Anda di halaman 1dari 2

TUBERCULOSE

O que ? uma doena infecciosa causada pela bactria Mycobacterium tuberculosis e afeta principalmente os pulmes, mas pode afetar outros orgos como rins, intestino etc. Como se transmite? A transmisso direta(pessoa para pessoa) por gotculas expelidas pela tosse do indivduo infectado. Contatos prolongados em ambiente fechados aumenta o risco de transmisso. Quais so os sintomas? So inicialmente confundidos com os sintomas de uma gripe normal, porm eles persistem com: Tosse seca e contnua se apresentando posteriormente com secreo e com durao de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansao excessivo, palidez, falta de apetite e rouquido so os sintomas da doena. Os sintomas graves so: Dificuldade na respirao, eliminao de sangue e acmulo de pus na pleura pulmonar. Como feito o diagnstico? O diagnstico feio atravs da anlise dos sintomas radiografia do trax. Para confirmar a infeco usa-se de exames laboratoriais das secrees do pulmo e escarro. Qual o tratamento? feito atravs do uso de antibiticos por 6 meses. As medicaes so distribudas gratuitamente pelo sistema de sade, atravs de seus postos municipais de atendimento. Quais as medidas de preveno? A vacina BCG utilizada na preveno da tuberculose e deve ser administrada em todos os recm-nascidos.

HANSENASE
O que ? Antigamente conhecida como LEPRA, uma doena causada pela bactria Mycobacterium leprae e ataca a pele e nervos perifricos, mas pode afetar outros rgos como o fgado, os testculos e os olhos. Como se transmite? Esta doena capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratrias, caso o portador no esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a Organizao Mundial de Sade, a maioria das pessoas resistente ao bacilo e no a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas so

eliminados na primeira dose do tratamento, j sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Quais so os sintomas? Com perodo de incubao que varia entre trs e cinco anos, sua primeira manifestao consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiada, em qualquer regio do corpo. Placas, caroos, inchao, fraqueza muscular e dor nas articulaes podem ser outros sintomas. Como feito o diagnstico? feito atravs de avaliao clnica: aplicao de testes de sensibilidade, fora motora e palpao dos nervos dos braos, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como bipsia, podem ser necessrios. Qual o tratamento? realizado com o coquetel de drogas, chamado de poliquimioterapia (PQT) consiste no uso conjunto de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. O esquema teraputico varia de acordo com o tipo de hansenase, sendo que, pode durar de 6 meses a 1 ano. Quais as medidas de preveno? Pessoas com contado dirio em casa com algum com hansenase, especialmente crianas, devem ser examinadas anualmente por pelo menos at 5 anos depois do ltimo contato. Pessoas de menos de 25 anos com contado dirio em casa com algum com hansenase lepromatosa podem receber tratamento preventivo.

Anda mungkin juga menyukai