Anda di halaman 1dari 9

A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIVIDADE TCNICA (Walter Benjamim)

SOBRE O QUE

O ensaio procura apresentar algumas consideraes a respeito das mudanas provocadas no campo da tradio artstica conquistadas pelo avano nas tcnicas de produo e reproduo de suas obras. Benjamin explora como esse evento, alm de facilitar o acesso, transformou as formas de recepo e relao entre espectador, obra e artista; questionando a importncia da autenticidade frente a possibilidade da ampliao do acesso, utilizando como elemento para sua discusso a questo da aura da tradio artstica, que perdida com o advento da cpia em prol da maior divulgao. O autor tambm destaca os impactos sociais e polticos desse movimento. Com a possibilidade de ampla divulgao e acesso, tambm importante observar criticamente o uso da tcnica como meio manipulao das massas, principalmente por governos autoritrios (como no caso citado do Fascismo) e, tambm, a urgncia de uma reformulao de ordem revolucionria nas posturas polticas da Arte. Para fundamentar seu argumento, Benjamin abre seu texto abordando a proposio analtica colocada por Marx a respeito do modo de produo capitalista. Apropriando-se do postulado marxista de que o sistema (capitalista) j estava programado para oferecer as condies necessrias para a sua supresso, alm da ampliao da dominao da massa do proletariado. Utilizando do distanciamento histrico e dos avanos tecnolgicos sua poca, Benjamim destaca que, a prpria Arte clssica j trazia em seu interior os pressupostos necessrios para suprir a questo da unidade e originalidade dos objetos artsticos. Nisso, ele aborda certos conceitos referentes ao processo evolutivo das tcnicas reprodutivas por meio de uma relao dialgica entre os elementos caractersticos da

produo artstica tradicional, e como esses elementos so transformados em meio s facilidades da oferecidas pelos estgios de evoluo da tcnica. Benjamim destaca que a ideia de reproduo no algo novo no mundo da Arte, mas a questo central pensar quais seriam as possibilidades e novas interlocues, representaes e recepes entre espectador e tecnologia. Seu objetivo discutir quais seriam as possibilidades de se elaborar uma anlise revolucionria da Arte.

REPRODUTIVIDADE TCNICA No primeiro momento, Benjamim faz um resgate histrico do processo de reproduo e suas interligaes com a Arte. Ele destaca que a reproduo um processo pertencente arte, sendo encontrada desde as rplicas e cpias produzidas pelos discpulos dos mestres como forma de estudo, na busca pela perfeio do trao. Podemos encontrar a reproduo de obras nas cpias e fraudes, que tinham por interesse obter lucro sobre a obra de determinado artista. Para Benjamim, uma das primeiras experincias de produo artstica em srie se deu com o advento da Xilogravura (cpia com o uso de pedra e agua-forte). Tal tcnica surge antes da prpria imprensa. Posteriormente, desenvolveu-se o molde em madeira (litogravura) o que possibilitou um enorme avano no processo de produo, reproduo e distribuio nas artes grficas. A Litografia (entalhe em pedra) abriu inmeras possibilidades para as artes grficas, pois, alm da reproduo em srie, esta tcnica oportunizou um maior frescor no processo de representao e ilustrao do cotidiano, trazendo uma arte mais atual, alm da contribuir com a imprensa. Porm, o principal avano veio com o surgimento da Fotografia, que possibilitou maior liberdade da produo artstica, tirando a responsabilidade da mo (destreza tcnica) passando para o olho (apuramento esttico). Com a fotografia a representao do

