Anda di halaman 1dari 34

Mrio Cardoso dos Santos

Estrutura e evoluo da populao activa em Portugal


O estudo analtico da populao activa apresenta-se como ponto de partida para uma melhor compreenso das condies e dos processos de desenvolvimento, das interaces entre este e os movimentos da mo-de-obra e, eventualmente, das correces desejveis. A comparao, no tempo e no espao, das evolues da populao total e das vrias categorias da populao activa, o estudo da forma como tem evoludo a populao activa com profisso nos grandes ramos da actividade econmica; a identificao dos desequilbrios na mobilizao profissional dos diferentes sectores e na distribuio inter-regional da populao activa constituem os elementos em que se fundamenta a interpretao crtica dos processos adoptados para o desenvolvimento portugus e dos seus reflexos nas condies de vida da populao.

1.

Introduo

A necessidade constante ide produzir e desenvolver as condies de sobrevivncia e de existncia duma sociedade em fase de desenvolvimento confere actividade econmica uma certa primazia nas inovaes e transformaes bsicas. Estas transformaes, iniciadas na actividade produtora, repercutem-se a prazo mais ou menos longo em toda a estrutura social, visto que esta se caracteriza por uma estreita interdependncia entre todas as partes que a compem e, por conseguinte, as modificaes iniciadas numa delas transmitem-se sempre s restantes, havendo apenas desfazamentos e diferenas de intensidade nas respostas de uma e de outras, conN. do A. Estudo subsidiado pelo Instituto de Alta Cultura.

soante a respectiva natureza e a intensidade das ligaes existentes


com o sector em que se processou a impulso. Como os resultados do desenvolvimento no so homogneos em todos os sectores da actividade econmica enquanto uns se comportam como impulsionadores, outros, por no acompanharem o ritmo e o sentido adoptados, funcionam como retardadores da mudana social as assimetrias criadas originam contradies, tenses e pontos de ruptura na evoluo estrutural que, por envolverem as relaes entre as diferentes camadas sociais e entre estas1 e as instituies, soi fontes de problemas que condicionam o prprio desenvolvimento. As transformaes e as inovaes na actividade econmica apoiam-se numa base fundamental constituda pelo potencial tcnico, intelectual e social da populao activa, na medida em que todos os actos econmicos se traduzem em termos de nmero de pessoas com determinadas aspiraes e qualificaes a exercer uma certa actividade. Uma vez reconhecida a importncia que assumem os fenmenos de populao na caracterizao da vida social, o estudo analtico da populao activa apresenta-se como ponto de partida para uma melhor compreenso das condies e dos processos de desenvolvimento, das interaces entre este e os movimentos da mo-de^ -obra e, eventualmente, do sentido das correces desejveis. De facto, o processo de criao de novas actividades e de modificao das tradicionais, com as consequentes alteraes nas concepes, nos estilos e nos nveis d vida, propicia a criao de novos valores e padres para a sociedade (ou, pelo menos, para algumas das suas partes) ao actuar sobre a mobilidade social, a composio e a dinmica da populao, a estrutura profissional, etc. O presente trabalho pretende ser um contributo para o diagnstico objectivo do processo de desenvolvimento portugus, sob um ponto de vista que no estritamente econmico e que tem sido at agora pouco adoptado entre ns: trata-se de procurar identificar, num passado recente, a dinmica das interaces entre a estrutura econmica e a estrutura da populao activa (no Continente). Dentro desta orientao, comearemos por analisar comparativamente, no tempo e no espao, as evolues da populao total e da populao activa, em seguida essa anlise ser dissociada ao mbito sectorial atravs do estudo crtico da evoluo da populao activa com profisso nos grandes ramos da actividade econmica agricultura, indstria e servios e, depois, ser concretizada com maior pormenor, no sector secundrio, dada a sua reconhecida posio de sector motor do nosso desenvolvimento econmico. Finalmente, analisiar-se- a evoluo das migraes espaciais da populao activa profissional adoptando tambm uma perspectiva regional que, nesta como noutras questes do desenvolvimento portugus, nos parece essencial para uma mais concreta identifiU2

cao dos conhecidos desequilbrios na generalizao do progresso a todo o espao nacional. A considerar cumpridos os primeiros objectivos que nos propusemos de compilar alguns elementos fundamentais sobre a populao activa portuguesa e de, atravs da sua anlise crtica em termos scio-econmicos, proceder ao diagnstico sumrio da sua evoluo recente, dever este trabalho ser encarado como ponto de partida para a elaborao de previses a longo prazo sobre a evoluo dos movimentos naturais da populao activa e da respectiva repartio profissional, assim como para o estudo das correces a introduzir.

