Anda di halaman 1dari 59

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Aula 7 Direito Empresarial Prof.

Antonio Nbrega

Prezado candidato, est nossa ltima aula. Os contratos mercantis ou empresariais sero o tema de hoje, excetuando os contratos intelectuais, que foram abordados na aula passada. Estes contratos baseiam-se, em parte, em legislao especfica e, em outra, no Cdigo Civil, aliado a prticas comerciais. Smulas jurisprudenciais tambm orientam a matria. Apresentaremos este contedo no decorrer da aula.

ROTEIRO DA AULA TPICOS 1. Introduo aos contratos mercantis 1.1. Breve recapitulao da teoria geral dos contratos 1.2. Caractersticas dos contratos mercantis 2. Compra e venda mercantil 2.1. Caractersticas e norma gerais 2.2. Pactos adjetos compra e venda 3. Contratos de colaborao empresarial 3.1. Representao comercial (agncia) 3.2. Comisso mercantil 3.3. Concesso mercantil 4. Contratos bancrios prprios 4.1. Depsito bancrio 4.2. Mtuo bancrio 4.3. Desconto bancrio 4.4. Abertura de crdito 5. Contratos bancrios imprprios 5.1. Alienao fiduciria em garantia 5.2. Arrendamento mercantil (leasing) 5.3. Faturizao (fomento mercantil ou factoring) 5.4. Carto de crdito 6. Contrato de seguro 7. Exerccios.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA 1. Introduo aos contratos mercantis 1.1. Breve recapitulao da teoria geral dos contratos

Prezado candidato, a matria de hoje guarda ntima relao com o Direito Civil, pois, a teoria geral dos contratos , em si, matria de Direito Civil. Provavelmente, o candidato j a estudou em algum curso deste ramo do Direito, mas, para termos uma coerncia com o que vamos estudar, faremos uma breve recapitulao do assunto. Esta recapitulao ser breve, at porque, no concerne o Direito Empresarial, o que ser cobrado no certame no ser sobre a teoria geral dos contratos, mas sobre as especificidades dos contratos mercantis. Apresentaremos somente o necessrio para que nossa lio constitua-se de um todo lgico. O primeiro conceito a ser definido o de relao jurdica. Esta, em seu sentido amplo, qualquer relao entre duas ou mais pessoas de direito, mas que constituam dois polos distintos, vinculadas por um bem jurdico. Haver sempre dois polos necessrios: o ativo e o passivo. O ativo ser chamado de credor do bem jurdico, enquanto o passivo ser o devedor do mesmo. O vnculo entre estas duas pessoas chamado de relao jurdica em sentido estrito ou, simplesmente, vnculo jurdico, enquanto o conjunto pessoas, bem e vnculo jurdico ser chamado de relao jurdica em sentido amplo. Esta relao, tal qual como descrita, chamada de relao unilateral. Porm, pode haver uma relao bilateral, na qual ambos os polos so credores e devedores, ao mesmo tempo, mas de bens distintos. Nem toda relao jurdica um contrato, mas todo contrato uma relao jurdica. Em segundo lugar, recapitularemos o conceito de negcio jurdico e, para isso, traaremos sua origem desde outro conceito, o de fato jurdico. Fato qualquer evento que ocorra no mundo real, material ou fenomnico enfim, tudo que ocorre no mundo. Dentre estes fatos, alguns no possuem relevncia jurdica: desde uma exploso de uma supernova em uma galxia distante, at um peixe se alimentando nas profundezas do oceano. Porm, alguns destes fatos tero relevncia jurdica, e esta relevncia jurdica medida na capacidade do fato criar, modificar ou extinguir uma relao jurdica. A estes fatos, damos o nome de fatos jurdicos em sentido amplo.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Pois bem, alguns destes fatos no so produtos da ao humana. Por exemplo, imaginemos um terremoto que destrua uma casa. O proprietrio da casa possua o direito erga omnes isto , em relao a todas as pessoas de direito de ter sua propriedade respeitada. Porm, como terremoto destruiu a casa, esta relao jurdica foi extinta. A estes eventos naturais, damos o nome de fato jurdico em sentido estrito. Todos os fatos jurdicos que so produtos da ao humana so atos jurdicos em sentido amplo. Todavia, dentre estes, h os que no so frutos de uma vontade autnoma. Por exemplo, o Direito considera que o reconhecimento de paternidade no fruto da autonomia das vontades. A estes atos, classificamos como atos jurdicos em sentido estrito. Quanto aos atos resultantes de uma vontade autnoma, estes recebem o nome de negcios jurdicos. Estes podem ser unilaterais, quando frutos de uma nica vontade, ou bilaterais, quando resultantes das vontades de ambos os polos da relao jurdica. Sobre isto, convm diferenciar a bilateralidade das relaes jurdicas e a bilateralidades dos negcios jurdicos. Neste caso, a bilateralidade diz respeito vontade das partes. J no caso das relaes jurdicas, a bilateralidade, como j mencionado, diz respeito pluralidade de vnculos e a sua oposio: as partes so, ao mesmo tempo, credoras e devedoras, ou seja, h deveres e direitos de ambas as partes. Um contrato ser sempre, por definio, um negcio jurdico bilateral, mas poder ser uma relao jurdica unilateral ou bilateral. Um negcio jurdico unilateral chamado de ato unilateral de vontade. Exemplificando, um ato unilateral de vontade a emisso de uma nota promissria. Isto ocorre, por conveno jurdica, e disto resulta sua autonomia. J uma doao um negcio jurdico bilateral e, por isso, um contrato , mas uma relao jurdica unilateral, pois s h um credor e um devedor. J o contrato de compra e venda um negcio jurdico bilateral e, tambm, uma relao jurdica bilateral, pois, em um polo, temos o credor de um bem jurdico que no seja pecnia e, em outro, temos o credor de um preo a ser pago. E, nos dois polos, ambos so devedores. Com isto, prezado candidato, temos a definio de contrato: negcio jurdico bilateral. Todo negcio jurdico bilateral ser um contrato e vice versa. Nem todo ato jurdico um contrato, pois nem todo negcio jurdico bilateral, mas sempre que for bilateral, ser um. Quanto aos requisitos, estes so comuns aos negcios jurdicos bilaterais e unilaterais, de modo que os contratos precisam atend-los. Estes requisitos, 3 Prof. Antonio Nbrega www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA embora j fossem reconhecidos pela doutrina h muito tempo, esto positivados no art. 104 do Cdigo Civil:
Art. 104. A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

Alm disso, considerada pela doutrina, como um requisito do contrato, a vontade livre e autnoma, isto , no viciada. Isto tambm est positivado, no no mesmo artigo, mas no captulo do Cdigo que trata dos defeitos do negcio jurdico (captulo IV do livro III arts. 138 ao 165, todos do Cdigo Civil assim como os seguintes). Estes defeitos so: O erro, quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio (arts. 138 a 144). O dolo, quando uma parte ou terceiro atua de maneira fraudulenta para que a outra efetue um negcio jurdico que, caso soubesse de seu efetivo resultado, no o faria (arts. 145 a 150. A coao, quando a atuao da parte que vicia a vontade ostensiva, ou seja, incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens (arts. 151 a 155). O estado de perigo, quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa (art. 156). A leso, quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta (art. 157). A fraude contra credores, no caso dos negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos (arts. 158 a 165). De acordo com o cumprimento ou no destes requisitos, os negcios jurdicos podero ser vlidos, nulos ou anulveis. Os negcios jurdicos vlidos produzem seus efeitos normalmente. Os nulos no so suscetveis de confirmao, nem convalescem pelo decurso do tempo (art. 169) e o juiz deve pronunciar a nulidade quando conhecer do negcio jurdico ou dos seus efeitos e
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA as encontrar provadas de ofcio , no lhe sendo permitido supri-las, ainda que a requerimento das partes (art. 168, pargrafo nico).

Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano.

J os negcios jurdicos anulveis podem ser confirmados pelas partes (art. 172), confirmam-se pelo decurso do tempo (arts. 178 e 179) e o juiz no pode anul-los ex officio (art. 177).

Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

Ante todo o exposto, temos o seguinte quadro:

Requisito de existncia Agente

Requisito de validade Capacidade

Resultado do defeito Nulidade, quando agente absolutamente incapaz; anulabilidade, quando relativamente incapaz Nulidade Nulidade Anulabilidade, exceto nos casos de o motivo

Objeto Forma Manifestao de vontade

Licitude, possibilidade e determinabilidade Conformidade com a lei ou a sua no vedao Ausncia de vcios

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


determinante, comum a ambas as partes, for ilcito ou tiver por objetivo fraudar lei imperativa, quando ocorrer a nulidade

Os requisitos de existncia so os quais, sem eles, no existe o negcio jurdico. Impossibilitam a existncia de um negcio jurdico. No caso dos contratos, por exemplo, no s exigvel um agente, mas sua pluralidade so negcios jurdicos bilaterais , de modo que, algum contratar consigo mesmo impossvel o negcio jurdico, simplesmente, no existe. Igualmente, no caso de um contrato sem objeto: fulano contrata simplesmente com sicrano. Mas contrata o que? Nada. Ora, isto impossvel. No existir contrato nestes casos. Quanto forma e a manifestao de vontade, a ausncia destas at impossibilita a concepo de um negcio jurdico. Ou seja, implica na impossibilidade de conceber um exemplo de um negcio jurdico sem forma ou sem manifestao de vontade. Os requisitos de validade so, por sua vez, qualificadores dos requisitos de existncia e, no caso de defeito, conforme a situao, ser caso de nulidade ou anulabilidade. Prosseguindo com nossa recapitulao, os contratos so negcios jurdicos bilaterais, ou seja, so relaes jurdicas. Estas, por sua vez, consistem no que o Direito chama de obrigaes. Estas so reguladas no primeiro livro da parte especial do Cdigo Civil. Sendo mais preciso, a obrigao o elemento atmico do contrato. Este pode consistir de vrias obrigaes. Uma relao jurdica bilateral , na realidade, duas relaes jurdicas: uma, na qual uma parte devedora e a outra credora, e outra, na qual os polos invertem-se. Assim, um contrato pode consistir-se de apenas uma obrigao ou de vrias; tantas quanto os contratantes conseguirem conceber. As obrigaes so divididas, primariamente, em de dar, de fazer e de no fazer. Os nomes so praticamente autoexplicativos. As obrigaes de dar consistem na entrega de um objeto e, embora o conceito possa ser adaptado para os objetos imateriais, o texto do Cdigo Civil refere-se expressamente a objetos materiais. As obrigaes de dar subdividemse em dar coisa certa e dar coisa incerta. J as obrigaes de fazer consistem na realizao de um ato por parte do devedor. claro que, em ltima instncia, dar um ato: a entrega de um bem
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA material. Mas, para o Direito, cumpre fazer a distino entre este ato especfico e todos os demais. As obrigaes de no fazer, por sua vez, significam no comprometimento do devedor de abster-se de realizar certo ato, que, inclusive, pode ser o ato de dar, ou seja, entregar um objeto material. Por exemplo, algum que se compromete em no comercializar certos produtos em determinada rea, est se comprometendo em no fazer um dar. Com isto, caro candidato, recapitulamos todos os aspectos fundamentais do Direito Civil para que possamos caracterizar o que um contrato e, em seguida, definirmos o que so os contratos mercantis.

1.2. Caractersticas dos contratos mercantis

Na vigncia do Cdigo Comercial de 1850, um contrato seria mercantil se uma das partes fosse comerciante e o contrato estivesse relacionado a um ato de comrcio. Porm, esta definio no possui mais qualquer aplicao, principalmente, pela entrada em vigor do Cdigo de Defesa do Consumidor, pelo qual contratos entre um empresrio uma pessoa no empresria sero, na imensa maioria dos casos, contratos de consumo. Porm, o novo Cdigo Civil no define o que um contrato mercantil ou empresarial, principalmente, porque ele foi escrito com o esprito da unificao do Direito Privado, no fazendo distino entre contratos civis e mercantis. A doutrina, por sua vez, acabou por definir contrato mercantil, simplesmente, como aquele que celebrado entre empresrios. Uma definio mais restrita, seria idntica a esta, mas excluindo qualquer contrato no qual seja aplicvel o CDC. J informamos, na aula anterior, ser controversa a definio dos casos em que o CDC possa ser aplicvel s pessoas jurdicas no polo consumidor. Definir isto foge do escopo de nossa aula, porm, sempre que for o caso, no estaremos tratando de um contrato mercantil. Nesta esteira, ou melhor, neste vcuo de definies legais, utilizaremos, nesta aula, alguns dos conceitos descritos no projeto do Novo Cdigo Comercial (PL 1.572/2011), ainda em votao. Neste momento, o prezado aluno deve estar perguntando-se: Ora, Professor, por que utilizaremos definies de uma Lei que ainda no foi aprovada?. A resposta para isto que no utilizaremos estas definies como Lei, mas como palavras de autoridade, pois estas definies no so aleatrias, mas fruto de um desenvolvimento doutrinrio. Inclusive, o projeto do Cdigo foi elaborado 7 Prof. Antonio Nbrega www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA com base em minuta apresentada no livro O Futuro do Direito Comercial do Mestre Fbio Ulhoa Coelho, que o defendeu em audincia pblica oficial. Com estas credenciais, estas definies no podem ser ignoradas. Veja bem, que no vamos apresentar as novas normas, mas apenas descries que apenas pretendem positivar o que j foi consolidado pela doutrina. Sendo assim, o Novo Cdigo define contrato comercial da seguinte forma:

empresarial o contrato quando forem empresrios os contratantes e a funo econmica do negcio jurdico estiver relacionada explorao de atividade empresarial.

Como se pode ver, a definio no se difere do que j apresentamos: ambas as partes so empresrias e o objeto do contrato deve relacionar-se com a explorao da atividade empresarial, ou seja, no deve ser de consumo. O Novo Cdigo explicita este fato no pargrafo nico do seu artigo seguinte:

O Cdigo de Defesa do Consumidor no aplicvel aos contratos empresariais.

