Anda di halaman 1dari 35

11

1 INTRODUO

A Farmcia Hospitalar um rgo de abrangncia assistencial tcnico-cientfica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas produo, armazenamento, controle, dispensao e distribuio de medicamentos, bem como, de correlatos s unidades hospitalares. igualmente responsvel pela orientao de pacientes ambulatoriais, visando sempre eficcia da teraputica, alem da reduo dos custos, voltando tambm para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional. A Farmcia Hospitalar data da poca de gregos, romanos, rabes, e se sabe que na Idade Mdia a medicina e a farmcia se desenvolviam de forma paralela sob a responsabilidade de religiosos dos conventos, nas boticas e nos hortos de plantas medicinais. Com o advento das especialidades farmacuticas, o farmacutico passou a no exercer a sua funo de manipulador de formas medicamentosas e orientador do uso de medicamentos. (BRASIL, 1994). A principal razo de ser da Farmcia servir ao paciente objetivando dispensar medicamentos seguros e oportunos. Sua misso compreende tudo o que se refere ao medicamento desde sua seleo at sua dispensao, velando a todo o momento por sua adequada utilizao no plano assistencial, econmico, investigativo e docente. O farmacutico tem, portanto, uma importante funo clnica, administrativa e de pesquisa. (BRASIL, 1994). A farmcia hospitalar necessita, para o desenvolvimento de suas atribuies, de uma estrutura fsica e organizacional para cumprimento de pressupostos tcnicos, sendo esta uma demanda crescente. Outro aspecto a ser ressaltado o custo financeiro dos medicamentos. A farmcia hospitalar uma rea que necessita de elevados valores monetrios, portanto, o farmacutico hospitalar deve estar habilitado a assumir atividades clnico-assistenciais (participao efetiva na equipe de sade), contribuindo para a racionalizao administrativa com conseqente reduo de custos. (BRASIL, 1994). A Assistncia Farmacutica Hospitalar constitui-se como um sistema complexo e relevante no mbito da gesto de sistemas e servios de sade, no somente por contemplar um dos insumos bsicos para cuidados aos pacientes, como tambm, pelos altos custos que envolvem este tipo de questo. Atualmente, espera-se que a farmcia hospitalar desenvolva atividades relacionadas gesto, que devem ser organizadas de acordo com as caractersticas do hospital

12

onde se insere o servio, isto , manter a coerncia com o tipo de complexidade do hospital. Essas atividades podem tambm observadas sob o ponto de vista da organizao sistmica da Assistncia Farmacutica, objetivando toda a logstica dentro do interior da unidade hospitalar. (SOCIEDADE..., 2008). Cabe ainda, distinguir entre a atuao da farmcia hospitalar para com pacientes hospitalizados daquela para com pacientes assistidos ambulatorialmente, pois a diferenciao existe porque as estratgias e os alvos so distintos. Na ambulatorial, fundamental orientar adequadamente o paciente, e ampliar as possibilidades de adeso ao tratamento. Em contrapartida, o fornecimento de medicamentos a pacientes hospitalizados centrado em um trabalho de equipe. A efetividade do tratamento depende do trabalho em conjunto, em grande parte o sucesso da teraputica medicamentosa e a resolutividade dos servios da assistncia farmacutica hospitalar. (BRASIL, 1994). importante salientar que a farmcia hospitalar pode apresentar variaes de uma entidade hospitalar para outra, dependendo das caractersticas especficas. A estrutura do setor e o desenvolvimento profissional do farmacutico sero assuntos discutidos neste trabalho. O perfil tico e tcnico deste profissional deve ser diferenciado, de modo que se garanta uma atuao de qualidade nos diversos setores hospitalares, por meio de equipe multidisciplinar. Ao trabalhar em algumas unidades hospitalares percebe-se que algumas farmcias no esto adequadas de acordo com os padres da Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar (SBRAFH). Em 2007 na cidade de Goinia a SBRAFH reformulou os Padres Mnimos para o funcionamento de uma farmcia hospitalar. Os parmetros mnimos relatados foram com relao ao Ambiente da farmcia, pois esta deve ser localizada em rea que facilite a proviso de servios a pacientes e s unidades hospitalares. Ela deve contar com recursos de comunicao e transporte eficientes. Para o funcionamento de uma unidade de farmcia hospitalar devem existir no mnimo, os seguintes ambientes: rea para administrao rea para armazenamento, - rea de dispensao e orientao farmacutica. Se existirem outros tipos de atividades tais com: manipulao magistral e oficinal, manipulao de desinfetantes, fracionamento, produo de kits e outras devero existir ambientes especficos para uma destas atividades, atendendo a legislao pertinente. Os parmetros para recursos humanos devem contar com farmacuticos e auxiliares em numero adequado s atividades realizadas, de forma a proporcionar o desenvolvimento de processos seguros e sem sobrecarga ocupacional, respeitando limite de carga-horria semanal legalmente estabelecida. O nmero de farmacuticos e auxiliares depender das atividades desenvolvidas da complexidade do

13

cuidado, do grau de informatizao e mecanizao da unidade. Ento para as atividades de farmcia hospitalar recomenda-se de no mnimo 01 farmacutico para cada 50 leitos e 01 auxiliar para cada 10 leitos. (SOCIEDADE..., 2008). Como requisito metodolgico, optou-se pela reviso bibliogrfica do tema abordado, alm da pesquisa realizada com farmacuticos e auxiliares de farmcia que trabalham nas unidades pesquisadas, para investigar se estas se encontram adequadas conforme os padres da SBRAFH. Portanto, este trabalho pretende-se mostrar na prtica, o que ocorre dentro do setor farmacutico hospitalar e diante deste estudo, chegarem sugestes que contribuam para melhoramento desse setor.

14

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar as Farmcias Hospitalares, em quatro hospitais, na Regio Serto Central, do Estado do Cear.

2.2 Objetivos Especficos

Avaliar se as Farmcias Hospitalares atendem aos padres mnimos preconizados pela Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar. Conhecer a estrutura fsica, organizacional e sua inter-relao com os demais setores do hospital. Acompanhar a logstica da farmcia hospitalar atravs do processo de seleo, aquisio, armazenamento, administrao e controle dos medicamentos.

Evidenciar a existncia da Comisso de Controle de Infeco hospitalar; Identificar se os processos logsticos so desenvolvidos pelo profissional farmacutico.

