Anda di halaman 1dari 4

AULA DE CINCIAS O CICLO DA GUA OBJETIVOS

Ilustrar o ciclo da gua Descrever as interaes da gua no mundo Relatar a importncia da gua para as pessoas, plantas e animais.

MTODOS Estudantes tero experincias em criar artes e poesias atravs de guias imaginrios. CONCEITUAO H um nico corpo de gua no planeta Terra. Os rios alcanam tortuosos atalhos em todos os continentes. Toda a gua, em todo lugar, de alguma forma est conectada. Qualquer um pode com facilidade ver e algumas vezes tocar este universal corpo de gua - de repente abrir uma torneira ou observar o movimento das nuvens do cu, lagos, reservatrios de gua. Atravs da evaporao, transpirao e condensao, a atmosfera transporta gua de um lugar para outro. As plantas so uma parte ativa no ciclo da gua, de vrias maneiras - incluindo a transpirao. Transpirao um processo no qual as plantas perdem gua atravs da superfcie de suas folhas. Raramente se pensa que toda a gua do mundo forma somente um corpo. Os mapas enfatizam os continentes e os limites polticos das terras. Geograficamente h dzias de nomes de oceanos, porm, na realidade, no poderia haver delimitao entre um e outro. Esses limites de territrios nos continentes so muito mais polticos que geogrficos. Os homens esto comeando a se articular com o planeta aqutico do mundo. Nossos organismos so compostos por aproximadamente 75% de gua. Cada molcula do nosso corpo pode ter sido parte do oceano em algum momento no passado. As molculas de gua do nosso corpo podem, depois de nossa morte, estarem nos rios, suspensas no ar ou estarem localizadas no gelo glacial. A contnua dinmica da movimentao da gua chamada de ciclo da gua. O conceito de ciclo da gua uma forma de ver o movimento da gua. O grande propsito dessa atividade, para os estudantes, aumentar a compreenso acerca da unificao natural de todos os corpos de gua MATERIAL

Gravador, sons de msica, eco, som transportando para um habitat aqutico, material de artes (tintas a base de gua, como as acrlicas; pincis; papis e potes com gua), material de pintura. IDADE 5 - 9 anos DISCIPLINAS Cincias e Artes O QUE PODE SER TRABALHADO Anlise, discusso, comunicao, descrio, generalizao, interpretao, audio, observao, sntese, visualizao, pintura. DURAO Um ou dois perodos de 30 - 60 minutos TAMANHO DO GRUPO Qualquer LOCAL Dentro ou fora da sala de aula. Fora seria o mais apropriado. PALAVRAS-CHAVE Ciclo da gua, planeta, oceanos, condensao, evaporao transpirao, gua subterrnea, reservatrio de gua. PROCEDIMENTO 1- Opo A: Os estudantes podem visitar um lugar real, lago, rio ou praia. Tente escolher um lugar onde haja o mnimo de barulho. Se houver possibilidade e no for perigoso, os estudantes podero tocar a gua durante partes da atividade, quando comearo a ter sua percepo e formar um guia imaginrio. Considere a possibilidade de ter um gravador a pilha no local para gravar sons naturais, das experincias dos estudantes, para depois ouvir com eles quando voltarem sala de aula. 1 - Opo B: Se o passeio no for possvel, ento tente usar uma fita com sons naturais de ecossistemas; o som dos oceanos, rios ou ventos podem ser facilmente encontrados em lojas que vendem fitas especializadas em produtos naturais. Msica clssica pode substituir. Quaisquer das msicas da nova gerao so excelentes. Voc pode gravar sua prpria fita. 2 - Pea para os estudantes se sentarem ou ficarem numa posio confortvel.

Opcional: para comear a guiar a imaginao, fale para os alunos relaxarem e ouvirem cuidadosamente os sons da gua. Estes sons sero simplesmente um retorno das idias as quais voc ir falar para eles visualizarem em suas mentes. Nota: Por favor, modifique as imagens da gua no texto do guia imaginrio de acordo com a necessidade de sua localizao, por exemplo mares para locais com praia, rios para reas interiores, represas para reas de barragens etc.. 3:- Uma vez o relaxamento realizado, fale para os estudantes abrirem seus olhos. Lembre-os de que cada um tem sua prpria imaginao, cada um imagina coisas diferentes mesmo ouvindo as mesmas palavras. Diga a eles que voc, em algum momento, vai pedir para fecharem os olhos a fim de que achem um lugar no mundo que tenha gua e que fosse seu favorito - e voc pedir para eles tentarem imaginar lugares como este. 4 - Fale para eles relaxarem de novo e para recriarem imagens em suas mentes. Fale para olharem os detalhes, as cores, plantas e animais e fixarem apenas uma imagem fsica. Devem tentar ter particular ateno para toda a gua na vida das pessoas, plantas e animais. 5 - Quando voc achar que foi tempo suficiente, fale para abrirem os olhos. Providencie material de artes e pea para que cada um pegue um kit de pintura e papel para tentar fazer a imagem de seu lugar favorito. Opcional: pode pedir para neste momento, algum ou todos os estudantes contar sobre seus lugares favoritos. Nota: se voc escolheu um passeio em vez de ficar na sala de aula, tente pegar tintas a base de gua e dilu-la na prpria gua do local. 6 - Uma vez tendo os desenhos, diga a eles escreverem pequenas poesias que expressem algum sentido da importncia da gua e alguns exemplos destes. Opcional: coloque as imagens e poesias envolta do mapa do mundo. Faa uma ligao das imagens pintadas com sua localizao no mapa. 7 - Discuta a metfora: "um corpo de gua". Enfatize a concepo de que todas as guas do mundo esto conectadas e interrelacionadas. Ajude os estudantes perceberem que o ar tambm faz parte deste ciclo. O ar que carrega a gua e a devolve para rios e mares. As correntes de ar e as chuvas, fazem a gua voltar a superfcie da Terra e se acumularem. Fale da importncia da gua para as pessoas, plantas e animais. 8 - Acabe a atividade com a descrio do ciclo da gua. Fale aos estudantes para relacionarem os lugares favoritos de onde fizeram suas imagens com o ciclo da gua. Talvez voc possa apontar que a gua que eles usaram no desenho tenha evaporado e voltado para o ciclo. EXTENSO 1.Achar a pluviosidade anual e o clima da regio que escolheram para pintar.

2. Escrever um poema (pargrafo) sobre a poluio da gua no planeta e relacionar com a arte. Escreva um segundo sobre o que pode ser feito para manter a gua do planeta saudvel e sem poluio. 3. Traar a migrao do curimbat, da baleia jubarte e das tartarugas marinhas, descrevendo as relaes desses animais com a gua. 4. Escolher um lugar de gua pura e relacione com sua ida para o mar. AVALIAO

Descreva o ciclo da gua e ilustre essa descrio. Descreva como a gua da Terra se conecta e est relacionada. Liste no mnimo 10 maneiras de usar a gua diariamente. Liste quantos exemplos voc puder sobre o porque da gua ser importante para plantas e animais.

Anda mungkin juga menyukai