Porm, como j dito, estas definies do projeto de lei apenas servem para clarificar o conceito de contrato mercantil. No mais, adotaremos uma atitude pragmtica e isto resulta em verificar o que o edital determina e, a partir disto, saber qual a Lei aplicvel. Seguindo este raciocnio, pouco importa saber qual a essncia de uma compra e venda mercantil, por exemplo, mas saber que a legislao aplicvel o Cdigo Civil e que o Cdigo de Defesa do Consumidor no aplicvel. Dentro desta mesma mentalidade, utilizaremos as smulas do Superior Tribunal de Justia, pois so elementos pragmticos para definir o que possvel e o que no em certos contratos mercantis. Fora isto, h certos contratos mercantis que possuem legislao prpria e, talvez por esta especificidade, costumam ser os mais cobrados pelas Bancas Examinadoras. Daremos uma ateno especial a esses contratos, que so os contratos de representao comercial e os contratos bancrios imprprios. No o caso de que os outros contratos que aparecem no edital no possam ser cobrados, mas que, por uma questo estatstica, os contratos com menos especificidades ou seja, os que no se distinguem muito de
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA contratos civis aparecem em uma porcentagem menor nas estatsticas das questes de concurso sobre o tema.

2. Compra e venda mercantil 2.1. Caractersticas e normas gerais

De forma semelhante ao que j foi dito, no h nenhuma definio legal do que seja um contrato de compra e venda mercantil. O que h so contratos nos quais se aplica exclusivamente o Cdigo Civil e contratos aos quais tambm aplicvel o CDC. Porm, de qualquer forma, tambm na esteira do que j foi dito, a doutrina conceitua a compra e venda mercantil, simplesmente, o contrato de compra e venda celebrado entre empresrios. Segundo este entendimento, o Novo Cdigo Comercial pretende conceituar a compra e venda mercantil como:

A compra e venda mercantil o contrato em que um empresrio se obriga a transferir o domnio de coisa e o outro, a pagar-lhe certo preo em dinheiro, sendo o objeto contratual relacionado explorao de atividade empresarial.

Ou seja, nada diferente do que j vimos, porm, agora, aplicado a um tipo contratual especfico: a compra e venda. Sendo assim, esta definio apenas ilustrativa, pois, atualmente, o que vale so as normas contidas nos arts. 481 ao 532 do Cdigo Civil, os quais regulam a compra e venda, e termos em mente de que o CDC no aplicvel. Deste modo, a compra e venda definida no Cdigo Civil desta forma:

Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domnio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preo em dinheiro.

Reunindo a definio legal com o conceito estabelecido pela doutrina, podemos chegar a definio de compra e venda mercantil como:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


Compra e venda mercantil: contrato pelo qual um empresrio obriga-se a transferir o domnio de certa coisa a outro relacionado sua atividade empresarial , que a adquire, pagando-lhe certo preo em dinheiro.

Assim, o contrato de compra e venda mercantil uma relao jurdica bilateral, na qual, em um polo, temos um empresrio que credor de uma certa quantia de dinheiro e devedor de um bem material e, no outro, temos tambm um empresrio, devedor da mesma quantia pecuniria e credor do mesmo bem material, que relacionado sua atividade empresarial. Alm disso, ambas as obrigaes so obrigaes de dar, de modo que as regras dos arts. 233 a 246 so aplicveis aos contratos de compra e venda, alm de outros artigos gerais do Direito Obrigacional. No que tange especificamente a compra e venda, so de grande importncia as disposies sobre o preo e a coisa vendida. Quanta esta, a nica regra especfica a seguinte:

Art. 483. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficar sem efeito o contrato se esta no vier a existir, salvo se a inteno das partes era de concluir contrato aleatrio.

Isto significa que alguma coisa pode ainda no existir no momento do contrato. O que importa que, na data estipulada para o seu cumprimento, a coisa exista. Caso esta no exista, o contrato ficar sem efeito, salvo se o contrato for aleatrio, que o contrato no qual uma das partes assume o risco se o objeto pactuado no vier a existir (arts. 458 a 461). J no que tange os preos, h vrios dispositivos regulando-o:

Art. 485. A fixao do preo pode ser deixada ao arbtrio de terceiro, que os contratantes logo designarem ou prometerem designar. Se o terceiro no aceitar a incumbncia, ficar sem efeito o contrato, salvo quando acordarem os contratantes designar outra pessoa. Art. 486. Tambm se poder deixar a fixao do preo taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar. Art. 487. lcito s partes fixar o preo em funo de ndices ou parmetros, desde que suscetveis de objetiva determinao.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


Art. 488. Convencionada a venda sem fixao de preo ou de critrios para a sua determinao, se no houver tabelamento oficial, entende-se que as partes se sujeitaram ao preo corrente nas vendas habituais do vendedor. Pargrafo nico. Na falta de acordo, por ter havido diversidade de preo, prevalecer o termo mdio. Art. 489. Nulo o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbtrio exclusivo de uma das partes a fixao do preo.

Atravs destas regras, vemos que o preo no precisa ser determinado no momento da celebrao do contrato, mas este ser nulo se for estipulado que caber apenas a uma das partes arbitrar o preo (art. 489). Fora o ajuste comum entre as partes, estas podero definir que o preo ser fixado por terceiro (art. 485), taxas de mercado ou bolsa (art. 486), ndices econmicos (art. 487) ou, ainda, se as partes no estipularem nada e no houver tabelamento oficial, o preo ser o habitual do vendedor (art. 488). Em seguida, temos o seguinte artigo:

Art. 490. Salvo clusula em contrrio, ficaro as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradio.

Este artigo pode dar a entender que ser obrigao do vendedor transportar a coisa at o comprador. Porm, no art. 493, temos o seguinte:

Art. 493. A tradio da coisa vendida, na falta de estipulao expressa, dar-se- no lugar onde ela se encontrava, ao tempo da venda.

Como podemos observar, todas estas normas so dispositivas, de modo que as partes podem pactuar qualquer disposio diversa. Assim, se nada for pactuado e a coisa encontrar-se, por exemplo, na loja do vendedor, a este cumpre apenas disponibiliz-la ao comprador. Porm, caso seja estipulado que ela dever ser entregue no domiclio do comprador, ao vendedor caber as despesas com o transporte SE no for pactuado algo diverso. Ou seja, o Cdigo Civil oferece apenas um standard contratual, pois todas estas clusulas podem ser negociadas. No a toa, h no comrcio internacional

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA um sistema chamado INCOTERMS 2000, que define minuciosamente os pontos de transferncia de custo e os pontos de transferncia de risco. O ponto de transferncia de risco standard o momento de tradio:

Art. 492. At o momento da tradio, os riscos da coisa correm por conta do vendedor, e os do preo por conta do comprador. 1 Todavia, os casos fortuitos, ocorrentes no ato de contar, marcar ou assinalar coisas, que comumente se recebem, contando, pesando, medindo ou assinalando, e que j tiverem sido postas disposio do comprador, correro por conta deste. 2 Correro tambm por conta do comprador os riscos das referidas coisas, se estiver em mora de as receber, quando postas sua disposio no tempo, lugar e pelo modo ajustados.

Ou seja, a regra que, at o momento da tradio isto , da entrega da coisa ao comprador , os riscos so do vendedor, exceto se o comprador estiver em mora em receb-las. Quanto ao pagamento, h uma diferena entre a venda a vista e a prazo. Se for a vista, o vendedor no tem a obrigao de entregar a coisa antes de receber o pagamento (art. 491); sendo a crdito, obviamente, dever entreg-la, pois da natureza desta modalidade de pagamento.

2.2. Pactos adjetos compra e venda

O Cdigo Civil ainda prev alguns pactos adjetos compra e venda, que so clusulas especiais que podem estar contidas nestes contratos ou no: A retrovenda (arts. 505 a 508). A venda a contento (arts. 509, 511 e 512). A venda sujeita a prova (arts. 510, 511 e 512). A preempo ou preferncia (arts. 513 a 520). A venda com reserva de domnio (arts. 521 a 528). A venda sobre documentos (arts. 529 a 532). Na retrovenda, o vendedor possui o chamado direito de retrato, pelo qual poder destratar a venda, ou seja, reclamar o objeto vendido ao comprador,
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA pagando-lhe o preo que lhe foi pago e demais despesas deste, durante um prazo mximo decadencial de trs anos (art. 505). Na venda a contento, esta no se reputar perfeita, enquanto o adquirente no manifestar seu agrado (art. 509). De forma semelhante, na venda sujeita a prova, esta no se concretizar enquanto o comprador no verificar que a coisa tem as qualidades asseguradas pelo vendedor e seja idnea para o fim a que se destina (art. 510). Em ambos os casos, at que manifeste aceit-las, o comprador ser equiparado a comodatrio da coisa recebida (art. 511) e, caso no haja prazo estipulado para a manifestao, o vendedor ter direito de intim-lo, judicial ou extrajudicialmente, para que o faa em prazo improrrogvel (art. 512). Na preempo ou preferncia, caso o comprador pretenda revender a coisa adquirida do vendedor, este ter, como o prprio nome diz, o direito de reav-la, pagando o preo encontrado ou ajustado (arts. 513 a 515). O Cdigo Civil estipula o prazo de cento e oitenta dias, para coisas mveis, e de dois anos, para coisas imveis, contados da venda (pargrafo nico, art. 513), e de trs dias, para coisas mveis, e de sessenta dias, para coisas imveis, contados da notificao do comprador (art. 516), para o exerccio de direito de preferncia. Este direito de preferncia personalssimo, no podendo ser cedido e nem herdado (art. 520), e o comprador que deixar de cumpri-lo responder por perdas e danos (art. 518). A venda com reserva de domnio aplicvel somente s coisas mveis e, nesta modalidade, o vendedor conserva a propriedade do bem vendido at que o comprador pague integralmente o preo ajustado (art. 521). Para isto, a clusula de reserva de domnio ser estipulada por escrito e depende de registro no domiclio do comprador para valer contra terceiros (art. 522). Preste ateno, caro candidato, que conservar a propriedade no sinnimo de conservar a posse da coisa. O bem pode muito bem ser entregue antes, mas o vendedor ainda ser seu proprietrio e possuidor indireto. A propriedade s transferir-se- ao comprador no momento em que o preo for integralmente pago, porm, pelos riscos da coisa responde o comprador, a partir de quando lhe foi entregue (art. 524). O objeto da venda com reserva de domnio dever ser suscetvel de caracterizao perfeita (art. 523). No poder ser objeto de reserva de domnio um bem perfeitamente fungvel como, por exemplo, um saco de arroz sem nenhuma distino de qualquer outro.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA A clusula de reserva de domnio funciona da seguinte forma, caso o comprador caia em mora, o vendedor dever constitu-lo neste estado, protestando o ttulo, caso haja, ou por meio de interpelao judicial (art. 525). Verificada a mora, poder o vendedor mover ao de cobrana das prestaes vencidas e vincendas, alm do mais lhe for devido, ou ao de reintegrao de posse (art. 526). A venda sobre documentos ocorre quando, ao invs da tradio, ela se efetuar pela entrega do seu ttulo representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato ou, no silncio deste, pelos usos (art. 529). Ser neste momento que o pagamento dever ser efetuado (art. 520). Com isto candidato, vimos todos os principais aspectos da compra e venda mercantil e podemos prosseguir para o prximo gnero de contrato. 3. Contratos de colaborao comercial

Neste gnero de contratos, a caracterstica marcante a obrigao de uma parte auxiliar nos negcios de outro empresrio, seja realizando ou intermediando negcios ou revendendo produtos. Nesta categoria inclui-se tambm o contrato de franquia, mas j o vimos na aula anterior. Este contrato , na verdade um misto de contrato de licena de propriedade industrial e contrato de colaborao comercial.

3.1. Representao comercial (agncia)

Este primeiro contrato de colaborao comercial que apresentaremos possui lei prpria (a Lei 4.886/1965) e muito cobrado nos certames. Porm, ao apresentarmo-lo, o prezado candidato deparar-se- com uma contradio em relao ao que virmos anteriormente: o contrato de representao comercial no necessariamente ocorre entre dois empresrios! Como explicar isto? Sinceramente, contrato mercantil o contrato entre dos e, ao mesmo tempo, considera a mercantil. Se isto no faz sentido e foge no h explicao. A doutrina considera empresrios nos termos j relatados representao comercial um contrato as leis da lgica, s nos resta lamentar.

Porm, conforme a nossa atitude pragmtica proposta, o nosso dever trein-lo para ser aprovado no exame a ser prestado. Sendo assim, caso o candidato seja perguntado se o contrato mercantil um contrato entre dois empresrios, dever responder: sim; caso seja inquirido se a representao
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA comercial um contrato mercantil, dever responder: sim; mesmo que isto seja uma contradio, pois isto um problema que a doutrina, os legisladores e a jurisprudncia devem resolver, e no ns, pois o nosso objetivo, do Ponto dos Concursos, fazer com que seja aprovado, e o seu, candidato, a aprovao. Pois bem, feita esta ressalva, a representao comercial foi regulada pela j citada a Lei, que alm de dispor sobre o contrato, instituiu o Conselho Federal de Representantes Comerciais e os Conselhos Regionais de Representantes Comerciais. Eis o porqu de tal contrato ser enquadrado nos contratos mercantis: um contrato tpico da mercncia, embora no seja realizado entre empresrios; dentro do sistema antigo de atos de comrcio, enquadrava-se como contrato mercantil e permanece assim at hoje. A inscrio dos representantes comerciais autnomos nos respectivos conselhos era e, pela Lei, ainda obrigatria. Farta jurisprudncia pretoriana considera isto inconstitucional. No entanto, h bancas que consideram a obrigatoriedade do registro como correto. H ainda outras restries ao exerccio da representao comercial:

Art. 4 No pode ser representante comercial: a) o que no pode ser comerciante; b) o falido no reabilitado; c) o que tenha sido condenado por infrao penal de natureza infamante, tais como falsidade, estelionato, apropriao indbita, contrabando, roubo, furto, lenocnio ou crimes tambm punidos com a perda de cargo pblico; d) o que estiver com seu registro comercial cancelado como penalidade.