15

3 REVISO DA LITERATURA

3.1 Breve Histrico da Farmcia Hospitalar

As atividades farmacuticas datam da poca de gregos e troianos e, por muitos anos, foram confundidos com as atividades mdicas, sendo separados somente alguns sculos depois. No segmento hospitalar, afirma-se que no comeo do sculo XX, a Farmcia se apresentava como imprescindvel ao funcionamento normal do hospital, talvez fosse unidade mais evoluda, no seu antigo e verdadeiro conceito, sempre de presena obrigatria e jamais esquecida pelas administraes, pois mantinha seu papel na preparao de receitas magistrais e oficinais. (BRASIL, 1994). A partir de 1930, e de forma mais importante em meados de 1940, de modo crescente, acentuou-se a influncia da indstria farmacutica que levou a mudana do conceito de Farmcia, que de manipuladora ativa se transformava passivamente em simples dispensrio de medicamentos, onde o corpo tcnico de farmacuticos foi sendo substitudo por leigos. Isto ocorreu em todo o mbito farmacutico. A partir de 1950, os Servios de Farmcia Hospitalar, representados na poca pelas Santas Casas de Misericrdia e Hospitais Escola, passaram a se desenvolver e a se modernizarem. (CONSELHO..., 2008). A primeira publicao a respeito da Farmcia Hospitalar no Brasil deve-se ao Professor Jos Sylvio Cimino, que muito lutou para a existncia destas nas unidades hospitalares. De acordo com esta publicao e com a viso da poca, o principal objetivo da Farmcia Hospitalar era produzir e distribuir medicamentos e produtos afins s unidades requisitantes e servir ao Hospital como rgo controlador da qualidade dos produtos, no s qumicos como alimentcios adquiridos para seu consumo, assim como cooperar pelas suas sees competentes, nas pesquisas, diagnsticos e investigaes cientficas da entidade. Se at o incio da dcada de 70, na Europa e nos Estados Unidos, os objetivos da Farmcia eram restritos, ficando apenas na obrigatoriedade de distribuir produtos industrializados aos pacientes, no Brasil no era diferente, e o farmacutico hospitalar tinha como funo o fornecimento dos medicamentos e o controle dos psicotrpicos e entorpecentes. S a partir dos anos 90 a Farmcia Hospitalar brasileira passa a ser essencialmente assistencial e com um enfoque logstico muito importante.

16

Antes era raro encontrar um profissional farmacutico atuando dentro dos hospitais, e os poucos que entravam nessa rea tinham que descobrir, praticamente sozinhos, qual o seu papel dentro das instituies. Tambm no existia a disciplina Farmcia Hospitalar nas faculdades brasileiras, e os farmacuticos que se destacavam na rea aprendiam suas funes na prtica, atravs da observao e do bom senso, ou recorriam a cursos no exterior para se aprimorar. Faltava aos brasileiros um referencial terico e um frum para que os problemas do setor pudessem ser discutidos. Era urgente a criao de uma entidade para congregar os profissionais e prepar-los para atuar num mercado crescente, onde a assistncia e os cuidados integrais do farmacutico so fundamentais. Surgia assim, em 21 de maio de 1995, a Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar (SBRAFH). (BRASIL, 1994).

3.2 Alguns Conceitos sobre Farmcia Hospitalar


A Farmcia Hospitalar um rgo de abrangncia assistencial, tcnico-cientfica e administrativa, em que se desenvolvem atividades ligadas produo, armazenamento, controle, dispensao e distribuio de medicamentos e materiais mdico-hospitalares. igualmente responsvel pela orientao de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre eficcia da teraputica, racionalizao dos custos, voltando-se tambm para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional. Conforme Cimino (1973), Farmcia Hospitalar definida como uma Unidade tecnicamente aparelhada para prover s clnicas e demais servios, dos medicamentos e produtos afins de que necessitam para seu normal funcionamento. (BRASIL, 1994). A Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar (SBRAFH) conceitua como Uma unidade clnica administrativa e econmica, dirigida por profissional farmacutico, ligada hierarquicamente direo do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades de assistncia ao paciente. (SOCIEDADE..., 2008).

17

3.3 Estrutura Organizacional da Farmcia Hospitalar

A estrutura organizacional de uma Farmcia Hospitalar depende do tipo de atendimento assistencial da Instituio, do nmero de leitos, das atividades da farmcia e dos recursos financeiros, materiais e humanos, disponveis. Independentemente da complexidade da organizao da farmcia, esta tem por funes essenciais, que para serem executadas precisam de profissionais com conhecimentos bsicos tericos e prticos para o bom desempenho das funes. A Farmcia Hospitalar deve ser considerada como um servio clnico e hierarquicamente ligada direo do hospital e ao servio mdico e no aos servios de administrao de materiais e patrimnio, como ocorre usualmente. (BRASIL, 1994).

3.3.1 Localizao

A localizao da Farmcia Hospitalar deve ser em rea de livre acesso e circulao, para que possa atender aos pacientes internados e ambulatoriais na distribuio de medicamentos e aos produtos farmacuticos adquiridos para consumo. Esta tambm de vez em quando recebe visitas de tcnicos e de fornecedores, da a importncia de uma boa localizao. (BRASIL, 1994).

3.3.2 rea fsica preconizada pela SBRAFH


Existem alguns fatores que podem condicionar o espao necessrio para uma farmcia, que so: tipo de hospital (geral ou especializado); nmero de leitos; localizao geogrfica; tipo de assistncia prestada pelo hospital; tipo de compras efetuadas pela farmcia; tipos de atividades da farmcia. (BRASIL, 1994). Toda farmcia de hospital deve dispor de pelo menos algumas reas consideradas essenciais, como:

3.3.2.1 Central de Abastecimento Farmacutico (CAF)

18

Serve para garantir a correta conservao dos medicamentos, germicidas, correlato e outros materiais adquiridos, dentro dos padres e normas tcnicas especficas, que venham assegurar a manuteno das caractersticas e qualidade necessrias sua correta utilizao. A Central de Abastecimento Farmacutico deve ter local e condies adequadas, alm de acesso otimizado, que facilite o recebimento e a distribuio; instalao de gua e eletricidade para o desempenho das atividades; eficiente sistema de comunicao entre todas as dependncias do hospital; sistema de drenagem para prevenir inundaes; diviso e portas que favoream a circulao e a liberdade de movimentos; equipamentos adequados a segurana contra incndio e acidentes ocupacionais; localizado o mais prximo possvel das unidades hospitalares; bom sistema de ventilao; pisos, paredes e teto lavveis, noumidificveis, que permitam a correta limpeza; local com boa disposio dos produtos farmacuticos e boas condies ambientais, em relao temperatura, luz solar e umidade. Dever estar organizacionalmente dividida em: recepo, armazenagem e distribuio. Medicamentos, correlatos, produtos inflamveis, radiofrmacos e outros, necessitam de condies especficas de armazenamento de acordo com as caractersticas fsico-qumicas destes, sendo conveniente a diviso em reas isoladas: rea de armazenagem geral, rea de armazenagem de inflamveis, rea de armazenagem dos termolbeis e rea de armazenagem de psicotrpicos e entorpecentes. (BRASIL, 1994).

