Anda di halaman 1dari 80

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR

OR PEDRO

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA PARTE II


Ol, Pessoal!

Hoje daremos continuidade aos crimes contra a Administrao Pblica e, diferentemente da aula passada em que falamos de delitos cometidos por funcionrios contra o poder pblico, trataremos agora dos atos ilegais praticados por PARTICULARES contra a Administrao. No final da aula, aps o conhecimento das figuras tpicas, veremos algumas particularidades referentes a TODOS os crimes contra a Administrao. Sendo assim, reforce bem os conceitos aprendidos na ltima aula para no confundir com os delitos que aqui sero apresentados e esteja preparado para os exerccios (50) que abrangero TODOS os crimes contra a Administrao Pblica.

Vamos comear!

Bons estudos!!!

*****************************************************************

6.1 DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL


O ttulo XI do Cdigo Penal traz em seu captulo I a previso dos delitos praticados por funcionrios pblicos contra a Administrao, os quais j foram estudados na aula passada. Obviamente que apenas tipificar condutas de FUNCIONRIOS no protege o normal funcionamento da mquina administrativa. Sendo assim, no captulo II o legislador inseriu os delitos que podem ser praticados por PARTICULARES contra a Administrao.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Dito isto, podemos afirmar que o funcionrio pblico no poder ser enquadrado nos crimes do segundo captulo? Claro que no, pois as denominaes crimes praticados por funcionrios e crimes praticados por particular foram utilizadas pelo legislador para diferenciar o delito prprio, que exige uma qualidade especial, do comum, que pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive pelo funcionrio que age como particular.

6.1.1 USURPAO DE FUNO PBLICA


Usurpar derivado do latim USURPARE, que significa apossar-se sem ter direito. Usurpar a funo pblica , portanto, exercer ou praticar ato de uma funo que no lhe devida. Encontra previso no Cdigo Penal nos seguintes termos: Art. 328 - Usurpar o exerccio de funo pblica: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa. 6.1.1.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa, inclusive por funcionrio que exerce funo que no lhe compete. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Usurpar (o exerccio de funo pblica) Neste ponto, cabe um importante comentrio. Imagine que Tcio, particular, diz para todos os seus amigos e familiares que exerce www.pontodosconcursos.com.br 2

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO determinada funo pblica. Podemos dizer que ele comete o delito em tela? A resposta NEGATIVA, pois o entendimento majoritrio o de que para ocorrer usurpao o particular deve realizar ao menos um ato oficial. 2. SUBJETIVO: Dolo (Exige-se o dolo para a caracterizao do crime);

CONSUMAO E TENTATIVA 1. O crime consumado com a prtica do primeiro ato de ofcio, independentemente do resultado, ou seja, no importando se o exerccio da funo usurpada gratuito ou oneroso. 2. admissvel a tentativa. TIPO QUALIFICADO Encontra previso no pargrafo nico do artigo 328, ocorrendo se o agente obtm vantagem moral ou material em razo da usurpao. Veja: Art. 328 [...] Pargrafo nico - Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa.

6.1.2 RESISTNCIA
Imagine que Tcio est estudando para fazer prova para Auditor Fiscal e, aps a sua aprovao, designado pelo seu superior para fazer uma diligncia em determinada empresa. Voc acha que existe alguma empresa que ADORA receber a visita de um rgo fiscalizador? claro que no! Exatamente por isso, o CP tenta resguardar os agentes do poder pblico da conduta de quem, mediante
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO VIOLNCIA FSICA ou GRAVE AMEAA, tenta impedir a execuo de ato legtimo. Observe o artigo 329: Art. 329 - Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio: Pena - deteno, de dois meses a dois anos. 6.1.2.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. Regra geral, cometido pela pessoa a quem se dirige o ato, mas nada impede que seja cometido por terceiros. o caso, por exemplo, do particular que vai ser preso e sua famlia tenta impor resistncia. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Opor-se (mediante violncia ou ameaa);

OBSERVAES:

A VIOLNCIA DEVE SER DIRIGIDA AO FUNCIONRIO. SE FOR DIRIGIDA A ALGUMA COISA NO CARACTERIZA O DELITO. EXEMPLO: OS FAMILIARES DO PRESO QUEBRAM O VIDRO DO CARRO DA POLCIA. PERCEBA QUE O TIPO LEGAL NO FALA EM GRAVE AMEAA, MAS SOMENTE EM AMEAA. DESTA FORMA, QUALQUER AMEAA, MESMO QUE BRANDA, ORAL OU POR ESCRITO, CARACTERIZA O CRIME.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 2. SUBJETIVO: Dolo de agir com violncia ou ameaar; e Finalidade de impedir ato funcional.

3. NORMATIVO: No tipo h dois elementos normativos necessrios para a caracterizao do crime: O ato deve ser "legal" e cometido por funcionrio competente para a execuo do ato. Assim, se a resistncia oposta contra um ato legal que executado por servidor incompetente, o fato atpico.

CONSUMAO E TENTATIVA 1. delito formal, consumando-se no momento da violncia ou ameaa. 2. admissvel a tentativa. TIPO QUALIFICADO Normalmente a resistncia no impede o poder pblico de agir, somente dificulta a ao. Caso o ato no seja realizado em virtude da resistncia, incide a qualificadora do pargrafo 1 do artigo 329: Art. 329 1 - Se o ato, em razo da resistncia, no se executa: Pena - recluso, de um a trs anos. CONCURSO DE CRIMES

Na aula anterior, tratamos de alguns crimes que apresentavam o chamado carter subsidirio, ou seja, o agente s seria incriminado caso no houvesse tipo mais grave.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Com relao resistncia, isto no ocorre. Se da violncia advm uma leso corporal ou at mesmo um homicdio, responde o agente por LESO CORPORAL + RESISTNCIA OU HOMICDIO + RESISTNCIA. Observe o disposto sobre o tema no CP: Art. 329 [...] 2 - As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. Para este caso, em que as penas de todos os crimes so aplicadas cumulativamente, o Direito Penal d o nome de CONCURSO MATERIAL.

6.1.3 DESOBEDINCIA
Encontra previso no artigo 330 do CP nos seguintes termos: Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, e multa. Quanto a este delito, o CP bem claro ao dizer que ele caracterizado pelo no cumprimento de ordem LEGAL do funcionrio pblico. Vamos analis-lo: 6.1.1.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa, inclusive por funcionrio, desde que o objeto da ordem no esteja relacionado com suas funes. E se estiver relacionado com as funes? Neste caso, no h que se falar em desobedincia, podendo ocorrer, por exemplo, o delito de prevaricao. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Desobedecer (ordem legal de funcionrio pblico). Dolo necessrio que o indivduo saiba que tem o dever de cumprir e esteja consciente de que no esta cumprindo. 2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. O crime consumado com a ao ou omisso do desobediente. 2. admissvel a tentativa.

6.1.4 DESACATO
Este o delito que encontramos escrito em papis colados na parede da maioria dos rgos que atendem pblico. Encontra previso no artigo 331 do CP nos seguintes termos: Art. 331 - Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa.

Tutela-se a Administrao Pblica no que concerne dignidade, ao prestgio e ao respeito devidos aos seus agentes no exerccio da funo.
NO CRIME DE DESACATO, O FUNCIONRIO PBLICO DEVE ESTAR NO EXERCCIO DA FUNO; OU, AINDA QUE FORA DO EXERCCIO, A OFENSA DEVE SER FEITA EM RAZO DA FUNO. O CASO, POR EXEMPLO, DO PARTICULAR QUE ENCONTRA UM JUIZ EM UM SUPERMERCADO E DIZ: JUIZ TUDO LADRO, INCLUSIVE VOC. NO DESACATO, A OFENSA NO PRECISA SER PRESENCIADA POR OUTRAS PESSOAS. Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 6.1.4.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. H uma divergncia doutrinria e jurisprudencial muito grande sobre quando um funcionrio pblico pode cometer desacato. No vou esmiuar o tema, pois informao intil para voc. Para sua PROVA, o funcionrio pblico pode cometer o delito de desacato quando na posio de PARTICULAR. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: elementar do tipo: Desacatar (funcionrio pblico no exerccio da funo) O desacato pode ser por gestos, gritos, agresses etc. indispensvel, entretanto, que o fato seja cometido na presena do sujeito passivo. No h desacato na ofensa por carta, telefone, televiso etc., podendo ocorrer o delito de injria.

O DESACATO UM CRIME FORMAL E, CONSEQUENTEMENTE, INDEPENDE SE O FUNCIONRIO SENTIU-SE OFENDIDO OU NO. BASTA QUE A CONDUTA SEJA CAPAZ DE CAUSAR DANO SUA HONRA PROFISSIONAL.

2. SUBJETIVO:
Eu vou desviar, mas j consumou o desacato!!

Dolo

CONSUMAO E TENTATIVA 1. O crime consumado com o ato ofensivo. 2. Segundo doutrina majoritria, NO admissvel a tentativa. 3. Alguns autores dizem ser possvel a tentativa, como no caso de um indivduo que joga alguma coisa em um funcionrio pblico e erra. Mas, repetindo, para A SUA PROVA siga a doutrina majoritria e afirme que no admissvel a figura tentada do delito.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

6.1.5 TRFICO DE INFLUNCIA


o delito praticado por particular contra a Administrao Pblica, no qual determinada pessoa, usufruindo de sua influncia sobre ato praticado por funcionrio pblico no exerccio de sua funo, solicita, exige, cobra ou obtm vantagem ou promessa de vantagem para si ou para terceiros. Apresenta a seguinte redao tpica: Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Para ficar mais claro, podemos dizer que este delito caracteriza uma forma de fraude, em que o sujeito, alegando ter prestgio junto a funcionrio pblico, engana a vtima atravs da promessa de poder alterar algum ato praticado pelo poder pblico. A expresso a pretexto significa com a desculpa, no sentido de que o agente FAZ UMA SIMULAO. Mas, professor... E se ele realmente tiver prestgio frente ao funcionrio pblico? Mesmo assim, persiste o delito, pois o que caracteriza o trfico de influncia a FRAUDE, ou seja, ele promete que vai influenciar ato com a idia de no fazer nada. 6.1.5.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: www.pontodosconcursos.com.br 9

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 1. OBJETIVO: So elementares do tipo: Solicitar; Exigir; Cobrar; Obter; Dolo; A expresso para si ou para outrem.
VANTAGEM OU PROMESSA DE VANTAGEM

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA

1. No verbo obter, trata-se de CRIME MATERIAL e a consumao ocorre no momento em que o sujeito obtm a vantagem (ou a promessa). Nos verbos solicitar, exigir e cobrar temos o CRIME FORMAL e a consumao opera-se com a simples ao do sujeito. 2. admissvel a tentativa. CAUSA DE AUMENTO DE PENA A pena aumentada se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio pblico. Sabe aqueles flanelinhas que querem exigir valores (vantagem) para que possamos estacionar? Imagine que um deles fale para voc: Mano, aqui num pode para no... Mas, nois tm contexto com os pulicia e eles libera o local em troca de um dinheiro (Obs: Copiei exatamente a fala...com uns pequenos errinhos gramaticais). Neste caso, trfico de influncia com causa de aumento de pena. Art. 332 [...] Pargrafo nico - A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

6.1.6 CORRUPO ATIVA


Na aula passada, tratamos de um importante delito chamado corrupo passiva. Voc lembra? Claro que sim!!! Sobre ele dispe o CP: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem Perceba que na corrupo passiva o funcionrio SOLICITA OU RECEBE vantagem. Diferentemente, na corrupo ativa o PARTICULAR OFERECE OU PROMETE vantagem. Observe: Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. 6.1.6.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa, inclusive por funcionrio pblico, desde que no aja nesta qualidade. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: So elementares do tipo:
Professor: Pedro Ivo

Oferecer (vantagem indevida); Prometer; www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

Sendo assim, inexiste delito no caso de ausncia de oferta ou promessa de vantagem. Exemplo: Se Tcio pede a Mvio (Funcionrio Pblico) que passe seu processo na frente sem oferecer qualquer vantagem, obviamente no crime. Mas e se o funcionrio EXIGE vantagem? corrupo passiva ou ativa? Nem um nem outro!!! o delito de CONCUSSO que j vimos aula passada: Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida.

2. SUBJETIVO: Dolo; A expresso para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio.

Se inexistir qualquer dos dois elementos, o fato ATPICO.

3. NORMATIVO: Encontra-se vantagem. na expresso indevida, referindo-se

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO CONSUMAO E TENTATIVA 1. O crime FORMAL e consuma-se no momento em que o funcionrio pblico toma conhecimento da oferta ou promessa. 2. admissvel a tentativa. TIPO QUALIFICADO Art. 333 [...] Pargrafo nico - A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional.

