Anda di halaman 1dari 24

Plantas maravilhosas no aqurio

n Substrato

n Plantar

n Fertilizar

ndice
O ciclo natural da limpeza.......................................................... A energia da luz a iluminao adequada ................................ Fertilizao equilibrada de nutrientes ........................................ Macronutrientes e oligoelementos............................................. Substrato activo......................................................................... Fertilizantes SERA ..................................................................... Fertilizao com CO2 ................................................................. SERA sistemas de CO2 .............................................................. Colocar correctamente as plantas............................................. Plantas aquticas e algas .......................................................... Problemas e solues................................................................ 3 4 5 6 8 8 10 11 18 21 22

As plantas aquticas realizam funes variadas e essenciais num aqurio. So um elemento necessrio para o ciclo natural de limpeza. Em combinao com microorganismos, as substncias orgnicas, como os excrementos dos peixes e os restos de comida, so processadas de tal modo que podem ser aproveitadas pelas plantas como nutrientes. Na fotossntese, as plantas produzem oxignio e enriquecem a gua com este elemento vital. s com a presena de plantas que um aqurio tem um aspecto extico e decorativo. Os jogos de luz, criados pelos reexos de gua e as plantas que se movimentam na corrente de gua so, sem dvida, fascinantes. As plantas oferecem aos habitantes do aqurio condies naturais, a possibilidade de dividir territrios e encontrar refgios e comida.

O ciclo natural da limpeza


Quanto melhor funcionar o ciclo natural da limpeza, menos sero os trabalhos necessrios para a manuteno. Ter mais alegria com o seu aqurio ou lago.

NO3 = nutriente para plantas

NO3
As bactrias depuradoras transformam NO2 em NO3 (nitrato)

Os excrementos dos peixes, partes mortas das plantas e comida em demasia poluem a gua

p As

forne cem oxignio tas O 2 lan

onsomem CO2 tas c lan p s

NO2

As bactrias depuradoras transformam NH4/NH3 em NO2 (nitrito) As bactrias depuradoras processam poluentes, transformando-os primeiro em NH4/NH3 (amnio/amnia)

Os peixes e microorganismos consomem oxignio

NH4 / NH3

S as plantas que permitem que um aqurio seja criado de acordo com a natureza e mantenha a sua especial fascinao extica. As plantas oferecem aos peixes e a outros habitantes aquticos a possibilidade de se esconder e formar territrios. Deste modo, o stress para os peixes reduzido. Para alguns animais, as plantas servem de alimento, o que nem sempre motivo de contentamento para o dono.

Os peixes sentem-se bem em aqurios com uma ptima vegetao e vivem de modo mais saudvel. Mostram que gostam de nadar e revelam as suas cores esplndidas uma alegria para o aquarifilo. Para uma manuteno bem-sucedida de plantas aquticas, h que conhecer e satisfazer as suas necessidades, entre as quais se encontram, essencialmente, as seguintes: Luz Fertilizao equilibrada de nutrientes Fornecimento de CO2

A energia da luz a iluminao adequada


Com a ajuda da energia da luz, as plantas so capazes de produzir a partir de dixido de carbono (CO2) e da gua molculas complexas (hidratos de carbono/ acar) que necessitam para o seu crescimento. Neste processo chamado fotossntese, as plantas tambm produzem oxignio que os peixes precisam para respirar. Para a fotossntese as plantas de aqurio necessitam de luz com uma certa composio. O tubo fluorescente especial SERA plant color emite uma luz de cor vermelho-azul. Est perfeitamente adaptado s necessidades das plantas de aqurio e reala as cores naturais dos peixes e das plantas. Sem problemas, pode-se combinar com os outros tubos fluorescentes da SERA. Assim, tem a possibilidade de satisfazer simultaneamente as necessidades dos peixes e das plantas, no que diz respeito luz.