3.3.2.2 rea de dispensao interna

Deve permitir dispensar corretamente os medicamentos, segundo as exigncias do sistema de distribuio adotado. De qualquer forma, precisa de espao para anlise das prescries para a guarda dos produtos dispostos de forma a facilitar a separao e preparao das doses200. (BRASIL, 1994).

3.3.2.3 rea de produo/manipulao - farmacotcnica

19

Esta rea dever dispor de equipamentos especficos, convenientemente instalados cujos graus de complexidade e de desenvolvimento estejam em consonncia com os medicamentos e germicidas manipulados. (BRASIL, 1994).

3.3.2.4 Centro de Informaes de Medicamentos (CIM)

No obrigatrio o CIM estar situado na rea da farmcia, mas deve ser de fcil acesso equipe de sade do hospital, j que difundir informaes objetivas e esclarecedoras to importante quanto distribuir corretamente os prprios medicamentos. O Centro de Informao de Medicamentos deve reunir condies de fornecer informaes referentes a medicamentos, germicidas e correlatos, segundo as necessidades do Servio de Controle de Infeces Hospitalares. (BRASIL, 1994).

3.3.2.5 rea administrativa


Nesta rea so realizadas as atividades da aquisio de medicamentos, controle de estoques, estudos de consumo e custos, previso das atividades, enfim, onde so analisadas todas as aes realizadas na farmcia.

3.3.3 Recursos humanos

A Farmcia Hospitalar dever estar dotada de farmacuticos, tcnicos e auxiliar de farmcia, em nmero suficiente para exercer as funes que se queiram desenvolver de acordo com o plano de prioridades assistenciais do hospital. Deve estar sob a responsabilidade de um farmacutico habilitado legalmente e especializado em Farmcia Hospitalar, que deve prestar assistncia total ao hospital. Para isso necessrio que conforme o tamanho do hospital exista vrios farmacuticos para que a Farmcia Hospitalar sempre tenha um farmacutico presente. A atualizao, tanto dos farmacuticos como dos seus auxiliares, deve contemplar conhecimentos gerais de epidemiologia e anlise de custos tangveis e intangveis das

20

infeces hospitalares. A correta compreenso destes elementos fundamental para insero e integrao da Farmcia Hospitalar no programa institucional de controle de infeco.

3.3.4 Informtica

O sistema de sade complexo e com muitos componentes, gerando grande nmero de funes, o que se torna inexeqvel sem que exista um processador e um controlador mecnico de dados. Por isso de suma importncia a informatizao na farmcia hospitalar. Na Farmcia Hospitalar existem muitas reas onde a melhora da qualidade e a produtividade, podem estar associadas utilizao de um sistema eficiente e mecnico de processamento e controle de dados. A gesto dos estoques da farmcia hospitalar a acumulao estocada de recursos transformados de uma operao, por um lado, eles so custosos e representam riscos, mas por outro lado, proporcionam certo nvel de segurana em ambientes complexos e incertos. Em resumo, as funes do controle de estoque so: determinar quanto e quando comprar, Acionar o setor de compras, determinarem o que deve permanecer estocado, controlar quantidades e valores estocados, identificar e retirar do estoque itens obsoletos ou danificados, realizar inventrios peridicos. No que diz respeito e de maneira geral, as farmcias hospitalares so obrigadas a trabalhar com estoques altos que abrigam uma grande diversidade de produtos que dificultam o planejamento de ressuprimento e aliado a isso, alguns problemas so verificados: A maioria dos profissionais responsveis por gerenciar estes estoques no possui qualificao adequada, e muitas vezes o controle e as tomadas de deciso so feitos sem o uso de sistemas computacionais especficos de suporte deciso. por isso nos ltimos anos o setor de estoque de compras das farmcias hospitalares vem sofrendo profundas transformaes, tendo sempre com suporte tcnico grandes programas de informtica e melhorando a questo da logstica.

21

3.3.5 Inter-relaes com outros setores do hospital

A Farmcia Hospitalar deve manter um relacionamento de cooperao com todos os servios do hospital e, especialmente com aqueles cujas funes fazem interligaes entre suas atividades. Essa inter-relao deve ocorrer, por exemplo: com a equipe de enfermagem responsvel pelos cuidados diretos aos pacientes hospitalizados, dispondo, no desempenho de suas atividades a necessidade indispensvel do contato permanente com a equipe da farmcia na administrao de medicamentos e na fmacovigilncia com a deteco precoce das reaes adversas, entre outros. A inter-relao com a equipe de sade (clnica e cirrgica) se d atravs dos subsdios que o Centro de Informaes de Medicamentos pode repassar. Com a Administrao do Hospital ocorrem por intermdio do acompanhamento de todos os processos de aquisio, distribuio e controle dos medicamentos, insumos e correlatos. Com isso, pode-se perceber que a Farmcia Hospitalar no uma rea isolada, mas um importante servio na assistncia ao paciente hospitalizado. (CONSELHO..., 2008).

3.4 A Farmcia Hospitalar e suas Funes Bsicas

A Farmcia Hospitalar moderna tem como objetivo promover o uso racional do medicamento sustenta seu trabalho em cinco pilares fundamentais, que so: seleo de medicamentos, germicidas e correlatos; aquisio, conservao e controle de medicamentos selecionados; manipulao/produo de medicamentos, germicidas - farmacotcnica; estabelecimento de um sistema racional de distribuio de medicamentos; implantao de um sistema de informao sobre medicamentos. Esses cinco pilares constituem as funes que poderiam ser classificadas como prioritrias na Farmcia Hospitalar, j que qualquer outra atividade dever sustentar-se em uma ou vrias destas funes. Uma vez consolidadas as cinco funes que se consideram prioritrias na Farmcia Hospitalar, podem-se desenvolver programas ou outras aes tendentes a conduzir ao emprego seguro e eficaz dos medicamentos, tais como: Estudos de utilizao de medicamentos; Participao na elaborao de protocolos teraputicos; Desenvolvimento de programas de farmacocintica clnica;

22

Participao em programas de frmacovigilncia; Desenvolvimento de programas de farmcia clnica; Desenvolvimento de programas de suporte nutricional; Desenvolvimento de programas que visem implantao de central de misturas intravenosas a central de diluio, entre outros. (SANTOS, 2006).