6.1.7 CONTRABANDO E DESCAMINHO


O art. 334 do Cdigo Penal menciona os crimes de contrabando e descaminho:

Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria: Pena - recluso, de um a quatro anos.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Embora eles estejam no mesmo artigo, so crimes distintos e quase sempre confundidos. Vamos compreender a diferenciao: Contrabando a entrada ou sada de produto proibido ou que atente contra a sade ou a moralidade. J o descaminho a entrada ou sada de produtos permitidos, mas sem passar pelos tramites burocrticos / tributrios devidos. Por exemplo, se algum traz uma televiso ou filmadora do Paraguai sem pagar os tributos devidos, o crime no de contrabando, mas de descaminho. Diferentemente, se algum traz cigarros do Paraguai (produto cuja importao proibida pela lei brasileira) ou armas e munies (produtos que s podem ser importados se o governo autorizar), o crime de contrabando. Sendo assim, diferentemente do que normalmente escutamos na televiso, as famosas sacoleiras no cometem o crime de contrabando, mas de descaminho.

6.1.7.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. Quanto ao funcionrio pblico, aqui temos que ter uma GRANDE ateno: Se este participa do fato com INFRAO DE DEVER FUNCIONAL, comete o delito do artigo 318 que tratamos aula passada: Art. 318 - Facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho Diferentemente, se no afronta dever funcional, responde por contrabando ou descaminho. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS:

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 1. OBJETIVO: So elementares do tipo: Importar / Exportar (mercadoria proibida Iludir (o pagamento de tributo exigido Dolo; Contrabando) Descaminho)

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Se a mercadoria deu entrada ou sada pela alfndega, a consumao ocorre no momento em que a mercadoria liberada. Se a conduta interrompida e no ocorre a liberao, h tentativa. Se a mercadoria entra por outro local que no pela aduana, consuma-se o delito no momento da entrada em territrio nacional. 2. admissvel a tentativa. TIPO QUALIFICADO O pargrafo 3 do artigo 334 amplia a pena caso o delito seja cometido via transporte areo. Observe: Art. 334 [...] 3 - A pena aplica-se em dobro, se o crime de contrabando ou descaminho praticado em transporte areo. A idia da qualificadora dar um tratamento especial a este meio de transporte que acaba por dificultar a fiscalizao. Faz-se mister destacar que s incide o aumento de pena quando o transporte areo clandestino. Se o indivduo pratica contrabando embarcando na TAM ou na GOL, por exemplo, no h que se falar em tipo qualificado.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO CONTRABANDO OU DESCAMINHO POR ASSIMILAO Caro aluno, este item praticamente no exigido em prova. Desta forma, vou trat-lo de uma maneira geral, no sendo necessrio perder muito tempo com este item. De acordo com o pargrafo 1 do artigo 334: Art. 334 [...] 1 - Incorre na mesma pena quem: a) pratica navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei;

Cabotagem a navegao realizada entre portos interiores do pas pelo litoral ou por vias fluviais. A cabotagem se contrape navegao de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes naes.

b) pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando ou descaminho;


A alnea b um exemplo da chamada norma penal em branco. Ela depende de leis especiais que NO CAEM NA SUA PROVA!!!

c) vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem;
O indivduo que pratica contrabando e depois surpreendido vendendo a mercadoria, no responde por dois delitos, mas somente pelo contrabando ou descaminho.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

d) adquire, recebe ou oculta, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos.
Esta ltima alnea trata da receptao de mercadorias objeto do contrabando. Se o sujeito agiu dolosamente, responde pelo delito de contrabando e descaminho. Se culposamente, incide nas penas de receptao culposa.

Por fim, o pargrafo 2 estende o conceito de atividade comercial nos seguintes termos: 2 - Equipara-se s atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residncias.

6.1.8 INUTILIZAO DE EDITAL OU SINAL


Visando mais uma vez proteo da Administrao Pblica, o legislador fez constar no Cdigo Penal que constitui crime: Art. 336 - Rasgar ou, de qualquer forma, inutilizar ou conspurcar edital afixado por ordem de funcionrio pblico; violar ou inutilizar selo ou sinal empregado, por determinao legal ou por ordem de funcionrio pblico, para identificar ou cerrar qualquer objeto: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Conforme deixa claro o supracitado artigo, o tipo prev duas figuras: INUTILIZAO DE EDITAL; INUTILIZAO DE SELO OU SINAL

DICIONRIO DO CONCURSEIRO EDITAL GENERICAMENTE, EDITAL UMA PUBLICAO PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS. A FINALIDADE TORNAR PBLICO DETERMINADO FATO OU ATO, SEJA POR CAUTELA, SEJA POR PUBLICIDADE OU SEJA PARA CUMPRIR UM REQUISITO LEGAL. OS EDITAIS SO PUBLICADOS NA IMPRENSA E TAMBM SO AFIXADOS (EM PORTAS OU CORREDORES) NA REPARTIO OU SEO RELACIONADA AO TEMA DO EDITAL. SELO OU SINAL O MEIO UTILIZADO PARA IDENTIFICAR OU FECHAR QUALQUER COISA (MVEL OU IMVEL).

6.1.8.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa, inclusive por funcionrio que exerce funo que no lhe compete. 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: So elementares do tipo: Rasgar; Inutilizar; Conspurcar. EDITAL

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

Violar; Inutilizar. Dolo; SELO OU SINAL

2. SUBJETIVO:

CONSUMAO E TENTATIVA 1. Consuma-se o delito com o ato de rasgar, inutilizar, conspurcar ou violar. 2. Trata-se de CRIME MATERIAL e admite a tentativa.

6.9.1 SUBTRAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO


Vimos na aula passada o delito de extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento, tipificado da seguinte forma: Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente. Do supra artigo fica bvio, ento, a preocupao do legislador em tutelar, frente atuao funcional, a guarda de livros oficiais ou documentos pblicos. No mesmo sentido, o Cdigo Penal vem aumentar a tutela sobre livros e documentos, estendendo tambm aos particulares nos seguintes termos:

Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado custdia de funcionrio, em razo de ofcio, ou de particular em servio pblico: Pena - recluso, de dois a cinco anos, se o fato no constitui crime mais grave.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

6.1.9.1 CARACTERIZADORES DO DELITO SUJEITOS DO DELITO: 1. SUJEITO ATIVO: crime comum, podendo ser cometido por qualquer pessoa. Se cometido por funcionrio pblico, conforme j vimos, incide o tipo especial do artigo 314; 2. SUJEITO PASSIVO: o ESTADO. ELEMENTOS: 1. OBJETIVO: So elementares do tipo: Subtrair; Inutilizar.
LIVRO OFICIAL / PROCESSO / DOCUMENTO

2. SUBJETIVO: Dolo;

CONSUMAO E TENTATIVA 1. O crime consumado com a subtrao ou efetivao da inutilizao. 2. Trata-se de crime material e admite a tentativa.

6.2 DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA ESTRANGEIRA
Este tema, normalmente, no muito explorado pelas bancas. Praticamente no h questes de prova sobre este assunto. Entretanto, como a teoria no extensa, creio ser vlido ao menos uma leitura atenta.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

6.2.1 CORRUPO ATIVA COMERCIAL INTERNACIONAL

EM

TRANSAO

Encontra previso no artigo 337-B do Cdigo Penal nos seguintes termos: Art. 337-B. Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a funcionrio pblico estrangeiro, ou a terceira pessoa, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio relacionado transao comercial internacional Pena recluso, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de 1/3 (um tero), se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio pblico estrangeiro retarda ou omite o ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. A norma que define a corrupo ativa transnacional protege o prestgio e a normalidade do funcionamento da Administrao Pblica. Perceba que bem parecido com o delito de corrupo ativa que estudamos anteriormente. A conduta tpica consiste em oferecer, prometer, dar, de forma direta ou indireta, vantagem indevida a funcionrio pblico estrangeiro com as finalidades definidas no supracitado artigo. importante atentar que no basta que o plo passivo da corrupo seja funcionrio pblico estrangeiro, sendo necessrio que o fato se relacione com a transao comercial internacional A consumao ocorre, assim como na corrupo ativa, no instante em que o funcionrio toma conhecimento da oferta ou promessa. crime formal e admite a tentativa.

6.2.2 TRFICO DE INFLUNCIA COMERCIAL INTERNACIONAL

EM

TRANSAO

Encontra previso no artigo 337-C do Cdigo Penal nos seguintes termos:


Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

Art. 337-C. Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem ou promessa de vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico estrangeiro no exerccio de suas funes, relacionado a transao comercial internacional. Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada a funcionrio estrangeiro. Perceba que aqui temos exatamente a mesma tipificao do trfico de influncia que j estudamos, diferenciando apenas que no delito do artigo 337C o sujeito, alegando ter prestgio perante FUNCIONRIO PBLICO ESTRANGEIRO, faz crer a vtima, enganosamente, possuir condies de alterar o comportamento daquele em TRANSAO INTERNACIONAL. Mas o que se deve entender por funcionrio pblico estrangeiro? A resposta encontrada no artigo 337-D, que dispe: Art. 337-D. Considera-se funcionrio pblico estrangeiro, para os efeitos penais, quem, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica em entidades estatais ou em representaes diplomticas de pas estrangeiro. Pargrafo nico. Equipara-se a funcionrio pblico estrangeiro quem exerce cargo, emprego ou funo em empresas controladas, diretamente ou indiretamente, pelo Poder Pblico de pas estrangeiro ou em organizaes pblicas internacionais.

6.3 CONSIDERAES FINAIS SOBRE OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA


6.3.1 CONCURSO DE PESSOAS

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Imagine que Tcio, funcionrio pblico, pratica o delito de peculato junto com Mvio, que no faz parte do quadro da Administrao. Poder Mvio, sendo particular, responder pelo citado crime (PECULATO)? A resposta positiva, pois na hiptese de concurso de pessoas, a elementar funcionrio pblico comunicvel, desde que cumprido um requisito essencial: necessrio que o terceiro (particular) tenha conhecimento de que pratica o delito juntamente com um funcionrio pblico. Observe o disposto sobre o tema no Cdigo Penal: Art. 30 - No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. Para exemplificar, imagine que Caio convidado por Tcio, funcionrio pblico, para cometer um furto. Sem saber da qualidade especial de Tcio, Caio pratica o delito. Nesta situao, responder Tcio por peculato-furto e Caio por furto. importante ressaltar que no h necessidade de que o terceiro conhea EXATAMENTE o que o funcionrio pblico faz, ou seja, aqui vale o dolo eventual, bastando que saiba que o companheiro do delito, tambm chamado executor primrio, exerce servio de natureza pblica. ***************************************************************** Agora, vamos resumir o que vimos:

RESUMO DA MATRIA APRESENTADA


CRIME CONDUTA CONSUMAO TENTATIVA

USURPAO DE FUNO PBLICA

O crime consumado com Usurpar o exerccio de funo a prtica do primeiro ato pblica. de ofcio, independente do Se do fato o agente aufere resultado, ou seja, no vantagem Tipo qualificado. importando se o exerccio da funo usurpada gratuito ou oneroso.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO
delito formal, Opor-se execuo de ato consumando-se no legal mediante violncia ou momento da violncia ou ameaa funcionrio ameaa. competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio. Se o ato, em razo da resistncia, no se executa Tipo qualificado. O crime consumado com Desobedecer ordem legal de a ao ou omisso funcionrio pblico. (omissivo prprio) do desobediente.

RESISTNCIA

DESOBEDINCIA

DESACATO

O crime consumado com Desacatar funcionrio pblico o ato ofensivo. no exerccio da funo ou em razo dela.

TRFICO DE INFLUNCIA

Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. A pena aumentada da metade se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio.

No verbo obter, trata-se de CRIME MATERIAL e a consumao ocorre no momento em que o sujeito obtm a vantagem (ou a promessa). Nos verbos solicitar, exigir e cobrar, temos o CRIME FORMAL e a consumao opera-se com a simples ao do sujeito.

CORRUPO ATIVA

Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio. A pena aumentada de um

O crime FORMAL e consuma-se no momento em que o funcionrio pblico toma conhecimento da oferta ou promessa.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO
tero se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria.
CONTRABANDO OU DESCAMINHO

Se a mercadoria deu entrada ou sada pela alfndega, a consumao ocorre no momento em que a mercadoria liberada. Se a conduta interrompida e no ocorre a liberao, h tentativa. Se a mercadoria entra por outro local que no pela aduana, consuma-se o delito no momento da entrada em territrio nacional.

INUTILIZAO DE EDITAL OU DE SINAL

Rasgar ou, de qualquer forma, inutilizar ou conspurcar edital afixado por ordem de funcionrio pblico; violar ou inutilizar selo ou sinal empregado, por determinao legal ou por ordem de funcionrio pblico para identificar ou cerrar qualquer objeto.