Quanto ao contrato em si, a representao comercial espcie de agncia, que regulada pelo Cdigo Civil. Esta assim definida:

Art. 710. Pelo contrato de agncia, uma pessoa assume, em carter no eventual e sem vnculos de dependncia, a obrigao de promover, conta de outra, mediante retribuio, a realizao de certos negcios, em zona determinada, caracterizando-se a distribuio quando o agente tiver sua disposio a coisa a ser negociada.

Porm, o Cdigo Civil faz a seguinte previso:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


Art. 721. Aplicam-se ao contrato de agncia e distribuio, no que couber, as regras concernentes ao mandato e comisso e as constantes de lei especial.

Sendo assim, a L. 4.886/1965 continua vigente e aplicvel. Esta define o contrato e a atividade de representao comercial da seguinte forma:

Art . 1 Exerce a representao comercial autnoma a pessoa jurdica ou a pessoa fsica, sem relao de emprgo, que desempenha, em carter no eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediao para a realizao de negcios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmit-los aos representados, praticando ou no atos relacionados com a execuo dos negcios.

Como podemos perceber, as definies so semelhantes. Neste contrato, uma pessoa o representante comercial realiza a mediao de negcios. Este detalhe muito importante, pois o que diferencia do contrato de comisso, que veremos mais adiante. Ademais, cedio na doutrina que estes negcios mercantis so operaes de compra e venda de mercadorias. Na comisso, o comissrio realiza os negcios em prprio nome, mas a conta do comitente; na representao, podemos dizer que o representante negocia em termos coloquiais encontra-se com o cliente, vende o produto , mas, na prtica, ele no est realizando o negcio: ele s est aproximando o cliente do representado e este, ao final, que realizar o negcio, em seu prprio nome. claro que o representante pode ser investido com um mandato que o permita fechar os negcios, mas isto em nada alterar a natureza do contrato, pois quem continuar realizando os negcios ser o representado; o representante ser, como o prprio nome diz, um mero representante. A Lei prev isso:

Art. 1 [...] Pargrafo nico. Quando a representao comercial incluir podres atinentes ao mandato mercantil, sero aplicveis, quanto ao exerccio dste, os preceitos prprios da legislao comercial.

Importante ressaltar que o representante possui subordinao empresarial, mas no possui subordinao pessoal. Caso o representante seja pessoa natural e estabelea-se esta subordinao, o contrato perder sua
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA natureza e ficar caracterizada a relao de emprego, em razo do princpio da primazia da realidade, atinente ao Direito do Trabalho. Esta subordinao consiste-se no fato de que o representante, por regra, no tem o poder de fechar os negcios que intermedeie; isto cabe ao prprio representado. O representante tambm no poder fazer as seguintes liberalidades:

Art. 29. Salvo autorizao expressa, no poder o representante conceder abatimentos, descontos ou dilaes, nem agir em desacrdo com as instrues do representado.

O representado, porm, no tem o poder de determinar o modo pelo qual o representante realizar a sua atividade nisto consiste sua autonomia. Sendo assim, a mecnica do contrato realiza-se da seguinte forma: o representante capta os negcios para o representado e envia-lhe as propostas; este, a partir disto, ter um prazo para manifestar-se, que poder ser ajustado contratualmente. No caso de falta de previso, isto regulado pela Lei:

Art. 33. No sendo previstos, no contrato de representao, os prazos para recusa das propostas ou pedidos, que hajam sido entregues pelo representante, acompanhados dos requisitos exigveis, ficar o representado obrigado a creditar-lhe a respectiva comisso, se no manifestar a recusa, por escrito, nos prazos de 15, 30, 60 ou 120 dias, conforme se trate de comprador domiciliado, respectivamente, na mesma praa, em outra do mesmo Estado, em outro Estado ou no estrangeiro. 1 Nenhuma retribuio ser devida ao representante comercial, se a falta de pagamento resultar de insolvncia do comprador, bem como se o negcio vier a ser por le desfeito ou fr sustada a entrega de mercadorias devido situao comercial do comprador, capaz de comprometer ou tornar duvidosa a liquidao. 2 Salvo ajuste em contrrio, as comisses devidas sero pagas mensalmente, expedindo o representado a conta respectiva, conforme cpias das faturas remetidas aos compradores, no respectivo perodo. 3 Os valores das comisses para efeito tanto do pr-aviso como da indenizao, prevista nesta lei, devero ser corrigidos monetariamente.

Da leitura destes artigos, podemos depreender que o representante faz jus a uma retribuio pelos negcios que intermediar e forem realizados.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Art. 32. O representante comercial adquire o direito s comisses quando do pagamento dos pedidos ou propostas. 1 O pagamento das comisses dever ser efetuado at o dia 15 do ms subseqente ao da liquidao da fatura, acompanhada das respectivas cpias das notas fiscais. 2 As comisses pagas fora do prazo previsto no pargrafo anterior devero ser corrigidas monetariamente. 3 facultado ao representante comercial emitir ttulos de crditos para cobrana de comisses. 4 As comisses devero ser calculadas pelo valor total das mercadorias. 5 Em caso de resciso injusta do contrato por parte do representando, a eventual retribuio pendente, gerada por pedidos em carteira ou em fase de execuo e recebimento, ter vencimento na data da resciso. 6 (Vetado). 7 So vedadas na representao comercial alteraes que impliquem, direta ou indiretamente, a diminuio da mdia dos resultados auferidos pelo representante nos ltimos seis meses de vigncia.

A retribuio apenas um dos vrios requisitos do contrato, elencados na Lei:

Art. 27. Do contrato de representao comercial, alm dos elementos comuns e outros a juzo dos interessados, constaro obrigatoriamente: a) condies e requisitos gerais da representao; b) indicao genrica representao; ou especfica dos produtos ou artigos objeto da

c) prazo certo ou indeterminado da representao; d) indicao da zona ou zonas em que ser exercida a representao; e) garantia ou no, parcial ou total, ou por certo prazo, da exclusividade de zona ou setor de zona; f) retribuio e poca do pagamento, pelo exerccio da representao, dependente da efetiva realizao dos negcios, e recebimento, ou no, pelo representado, dos valres respectivos; g) os casos em que se justifique a restrio de zona concedida com exclusividade; h) obrigaes e responsabilidades das partes contratantes; i) exerccio exclusivo ou no da representao a favor do representado; Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


j) indenizao devida ao representante pela resciso do contrato fora dos casos previstos no art. 35, cujo montante no poder ser inferior a 1/12 (um doze avos) do total da retribuio auferida durante o tempo em que exerceu a representao. 1 Na hiptese de contrato a prazo certo, a indenizao corresponder importncia equivalente mdia mensal da retribuio auferida at a data da resciso, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual. 2 O contrato com prazo determinado, uma vez prorrogado o prazo inicial, tcita ou expressamente, torna-se a prazo indeterminado. 3 Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato, com ou sem determinao de prazo.

Dentre estes requisitos, fora a retribuio, podemos destacar a importncia do prazo e da rea de atuao, da exclusividade devida a ambas as partes e da indenizao pela resciso do contrato. Sobre o prazo, podemos ver, pelos 1 e 2, que somente na primeira contratao este poder ser determinado; qualquer prorrogao transforma o contrato em prazo indeterminado. Deste modo, caso o representado queira encerrar o contrato, dever pagar indenizao ao representante, nos termos da alnea j do art. supra (o 1 trata da resciso durante o contrato com prazo certo). Porm, como a prpria alnea alerta, esta indenizao somente ser paga nos casos de resciso imotivada. A Lei, de forma semelhante a um contrato trabalhista, busca proteger ambas as partes, no caso de uma resciso imotivada e, alm da indenizao devida pelo representado quando este realiza a resciso , ambas as partes, caso queiram rescindir o contrato imotivadamente, devero notificar a outra ou pagar uma indenizao.

Art. 34. A denncia, por qualquer das partes, sem causa justificada, do contrato de representao, ajustado por tempo indeterminado e que haja vigorado por mais de seis meses, obriga o denunciante, salvo outra garantia prevista no contrato, concesso de pr-aviso, com antecedncia mnima de trinta dias, ou ao pagamento de importncia igual a um tro (1/3) das comisses auferidas pelo representante, nos trs meses anteriores. Art. 35. Constituem motivos justos para resciso do contrato de representao comercial, pelo representado: a) a desdia do representante no cumprimento das obrigaes decorrentes do contrato; b) a prtica de atos que importem em descrdito comercial do representado; Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


c) a falta de cumprimento de quaisquer obrigaes inerentes ao contrato de representao comercial; d) a condenao definitiva por crime considerado infamante; e) fra maior. Art. 36. Constituem motivos justos para resciso do contrato de representao comercial, pelo representante: a) reduo de esfera de atividade do representante em desacrdo com as clusulas do contrato; b) a quebra, direta ou indireta, da exclusividade, se prevista no contrato; c) a fixao abusiva de preos em relao zona do representante, com o exclusivo escopo de impossibilitar-lhe ao regular; d) o no-pagamento de sua retribuio na poca devida; e) fra maior. Art . 37. Smente ocorrendo motivo justo para a resciso do contrato, poder o representado reter comisses devidas ao representante, com o fim de ressarcir-se de danos por ste causados e, bem assim, nas hipteses previstas no art. 35, a ttulo de compensao.

Quanto exclusividade de representao, esta clusula, tratada nas alneas d, e e f, implcita e, caso o representado no queira conferir exclusividade ao representante, dever deixar isto claro. Porm, esta exclusividade restrita a uma rea geogrfica definida. J a exclusividade da representao a do representante perante o representado , caso haja, dever ser explcita no contrato.

Art. 31. Prevendo o contrato de representao a exclusividade de zona ou zonas, ou quando este for omisso, far jus o representante comisso pelos negcios a realizados, ainda que diretamente pelo representado ou por intermdio de terceiros. Pargrafo nico. A exclusividade de representao no se presume na ausncia de ajustes expressos.

A regra clara, havendo exclusividade, qualquer negcio realizado diretamente pelo comerciante ou por outro agente resultar no direito do representante receber sua retribuio tal qual receberia se tivesse ele mesmo intermediado o negcio. Por ltimo, resta observar que o contrato de representao comercial veda a clusula del credere. Esta clusula, que possvel nos contratos de comisso, torna o comissrio solidariamente responsvel com aqueles com quem contratar perante o comitente. No caso da representao comercial, isto no
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA possvel. Caso aquele com quem tratou de intermediar o negcio para o representado no cumprir suas obrigaes, este dever suportar o prejuzo.

Art. 43. vedada no contrato de representao comercial a incluso de clusulas del credere.

3.2. Comisso mercantil

Prezado candidato, j temos uma noo do que se trata a comisso mercantil quando a comparamos ao contrato de representao comercial. Sua definio legal, no Cdigo Civil, que o regula, esta:

Art. 693. O contrato de comisso tem por objeto a aquisio ou a venda de bens pelo comissrio, em seu prprio nome, conta do comitente.

Este contrato muito semelhante representao, porm o comitente no aparecer nos negcios estabelecidos entre o comissrio e terceiros. Eis a grande vantagem deste contrato: ele funciona como uma representao oculta e, por isso, alguns doutrinadores chamam-no de mandato sem representao.

Art. 694. O comissrio fica diretamente obrigado para com as pessoas com quem contratar, sem que estas tenham ao contra o comitente, nem este contra elas, salvo se o comissrio ceder seus direitos a qualquer das partes.

Porm, como j mencionado no tpico anterior, os riscos do negcio correm por conta do comitente, a no ser que haja culpa ou a clusula del credere (arts. 697 e 698). Igualmente como ocorre com a representao, h uma subordinao empresarial entre o comissrio e o comitente:

Art. 695. O comissrio obrigado a agir de conformidade com as ordens e instrues do comitente, devendo, na falta destas, no podendo pedi-las a tempo, proceder segundo os usos em casos semelhantes.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


Art. 704. Salvo disposio em contrrio, pode o comitente, a qualquer tempo, alterar as instrues dadas ao comissrio, entendendo-se por elas regidos tambm os negcios pendentes.

Porm, ao contrrio do que ocorre na representao comercial, salvo estipulao ao contrrio ou ordem direta, o comissrio poder conceder dilao do prazo para pagamento, conforme os usos do lugar.

Art. 699. Presume-se o comissrio autorizado a conceder dilao do prazo para pagamento, na conformidade dos usos do lugar onde se realizar o negcio, se no houver instrues diversas do comitente. Art. 700. Se houver instrues do comitente proibindo prorrogao de prazos para pagamento, ou se esta no for conforme os usos locais, poder o comitente exigir que o comissrio pague incontinenti ou responda pelas conseqncias da dilao concedida, procedendo-se de igual modo se o comissrio no der cincia ao comitente dos prazos concedidos e de quem seu beneficirio.

O contrato de comisso menos rgido. No h uma srie de requisitos como ocorre na representao comercial. Ele pode nem estipular a comisso a ser recebida pelo comissrio, caso qual ser ela arbitrada segundo os usos correntes no lugar (art. 701). Porm, o comissrio goza igualmente de proteo contra a resciso arbitrria do contrato:

Art. 703. Ainda que tenha dado motivo dispensa, ter o comissrio direito a ser remunerado pelos servios teis prestados ao comitente, ressalvado a este o direito de exigir daquele os prejuzos sofridos.

Art. 705. Se o comissrio for despedido sem justa causa, ter direito a ser remunerado pelos trabalhos prestados, bem como a ser ressarcido pelas perdas e danos resultantes de sua dispensa.

Por ltimo, resta observar que, no caso de falncia do comitente, o crdito do comissrio ter privilgio geral (art. 707) e, para reembolso das despesas feitas, bem como para recebimento das comisses devidas, tem o comissrio direito de reteno sobre os bens e valores em seu poder em virtude da
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA comisso (art. 708). No que couber, so aplicveis comisso as normas relativas ao mandato (art. 709).