As funes bsicas da Farmcia Hospitalar sero listadas a seguir:

3.4.1 Selees de medicamentos, germicidas e correlatos

A seleo de medicamentos definida como um processo contnuo, literativo, multidisciplinar e participativo, que determina e assegura os nveis de acesso aos medicamentos necessrios ao sistema de sade. O processo baseia-se em critrios cientficos e econmicos e fornece elementos necessrios ao uso racional de medicamentos. (CONSELHO..., 2008). No hospital, estas aes esto vinculadas s atividades desenvolvida pela Comisso de Farmcia e Teraputica. Em nosso pas, muitas vezes, o processo realizado pela Farmcia Hospitalar, tendo a necessidade de participao multidisciplinar, visando maior alcance de todos. A seleo de germicidas obedece ao mesmo processo realizado com os medicamentos. A escolha dos produtos e os critrios de utilizao devem ser estabelecidos conjuntamente pela Comisso/Servio de Controle de Infeco Hospitalar e a Farmcia Hospitalar. Na seleo de germicidas necessrio o conhecimento sobre a composio, mecanismo de ao, indicaes e contra-indicaes de uso dos produtos. Na seleo de correlatos, necessrio observar o disposto na legislao vigente. Estes dados fazem parte da Portaria Conjunta n 1 da Secretaria de Vigilncia Sanitria e Secretaria de Assistncia Sade, de 17 de maio de 1993. O processo de seleo de correlatos exige conhecimento dos seguintes fatores para a deciso: descrio sumria do produto; objetivo do produto; apresentao; classificao e uso nico. (CONSELHO..., 2008).

23

3.4.2 Aquisies, armazenamento e conservao de medicamentos, germicidas e correlatos

A aquisio de medicamentos, germicidas e correlatos selecionados para uso hospitalar, constitui-se num processo ligado s decises relativas qualidade, e aos fatores de custo, alm de relacionar-se ao gerenciamento da produo, fracionamento e controle dos mesmos, quando passveis de semi-industrializao pela Farmcia Hospitalar. O processo de aquisio tem carter multidisciplinar e deve ser avaliado por uma Comisso de Parecer Tcnico ou por delegao de competncia a especialistas. Em conjunto com as funes de logstica, o processo de aquisio deve evitar a ruptura dos nveis de estoque, o que determina a interrupo das atividades assistenciais. Para tanto, o sistema de informaes deve monitorizar todo o processo a que est submetido cada artigo armazenado ou em aquisio, com o objetivo de manter estoques contnuos. Na aquisio de medicamentos, o conhecimento detalhado sobre o fabricante e o cumprimento das Boas Prticas de Fabricao deve ser considerado como critrio na escolha do produto a ser adquirido. (CONSELHO..., 2008). Os germicidas possuem aspectos especficos a serem considerados na aquisio, e os correlatos necessitam de registro conforme estipulado na legislao (Portaria Conjunta n 1/93), em que esto categorizados os tipos estabelecidos e os cuidados pertinentes e cada um. Alm dos aspectos legais, necessrio testar o correlato em uso, pois mesmo produtos registrados podem apresentar problemas na sua utilizao, para isso, alguns aspectos importantes devem ser observados, sendo: qualidade, segurana, simplicidade, servio e parecer. (CONSELHO..., 2008). Todos os produtos so armazenados obedecendo s condies tcnicas ideais de luz, temperatura e unidade, em uma central de abastecimento farmacutico. A armazenagem uma atividade de importncia fundamental na assistncia farmacutica hospitalar e tem como objetivo bsico garantir a conservao dos medicamentos, germicidas, correlatos e outros materiais adquiridos, dentro de padres e normas tcnicas especficas, que assegurem a manuteno das caractersticas e qualidade necessrias correta utilizao. (CONSELHO..., 2008). Os produtos devem ser dispostos de forma a garantir inviolabilidade, caractersticas fsico-qumicas, observao dos prazos de validade, com a manuteno da qualidade dos produtos. (CONSELHO..., 2008).

24

A reduo do custo dos estoques da farmcia hospitalar conseguida atravs do adequado abastecimento em produtos e servios utilizando, se possvel, processos que permitam sua padronizao. (CONSELHO..., 2008). Padronizar medicamentos significa escolher, dentre uma relao de produtos e de acordo com determinadas especificaes, aqueles que atendam s necessidades de cobertura teraputica da populao-alvo que se deseja tratar.

3.4.3

Manipulao/produo

de

medicamentos

germicidas:

farmacotcnica
Uma Farmcia Hospitalar deve estar preparada para manipular determinadas preparaes farmacuticas necessrias ao hospital, na forma de dosificao eficaz e segura, com apresentao adequada s seo responsvel por esta atividade a Farmacotcnica. A unidade de farmacotcnica da Farmcia Hospitalar pode realizar atividades atravs de vrias reas distintas, para alcanar seus objetivos buscando atingir uma mecnica de funcionamento que permita:

Fomentar a responsabilidade das pessoas que participam da elaborao e controle dos medicamentos; Seguir de forma detalhada, a trajetria de fabricao, manipulao ou fracionamento de cada medicamento ou produto com qualidade garantida; Reduzir os desvios da qualidade ao mnimo possvel; Identificar a origem e as caractersticas concretas de qualquer produto. (BRASIL, 1994).

Alm disso, o setor de anlise e controle da qualidade deve possuir rea prpria sob a responsabilidade de um farmacutico, diferente daquele que se ocupa da produo. Dispor de informaes atualizadas pr-requisito para atuar nas atividades tpicas de uma seo de farmacotcnica. Embora estas informaes encontrem-se dispersas em um nmero considervel de livros e revistas, possvel fazer uma seleo de publicaes que constituem uma documentao mnima, cuja consulta permite resolver boa parte dos problemas mais freqentes. (BRASIL, 1994).

25

3.4.4 Distribuies de medicamentos, germicidas, correlatos e controle de consumo

Quanto maior for eficincia e eficcia do sistema de distribuio de medicamentos, maior contribuio ser prestada para garantir o sucesso das teraputicas e profilaxias instauradas. O controle da prescrio de medicamentos de uso restrito como antibacterianos antivirais e antifngicos, est relacionado com a dispensao destes. O controle da distribuio de germicidas, conforme o nvel de atividades determinadas pelas rotinas institudas pelo Servio de Controle de Infeces Hospitalares fundamental, para que somente pessoas treinadas tenham acesso aos mesmos. O uso indiscriminado de germicidas pode contribuir para a m utilizao e desenvolvimento de resistncia cruzada com antimicrobianos. (CONSELHO..., 2008). Existe um mtodo farmacutico de dispensao e controle de medicamentos em instituies de sade chamado Sistema de Distribuio de Medicamentos por Dose Unitria (SDMDU). Pode diferir na forma de execuo, dependendo das condies e necessidades institucionais. (CONSELHO..., 2008). Os elementos principais que distinguem o SDMDU dos sistemas tradicionais so medicamentos contidos em embalagens unitrias, dispostos conforme o horrio de administrao e prontos para serem administrados segundo a prescrio mdica, individualizados e identificados para cada paciente. Sua distribuio pode ser em embalagem plstica, com separaes obtidas por solda ou em escaninhos adaptveis a carros de medicamentos adequados ao sistema de distribuio. (CONSELHO..., 2008). O sistema de distribuio de correlatos pode estar includo nas atividades do setor de dispensao ou da Central de Abastecimento Farmacutico, segundo a realidade de cada instituio. (CONSELHO..., 2008). No sistema coletivo, pode-se ter a simples solicitao das unidades de internao ou de cirurgia, diretamente ao centro distribuidor, sem controle algum. Tambm pode ser efetuado atravs de estoque por unidade assistencial, onde so estabelecidos quais produtos podem ser dispensados a cada unidade e suas quantidades mximas e mnimas. A reposio pode ser efetuada atravs de solicitao do pessoal de enfermagem ou automaticamente pela Farmcia Hospitalar, mediante controle dos estoques de todas as unidades. (CONSELHO..., 2008).

