Anda di halaman 1dari 3

Aqui a sua formao tem futuro!

Ana Slvia Arajo Aparcio Professor: Jos Renato Pereira Cavallazzi Disciplina: Virologia ESTUDO DIRIGIDO 1. Explique a etapa da multiplicao viral conhecida como adsoro. 2. Explique a etapa da multiplicao viral conhecida como penetrao. 3. Explique a etapa da multiplicao viral conhecida como desnudao. 4. Explique a etapa da multiplicao viral conhecida como biossntese. 5. Explique a etapa da multiplicao viral conhecida como montagem. 6. Explique a etapa da multiplicao viral conhecida como liberao. 7. Descreva o que voc achou de mais interessante sobre o texto Os vrus inventaram o DNA? RESPOSTAS 1) A adsoro ou fixao do viron a uma clula corre de maneira os vrus tem stios reativos em sua superfcie que interagem com receptores especficos na clula hospedeira.

2) a entrada do vrus na clula, esta pode ser feita de duas maneiras: fuso e viropexia. A fuso quando a membrana celular e o envelope do vrus se fundem, permitindo a entrada deste no citosol da clula. A viropexia uma invaginao da membrana celular mediada por receptores e por protenas, denominadas clatrinas, que revestem a membrana internamente. Nos dois mecanismos existe uma dependncia em relao a temperatura adequada, que fica em torno de 37C, em vrus que replicam em clulas de vertebrado.

3) Neste processo, o capsdeo removido pela ao de enzimas celulares existentes nos lisossomos, expondo o genoma viral. Alm disso, se observa a fase de eclipse, onde no h aumento do nmero de partculas infecciosas na clula hospedeira. De uma maneira geral, o vrus que possui como cido nucleico o DNA faz sntese no ncleo, com exceo do Poxvrus, uma vez que precisa da enzima polimerase, encontrada no ncleo da clula. O
Unidade I - Rua Leonor Teles, n. 153 - Conjunto Ablio Nery Adrianpolis Manaus AM Fones: 3236-6936 / 3236-7244 / 3648-0695 Unidade II - Rua So Luiz, n. 441 Adrianpolis Manaus AM Fones: 3233-5289 / 3231-2171

1
www.esbam.edu.br

Aqui a sua formao tem futuro!


vrus que possui como genoma o RNA faz a sntese viral no citoplasma, com exceo do vrus Influenza, pois j possui a enzima polimerase. 4) A sntese viral compreende a formao das protenas estruturais e no estruturais a partir dos processos de transcrio e traduo. Nos vrus inseridos nas classes I, III, IV e V, o processo de traduo do RNA mensageiro ocorre no citoplasma da clula hospedeira. J nos vrus da classe II, este processo ocorre no ncleo. Em todas estas classes, o RNA mensageiro sintetizado vai se ligar aos ribossomas, codificando a sntese das protenas virais. As primeiras protenas a serem sintetizadas so chamadas de estruturais, pois vo formar a partcula viral. As tardias so as protenas no estruturais, que participam do processo de replicao viral. Na classe VI, os vrus de RNA realizam a transcrio reversa formando o DNA complementar (RNA -DNA -RNA), devido a presena da enzima transcriptase reversa (famlia Retroviridae). Os vrus da classe VII apresentam um RNA intermedirio de fita simples, maior do que o DNA de cadeia dupla que o originou (DNA -RNA -DNA).

5) Nessa fase, as protenas vo se agregando ao genoma, formando o nucleocapsdeo. Alguns vrus, como o Rotavrus, apresentam mais de um capsdeo. A maturao consiste na formao das partculas virais completas, ou vrions, que, em alguns casos, requerem a obteno do envoltrio lipdico ou envelope. Este processo, dependente de enzimas tanto do vrus quanto da clula hospedeira, podendo ocorrer no citoplasma ou no ncleo da clula. De uma forma geral, os vrus que possuem genoma constitudo de DNA condensam as suas partes no ncleo, enquanto os de RNA, no citoplasma.

6) A sada do vrus da clula pode ocorrer por lise celular ou brotamento. Na lise celular (ciclo ltico), a quantidade de vrus produzida no interior da clula to grande que a clula se rompe, liberando novas partculas virais que vo entrar em outras clulas. Geralmente, os vrus no envelopados realizam este ciclo, ao passo que os envelopados saem da clula por brotamento. Neste caso, os nucleocapsdeos migram para a face interna da membrana celular e saem por brotamento, levando parte da membrana.

Unidade I - Rua Leonor Teles, n. 153 - Conjunto Ablio Nery Adrianpolis Manaus AM Fones: 3236-6936 / 3236-7244 / 3648-0695 Unidade II - Rua So Luiz, n. 441 Adrianpolis Manaus AM Fones: 3233-5289 / 3231-2171

2
www.esbam.edu.br

Aqui a sua formao tem futuro!


7) O texto aborda a histria evolutiva do vrus onde se retrata como ele surgiu se foi de antigas clulas parasitas que teriam evoludo para a forma viral, aps a perda completa de sua autonomia ou se houve fragmentos de genomas que teriam escapado do controle da clula, tornando-se infecciosos. Ao mesmo tempo levanta um grande questionamento sobre a histria evolutiva do vrus, se eles foram originados de clulas primitiva ou no. O que origina hipteses como, porque no imaginar que os vrus provem de domnios celulares, hoje desaparecidos, que teriam perdido seus ribossomos, com base nesta hiptese as enzimas atpicas codificadas pelos vrus teriam surgido nessas antigas linhagens, o que explicaria porque as enzimas virais so to diferentes de suas homlogas celulares. No entanto no tpico a busca do antepassado associa o surgimento e evoluo do vrus a um ancestral, chamado Luca, acrnico de expresso ingls. Este seria um organismo complexo cujo ribossomos eram prximos dos ribossomos modernos. Por definio os descendentes de Luca eliminaram todos os descendentes da outra linhagem celulares que coexistiam. Portanto as hipteses discutidas nesse artigo baseiam-se em informaes limitadas essencialmente aos vrus que atacam o homem, alguns organismos padro e organismos de interesse econmicos. Esses dados preliminares nos deram a iluso de ter um bom conhecimento do mundo viral, que os mesmos esto em toda parte. O vrus representam uma mina de ouro inestimvel, que futuramente poder ser descoberta milhes de genes e novas protenas de interesse acadmico e industrial. Mas com base nas pesquisas desenvolvidas nesse artigo o que nos ensina sobre a origem e a evoluo dos vrus, questionando as teorias atuais.

Unidade I - Rua Leonor Teles, n. 153 - Conjunto Ablio Nery Adrianpolis Manaus AM Fones: 3236-6936 / 3236-7244 / 3648-0695 Unidade II - Rua So Luiz, n. 441 Adrianpolis Manaus AM Fones: 3233-5289 / 3231-2171

3
www.esbam.edu.br

Anda mungkin juga menyukai