3.3. Concesso mercantil

Com exceo da concesso mercantil relativa a veculos automotores terrestres, que regulada por Lei prpria a L. 6.729/1979 , a concesso mercantil um contrato atpico, pois no regulada por nenhuma lei especial nem pelo Cdigo Civil. O projeto do Novo Cdigo Comercial, todavia, pretende definir este tipo de contrato mercantil:

A concesso mercantil o contrato de colaborao em que o colaborador (concessionrio), alm de comercializar o produto do fornecedor (concedente), assume tambm a obrigao de prestar servios de assistncia tcnica aos consumidores do produto.

Alguns doutrinadores consideram que a prestao de assistncia tcnica no essencial, mas apenas acessria a este tipo de contrato, de modo que a definio simplesmente seria:

A concesso mercantil o contrato de colaborao em que o colaborador (concessionrio) assume a obrigao de comercializar o produto do fornecedor (concedente).

Como este contrato, em regra, atpico, nada impede que os contratantes estipulem um contrato apenas nos termos supra. Porm, no caso da concesso mercantil de veculos automotores terrestres, esta prestao de assistncia tcnica faz parte do contrato:

Art. 1 A distribuio de veculos automotores, de via terrestre, efetivar-se- atravs de concesso comercial entre produtores e distribuidores disciplinada por esta Lei e, no que no a contrariem, pelas convenes nela previstas e disposies contratuais. Art. 3 Constitui objeto de concesso: Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


I - a comercializao de veculos automotores, implementos e componentes fabricados ou fornecidos pelo produtor; II - a prestao de assistncia tcnica a esses produtos, inclusive quanto ao seu atendimento ou reviso; III - o uso gratuito de marca do concedente, como identificao. 1 A concesso poder, em cada caso: a) ser estabelecida para uma ou mais classes de veculos automotores; b) vedar a comercializao de veculos automotores novos fabricados ou fornecidos por outro produtor. 2 Quanto aos produtos lanados pelo concedente: a) se forem da mesma classe daqueles compreendidos na concesso, ficaro nesta includos automaticamente; b) se forem de classe diversa, o concessionrio ter preferncia em comercializlos, se atender s condies prescritas pelo concedente para esse fim. 3 facultado ao concessionrio participar das modalidades auxiliares de venda que o concedente promover ou adotar, tais como consrcios, sorteios, arrendamentos mercantis e planos de financiamento.

Quantos aos contratos atpicos, no h nenhuma regulamentao legal, embora a doutrina aponte, como regra, que estes contratos impem tanto a exclusividade de distribuio, que obriga o concessionrio a comercializar apenas os produtos do produtor (conforme o 1 do art. 3, supra), como a exclusividade de zona do concessionrio, na qual o concedente no poder estende-la a nenhum outro. Isto, no que diz respeito aos veculos automotores est regulado da seguinte forma:

Art. 5 So inerentes concesso: I - rea operacional de responsabilidade do concessionrio para o exerccio de suas atividades; II - distncias mnimas entre estabelecimentos de concessionrios da mesma rede, fixadas segundo critrios de potencial de mercado. 1 A rea poder conter mais de um concessionrio da mesma rede. 2 O concessionrio obriga-se comercializao de veculos automotores, implementos, componentes e mquinas agrcolas, de via terrestre, e prestao de servios inerentes aos mesmos, nas condies estabelecidas no contrato de Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

24

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


concesso comercial, sendo-lhe defesa a prtica dessas atividades, diretamente ou por intermdio de prepostos, fora de sua rea demarcada. 3 O consumidor, sua livre escolha, poder proceder aquisio dos bens e servios a que se refere esta lei em qualquer concessionrio. 4 Em conveno de marca sero fixados os critrios e as condies para ressarcimento da concessionria ou servio autorizado que prestar os servios de manuteno obrigatrios pela garantia do fabricante, vedada qualquer disposio de limite faculdade prevista no pargrafo anterior.

Como se v, no h uma verdadeira exclusividade, mas apenas uma distncia mnima entre cada concessionrio da mesma rede. Assim, tambm no podemos considerar esta clusula essencial. Por esta falta de regulamentao, os contratos de concesso mercantil so os menos cobrados entre os contratos de colaborao mercantil. Porm, quando cobrado algo sobre o assunto, geralmente, uma sobre a definio do contrato. A questo poder versar, tambm, sobre a concesso mercantil de veculos automotores, cuja essncia apresentamos acima e recomendamos a leitura da Lei, que no extensa, mas os detalhes nos ocuparia muito tempo para o propsito deste curso.

4. Contratos bancrios prprios

Prezado candidato, mais uma vez, teremos o velho problema da definio do conceito de contrato mercantil. Os contratos bancrios, em um polo, tero necessariamente uma sociedade empresria, pois ter uma instituio financeira, que, segundo a Lei que as rege a L. 4.595/1964 , dever organizar-se necessariamente como sociedade annima. Mas, no outro polo, poder haver ou no um empresrio. Alm disso, diferentemente do que ocorre com os outros contratos que j vimos e no tm necessariamente empresrios nos dois polos da relao, o STJ j definiu que o Cdigo de Defesa do Consumidor aplicvel s instituies financeiras, embora o magistrado no possa conhecer de ofcio as clusulas abusivas dos contratos bancrios:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


S. 297: O Cdigo de Defesa do Consumidor aplicvel s instituies financeiras. S. 381: Nos contratos bancrios, vedado ao julgador conhecer, de ofcio, da abusividade das clusulas.

Porm, mais uma vez, sejamos pragmticos, pois est no edital, e a doutrina trata destes contratos juntamente com os outros contratos mercantis. Mais uma vez, no h legislao especfica, de forma que aplicvel o Cdigo Civil em conjunto com o entendimento jurisprudencial e o CDC, quando for o caso. Neste tpico, trataremos dos contratos bancrios prprios que, segundo alguns doutrinadores, so os que correspondem a atividades essencialmente bancrias. Estes podem ser passivos, quando o banco assume posio de devedor, ou ativos, quando ocorre o contrrio, ou seja, o banco credor.

4.1. Depsito bancrio

O depsito bancrio , como o nome diz, um contrato de depsito. O que o caracteriza como bancrio que, neste caso, o depositrio uma instituio financeira, isto , um banco. Segundo o Cdigo Civil:

Art. 627. Pelo contrato de depsito recebe o depositrio um objeto mvel, para guardar, at que o depositante o reclame.

Assim, depsito bancrio o contrato pelo qual o banco depositrio recebe uma quantia em dinheiro do correntista depositante , para guardar, at que este, que se torna credor do banco, reclame a quantia depositada. Na prtica comum, primeiro o depositante realiza um contrato de abertura de conta corrente, podendo, a partir da realizar depsitos e sacar valores. Porm, parte da doutrina objeta que este contrato seja um depsito, pois este contrato, como est no Cdigo Civil, diz respeito ao depsito de objeto mvel e, no caso do depsito bancrio, no h objeto, mas um crdito que, embora materialize-se em moedas ou cdulas de dinheiro, no um objeto. Neste caso, a doutrina caracteriza o depsito bancrio como mtuo. Porm, acreditamos esta discusso ser incua, pois o prprio Cdigo Civil a resolve:
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Art. 645. O depsito de coisas fungveis, em que o depositrio se obrigue a restituir objetos do mesmo gnero, qualidade e quantidade, regular-se- pelo disposto acerca do mtuo.

Ou seja, tanto faz se o depsito bancrio for um depsito de coisa fungvel ou um mtuo puro e simples, pois as regras aplicveis so as mesmas. Alega-se que, no caso do depsito, o depositrio no se torna proprietrio da coisa ao receb-la, mas mero detentor; j no mtuo, no, torna-se proprietrio. Ainda assim, acreditamos que a distino incua, pois, esta distino s cabvel no caso de depsito de infungveis. No caso de bens fungveis, o tanto o muturio como o depositrio tornam-se proprietrios, pois a regra a mesma:

Art. 586. O mtuo o emprstimo de coisas fungveis. O muturio obrigado a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gnero, qualidade e quantidade. Art. 587. Este emprstimo transfere o domnio da coisa emprestada ao muturio, por cuja conta correm todos os riscos dela desde a tradio.

As regras so as mesmas, mas aquele que deposita seu dinheiro em um banco no tem a inteno de emprest-lo instituio financeira, mas de guard-lo, de deposit-lo. Por isso, a doutrina que distingue o depsito de fungveis do mtuo chama aquele de depsito irregular. Talvez, at seria salutar que ficasse caracterizado o emprstimo, pois, assim, os depositantes poderiam cobrar do banco uma remunerao pelo mtuo. Nem todas as regras do mtuo so aplicveis, por exemplo:

Art. 591. Destinando-se o mtuo a fins econmicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de reduo, no podero exceder a taxa a que se refere o art. 406, permitida a capitalizao anual.

No so obrigatoriamente devidos juros em um depsito bancrio. Em alguns casos, poder ocorrer o que se chama de rendimento ou remunerao, como no depsito em poupana, mas no da essncia do contrato de depsito bancrio.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA O mtuo tambm possui regras quanto ao prazo de resgate, mas as regras dos depsitos bancrios so distintas. H trs tipos de saques dos depsitos: vista: quando o depositrio o banco dever restituir imediatamente a quantia solicitada pelo depositante. A pr-aviso: quando a restituio dever ser comunicada previamente ao banco em um prazo contratualmente estipulado. A prazo fixo: quando a restituio s poder ser solicitada aps uma determinada data fixada no contrato. No caso do saque vista, h a objeo do banco quanto a valores muito elevados; nestes casos, o BACEN editou resoluo n 3.695/2009, que determina:

Art. 2 vedado postergar saques em espcie de contas de depsitos vista de valor igual ou inferior a R$5.000,00 (cinco mil reais), admitida a postergao para o expediente seguinte de saques de valor superior ao estabelecido.

4.2. Mtuo bancrio

Embora tenhamos visto que parte da doutrina considera o depsito bancrio como mtuo, no deste mtuo que trata a presente seo. Agora, temos o banco como mutuante aquele que empresta e outra pessoa como muturio aquele que toma o emprstimo. A definio a do art. 586 do Cdigo Civil, ut supra. J vimos todas as normas relevantes aos contratos de mtuo e de depsito irregular (que so as mesmas), com exceo desta:

Art. 590. O mutuante pode exigir garantia da restituio, se antes do vencimento o muturio sofrer notria mudana em sua situao econmica.

Isto significa que no contrato de mtuo h uma espcie de clusula rebus sic stantibus as coisas permanecendo como esto , de modo que uma alterao na situao econmica do muturio permite o mutuante exigir garantia da restituio do emprstimo.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA As normas relativas ao mtuo a menor, embora, em tese, sejam aplicveis ao mtuo bancrio, na prtica, devido aos mecanismos de controle das instituies financeiras, isto no ocorre. Sendo assim, resta falar de um aspecto jurisprudencial muito importante do mtuo bancrio. o que trata da limitao aos juros. H, no Brasil, a chamada Lei da Usura na verdade, um decreto de n 22.626/1933 que limita os juros a 12% ao ano, no capitalizados.

Art. 1. vedado, e ser punido nos termos desta lei, estipular em quaisquer contratos taxas de juros superiores ao dobro da taxa legal (Cdigo Civil, art. 1062 [A taxa dos juros moratrios, quando no convencionada (art. 1.262), ser de seis por cento ao ano]). Art. 4. E proibido contar juros dos juros: esta proibio no compreende a acumulao de juros vencidos aos saldos lquidos em conta corrente de ano a ano.

A Constituio Federal, inicialmente recepcionou e constitucionalizou esta regra:

Art. 192, 3 - As taxas de juros reais, nelas includas comisses e quaisquer outras remuneraes direta ou indiretamente referidas concesso de crdito, no podero ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrana acima deste limite ser conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determinar.

Porm, esta norma foi revogada pela Emenda Constitucional n 40 de 2003, alm de nunca ter sido aplicada, pois o entendimento pretoriano era de que havia a necessidade de lei complementar regulamentando a matria. Vejamos o seguinte julgamento 1:

Tendo a Constituio Federal, no nico artigo em que trata do Sistema Financeiro Nacional (art.192), estabelecido que este ser regulado por lei complementar, com observncia do que determinou no caput, nos seus incisos e pargrafos, no de se admitir a eficcia imediata e isolada do disposto em seu pargrafo 3, sobre a taxa de juros reais (12% ao ano), at porque estes no foram conceituados. S o tratamento global do Sistema Financeiro Nacional, na futura
1

STF, ADIn 4-7-600-DF, RTJ 147/719-858.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


lei complementar, com observncia de todas as normas do caput, dos incisos e pargrafos do art. 192, que permitir a incidncia da referida norma sobre juros reais e desde que estes tambm sejam conceituados em tal diploma. Em conseqncia, no so inconstitucionais os atos normativos em questo (parecer da Consultoria-Geral da Repblica, aprovado pela Presidncia da Repblica e circular do Banco Central), o primeiro considerando no autoaplicvel a norma do pargrafo 3 sobre juros reais de 12% ao ano, e a segunda determinando a observncia da legislao anterior Constituio de 1988, at o advento da lei complementar reguladora do Sistema Financeiro Nacional.

H ento, ainda, o limite de juros? Sim, a Lei da Usura no foi revogada; o que ocorre, apenas, que a norma no tem a hierarquia de norma constitucional. Mas esta norma aplicvel s instituies financeiras? A resposta no. O Supremo Tribunal Federal assim sumulou o entendimento:

S. 596: As disposies do decreto 22.626/1933 no se aplicam s taxas de juros e aos outros encargos cobrados nas operaes realizadas por instituies pblicas ou privadas, que integram o sistema financeiro nacional.