Fertilizao equilibrada de nutrientes


Para um crescimento saudvel e cores esplndidas, as plantas aquticas necessitam de uma grande variedade de nutrientes. Desde que falte apenas um nutriente, originam-se distrbios de crescimento. Dependendo da planta, a absoro de oligoelementos e minerais realiza-se pelas folhas, pelas razes ou ambas. Por este motivo, h pastilhas fertilizantes (p. ex. SERA florenette A) que se aplicam no fundo e fertilizantes lquidos (p. ex. SERA florena) que se aplicam na gua. Em funo das espcies de plantas mantidas, necessrio fertilizar com pastilhas e lquido, para garantir um fornecimento completo de nutrientes. Alguns nutrientes raros, ou oligoelementos, no se mantm durante muito tempo no aqurio, por este motivo tm que ser adicionados diariamente. Isso efectua-se com fertilizantes dirios, como p. ex. SERA flore daydrops ou SERA flore NPKdrops.

Fertilizao com CO2

NPKdrops para aqurios de plantas

Fertilizante para as folhas

Promotor do crescimento

Fertilizante para as razes

Substrato fertilizante

Substrato activo

Fertilizante dirio

Macronutrientes e oligoelementos
Os macronutrientes incluem: Azoto (N) Fsforo (P) Enxofre (S) Potssio (K) Clcio (Ca) Magnsio (Mg) O azoto absorvido pelas plantas em forma de + nitrato (NO3) ou amnio (NH4 ). Entre outras funes, til para a formao de aminocidos, a unidade bsica das protenas. O fsforo ab3sorvido em forma de fosfato (PO4 ) e importante para a obteno de energia nas clulas. Os compostos de azoto e fsforo j esto presentes na gua em quantidades suficientes, devido aos restos de comida e excrementos orgnicos. No entanto, em primeiro lugar, estes tm que ser transformados pelos microorganismos (p. ex. SERA bio nitrivec), de tal modo que possam ser aproveitados pelas plantas. Uma fertilizao adicional com fosfato e nitrato no necessria em aqurios que contenham animais. Pois teria um efeito contrrio ao pretendido e favoreceria a formao de algas indesejadas. No entanto, em aqurios onde s existem plantas, h que adicionar fosfato e nitrato. Para isso, so adequadas as SERA flore NPKdrops que foram especialmente concebidas para aqurios com muitas plantas que contenham poucos ou nenhuns peixes. A relao entre os diferentes elementos est perfeitamente adaptada s necessidades das plantas aquticas. O magnsio o elemento principal da clorofila (corante verde das plantas) e essencial para a fotossntese. Os outros macronutrientes tambm so necessrios para o crescimento das plantas aquticas. As plantas necessitam de minerais em quantidades diferentes. Por isso, diferenciamos entre macronutrientes (necessrios em grandes quantidades) e micronutrientes, fre-

quentemente tambm designados por oligoelementos (necessrios em pequenas quantidades).

Os oligoelementos incluem: Ferro (Fe) Cobre (Cu) Mangans (Mn) Zinco (Zn) Boro (B) Molibdnio (Mo) Vandio (V) Estes oligoelementos s so absorvidos em pequenas quantidades, mas so to importantes como os nutrientes principais. O ferro, p. ex., um componente de uma enzima que forma clorofila. O molibdnio permite um aproveitamento muito importante do nitrato. O mangans e o vandio so responsveis por uma actividade enzimtica perfeita. Sem estas substncias as plantas no podem crescer.

Substrato activo
SERA Professional floreground um substrato activo extraordinrio e inovador. Em combinao com microorganismos, p. ex. de SERA filter biostart, os resduos orgnicos so transformados, de modo activo, em nutrientes para as plantas directamente nas razes. Alm disso, com a sua estrutura especial de poros, ventila o fundo, evitando assim zonas txicas de putrefaco no fundo do aqurio. a base ideal para um aqurio estvel e plantas maravilhosas.

O2

O2

O2

Fertilizantes SERA
Fertilizantes SERA para o substrato Durante a nova montagem ou decorao de aqurios, distribuem-se fertilizantes SERA para o substrato, debaixo do areo ou da areia, na zona das plantas. Deste modo, cria as condies favorveis para um enraizamento rpido das plantas e umas razes fortes. Durante a fase de enraizamento (4 a 6 semanas) as plantas recebem todos os nutrientes necessrios. O substrato bsico SERA floredepot composto por uma mistura de areia lavada, turfa, nutrientes essenciais e oligoelementos. SERA floredepot, com efeito a longo prazo, liberta constantemente nutrientes para as plantas. Devido estrutura especial do substrato, favorecida a formao de razes fortes.

