZAO E PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS.


CONCEITO DE SEGURIDADE SOCIAL (artigo 194 da CF)
O artigo 194, da Constituio Federal de 1988 define a seguridade social da seguinte forma: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Aps uma lenta evoluo do sentimento de responsabilidade social pelo infortnio alheio, e em face das preocupantes convulses que afetavam a sociedade, o Estado abandonou a postura de defensor apenas dos direitos individuais e mero espectador da atividade econmica e social, com o objetivo de restabelecer um equilbrio mnimo nas relaes sociais, atravs da instituio de polticas de incluso social, as quais geraram obrigaes jurdicas para o Estado no atendimento aos mais necessitados. Surgiu o estado de bem-estar social ou welfare state, que propiciou uma integrao mais efetiva entre o Estado e a sociedade, permitindo a criao da seguridade social como elemento de relevncia nuclear para o desenvolvimento e a manuteno da dignidade da pessoa humana, sendo-lhe atribuda a tarefa de garantir a todos um mnimo de bem-estar nas situaes geradoras de necessidade social. No Brasil a evoluo da proteo social, primeiramente passou pela simples caridade, aps pelo mutualismo de carter privado e facultativo, depois pelo seguro social. Atualmente, a Constituio Federal de cinco de outubro de 1988 disciplina o Sistema de Seguridade Social, no Ttulo VIII, Captulo II. Portanto, caros alunos, face ao exposto, verificamos que, de acordo com o artigo 194, CF, a atuao da seguridade social est restrita as aes de sade, previdncia social e assistncia social, e consiste em uma tcnica de proteo social aos indivduos contra contingncias que os impeam de
5 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

prover as suas necessidades pessoais bsicas e de suas famlias, assegurando de forma universal o bem-estar e a justia social. Ateno futuros auditores, analistas e assistentes tcnicos, cuidado com as pegadinhas nas provas dos concursos. A seguridade social o gnero do qual so espcies (partes, reas ou subsistemas): a sade, a previdncia social e a assistncia social. As questes sempre tentam confundir os candidatos trocando o gnero pelas espcies. Por exemplo: previdncia social no se confunde com seguridade social, embora seja uma das reas da seguridade social, por essa razo a sigla INSS (autarquia federal) no significa Instituto Nacional da Seguridade Social como muitos pensam, mas Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia gestora da Previdncia Social (RGPS). A moderna Seguridade Social est inserida no rol dos direitos sociais fundamentais da Constituio (2 gerao), mas no de forma exclusiva ou exaustiva, porque no abrange todos os direitos sociais previstos no artigo 6 da CF, como por exemplo, o direito educao, alimentao, ao trabalho, moradia, ao lazer, segurana, que no esto compreendidos entre os bens jurdicos tutelados pela Seguridade Social. Aqui tambm necessrio que estejam atentos pegadinha que muito utilizada nos concursos, que consiste em inserir outros direitos sociais, alm da sade, previdncia e assistncia, no contexto da seguridade social. Conforme analisamos no pargrafo anterior, embora a seguridade social faa parte dos direitos sociais da CF, ela no os esgota, existem outros previstos no artigo 6, da CF. Outro detalhe importante deve ser observado nas provas dos concursos. A iniciativa das aes da seguridade social do poder pblico e da sociedade de forma integrada, portanto, a iniciativa no exclusiva dos poderes pblicos. Porm, de acordo com o pargrafo nico do artigo 194 da CF, compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social. Resumindo, a organizao de competncia privativa do poder pblico, entretanto as aes so de iniciativa do poder pblico e da sociedade de forma integrada.

ORGANIZAO DA SEGURIDADE SOCIAL


bastante recorrente as questes de concursos sobre as caractersticas de cada uma das reas que compem a seguridade social (sade, previdncia social e assistncia social). Sobre esse tema fundamental entendermos que a seguridade social no se vincula a um conjunto de aes independentes e estanques na rea de
6 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