A justificativa legal para este entendimento foi a Lei 4.595/1964, que dispe sobre a poltica das instituies monetrias, bancrias e creditcias, e determina a seguinte competncia ao BACEN:

Art. 4 Compete ao Conselho Monetrio Nacional, estabelecidas pelo Presidente da Repblica: [...]

segundo

diretrizes

VI - Disciplinar o crdito em todas as suas modalidades e as operaes creditcias em todas as suas formas, inclusive aceites, avais e prestaes de quaisquer garantias por parte das instituies financeiras; [...] IX - Limitar, sempre que necessrio, as taxas de juros, descontos comisses e qualquer outra forma de remunerao de operaes e servios bancrios ou financeiros, inclusive os prestados pelo Banco Central da Repblica do Brasil [...].

Desta forma, os bancos no so completamente livres para pactuar os juros que bem entenderem, mas o limite no o da Lei da Usura, mas o que for estabelecido pelo BACEN. Observemos que esta Smula foi editada em 1976, quando o STF acumulava as competncias que hoje so do STJ. Este tribunal, porm, no afastou o entendimento pretoriano, como podemos ver na seguinte smula:
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

S. 382: A estipulao de juros remuneratrios superiores a 12% ao ano, por si s, no indica abusividade.

Assim, os Bancos so livres para praticar a usura, pois no esto limitados aos juros de 12% ao ano e podem capitaliz-los. Para finalizar, apresentamos a ementa de um julgado do Egrgio STJ, que sintetiza os tpicos abordados:

CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. MTUO BANCRIO COM ALIENAO FIDUCIRIA EM GARANTIA. JUROS REMUNERATRIOS. LEI N. 4.595/64. ENUNCIADO 596 DA SMULA DO STF. JUROS MORATRIOS LIMITADOS A 12% A. A. LEI DE USURA. CAPITALIZAO. POSSIBILIDADE. COMISSO DE PERMANNCIA. ENUNCIADO 294 DA SMULA DO STJ. INSCRIO DO NOME DO DEVEDOR EM CADASTROS DE PROTEO AO CRDITO. POSSIBILIDADE. AGRAVO IMPROVIDO. 1. Com o advento da Lei n. 4.595/1964, restou afastada a incidncia da Lei de Usura, que limitou os juros remuneratrios no patamar de 12% ao ano, nos termos do Enunciado n 596 da Smula do eg. Supremo Tribunal Federal: As disposies do Decreto 22.626/1933 no se aplicam s taxas de juros e aos outros encargos cobrados nas operaes realizadas por instituies pblicas ou privadas, que integram o Sistema Financeiro Nacional. 2. A taxa mdia do mercado no considerada excessivamente onerosa. Assim, o pacto referente taxa de juros remuneratrios s pode ser alterado se reconhecida sua abusividade em cada situao. 3. Os juros moratrios podem ser pactuados at o limite de 12% ao ano, conforme previso legal. Precedentes. 4. O Superior Tribunal de Justia admite a capitalizao mensal dos juros nos contratos firmados posteriormente entrada em vigor da Medida Provisria n 1.963-17/2000, desde que haja previso contratual. No particular, o contrato sob exame foi firmado posteriormente norma referenciada. Dessarte, legtima a capitalizao mensal dos juros remuneratrios, como pactuada. 5. Segundo o posicionamento consolidado pela eg. Segunda Seo desta Corte Superior, possvel a cobrana da comisso de permanncia, desde que no cumulada com juros remuneratrios, correo monetria e/ou juros e multa moratrios. 6. A simples discusso judicial da dvida no suficiente para obstaculizar ou remover a inscrio do nome do devedor em rgos de proteo ao crdito. 7. Agravo regimental improvido.2

4.3. Desconto bancrio


2

STJ, AgRg no REsp 791.172-RS.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

O desconto bancrio fala muito a respeito do que vimos quando tratamos dos ttulos de crdito, mas no exclusivamente. Neste contrato, o banco antecipa o pagamento de um crdito de determinado cliente, que o cede ao banco. Ou seja, o banco compra o crdito de uma pessoa, naturalmente, a um preo menor, pois esta deduo do valor total chamada de desgio a remunerao do banco pelo seu servio. A relao com os ttulos de crdito ocorre pelo fato de que, quando a cesso do crdito ocorre pela via cambiria, ela ser muito mais segura para o banco e, por consequncia, o desconto realizado ser menor em funo do risco reduzido. A cesso cambiria realizada por endosso e, desta forma, estar sujeita aos princpios relativos aos ttulos de crdito, como a autonomia das obrigaes cambirias e a inoponibilidade das excees pessoais a terceiros de boa f. Assim, alm do direito de regresso contra o cliente endossante, o banco protege-se contra a oposio destas excees por parte do devedor do ttulo. O desconto bancrio no possui nenhuma regulao legal especfica, de modo que estes so os principais aspectos a ser tratados em nosso estudo.

4.4. Abertura de crdito

O contrato de abertura de crdito no a simples abertura de conta corrente, como j vimos. Esta relaciona-se com o depsito bancrio. A abertura de crdito, por sua vez, uma modalidade de mtuo, mas com caractersticas especiais. Neste contrato, o banco disponibiliza ao cliente certa quantia monetria crdito que poder ou no ser utilizada. o que, no linguajar coloquial, chama-se de cheque especial. Ou seja, mais do que um mtuo, uma possibilidade de mtuo. O banco oferece ao cliente a possibilidade de ser muturio, mas o mtuo s se realiza quando o cliente utiliza a quantia disponibilizada, seja integral ou parcialmente. O ganho do banco, nestes contratos, realiza-se por meio de juros cobrados a partir da utilizao efetiva de parte ou da integralidade da quantia disponibilizada. O banco at poderia cobrar uma remunerao pela simples disponibilizao da quantia, mas em regra no o faz, em razo de polticas de
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA captao de clientes. at normal, na praxe bancria, no cobrar juros, caso o cliente reponha a quantia utilizada logo nos primeiros dias aps sua utilizao. No havendo regras especiais, a maior fonte normativa que temos a disposio o conjunto de smulas editadas pelo STJ:

S. 233: O contrato de abertura de crdito, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente, no ttulo executivo. S. 247: O contrato de abertura de crdito em conta-corrente, acompanhado do demonstrativo de dbito, constitui documento hbil para o ajuizamento da ao monitria. S. 258: A nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito no goza de autonomia em razo da iliquidez do ttulo que a originou. S. 300: O instrumento de confisso de dvida, ainda que originrio de contrato de abertura de crdito, constitui ttulo executivo extrajudicial. S. 322: Para a repetio de indbito, nos contratos de abertura de crdito em conta-corrente, no se exige a prova do erro.

A maioria destas smulas diz respeito executividade dos documentos relativos aos contratos de abertura de crdito. A confisso de dvida, por exemplo, constitui ttulo executivo extrajudicial, mas o contrato acompanhado de um mero extrato, no. J o contrato, acompanhado do demonstrativo de dbito, no ttulo executivo, mas permite a ao monitria. A smula 258 trata da perda da autonomia da nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito; assunto j abordado quando tratamos dos ttulos de crdito. J a smula 322 trata da repetio de indbito que pode ser proposta pelo cliente para reaver valores descontados indevidamente pelo banco nos contratos de abertura de crdito. Neste caso, no se exigir a prova do erro. 5. Contratos bancrios imprprios

Os contratos bancrios imprprios so assim chamados, pois alguns doutrinadores divergem sobre sua natureza essencialmente bancria. Porm, isto no deve levar o candidato a pensar que esses contratos so menos importantes. Ao contrrio, costumam at ser mais cobrados do que os contratos bancrios prprios pelas bancas examinadoras.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA 5.1. Alienao fiduciria em garantia

Prezado candidato, o contrato de alienao fiduciria obedece seguinte mecnica: uma parte aliena um determinado bem a outra, que se obriga a devolv-la quando ocorrer determinado fato jurdico. Este fato normalmente o pagamento de prestaes de um contrato de mtuo. Dito isto, parece que temos uma espcie de retrovenda. Em ambos os casos h a chamada propriedade resolvel. De fato, h semelhanas, mas os contratos so diferentes. Na retrovenda, h a inteno de vender o bem e a possibilidade de reav-lo acessria. Na alienao fiduciria, no. O mtuo , na grande maioria dos casos, o principal objetivo daquele que aliena o bem, e este funciona como garantia para o pagamento do emprstimo. Na realidade, em regra, o bem nem chega a ser transferido ao credor fiducirio: este apenas passa a ser o titular do domnio do objeto, mas seu possuidor indireto (como na reserva de domnio). Ocorrendo o inadimplemento do devedor fiduciante, o credor fiducirio, aps notific-lo da mora, poder vender a coisa a terceiros, se autorizado judicialmente, devendo aplicar o preo da venda no pagamento de seu crdito e das despesas decorrentes da cobrana, e entregar o saldo remanescente, se houver, ao devedor fiduciante. Ou seja, no h hiptese do credor fiducirio tornar-se proprietrio definitivo do bem e isto faz com que a alienao fiduciria seja completamente distinta da retrovenda, pois, passada a semelhana inicial, vemos que tanto o propsito quanto os efeitos do contrato so totalmente distintos. Este contrato, normalmente, objetiva-se a dois propsitos. No primeiro, o financiamento de um bem, no qual participa um terceiro, que vende o bem, alm do credor fiducirio, que o financia, e o devedor fiduciante, que aquele que possui a inteno de adquirir o bem. O segundo propsito servir de garantia de um mtuo, situao na qual o bem sai do patrimnio do prprio devedor fiduciante. Esta possibilidade prevista em Smula do STJ:
S. 28: o contrato de alienao fiduciria em garantia pode ter por objeto bem que j integrava o patrimnio do devedor.

A alienao fiduciria regulada em diversos instrumentos normativos. Quando o objeto fiducirio imvel, a Lei a que regula o sistema de financiamento imobilirio: a L. 9.514/1997, alm dos arts. 1.359 ao 1.368-A do Cdigo Civil, subsidiariamente. O primeiro artigo da Lei especial define o contrato:
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Art. 22. A alienao fiduciria regulada por esta Lei o negcio jurdico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferncia ao credor, ou fiducirio, da propriedade resolvel de coisa imvel.

O art. 23 determina que o contrato dever ser averbado no Registro de Imveis para que se constitua a propriedade fiduciria, desdobrando-se a propriedade, como j comentamos, tornando-se o fiduciante possuidor direto e o fiducirio possuidor indireto da coisa imvel. O contrato possui alguns requisitos essncias, como determina a Lei:

Art. 24. O contrato que serve de ttulo ao negcio fiducirio conter: I - o valor do principal da dvida; II - o prazo e as condies de reposio do emprstimo ou do crdito do fiducirio; III - a taxa de juros e os encargos incidentes; IV - a clusula de constituio da propriedade fiduciria, com a descrio do imvel objeto da alienao fiduciria e a indicao do ttulo e modo de aquisio; V - a clusula assegurando ao fiduciante, enquanto adimplente, a livre utilizao, por sua conta e risco, do imvel objeto da alienao fiduciria; VI - a indicao, para efeito de venda em pblico leilo, do valor do imvel e dos critrios para a respectiva reviso; VII - a clusula dispondo sobre os procedimentos de que trata o art. 27.

O art. 27, mencionado supra, trata do leilo obrigatrio, do qual j comentamos. Paga a dvida, resolve-se a propriedade fiduciria, tornando-se o devedor fiduciante, no s possuidor direto do imvel, mas seu proprietrio. No paga a dvida e constitudo em mora o devedor, todavia, a propriedade do imvel consolidar-se- em nome do credor fiducirio (art. 25). Para isto, o credor dever intimar o devedor (art. 25, 1) pessoalmente (art. 25, 3), no prazo de carncia definido no contrato (art. 25, 2). O devedor ter a possibilidade de, no prazo de quinze dias, pagar a prestao vencida, as que se vencerem at a data do pagamento e demais despesas e encargos contratuais e legais (art. 25, 1). Esta intimao, conforme Smula do STJ, dispensa a indicao do valor do dbito:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

35

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


S. 245: A notificao destinada a comprovar a mora nas dvidas garantidas por alienao fiduciria dispensa a indicao do valor do dbito.

Este pagamento chama-se purgar a mora e, feito isto, o credor ser pago e o contrato continuar na forma anterior mora (art. 25, 5 e 6). O STJ considera que a mora s pode ser purgada aps pagos 40% do financiamento:

S. 284: A purga da mora, nos contratos de alienao fiduciria, s permitida quando j pagos pelo menos 40% (quarenta por cento) do valor financiado.

Na situao contrria, quando no h o pagamento da dvida, o oficial do Registro de Imveis promover a averbao, na matrcula do imvel, da consolidao da propriedade em nome do fiducirio (art. 25, 7). Quando ocorrido este fato que o credor ser, ento, obrigado a realizar o leilo pblico, na forma do art. 27:

Art. 27. Uma vez consolidada a propriedade em seu nome, o fiducirio, no prazo de trinta dias, contados da data do registro de que trata o 7 do artigo anterior, promover pblico leilo para a alienao do imvel. 1 Se, no primeiro pblico leilo, o maior lance oferecido for inferior ao valor do imvel, estipulado na forma do inciso VI do art. 24, ser realizado o segundo leilo, nos quinze dias seguintes. 2 No segundo leilo, ser aceito o maior lance oferecido, desde que igual ou superior ao valor da dvida, das despesas, dos prmios de seguro, dos encargos legais, inclusive tributos, e das contribuies condominiais.