Trata-se de CRIME MATERIAL. Consuma-se o delito com o ato de rasgar, inutilizar, conspurcar ou violar.

SUBTRAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO

O crime consumado com Subtrair ou inutilizar, total ou a subtrao ou efetivao parcialmente, livro oficial, da inutilizao. processo ou documento confiado custdia de funcionrio em razo de ofcio ou de particular em servio pblico.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO ********************************************************************************************************** FUTURO (A) APROVADO (A), Mais uma etapa completada. Aqui finalizamos o tema CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA e, para complementar, nada mais importante do que muita prtica. Sendo assim, seguem 50 exerccios para voc se divertir e consolidar de vez o aprendizado. Procure fazer primeiro a lista com as questes SEM O GABARITO apresentada no final da aula e, depois, confira suas respostas. Abraos e bons estudos, Pedro Ivo "A vitria pertence ao mais perseverante. (Napoleo Bonaparte)

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

EXERCCIOS
1. (ESAF / AFT / 2010) Os fins da Administrao Pblica resumem-se em um nico objetivo: o bem comum da coletividade administrativa. Toda atividade deve ser orientada para este objetivo; sendo que todo ato administrativo que no for praticado no interesse da coletividade ser ilcito e imoral. Assim, temos no Cdigo Penal o ttulo XI Dos crimes contra a Administrao Pblica. Analise a conduta abaixo, caracterizando-a com um dos tipos de crime contra a Administrao Pblica. Sebastio, policial militar, exige dinheiro de Caio, usurio de maconha, para que este no seja preso. Caio, com medo da funo de policial exercida pelo funcionrio pblico militar, d R$ 4.000,00 (quatro mil reais) a Sebastio, conforme exigido por ele. Com base nessa informao e na legislao penal especial , correto afirmar que: a) Sebastio comete o crime de corrupo ativa. b) Sebastio comete o crime de prevaricao. c) Sebastio comete o crime de excesso de exao. d) Sebastio comete o crime de concusso. e) Sebastio comete o crime de patrocnio infiel. GABARITO: D COMENTRIOS: No caso apresentado pela questo, Sebastio EXIGE dinheiro de Caio. Ao realizar esta conduta comete o crime de concusso e, portanto, est correta a alternativa D. A concusso encontra-se prevista no art. 316 do Cdigo Penal e caracteriza-se, justamente, pela EXIGNCIA de vantagem indevida. Observe o texto legal: Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. 2. (ESAF / AFRFB / 2009) luz da aplicao da lei penal, julgue as afirmaes abaixo relativas ao fato de Marcos, funcionrio pblico concursado, ao chegar na sua nova repartio, pegar computador da sua sala de trabalho e levar para casa junto com a impressora e resmas de
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO papel em uma sacola grande com o fim de us-los em casa para fins recreativos: I. Na hiptese, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica. II. Marcos comete crime contra a Administrao da Justia. III. Marcos comete o crime de peculato-furto, previsto no 1 do art. 312 do Cdigo Penal Brasileiro, pois se valeu da facilidade que proporciona a qualidade de funcionrio. IV. Marcos no cometeria o crime de peculato, descrito no enunciado do problema, se o entregasse para pessoa da sua famlia utilizar, pois o peculato caracteriza-se pelo proveito prprio dado ao bem. a) Todas esto incorretas. b) I e III esto corretas. c) I e IV esto corretas. d) Somente I est correta. e) II e IV esto corretas.

GABARITO: D COMENTRIOS: Analisando as assertivas: Assertiva I Est correta, pois, no caso apresentado, Marcos comete o delito de PECULATO. Trata-se de um crime contra a Administrao Pblica que se encontra previsto no caput do artigo 312 do Cdigo Penal: Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio Assertiva II Est incorreta, pois, conforme apresentado acima, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica e no contra a Administrao da Justia. Assertiva III Para a configurao do peculato-furto o agente no detm a posse da coisa (valor, dinheiro ou outro bem mvel) em razo do cargo que ocupa, mas sua qualidade de funcionrio pblico propicia facilidade para a ocorrncia da subtrao devido ao trnsito que mantm no rgo pblico em que atua ou desempenha suas funes (STF, HC 86.717/DF, DJ 22.08.2008).
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Como na situao apresentado Marcos detm a posse dos bens, est incorreta a assertiva. Assertiva IV Est incorreta, pois para a caracterizao do crime de peculato irrelevante se o desvio foi para o bem do prprio indivduo ou alheio. Tal ensinamento encontrado no final do j apresentado art. 312. Como somente a assertiva I est correta, a resposta da questo a alternativa d. 3. (CESGRANRIO / Advogado - BNDES / 2006) Sobre o delito "peculato", assinale a afirmao correta. A) O peculato no admite a figura da tentativa. B) O funcionrio pblico que desvia dinheiro, mas que possui crditos reais contra a Administrao Pblica, no comete peculato. C) O funcionrio pblico que se apropria de bens do Estado com a inteno de posterior devoluo comete peculato. D) O peculato-apropriao se distingue do peculato-desvio pela presena do dolo como elemento subjetivo do tipo penal. E) Na figura do peculato-desvio, a consumao ocorre no momento em que o agente obtm o proveito prprio ou alheio. GABARITO: C COMENTRIOS: Analisando as alternativas: Alternativa A culposa. Alternativa B peculato. Alternativa C Incorreta Incorreta Correta O peculato admite tentativa, salvo na figura A existncia de crditos no descaracteriza o Trata-se do peculato desvio.

Alternativa D Incorreta Tanto o peculato apropriao quanto o desvio tem como elemento subjetivo o dolo. Alternativa E do proveito. Incorreta A consumao do peculato independe da obteno

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 4. (CESGRANRIO / Investigador - PC-RJ / 2006) Pratica o crime de prevaricao, previsto no art. 319 do Cdigo Penal, o agente que: A) patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. B) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. C) exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. D) solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. E) solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. GABARITO: B COMENTRIOS: Questo simples que exige o conhecimento do tipo penal relativo prevaricao. Relembre: Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal 5. (FUNIVERSA / Delegado - PC-DF / 2009) Se Marcos exigiu de Maria o pagamento de um tributo que ele sabia ser indevido, ele cometeu o crime de: a) concusso. b) peculato mediante erro de outrem. c) excesso de exao. d) violncia arbitrria. e) prevaricao. GABARITO: C

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO COMENTRIOS: Marcos exigiu de Maria o pagamento de um tributo que ele sabia ser indevido, cometendo, portanto, a conduta prevista no artigo 316, 1, que trata do crime de denominado excesso de exao: Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. 6. (FUNIVERSA / Agente de Polcia - PC-DF / 2009) Quando um funcionrio pblico deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo influncia de outrem, ele pratica o crime de: a) corrupo passiva. b) condescendncia criminosa. c) advocacia administrativa. d) concusso. e) prevaricao. GABARITO: A COMENTRIOS: Questo maliciosa que leva o candidato a marcar PREVARICAO pelas palavras "retardar e deixar de praticar". Para no errar, deve-se ter ateno no final da questo que menciona "CEDENDO INFLUNCIA DE OUTREM", e no por "INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL". Cabe relembrar que a prevaricao no se confunde com a corrupo passiva privilegiada (2 do art. 317). Nesta, o funcionrio atende ao pedido ou influncia de outrem. Naquela (prevaricao) no h tal pedido ou influncia, pois o agente busca satisfazer interesse ou sentimento pessoal 7. (CESGRANRIO / Oficial de Justia - TJ-RO / 2008) O Oficial de Justia Mvio, para cumprir uma diligncia determinada pelo Juiz, resolveu usar servio particular de transporte, gastando a quantia de R$ 100,00 (cem reais) de seu prprio dinheiro. Como a diligncia atendia a pedido da empresa X Importadoras de Vinhos Ltda., parte autora do processo,
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO resolveu solicitar a ela reembolso, apresentando o comprovante da despesa pessoal. A empresa, ento, prope o ressarcimento em produto objeto de sua atividade, entregando-lhe um vinho francs rarssimo, cujo valor era bem superior ao gasto pelo servidor pblico. A esse respeito, correto afirmar que Mvio (A) praticou o crime de corrupo passiva, ao solicitar o reembolso, independente de ter recebido o vinho. (B) cometeu o crime de excesso de exao, pois deveria ter solicitado reembolso ao Estado. (C) cometeu apenas irregularidade administrativa, ao solicitar o reembolso, pois no pedia qualquer vantagem, sendo ilcita criminalmente a conduta de ter recebido o vinho. (D) cometeu o crime de concusso, ao solicitar o reembolso, consumado quando recebeu o vinho. (E) cometeu o crime de corrupo passiva, ao solicitar o reembolso, sendo o recebimento do vinho mero exaurimento do delito. GABARITO: C COMENTRIOS: necessrio muito cuidado neste tipo de questo. No caso da solicitao de reembolso, por no se tratar de solicitao de VANTAGEM, temos mera irregularidade administrativa. Diferentemente, no caso do vinho, o funcionrio recebe vantagem indevida e, neste caso, temos a caracterizao de ilcito penal. 8. (CESGRANRIO / Advogado - Casa da Moeda / 2009) Servidor pblico de instituio previdenciria introduz dados falsos no sistema de dados do Instituto, com o intuito de outorgar benefcio previdencirio a quem no preencheu os requisitos legais, tendo recebido soma em dinheiro para realizar o ato. Aps investigaes policiais, o referido servidor veio a ser denunciado pela prtica de crime contra a Administrao Pblica. Qual dos seguintes crimes foi cometido pelo servidor? a) Assdio moral b) Extravio de documento. c) Furto de informaes. d) Insero de dados falsos em sistema de informaes. e) Prevaricao.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO GABARITO: D COMENTRIOS: Questo fcil que exige do candidato o conhecimento do delito previsto no art. 313-A do Cdigo Penal. Relembre: Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano. 9. (FCC / AUDITOR - TCE SP / 2008 - Adaptada) O crime de advocacia administrativa previsto no art. 321 do Cdigo Penal: A)exige que o sujeito ativo seja advogado. B)ocorre unicamente no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. C)consuma-se o delito com a realizao do primeiro ato de patrocnio, independentemente da obteno do resultado pretendido. D)ocorre no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao, dando causa instaurao de licitao ou celebrao de contrato, cuja invalidao vier a ser decretada pelo Poder Judicirio. E)exige que o interesse patrocinado seja ilegtimo. GABARITO: C COMENTRIOS: Relembrando, o crime de advocacia administrativa est presente no Cdigo Penal nos seguintes termos: Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio . Alternativa A A advocacia administrativa crime prprio, podendo ser praticado por funcionrio pblico. Embora parea pelo nome, no tem nenhuma

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO relao com o exerccio da advocacia (realizada pelo profissional da rea de Direito). Alternativa B O artigo 321 abrange toda a administrao pblica e no apenas a administrao fazendria. Alternativa C a alternativa correta. Mais uma vez o quadro resumo do final da aula suficiente para que voc acerte a questo. Como vimos, a advocacia administrativa consuma-se com a realizao do primeiro ato de patrocnio, independentemente da obteno do resultado pretendido. Alternativa D Essa alternativa est incorreta e trata de um delito novo criado pelo examinador, mas no da advocacia administrativa. Alternativa E O delito de advocacia administrativa independe se o interesse patrocinado legtimo ou ilegtimo. Caso ilegtimo, o crime qualificado. 10. (FCC / ISSSP / 2007) A conduta do funcionrio pblico que, em razo da funo exercida, solicita vantagem indevida, sem, contudo, chegar a receb-la, caracteriza, em tese, A) tentativa de corrupo passiva. B) tentativa de concusso. C) corrupo passiva consumada. D) corrupo ativa consumada. E) concusso consumada. GABARITO: C COMENTRIOS: Mais uma vez a banca tenta ser capciosa para derrubar o candidato, mas na prova voc que vai derrub-la! Observe que no quadro resumo dos delitos que a corrupo passiva crime Formal e o delito se consuma no momento em que a solicitao chega ao conhecimento do terceiro. Sendo assim, independe se a vantagem indevida foi ou no recebida. 11. (FCC / ISS-SP / 2007) Admite a modalidade culposa: A) a concusso. B) a prevaricao. C) a corrupo passiva. D) o peculato.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO E) o falso testemunho. GABARITO: D COMENTRIOS: Caro aluno...Outra questo de prova e outra questo que exige o simples conhecimento de que somente o PECULATO admite a modalidade culposa. Sendo assim, no local onde voc estiver agora, repita bem alto: SOMENTE O PECULATO ADMITE A MODALIDADE CULPOSA!!! 12. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Plnio, vendedor ambulante, aproveitando-se de um descuido do motorista de um veculo da Prefeitura Municipal de sua cidade, subtraiu a quantia de R$ 5.000,00, referente arrecadao municipal do dia que estava sendo levada para ser depositada na conta corrente da municipalidade. Em tal situao, correto afirmar que Plnio A) no cometeu o crime de peculato doloso, porque no era funcionrio pblico para efeitos criminais. B) cometeu o crime de peculato por erro de outrem, porque se aproveitou da negligncia do motorista do veculo. C) praticou o delito de peculato-furto, porque subtraiu valores em dinheiro pertencentes municipalidade. D) cometeu o delito de peculato culposo, porque foi negligente em no deduzir que o dinheiro poderia pertencer municipalidade. E) praticou o delito de peculato doloso, porque se apropriou de bem mvel pblico. GABARITO: A COMENTRIOS: O peculato um crime prprio no qual se exige a qualidade de funcionrio pblico. No caso em questo, Plnio NO FUNCIONRIO PBLICO, portanto, no h que se falar em peculato. 13. (ESAF / PGE MA / 2003) Para efeitos penais, considera-se funcionrio pblico quem exerce: A) cargo ou emprego pblico, mas no funo pblica transitria. B) cargo, emprego ou funo pblica, ainda que sem remunerao. C) emprego ou funo pblica, mas no cargo pblico remunerado.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO D) cargo, emprego ou funo pblica, desde que remunerados. E) cargo ou funo pblica, mas no emprego pblico transitrio. GABARITO: B COMENTRIOS: Nos termos do caput do artigo 327, considera-se funciorio pblico quem exerce: 1- CARGO 2- EMPREGO 3- FUNO PBLICA TRANSITRIA OU NO. COM OU SEM REMUNERAO.