Fertilizantes SERA para as folhas Para as plantas aquticas, que absorvem os seus alimentos atravs das folhas, SERA florena proporciona uma combinao equilibrada de nutrientes, composta por ferro, minerais e oligoelementos. Graas a um especial processo de fabrico, SERA florena garante que os nutrientes delicados, como p. ex. ferro, se mantenham activos na gua at que a planta os utilize.

Fertilizantes SERA para as razes SERA florenette A funciona como depsito de nutrientes que liberta lentamente os minerais e oligoelementos para as razes. Uma pastilha suficiente para 3 a 4 plantas durante aproximadamente 4 semanas. Este produto da SERA promove sistematicamente o crescimento.

Promotor do crescimento SERA floreplus contm macroelementos importantes que asseguram um crescimento das plantas saudvel e resistente. O efeito de SERA florena e SERA florenette A optimizado. Este melhoramento sistemtico do crescimento aconselhvel durante as primeiras semanas, ou quando as plantas receberam poucos nutrientes durante algum tempo.

Complemento dirio de nutrientes da SERA O fertilizante dirio SERA flore daydrops oferece s plantas as substncias vitais delicadas que so consumidas diariamente, mas que so imprescindveis para um crescimento saudvel das plantas ou para folhas de um verde (ou vermelho) intenso.

O fertilizante dirio SERA flore NPKdrops oferece aos maravilhosos aqurios de plantas e aos aqurios com poucos peixes os macronutrientes essenciais para as plantas, nomeadamente o azoto, fsforo e potssio.

Fertilizao com CO2


O2 O2 O2
S dispondo de dixido de carbono (CO2) que as plantas, durante a fotossntese (pgina 4) podem formar compostos orgnicos para o seu crescimento. Durante este processo, as plantas consomem o carbono puro (C) que separam do CO2 na fotossntese. O oxignio (O2) libertado para o ambiente. Com quantidades demasiado pequenas de CO2, as plantas crescem pouco, parecem fracas e ficam descoradas. A partir do CO2 e da gua, as plantas produzem complexas molculas de acar necessrias para o crescimento e, durante o dia, produzem oxignio para os seres vivos no aqurio. S quando o fornecimento de CO2 suficiente, que as plantas podem crescer saudavelmente. Alm disso, a concentrao de CO2 importante para estabilizar a dureza de carbonatos e, por conseguinte, tambm o valor de pH.

A planta consome carbono libertado oxignio

O CO2 necessrio para plantas aquticas Geralmente aplica-se a seguinte regra: Quanto mais rapidamente cresce uma planta, mais CO2 necessita. Ento, as plantas de crescimento rpido, p. ex. a esplndida Cabomba verde (Cabomba aquatica) ou a decorativa Nymphaea lotus, necessitam de um fornecimento adicional de CO2. Quanto melhor crescem as plantas, mais oxignio produzem, consumindo assim mais nutrientes das algas. Deste modo, praticamente no ter trabalho com algas indesejveis.

10

Como que o CO2 se dissolve na gua? Em si, o CO2 altamente solvel. No entanto, para uma ptima solubilidade, o gs tem que se dissolver na gua. Especialmente para este fim, foram desenvolvidos reactores de CO2. O problema de muitos reactores convencionais, a baixa capacidade para dissolver CO2 na gua. O gs no se dissolve por completo e chega superfcie da gua em forma de bolha, no sendo aproveitado pelo aqurio. A SERA oferece diferentes reactores altamente eficazes para a aplicao dentro e fora do aqurio.