2.

Populao total e populao activa: evoluo e repartio por sexos; taxas de actividade

O conhecimento estatstico da evoluo passada da populao activa no apresenta, em princpio, dificuldades de vulto pois pode ser obtido atravs dos recenseamentos que incluem grande nmero de elementos sobre a actividade da populao* Apesar da definio de populao activa ser bastante delicada, nomeadamente no que respeita definio do trabalho feminino, do trabalho a tempo parcial e dos desempregados e apesar dos critrios que presidem definio de vrios elementos que a compem variarem ao longo do tempo, a sua anlise permite tirar algumas concluses vlidas desde que seja feita na generalidade e se tenha em conta o grau de impreciso dos elementos em que aquela se fundamenta1. Os dados globais referentes evoluo da populao portuguesa total e activa constam do Quadro I, no qual se considera que os desempregados procuram activamente trabalho e que, por conseguinte, podem ser includos na populao activa.

Tendo perfeita conscincia de que a anlise que se vai efectuar deixar mal explicitados ou em claro alguns aspectos cuja importncia para objectivos especficos motivar com certeza estudos ulteriores sobre a matria, resolveu-se apresntar os nmeros colhidos nos volumes do VIU, IX e X recenseamentos gerais da populao tal como foram obtidos, sem qualquer arredondamento. Pensa-se que, deste modo, se evitar o penoso trabalho de compilao e tratamento de dados a que fomos obrigados a todos aqueles que venham a debruar-se sobre estes mesmos nmeros com outros objectivos.

Populao total activa. Nmero de pessoas activas por 1000 pessoas


da populao total (taxa de actividade)
QUADRO 1 1940 POPULAO TOT1AL E ACTIVA Vale* 1950 1960 nidioe Valor

ndice 100 100

Vate 7 856 913 5 681 801

ndice 115 119

Populao total Populao activa Taxa da a c t i v i d a d e em/no)

7185143 4 984 433

109 114

8 292 975 5 954 457

694

100

723

104

718

103

Note-se que um primeiro factor de erro que se introduz na anlise deriva do facto de, em 1960, os valores considerados dizerem respeito populao residente e no populao presente como nos outros anos. Como os dados sobre a populao activa neste censo se referem populao residente, para < a determinao da taxa de actividade preferiu-se tomar o valor correspondente da populao total, se bem que, para a anlise cronolgica da evoluo, esta atitude corresponda sobrevalorizao da evoluo havida entre 1950 e 60, na medida em que a populao residente superior populao presente. Algumas observaes decorrem imediatamente destes valores: a taxa de actividade assim determinada, apesar de sofrer um pequeno decrscimo entre 1950 e 1960, pode parecer elevada em comparao com valores similares frequentemente citados para outros pases2, facto que resulta directamente de se terem considerado na populao activa os activos com profisso, os activos com ocupao e os desempregados;
2 Podero, por exemplo, citar-se os seguintes valores de taxas de actividade que Claude VIMONT apresenta no seu livro La population active dans le monde, P.U.F., Paris, 1960, pgs. 14, 15, 16 e 17: Frana (1954) 482; Holanda (1952) 385; Inglaterra (1956) 484; E.U.A. (1955) 401. De notar que, comparando estas taxas de actividade com aquelas que se obtm para Portugal entrando apenas em conta com os activos com profisso e ots desempre^ gados (valor mais prximo do que normalmente utilizado no estrangeiro para clculo de taxas de actividade), a situao relativa do nosso Pas fica mais correctamente definida: para 1940, 50 e 60, os valores das taxas de actividade passam a ser, respectivamente, 399, 394 e 386.