26

No sistema de prescrio individualizada, podem-se dispensar alguns produtos segundo a prescrio mdica e em outros, conforme a solicitao da enfermagem. O sistema de distribuio de germicidas deve estar baseado nas rotinas estabelecidas pelo Programa de Controle de Infeces Hospitalares e ser integrante das aes e rotinas permanentes do Servio de Controle de Infeco Hospitalar. (CONSELHO..., 2008). Alm das funes bsicas e clnicas, o servio de farmcia ter, obrigatoriamente, que desenvolver atividades educacionais e de pesquisas e participar ativamente nas Comisses de Farmcia Teraputica, Controle de Infeco Hospitalar, Suporte Nutricional de Parecer Tcnico para o aprimoramento da assistncia farmacutica hospitalar. (CONSELHO..., 2008).

3.5 O Profissional Farmacutico


Embasado na concepo generalista da atuao farmacutica tendo o medicamento como foco central da sua atuao inserindo-se no contexto do sistema de sade como o profissional responsvel pelos diferentes aspectos da preparao e dispensao de medicamentos. Nesta face da profisso a ateno farmacutica apresenta-se como um saber e uma rea de atuao onde o farmacutico tem uma importncia fundamental na assistncia primria a sade.

3.5.1 Perfil do farmacutico hospitalar

A Organizao Mundial de Sade (OMS), em 1997, criou um documento destacando algumas qualidades que o farmacutico deve apresentar. Esse documento foi intitulado O Papel do Farmacutico no Sistema de Ateno Sade. Esse profissional ao apresentar todas essas qualidades chamado de Farmacutico sete estrelas. As qualidades necessrias para prestador de servios farmacuticos em uma equipe de sade; que ele seja capaz de tomar decises; ser comunicativo; ter esprito de liderana; gerente; estar atualizado permanentemente; alm de ser educador. O farmacutico hospitalar deve estar habilitado a ser o responsvel por todo fluxo logstico de medicamentos e materiais mdico-hospitalares, alm do ex erccio da Assistncia Farmacutica. (SOCIEDADE..., 2008). um profissional que, habilitado com o grau de especialista, responsvel pela problemtica do medicamento em nvel hospitalar, orientando-se para o exerccio em reas

27

profissionais especficas, preconizadas a nvel mundial como sendo parte integrante do exerccio farmacutico hospitalar: organizao e gesto, distribuio e informao, farmacotecnia, controle de qualidade, frmacovigilncia, ensaios clnicos em meio hospitalar, farmacocintica, radiofarmcia, atividades complementares da designada farmcia clnica e ateno farmacutica. (CONSELHO..., 2008).

3.5.2 Atribuies do farmacutico


As principais atribuies do farmacutico dentro das instituies hospitalares, que em relao s caractersticas e a complexidade delas, podem ser necessrias a participao em outras atividades. (CONSELHO..., 2008).

a) Planejamento, aquisio, armazenamento, distribuio e descarte de medicamentos e materiais mdico-hospitalares: O farmacutico o responsvel legal por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade hospitalar, tendo papel fundamental na seleo de medicamentos (padronizao), elaborao de normas e controles que garantam a sistemtica de distribuio e critrios de qualificao de fornecedores. (CONSELHO..., 2008).

b) Manipulao de frmulas magistrais e oficinais; Proporcionar a qualquer momento, medicamentos com qualidade aceitvel, adaptados necessidade da populao que atende contribuir com as demais reas da Farmcia Hospitalar, desenvolver frmulas de medicamentos e produtos de interesse estratgico e/ou econmico, fracionar e/ou reenvasar medicamentos elaborados pela indstria farmacutica a fim de racionalizar sua administrao e distribuio e ainda preparar, diluir ou reenvasar germicidas necessrios para realizao de anti-sepsia, limpeza, desinfeco e esterilizao. (CONSELHO..., 2007).

c) Produo de medicamentos: Farmcia Hospitalar com escala produtiva industrial: segue todos os procedimentos da industrializao de produtos farmacuticos com a exigncia de existncia e cumprimentos das Boas Prticas de Fabricao. A produo de medicamentos em alguns hospitais visa atender a demanda da instituio, geralmente restringe-se aos rfos teraputicos. (CONSELHO..., 2008).

28

d) Pesquisas e atividades didticas: Toda farmcia hospitalar deve possuir manual (is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s), disponvel (is) e aplicado(s); estatsticas bsicas para o planejamento de melhorias; programa de capacitao e educao permanente; evidncias de integrao com outros processos e servios da Organizao. O ensino se faz presente nos hospitais atravs da realizao de estgios curriculares de cursos de Farmcia ou especializao em Farmcia. Quanto maior a difuso do conhecimento, maior a capacitao e o prestgio do farmacutico perante a comunidade hospitalar. Os farmacuticos do hospital devem assumir funes e outros de nvel superior, nvel mdio e auxiliar de sade que visem aprofundar o conhecimento sobre o emprego racional de medicamentos, a utilizao correta dos germicidas e o uso adequado dos correlatos e demais temas que possam melhorar a qualidade da assistncia e prevenir as infeces hospitalares. (CONSELHO..., 2008).

e) Gerenciamento de Resduos: Apresenta como principal objetivo minimizar a produo de resduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteo dos trabalhadores, a preservao da sade pblica, dos recursos naturais e do meio ambiente. (CONSELHO..., 2008).

f) Farmcia Clnica: Segundo o Comit de Farmcia Clnica da Associao Americana de Farmacuticos Hospitalares, esta rea pode ser definida como:

Cincia da Sade cuja responsabilidade assegurar mediante aplicao de conhecimentos e funes que o uso do medicamento seja seguro e apropriado, necessitando, portanto, de educao especializada e interpretao de dados, motivao pelo paciente e interao multiprofissional. (CONSELHO..., 2008).

g) Farmacovigilncia: Seus objetivos se resumem em: identificar os efeitos indesejveis desconhecidos, quantificar e identificar os fatores de risco, informar e educar os profissionais sanitrios e a populao, alm de subsidiar as autoridades sanitrias na regulamentao, aumentando a segurana na utilizao dos medicamentos. (CONSELHO..., 2008).