sade, previdncia e assistncia social, pelo contrrio, as suas diversas reas devem atuar de forma articulada e integrada, embora possuam autonomia e certas peculiaridades. SADE A sade um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. A sade pblica no exige contribuio prvia, suas prestaes estendem-se a toda a populao, deixando de estar condicionadas ao cumprimento de obrigaes precedentes. ASSISTNCIA SOCIAL A assistncia social uma poltica social que se traduz pelo atendimento s necessidades bsicas em relao famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio Seguridade Social por parte daqueles que comprovem a efetiva necessidade econmica e social na forma da lei. A assistncia social surge da ideia de que o Estado deve proporcionar aos incapacitados condies mnimas de sobrevivncia. Igualmente a sade, no exige dos seus beneficirios a exigncia do custeio, sendo devidas suas prestaes a todos aqueles que se encontrem em situao de indigncia. Nos termos da CF, ser prestada a quem dela necessitar, no sendo necessrio que o beneficirio esteja filiado ao regime geral de previdncia social, sendo qualquer pessoa necessitada por ela amparada, desde que cumpra os requisitos legais. PREVIDNCIA SOCIAL A Previdncia Social deve atender aos nela inscritos, concedendo diversos benefcios e no apenas aposentadoria, pois tem por objetivo tambm proporcionar meios indispensveis de subsistncia ao segurado e sua famlia, quando ocorrer certas contingncias previstas em lei, tais como doena, invalidez, morte, maternidade e outros. A palavra previdncia tem origem em prever (do latim: pre videre), significando ver antecipadamente fato ou situao que poder ocorrer no futuro. Desta forma, a previdncia social funciona como um sistema de seguro social, onde o indivduo diante de certas circunstncias ter direito a percepo de benefcios, desde que tenha contribudo antecipadamente, j que as prestaes de Previdncia Social, apesar de vinculadas ao sistema de seguridade social, continuam atreladas ao custeio prvio. BENEFICIRIOS Questo muito cobrada tambm nos concursos quanto aos destinatrios das aes da seguridade social. Sobre esse tema podemos
7 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

afirmar que essencial a distino entre as finalidades especficas de cada uma das reas que integram a seguridade social. Em sntese, qualquer pessoa pode ter acesso s prestaes da sade pblica, inclusive um rico empresrio, mesmo que tenha condies financeiras de pagar atendimento privado de sade. Em relao assistncia social a clientela protegida est restrita aos necessitados, desde que comprovada na forma da lei, como por exemplo, uma criana carente. No tocante previdncia, os beneficirios so, em regra, os trabalhadores que exeram atividade remunerada, independentemente de possuir vnculo empregatcio, como por exemplo, um feirante. Importante: Entre as reas da seguridade social, a nica que exige contribuio compulsria dos prprios beneficirios a previdncia social.

PRINCPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL (art. 194, pargrafo nico)


Em termos estatsticos, esse um dos assuntos mais abordados dentro do direito previdencirio em concursos pblicos, o que demonstra a importncia do tema. Isto se explica pelo fato de ser um tema que possibilita banca organizadora do concurso muitas opes na elaborao das questes tericas ou prticas. Alm do mais, esses princpios constitucionais so o alicerce de todo o sistema jurdico da seguridade social. Antes de analisarmos cada um dos princpios, vamos analisar algumas dicas essenciais sobre o assunto: 1) com exceo da solidariedade que no est expresso no texto constitucional, os princpios do artigo 194, da CF, referem-se seguridade social, abrangendo todas as suas reas, no sendo exclusivos da sade, da previdncia ou da assistncia social. Observem que cada uma das reas possuem princpios especficos inseridos em captulo prprio da CF. comum a organizadora do concurso colocar na questo um princpio especfico da previdncia como se fosse um princpio geral da seguridade social ou o inverso, um da seguridade como sendo especfico da previdncia, com o intuito de confundir os candidatos. 2) dos sete incisos do artigo 194, os quatro primeiros (incisos I a IV) referemse as prestaes (benefcios e servios) da seguridade social, os incisos V e VI dizem respeito ao custeio (financiamento) da seguridade, e o ltimo (inciso VII) est relacionado a gesto administrativa da seguridade. Cuidado com as inverses propositais (pegadinha) nas provas do concurso. 3) bastante usual a organizadora (ESAF e outras) modificar o significado textual dos princpios, trocando palavras ou expresses retiradas de outros princpios. Por exemplo: uniformidade da cobertura e do atendimento (inciso
8 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