4U

GRFICO I

Evoluo da repartio da populao total

1940

195O

1960

Populao total Populao activa (deduzidos os desempregados) Populao activa com profisso

o aumento da populao activa superior ao da populao total. Deparamos, pois, com dois indicadores de desenvolvimento econmico e social a sociedade participa com uma intensidade relevante e cada vez mais activamente na criao dos meios necessrios ao melhoramento das suas condies de vidaque, todavia, s podero ser considerados significativos desde que, pormenorizando um pouco mais a anlise, vierem a ser confirmados por outros que se subordinem a critrios menos amplos. Desdobrando a populao activa nas trs categorias que a compem, obteremos os resuilltados indicados no Quadro II e condensadamente representados no Grfico I que nos permitem j alguma pormenorizao nas observaes que se acabam de fazer com base nos indicadores acima mencionadosPopulao activa com ocupao e com profisso. Taxas de actividade
QUADRO II
1940 POPULA&O ACTIVA Valoop ndice Valor indica Valor 1950 1960

ndice

Populao activa com ocupao ... 2 115 650 100 2 588 439 122 2 751 369 130 329 294 332 1) Taxa de actividade (em /oo) ... Populao activa com profisso ... 2 746 705 100 3 005 110 109 3 126 245 114 382 376 382 2) Taxa de actividade (em %<>) ... Total (1 + 2) 4 862 355 100 5 593 549 115 5 877 614 121 676 711 3) Taxa de actividade (em /00) ... 708

4) Desempregados

122 078 100

88 252

72

76 843 63

Com efeito, os valores indicados neste quadro mostram-nos que, apesar de ter diminudo o nmero de desempregados que os recenseamentos nos fornecem, a forte proporo em relao ao total e o substancial aumento da populao activa anteriormente constatados se devem fundamentalmente s pessoas com ocupao e menos s que possuem uma profisso e que estas, no decorrer dos vinte anos considerados, tiveram mesmo a sua taxa de actividade reduzida de 382 para 376. De notar ainda que o ndice de 1960 U6

para o aumento da populao activa com profisso (114) acompanha sensivelmente o da populao total (115). Parece, pois, lcito afirmar-se desde j e apesar da anlise se situar ainda num nvel muito global, que, durante o perodo considerado, o chamamento dos sectores mais progressivos da actividade econmica nos quais se concentra a maior parte dos activos com profisso parece no ter sido suficiente para absorver o aumento que apresenta a populao activa considerada na sua totalidade. Alm da decomposio da populao em activos com ocupao, com profisso e desempregados, um outro critrio de repartio que pode fornecer algumas informaes primrias sobre as caractersticas estruturais da populao activa aquele que diz respeito ao sexo. A repartio da populao activa segundo o sexo normalmente considerado um critrio natural para a atribuio das actividades produtivas corresponde de facto a um fenmeno social de importante significado. Com efeito,, o sexo, salvo alguns condicionalismos especficos como a maternidade ou a impossibilidade de execuo pela mulher de alguns trabalhos pesados, no um factor determinante da actividade profissional. Outros factores tais como a imagem atribuda mulher pela sociedade, as restries que lhe so impostas em muitos campos pela prpria legislao, os encargos que representam a educao dos filhos, a conduo da vida domstica, etc, so efectivamente aqueles que limitam a possibilidade que oferecida mulher de exercer uma actividade profissional. Salvo raras excepiesi, tais como K > trabalho de secretariado, de dactilgrafa, de enfermeira ou na indstria txtil, as taxas de actividade feminina so muito inferiores s masculinas. Devesse este facto a condicionalismos de ordem social que s so alterados medida que os padres tradicionais vo progressivamente dando lugar a estilos e meios de vida prprios de uma sociedade moderna e se criam, assim, novas possibilidades em diferentes campos da actividade social (cultural, econmica ou poltica), possibilidades que so apenas potenciais em estdios de insuficiente desenvolvimento e que s atravs deste tm possibilidade de se definir como necessidades efectivas. Poder, pois, afirmar-se que baixas taxas de actividade feminina nomeadamente na populao activa com profisso so indicadores vlidos da permanncia de padres tradicionais no estilo de vida da sociedade ou, pelo menos, que o desenvolvimento que se pode constatar nalguns sectores ou regies no suficientemente generalizado para que a sua incidncia se torne significativa ao nvel da estrutura global da populao activa. Dos elementos relativos repartio por sexo da populao portuguesa que constam do Quadro III pode conclmr-se que, apesar de, no total, a populao feminina apresentar um valor
W