cotidiano ganhou uma nova agilidade, alm de possibilitar a reproduo fiel ao original por meio da cpia dos seus negativos. Os processos de gravao (xilo, lito e foto) possibilitaram uma maior divulgao das obras de arte, facilitando e barateando o acesso de determinadas obras (originais criadas utilizando aquele suporte, ou replicadas). Podemos inferir que, para Benjamim, o avano da tcnica representa um deslocamento do tempo de produo criativa, ou seja, o tempo que era necessrio para um artista pintar um quadro ou esculpir uma escultura transformado pelo advento de outras tcnicas que podem ser utilizadas no processo de representao. A necessidade de expressar um sentimento, uma reflexo ou crtica sobre algum fato ou situao torna-se mais simples com o avano das tcnicas de reproduo; possibilita que a representao feita pelo artista possa estar prximo dos contextos e fatos histricos, atuando como testemunha de tais eventos; bem como atingir a um pblico mais extenso daqueles que poderiam acessar o quadro ou a escultura apenas pela visita ao pas dessa obra, ou dentro de uma galeria de museu, ou pior, ser negado seu acesso por ser objeto de uma coleo particular. As novas tcnicas de produo possibilitaram uma inverso na logica da tradio e, tambm, no valor simblico do objeto artstico.

AUTENTICIDADE A ideia de autenticidade em meio a reproduo da obra de arte abordado por Benjamim segundo duas perspectivas. Para ele, a ideia de Autenticidade na obra de arte remete a uma interseo entre o objeto artstico e seu contexto/vivncia scio-histrica, ou seja, ao pensar a respeito da Autenticidade de determinado objeto, estamos trazendo para o dilogo os elementos representativos (e discursivos) daquela obra. Sua relevncia temporal, espacial, seu valor simblico em meio comunidade, pas, histria da humanidade. Diz o texto: o aqui e agora do original constitui o contedo da sua autenticidade, e nela se enraza uma tradio que identifica esse objeto, at os nossos dias, como sendo aquele objeto, sempre igual e idntico a s mesmo. (p. 167).

No processo de reproduo, tal contextualizao se perde. A relao estabelecida entre expectador e obra (seja dentro do museu, santurio, etc.) que antes condicionava a movimentao desse espectador at o local da obra facilitado pelo processo de transposio desse objeto em outro suporte tecnolgico, seja por meio de filme ou fotografia. peras e sinfonias podem ser apreciados por meio do registro udio-fnico, sem a necessidade de visitar a Europa para poder apreciar essa ou aquela orquestra (ou compositor). Alm da possibilidade de transposio, facilitando o contato do espectador, esse mesmo objeto artstico pode sofrer alteraes, seja na dimenso; como no caso da reproduo por meio da fotografia de uma catedral, at mesmo do recorte de um fragmento para destacar determinado espao/objeto. As tcnicas de reproduo oferecem novas abordagens sobre uma determinada obra, principalmente pelo uso da fotografia e do cinema. Podemos destacar alguns detalhes, alterar andamentos e tempos, provocando novas recepes e impresses, ampliando o repertrio interativo com o espectador. O acesso a uma determinada imagem facilita o servio de divulgao e veiculao da obra original (tambm a forma de produo pelo artista). A autenticidade de uma coisa a quintessncia de tudo o que foi transmitido pela tradio, a partir de sua origem, desde sua durao material at o seu testemunho histrico (p.168). A relao com essa cpia tambm possibilita uma ressignificao do papel, e poder, da obra, mantendo-a viva. Tal atualizao provoca um deslocamento dos pressupostos postos pela tradio, abalando uma construo de valor patrimonial da cultura posto pela Tradio.

DESTRUIO DA AURA Para Benjamim, discutir a importncia da autenticidade passa pela relao de apego da tradio a certos elementos construdos historicamente. Isso chamado por Benjamin de aura, que circunda a obra de arte, revelando a sua singularidade. Com o processo de reproduo e, em consequncia, a relativa desvalorizao do original em consequncia da posse da cpia, a aura sofre um atrofiamento.

Nessa discusso preciso destacar a importncia da propriedade, no caso, do consumo, que valoriza a posse e da divulgao e do acesso de uma potencia de tradio esttica da classe dominante em detrimento posse de uma obra original. Para Benjamin a aura uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a apario nica de uma coisa distante, por mais perto que ela esteja (170).