Como se pode ver, o propsito da consolidao da propriedade em nome do credor fiducirio saldar o crdito que era devido a este. Feito isto e havendo crdito remanescente, a este far jus o devedor fiduciante. As disposies do CC/2002 aplicam-se integralmente nos contratos de alienao fiduciria que no possuam Lei especial. Talvez, uma das mais comuns seja a de veculos automotores, mas qualquer outro bem mvel pode ser objeto de alienao fiduciria. Com o que j foi explicado anteriormente, fica fcil entender as disposies do Cdigo Civil:

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


Art. 1.361. Considera-se fiduciria a propriedade resolvel de coisa mvel infungvel que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor. 1 Constitui-se a propriedade fiduciria com o registro do contrato, celebrado por instrumento pblico ou particular, que lhe serve de ttulo, no Registro de Ttulos e Documentos do domiclio do devedor, ou, em se tratando de veculos, na repartio competente para o licenciamento, fazendo-se a anotao no certificado de registro. 2 Com a constituio da propriedade fiduciria, d-se o desdobramento da posse, tornando-se o devedor possuidor direto da coisa. 3 A propriedade superveniente, adquirida pelo devedor, torna eficaz, desde o arquivamento, a transferncia da propriedade fiduciria. Art. 1.362. O contrato, que serve de ttulo propriedade fiduciria, conter: I - o total da dvida, ou sua estimativa; II - o prazo, ou a poca do pagamento; III - a taxa de juros, se houver; IV - a descrio da coisa objeto da transferncia, com os elementos indispensveis sua identificao. Art. 1.363. Antes de vencida a dvida, o devedor, a suas expensas e risco, pode usar a coisa segundo sua destinao, sendo obrigado, como depositrio: I - a empregar na guarda da coisa a diligncia exigida por sua natureza; II - a entreg-la ao credor, se a dvida no for paga no vencimento.

H uma diferena relevante, porm: embora seja nula a clusula contratual que permita o credor permanecer proprietrio do bem em fidcia, a venda deste no ser realizada, necessariamente, em leilo pblico, pois permitido que o bem seja alienado extrajudicialmente a terceiro:

Art. 1.364. Vencida a dvida, e no paga, fica o credor obrigado a vender, judicial ou extrajudicialmente, a coisa a terceiros, a aplicar o preo no pagamento de seu crdito e das despesas de cobrana, e a entregar o saldo, se houver, ao devedor. Art. 1.365. nula a clusula que autoriza o proprietrio fiducirio a ficar com a coisa alienada em garantia, se a dvida no for paga no vencimento. Pargrafo nico. O devedor pode, com a anuncia do credor, dar seu direito eventual coisa em pagamento da dvida, aps o vencimento desta.

Porm, como o bem provavelmente no estar na posse do credor fiducirio, este ter que se valer de ao de busca e apreenso.

S. 72: A comprovao da mora e imprescindvel a busca e apreenso do bem alienado fiduciariamente. Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

37

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

H ainda uma modalidade especial de regras para a alienao fiduciria celebrado no mbito do mercado financeiro e de capitais, bem como em garantia de crditos fiscais e previdencirios, encontrados no art. 66-B da L. 4.728/1965:

Art. 66-B. O contrato de alienao fiduciria celebrado no mbito do mercado financeiro e de capitais, bem como em garantia de crditos fiscais e previdencirios, dever conter, alm dos requisitos definidos na Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Cdigo Civil, a taxa de juros, a clusula penal, o ndice de atualizao monetria, se houver, e as demais comisses e encargos. 1 Se a coisa objeto de propriedade fiduciria no se identifica por nmeros, marcas e sinais no contrato de alienao fiduciria, cabe ao proprietrio fiducirio o nus da prova, contra terceiros, da identificao dos bens do seu domnio que se encontram em poder do devedor. 2 O devedor que alienar, ou der em garantia a terceiros, coisa que j alienara fiduciariamente em garantia, ficar sujeito pena prevista no art. 171, 2, I, do Cdigo Penal. 3 admitida a alienao fiduciria de coisa fungvel e a cesso fiduciria de direitos sobre coisas mveis, bem como de ttulos de crdito, hipteses em que, salvo disposio em contrrio, a posse direta e indireta do bem objeto da propriedade fiduciria ou do ttulo representativo do direito ou do crdito atribuda ao credor, que, em caso de inadimplemento ou mora da obrigao garantida, poder vender a terceiros o bem objeto da propriedade fiduciria independente de leilo, hasta pblica ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial, devendo aplicar o preo da venda no pagamento do seu crdito e das despesas decorrentes da realizao da garantia, entregando ao devedor o saldo, se houver, acompanhado do demonstrativo da operao realizada. 4 No tocante cesso fiduciria de direitos sobre coisas mveis ou sobre ttulos de crdito aplica-se, tambm, o disposto nos arts. 18 a 20 da Lei no 9.514, de 20 de novembro de 1997. 5 Aplicam-se alienao fiduciria e cesso fiduciria de que trata esta Lei os arts. 1.421, 1.425, 1.426, 1.435 e 1.436 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002. 6 No se aplica alienao fiduciria e cesso fiduciria de que trata esta Lei o disposto no art. 644 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

O mais importante desta espcie normativa, no entanto, a aplicao das regras processuais do Decreto-Lei 911/1969. Estes detalhes processuais fogem do escopo da nossa aula, mas alguns detalhes so relevantes. O art. 2 deste Decreto-Lei diz o seguinte:
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


Art. 2 No caso de inadimplemento ou mora nas obrigaes contratuais garantidas mediante alienao fiduciria, o proprietrio fiducirio ou credor poder vender a coisa a terceiros, independentemente de leilo, hasta pblica, avaliao prvia ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial, salvo disposio expressa em contrrio prevista no contrato, devendo aplicar o preo da venda no pagamento de seu crdito e das despesas decorrentes e entregar ao devedor o saldo apurado, se houver.

Sobre a venda extrajudicial que se aplica em qualquer situao , o STJ decidiu que, optando o credor fiducirio por esta modalidade, no poder cobrar o saldo remanescente pela via executiva. Entretanto, caber ao monitria:

S. 384: Cabe ao monitria para haver saldo remanescente oriundo de venda extrajudicial de bem alienado fiduciariamente em garantia.

Igualmente, no estando na posse do bem, o credor ser obrigado a utilizar-se da busca e apreenso (art. 3). No sendo encontrado o bem, o art. 4 determina que:

Art. 4 Se o bem alienado fiduciariamente no for encontrado ou no se achar na posse do devedor, o credor poder requerer a converso do pedido de busca e apreenso, nos mesmos autos, em ao de depsito, na forma prevista no Captulo II, do Ttulo I, do Livro IV, do Cdigo de Processo Civil.

Convertendo-se a busca e apreenso em ao de depsito, abriria a possibilidade de pedido de priso civil do depositrio infiel. Cumpre lembrar que o STJ j decretou a inconstitucionalidade desta modalidade de priso civil, com a edio da Smula Vinculante n 25:

S.V. 25: ilcita a priso civil do depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito.

5.2. Arrendamento mercantil (leasing)

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA O arrendamento mercantil, tambm conhecido como leasing, um contrato que se desenvolveu na prtica mercantil. Posteriormente, recebeu tratamento normativo na Lei 6.099/1974, porm a doutrina ainda considera este contrato como atpico, pois o objetivo da Lei regular os aspectos tributrios do arrendamento mercantil. Ela, todavia, no deixa de apresentar normas definicionais. O pargrafo nico do art. 1, por exemplo, define o contrato:

Art. 1, pargrafo nico - Considera-se arrendamento mercantil, para os efeitos desta Lei, o negcio jurdico realizado entre pessoa jurdica, na qualidade de arrendadora, e pessoa fsica ou jurdica, na qualidade de arrendatria, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificaes da arrendatria e para uso prprio desta.

Como se pode perceber, h um grande problema nesta definio: ela utiliza os termos arrendamento, arrendadora e arrendatrio sem defini-los. Seria a mesma coisa que definir locao como o negcio jurdico no qual o locador loca um bem do locatrio. Ora, se no se sabe a definio do verbo locar, a definio meramente circular e, simplesmente, no diz nada. Assim sendo, e aproveitando a meno do contrato de locao que, como todos devem saber, significa um aluguel , o leasing melhor definido como uma locao especial por tempo determinado, cujo trmino do prazo permite ao arrendatrio trs opes: i) renovar o aluguel; ii) encerrar o contrato; iii) comprar o bem alugado, pagando o valo residual uma diferena entre o valor de locao e o valor de compra. A Lei supra define os requisitos do contato:

Art. 5 Os contratos de arrendamento mercantil contero as seguintes disposies: a) prazo do contrato; b) valor de cada contraprestao por perodos determinados, no superiores a um semestre; c) opo de compra ou renovao de contrato, como faculdade do arrendatrio; d) preo para opo de compra ou critrio para sua fixao, quando for estipulada esta clusula.

Como vimos no pargrafo nico do art. 1, a pessoa arrendadora , necessariamente, uma pessoa jurdica. Alm disso, a Resoluo 2.309/1996 do 40 Prof. Antonio Nbrega www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA BACEN determina, em seu art. 1, que as operaes de arrendamento mercantil somente podem ser realizadas por pessoas jurdicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prtica de operaes de arrendamento mercantil, pelos bancos mltiplos com carteira de arrendamento mercantil e pelas instituies financeiras que, nos termos do art. 13 deste Regulamento, estejam autorizadas a contratar operaes de arrendamento com o prprio vendedor do bem ou com pessoas jurdicas a ele coligadas ou interdependentes. A Resoluo ainda distingue dois tipos de leasing: o operacional e o financeiro:

Art. 5 Considera-se arrendamento mercantil financeiro a modalidade em que: I - as contraprestaes e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatria, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operao e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos; II - as despesas de manuteno, assistncia tcnica e servios correlatos operacionalidade do bem arrendado sejam de responsabilidade da arrendatria; III - o preo para o exerccio da opo de compra seja livremente pactuado, podendo ser, inclusive, o valor de mercado do bem arrendado. Art. 6 Considera-se arrendamento mercantil operacional a modalidade em que: I - as contraprestaes a serem pagas pela arrendatria contemplem o custo de arrendamento do bem e os servios inerentes a sua colocao disposio da arrendatria, no podendo o valor presente dos pagamentos ultrapassar 90% (noventa por cento) do custo do bem; II - o prazo contratual seja inferior a 75% (setenta e cinco por cento) do prazo de vida til econmica do bem; III - o preo para o exerccio da opo de compra seja o valor de mercado do bem arrendado; IV - no haja previso de pagamento de valor residual garantido.

No leasing financeiro, o bem arrendado no pertence a arrendador; ele deve ser adquirido por esta que o arrendar ao arrendatrio. Por isso, conforme o art. 5, I, o valor deve ser suficiente para recuperar o custo do bem arrendado. O arrendatrio indica o bem e a operao tem basicamente o objetivo de financiar sua compra, e, por isso, o valor residual de pequena monta. No leasing operacional, o bem j de propriedade da arrendadora. Em razo disto que o valor dos pagamentos no pode ser superior a 90% do custo do bem (art. 6, I) e o prazo contratual deve ser inferior a 75% do prazo de vida til do bem (art. 6, II). Neste caso, geralmente, o valor residual mais alto.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Sobre o contrato de arrendamento mercantil, o STJ j editou duas Smulas:

S. 293: A cobrana antecipada do valor residual garantido (VRG) no descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil. S. 369: No contrato de arrendamento mercantil (leasing), ainda que haja clusula resolutiva expressa, necessria a notificao prvia do arrendatrio para constitu-lo em mora.

A primeira trata de assunto que era rejeitado pela doutrina: a diluio do valor residual nas prestaes, de modo que a opo de compra era realizada no incio e no no fim do contrato. Como se v, o STJ rejeitou o posicionamento doutrinrio, decidindo pela no descaracterizao do contrato. A segunda Smula no demanda mais explicaes. Por ltimo, h uma breve Lei (n 11.649/2008, contendo apenas trs artigos, sendo que um sobre a vigncia da Lei) que trata do arrendamento mercantil de veculos automotores:

Art. 1 Nos contratos de arrendamento mercantil de veculos automotivos, aps a quitao de todas as parcelas vencidas e vincendas, das obrigaes pecunirias previstas em contrato, e do envio ao arrendador de comprovante de pagamento dos IPVAs e dos DPVATs, bem como das multas pagas nas esferas Federal, Estaduais e Municipais, documentos esses acompanhados de carta na qual a arrendatria manifesta formalmente sua opo pela compra do bem, exigida pela Lei no 6.099, de 12 de setembro de 1974, a sociedade de arrendamento mercantil, na qualidade de arrendadora, dever, no prazo de at trinta dias teis, aps recebimento destes documentos, remeter ao arrendatrio: I - o documento nico de transferncia (DUT) do veculo devidamente assinado pela arrendadora, a fim de possibilitar que o arrendatrio providencie a respectiva transferncia de propriedade do veculo junto ao departamento de trnsito do Estado; II - a nota promissria vinculada ao contrato e emitida pelo arrendatrio, se houver, com o devido carimbo de liquidada ou sem efeito, bem como o termo de quitao do respectivo contrato de arrendamento mercantil (leasing). Pargrafo nico. Considerar-se- como nula de pleno direito qualquer clusula contratual relativa operao de arrendamento mercantil de veculo automotivo que disponha de modo contrrio ao disposto neste artigo. Art. 2 O descumprimento do disposto no art. 1 sujeitar a parte infratora, sociedade de arrendamento mercantil ou arrendatrio, ao pagamento de multa equivalente a dois por cento do valor da venda do bem, podendo a parte credora cobr-la por meio de processo de execuo.

5.3. Faturizao (fomento mercantil ou factoring)


Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

A faturizao contrato atpico no possui legislao regulando-o e guarda muitas semelhanas com o contrato de desconto bancrio. Uma diferena, porm, que ele no exclusivo das instituies financeiras, de modo que quaisquer juros cobrados sofrero a limitao de 12% ao ano. As diferenas no param por a. Neste contrato, a doutrina considera que o essencial no a cesso do crdito, mas a administrao do crdito: a faturizadora orienta o empresrio acerca da concesso de crdito aos seus clientes e, por isso, assume o risco da inadimplncia. O adiantamento do crdito opcional e, por isso, a doutrina distingue duas modalidades de contrato: Conventional factoring: o Servio de administrao de crdito. o Servio de seguro do adimplemento. o Servio de financiamento. Maturity factoring: o Servio de administrao de crdito. o Servio de seguro do adimplemento. Uma importante distino, feita pela doutrina, entre o contrato de factoring e o desconto bancrio sobre o modo de cesso de crdito: no fomento mercantil, o crdito deveria ser cedido necessariamente pela forma civil. Sendo assim, o cedente no se responsabilizaria pela solvncia do devedor, mas apenas pela existncia do crdito (art. 295, CC/2002). Porm, o STJ admite que seja estipulada clusula contratual prevendo o contrrio, ou seja, permitindo o direito de regresso por parte do faturizador.