constantemente superior ao da masculina, as mulheres activas com

profisso representam uma percentagem relativamente baixa no


total dos activos com profisso de ambos IOS sexos (vide Grfico II). Esta percentagem, que de 1950 para 1960 apresenta mesmo um decrscimo considervel, pode, contudo, resultar, essencialmente, de imprecises nos critrios de classificao estatstica.
Repartio da populao por sexo
QUADRO III 1940 POPULAO TOTAL, E ACTIVA Vatotfes
Valioriee 1960 1960

Valoras

Populao total Mulheres Homens

7185 143 100 7 856 913 100 8 292 975 100 3 733 361 52 4 078 095 52 4 321 569 52 3 451 782 48 3 778 818 48 3 971 316 48

Populao activa c/ocup. e c/prof. 4 862 355 100 5 593 549 100 5 877 614 100 Mulheres 2 736 382 56 3 030 761 54 3 270 869 56 Homens 2 125 973 44 2 562 788 46 2 606 745 44 Populao activa c/profisso Mulheres Homens

2 746 705 100 3 005 110 100 3 126 245 100 626 861 23 700 936 23 584 240 19 2 119 844 77 2 304 174 77 2 542 005 81

Comparando tambm o grau de participao da mulher portuguesa na actividade profissional!/ com valores idnticos de outros pases atravs da percentagem de mo-de-obra feminina em relao populao feminina total, pode ajuizar-se da posio relativa ocupada pelo nosso pas no que respeita a este factor, tendo em ateno que o valor retido para Portugal diz respeito a 1960 ao passo que os de todos os outros pases3 se referem a anos anteriores que se indicam: Alemanha (Repblica Federal) (1954) 34,9 Itlia (1954) 25,9 Sucia (1950) 23,2 Estados Unidos (1950) 21,8 Blgica (1947) 19,0 PORTUGAL (1960) * 13,5 Espanha (1&50) 11,8 Brasil (1950) ,. 9,6 Mxico (1950) 8,7
* (Em 1950: 17,1). 3 Fonte: La population active dans le monde, B.I.T., Genve, 1956.

Dever, alis, notar-se que a comparao entre as taxas de actividade feminina dos vrios pases indicados permite apenas ilaes muito imprecisas visto que as diferenas que aparecem na participao da mulher na vida econmica se devem tambm forma como so fornecidas as informaes sobre a populao e discrepncia entre definies adoptada em matrias de classificao estatstica.
GRFICO II Repartio homens-mulheres na populao activa com profisso
100

80-

60-

40-

2O-

1940

1950

1960

Homens

Mulheres

No entanto, todas estas limitaes no so suficientes para retirar significado a este indicador de desenvolvimento socio-econmico que, por isso mesmo, nos parece que pode ser considerado para caracterizar globalmente a estrutura da populao activa portuguesa. Como j se afirmou anteriormente em termos gerais, a fraca

participao da mulher im actividade produtora constitui normalmente uma caracterstica de situao de desenvolvimento pouco marcado et alm disso, um factor de retardamento da prpria evoluo.
3. Repartio da populao activa com profisso por grandes sectores de actividade