14. (ESAF / PGE MA / 2003) O funcionrio que patrocina interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se de sua qualidade, comete o crime de: A) trfico de influncia. B) explorao de prestgio. C) concusso. D) advocacia administrativa. E) condescendncia criminosa. GABARITO: D COMENTRIOS: Falou em ADVOCACIA ADMINISTRATIVA. PATROCINAR interesse privado...Falou em

15. (CESPE / TJ SE / 2004) Assinale a alternativa correta. A) Para efeitos penais, funcionrio pblico aquele que exerce cargo pblico remunerado, no sendo assim considerados aqueles que exercem emprego ou funo pblica. B) O funcionrio pblico que se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, responde por crime de prevaricao.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO C) O funcionrio pblico que exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, responde por crime de concusso. D) Solicitao de vantagem indevida feita por funcionrio pblico, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, corresponde ao crime de excesso de exao. E) O funcionrio pblico que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, com o intuito de satisfazer sentimento ou interesse pessoal, responde por crime de condescendncia criminosa. GABARITO: C COMENTRIOS: Vamos analisar as alternativas. Alternativa A J vimos exaustivamente que o conceito de funcionrio pblico para fins penais abrange cargo, emprego e funo. Alternativa B Alternativa C Alternativa D exao. Alternativa E Responde por peculato e no por prevaricao. Corresponde exata definio da concusso. Solicitar vantagem...Corrupo passiva e no excesso de Trata da prevaricao e no da condescendncia criminosa.

16. (FCC / TJ PA / 2009) Quem patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico, A) responder no mximo por crime culposo. B) no pratica nenhuma infrao, se advogado. C) pratica o crime de Advocacia Administrativa. D) no pratica nenhum crime, posto que tinha pleno conhecimento da legalidade do ato. E) no responder pela prtica se ocupante de cargo de comisso ou funo de direo. GABARITO: C

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO COMENTRIOS: Mais uma sobre a advocacia partrocinar, falou em advocacia administrativa. administrativa. Falou em

17. (CESPE / JUIZ TRT / 2005) Augusto, servidor autrquico, alardeando prestgio, visando a obter vantagem econmica (dinheiro), convence Bernardo a entregar-lhe determinada quantia, a pretexto de influenciar um determinado funcionrio da justia, no exerccio da funo, a deferir a pretenso exposta. Na hiptese, a conduta de Augusto configura: A) peculato mediante erro de outrem. B) crime de corrupo ativa. C) crime de corrupo passiva. D) advocacia administrativa. E) crime de trfico de influncia. GABARITO: E COMENTRIOS: No caso em questo, Augusto tenta obter vantagem sob o pretexto de influenciar atos de servidores pblicos. Claramente, comete o delito de trfico de influncia, tipificado no artigo 332 do Cdigo Penal. Observe: Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. 18. (OAB-MG / OAB-MG / 2005) Quanto ao tipo subjetivo do crime de resistncia, incorreto afirmar que: A) o dolo, a vontade livre e consciente de se opor execuo do ato. B) o dolo, a vontade de no obedecer a ordem legal do funcionrio pblico. C) necessrio que o agente tenha conscincia de que est resistindo a ato legal do funcionrio. D) O erro quanto legalidade do ato, ainda que culposo, exclui o dolo. E) N.R.A. GABARITO: B
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO COMENTRIOS: A vontade de no obedecer ordem legal do funcionrio pblico caracteriza o crime de desobedincia e no de resistncia. Observe: Resistncia: Art. 329 - Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio Desobedincia: Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico O tipo subjetivo do delito de resistncia o dolo, no sendo admitido a modalidade culposa por ausncia de previso legal. Desta forma, necessrio que o agente tenha conscincia de que est resistindo ordem legal de funcionrio pblico. Havendo erro quanto legalidade do ato, o dolo ser excludo. 19. (OAB SP / 2005) O funcionrio que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo, comete crime de: A) prevaricao. B) omisso funcional criminosa. C) condescendncia criminosa. D) advocacia administrativa. E) N.R.A GABARITO: C COMENTRIOS: Essa questo poderia deixar dvidas, pois a banca no cita que o superior deixou de responsabilizar o funcionrio por indulgncia. Sendo assim, poderiamos pensar tambm no delito de prevaricao. Ela j apareceu mais de uma vez em prova e o entendimento sempre foi o mesmo. Sendo assim, para a SUA PROVA PENSE o seguinte: SE O EXAMINADOR TRATAR DE MANEIRA GENRICA NA EXPRESSO: DEIXA DE RESPONSABILIZAR SUBORDINADO CASO DE CONDESCENDNCIA CRIMINOSA.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Mas professor!!! No caberia recurso? Sim, eu at concordo que sim, mas se a banca vai aceitar ou no o recurso outra histria. Melhor no arriscar e garantir os pontos... 20. (FCC / OAB ES / 2005) Paulo foi surpreendido por um Policial Rodovirio dirigindo seu veculo em excesso de velocidade, conforme constatado por radar. Ao ser abordado, Paulo ofereceu ao Policial a quantia de R$ 50,00 (cinqenta reais) para convenc-lo a deixar de lavrar a multa correspondente infrao praticada. Paulo cometeu crime de: A) corrupo passiva. B) corrupo ativa. C) concusso. D) explorao de prestgio. E) N.R.A. GABARITO: B COMENTRIOS: Questo relativamente fcil. O importante no confundir a corrupo passiva com a corrupo ativa, que abaixo reproduzo: Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio 21. (FCC / TRE MG / 2005) Adnis, valendo-se da qualidade de servidor pblico, vinha patrocinando, diretamente, interesses particulares do casal Perseu e Afrodite junto ao Ministrio das Comunicaes; Apolo, tambm servidor pblico, vinha retardando, indevidamente, a prtica de suas atribuies, para satisfazer interesses pessoais de ordem

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO patrimonial e moral. Nesse caso, Adnis e Apolo devem responder, respectivamente, pelos crimes de: A) concusso e peculato. B) corrupo passiva e condescendncia criminosa. C) advocacia administrativa e prevaricao. D) exerccio funcional ilegalmente prolongado e prevaricao. E) condescendncia criminosa e corrupo passiva. GABARITO: C COMENTRIOS: Vamos analisar a situao descrita pela questo: Adnis vinha patrocinando interesse privado... Advocacia administrativa.

Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio Apolo vinha retardando indevidamente para satisfazer interesse pessoal... Prevaricao. Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal 22. (FCC / TRE RN / 2005) Tambm ocorre o crime de corrupo passiva quando o funcionrio pblico: A) recebe, para si, diretamente, ainda que fora da funo, mas em razo dela, vantagem indevida. B) exige, para outrem, indiretamente, antes de assumir sua funo, mas em razo dela, vantagem indevida. C) desvia, em proveito prprio, qualquer dinheiro ou valor pblico de que tem a posse em razo do cargo. D) se apodera, em proveito de terceiro, de dinheiro ou valor, embora no tenha a posse deles, valendo-se de sua funo pblica.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO E) oferece vantagem indevida a outro servidor pblico para determin-lo a praticar ou omitir ato de ofcio. GABARITO: A COMENTRIOS: O delito de corrupo passiva encontra-se definido no artigo 317 nos seguintes termos: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem Vamos, com base no disposto, analisar as alternativas: Alternativa A Est correta. Tambm configura a corrupo passiva quando o indivduo recebe, para si, ainda que fora da funo, mas em razo dela, vantagem indevida. Alternativa B Alternativa C NO EXIGIR!!! SOLICITAR OI RECEBER!!! Trata do Peculato-Desvio.

Alternativa D Verbo apoderar no configura corrupo passiva. Como j vimos, SOLICITAR ou RECEBER. Alternativa E Oferecer vantagem corrupo ativa e no passiva.

23. (FCC / TRE RN / 2005) "A", diretor-financeiro de rgo do Tribunal Regional Eleitoral, esqueceu de trancar a porta do cofre dessa repartio. "B", analista judicirio, do mesmo Tribunal, valendo-se do livre acesso ao local, percebeu o ocorrido e aproveitou para subtrair certa quantia em dinheiro, destinada ao pagamento de servios em geral. Nesse caso, "A" e "B", respondem, respectivamente, pelos crimes de: A) furto culposo e peculato-desvio. B) peculato mediante erro de outrem e furto. C) peculato culposo e peculato-furto. D) apropriao culposa e apropriao indbita. E) peculato administrativo e peculato-apropriao. GABARITO: C
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO COMENTRIOS: A deixou a porta aberta. Foi negligente. Responder, assim, por peculatoculposo. B, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, em proveito prprio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Responder por peculato-furto. 24. (CESPE / Promotor MPE MG / 2005) Sobre os crimes contra a administrao pblica: A) o gari que recebe dinheiro do particular, agradecido, no perodo de natal comete crime. B) o estagirio do juiz que exige vantagem indevida de acusado comete corrupo passiva. C) o particular que paga dinheiro ao funcionrio que anteriormente o exige comete corrupo. D) o funcionrio pblico que indiretamente exige vantagem comete crime de corrupo ativa. E) o particular que oferece vantagem a funcionrio pelo trabalho j realizado no comete crime. GABARITO: E COMENTRIOS: Vamos analisar as alternativas: Alternativa A Trata da situao em que o funcionrio recebe determinado valor, no natal, como forma de agradecimento. Nesta situao, no h qualquer delito, tendo em vista que no uma vantagem ilcita. Alternativa B Alternativa C Se h EXIGNCIA, no corrupo passiva e sim concusso!!! O particular s comete o delito de corrupo (ativa) quando:

Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio Alternativa D corrupo!!! NOVAMENTE O VERBO EXIGIR!!! Exigir concusso e no

Alternativa E Perfeito. A tipificao s existe para o caso em que a vantagem oferecida para ato ainda no praticado. www.pontodosconcursos.com.br 43

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

EXIGIR CONCUSSO E NO CORRUPO!!!