I), quando o correto seria universalidade, tendo em vista que a uniformidade um princpio expresso no inciso II. Passaremos agora a anlise dos princpios. SOLIDARIEDADE Embora no esteja expresso no artigo 194 da Constituio Federal, um princpio de extrema relevncia. Seu fundamento reside no fato de que todas as pessoas devem prestar assistncia mtua para finalidade e bem comum. A solidariedade constitui importante princpio da previdncia social, na medida em que representa um dos aspectos mais caractersticos do sistema de proteo coletiva. Como exemplo de sua aplicao, observa-se a possibilidade de uma pessoa, em seu primeiro dia de trabalho, aposentar-se por invalidez caso venha a ser vtima de um acidente de trabalho. Esta tambm a justificativa para a contribuio do aposentado pelo RGPS que volta a exercer atividade remunerada. Na solidariedade a sociedade chama para si a responsabilidade de prover os meios necessrios para uma efetiva proteo social. Este princpio veda o Regime de Capitalizao na Previdncia, no qual as contribuies so capitalizadas em contas individualizadas ou coletivas para a formao de uma reserva que na ocasio da aposentadoria ser transformada em benefcio, adotando o Regime de Repartio Simples que funciona em regime de caixa, fazendo com que suas contribuies sejam utilizadas para o pagamento de benefcios dos j aposentados. Portanto, pelo pacto intergeraes a contribuio do segurado no tem carter individual, destinando-se ao financiamento de todo o sistema protetivo. UNIVERSALIDADE DA COBERTURA E DO ATENDIMENTO Significa que todas as pessoas e em todas as situaes necessrias devem estar amparadas pelo sistema. Consiste na entrega das aes, prestaes e servios de seguridade social a todos os que necessitem. A universalidade da cobertura (universalidade objetiva) tem como objetivo compreender todos os fatos e situaes que geram as necessidades bsicas das pessoas, tais como maternidade, velhice, doena, acidentes, invalidez, recluso e morte, porque a proteo social deve alcanar todos os eventos cuja reparao seja premente. A universalidade do atendimento (universalidade subjetiva) consiste na abrangncia de todas as pessoas indistintamente, ou seja, o amparo a todos, mesmo que no tenham capacidade econmica, a fim de manter a subsistncia de quem dela necessite.

9 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Algumas questes afirmam corretamente que a universalidade de atendimento da Seguridade Social na Sade como direito de todos gratuitamente apresenta-se de forma distinta (mais ampla) da universalidade de atendimento prevista para a Previdncia Social (somente aos segurados) ou para a Assistncia Social (restrita aos necessitados). UNIFORMIDADE E EQUIVALNCIA DOS BENEFCIOS E SERVIOS S POPULAES URBANAS E RURAIS Traduz a isonomia entre trabalhadores rurais e urbanos nos aspectos qualitativo e valorativo das prestaes. Este princpio resulta do fato de que costumeiramente os trabalhadores rurais eram discriminados e prev a concesso dos mesmos benefcios de igual valor econmico e de servios da mesma qualidade s populaes urbanas e rurais. Com esse princpio, a atual Constituio buscou unificar essas duas populaes, corrigindo uma injustia social histrica. Apesar desse princpio determinar um tratamento isonmico, permite certas distines desde que no sejam discriminatrias. Afinal isonomia tambm tratar de forma desigual queles que no se encontrem em situao equivalente. Na aposentadoria por idade no regime geral de previdncia social, por exemplo, aplica-se o redutor apenas para o trabalhador rural (60 anos de idade, se homem e 55 anos de idade, se mulher). SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE NA PRESTAO DOS BENEFCIOS E SERVIOS princpio que se dirige precipuamente ao legislador, impondo-lhe que, na conformao legal dos planos de benefcios e servios, priorize as maiores necessidades sociais. Permite a escolha pelo legislador das prestaes mais necessrias e dos seus destinatrios. No geral, de acordo com esse princpio, os riscos sociais que merecem proteo so selecionados e depois distribudos conforme a necessidade de cada qual. A seletividade compreende uma graduao das aes de seguridade social, ou seja, elas devem ser priorizadas conforme a maior utilidade do benefcio. Por este princpio, alguns benefcios so pagos somente aos mais carentes, como, por exemplo, o salrio-famlia, que somente previsto aos segurados que tenham renda mensal at certo limite. Pela mesma razo, para um trabalhador que no possua dependentes, o benefcio salrio-famlia no ser concedido, assim como para o trabalhador que se encontre incapaz temporariamente para o trabalho, por motivo de doena, no ser concedida a aposentadoria por invalidez, mas auxlio doena. Pelo princpio da distributividade, as aes devem ser planejadas a fim de alcanar o maior nmero de pessoas possveis. Traduz o carter solidrio do sistema, buscando uma efetiva redistribuio de renda. Em decorrncia do seu
10 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