SERA sistemas de CO2


At agora, a utilizao de sistemas de CO2 limitava-se principalmente a utilizadores profissionais. Com os sistemas de CO2 da SERA, os aquarifilos aficionados tambm podem oferecer CO2 s suas plantas, de modo simples, rpido e seguro. Dependendo do tamanho do aqurio ou da densidade das plantas, a SERA oferece diferentes sistemas de fertilizao com CO2. O kit SERA CO2-Start perfeitamente adequado para aqurios pequenos ou com poucas plantas. composto pelo SERA reactor de difuso de CO2 e as SERA CO2-Tabs plus. A pastilha coloca-se no reactor de CO2 e liberta CO2 que retido no depsito do reactor. Lentamente, o CO2 passa pela parede do reactor e dissolve-se aos poucos na gua, sem se perder.

11

O SERA flore sistema de fertilizao CO2 aconselhvel para aqurios grandes e aqurios com muitas plantas. Este sistema de fertilizao com um amplo equipamento pode-se montar rpida e facilmente.

Contedo: 1) SERA garrafa de CO2 sob presso Garrafa de 500 g, recarregvel, com vlvula externa e suporte 2) SERA flore redutor de presso de CO2 Adaptador para garrafas de CO2 descartveis 3) SERA vlvula de segurana anti-retorno 4) SERA mangueira de CO2, 5 m 5) Difusor de presso de CO2 SERA flore com contador de bolhas integrado 6) SERA indicador CO2 de longa durao 7) SERA florena Fertilizante para plantas, 100 ml (pgina 9) 8) SERA flore daydrops 50 ml (pgina 9) 9) Gratuito: Adaptador de lato macio para uma garrafa descartvel

4 3 2 1

7 Os elementos do kit sero explicados mais detalhadamente nas pginas seguintes e tambm esto disponveis separadamente no comrcio especializado. 6

12

Com o SERA flore redutor de presso de CO2, a presso de reserva da garrafa de CO2 pode-se reduzir de modo exacto de aproximadamente 60 bars para 0 a 2,5 bars. Devido qualidade profissional do SERA flore redutor de presso de CO2, tambm se podem aplicar permanentemente pequenas quantidades de CO2 (30 bolhas por minuto). Com os redutores de presso de qualidade normal, isso no possvel. Dois manmetros grandes permitem a leitura da presso de reserva e da presso reduzida. Um adaptador especial, opcionalmente disponvel, permite a ligao a garrafas descartveis. Para a utilizao segura de um sistema de CO2 imprescindvel um redutor de presso de alta qualidade. Equipamento: Vlvula de ajuste fino, manmetro de garrafa e manmetro de presso de funcionamento.

As SERA garrafas de CO2 sob presso com vlvula externa. O ao de alta qualidade garante a mxima segurana. A SERA garrafa de CO2 sob presso est disponvel com 500 g e 2 kg. As garrafas so recarregveis. Equipamento: Asa de segurana, vlvula de escape de sobrepresso, manpulo e suporte para a parede.

Difusor de presso de CO2 SERA flore com contador de bolhas integrado para aqurios at 300 litros. Este aparelho atractivo em acrlico de alta qualidade dissolve o CO2 na gua de modo particularmente eficaz. Atravs de cermica sinterizada com poros muito finos, o CO2 conduzido para a gua sob alta presso (aprox. 2 bars). As bolhas finas dissolvem-se imediatamente. Devido alta de solubilidade no se originam perdas de CO2. O difusor pode-se desmontar por completo para uma limpeza fcil. A cermica sinterizada pode-se retirar e substituir.

13 13

Os SERA flore reactores activos de CO2 esto disponveis para aqurios de 250 a 600 litros e para aqurios a partir de 600 litros. Os reactores activos da SERA so extremamente potentes, graas ao extraordinrio princpio de rotao. A tecnologia de turbina dupla dissolve o CO2, sem perdas. Podem-se adicionar grandes quantidades de CO2 nos aqurios grandes, de forma econmica e rpida. Mas tambm em aqurios pequenos e no caso que apenas sejam necessrias pequenas quantidades de CO2, estes reactores SERA so teis, graas sua excelente capacidade de dissoluo de CO2.

