Anda di halaman 1dari 3

Arte 7 ano

Luz e sombra A luz um elemento fundamental na pintura e aprender a observ-la atravs do exerccio do desenho uma parte importante do ensino de arte.

"Impresso: o Nascer do Sol", de Monet (1874). Pintores como Monet tm luz e movimento
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Tente descrever o quadro abaixo, um dos clssicos de

Monet.

Note que no possvel ver os detalhes das pessoas, dos barcos, nem da paisagem que so retratados, embora tais elementos possam ser identificados, e seja possvel perceber o efeito de luz e sombra. A combinao de cores e pinceladas nesse quadro de Monet do apenas uma "impresso" dessa paisagem, da o nome do quadro. Ao olhar uma obra impressionista de perto, veem-se apenas pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno. Vistas de longe, as pinceladas organizam-se para os nossos olhos criando formas e luminosidade. Foi essa tela de Monet que inspirou o crtico de arte Louis Leroy para denominar o movimento artstico: impressionismo. Era uma forma de menosprezar esse tipo de pintura que no seguia os padres estabelecidos pela academia e sua pintura realista.

Luz e movimento Os artistas impressionistas no tinham mais interesse em temas ligados nobreza, igreja, ou em produzir retratos fiis realidade. Queriam ver o quadro como obra em si mesma. Um dos motivos de tais questionamentos teria sido a inveno da fotografia. A lgica era: para que fazer quadros que copiem a realidade de maneira exata, se para isso j existe a fotografia? No foi toa que a primeira exposio dos impressionistas deu-se na casa de um dos pioneiros da fotografia, Flix Nadar. A tcnica da fotografia tambm abrange o estudo da luz, uma das principais preocupaes dos artistas impressionistas. Alm da luz, o movimento percebido pelas pinceladas soltas tambm elemento crucial dessa pintura. Interessados pela natureza, os impressionistas procuravam captar em suas telas o efmero e o fugaz da vida ao ar livre. Em seus quadros podem-se ver o movimento das guas, os reflexos da luz, a dissoluo das imagens, a fumaa de um trem que chega estao, o nevoeiro sobre um rio, a indefinio no contorno das figuras que se mexem no palco, no baile, na relva. A ideia pintar o que no pode se repetir, um determinado instante. O Salo dos Recusados Toda essa inovao na forma de pintar teve incio com douard Manet (1832-1883), que no se considerava um impressionista. Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonando o mtodo acadmico de suaves gradaes de cores. Em 1863, ao ter duas telas recusadas para participar do Salo Oficial dos Artistas Franceses, Manet, com outros artistas, organizou uma mostra paralela oficial, o Salo dos Recusados.

"Claude Monet Pintando Em seu Barco-Estdio", de Manet (1870). Depois desse salo, vrios artistas, entre eles Renoir, Degas, Pissaro, Czanne, Monet e Morisot, passaram a organizar suas prprias exposies (1874-1886). Na reproduo da tela acima, pode-se observar a preocupao de Manet em registrar Claude Monet, seu contemporneo, pintando ao ar livre. O quadro contm o que se denomina metalinguagem, ou seja, uma linguagem que fala de si mesma - no caso, a pintura que fala da prpria pintura.

Experimente voc mesmo! Claude Monet pintou o Parlamento de Londres em diferentes momentos do dia, com diferentes luminosidades. Observe:

Observe um objeto prximo janela, no quintal, no jardim e desenhe-o em diferentes horrios, notando a diferena de intensidade da luz. Voc tambm pode fazer essa experincia fotografando. Para ter uma obra no estilo impressionista, voc deve fazer o desenho sem linhas de contorno. Varie tambm nas cores! *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u13.jhtm

Anda mungkin juga menyukai