carter social visa distribuio da renda (benefcios assistenciais) prioritariamente as pessoas mais necessitadas e de regies mais carentes, em detrimento daqueles que no precisam de uma proteo social mais efetiva, reduzindo a desigualdade social. IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFCIOS De acordo com esse princpio, as prestaes devem manter o seu valor original e no podem sofrer desvalorizao (valor nominal STF). Esta uma norma de eficcia limitada, pois o legislador ordinrio deve regulamentar a matria. Relativamente irredutibilidade, importante lembrar que o STF reconheceu que esse princpio da seguridade social garante apenas o valor nominal ou original (reduo objetiva) dos benefcios previdencirios. A corte constitucional entendeu que a garantia do valor real (perda de poder aquisitivo em decorrncia da inflao) dos benefcios previdencirios est inserida em outro princpio, especfico da previdncia social, que assegura o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei (artigo 201, 4, da CF). Esse entendimento, derivado do posicionamento do STF sobre a matria, j apareceu inmeras vezes em provas de concursos, portanto muito cuidado, geralmente os candidatos continuam fazendo confuso acerca do tema. EQUIDADE NA FORMA DE PARTICIPAO NO CUSTEIO Este princpio est diretamente relacionado ao da isonomia ou igualdade em matria tributria. O Princpio da equidade na forma de participao no custeio representa a justia no aspecto contributivo. S deve contribuir efetivamente quem possui condies econmicas e na medida da sua capacidade contributiva. Portanto, busca uma justa participao no custeio da Seguridade Social. Apenas aqueles que estiverem em iguais condies contributivas que tero que contribuir da mesma forma, ou seja, as pessoas devem contribuir para com a Previdncia de acordo com as suas possibilidades. Uma das aplicaes do princpio da equidade na forma de participao do custeio a possibilidade de a base de clculo das contribuies previdencirias dos segurados empregados ser distinta da base de clculo dos empregadores, o que no implica em transgresso ao princpio da eqidade na forma de participao no custeio. Essa afirmativa j foi objeto de diversas questes de concursos de vrias organizadoras diferentes. Outros exemplos de aplicao desse princpio que sempre so cobrados nos concursos: o caso da progressividade das alquotas das
11 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

contribuies dos empregados (8%, 9% ou 11%), o tratamento privilegiado dispensado s microempresas e s empresas de pequeno porte (SIMPLES), e a iseno para as entidades beneficentes de assistncia social (sem fins lucrativos) que atenderem s exigncias estabelecidas em lei. DIVERSIDADE DA BASE DE FINANCIAMENTO Aqui o legislador constituinte demonstrou a sua preocupao com a origem dos recursos necessrios a manuteno do sistema securitrio brasileiro, em decorrncia da sua complexidade, determinando que o financiamento da seguridade deva buscar vrias fontes de custeio, vedada a aquisio de recursos atravs de fonte nica, sob pena de esgot-la. reflexo do princpio da diversidade da base de financiamento da seguridade social a previso constitucional segundo a qual a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das contribuies sociais previstas ou institudas nos termos da Constituio, sendo as principais receitas: Os oramentos pblicos; As contribuies dos empregadores e empresas, incidindo sobre: folha de salrios, receita ou faturamento e lucro; As contribuies dos trabalhadores e demais segurados da previdncia social; A receita proveniente de concursos de prognsticos (loteria); A do importador ou equiparado. CARTER DEMOCRTICO E DESCENTRALIZADO DA ADMINISTRAO, MEDIANTE GESTO QUADRIPARTITE, COM PARTICIPAO DOS TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES, DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO NOS RGOS COLEGIADOS. Conforme estabelece esse princpio, a administrao da seguridade social deve ter carter democrtico, buscando com isso a participao efetiva da sociedade no gerenciamento da Seguridade Social. Alm do poder pblico, cabe sociedade civil participar da administrao da Seguridade Social, atravs de representantes indicados pelos empregadores, pelos trabalhadores e pelos aposentados (carter democrtico e gesto quadripartite). Exemplo da aplicao desse princpio o Conselho Nacional da Previdncia Social CNPS, rgo colegiado responsvel pelas diretrizes da
12 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

previdncia social, composto por 15 membros, sendo seis representantes do poder pblico e nove da sociedade civil, divididos entre trs representantes dos trabalhadores na ativa, trs representantes dos aposentados e pensionistas, e trs representantes dos empregadores. Em resumo, de acordo com esse princpio, a gesto administrativa deve ser democrtica, descentralizada, colegiada e quadripartite (a ESAF j cobrou esse assunto inmeras vezes).