29

h) Tecnovigilncia: Vem a ser o acompanhamento do uso de materiais e equipamentos mdico-hospitalares, em especial quanto a sua eficcia, adequao ao uso e segurana. Entre as competncias da tecnovigilncia incluem-se: (CONSELHO..., 2008). 1) Monitorar, agregar e analisar as notificaes de queixas tcnicas e ocorrncia de eventos adversos com suspeita de envolvimento de equipamentos, produtos de diagnsticos de uso in vitro e materiais de uso em sade em estabelecimentos sujeitos vigilncia sanitria. 2) Fomentar estudos epidemiolgicos que envolvam equipamentos, produtos de diagnsticos de uso in vitro e materiais de uso em sade. 3) Identificar e acompanhar a presena no mercado de equipamentos, produtos de diagnsticos de uso in vitro e materiais de uso em sade tecnologicamente obsoletos que comprometam a segurana e a eficcia.

i) Frmacoeconomia: definida como a descrio, a anlise e a comparao dos custos e das conseqncias das terapias medicamentosas para os pacientes, os sistemas de sade e a sociedade, com o objetivo de identificar produtos e servios farmacuticos, cujas caractersticas possam conciliar as necessidades teraputicas com as possibilidades de custeio. Prope o trabalho integrado nas reas clnica e administrativa. (CONSELHO..., 2008).

j) Comisses Hospitalares: Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH): O farmacutico nesta comisso desenvolver: guia de utilizao de antimicrobianos, manual de germicidas, indicadores de controle de infeco e sensibilidade dos antimicrobianos, consumo e taxa de letalidade; monitorizao das prescries de antimicrobianos; controle de utilizao de resistncia antimicrobiana e estabelecer rotina de dispensao de antimicrobianos; controle de custos; estmulo terapia seqencial; elaborao de relatrios de consumo e educao permanente da equipe de sade. (CONSELHO..., 2008). Comisso de Farmcia e Teraputica (CFT): elaborar poltica de dispensao de medicamentos e atualizar a padronizao e aplicao conforme a instituio; fixar critrios para obteno de medicamentos que no constem na padronizao; validar protocolos de tratamento elaborados por diferentes servios clnicos; aumentar a investigao sobre a utilizao de medicamentos; participar ativamente de educao permanente em teraputica

30

dirigida Equipe de Sade e; assessorar todas as atividades relacionadas promoo do uso racional. (CONSELHO..., 2008). Comisso Tcnica de Anlise de Compras (CTAC): elaborar editais de compras e especificao tcnica e participar de licitaes e aquisies fazendo avaliao tcnica. (CONSELHO..., 2008). Comisso de tica e Pesquisa (CEP): emitir parecer tico sobre os projetos de pesquisa; manter-se atualizado no que se refere s normas nacionais e internacionais pertinentes tica nas pesquisas, buscando conhecimento e aprimoramento contnuo sobre ensaios clnicos e legislaes pertinentes. (CONSELHO..., 2008). Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN): preparao das nutries parenterais; avaliar o estado nutricional do paciente; desenvolver e aplicar o plano teraputico; manuteno do suporte e padronizar e reavaliar prticas nutricionais. (CONSELHO..., 2008). Equipe Multidisciplinar de Terapia Antineoplsica (EMTA): preparao dos quimioterpicos; atuao no suporte e; atuao na farmacoterapia. (CONSELHO..., 2008). Comisso de Farmacovigilncia/Tecnovigilncia: detectar de forma precoce os efeitos indesejveis; apontar reaes adversas alm daquelas j conhecidas; oferecer informaes educativas aos profissionais de sade do hospital; dispor de protocolos de tratamento ou preveno para estas reaes; monitorar as notificaes de queixas tcnicas ligadas aos materiais mdicos hospitalares e acompanhar o desenvolvimento tecnolgico ligado aos materiais de uso em sade. (CONSELHO..., 2008).

31

4 METODOLOGIA

4.1 Desenho do Estudo

Trata-se de um estudo quantitativo, realizado em quatro hospitais da Regio Serto Central do Estado do Cear. A pesquisa teve por finalidade analisar as Farmcias Hospitalares dessas instituies, tendo como parmetro os padres mnimos preconizados pela Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar.

4.2 Local do Estudo

Hospital A Localiza-se a 280Km de Fortaleza, possui 60 leitos, atendimento secundrio, realizando cirurgias, com aproximadamente 50 funcionrios.

Hospital B Localiza-se a 298Km de Fortaleza, possui 25 leitos, atendimento secundrio, com aproximadamente 40 funcionrios.

Hospital C Localiza-se a 320Km de Fortaleza, possui 35 leitos, atendimento secundrio, com aproximadamente 40 funcionrios.

Hospital D Localiza-se a 310Km de Fortaleza, possui 20 leitos, atendimento secundrio, com aproximadamente 20 funcionrios.

4.3 Coleta e Anlise dos Dados

A coleta de dados foi realizada por meio de um questionrio com perguntas fechadas, (Apndice A) aplicado pelo pesquisador nas instituies de sade. Os sujeitos foram os Farmacuticos ou Auxiliares de Farmcia, quanto unidade no disponha desse profissional. Os dados foram coletados em trs hospitais pblicos e um hospital filantrpico, localizados na regio do Serto Central, em outubro de 2008 e analisados de maneira quantitativa, na forma descritiva e apresentados atravs de tabelas e grficos.

32

4.4 Aspectos ticos

A pesquisa contou com o consentimento da administrao dessas unidades de Sade para o livre acesso e a aplicao do instrumento de pesquisa. Os aspectos ticos da pesquisa foram de Sade rigorosamente seguidos.

33

5 RESULTADOS E DISCUSSES
Questo 1 A Unidade de Farmcia Hospitalar tem como gerente um Farmacutico habilitado?

A entrevista revela que nos hospitais pesquisados e de natureza pblica existe farmacuticos atuando na gerncia da farmcia hospitalar apesar destes atuarem tambm no laboratrio de Anlises. No hospital Filantrpico analisado verificou-se no existir Farmacutico, tendo sido alegado: liminar judicial amparando esta unidade, carncia de recursos financeiros. Desta forma a inexistncia do farmacutico hospitalar fere os padres mnimos estabelecidos pela SBRAFH.

1 0,8 0,6 0,4 0,2 0


FILANTRPICO PBLICO (B) (A) PBLICO C) PBLICO (D)

SIM

Grfico 1 Distribuio dos hospitais do Serto Central quanto ao aspecto jurdico e disponibilidade do farmacutico hospitalar no ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

Questo 2 A Farmcia Hospitalar possui programa de informtica para o controle de estoque?