A tecnologia de turbina dupla dissolve o CO2 na gua, sem perdas

14

Os SERA flore reactores activos de CO2 podem-se instalar dentro e fora de um aqurio. Para uma instalao dentro do aqurio necessria uma bomba adicional. Esta ligada ao reactor com uma mangueira compatvel. Para a instalao (preferencialmente) externa, por exemplo no mvel do aqurio, o reactor simplesmente integrado no ciclo de filtragem j existente. Os reactores activos de SERA podem-se desmontar por completo, sendo por isso fceis de manter e limpar.

Montagem no aqurio com uma bomba separada

Montagem por baixo do aqurio com uma bomba separada no aqurio

Integrao no ciclo de filtragem

15

Com o contador de bolhas CO2 SERA flore em acrlico de alta qualidade pode contar com facilidade e preciso as bolhas de CO2 que so dirigidas para o reactor. Uma vlvula fina permite que as bolhas de CO2 saiam devidamente.

A SERA vlvula solenide CO2 ligada entre o redutor de presso e outros dispositivos de CO2 adicionais, para a interrupo automtica de fornecimento de CO2. Deve-se interromper o fornecimento de CO2 durante a noite, j que as plantas no escuro no consomem CO2. Pelo contrrio, as plantas at produzem CO2. A SERA vlvula solenide CO2 pode ser ligada a qualquer temporizador convencional.

O mtodo mais cmodo o seramic pH Controller para a adio automtica de CO2 que permite regular o valor de pH por microprocessador, atravs de uma fertilizao automtica de CO2. O SERA elctrodo pH, que est includo no equipamento, controla o valor de pH na gua do aqurio. As divergncias do valor regulado so automaticamente compensadas com a adio de CO2. O conjunto contm, entre outros, o pH-Controller, a vlvula solenide, solues padro e a vlvula anti-retorno. O seramic pH Controller fcil de utilizar e pode ser integrado em qualquer sistema de CO2 convencional. Tambm adequado para o controlo eficaz de reactores de clcio e bombas doseadoras.

16

A SERA high quality vlvula de segurana anti-retorno protege os sistemas de CO2 e as bombas de ar contra a entrada de gua do aqurio. Vlvulas (2) desmontveis (para a limpeza) em plstico de alta qualidade, com cone de silicone (4) mola de presso (3), anel vedante (5) Ligaes com parafusos (1) para mangueiras com 4/6 mm de dimetro Contedo: 2 peas

2 3 4 5 2

A SERA vlvula de segurana anti-retorno evita o refluxo de gua do aqurio para o redutor de presso. A vlvula deve-se instalar entre o redutor de presso e os aparelhos conectados, p. ex. reactor.

O SERA indicador CO2 de longa durao controla permanentemente a concentrao de CO2 na gua do aqurio. O conjunto composto por um recipiente para testes, lquido indicador e escala de comparao.

Quando e em que quantidades se deve adicionar CO2 no aqurio? Dependendo do consumo de CO2 das plantas e do valor de pH pretendido, necessria uma certa quantidade de CO2. Como valor aproximado, devem-se adicionar 1 2 bolhas de CO2 por minuto no difusor ou reactor por cada 10 litros de gua do aqurio. Quanto mais as plantas crescerem e/ou o valor de pH pretendido seja ligeiramente cido (p. ex. 6,5), a dose ideal de CO2 por minuto pode ser consideravelmente superior. Uma simples verificao da concentrao de CO2 na gua efectua-se com o SERA indicador CO2 de longa durao. Como alternativa, aconselhvel a instalao do seramic pH Controller.

Conselho da SERA

Durante a noite, as plantas no realizam o processo da fotossntese, respiram oxignio e origina-se CO2. Por este motivo, a adio de CO2 deve ser interrompida durante a noite. Para isso adequado um temporizador convencional em combinao com a SERA vlvula solenide CO2. A adio das CO2-Tabs, de preferncia, deve ser efectuada de manh.

17

Colocar correctamente as plantas


Se colocar as plantas de acordo com a nossa proposta, ir facilitar a criao de razes e assegurar um crescimento forte e saudvel das plantas: Utenslios para a manuteno cuidadosa das plantas A tesoura para plantas SERA flore tool S e a pina para plantas SERA flore tool P, em ao inoxidvel acetinado permitem realizar trabalhos especficos e rpidos em plantas sensveis e zonas de difcil acesso no aqurio. Deste modo, as intervenes no aqurio e o stress causado aos animais so reduzidos.