13 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

QUESTES COMENTADAS
01- (auditor fiscal da Receita Federal ESAF 2009) luz da Organizao da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Educao e Assistncia Social so partes da Seguridade Social; II. a Sade possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada; III. a Previdncia Social pode ser dada gratuitamente populao rural carente; IV. a Assistncia Social, por meio de sistema nico e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdncia Social. O nmero de itens errados : a) zero b) um c) dois d) trs e) quatro Comentrios: O item I est errado porque embora seja um direito social, a educao no faz parte da seguridade social; O item II est correto, a sade universal, sendo o seu acesso irrestrito a todos; O item III est errado porque o regime previdencirio contributivo, as prestaes gratuitas s populaes urbanas ou rurais carentes esto relacionadas assistncia social; O item IV est errado porque alm de ser descentralizada, a assistncia social incompatvel com os contribuintes individuais. Gabarito: D

02- (auditor fiscal da Receita Federal ESAF 2009) Maria Clara, empregada domstica com deficincia fsica, e Antnio Jos, empresrio dirigente de multinacional sediada no Brasil, desejam contribuir para o Regime Geral de Previdncia Social e com isso gozar de todos os benefcios e servios prestados pela Seguridade Social. De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Assistncia Social.
14 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

b) s Antnio Jos pode participar da Previdncia Social. c) s Antnio Jos pode participar de benefcios previdencirios. d) Maria Clara pode usufruir dos servios de Sade pblica em razo da sua deficincia fsica. e) Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Previdncia Social. Comentrios A letra a est errada porque nenhum deles pode participar da assistncia social, pois exercem atividade remunerada; As letras b e c esto erradas porque ambos podem participar da previdncia social e usufruir dos seus benefcios; A letra d est errada porque qualquer pessoa pode usufruir da sade pblica independentemente de ser deficiente fsico; Gabarito: E

03- (analista tributrio da Receita Federal ESAF 2009) A Constituio Federal de 1988 deu novo tratamento Previdncia Social no Brasil em relao s constituies pretritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Ttulo da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional medida que: a) a Previdncia Social vista como um direito social independente e no relacionado Assistncia Social. b) a Previdncia Social vista como um subsistema da Sade. c) a Previdncia Social vista como um servio a ser prestado de forma integrada com a Assistncia Social e a Sade. d) Assistncia Social e Previdncia Social so conceitos jurdicos idnticos. e) Sade e Assistncia Social so direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade. Comentrios A letra a est errada porque embora tenha autonomia, a previdncia juntamente com a assistncia social integra a seguridade social; A letra b est errada porque a previdncia social um subsistema da seguridade social; A letra d est errada porque os conceitos so distintos: a previdncia um seguro que depende de contribuio, a assistncia direcionada aos necessitados sem contribuio por parte destes; A letra e est errada porque possuem organizao e finalidades distintas.
15 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Gabarito: C

04- (analista tributrio da Receita Federal ESAF 2009) Tendo em vista os princpios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos do texto da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo incorreta. a) Diversidade da base de financiamento. b) Universalidade da cobertura e do atendimento. c) Equidade na forma de participao no custeio. d) Irredutibilidade do valor dos benefcios e servios. e) Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Comentrios Todos os princpios esto de acordo com o pargrafo nico do artigo 194 da Constituio Federal, com exceo do princpio da irredutibilidade que diz respeito apenas ao valor dos benefcios, no abrangendo os servios, porque so prestaes no pecunirias. Gabarito: D

05- (assistente tcnico administrativo ESAF 2009) luz dos dispositivos constitucionais referentes Seguridade Social, julgue os itens abaixo: I. A Seguridade Social pode compreender aes de iniciativa da sociedade. II. Sade, Previdncia e Trabalho compem a Seguridade Social. III. Compete ao Poder Pblico organizar a Seguridade Social nos termos da lei. IV. A Seguridade Social no foi definida na Constituio Federal de 1988. a) Todos esto corretos. b) I e III esto corretos. c) I e IV esto incorretos. d) Somente I est incorreto. e) III e IV esto incorretos. Comentrios O item I est correto porque as iniciativas podem ser do poder pblico e da sociedade; O item II est incorreto porque embora seja um direito social, o trabalho no faz parte da seguridade social; O item III est correto, conforme o pargrafo nico do art. 194, da CF, a competncia para a organizao exclusiva do poder pblico;
16 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

O item IV est incorreto, a definio consta no art. 194, da CF. Gabarito: B

06- (assistente tcnico administrativo ESAF 2009) Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social. a) Diversidade da base de financiamento objetivo da Seguridade Social. b) O valor dos benefcios pode ser diminudo gradativamente. c) Pode haver benefcios maiores para a populao urbana em detrimento da rural. d) A gesto da Seguridade Social ato privativo do Poder Pblico. e) Os servios previdencirios devem ser sempre o mesmo, independente do destinatrio. Comentrios A letra b est incorreta em decorrncia do princpio da irredutibilidade; A letra c est incorreta em funo da garantia de isonomia contida no princpio da uniformidade e equivalncia s populaes urbana e rural; A letra d est incorreta porque a gesto quadripartite, com a participao da sociedade civil nos rgos colegiados; A letra e est incorreta porque o princpio da seletividade e distributividade permite tratamento diferenciado, desde que compatvel com a isonomia. Gabarito: A