A pesquisa constatou que todas as farmcias hospitalares tm programas de informtica para controlar estoques (entradas e sadas de medicamentos), inclusive os medicamentos de controle especial da Portaria 344/98 do Ministrio da Sade. Sendo esse recurso tecnolgico de grande importncia nos processo de logstica dentro dos hospitais pblicos, pois, nestes o farmacutico desponta como o ator principal em tal processo. No filantrpico o programa de informtica serve apenas para controle de estoque.

34

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0


FILANTRPICO PBLICO (B) (A) PBLICO C) PBLICO (D)

SIM

Grfico 2 Distribuio das farmcias dos hospitais do Serto Central quanto disponibilidade de programa de informtica para controle de estoque no ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

Questo 3 As prescries mdicas so aviadas por farmacutico?

Nos hospitais pblicos as prescries so aviadas por farmacuticos, apesar de no terem a dedicao exclusiva, pois atuam em outros setores do municpio, mas todos os pronturios so analisados e dispensados a medicao correta, s vezes, at preciso contato com a direo clinica para se discutir a permuta de alguma medicao. No Hospital Filantrpico, pela ausncia farmacutica esta atividade inexiste, sendo a medicao aviada para as clnicas por auxiliar de farmcia.

1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 FILANTRPICO PBLICO (B) (A) PBLICO C) PBLICO (D) SIM

Grfico 3 Distribuio dos hospitais quanto realizao do aviamento pelo farmacutico, ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

35

Questo 4 A Unidade de Farmcia Hospitalar tem como princpios bsicos a garantia do acesso e uso racional do medicamento?

Com relao Assistncia Farmacutica dentro dos hospitais, os princpios que norteiam so: a garantia do acesso e uso racional de medicamentos, sendo observado dentro das unidades pblicas, quanto no Filantrpico. Os pacientes recebem uma ateno especial, vendo sempre o melhor, e visando a qualidade na Assistncia.

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0


FILANTRPICO (A) PBLICO (B) PBLICO C) PBLICO (D)

SIM

Grfico 4 Distribuio dos hospitais quanto aos princpios bsicos de garantia de acesso e uso racional do medicamento, ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

Questo 5 A Farmcia Hospitalar Desenvolve Sistema de Frmacovigilncia?

Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), Farmacovigilncia compreende a cincia e as atividades relacionadas deteco, avaliao, compreenso dos efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos. Ela se constitui numa estratgia essencial para a promoo do uso racional de medicamentos e traz impacto direto nas polticas de preveno de danos atravs da informao isenta aos profissionais de sade, rgos reguladores e usurios. Na pesquisa revela que as aes acima descritas no esto contempladas.

36

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0


FILANTRPICO (A) PBLICO (B) PBLICO C) PBLICO (D)

NO

Grfico 5 Distribuio dos hospitais quanto ao desenvolver sistema de frmacovigilncia ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

Questo 6 A Farmcia Hospitalar apresenta padronizao de medicamentos?

Foi constatada nos hospitais a existncia de seleo padronizada de medicamentos, possibilitando assim, a utilizao de medicamentos de valor teraputico comprovado e seguro. Foi constatado que no hospital Filantrpico esta padronizao existe, mas h algum tempo no atualizada. Tendo sido elaborada apenas pela direo clnica, sem a participao dos demais profissionais de sade, inclusive o farmacutico. Nos hospitais pblicos a mesma foi elaborada pelo farmacutico e direo clinica e sempre que possvel sofre alteraes visando sempre qualidade da ateno dos pacientes.

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0


FILANTRPICO PBLICO (B) (A) PBLICO C) PBLICO (D)

SIM

Grfico 6 Distribuio dos hospitais quanto padronizao de medicamentos, ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

37

Questo 7 A unidade de Farmcia Hospitalar est contemplada na estrutura administrativa do Hospital?

Verificou-se que as farmcias hospitalares tanto pblicas quanto a Filantrpica, apresentam-se na estrutura organizacional dos hospitais, sendo vistos nos organogramas das unidades. Nos hospitais pblicos, a farmcia hospitalar est ligada diretamente na direo administrativa e clnica, tendo o respaldo perante a direo administrativa. No hospital filantrpico pesquisado, a farmcia por no ter farmacutico est ligada diretamente direo clnica e esta administra as aes da farmcia do hospitalar. .
1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0
FILANTRPICO PBLICO (B) (A) PBLICO C) PBLICO (D)

SIM

Grfico 7 Distribuio das Farmcias Hospitalares quanto a estrutura administrativa do hospital, ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

Questo 8 A Farmcia Hospitalar apresenta reas definidas?

Como preconiza a SBRAFH, em um servio de farmcia hospitalar deve existir parmetro mnimo para o ambiente, estar localizada em rea que facilite a proviso de servios a pacientes, contar com recursos de comunicao e transporte eficientes. Sendo preconizadas no mnimo as seguintes reas: Administrao, Armazenamento, Dispensao e Orientao Farmacutica. Na pesquisa se verificou que no Hospital Filantrpico, no existe todos estas reas. Nos Hospitais Pblicos apesar dos ambientes serem pequenos verifica-se a presena dos ambientes acima citados.

38

Tabela 1 Quanto aos ambientes mnimos das Farmcias Hospitalares preconizados pela SBRAFH nos hospitais pesquisados Administrao Armazenamento Dispensao e Orientao Farmacutica Hospital Filantrpico No No No Hospital Pblico 1 Sim Sim Sim Hospital Pblico 2 Sim Sim Sim Hospital Pblico 3 Sim Sim Sim Fonte: Dados da Pesquisa.

Questo 9 Os processos de logstica so acompanhados por profissional farmacutico qualificado?

Em relao aos processos de logstica, sabe-se que vital no s para o funcionamento dos hospitais, mas para todas as organizaes, principalmente nas atividades com insumos de especificidades elevadas, como o caso nas farmcias hospitalares, devendo ser acompanhada por um farmacutico qualificado. Verificou-se no hospital filantrpico a ausncia do farmacutico nos processos de logstica sendo os mesmos realizados pela direo administrativa e clinica do hospital, muitas vezes o nico parmetro usado nas compras a questo de preos mais baixos, o que pode comprometer a eficcia teraputica. Nos hospitais pblicos pesquisados a presena do farmacutico tem sido de grande importncia, pois o mesmo atua de forma intensa no processo de logstica.

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0


FILANTRPICO (A) PBLICO (B) PBLICO C) PBLICO (D)

SIM

Grfico 8 Distribuio dos Hospitais quanto ao acompanhamento do Farmacutico nos processos de Logstica Fonte: Dados da Pesquisa.

39

Questo 10 A Farmcia Hospitalar desenvolve ao junto a Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH) do hospital e faz estudos sobre as reaes adversas?