Aquecedor para o fundo Com o SERA soil heating set, o fundo do aqurio aquecido uniformemente em toda a sua superfcie. A gua na zona do fundo aquece ligeiramente. Como a gua quente tem menos densidade do que a gua fria, a gua quente sobe lentamente desde a zona do fundo, atravs do substrato e do areo situado em cima dele. Ao mesmo tempo, a gua um pouco mais fria das camadas superiores do aqurio desce. Isso origina uma circulao constante da gua no aqurio, que traz muitos efeitos positivos: Os nutrientes da gua chegam ao fundo, onde podem ser utilizados pelas plantas e bactrias. Os produtos finais do metabolismo das bactrias e das plantas so eliminados do fundo. Os processos bioqumicos na zona do fundo so acelerados. As razes das plantas recebem constantemente gua fresca. A adio constante de nutrientes proporciona um crescimento estvel das plantas.

18

Substrato para plantas Aps a instalao do SERA soil heating set, coloque uma camada de substrato especial no aqurio. Da SERA est disponvel o SERA floredepot com pastilhas fertilizantes integradas e o granulado de substrato activo para o fundo SERA Professional floreground (pgina 8). Pode combinar os dois tipos de substrato de modo ideal. Por cima do substrato coloque, segundo as suas preferncias, areo e/ou areia para aqurio. Pode combinar diferentes materiais, para conseguir efeitos cromticos interessantes.

Preparar as plantas Muitas vezes, as plantas compradas vm com um anel de chumbo, que evita que flutuem na loja especializada. Alm disso, frequentemente as razes esto cobertas por l mineral. Antes de colocar as plantas no aqurio, retire o chumbo e a l mineral. Primeiro encha o aqurio com gua at 2/3. Seguidamente corte, com cuidado, as razes com a tesoura para plantas SERA flore tool S at que meam 3 cm, para favorecer uma formao rpida de razes novas e, portanto, aumentar a velocidade do enraizamento.

19

Colocar as plantas Faa buracos no fundo, com o dedo ou com a pina para plantas SERA flore tool P. Coloque cuidadosamente as plantas nestes buracos. Primeiro, coloque-as um pouco mais para o fundo que o previsto. Puxe lentamente as plantas para cima at sua posio definitiva. Deste modo, as razes encontram-se na posio correcta e no se viram para cima. Por cada 20 litros de gua do aqurio, introduz-se 1 pastilha de SERA florenette A no fundo, perto das razes

Agora pode acabar de encher o aqurio

Especial: Planta de aqurio = planta aqutica?


(= formas terrestres). No entanto, isso pode ter como consequncia que as plantas criadas na terra, quando so colocadas debaixo de gua, necessitam de uma fase de aclimatao, para se adaptar s novas condies ambientais. No pior dos casos, a planta perder todas as suas folhas e formar novas. Para apoiar este perodo de adaptao, as plantas devem dispor de nutrientes suficientes (p. ex. SERA florena). SERA floreplus apoia a adaptao das plantas com promotores do crescimento.

Em bom rigor, muitas plantas de aqurio conhecidas no so verdadeiras plantas subaquticas (p. ex. Echinodorus, Anubias). Nos seus pases de origem encontram-se sobretudo na zona das margens, onde, durante os perodos secos, frequentemente esto num solo completamente seco. As plantas aquticas necessitam de menos materiais estruturais, j que so apoiadas pela ascenso da gua. Por isso, as formas terrestres so mais fortes e robustas. Muitas vezes, os criadores de plantas aquticas aproveitam esta propriedade e criam as plantas de modo emerso