25. (CESPE / Promotor MPE MG / 2005) Um oficial de justia no promove o despejo de pessoa pobre, no prazo estabelecido pelo juiz no mandado, por ficar com pena de seus filhos menores que ficariam na rua. Depois de alguns dias, aps constatar que a pessoa providenciou abrigo para seus filhos, o oficial cumpre o mandado. Considerando o no cumprimento do mandado no prazo estabelecido, o promotor acusa o oficial por crime de desobedincia. No caso, a acusao: A) deve ser acolhida, pois houve a inteno de contrariar o mandado do juiz. B) est errada, porque a ordem do juiz injusta e no deve ser cumprida. C) est correta, pois o oficial no pode alterar o prazo conferido pelo juiz. D) est errada, porque no caso o oficial no pode cometer desobedincia. E) no deve ser acolhida, se provada a inexigibilidade de conduta diversa. GABARITO: D COMENTRIOS: A acusao est completamente errada. O crime de desobedincia s pode ser cometido por PARTICULAR e no por funcionrio pblico no exerccio da funo. No caso em tela, caso verificado o dolo, a denncia poderia operar-se por prevaricao, no sentido de atender sentimento pessoal. 26. (FCC / TRT / 2005) Zeus, Apolo e Macabeus so Oficiais de Justia. Zeus exigiu do ru de uma ao de despejo a quantia de R$ 2.000,00 para no proceder a sua citao. Apolo solicitou do ru de outra ao de despejo a quantia de R$ 1.000,00 para no proceder a sua citao. E Macabeus, tendo em vista que o ru de uma ao de despejo era seu www.pontodosconcursos.com.br 44

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO amigo, retardou, por vrios meses, a sua citao. Nesses casos, Zeus, Apolo e Macabeus cometeram, respectivamente, crimes de: A) concusso, corrupo passiva e prevaricao. B) corrupo passiva, concusso e prevaricao. C) prevaricao, concusso e corrupo passiva. D) prevaricao, corrupo passiva e concusso. E) concusso, prevaricao e corrupo passiva. GABARITO: A COMENTRIOS: Zeus exigiu...Concusso; Apolo solicitou vantagem...Corrupo Passiva; Macabeus retardou...Prevaricao. 27. (FCC / TRT / 2005) Afrodite, ao ingressar na Biblioteca Pblica Municipal de sua cidade deixou sua bolsa no guarda volumes anexo portaria. Enquanto consultava livros, sis, funcionria pblica municipal, bibliotecria, responsvel pelo referido guarda volumes, abriu a bolsa de Afrodite e subtraiu para si a quantia de R$ 100,00. Com tal procedimento, sis cometeu crime de: A) prevaricao. B) peculato culposo. C) peculato mediante erro de outrem. D) excesso de exao. E) peculato doloso. GABARITO: E COMENTRIOS: Esse tipo de questo muitas vezes confunde o candidato. Perceba que no caso em tela a bibliotecria, funcionria pblica municipal, apropria-se de dinheiro particular de que tem posse em razo do cargo. Sendo assim, comete peculato doloso.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio 28. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Mrio funcionrio pblico municipal, exercendo suas funes no setor de cobrana do Imposto Predial e Territorial Urbano. Lus no pagou o tributo referente sua residncia, apesar de vrias vezes notificado. Em vista disso, objetivando cobrar esse tributo devido ao errio pblico municipal, Mrio mandou confeccionar e pendurou na via pblica, defronte residncia de Lus, vrias faixas dizendo que Lus era caloteiro e no pagava os impostos devidos Prefeitura. Assim procedendo, Mrio A) praticou delito de concusso. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) praticou delito de prevaricao. D) cometeu crime de exerccio funcional ilegalmente prolongado. E) cometeu crime de excesso de exao. GABARITO: E COMENTRIOS: Mrio empregou meios vexatrios para exigir o tributo, logo, cometeu excesso de exao. 29. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Pedro, mdico, foi perito judicial numa ao judicial e solicitou R$ 3.000,00 ao advogado do autor para apresentar laudo favorvel ao seu cliente. O advogado pagou a quantia solicitada, mas Pedro apresentou laudo totalmente contrrio pretenso do autor. Nesse caso, Pedro A) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no funcionrio pblico. B) cometeu crime de concusso, porque formulou solicitao de vantagem indevida. C) cometeu crime de corrupo passiva, porque solicitou vantagem ilcita em razo de sua funo. D) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no apresentou o laudo falso que havia prometido. E) cometeu crime de prevaricao, porque praticou indevidamente ato de ofcio.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

GABARITO: C COMENTRIOS: Caro(a) aluno(a), para responder a esta questo necessrio fazer uma pergunta: Quando consuma-se o delito de corrupo passiva? Resposta: Trata-se de crime Formal e o delito se consuma no momento em que a solicitao chega ao conhecimento do terceiro. Sendo assim, totalmente irrelevante se ele cumpriu o avenado ou no. Solicitou vantagem indevida, cometeu corrupo passiva. 30. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Maria sub-chefe de um Departamento da Prefeitura Municipal de sua cidade e descobriu que uma funcionria, subordinada sua, havia desviado valores em dinheiro da municipalidade em proveito prprio. Como sabia que essa funcionria passava por dificuldades financeiras e como no tinha competncia para puni-la, ficou penalizada e no adotou nenhuma providncia, tendo o fato sido descoberto em auditoria realizada um ano depois. Nesse caso, Maria A) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no tinha competncia para punir a funcionria que cometeu a infrao. B) cometeu crime de condescendncia criminosa, pois deixou de levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. C) cometeu crime de prevaricao, pois deixou de praticar ato de ofcio por sentimento pessoal. D) cometeu crime de peculato doloso, porque, mesmo sabendo do desvio de valores, deixou de responsabilizar a funcionria que cometeu a infrao. E) cometeu crime de peculato culposo, porque, por negligncia e omisso, possibilitou a concretizao do desvio. GABARITO: B COMENTRIOS: Na aula tratamos de uma importante palavra relacionada com um delito: o termo indulgncia, lembra-se? Eu disse que: A EXPRESSO POR INDULGNCIA SIGNIFICA QUE O SUPERIOR HIERRQUICO DEIXA DE AGIR POR TOLERNCIA, CLEMNCIA, BRANDURA ETC.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

Esta expresso relaciona-se com o delito de condescendncia criminosa tipificado no CP nos seguintes termos: Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. No caso em questo, Maria no toma nenhuma providncia por clemncia. Sendo assim, caracteriza o delito de condescendncia criminosa. 31. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Aldo alto funcionrio pblico da Secretaria da Fazenda do Estado e, valendo-se do prestgio de seu cargo, procurou funcionrio da Prefeitura Municipal de sua cidade e solicitou que desse andamento rpido ao processo de aprovao da planta de reforma de sua residncia. Nessa situao, Aldo A) cometeu crime de prevaricao, porque praticou ato de ofcio irregular para atender a interesse pessoal. B) cometeu crime de advocacia administrativa, porque patrocinou interesse privado perante a administrao pblica. C) praticou crime de concusso, porque, em razo de seu cargo na rea estadual, seu pedido implicou verdadeira exigncia. D) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no patrocinou interesse alheio privado perante a administrao pblica. E) praticou delito de excesso de exao, porque se excedeu nos limites das suas funes pblicas. GABARITO: D COMENTRIOS: Essa questo normalmente tambm confunde os candidatos. Perceba o que dispe o Cdigo Penal sobre o delito de advocacia administrativa: Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Observe que o tipo exige o patrocnio de INTERESSE PRIVADO. Desta forma, se o funcionrio usa de seu prestgio para patrocinar interesse prprio, no h que se falar em crime contra a Administrao Pblica. 32. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Paulo, funcionrio pblico municipal, responsvel pelo vestirio do Clube Esportivo Municipal e, durante uma partida de futebol, subtraiu R$ 200,00 da carteira de um jogador que havia deixado seus haveres sob sua guarda. Nesse caso, Paulo A) praticou delito de corrupo ativa. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) cometeu crime de peculato doloso. D) cometeu crime de excesso de exao. E) praticou delito de prevaricao. GABARITO: C COMENTRIOS: Paulo apropria-se de dinheiro particular de que tem posse em razo do cargo. Sendo assim, comete peculato doloso. 33. (CESPE / DPC-FAEPOL/ 2003) Ao ser preso por portar certa quantidade de substncia entorpecente para uso prprio, Lucas oferece a quantia de cinqenta reais a Flvio, policial militar, que, no concordando com a quantia, pede o dobro para no conduzi-lo delegacia de polcia. No exato momento em que Lucas est entregando o valor acordado, o oficial de superviso, Fbio, surpreende os dois e os leva para a delegacia de polcia, onde apresenta o fato autoridade policial, informando que o valor apreendido foi de cinqenta reais. Indique o(s) delito(s) perpetrado(s) por Lucas, Flvio e Fbio, respectivamente, desconsiderando a posse da substncia entorpecente: a) corrupo ativa; corrupo passiva; peculato; b) corrupo passiva; concusso; apropriao indbita; c) corrupo passiva; corrupo ativa; prevaricao; d) corrupo ativa; concusso; peculato; e) corrupo ativa; corrupo passiva; apropriao indbita.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

GABARITO: A COMENTRIOS: Vamos analisar o caso. Lucas oferece determinada quantia Corrupo ativa. Corrupo Passiva. Flvio solicita e recebe vantagem indevida

Lucas fica com cinquenta reais apropiando-se de dinheiro que passou a ter posse em razo do cargo Peculato. 34. (FCC / Promotor de Justia MPE-CE / 2009) NO constitui crime contra a administrao da justia: A) favorecimento real. B) patrocnio infiel. C) denunciao caluniosa. D) explorao de prestgio. E) desobedincia. GABARITO: E COMENTRIOS: Esse tipo de questo, muitas vezes, faz com que o candidato se desconcentre e pense: MAS ISSO NO EST NO EDITAL! Todavia, perceba que basta o conhecimento de que o crime de desobedincia crime contra a Administrao Pblica. Sem dvida, se essa questo aparece em sua PROVA, muitos entraro com recurso. Entretanto, melhor no depender da ESAF e matar logo a questo! 35. (ESAF / AGU / 1998) A, funcionrio pblico, para satisfazer interesse pessoal, deixa de cumprir mandado judicial. A pratica o crime de: A) Prevaricao B) Corrupo passiva C) Violncia arbitrria D) Concusso E) Desobedincia a deciso judicial

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO GABARITO: A COMENTRIOS: A questo exige o conhecimento da tipificao referente ao peculato, definida no artigo 319: Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. No caso em tela, o funcionrio deixa de praticar indevidamente ato de ofcio (mandado judicial) para satisfazer interesse pessoal. 36. (ESAF / PROCURADOR BACEN / 2002) A, funcionrio pblico, que o responsvel por estabelecimento hospitalar estadual, exige dos segurados pagamento adicional pelos servios prestados. Nesta hiptese, A responder por: A) corrupo ativa. B) apropriao indbita. C) corrupo passiva. D) concusso. E) extorso indireta. GABARITO: D COMENTRIOS: Perceba que o ncleo do tipo apresentado na questo o verbo EXIGIR. Sendo assim, temos o delito de concusso, tipificado nos seguintes termos: Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida 37. (Analista Judicirio TRT / 2004) Joo o funcionrio pblico responsvel pelo abastecimento de veculos da Prefeitura de uma cidade. O motorista de um veculo oficial solicitou que abastecesse um veculo particular de sua propriedade, dizendo que iria utiliz-lo em servio. Joo www.pontodosconcursos.com.br 51

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO atendeu e efetuou o abastecimento, negligenciando quanto verificao da existncia de autorizao para tanto e quanto veracidade da afirmao feita pelo motorista, que viajou com a famlia para o litoral. Joo, nesse caso, A) cometeu crime de peculato culposo. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) praticou delito de corrupo ativa. D) cometeu crime de condescendncia criminosa. E) praticou delito de prevaricao. GABARITO: A COMENTRIOS: Joo comete o peculato culposo, pois foi negligente em sua atuao, concorrendo para o delito do funcionrio (motorista). Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. [...] 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem[...] 38. (ESAF / CGU / 2006) A (funcionrio pblico federal), nessa qualidade, com intuito de prejudicar B (contribuinte), exige contribuio social que sabia indevida. A comete o crime de: A) Extenso. B) Estelionato. C) Excesso de exao. D) Violncia arbitrria. E) Concusso. GABARITO: C

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO COMENTRIOS: Falou em exigncia de tributo ou contribuio social, automaticamente voc deve lembrar do excesso de exao, que se encontra tipificado nos seguintes termos: Art. 316 [...] 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza 39. (ESAF / CGU / 2008) Godofredo (funcionrio pblico federal), procrastina, indevidamente, ato de ofcio, previsto em lei, o qual deve ser executado em prazo prescrito para que produza seus efeitos normais, para satisfazer sentimento pessoal. Godofredo comete o crime de: A) Advocacia administrativa. B) Prevaricao. C) Condescendncia criminosa. D) Concusso. E) Excesso de exao. GABARITO: B COMENTRIOS: A ESAF tenta confundir o candidato ao utilizar o termo procrastinar, que nada mais do que um sinnimo para retardar. Ao entendermos esta palavra, e com a informao de que o indivduo visa satisfazer sentimento pessoal, no resta dvida de que se trata do crime de prevaricao: Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal 40. (ESAF / Procurador-MF / 1998) "Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio" (Lei n 8.666/93, art. 94) se consuma quando o agente: A) abre o documento www.pontodosconcursos.com.br 53