5.4. Carto de crdito

O contrato de carto de crdito muito comum, nos dias de hoje, de modo que o caro candidato deve conhec-lo bem. Porm, no h legislao especfica. O que h a autorizao, nos termos dos artigos 4 e 10 da Lei 4.595/1964 j mencionada anteriormente , para o BACEN regular a matria por via administrativa, ou seja, por meio de Resolues. A mecnica do contrato relativamente simples: a operadora permite que seu cliente compre utilizando o carto de crdito; o dono do estabelecimento comercial, por sua vez, possui um contrato com a operadora que lhe pagar o valor.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

43

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Como se pode perceber, h trs relaes jurdicas: entre a operadora e o cliente; entre o cliente e o empresrio; e entre a operadora e o empresrio. importante frisar que s haver relao de consumo nas relaes que envolverem o cliente. O STJ j decidiu no haver relao entre a operadora e empresrio que utiliza seus servios em suas vendas. As operadoras de carto de crdito so instituies financeiras. Sendo assim, o STJ tambm j decidiu no ser aplicvel e Lei de Usura a elas:

S. 283: As empresas administradoras de carto de crdito so instituies financeiras e, por isso, os juros remuneratrios por elas cobrados no sofrem as limitaes da Lei de Usura.

Dois outros posicionamentos do STJ tambm so relevantes. O primeiro diz respeito prestao de contas da operadora para o cliente; possibilidade que o Tribunal manifestou-se positivamente. O outro posicionamento sobre algo que no ocorre muito na prtica: a conferncia da assinatura do cliente, no momento da compra. O Tribunal manifestou que o vendedor negligente o nico responsvel, caso aprove a venda com assinaturas divergentes. Por no haver legislao especfica e as resolues serem matria infralegal, no cobrada nos concursos, exceto se houver meno expressa no edital, os tpicos sobre carto de crdito restringem-se a estes assuntos.

6. Contrato de seguro

Prezado candidato, o contrato de seguro, como a maioria dos contratos vistos at agora, pode ter natureza mercantil segundo a definio da doutrina, entre duas pessoas empresrias ou natureza civil entre a seguradora e uma pessoa no empresria. Um contrato de natureza estritamente civil seria o seguro de vida, por exemplo, pois impossvel para uma sociedade empresria contratar tal modalidade de seguro. Um seguro, para que possa ser mercantil, deve possibilitar tanto um empresrio individual quanto uma sociedade empresria contrat-lo. Retirando esta limitao, todavia, as possibilidades do seguro so inmeras. Este contrato surgiu no seio da prtica mercantil como um contrato de alienao de risco. Segundo os historiadores, mais precisamente, sua origem est na navegao, quando os proprietrios de navios perceberam que uma
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA quantidade x de embarcaes eram perdidas ou avariadas por ano, mas era impossvel prever qual. Assim, se estes proprietrios dividissem o custo dos prejuzos pelo nmero de proprietrios, amortizariam os prejuzos, na condio de que aquele que sofresse o dano real recuperasse sua embarcao. Como em um amplo lapso temporal a probabilidade era que todos sofressem algum prejuzo, ningum, em tese, sairia perdendo. H, porm, uma aleatoriedade no contrato de seguro. Aquele que contrata o assegurado pode ou no receber o prmio do seguro. A seguradora, por sua vez, pode acabar por pagar mais do que recebeu. Ou seja, h uma certa aposta neste modalidade de contrato: o assegurado aposta que sofrer prejuzos, enquanto a seguradora "aposta" que no. Aquele que acertar ter lucro na relao contratual. importante frisar que esta uma viso metafrica. A Lei limita a possibilidade do segurado lucrar com o seguro e, pelo lado do segurador, este pode ter prejuzo em uma relao individual, mas, por meio de clculos probabilsticos e estatsticos, em regra, ter lucro no somatrio do resultado de todos os seus contratos de seguro. Ou seja, na realidade, apenas quem lucra o segurador. Vejamos, agora, a definio legal deste contrato, que regulado pelo Cdigo Civil:

Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prmio, a garantir interesse legtimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados. Pargrafo nico. Somente pode ser parte, no contrato de seguro, como segurador, entidade para tal fim legalmente autorizada.

Como podemos ver, o segurador uma sociedade que seja legalmente autorizada para este fim garante que, na ocorrncia de um determinado evento chamado de sinistro , garantir interesse legtimo do segurado, o que, em regra, resume-se a uma quantia pecuniria (art. 776). O segurado, por sua vez, obriga-se a pagar o prmio, que pode ser vista ou a prazo. Como j dito, o segurado dever pag-lo independentemente da ocorrncia do sinistro.

Art. 764. Salvo disposio especial, o fato de se no ter verificado o risco, em previso do qual se faz o seguro, no exime o segurado de pagar o prmio.

O contrato de seguro se instrumentaliza em uma aplice, que servir como meio de prova:
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

45

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Art. 758. O contrato de seguro prova-se com a exibio da aplice ou do bilhete do seguro, e, na falta deles, por documento comprobatrio do pagamento do respectivo prmio. Art. 759. A emisso da aplice dever ser precedida de proposta escrita com a declarao dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco. Art. 760. A aplice ou o bilhete de seguro sero nominativos, ordem ou ao portador, e mencionaro os riscos assumidos, o incio e o fim de sua validade, o limite da garantia e o prmio devido, e, quando for o caso, o nome do segurado e o do beneficirio.

Pelo ltimo artigo, vemos os requisitos do contrato. Ele possui um prazo, ou seja, o contrato no pode ser por prazo indeterminado e este prazo s poder ser prorrogado tacitamente uma vez (art. 774). Alm disto, dever indicar o limite da garantia e o quanto dever ser pago pelo segurado, ou seja, o prmio. Como alertamos anteriormente, h limitaes ao valor da garantia para que o segurado no lucre alm do que resulta da repartio do risco entre todos os segurados. Assim, na verdade o que ocorrer no um lucro, em sentido estrito, mas uma reduo dos prejuzos. O segurado lucra em relao diferena do que despenderia para retornar ao statu quo caso no fosse segurado e o despenderia sendo segurado, mas, na realidade, este lucro ficto, pois h sempre um prejuzo que apenas minimizado pelo seguro. Vejamos as limitaes legais:

Art. 778. Nos seguros de dano, a garantia prometida no pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da concluso do contrato, sob pena do disposto no art. 766, e sem prejuzo da ao penal que no caso couber. Art. 781. A indenizao no pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento do sinistro, e, em hiptese alguma, o limite mximo da garantia fixado na aplice, salvo em caso de mora do segurador. Art. 782. O segurado que, na vigncia do contrato, pretender obter novo seguro sobre o mesmo interesse, e contra o mesmo risco junto a outro segurador, deve previamente comunicar sua inteno por escrito ao primeiro, indicando a soma por que pretende segurar-se, a fim de se comprovar a obedincia ao disposto no art. 778. Art. 783. Salvo disposio em contrrio, o seguro de um interesse por menos do que valha acarreta a reduo proporcional da indenizao, no caso de sinistro parcial. Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

46

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


Art. 784. No se inclui na garantia o sinistro provocado por vcio intrnseco da coisa segurada, no declarado pelo segurado.

Todas estas normas, alm de impedir que o contrato de seguro fuja de seu propsito original alienao de risco e sirva como meio de obteno de lucros, procuram evitar fraudes da parte do segurado. Estas regras so especficas do seguro de dano e complementam-se com estas regras gerais:

Art. 762. Nulo ser o contrato para garantia de risco proveniente de ato doloso do segurado, do beneficirio, ou de representante de um ou de outro. Art. 766. Se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declaraes inexatas ou omitir circunstncias que possam influir na aceitao da proposta ou na taxa do prmio, perder o direito garantia, alm de ficar obrigado ao prmio vencido. Pargrafo nico. Se a inexatido ou omisso nas declaraes no resultar de mf do segurado, o segurador ter direito a resolver o contrato, ou a cobrar, mesmo aps o sinistro, a diferena do prmio. Art. 768. O segurado perder o direito garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato. Art. 769. O segurado obrigado a comunicar ao segurador, logo que saiba, todo incidente suscetvel de agravar consideravelmente o risco coberto, sob pena de perder o direito garantia, se provar que silenciou de m-f. 1 O segurador, desde que o faa nos quinze dias seguintes ao recebimento do aviso da agravao do risco sem culpa do segurado, poder dar-lhe cincia, por escrito, de sua deciso de resolver o contrato. 2 A resoluo s ser eficaz trinta dias aps a notificao, devendo ser restituda pelo segurador a diferena do prmio.

Estas regras parecem privilegiar o segurador, pois o segurado acaba por possuir mais deveres do que direitos, enquanto, em caso de aumento de risco, o segurador poder rescindir o contrato, o segurado s poder pleitear pela reduo do prmio em caso de diminuio considervel de risco.

Art. 770. Salvo disposio em contrrio, a diminuio do risco no curso do contrato no acarreta a reduo do prmio estipulado; mas, se a reduo do risco for considervel, o segurado poder exigir a reviso do prmio, ou a resoluo do contrato.

Alm desta assimetria, a Lei impe outros deveres ao segurado:


Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

47

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

Art. 763. No ter direito a indenizao o segurado que estiver em mora no pagamento do prmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgao. Art. 771. Sob pena de perder o direito indenizao, o segurado participar o sinistro ao segurador, logo que o saiba, e tomar as providncias imediatas para minorar-lhe as conseqncias. Pargrafo nico. Correm conta do segurador, at o limite fixado no contrato, as despesas de salvamento conseqente ao sinistro.

Por parte do segurador, caso constitua-se em mora ao pagar a indenizao, dever corrigi-la monetariamente. Alm disto, tratando de uma questo mais fraudulenta, caso o segurador saiba no haver ou ter cessado o risco na poca do contrato, dever pagar a indenizao em dobro:

Art. 772. A mora do segurador em pagar o sinistro obriga atualizao monetria da indenizao devida segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, sem prejuzo dos juros moratrios. Art. 773. O segurador que, ao tempo do contrato, sabe estar passado o risco de que o segurado se pretende cobrir, e, no obstante, expede a aplice, pagar em dobro o prmio estipulado.

Importante, a noo de risco, definida pela Lei:

Art. 779. O risco do seguro compreender todos os prejuzos resultantes ou conseqentes, como sejam os estragos ocasionados para evitar o sinistro, minorar o dano, ou salvar a coisa.

Acima, vimos que o seguro constitui-se em uma aplice, que pode ser nominativa, ordem ou ao portador. Alm disto, esta aplice pode ser cedida e, inclusive, quando ordem, por endosso:

Art. 785. Salvo disposio em contrrio, admite-se a transferncia do contrato a terceiro com a alienao ou cesso do interesse segurado. 1 Se o instrumento contratual nominativo, a transferncia s produz efeitos em relao ao segurador mediante aviso escrito assinado pelo cedente e pelo cessionrio.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

48

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA


2 A aplice ou o bilhete ordem s se transfere por endosso em preto, datado e assinado pelo endossante e pelo endossatrio.

Isto poderia levar a crer que a aplice de seguro um titulo extrajudicial, porm, o art. 585, III, do CPC, que previa isto, restringiu a executividade ao seguro de vida, de modo que a cobrana de qualquer outro seguro necessitar de ao de conhecimento. Por ltimo, algumas regras especficas e noes tericas. Quanto a estas, importante que caro candidato saiba de trs modalidades especiais de seguros:

Cosseguro a distribuio de um seguro entre duas ou mais seguradoras. O mesmo bem garantido por duas ou mais empresas seguradoras, diluindo-se o risco e pulverizando a responsabilidade no caso do advento do sinistro. Com esse instrumento, um risco de grande vulto pode ser aceito por seguradoras de menor potencial econmico, com a respectiva diviso do prmio entre as empresas participantes. Ressalte-se que dever haver uma seguradora lder, que ser responsvel pelo recebimento da proposta, emisso da aplice (documento que formaliza o contrato de seguro) e outras providncias administrativas. Resseguro tambm uma tcnica para pulverizar os riscos. Contudo, no resseguro o segurado transfere a outra empresa parte da responsabilidade assumida diante do segurado. Ou seja, uma operao atravs da qual o segurador passa a uma resseguradora o excesso de responsabilidade que ultrapassa o limite da sua capacidade econmica de indenizar. No contrato de resseguro no h participao do segurado, tendo como partes somente o segurador e o ressegurador. Retrocesso consiste numa operao utilizada pelo ressegurador para repassar a outras empresas do mercado segurador o excesso de responsabilidade que ultrapasse o limite mximo de sua capacidade de indenizar. curioso frisar que, da mesma forma que o segurado no tem participao no contrato de resseguro, o segurador tambm no atua na retrocesso operada pela resseguradora.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

49

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Apesar de categorias especiais, as regras so as mesmas. O Cdigo Civil apresenta apenas uma disposio especial sobre o cosseguro:
Art. 761. Quando o risco for assumido em co-seguro, a aplice indicar o segurador que administrar o contrato e representar os demais, para todos os seus efeitos.

Quanto s disposies especiais, temos uma norma que trata da vigncia da responsabilidade em um seguro de transporte de coisas:

Art. 780. A vigncia da garantia, no seguro de coisas transportadas, comea no momento em que so pelo transportador recebidas, e cessa com a sua entrega ao destinatrio.