07- (auditor fiscal da receita federal rea: tributria e aduaneira - ESAF 2005) No mbito da Seguridade Social, com sede na Constituio Federal/88 (art.194), podemos afirmar: a) A seguridade social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, visando a assegurar os direitos relativos sade, vida, previdncia e assistncia social. b) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. c) A seguridade social compreende um conjunto de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. d) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia, vida e assistncia social.
17 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

e) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos constitudos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e a assistncia social. Comentrios Esta questo busca a definio de seguridade social atravs da literalidade do seu texto contido no artigo 194, da CF. As letras A e D esto erradas porque a vida no faz parte das reas que compem a seguridade social; A letra C est errada porque as aes so integradas; A letra E est errada porque enquadra todos os poderes constitudos nas aes da seguridade social. Gabarito: B

08- (auditor fiscal da receita federal rea: tributria e aduaneira - ESAF 2005) Indique qual das opes est correta com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social: a) Irredutibilidade do valor dos servios. b) Eqidade na cobertura. c) Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. d) Seletividade na prestao dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. e) Diversidade de atendimento. Comentrios A letra A est errada porque a irredutibilidade s pode ser dos benefcios, por serem prestaes pecunirias, como consta no texto constitucional, jamais dos servios que so prestaes no pecunirias; A letra B est errada porque equidade diz respeito ao custeio e no a cobertura; A letra D est errada porque a seletividade relaciona-se com a prestao de benefcios e servios a todos; A letra E est errada porque a diversidade ocorre no financiamento para evitar fonte exclusiva; Historicamente os trabalhadores rurais no estavam vinculados ao mesmo regime de previdncia dos trabalhadores urbanos, e mesmo quando
18 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

alcanaram a sua prpria previdncia, as prestaes e os valores eram nfimos se comparados com a previdncia urbana. O ideal de igualdade entre essas duas populaes s foi atingido a partir do princpio da uniformidade e equivalncia inserido na Constituio Federal de 1988. Gabarito: C

09- (Procurador da Fazenda Nacional ESAF 2006) De acordo com a Constituio Federal de 1988, a Seguridade Social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a a) assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. b) assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e previdncia, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. c) assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social, sade e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. d) assegurar os benefcios previdencirios e o direito assistncia social, independentemente da eqidade na forma de participao no custeio, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. e) assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. Comentrios As letras A, C e E esto erradas porque a educao, embora seja um direito social, no faz parte da seguridade social; A letra D est errada porque a equidade no custeio um dos princpios da seguridade social. Gabarito: B

10- (tcnico da receita federal-tributria e aduaneira - ESAF 2006) A Constituio Federal, no seu art. 194, pargrafo nico, elenca os objetivos da Seguridade Social. Entre os quais, est correto: a) a diversidade de atendimento. b) a eqidade na forma de participao no custeio. c) a redutibilidade do valor dos benefcios. d) a universalidade e a equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. e) a unicidade da base de financiamento. Comentrios
19 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

A letra A est errada porque a diversidade no financiamento; A letra C est errada porque os benefcios so irredutveis; A letra D est errada porque em se tratando da isonomia entre s populaes urbanas e rurais, o princpio da uniformidade e equivalncia; A letra E est errada porque o financiamento da seguridade social deve ser diversificado e no atravs de fonte nica; O custeio (financiamento) da seguridade social deve observar os princpios da equidade e da diversidade. Gabarito: B

11- (tcnico da receita federal-tributria e aduaneira - ESAF 2006) Nos termos da CF/88, no seu art. 194, pargrafo nico, inciso VII, a gesto da Seguridade Social ocorre de forma a) descentralizada, monocrtica e quadripartite. b) centralizada, monocrtica e quadripartite. c) centralizada, colegiada e quadripartite. d) descentralizada, colegiada e tripartite. e) descentralizada, democrtica e quadripartite. Comentrios A gesto deve ocorrer de forma democrtica, descentralizada e quadripartite, com a participao da sociedade civil atravs de representantes dos trabalhadores na ativa, dos aposentados e dos empregadores, alm de representantes do poder pblico. Gabarito: E

12- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) luz da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. II. A sade exige contribuio prvia. III. A Previdncia Social exige contribuio prvia. IV. A assistncia social possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. a) Todos esto corretos. b) Somente I est incorreto. c) II e IV esto incorretos.
20 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

d) I e II esto incorretos. e) III e IV esto incorretos. Comentrios O item I est correto porque a seguridade um sistema integrado por essas trs reas; O item II est incorreto porque a sade direito de todos, de acesso universal e igualitrio, no exigindo contribuio prvia, como ocorre com a previdncia social; O item III est correto porque a previdncia social contributiva; O item IV est incorreto porque a assistncia social acessvel de forma universal apenas aos necessitados que comprovem essa condio na forma da lei. Gabarito: C

13- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) Com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo correta. a) Universalidade da base de financiamento. b) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. c) Irredutibilidade do valor dos servios. d) Eqidade na cobertura. e) Diversidade do atendimento. Comentrios A letra A est errada porque a universalidade refere-se cobertura e ao atendimento; A letra C est errada porque a irredutibilidade do valor dos benefcios; A letra D est errada porque a equidade est relacionada ao custeio; A letra E est errada porque a diversidade ocorre no financiamento. Gabarito: B

14- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal. a) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, monocrtica, quadripartite.
21 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

b) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, monocrtica, quadripartite. c) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, colegiada, quadripartite. d) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, tripartite. e) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, quadripartite. Comentrios A gesto deve ocorrer de forma democrtica, descentralizada e quadripartite, com a participao da sociedade civil atravs de representantes dos trabalhadores na ativa, dos aposentados e dos empregadores, alm de representantes do poder pblico. Gabarito: E

15- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) Pedro, menor carente, de 12 anos, e Paulo, empresrio bem-sucedido, de 21 anos, desejam participar de programas assistenciais (Assistncia Social) e de sade pblica (Sade). De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Pedro e Paulo podem participar da Assistncia Social. b) s Pedro pode participar da Sade. c) Pedro s pode participar da Assistncia Social. d) Paulo pode participar da Assistncia Social. e) Pedro e Paulo podem participar da Sade. Comentrios Relativamente sade pblica, qualquer pessoa dela pode participar, sua universalidade absolutamente irrestrita, no importando a condio social de cada um. Entretanto, a assistncia social possui uma universalidade restrita, sendo acessvel apenas as pessoas efetivamente necessitadas (carentes), desde que haja comprovao na forma da lei. Gabarito: E

22 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

QUESTES SEM COMENTRIOS


01- (auditor fiscal da Receita Federal ESAF 2009) luz da Organizao da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Educao e Assistncia Social so partes da Seguridade Social; II. a Sade possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada; III. a Previdncia Social pode ser dada gratuitamente populao rural carente; IV. a Assistncia Social, por meio de sistema nico e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdncia Social. O nmero de itens errados : a) zero b) um c) dois d) trs e) quatro

02- (auditor fiscal da Receita Federal ESAF 2009) Maria Clara, empregada domstica com deficincia fsica, e Antnio Jos, empresrio dirigente de multinacional sediada no Brasil, desejam contribuir para o Regime Geral de Previdncia Social e com isso gozar de todos os benefcios e servios prestados pela Seguridade Social. De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Assistncia Social. b) s Antnio Jos pode participar da Previdncia Social. c) s Antnio Jos pode participar de benefcios previdencirios. d) Maria Clara pode usufruir dos servios de Sade pblica em razo da sua deficincia fsica. e) Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Previdncia Social.

03- (analista tributrio da Receita Federal ESAF 2009) A Constituio Federal de 1988 deu novo tratamento Previdncia Social no Brasil em relao s constituies pretritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Ttulo da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional medida que: a) a Previdncia Social vista como um direito social independente e no relacionado Assistncia Social. b) a Previdncia Social vista como um subsistema da Sade. c) a Previdncia Social vista como um servio a ser prestado de forma integrada com a Assistncia Social e a Sade. d) Assistncia Social e Previdncia Social so conceitos jurdicos idnticos.
23 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

e) Sade e Assistncia Social so direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade.

04- (analista tributrio da Receita Federal ESAF 2009) Tendo em vista os princpios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos do texto da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo incorreta. a) Diversidade da base de financiamento. b) Universalidade da cobertura e do atendimento. c) Equidade na forma de participao no custeio. d) Irredutibilidade do valor dos benefcios e servios. e) Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais.