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO B) leva o documento fechado a outrem C) comunica a terceiro o contedo do documento D) recebe o documento fechado E) toma conhecimento da proposta GABARITO: E COMENTRIOS: A questo exige o conhecimento do delito de violao do sigilo de proposta de concorrncia, assim disposto no CP: Art. 326 - Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo Como vimos em nossa aula, a consumao ocorre no momento em que o funcionrio ou o terceiro toma conhecimento do contedo da proposta. 41. (ESAF / AFT / 2003) Assinale a opo correta. Jos da Silva, funcionrio pblico municipal, encontrava- se em servio na caixa de recebimentos de impostos prediais, local prprio para pagamentos de tributos em atraso. No final do dia, ao invs de depositar todos os valores recebidos na conta da Fazenda Pblica, desviou dois cheques com a ajuda do bancrio Joo, depositando-os em sua conta particular, pretendendo devolver a importncia aos cofres pblicos no prazo de 3 dias. A) se Jos da Silva restituir a importncia devida aos cofres pblicos antes da sentena, ser extinta a sua punibilidade. B) Joo responder em co-autoria por peculato culposo. C) Jos da Silva no faz jus extino da punibilidade mesmo que restitua a importncia, pois cometeu crime de peculato doloso. D) Joo no responder de modo algum em coautoria com Jos de Silva. E) Jos da Silva no cometer qualquer crime se devolver a importncia aos cofres pblicos antes do recebimento da denncia j ofertada pelo Ministrio Pblico. GABARITO: C www.pontodosconcursos.com.br 54

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO COMENTRIOS: NO EXISTE EXTINO DE PUNIBILIDADE NO CASO DO PECULATO DOLOSO!!! Na questo em tela, fica bem claro que Jos da Silva quis cometer o delito. Logo, no h que se falar em culpa e muito menos em restituio (para extinguir a punibilidade). J pensou se fosse diferente...Um ladro furta sua carteira porque quer ir assistir a uma partida de futebol e, trs dias depois devolve, extinguindo a punibilidade...Seria um grande absurdo!!! 42. (ESAF / MPU / 2004) Tcio, que mdico credenciado no INSS, exigiu de Caio, paciente segurado pela Previdncia Social, a importncia de R$ 5.000,00, para a realizao de cirurgia imprescindvel preservao de sua sade. A vtima efetua o pagamento da importncia indevida, em razo do constrangimento moral invencvel a que foi submetido. No caso em tela, Tcio responder pelo crime de: A) Corrupo Passiva B) Prevaricao C) Abandono de funo D) Peculato E) Concusso GABARITO: E COMENTRIOS: Mais uma!!! Falou em EXIGIR vantagem indevida...Falou em CONCUSSO!!! O importante aqui nos exerccios justamente isto: Comear a relacionar as palavras chaves com os respectivos crimes. 43. (ESAF / AFT / 2006) O funcionrio que, sabendo devida a contribuio social, emprega na cobrana meio gravoso que a lei no autoriza, pratica crime de: A) corrupo passiva. B) prevaricao. C) advocacia administrativa. D) excesso de exao. E) corrupo ativa.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO GABARITO: D COMENTRIOS: Vamos l...Para no errar em prova.... Falou em emprego de meio gravoso, vexatrio, tributo ou contribuio social....Automaticamente voc lembra do excesso de exao. 44. (ESAF / Procurador - PFN / 2006) Delbio, funcionrio pblico, motorista do veculo oficial - Placa OF2/DF, indevidamente, num final de semana, utiliza- se do carro a fim de viajar com a famlia. No domingo, noite, burlando a vigilncia, recolhe o carro na garagem da Repartio. Delbio cometeu crime de: A) peculato. B) apropriao indbita. C) peculato de uso. D) peculato-desvio. E) furto. GABARITO: D COMENTRIOS: Esse tipo de questo exige um grande cuidado. Conforme voc sabe, o peculado possui diversas espcies, dentre elas o peculato-desvio e o peculato-apropriao: Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. (grifei) A resposta desta questo peculato-desvio, pois o agente no se apropria do bem, mas o desvia em proveito prprio ou alheio. Entretanto, est incorreto afirmarmos que se trata de peculato (termo genrico)? PARA A BANCA, SIM, EST INCORRETO, pois h uma resposta mais completa. Deste modo, MUITO CUIDADO NA HORA DA PROVA. Perceba que a banca coloca o peculato logo na alternativa A a fim de enganar os candidatos. Enquanto no for criado o Cdigo Penal dos concurseiros, tipificando a conduta de iludir candidatos que se mataram de estudar....COMECE A PENSAR COMO A BANCA!!!
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

45. (ESAF / SEFAZ PI / 2001) A, funcionrio pblico, exige de B a quantia de R$ 1.000,00 para deixar de praticar ato de ofcio que certamente o prejudicaria. Indique qual dos seguintes crimes foi praticado pelo funcionrio pblico: A) corrupo passiva B) prevaricao C) peculato D) excesso de exao E) concusso GABARITO: E COMENTRIOS: Se voc errar o delito de concusso na hora da prova, nem me conte!!! Falou EXIGIR...CONCUSSO!!! 46. (ESAF / SEFAZ PI / 2001) No crime de prevaricao: A) o crime praticado por particular contra a administrao pblica. B) h a prtica de violncia no exerccio da funo. C) o funcionrio pblico apropria-se de valor de que tem a posse em razo do cargo. D) h a aplicao diversa de verbas ou rendas pblicas, estabelecida em lei. E) retarda-se ou deixa-se de praticar indevidamente ato de ofcio para satisfao de interesse pessoal. GABARITO: E COMENTRIOS: Para esta questo, vale analisarmos as alternativas. Alternativa A Voc estudou este delino na AULA 05, logo, praticado por funcionrio pblico contra a Administrao. Alternativa B O delito no traz previso de violncia. Observe:

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: A banca tenta, de forma tnue, confundir prevaricao com violncia arbitrria.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

Alternativa C Alternativa D

Trata do delito de PECULATO. Crime de emprego irregular de verbas ou rendas pblicas.

Alternativa E Aqui sim temos o delito de prevaricao previsto no artigo 319 do Cdigo Penal. 47. (ESAF / AFRF / 2002) Em relao ao crime de concusso, pode-se afirmar que: A) o crime consuma-se com a simples exigncia da vantagem. B) a ameaa para a prtica do crime no absorvida pela concusso. C) o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. D) o crime consuma-se com a efetiva percepo da vantagem exigida. E) o crime apenado com deteno. GABARITO: A COMENTRIOS: Caro(a) aluno(a), nesta questo, mais uma vez, fica bem clara a importncia do conhecimento do quadro-resumo apresentado ao trmino da aula. A concusso um delito FORMAL e a consumao ocorre com a simples exigncia da vantagem, no momento em que esta chega ao conhecimento do sujeito passivo. O sujeito ativo do delito s pode ser o funcionrio pblico, pois trata-se de delito prprio. Alem disso, no importa como foi feita a exigncia (com ou sem ameaa). 48. (CESPE / Papiloscopista Policial RJ / 2002) Em face do delito de peculato, pode-se afirmar que: A) s pode ser cometido por funcionrio pblico, mesmo em co-autoria; B) em caso de crime culposo, a reparao do dano sempre extingue a punibilidade;

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO C) em caso de crime culposo, a reparao do dano, se precede a denncia, extingue a punibilidade; mas se lhe posterior to somente reduz a pena metade; D) no se configura em caso de apropriao de bem particular, uma vez que cuida de proteger o errio; E) no cuida de bens imveis, mas apenas de dinheiro, valor ou bem mvel. GABARITO: E COMENTRIOS: Alternativa A Existe a possibilidade do particular ser responsabilizado pelo peculato, desde que o tenha cometido junto com o funcionrio pblico e sendo conhecedor desta qualidade especial do agente. Alternativa B A reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Alternativa C Essa aqui o examinador foi criativo!!! Misturou o conceito do arrependimento posterior com o peculato culposo. O arrependimento posterior, que voc j conhece bem, encontra previso no CP da seguinte forma: Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Alternativa D CP: Pode abranger bem particular, nos termos do artigo 312 do

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO Alternativa E Perfeita a alternativa. Precisamos ter ateno ao que est disposto no artigo do cdigo penal. Como se percebe, ele s fala em DINHEIRO, VALOR E BEM MVEL. 49. (CESPE / DELEGADO DE POLCIA RJ / 2002) Procurador autrquico, desejando aumentar a arrecadao do fisco, passa a empregar na cobrana meio vexatrio/gravoso, consistente em divulgar notas em jornal de grande circulao, ironizando os devedores e criticando-os por fazerem uso da via judicial para questionar seus dbitos. Sua conduta configura: A) concusso; B) excesso de exao; C) ameaa; D) prevaricao; E) constrangimento ilegal. GABARITO: B COMENTRIOS: Lembra do jingle JUVENAL, CARA DE PAU, PAGUE O TRIBUTO E SEJA LEGAL? Ento, o mesmo caso apresentado no enunciado. Sendo assim, temos o crime de excesso de exao. 50. (TRT / Juiz / 2003) Funcionrio pblico A deixa, propositadamente, a porta do prdio da repartio aberta , sabendo que seu amigo, nofuncionrio B ir nele penetrar e subtrair objetos valiosos da administrao. Neste caso: A) A responder por peculato-furto e B por peculato-apropriao; B) ambos respondero por peculato-furto; C) A responder por peculato culposo e B por peculato-furto; D) A responder por peculato-apropriao e B por furto simples. E) N.R.A GABARITO: B COMENTRIOS: No artigo 312, temos a caracterizao do chamado peculatofurto que, segundo o STF, ocorre quando o funcionrio pblico no detm a posse da coisa (valor, dinheiro ou outro bem mvel) em razo do cargo que ocupa, mas
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO sua qualidade de funcionrio pblico propicia facilidade para a ocorrncia da subtrao, devido ao trnsito que mantm no rgo pblico em que atua ou desempenha suas funes. Observe o texto legal: Art. 312[...] 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. No caso em tela, A incide no pargrafo 1 e B, como tem conhecimento da qualidade de funcionrio pblico de seu amigo, responder tambm pelo peculato-furto.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO LISTA DOS EXERCCIOS APRESENTADOS 1. (ESAF / AFT / 2010) Os fins da Administrao Pblica resumem-se em um nico objetivo: o bem comum da coletividade administrativa. Toda atividade deve ser orientada para este objetivo; sendo que todo ato administrativo que no for praticado no interesse da coletividade ser ilcito e imoral. Assim, temos no Cdigo Penal o ttulo XI Dos crimes contra a Administrao Pblica. Analise a conduta abaixo, caracterizando-a com um dos tipos de crime contra a Administrao Pblica. Sebastio, policial militar, exige dinheiro de Caio, usurio de maconha, para que este no seja preso. Caio, com medo da funo de policial exercida pelo funcionrio pblico militar, d R$ 4.000,00 (quatro mil reais) a Sebastio, conforme exigido por ele. Com base nessa informao e na legislao penal especial , correto afirmar que: a) Sebastio comete o crime de corrupo ativa. b) Sebastio comete o crime de prevaricao. c) Sebastio comete o crime de excesso de exao. d) Sebastio comete o crime de concusso. e) Sebastio comete o crime de patrocnio infiel. 2. (ESAF / AFRFB / 2009) luz da aplicao da lei penal, julgue as afirmaes abaixo relativas ao fato de Marcos, funcionrio pblico concursado, ao chegar na sua nova repartio, pegar computador da sua sala de trabalho e levar para casa junto com a impressora e resmas de papel em uma sacola grande com o fim de us-los em casa para fins recreativos: I. Na hiptese, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica. II. Marcos comete crime contra a Administrao da Justia. III. Marcos comete o crime de peculato-furto, previsto no 1 do art. 312 do Cdigo Penal Brasileiro, pois se valeu da facilidade que proporciona a qualidade de funcionrio. IV. Marcos no cometeria o crime de peculato, descrito no enunciado do problema, se o entregasse para pessoa da sua famlia utilizar, pois o peculato caracteriza-se pelo proveito prprio dado ao bem. 62