20

Plantas aquticas e algas


Com excepo das algas azuis (cianobactrias), as algas tambm pertencem s plantas, embora no sejam realmente desejadas em aqurios bem cuidados. Contudo, as algas so um elemento natural em qualquer tipo de guas naturais, desde que a sua presena no seja excessiva. As algas e as plantas tm necessidades comparveis quanto ao fornecimento de nutrientes. No entanto, isso tambm significa que so concorrentes directos no que diz respeito aos minerais e oligoelementos. Desde que apoie o crescimento saudvel das plantas, as plantas tero mais vantagens na luta pelas nutrientes contra as algas. S quando as plantas esto fracas, que as algas aproveitam esta oportunidade e propagam-se rapidamente. Resultado: as plantas aquticas so ainda mais danificadas, seja devido falta de nutrientes ou a um crescimento denso de algas. Como as algas e as plantas aquticas so parecidas, difcil de combater sistematicamente as algas. No entanto, existe uma diferena importante, que a SERA utiliza para a preveno de algas. Para a fotossntese, as algas necessitam de um espectro de luz ligeiramente diferente do das plantas superiores. Com a adio sistemtica de substncias que filtram a luz, tal como esto contidas em SERA blackwater aquatan, as algas no recebem luz suficiente. Pelo contrrio, a luz suficiente para as plantas aquticas. Deste modo, pode inibir o crescimento das algas. Especialmente contra as algas flutuantes, a utilizao de sistemas UV-C, como no filtro exterior SERA fil bioactive + UV ou o SERA sistema UV-C 5 W, de eficcia comprovada.

21

Problemas e solues
Sintoma
Formao de rebentos extremamente longos, as folhas inferiores caem ou o espao entre as folhas aumenta As folhas perdem a cor ou tornam-se translcidas As plantas recentemente compradas perdem as suas folhas aps a colocao no aqurio Apesar da fertilizao, as plantas apresentam sintomas de carncia As folhas ganham uma colorao verde clara enquanto as nervuras mantm uma cor verde escura Danos graves nas plantas

Causa possvel
A iluminao demasiado fraca ou inadequada

Devido falta de ferro, j no se pode formar clorola (corante verde das plantas) Veja Especial: Planta de aqurio = planta aqutica? (pgina 20) Para alm da possibilidade que os fertilizantes sejam inadequados, tambm possvel que o carvo activado seja utilizado permanentemente como material ltrante Estes so os sintomas caractersticos da falta de mangans Frequentemente, os caracis e os peixes que comem plantas causam danos graves Durante um processo anaerbico, formaram-se zonas de putrefaco no fundo A falta de CO2 d origem a que as plantas absorvam CO2 aglutinado para a sua alimentao, o que causa a precipitao de carbonato de clcio

O substrato / as razes apodrecem

Uma substncia branca precipita-se e depositase nas folhas

22

Soluo
Com SERA plant color, as plantas aquticas recebem a composio necessria de luz. Os tubos uorescentes devem ser substitudos depois de 1 ano, o mais tardar, j que perdem a intensidade Uma fertilizao regular com SERA orena previne a falta de ferro. A determinao da concentrao de ferro com o SERA Teste de Fe evita carncias (valor nominal: 0,2 mg/l) SERA oreplus estimula a formao de folhas novas O carvo activado s deve ser utilizado em curtos perodos, em casos mais graves, p. ex. para eliminar restos de medicamentos ou turvaes da gua indesejadas, e nunca se deve utilizar de forma constante, j que tambm aglutina minerais, vitaminas e oligoelementos Para alm dos macronutrientes, SERA orena contm uma composio equilibrada de oligoelementos, incluindo tambm o mangans Deve oferecer aos animais alimentos vegetais alternativos, como SERA ora e SERA Spirulina Tabs. Uma praga de caracis pode-se controlar rpida e facilmente com a armadilha para caracis SERA snail collect Aspirar regularmente com o SERA limpador de areo evita a acumulao de resduos no fundo. O substrato activo SERA Professional oreground assegura a ventilao do fundo, evitando assim a formao de zonas de putrefaco Fertilizao de CO2 de modo cmodo, com o SERA sistema de CO2

23

O seu fornecedor SERA

GmbH D 52518 Heinsberg Germany

Para aqurios naturais


www.sera.de info@sera.de

40/10P

Anda mungkin juga menyukai