05- (assistente tcnico administrativo ESAF 2009) luz dos dispositivos constitucionais referentes Seguridade Social, julgue os itens abaixo: I. A Seguridade Social pode compreender aes de iniciativa da sociedade. II. Sade, Previdncia e Trabalho compem a Seguridade Social. III. Compete ao Poder Pblico organizar a Seguridade Social nos termos da lei. IV. A Seguridade Social no foi definida na Constituio Federal de 1988. a) Todos esto corretos. b) I e III esto corretos. c) I e IV esto incorretos. d) Somente I est incorreto. e) III e IV esto incorretos.

06- (assistente tcnico administrativo ESAF 2009) Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social. a) Diversidade da base de financiamento objetivo da Seguridade Social. b) O valor dos benefcios pode ser diminudo gradativamente. c) Pode haver benefcios maiores para a populao urbana em detrimento da rural. d) A gesto da Seguridade Social ato privativo do Poder Pblico. e) Os servios previdencirios devem ser sempre o mesmo, independente do destinatrio.

07- (auditor fiscal da receita federal rea: tributria e aduaneira - ESAF 2005) No mbito da Seguridade Social, com sede na Constituio Federal/88 (art.194), podemos afirmar: a) A seguridade social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, visando a assegurar os direitos relativos sade, vida, previdncia e assistncia social.
24 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

b) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. c) A seguridade social compreende um conjunto de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. d) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia, vida e assistncia social. e) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos constitudos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e a assistncia social.

08- (auditor fiscal da receita federal rea: tributria e aduaneira - ESAF 2005) Indique qual das opes est correta com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social: a) Irredutibilidade do valor dos servios. b) Eqidade na cobertura. c) Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. d) Seletividade na prestao dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. e) Diversidade de atendimento.

09- (Procurador da Fazenda Nacional ESAF 2006) De acordo com a Constituio Federal de 1988, a Seguridade Social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a a) assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. b) assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e previdncia, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. c) assegurar os direitos relativos previdncia, assistncia social, sade e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. d) assegurar os benefcios previdencirios e o direito assistncia social, independentemente da eqidade na forma de participao no custeio, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento. e) assegurar os direitos relativos sade, assistncia social e educao, tendo como princpio, entre outros, a diversidade da base de financiamento.

10- (tcnico da receita federal-tributria e aduaneira - ESAF 2006) A Constituio Federal, no seu art. 194, pargrafo nico, elenca os objetivos da Seguridade Social. Entre os quais, est correto:
25 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

a) a diversidade de atendimento. b) a eqidade na forma de participao no custeio. c) a redutibilidade do valor dos benefcios. d) a universalidade e a equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. e) a unicidade da base de financiamento.

11- (tcnico da receita federal-tributria e aduaneira - ESAF 2006) Nos termos da CF/88, no seu art. 194, pargrafo nico, inciso VII, a gesto da Seguridade Social ocorre de forma a) descentralizada, monocrtica e quadripartite. b) centralizada, monocrtica e quadripartite. c) centralizada, colegiada e quadripartite. d) descentralizada, colegiada e tripartite. e) descentralizada, democrtica e quadripartite.

12- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) luz da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. II. A sade exige contribuio prvia. III. A Previdncia Social exige contribuio prvia. IV. A assistncia social possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. a) Todos esto corretos. b) Somente I est incorreto. c) II e IV esto incorretos. d) I e II esto incorretos. e) III e IV esto incorretos.

13- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) Com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo correta. a) Universalidade da base de financiamento. b) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. c) Irredutibilidade do valor dos servios. d) Eqidade na cobertura. e) Diversidade do atendimento.

14- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal. a) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, monocrtica, quadripartite.
26 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

b) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, monocrtica, quadripartite. c) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, colegiada, quadripartite. d) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, tripartite. e) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, quadripartite.

15- (auditor-fiscal da previdncia social - ESAF 2002) Pedro, menor carente, de 12 anos, e Paulo, empresrio bem-sucedido, de 21 anos, desejam participar de programas assistenciais (Assistncia Social) e de sade pblica (Sade). De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Pedro e Paulo podem participar da Assistncia Social. b) s Pedro pode participar da Sade. c) Pedro s pode participar da Assistncia Social. d) Paulo pode participar da Assistncia Social. e) Pedro e Paulo podem participar da Sade.

27 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

GABARITO

01 D 02 E 03 C 04 D 05 B 06 A 07 B 08 C 09 B 10 B 11 E 12 C 13 B 14 E 15 E
28 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO REGULAR DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

At a prxima aula e bons estudos a todos.

29 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai