Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS - I COLEGIADO DE DIREITO BACHARELADO EM DIREITO

SOCIEDADE MUNDIAL & SOCIEDADE DE CONSUMO


ARTIGO

JEFFERSON GONALVES RODRIGUES

DIREITO DO CONSUMIDOR

SALVADOR - BA 2013

JEFFERSON GONALVES RODRIGUES

SOCIEDADE MUNDIAL & SOCIEDADE DE CONSUMO


ARTIGO

Trabalho apresentado com pr-requisito parcial para aprovao na disciplina Direito do Consumidor do Bacharelado em Direito da Universidade do Estado da Bahia UNEB, Campus Salvador. Professor: Srgio So Bernardo, MSc

SALVADOR - BA 2013

SOCIEDADE MUNDIAL & SOCIEDADE DE CONSUMO

O adensamento do consumo como fenmeno que regulamenta as aes sociais, polticas e cotidianas o que o torna peculiar nas sociedades contemporneas. E como o mercado passa a ser o novo espao modelador da vida, atravs de suas leis que as relaes em disputa pelo poder, identidade e incluso/excluso passam a ser reconfiguradas. O socilogo polons Zygmunt Bauman, reconhecido como o pensador dos tempos lquidos, na sua obra Vida para Consumo, esclarece os efeitos da evoluo, no incio dos anos 80, da sociedade de produtores, estruturada na segurana e estabilidade, para a sociedade de consumidores, instvel e lquida. O prazer de desfrutar era postergado, ou seja, nada era imediato e a segurana era a maior posse da sociedade de produtores. Mas a transio dessa concepo para a nova configurao da sociedade apresenta uma mudana extremamente significativa no comportamento e nos desejos do indivduo. Bauman destaca que este ambiente existencial tornou-se conhecido como sociedade de consumidores e distingue-se por uma reconstruo das relaes humanas a partir das relaes entre consumidores e os objetos de consumo. Na viso do autor, todas as relaes s podem ser empreendidas a partir do consumo, no h nada fora dele. Uma das singularidades desse tipo de sociedade a projeo de uma incessante remodelao dos desejos atravs de novos e melhores produtos, promovendo constantemente novas necessidades, elevando a produo do desperdcio e refletindo uma cultura da obsolescncia embutida. Criar o excesso de mercadorias projeta o aumento das incertezas das escolhas para os indivduos, e diante do consumo excessivo, a necessidade de mobilidade e visibilidade cada vez maior. O consumo substitui o que era interpretado como valor (o investimento no futuro) nas sociedades de produtores, para o gasto rpido nas sociedades de consumidores, se configurando como uma atividade solitria, sem vnculos duradouros. O projeto impresso pela cultura consumista garantiu uma maior liberdade para o indivduo a partir do enfraquecimento da soberania do Estado, que agora aparece como executor-facilitador das leis impostas, ou seja, o consumismo legalizou uma maneira de atuao alternativa s polticas do Estado-nao nas sociedades de produtores.

Caractersticos da atual sociedade, aspectos como o desejo pela fama e o consumo excessivo apresentam-se como representaes tpicas da fragmentao social que vivemos, onde obrigatoriamente necessrio se tornar notvel e a posse de objetos ultrapassados passa a ser vista como sinnimo de estupidez pelos demais. Os consumidores, segundo Bauman, so bombardeados de todos os lados por sugestes de que precisam se equipar com um ou outro produto fornecido pelas lojas se quiserem ter a capacidade de alcanar e manter a posio social que desejam desempenhar, suas obrigaes sociais e proteger a autoestima. O novo indivduo consumista assume caractersticas lquidas e extrai a postergao do prazer de consumir e desloca-o para o imediato. O ponto durvel das mercadorias descartado por essa nova sociedade e no existe mais lealdade aos objetos que obtm com a inteno de consumir. Os indivduos, a partir da exposio aos padres impostos pelo mercado, passam inconscientemente a portarem-se como objetos de consumo e ningum pode se tornar sujeito antes de se tornar mercadoria. Seja pela posse de objetos de consumo desejveis, ou pela sua prpria transformao em padres socialmente mais aceitos e destacveis. Nos dias atuais, as relaes sociais passam a ser mediadas pelo consumo. Consumo este, no necessariamente de produtos, mas de hbitos, valores e aparncias. Neste modelo no existem no-consumidores, mas sim consumidores falhos. E os indivduos que esto margem do sistema, de modo a no exercer seu pleno dever de consumir e permitir-se ser consumido pelo mercado, devem ser apagados das relaes humanas, para que se mantenha longe do campo de viso todo e qualquer infortnio que possa colocar em xeque a iluso cuidadosamente arquitetada pela felicidade de consumir. A sociedade de consumidores d origem a uma crise de identidade do ser que, de to mltiplo, perdeu-se em si mesmo e luta para buscar-se. Tamanha incerteza, contradio e multiplicidade do indivduo, muitas vezes, levam alguns a estados to severos de questionamento, sensao de inadequao e perda em si mesmo, que se tornam depressivos, criam medos e insegurana, que se apresentam de forma confusa, difusa e atinge todas as faixas sociais. A busca do indivduo por si em si mesmo, com suas ambigidades e em sua histria de vida. Assim, o homem contemporneo no vive imerso em certezas, padres e modelos, mas sim no seu extremo oposto. A sua completude, ainda que momentnea, o impulsiona

para o consumo fantico das religies, do trabalho excessivo dos workaholics, das superficiais relaes interpessoais e, de fato, do consumismo exacerbado. O autor recorre promessa de felicidade enraizada no discurso lquido moderno e analisa se esse sentimento , de fato, vivenciado pelos sujeitos consumidores no prprio processo que tomado como valor nesse tipo de sociedade. Para ele, o que vigora como valor justamente o motivo por meio do qual tal promessa no se confirma, j que o fascnio perdura apenas na ansiedade pela satisfao e, portanto, para cada vontade adquirida, implica a criao de uma nova. Enfim, a cultura do consumo indica, primeiro, que as marcas de pertencimento na sociedade lquido-moderna so direcionadas a construo de estilos de vida, via bens de consumo; segundo, significa que tais bens so desvalorizados muito rapidamente e, portanto, a nica possibilidade de pertencimento/segurana est em uma constante mobilidade dos sujeitos para se desfazerem de seus objetos e escolhas por outros. Por fim, o prprio indivduo que convocado a escolher e portanto o sinnimo de liberdade se constitui pelo de tomar pra si a responsabilidade de escolha, onde a probabilidade de resposta s pode ser configurada na intensidade como se vive o presente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAUMAN. Zygmunt, Vida para consumo: a transformao das pessoas em mercadorias. traduo de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. 199p.

Anda mungkin juga menyukai