Com relao Comisso de Controle de Infeco Hospitalar, verificou-se nos hospitais pblicos pesquisados, que a farmcia hospitalar compe esta comisso com o farmacutico fazendo inclusive parte da mesma, com isso verificado a diminuio do risco de acontecer um aumento das infeces e tambm manter a microbiota do hospital sensvel a antibioticoterapia existente no hospital. No hospital filantrpico esta comisso no existe, aumentando o risco de infeces para os pacientes. Com relao s Reaes Adversas ao Medicamento (RAM), esta caracteriza-se por uma resposta ,no intencional e no desejada a medicamentos administrados em doses teraputicas, normalmente utilizadas em seres humanos, para profilaxia, diagnostico, tratamento de doenas ou modificao de funo fisiolgica. Nos hospitais pesquisados os sujeitos relataram no existir este tipo de estudo, por existe carncia de pessoal, principalmente farmacuticos, devido este tipo de estudo ser complexo e necessitar de instrumentos para a realizao.

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0


FILANTRPICO (A) PBLICO (B) PBLICO C) PBLICO (D)

SIM

Grfico 9 Distribuio dos hospitais com relao ao farmacutico nas aes junto a CCIH, no ano de 2008 Fonte: Dados da Pesquisa.

40

6 CONCLUSES

Os dados apresentados e discutidos permitem evidenciar que a farmcia hospitalar est presente tanto no hospital pblico como no filantrpico. Pode-se constatar que as Farmcias Hospitalares pesquisadas, dos Hospitais da Regio do Serto Central do Cear, quando pertencentes rede pblica esto em melhor condio de funcionamento, possuindo reas definidas para administrao, armazenamento, dispensao e orientao farmacutica. As Farmcias dos Hospitais Pblicos contam com farmacutico, atuando de forma concreta na Comisso de Infeco hospitalar, realizando o aviamento das prescries mdicas fornecendo informaes detalhadas sobre os medicamentos e tambm participando ativamente nos processos de logstica. Presta informaes sobre o medicamento aos demais profissionais de sade dentro do hospital e populao.

41

7 SUGESTES

Que diretores das Instituies de Sade pesquisadas, sejam sensibilizados, no sentido de adequar as Farmcias Hospitalares aos Padres Mnimos, preconizados pela Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar. Esta adequao ir permitir a Farmcia Hospitalar contribuir de maneira adequada e efetiva para o trabalho mdico hospitalar e a recuperao do paciente, tornando-se atuantes e indispensveis as aes preconizadas para as unidades hospitalares.

42

REFERNCIAS

BISSON, M. P. Farmcia clnica & ateno farmacutica. So Paulo: Medfarma, 2003.

BRASIL. Ministrio da Sade. Farmacopia brasileira. Braslia, DF, 2008.

______. Guia bsico para a farmcia hospitalar. Braslia, DF, 1994.

CAVALLINI, M. E. Farmcia hospitalar: um enfoque em sistemas de sade. So Paulo: Manole, 2002.

CIMINO, J. S. Iniciao farmcia hospitalar. So Paulo: Artpress, 1973.

CONSELHO REGIONAL DE FARMCIA (So Paulo). Farmcia Estabelecimento de sade. Disponvel em: <http://www.crfsp.org.br/joomla>. Acesso em: 20 abr. 2008.

FERNENDES, A. T.; FERNANDES, M. O. V.; RIBEIRO FILHO, N. Infeco hospitalar: suas interfaces na rea de sade. So Paulo: Atheneu, 2001. V. 2.

FONSECA, A. L. da. Interaes medicamentosas. 2. ed. Rio de Janeiro: Publicaes Cientficas, 1994.

GOMES, M. J. V. M.; REIS, A. M. M. Cincias farmacuticas: uma abordagem em farmcia hospitalar. Atheneu, 2001.

KIMBELL, K. H. Thirty years after thalidomide: still plenty to do. International Journal of Rysk and Safety in Medicine, v. 4, n. 1, p. 12, 1993. Disponvel em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ct/pdf/ALFREDO%20BRASIL_monografia.pDF>. Acesso em: 10 mar. 2008.

MAIA NETO, J. F. Farmcia hospitalar: um enfoque sistmico. Braslia, DF: Thesaurus, 1990. 123 p.

MAIA NETO, J. F. (Org.). Farmcia hospitalar e suas interfaces com a sade. So Paulo: Rx, 2005.

43

OLIVEIRA, A. P. Farmacutico hospitalar Disponvel em: <http://www.saberweb.com.br/trabalho/farmaceutico_hospitalar.Htm>. Acesso em: 20 mar. 2008.

SANTOS, G. A. A. dos. Gesto de Farmcia Hospitalar. So Paulo: Senac, 2006.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMCIA HOSPITALAR. Padres mnimos para farmcia hospitalar. Goinia, 2007. 12 p. Disponvel em: <http//:www.sbrafh.org.br>. Acesso em: 12 mar. 2008.

WIHOLM, B. E. et al. Spontaneous reporting systems outside the United States. Pharmacoepidemiology, p. 139-155, 1994. Disponvel em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ct/pdf/ALFREDO%20BRASIL_monografia.pDF>. Acesso em: 10 mar. 2008.

ZUBIOLI, A. (Coord.). A farmcia clinica na farmcia comunitria. Braslia, DF: Ethosfarma, 2001.

44

APNDICE A

QUESTIONRIO APLICADO

TIPO DE HOSPITAL: ( ( ( ) pblico ) privado ) filantrpico

1 A unidade de Farmcia hospitalar tem como gerente um farmacutico habilitado? ( ) sim ( ) no

2 A Farmcia hospitalar possui programa de informtica para o controle de estoque? ( ) sim ( ) no

3 As prescries mdicas so vidas por farmacutico? ( ) sim ( ) no

4 A unidade de Farmcia hospitalar tem como princpios bsicos, a garantia do acesso e uso racional de medicamentos aos pacientes do hospital? ( ) sim ( ) no

5 A Farmcia hospitalar desenvolve sistema de frmaco-vigilncia? ( ) sim ( ) no

6 A Farmcia hospitalar apresenta padronizao de medicamentos ( ) sim ( ) no

7 A unidade de Farmcia hospitalar est contemplada na estrutura administrativa do hospital? ( ) sim ( ) no

45

8 A Farmcia hospitalar apresenta reas definidas, de no mnimo os seguintes ambientes? 8.1 Administrao? ( ) sim ( ) no

8.2 Armazenamento? ( ) sim ( ) no

8.3 Dispensao e Orientao Farmacutica? ( ) sim ( ) no

9 Os processos de logstica so acompanhados por profissional farmacutico qualificado? ( ) sim ( ) no

10 A Farmcia hospitalar desenvolve ao junto a CCIH do hospital e faz estudos sobre as reaes adversas? ( ) sim ( ) no

Anda mungkin juga menyukai