Anda di halaman 1dari 3

A GESTO DEMOCRTICA NA ESCOLA PBLICA COMO MTODO E CONCEPO: UMA ABORDAGEM PARA ALM DOS CLICHS DAS POLTICAS

MERCADOLGICAS E DE COALIZO. Visando uma concepo de escola e dando nfase a gesto democrtica, expressaremos um projeto social. E ns no podemos deixar a escola a merc dos polticos. Pois a gesto democrtica pode deixar de ser praticada, se a mesma cair em senso comum. E a escola pblica em sua essncia deve ser baseada em seus determinantes polticos, econmicos e sociais. A escola se estende como um projeto social, ela vai alm de seus muros, mas tende ao quere meio social. A escola depende da gesto pblica. H pouca autonomia, e essas so geridas por polticas pblicas. A democratizao da escola pblica s poder ocorrer, quando a comunidade tiver cincia da importncia do processo democrtico e compreender seu papel neste processo. Aps inmeras reivindicaes foram poucas as conquistas as principais so: Solidao dos princpios da Gesto democrtica e nas conquistas como concurso pblico para os professores, eleio para diretores, construo do projeto poltico-pedaggico. neste sentido que as polticas de governo se tornam polticas pblicas. Nessa concepo de democracia dos processos de gesto, que se baseia e contextualiza os intuitos e as finalidades da escola. As finalidades da escola esto estabelecidas conforme interesses da organizao poltica. Tendo em vista esses aspectos, para se avanar quanto democracia escolar preciso analisar os aspectos histricos, polticos e econmicos. A universalizao do acesso e controle social A escola pensada a partir de seus sujeitos, h mais de quatro dcadas a escola era somente destinada elite, cujo

objetivo era ocupar boas posies no mercado (profisso como: contadores, administradores, polticos e professores). H uma enorme desavena com relao gesto e definio das polticas pblicas. Antes, a parcela economicamente favorecida, exercia presso ao Estado para atingir seus objetivos, preparar intelectualmente os filhos de famlias privilegiadas. Agora, com a universalizao do acesso, a escola passou a ser oferecida para todos; inclusive para os filhos da classe trabalhadora que no exerce tanta fora poltica. Hoje, almeja-se uma escola para a democracia. Onde tenha: Educao com qualidade, socializao do saber construdo historicamente, a elevao cultural das massas, tratamento igualitrio a todos, ativa participao dos cidados na vida pblica, exerccio da cidadania, mobilizao dos segmentos de gesto, enfim, a construo coletiva do Projeto Poltico-Pedaggico. A pseudo democracia na escola, velada na eleio de diretores, ainda que se conceba esta como condio para gesto democrtica Antigamente, os diretores eram indicados pelo rgo mantenedor. Com a abertura democrtica a eleio de diretores foram implantadas. No entanto, uma democracia incipiente, ainda no era expressa participao coletiva e organizada no interior da escola. Foi apenas um paliativo, a eleio acabou servindo de cortina de fumaa para encobrir a falta de participao do interior escolar. Subtende que se no for garantido pelo processo democrtico de tomada de deciso a eleio somente representa e no garante a gesto democrtica. A prtica do democratismo ao invs da democracia O voto democrtico do colegiado para tomada de deciso nem sempre representa o sentido democrtico. Pois, que no o consenso, mas a maioria pela qual a escola se prope a defender seus interesses e necessidades. Alm disso o consenso no significa que haver de democracia.

A perspectiva neoliberal de gesto e de qualidade e de qualidade que concebe a escola nos princpios da produtividade empresarial Na gesto escolar, ocorre adaptao de modelos burocrticos, cuja base est na racionalizao dos custos, na eficincia tcnica e na produtividade empresarial. A to esperada autonomia da gesto financeira acabou se expressando na autonomia para buscar recursos financeiros necessrios para suprir a carncia de recursos pblicos destinados educao pblica. A participao na forma de voluntariado no lugar da participao no processo de tomadas de deciso e do controle social. A ausncia de recursos pblicos para com as escolas cominou em projetos voluntariados como Amigos da Escola, entre outros programas, da participao de ONGs e na participao da comunidade local na perspectiva do provimento de recursos com aes compensatrias que desvirtuam o carter efetivamente democrtico da gesto escolar, o que ocasiona na gesto compartilhada e no democrtica, pois na compartilhada tende a compor o que a escola pblica necessita, j na participativa, no seria uma filantropia, mas sim uma pratica ativa. O sentido da participao no que se concebe como democracia na e para escola pblica A comunidade estimulada pelos meios de comunicao esto fazendo nas escola o que caberia s polticas pblicas atravs dos programas de voluntariados como: amigos da escola, ou seja, minimizando o papel do Estado. fundamental se ter uma democracia no interior da escola no apenas um princpio manifesto na legislao e no Projeto Poltico-Pedaggico. A democracia tem que ser assumida como mtodo e concepo.

Anda mungkin juga menyukai