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO a) Todas esto incorretas. b) I e III esto corretas. c) I e IV esto corretas. d) Somente I est correta. e) II e IV esto corretas. 3. (CESGRANRIO / Advogado - BNDES / 2006) Sobre o delito "peculato", assinale a afirmao correta. A) O peculato no admite a figura da tentativa. B) O funcionrio pblico que desvia dinheiro, mas que possui crditos reais contra a Administrao Pblica, no comete peculato. C) O funcionrio pblico que se apropria de bens do Estado com a inteno de posterior devoluo comete peculato. D) O peculato-apropriao se distingue do peculato-desvio pela presena do dolo como elemento subjetivo do tipo penal. E) Na figura do peculato-desvio, a consumao ocorre no momento em que o agente obtm o proveito prprio ou alheio. 4. (CESGRANRIO / Investigador - PC-RJ / 2006) Pratica o crime de prevaricao, previsto no art. 319 do Cdigo Penal, o agente que: A) patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. B) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. C) exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. D) solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. E) solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 5. (FUNIVERSA / Delegado - PC-DF / 2009) Se Marcos exigiu de Maria o pagamento de um tributo que ele sabia ser indevido, ele cometeu o crime de: a) concusso. b) peculato mediante erro de outrem. c) excesso de exao. d) violncia arbitrria. e) prevaricao. 6. (FUNIVERSA / Agente de Polcia - PC-DF / 2009) Quando um funcionrio pblico deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo influncia de outrem, ele pratica o crime de: a) corrupo passiva. b) condescendncia criminosa. c) advocacia administrativa. d) concusso. e) prevaricao. 7. (CESGRANRIO / Oficial de Justia - TJ-RO / 2008) O Oficial de Justia Mvio, para cumprir uma diligncia determinada pelo Juiz, resolveu usar servio particular de transporte, gastando a quantia de R$ 100,00 (cem reais) de seu prprio dinheiro. Como a diligncia atendia a pedido da empresa X Importadoras de Vinhos Ltda., parte autora do processo, resolveu solicitar a ela reembolso, apresentando o comprovante da despesa pessoal. A empresa, ento, prope o ressarcimento em produto objeto de sua atividade, entregando-lhe um vinho francs rarssimo, cujo valor era bem superior ao gasto pelo servidor pblico. A esse respeito, correto afirmar que Mvio (A) praticou o crime de corrupo passiva, ao solicitar o reembolso, independente de ter recebido o vinho. (B) cometeu o crime de excesso de exao, pois deveria ter solicitado reembolso ao Estado.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO (C) cometeu apenas irregularidade administrativa, ao solicitar o reembolso, pois no pedia qualquer vantagem, sendo ilcita criminalmente a conduta de ter recebido o vinho. (D) cometeu o crime de concusso, ao solicitar o reembolso, consumado quando recebeu o vinho. (E) cometeu o crime de corrupo passiva, ao solicitar o reembolso, sendo o recebimento do vinho mero exaurimento do delito. 8. (CESGRANRIO / Advogado - Casa da Moeda / 2009) Servidor pblico de instituio previdenciria introduz dados falsos no sistema de dados do Instituto, com o intuito de outorgar benefcio previdencirio a quem no preencheu os requisitos legais, tendo recebido soma em dinheiro para realizar o ato. Aps investigaes policiais, o referido servidor veio a ser denunciado pela prtica de crime contra a Administrao Pblica. Qual dos seguintes crimes foi cometido pelo servidor? a) Assdio moral b) Extravio de documento. c) Furto de informaes. d) Insero de dados falsos em sistema de informaes. e) Prevaricao. 9. (FCC / AUDITOR - TCE SP / 2008 - Adaptada) O crime de advocacia administrativa previsto no art. 321 do Cdigo Penal: A)exige que o sujeito ativo seja advogado. B)ocorre unicamente no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. C)consuma-se o delito com a realizao do primeiro ato de patrocnio, independentemente da obteno do resultado pretendido. D)ocorre no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao, dando causa instaurao de licitao ou celebrao de contrato, cuja invalidao vier a ser decretada pelo Poder Judicirio. E)exige que o interesse patrocinado seja ilegtimo.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 10. (FCC / ISSSP / 2007) A conduta do funcionrio pblico que, em razo da funo exercida, solicita vantagem indevida, sem, contudo, chegar a receb-la, caracteriza, em tese, A) tentativa de corrupo passiva. B) tentativa de concusso. C) corrupo passiva consumada. D) corrupo ativa consumada. E) concusso consumada. 11. (FCC / ISS-SP / 2007) Admite a modalidade culposa: A) a concusso. B) a prevaricao. C) a corrupo passiva. D) o peculato. E) o falso testemunho. 12. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Plnio, vendedor ambulante, aproveitando-se de um descuido do motorista de um veculo da Prefeitura Municipal de sua cidade, subtraiu a quantia de R$ 5.000,00, referente arrecadao municipal do dia que estava sendo levada para ser depositada na conta corrente da municipalidade. Em tal situao, correto afirmar que Plnio A) no cometeu o crime de peculato doloso, porque no era funcionrio pblico para efeitos criminais. B) cometeu o crime de peculato por erro de outrem, porque se aproveitou da negligncia do motorista do veculo. C) praticou o delito de peculato-furto, porque subtraiu valores em dinheiro pertencentes municipalidade. D) cometeu o delito de peculato culposo, porque foi negligente em no deduzir que o dinheiro poderia pertencer municipalidade. E) praticou o delito de peculato doloso, porque se apropriou de bem mvel pblico.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 13. (ESAF / PGE MA / 2003) Para efeitos penais, considera-se funcionrio pblico quem exerce: A) cargo ou emprego pblico, mas no funo pblica transitria. B) cargo, emprego ou funo pblica, ainda que sem remunerao. C) emprego ou funo pblica, mas no cargo pblico remunerado. D) cargo, emprego ou funo pblica, desde que remunerados. E) cargo ou funo pblica, mas no emprego pblico transitrio. 14. (ESAF / PGE MA / 2003) O funcionrio que patrocina interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se de sua qualidade, comete o crime de: A) trfico de influncia. B) explorao de prestgio. C) concusso. D) advocacia administrativa. E) condescendncia criminosa. 15. (CESPE / TJ SE / 2004) Assinale a alternativa correta. A) Para efeitos penais, funcionrio pblico aquele que exerce cargo pblico remunerado, no sendo assim considerados aqueles que exercem emprego ou funo pblica. B) O funcionrio pblico que se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, responde por crime de prevaricao. C) O funcionrio pblico que exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, responde por crime de concusso. D) Solicitao de vantagem indevida feita por funcionrio pblico, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, corresponde ao crime de excesso de exao. E) O funcionrio pblico que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, com o intuito de satisfazer sentimento ou interesse pessoal, responde por crime de condescendncia criminosa.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO

16. (FCC / TJ PA / 2009) Quem patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico, A) responder no mximo por crime culposo. B) no pratica nenhuma infrao, se advogado. C) pratica o crime de Advocacia Administrativa. D) no pratica nenhum crime, posto que tinha pleno conhecimento da legalidade do ato. E) no responder pela prtica se ocupante de cargo de comisso ou funo de direo. 17. (CESPE / JUIZ TRT / 2005) Augusto, servidor autrquico, alardeando prestgio, visando a obter vantagem econmica (dinheiro), convence Bernardo a entregar-lhe determinada quantia, a pretexto de influenciar um determinado funcionrio da justia, no exerccio da funo, a deferir a pretenso exposta. Na hiptese, a conduta de Augusto configura: A) peculato mediante erro de outrem. B) crime de corrupo ativa. C) crime de corrupo passiva. D) advocacia administrativa. E) crime de trfico de influncia. 18. (OAB-MG / OAB-MG / 2005) Quanto ao tipo subjetivo do crime de resistncia, incorreto afirmar que: A) o dolo, a vontade livre e consciente de se opor execuo do ato. B) o dolo, a vontade de no obedecer a ordem legal do funcionrio pblico. C) necessrio que o agente tenha conscincia de que est resistindo a ato legal do funcionrio. D) O erro quanto legalidade do ato, ainda que culposo, exclui o dolo. E) N.R.A.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 19. (OAB SP / 2005) O funcionrio que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo, comete crime de: A) prevaricao. B) omisso funcional criminosa. C) condescendncia criminosa. D) advocacia administrativa. E) N.R.A 20. (FCC / OAB ES / 2005) Paulo foi surpreendido por um Policial Rodovirio dirigindo seu veculo em excesso de velocidade, conforme constatado por radar. Ao ser abordado, Paulo ofereceu ao Policial a quantia de R$ 50,00 (cinqenta reais) para convenc-lo a deixar de lavrar a multa correspondente infrao praticada. Paulo cometeu crime de: A) corrupo passiva. B) corrupo ativa. C) concusso. D) explorao de prestgio. E) N.R.A. 21. (FCC / TRE MG / 2005) Adnis, valendo-se da qualidade de servidor pblico, vinha patrocinando, diretamente, interesses particulares do casal Perseu e Afrodite junto ao Ministrio das Comunicaes; Apolo, tambm servidor pblico, vinha retardando, indevidamente, a prtica de suas atribuies, para satisfazer interesses pessoais de ordem patrimonial e moral. Nesse caso, Adnis e Apolo devem responder, respectivamente, pelos crimes de: A) concusso e peculato. B) corrupo passiva e condescendncia criminosa. C) advocacia administrativa e prevaricao. D) exerccio funcional ilegalmente prolongado e prevaricao. E) condescendncia criminosa e corrupo passiva.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 22. (FCC / TRE RN / 2005) Tambm ocorre o crime de corrupo passiva quando o funcionrio pblico: A) recebe, para si, diretamente, ainda que fora da funo, mas em razo dela, vantagem indevida. B) exige, para outrem, indiretamente, antes de assumir sua funo, mas em razo dela, vantagem indevida. C) desvia, em proveito prprio, qualquer dinheiro ou valor pblico de que tem a posse em razo do cargo. D) se apodera, em proveito de terceiro, de dinheiro ou valor, embora no tenha a posse deles, valendo-se de sua funo pblica. E) oferece vantagem indevida a outro servidor pblico para determin-lo a praticar ou omitir ato de ofcio. 23. (FCC / TRE RN / 2005) "A", diretor-financeiro de rgo do Tribunal Regional Eleitoral, esqueceu de trancar a porta do cofre dessa repartio. "B", analista judicirio, do mesmo Tribunal, valendo-se do livre acesso ao local, percebeu o ocorrido e aproveitou para subtrair certa quantia em dinheiro, destinada ao pagamento de servios em geral. Nesse caso, "A" e "B", respondem, respectivamente, pelos crimes de: A) furto culposo e peculato-desvio. B) peculato mediante erro de outrem e furto. C) peculato culposo e peculato-furto. D) apropriao culposa e apropriao indbita. E) peculato administrativo e peculato-apropriao. 24. (CESPE / Promotor MPE MG / 2005) Sobre os crimes contra a administrao pblica: A) o gari que recebe dinheiro do particular, agradecido, no perodo de natal comete crime. B) o estagirio do juiz que exige vantagem indevida de acusado comete corrupo passiva. C) o particular que paga dinheiro ao funcionrio que anteriormente o exige comete corrupo. D) o funcionrio pblico que indiretamente exige vantagem comete crime de corrupo ativa.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO E) o particular que oferece vantagem a funcionrio pelo trabalho j realizado no comete crime. 25. (CESPE / Promotor MPE MG / 2005) Um oficial de justia no promove o despejo de pessoa pobre, no prazo estabelecido pelo juiz no mandado, por ficar com pena de seus filhos menores que ficariam na rua. Depois de alguns dias, aps constatar que a pessoa providenciou abrigo para seus filhos, o oficial cumpre o mandado. Considerando o no cumprimento do mandado no prazo estabelecido, o promotor acusa o oficial por crime de desobedincia. No caso, a acusao: A) deve ser acolhida, pois houve a inteno de contrariar o mandado do juiz. B) est errada, porque a ordem do juiz injusta e no deve ser cumprida. C) est correta, pois o oficial no pode alterar o prazo conferido pelo juiz. D) est errada, porque no caso o oficial no pode cometer desobedincia. E) no deve ser acolhida, se provada a inexigibilidade de conduta diversa. 26. (FCC / TRT / 2005) Zeus, Apolo e Macabeus so Oficiais de Justia. Zeus exigiu do ru de uma ao de despejo a quantia de R$ 2.000,00 para no proceder a sua citao. Apolo solicitou do ru de outra ao de despejo a quantia de R$ 1.000,00 para no proceder a sua citao. E Macabeus, tendo em vista que o ru de uma ao de despejo era seu amigo, retardou, por vrios meses, a sua citao. Nesses casos, Zeus, Apolo e Macabeus cometeram, respectivamente, crimes de: A) concusso, corrupo passiva e prevaricao. B) corrupo passiva, concusso e prevaricao. C) prevaricao, concusso e corrupo passiva. D) prevaricao, corrupo passiva e concusso. E) concusso, prevaricao e corrupo passiva. 27. (FCC / TRT / 2005) Afrodite, ao ingressar na Biblioteca Pblica Municipal de sua cidade deixou sua bolsa no guarda volumes anexo portaria. Enquanto consultava livros, sis, funcionria pblica municipal, bibliotecria, responsvel pelo referido guarda volumes, abriu a bolsa de Afrodite e subtraiu para si a quantia de R$ 100,00. Com tal procedimento, sis cometeu crime de: A) prevaricao.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO B) peculato culposo. C) peculato mediante erro de outrem. D) excesso de exao. E) peculato doloso. 28. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Mrio funcionrio pblico municipal, exercendo suas funes no setor de cobrana do Imposto Predial e Territorial Urbano. Lus no pagou o tributo referente sua residncia, apesar de vrias vezes notificado. Em vista disso, objetivando cobrar esse tributo devido ao errio pblico municipal, Mrio mandou confeccionar e pendurou na via pblica, defronte residncia de Lus, vrias faixas dizendo que Lus era caloteiro e no pagava os impostos devidos Prefeitura. Assim procedendo, Mrio A) praticou delito de concusso. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) praticou delito de prevaricao. D) cometeu crime de exerccio funcional ilegalmente prolongado. E) cometeu crime de excesso de exao. 29. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Pedro, mdico, foi perito judicial numa ao judicial e solicitou R$ 3.000,00 ao advogado do autor para apresentar laudo favorvel ao seu cliente. O advogado pagou a quantia solicitada, mas Pedro apresentou laudo totalmente contrrio pretenso do autor. Nesse caso, Pedro A) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no funcionrio pblico. B) cometeu crime de concusso, porque formulou solicitao de vantagem indevida. C) cometeu crime de corrupo passiva, porque solicitou vantagem ilcita em razo de sua funo. D) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no apresentou o laudo falso que havia prometido. E) cometeu crime de prevaricao, porque praticou indevidamente ato de ofcio.

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 30. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Maria sub-chefe de um Departamento da Prefeitura Municipal de sua cidade e descobriu que uma funcionria, subordinada sua, havia desviado valores em dinheiro da municipalidade em proveito prprio. Como sabia que essa funcionria passava por dificuldades financeiras e como no tinha competncia para puni-la, ficou penalizada e no adotou nenhuma providncia, tendo o fato sido descoberto em auditoria realizada um ano depois. Nesse caso, Maria A) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no tinha competncia para punir a funcionria que cometeu a infrao. B) cometeu crime de condescendncia criminosa, pois deixou de levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. C) cometeu crime de prevaricao, pois deixou de praticar ato de ofcio por sentimento pessoal. D) cometeu crime de peculato doloso, porque, mesmo sabendo do desvio de valores, deixou de responsabilizar a funcionria que cometeu a infrao. E) cometeu crime de peculato culposo, porque, por negligncia e omisso, possibilitou a concretizao do desvio. 31. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Aldo alto funcionrio pblico da Secretaria da Fazenda do Estado e, valendo-se do prestgio de seu cargo, procurou funcionrio da Prefeitura Municipal de sua cidade e solicitou que desse andamento rpido ao processo de aprovao da planta de reforma de sua residncia. Nessa situao, Aldo A) cometeu crime de prevaricao, porque praticou ato de ofcio irregular para atender a interesse pessoal. B) cometeu crime de advocacia administrativa, porque patrocinou interesse privado perante a administrao pblica. C) praticou crime de concusso, porque, em razo de seu cargo na rea estadual, seu pedido implicou verdadeira exigncia. D) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no patrocinou interesse alheio privado perante a administrao pblica. E) praticou delito de excesso de exao, porque se excedeu nos limites das suas funes pblicas. 32. (FCC / Analista Judicirio TRT / 2004) Paulo, funcionrio pblico municipal, responsvel pelo vestirio do Clube Esportivo Municipal e, durante uma partida de futebol, subtraiu R$ 200,00 da carteira de um
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO jogador que havia deixado seus haveres sob sua guarda. Nesse caso, Paulo A) praticou delito de corrupo ativa. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) cometeu crime de peculato doloso. D) cometeu crime de excesso de exao. E) praticou delito de prevaricao. 33. (CESPE / DPC-FAEPOL/ 2003) Ao ser preso por portar certa quantidade de substncia entorpecente para uso prprio, Lucas oferece a quantia de cinqenta reais a Flvio, policial militar, que, no concordando com a quantia, pede o dobro para no conduzi-lo delegacia de polcia. No exato momento em que Lucas est entregando o valor acordado, o oficial de superviso, Fbio, surpreende os dois e os leva para a delegacia de polcia, onde apresenta o fato autoridade policial, informando que o valor apreendido foi de cinqenta reais. Indique o(s) delito(s) perpetrado(s) por Lucas, Flvio e Fbio, respectivamente, desconsiderando a posse da substncia entorpecente: a) corrupo ativa; corrupo passiva; peculato; b) corrupo passiva; concusso; apropriao indbita; c) corrupo passiva; corrupo ativa; prevaricao; d) corrupo ativa; concusso; peculato; e) corrupo ativa; corrupo passiva; apropriao indbita. 34. (FCC / MPE-SE / 2009) Aquele que solicita dinheiro a pretexto de influir em rgo do Ministrio Pblico pratica o crime de: A) condescendncia criminosa. B) advocacia administrativa. C) trfico de influncia. D) patrocnio infiel. E) explorao de prestgio. 35. (ESAF / AGU / 1998) A, funcionrio pblico, para satisfazer interesse pessoal, deixa de cumprir mandado judicial. A pratica o crime de:
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO A) Prevaricao B) Corrupo passiva C) Violncia arbitrria D) Concusso E) Desobedincia a deciso judicial 36. (ESAF / PROCURADOR BACEN / 2002) A, funcionrio pblico, que o responsvel por estabelecimento hospitalar estadual, exige dos segurados pagamento adicional pelos servios prestados. Nesta hiptese, A responder por: A) corrupo ativa. B) apropriao indbita. C) corrupo passiva. D) concusso. E) extorso indireta. 37. (Analista Judicirio TRT / 2004) Joo o funcionrio pblico responsvel pelo abastecimento de veculos da Prefeitura de uma cidade. O motorista de um veculo oficial solicitou que abastecesse um veculo particular de sua propriedade, dizendo que iria utiliz-lo em servio. Joo atendeu e efetuou o abastecimento, negligenciando quanto verificao da existncia de autorizao para tanto e quanto veracidade da afirmao feita pelo motorista, que viajou com a famlia para o litoral. Joo, nesse caso, A) cometeu crime de peculato culposo. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) praticou delito de corrupo ativa. D) cometeu crime de condescendncia criminosa. E) praticou delito de prevaricao. 38. (ESAF / CGU / 2006) A (funcionrio pblico federal), nessa qualidade, com intuito de prejudicar B (contribuinte), exige contribuio social que sabia indevida. A comete o crime de: A) Extenso.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO B) Estelionato. C) Excesso de exao. D) Violncia arbitrria. E) Concusso. 39. (ESAF / CGU / 2008) Godofredo (funcionrio pblico federal), procrastina, indevidamente, ato de ofcio, previsto em lei, o qual deve ser executado em prazo prescrito para que produza seus efeitos normais, para satisfazer sentimento pessoal. Godofredo comete o crime de: A) Advocacia administrativa. B) Prevaricao. C) Condescendncia criminosa. D) Concusso. E) Excesso de exao. 40. (ESAF / Procurador-MF / 1998) "Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio" (Lei n 8.666/93, art. 94) se consuma quando o agente: A) abre o documento B) leva o documento fechado a outrem C) comunica a terceiro o contedo do documento D) recebe o documento fechado E) toma conhecimento da proposta 41. (ESAF / AFT / 2003) Assinale a opo correta. Jos da Silva, funcionrio pblico municipal, encontrava- se em servio na caixa de recebimentos de impostos prediais, local prprio para pagamentos de tributos em atraso. No final do dia, ao invs de depositar todos os valores recebidos na conta da Fazenda Pblica, desviou dois cheques com a ajuda do bancrio Joo, depositando-os em sua conta particular, pretendendo devolver a importncia aos cofres pblicos no prazo de 3 dias. A) se Jos da Silva restituir a importncia devida aos cofres pblicos antes da sentena, ser extinta a sua punibilidade.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO B) Joo responder em co-autoria por peculato culposo. C) Jos da Silva no faz jus extino da punibilidade mesmo que restitua a importncia, pois cometeu crime de peculato doloso. D) Joo no responder de modo algum em coautoria com Jos de Silva. E) Jos da Silva no cometer qualquer crime se devolver a importncia aos cofres pblicos antes do recebimento da denncia j ofertada pelo Ministrio Pblico. 42. (ESAF / MPU / 2004) Tcio, que mdico credenciado no INSS, exigiu de Caio, paciente segurado pela Previdncia Social, a importncia de R$ 5.000,00, para a realizao de cirurgia imprescindvel preservao de sua sade. A vtima efetua o pagamento da importncia indevida, em razo do constrangimento moral invencvel a que foi submetido. No caso em tela, Tcio responder pelo crime de: A) Corrupo Passiva B) Prevaricao C) Abandono de funo D) Peculato E) Concusso 43. (ESAF / AFT / 2006) O funcionrio que, sabendo devida a contribuio social, emprega na cobrana meio gravoso que a lei no autoriza, pratica crime de: A) corrupo passiva. B) prevaricao. C) advocacia administrativa. D) excesso de exao. E) corrupo ativa. 44. (ESAF / Procurador - PFN / 2006) Delbio, funcionrio pblico, motorista do veculo oficial - Placa OF2/DF, indevidamente, num final de semana, utiliza- se do carro a fim de viajar com a famlia. No domingo, noite, burlando a vigilncia, recolhe o carro na garagem da Repartio. Delbio cometeu crime de: www.pontodosconcursos.com.br 77

Professor: Pedro Ivo

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO A) peculato. B) apropriao indbita. C) peculato de uso. D) peculato-desvio. E) furto. 45. (ESAF / SEFAZ PI / 2001) A, funcionrio pblico, exige de B a quantia de R$ 1.000,00 para deixar de praticar ato de ofcio que certamente o prejudicaria. Indique qual dos seguintes crimes foi praticado pelo funcionrio pblico: A) corrupo passiva B) prevaricao C) peculato D) excesso de exao E) concusso 46. (ESAF / SEFAZ PI / 2001) No crime de prevaricao: A) o crime praticado por particular contra a administrao pblica. B) h a prtica de violncia no exerccio da funo. C) o funcionrio pblico apropria-se de valor de que tem a posse em razo do cargo. D) h a aplicao diversa de verbas ou rendas pblicas, estabelecida em lei. E) retarda-se ou deixa-se de praticar indevidamente ato de ofcio para satisfao de interesse pessoal. 47. (ESAF / AFRF / 2002) Em relao ao crime de concusso, pode-se afirmar que: A) o crime consuma-se com a simples exigncia da vantagem. B) a ameaa para a prtica do crime no absorvida pela concusso. C) o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. D) o crime consuma-se com a efetiva percepo da vantagem exigida. E) o crime apenado com deteno.
Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO 48. (CESPE / Papiloscopista Policial RJ / 2002) Em face do delito de peculato, pode-se afirmar que: A) s pode ser cometido por funcionrio pblico, mesmo em co-autoria; B) em caso de crime culposo, a reparao do dano sempre extingue a punibilidade; C) em caso de crime culposo, a reparao do dano, se precede a denncia, extingue a punibilidade; mas se lhe posterior to somente reduz a pena metade; D) no se configura em caso de apropriao de bem particular, uma vez que cuida de proteger o errio; E) no cuida de bens imveis, mas apenas de dinheiro, valor ou bem mvel. 49. (CESPE / DELEGADO DE POLCIA RJ / 2002) Procurador autrquico, desejando aumentar a arrecadao do fisco, passa a empregar na cobrana meio vexatrio/gravoso, consistente em divulgar notas em jornal de grande circulao, ironizando os devedores e criticando-os por fazerem uso da via judicial para questionar seus dbitos. Sua conduta configura: A) concusso; B) excesso de exao; C) ameaa; D) prevaricao; E) constrangimento ilegal.

50. (TRT / Juiz / 2003) Funcionrio pblico A deixa, propositadamente, a porta do prdio da repartio aberta , sabendo que seu amigo, nofuncionrio B ir nele penetrar e subtrair objetos valiosos da administrao. Neste caso: A) A responder por peculato-furto e B por peculato-apropriao; B) ambos respondero por peculato-furto; C) A responder por peculato culposo e B por peculato-furto; D) A responder por peculato-apropriao e B por furto simples. E) N.R.A

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL PARA AFRFB CURSO ON-LINE DIREITO PENAL - AFRFB PROFESSOR PEDROIVO IVO PROFESSOR PEDRO GABARITO 1-D 6-A 11-D 16-C 21-C 26-A 31-D 36-D 41-C 46-E 2-D 7-C 12-A 17-E 22-A 27-E 32-C 37-A 42-E 47-A 3-C 8-D 13-B 18-B 23-C 28-E 33-A 38-C 43-D 48-E 4-B 9-C 14-D 19-C 24-E 29-C 34-E 39-B 44-D 49-B 5-C 10-C 15-C 20-B 25-D 30-B 35-A 40-E 45-E 50-B

Professor: Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

80

Anda mungkin juga menyukai