RITUAL E POLTICA Ao ampliar a questo da tradio e da aura, Benjamin resgata discusso sobre a funo social desempenhada pela obra de arte ao longo da histria. O objeto artstico desempenhava o papel ritualstico, onde sua relevncia estava vinculada ao culto. Objetos eram postos longe do olhar do pblico e destinado aos sacerdotes e a datas e locais especficos. O fascnio do objeto artstico o fascnio do mgico, do rito. Porm, esse papel ritualstico tambm ressignificado. Uma obra de culto na cultura grega passa a representar (e traduzir) elementos profanos dentro da sociedade romana por exemplo. Logo, a importncia do ritual destaca o campo simblico e representativo daquela obra (ou seja, sua aura) em determinada cultura. Com o Renascimento, o culto ao objeto artstico desloca-se da sua funo mgicoteolgica e cultua-se o belo. A valorizao das formas e do deleite esttico sobrepe-se ao religioso estabelecendo uma nova hierarquia na arte. Com o advento da fotografia, o mundo da representao na arte entra em crise. Segundo Benjamin com a reprodutibilidade tcnica, a obra de arte se emancipa pela primeira vez na histria, de sua existncia parasitria, destacando-se do ritual (p.171). Os meios de reproduo audiovisual passaram a desempenhar novos papeis, principalmente nas instncias polticas e mercadolgicas.

AS TRANSFORMAES E PARTICULARIDADES NOS MEIOS DE PRODUO Benjamin apresenta outros argumentos referentes s particularidades candentes no processo de produo em arte e as novas relaes estabelecidas, tanto no papel do artista quanto na recepo. Elementos como o valor de culto e o valor de exposio contribuem para avaliar a variao do papel (e mercadolgico) de determinada obra. A fotografia possibilitou disseminar a imagem da obra, porm, as primeiras discusses tericas se perderam em anlises que buscavam legitimar se tal tcnica, assim como o cinema, poderia ser considerada arte ou no. Para Benjamin, perdeu-se a oportunidade de se discutir sobre quais seriam as implicaes no cenrio social e de produo em arte provocadas por tais linguagens. Alguns tentaram acoplar uma anlise que destacava os elementos mgicos da produo artstica da tradio em relao ao cinema. Para propor uma anlise especfica a respeito das contribuies desses avanos, Benjamin destacou as particularidades afetadas na arte, antes e depois do desenvolvimento da tcnica. Para esse fim, Benjamin utiliza do cinema para ilustrar tais transformaes nas relaes. Exemplifica o processo de produo e interao encontradas no Teatro e cinema, onde a autenticidade da expressividade se encontra na encenao e relacionamento direto com o pblico. No teatro, a relao com a produo e com a encenao do ator se d de forma direta com o pblico. Cada apresentao constri novas relaes. A cada nova apresentao o ator precisa se preparar novamente para entrar em contato com um pblico diferente. No caso do ator do teatro ele consegue manter certos aspectos de sua aura, trabalhando no processo de apropriao e transmisso dos elementos da obra que est encenando para o seu pblico. J no caso do cinema, a interpretao do ator construda por meio da sua imaginao. Ao interagir com a lente da cmera, ele deve buscar atingir a um pblico que no se encontra presente. No cinema, o ator est isolado. Ele ensaia sozinho e se