Temos tambm disposies que tratam do seguro de cobertura de responsabilidade civil:

Art. 787. No seguro de responsabilidade civil, o segurador garante o pagamento de perdas e danos devidos pelo segurado a terceiro. 1 To logo saiba o segurado das conseqncias de ato seu, suscetvel de lhe acarretar a responsabilidade includa na garantia, comunicar o fato ao segurador. 2 defeso ao segurado reconhecer sua responsabilidade ou confessar a ao, bem como transigir com o terceiro prejudicado, ou indeniz-lo diretamente, sem anuncia expressa do segurador. 3 Intentada a ao contra o segurado, dar este cincia da lide ao segurador. 4 Subsistir a responsabilidade do segurado perante o terceiro, se o segurador for insolvente.

Para terminarmos, o segurador tem direito de regresso contra o responsvel do dano, quando no for o prprio segurado:

Art. 786. Paga a indenizao, o segurador sub-roga-se, nos limites do valor respectivo, nos direitos e aes que competirem ao segurado contra o autor do dano. 1o Salvo dolo, a sub-rogao no tem lugar se o dano foi causado pelo cnjuge do segurado, seus descendentes ou ascendentes, consangneos ou afins. 2o ineficaz qualquer ato do segurado que diminua ou extinga, em prejuzo do segurador, os direitos a que se refere este artigo.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

50

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Com isto, caro amigo, chegamos ao trmino de nosso curso. Esperamos que tenha sido de bom proveito e acreditamos que nossas lies sero suficientes para o candidato enfrentar qualquer questo de Direito Empresarial nos certames futuros. Mas no deixe de revisar a matria! Me coloco, desde j, disposio para eventuais questionamentos por meio do nosso frum ou do email antonionobrega@pontodosconcursos.com.br. Sucesso e um grande abrao!

7. Exerccios 1. (VUNESP - 2011 - TJ-SP Juiz) Relativamente compra e venda, aponte a alternativa correta.

a) Anulvel ser o contrato quando se deixar ao arbtrio exclusivo de uma das partes a fixao do preo. b) lcito aos contratantes estipular o preo em funo de ndices ou parmetros, desde que suscetveis de objetiva determinao, ou sujeit-lo taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar, ou ainda ao arbtrio de terceiro que prometerem designar. c) A venda feita a contento do comprador entende-se realizada sob condio resolutiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue, e no se reputar perfeita, enquanto o adquirente no manifestar seu agrado. d) ilcita a compra e venda entre cnjuges. e) Nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma autoriza a rejeio de todas.

2. (Antonio Nbrega Ponto dos Concursos 2012) No constitui objeto do contrato de concesso mercantil de veculos automotores:

a) O uso gratuito de marca do concedente, como identificao. b) A comercializao de veculos automotores, implementos e componentes fabricados ou fornecidos pelo produtor. c) A prestao de assistncia tcnica a esses produtos, inclusive quanto ao seu atendimento ou reviso.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

51

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA d) A locao de veculos automotores fabricados ou fornecidos pelo produtor.

3. (FAE - 2006 - TRT - 9 REGIO/PR - Juiz - 1 Prova - 2 Etapa) Acerca do contrato de representao comercial, assinale a alternativa correta:

a) No contrato de representao comercial, o representado nomeia um procurador, chamado representante comercial, com poderes para administrar bens, vender, negociar preo e condies. b) A representao comercial pode ser exercida por pessoa fsica ou jurdica, com total autonomia jurdica e negocial em relao ao representado, e se caracteriza pela obrigao do representante distribuir, numa rea determinada, os produtos comercializados pelo representado. c) A representao comercial pode ser exercida por pessoa fsica, que, sem vnculo de emprego com o representado, se obriga a obter pedidos de compra e venda de mercadorias fabricadas ou comercializadas pelo representado, bem como a prestar-lhe contas. d) Na representao comercial, ao representado vedado qualquer tipo de ingerncia nos negcios do representante, no podendo o representado estipular preos ou condies de pagamento a serem praticados pelo representante, sob pena de caracterizar subordinao e descaracterizar o contrato de representao comercial. e) Nos contratos de representao comercial com prazo determinado, a parte que o denunciar estar obrigada a conceder pr-aviso de 30 dias e pagar indenizao correspondente a 1/3 do total de comisses recebidas pelo representante.

4. (CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO Juiz) O contrato por meio do qual algum entrega quantia de dinheiro ao banco para que este dela disponha livremente, com a obrigao de restitu-la ao depositante ou de entreg-la, em uma nica vez ou em partes, pessoa que este indicar, caracteriza-se como

a) conta-corrente bancria. b) mtuo bancrio. c) crdito documentado bancrio. d) abertura de crdito bancrio.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

52

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA e) depsito bancrio.

5. (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) Se o bem mvel alienado fiduciariamente a um banco no for encontrado ou no se achar na posse do devedor, poder o credor fiducirio

a) apenas alterar o pedido formulado na ao de busca e apreenso para o de execuo por quantia certa. b) requerer a converso do pedido de busca e apreenso, nos mesmos autos, em ao de depsito, e o devedor ficar sujeito a priso civil, se no restituir o bem ou seu equivalente em dinheiro. c) se o fiduciante estiver em mora, somente executar o fiador, que se sub-rogar, de pleno direito, no crdito e na garantia constituda pela alienao fiduciria. d) recorrer apenas execuo contra o devedor, penhorando-lhe outros bens suficientes para assegurar a execuo. e) requerer a converso do pedido de busca e apreenso, nos mesmos autos, em ao de depsito, mas o devedor no ficar sujeito a priso civil.

6. (VUNESP - 2011 - TJ-SP - Titular de Servios de Notas e de Registros) Segundo a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, assinale a alternativa incorreta a respeito de alienao fiduciria.

a) O contrato de alienao fiduciria em garantia pode ter por objeto bem que j integrava o patrimnio do devedor. b) A notificao destinada a comprovar a mora nas dvidas garantidas por alienao fiduciria deve necessariamente indicar o valor do dbito. c) Cabe ao monitria para haver saldo remanescente oriundo de venda extrajudicial de bem alienado fiduciariamente em garantia. d) Na falncia do devedor alienante, fica assegurado ao credor fiducirio o direito de pedir a restituio do bem alienado fiduciariamente.

7. (FCC - 2009 - TJ-GO Juiz) O leasing financeiro e a alienao fiduciria em garantia caracterizam-se, respectivamente, pela

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

53

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA a) aquisio, em ambos os contratos, de bens durveis mediante financiamento bancrio, sem que haja transferncia de propriedade entre credor e devedor, ficando o bem em penhor nas mos do devedor. b) aquisio do bem pelo financiador e locao dele para o tomador, que escolheu o bem, com opo de compra depois de certo prazo; e pela transferncia pelo fiduciante da propriedade resolvel do bem ao fiducirio, que o transferir ao fiduciante mediante o cumprimento das obrigaes por este assumidas. c) alienao do bem pelo proprietrio que continuar na posse do bem como locatrio, com opo de recompr-lo depois de certo prazo; e pela transferncia pelo fiduciante da propriedade resolvel do bem ao fiducirio, que o transferir ao fiduciante mediante o cumprimento das obrigaes por este assumidas. d) locao do bem com obrigao de assistncia tcnica ao tomador que tem a opo de compra depois de decorrido certo prazo; e pela transferncia pelo fiducirio da propriedade resolvel do bem ao fiduciante, que o transferir ao fiducirio mediante o cumprimento das obrigaes por este assumidas. e) locao do bem pelo fornecedor ao tomador, que, juntamente com as prestaes do aluguel, necessariamente, antecipar o valor residual garantido com vistas aquisio compulsria do bem depois de certo prazo; e pela transferncia pelo fiduciante da propriedade resolvel do bem ao fiducirio, que o transferir ao fiduciante mediante o cumprimento das obrigaes por este assumidas.

8. (FGV - 2009 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 2) A respeito do contrato de arrendamento mercantil, correto afirmar que:

a) proibido o pagamento antecipado de Valor Residual Garantido (VRG). b) o bem objeto do contrato de arrendamento mercantil deve necessariamente ser adquirido pelo arrendatrio. c) o bem objeto do contrato de arrendamento mercantil deve necessariamente retornar instituio financeira. d) a cobrana antecipada do Valor Residual Garantido (VRG) descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil, transformando-o em compra e venda a prestao. e) a cobrana antecipada do Valor Residual Garantido (VRG) no descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

54

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA 9. (EJEF - 2009 - TJ-MG Juiz) Marque a opo CORRETA, correspondente caracterstica prpria do contrato de seguro

a) Personalssimo. b) Aleatrio. c) Comutativo. d) Unilateral.

10. (FCC - 2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) Em regra, no seguro de dano, a transferncia do contrato a terceiro com a alienao ou cesso do interesse segurado

a) vedada pelo Cdigo Civil brasileiro transparncia e da boa-f objetiva.

em

ateno

aos

princpios

da

b) admitida, sendo que, se o instrumento contratual nominativo, a transferncia produz efeitos em relao ao segurador imediatamente, sendo desnecessrio aviso escrito. c) admitida, sendo que a aplice ou o bilhete ordem se transfere por endosso em branco. d) admitida, sendo que a aplice ou o bilhete ordem s se transfere por endosso em preto, datado e assinado pelo endossante e pelo endossatrio. e) admitida, sendo que se o instrumento contratual nominativo, a transferncia produz efeitos em relao ao segurador aps dez dias teis da efetivao da transferncia, sendo desnecessrio aviso escrito.

Gabarito Questo 1 - B Questo 2 D Questo 3 C Questo 4 E Questo 5 E Questo 6 B Questo 7 B


Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

55

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA Questo 8 E Questo 9 B Questo 10 D

Questo 1 A resposta correta a alternativa b, pelo que dispem os arts. 485 a 487 do Cdigo Civil. A alternativa a est errada, pois o contrato ser nulo e no anulvel (art. 489, CC/2002). O erro da alternativa c est no fato de que a venda a contento feita sob condio suspensiva e no resolutiva (art. 509, CC/2002). Quanto alternativa d, a compra e venda entre cnjuges lcita, com relao a bens excludos da comunho (art. 499, CC/2002). J a alternativa e est errada, tendo em vista que, nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma no autoriza a rejeio de todas (art. 503, CC;2002).

Questo 2 A resposta certa a alternativa d, pois a locao de veculos automotores fabricados ou fornecidos pelo produtor no constitui objeto do contrato de concesso mercantil de veculos automotores. Vejamos o art. 3 da L. 6.729/1979:

Art. 3 Constitui objeto de concesso: I - a comercializao de veculos automotores, implementos e componentes fabricados ou fornecidos pelo produtor; II - a prestao de assistncia tcnica a esses produtos, inclusive quanto ao seu atendimento ou reviso; III - o uso gratuito de marca do concedente, como identificao.

Questo 3 A alternativa c a resposta correta, considerando que a representao comercial pode ser exercida por pessoa fsica (mas no exclusivamente), que,
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

56

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA sem vnculo de emprego com o representado, se obriga a obter pedidos de compra e venda de mercadorias fabricadas ou comercializadas pelo representado (art. 1, L. 4.886/1965), bem como a prestar-lhe contas (art. 28, id.). A alternativa a est errada, pois o mandato no da essncia da representao comercial, mas contrato acessrio (art. 1, pargrafo nico, id.). O erro da alternativa b est no fato de que tambm considera que o representante possui um mandato para negociar. Ao contrrio, embora no haja subordinao pessoal, h a subordinao empresarial do representante ao representado. Isto se reflete no art. 29 da Lei. Pelas mesmas razes, a alternativa d est errada. A alternativa e equivoca-se, tendo em vista que no o que descreve o art. 27, j e seu 1, da Lei.

Questo 4 De acordo com o que vimos anteriormente, a resposta certa a alternativa e.

Questo 5 A resposta certa a alternativa e, em razo do art. 4 do DL n 911/1969, conjugado com a limitao da Smula vinculante n 25.

Questo 6 A alternativa b est errada, de modo que a resposta da questo. No necessria a indicao do dbito:

S. 245/STJ: A notificao destinada a comprovar a mora nas dvidas garantidas por alienao fiduciria dispensa a indicao do valor do dbito.

A alternativa a est correta, pois corresponde S. 28; a c, pois repete o que diz a S. 384; e a alternativa d no corresponde a nenhuma Smula especfica, mas o que dispe o art. 7 do DL 911/1969.

Questo 7 www.pontodosconcursos.com.br 57

Prof. Antonio Nbrega

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA A resposta correta a opo b, de acordo com as definies abordadas na aula de hoje.

Questo 8 A resposta correta a alternativa e, em razo do entendimento jurisprudencial do STJ, expresso na seguinte Smula:

S. 293: A cobrana antecipada do valor residual garantido (VRG) no descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil.

Questo 9 A resposta correta a alternativa b, pois o seguro um contrato aleatrio, como j vimos.

Questo 10 correta a alternativa d, em razo do art. 785, 2 do Cdigo Civil.

Bibliografia

BORBA, Jos Edwaldo Tavares. Direito Societrio. 8 ed. rev., aum. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 17 ed. Rio de Janeiro: ed.Lumen Jris, 2007.

COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. 10 ed. rev. e atual., So Paulo: Saraiva, 2007.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, 2 vol.: teoria geral das obrigaes. 18 ed. rev. e atual. de acordo com o novo Cdigo Civil, So Paulo: Saraiva, 2003.
Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

58

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSOR: ANTONIO NBREGA

GRANJEIRO. J. Wilson e outros. Lei 6.404/76 Comentada e Introduo ao Direito da Empresa. 11 ed. Braslia: Obcursos, 2009.

HOOG, Wilson Alberto Zappa. Lei das Sociedades Annimas. 2 ed. Curitiba: Juru, 2009.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 25 ed. So Paulo: Malheiros, 2000.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil v. 1: parte geral. 39 ed. So Paulo: Sariva, 2003.

RAMOS, Andr Luiz Santa Cruz, Curso de Direito Empresarial: o novo regime jurdico-empresarial brasileiro. 3 ed. Salvador: juspodivm, 2009.

REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial, 2 volume. 27 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2010.

VEROSA, Haroldo Malheiros Duclerc, Curso de Direito Comercial. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Antonio Nbrega

www.pontodosconcursos.com.br

59

Anda mungkin juga menyukai