apresenta para um conjunto de equipamentos e equipe tcnica. Nesse processo no existe aura e sim a instrumentalizao da representao. Outra importante caracterstica do cinema seu processo de filmagem. Para a construo de uma cena so utilizados inmeros recursos e dispositivos. O cinema brinca com a elasticidade do tempo. Uma determinada ao cinematogrfica demanda inmeras alternncias de cmeras, de cenrios e outros elementos. Uma mesma cena pode demorar alguns dias para ser concluda. Mas, para o espectador, aquela cena acontece em uma mesma sequncia. A construo da iluso no teatro acontece como um todo, por meio da relao entre diretor, cenografia e pblico. Os cenrios so apresentados de uma nica vez (ou fazendo uso de certos recursos e transformaes que so acompanhados pelo pblico). J no cinema, a construo da iluso conseguida atravs da montagem, mas o espectador no acompanha este desenvolvimento. O foco da lente estrategicamente direcionado de forma a esconder todo o bastidor e engrenagens que envolvem a sua produo. Para Benjamin a representao cinematogrfica a que mais representa pictoricamente a realidade do homem moderno. O que caracteriza o cinema no apenas o modo como pelo qual o homem se apresenta ao aparelho, tambm a maneira pela qual, graas a esse aparelho, ele representa para si o mundo que o rodeia (p.28, 2 verso). Assim, o cinema provoca um aprofundamento da percepo do espectador. Para Benjamin, o cinema oportunizou uma retirada do homem comum do aprisionamento de seu cotidiano oferecendo novas possibilidades em sua relao com o espao e o tempo. O tempo de exposio que a cmera proporciona uma maior, e mais abrangente, compreenso do comportamento e relaes humanas. Porm nem tudo que advm do cinema visto com bons olhos pelos crticos do perodo. Para alguns, a nfase dada pelo mercado linguagem cinematogrfica constri um efeito hipntico em seus espectadores, apenas contribuindo na produo de escapismo (e no na construo e provocao de transformaes mais significativas em

seus espectadores). Benjamin questiona tal interpretao afirmando que, apenas alegar que o cinema cumpre apenas com o papel de divertir, acaba por reafirmar certos preconceitos, onde a massa procura diverso, mas a arte exige a concentrao (p.32. 2 verso). possvel refletir a importncia da relao de diverso como estratgia de insero de hbitos mais qualificados no comportamento dos espectadores. Para ele, quando se pensa a relao com a diverso, a obra de arte que penetra na massa, diferente do que se tinha anteriormente, na relao de apreciao esttica (e esttica) de uma obra de arte, onde o espectador tinha que mergulhar na obra.

CONSIDERAES FINAIS Benjamin trabalha em seu ensaio o poder transformador da arte em meio s reformas e avanos tcnicos. Diferentemente do que havia, por meio da produo artstica marcada pelo culto e no direcionamento e elitizao do acesso, com o advento dos avanos das tcnicas de reproduo possibilitou uma maior acessibilidade de tais objetos. Alm da divulgao, as tcnicas de produo viabilizaram novas experincias no que tange a recepo e produo artstica instigando artistas a dialogarem com esse novo referencial para a arte. Repudia-se a simples contemplao artstica, a relao passiva entre expectador e obra. Assim como o Dadasmo, a produo em arte sofre novas interferncias e situaes. Benjamin defende, assim como Breton, que a Arte s adquire valor conforme ela agita o reflexo do futuro. Produzir arte deve ser uma ao revolucionria e questionadora. Porm esse trabalho um processo de resistncia, principalmente no que diz respeito utilizao massificada das produes audiovisuais, principalmente por estados totalitrios e pela indstria cultural de massa. Aqui importante fazer uma ressalva. Diferente do pensamento de Adorno e Horkheimer, que veem a reproduo e a massificao da produo artstica enquanto produtos de consumo massificados e manipuladores ideolgicos, Benjamin defende que a reproduo tcnica possibilita a

massificao do acesso e tambm para uma relativa quebra de hierarquias vinculadas tradio artstica. Benjamin acredita no valor ideolgico e poltico da produo cinematogrfica em benefcio da classe proletria, a partir do momento que tal classe estivesse pronta para assumir seu protagonismo poltico. Nesse caso, o cinema seria um importante propagador e facilitador no trabalho de construo dessa nova identidade popular. A tecnologia para Benjamin apresenta duas caractersticas. Se por um lado, a reproduo destri o legado da tradio, por outro propicia populao uma nova interao com a obra de arte, onde os mtodos de produo poderiam se converter num importante e poderoso mecanismo de sublevao dos mecanismos sociais.

Anda mungkin juga menyukai