O desenvolvimento, na sua condio de profunda mudana social, implica uma srie de transformaes estruturais, de maior ou menor amplitude conforme o sector de que se trate, muitas das quais tm a sua origem na emergncia de uma srie de novas actividades e no acrscimo, decrscimo ou mesmo anulao de outras. O processamento dessas transformaes implica sempre a apario de desequilbrios e de tenses que so algumas das consequncias de novas formas de estratificao social, de padres de vida diferentes e de alteraes no tipo ou, pelo menos, na forma como so encaradas as relaes entre grupos socialmente representativos. Por isso, a amplitude e a orientao das transformaes processadas com base no desenvolvimento econmico de uma sociedade podem ser detectadas com alguma nitidez atravs da anlise dinmica da repartio dos activos com profisso assimilados aqui, em sentido restrito, mo-de-obra do Pas pois so estes elementos da populao que actuam mais directamente sobre os factores de desenvolvimento e, simultaneamente, sofrem mais intensamente o seu impacto. Uma primeira aproximao para a anlise da evoluo estrutural da actividade produtora em termos de populao pode fazer-se atravs da repartio da populao activa com profisso por grandes sectores de actividade econmica agricultura, indstria e serviosanlise que, em termos puramente econmicos, praticamente considerada clssica. Antes de prosseguir, haver, porm, que precisar a definio dos trs sectores que adoptaremos ao longo de todo o trabalho, salvo indicao especial: o sector primrio ou agrcola compreende a agricultura propriamente dita, a silvicultura, a pecuria, a caa e a pesca. o sector secundrio ou industrial compreende as indstrias extractivas e transformadoras, a construo civil e obras pblicas e a produo e distribuio de electricidade, gs e gua. o sector tercirio ou dos servios compreende o comrcio, os seguros, os transportes, as comunicaes e os servios pblicos e privados. A50

Os elementos que constam do Quadro- IV esto repartidos de acordo com esta classificao e apresentam-se sob a forma de valores absolutos e de percentagem de cada sector em relao ao total da populao activa com profisso. Os valores que constam deste mesmo quadro esto ainda representados nos grficos III e IV.

Repartio da populao activa com profisso (masculina e feminina) por grandes sectores de actividade
QUADRO IV POPULAO ACTIVA POR SECTORES
1940 1950

1960

Nmero

Nmero

Nmero

Activos com profisso .... 2 746 705

100

3 005 110

100

3 126 245

100

Agricultura, silvicultura, caa e pesca 1 355 115 49,3 Indstria Servios


559 371 832 219

1 452 938 48,4 748 936 803 236

1 337 450 42,8 922 516

20,4 30,3

24,9 26,7

29,5 27,7

866 279

As tendncias insicritas no Quadro IV e no Grfico III evidenciam-nos uma evoluo cujo sentido idntico ao da maior parte dos pases industrializados ou em vias disso: decrscimo do emprego na agricultura quer em valor relativo (entre 1940 e 1950) quer em valor absoluto (entre 1950 e 1960) e aumento consequente nos sectores da indstria e dos servios.

451

GRFICO IH Evoluo da repartio da populao activa com profisso por grandes sectores de actividade

1940

1950

1960

Agricultura , Silvicultura , Pecuria t Pesca induilrl. Servios

J+52

GRFICO IV

Repartio percentual da populao activa com profisso por grandes sectores de actividade

1940

1950

1960

Agricultura, Silvicultura , Pecuria , Pesca Industria Servios

5S

Todavia, para alm da constatao de que o nosso Pas tambm acompanha a tendncia geral na evoluo das migraes inter-sectoriais, haver que tomar em considerao, por um lado o ritmo a que se processa o fenmeno e por outro as repercusses que ele propiciar na estrutura da sociedade portuguesa. O ritmo com que se vem modificando a repartio da populao activa com profisso por grandes sectores de actividade no nosso Pas pode ser avaliado quer por comparao com o que se tem passado noutros pases no mesmo perodo quer, internamente, medindo a intensidade dessas modificaes. No que respeita ao primeiro ponto, o Quadro V mostra-nos que, em relao aos pases industrializados que neles figuram, a evoluo da repartio por grandes sectores no nosso Pas tem sido sensivelmente mais lenta. No entanto, uma parte do desfazamento1 que se constata naquele quadro susceptvel de ser imputada ao facto de os valores para Portugal se referirem populao activa com profisso que pode considerar-se, em princpio,
Evoluo comparada da populao activa em Portugal e em alguns pases europeus (percentagens) QUADRO V PASES PORTUGAL1 Primrio Secundrio Tercirio ITLIA 2 Primrio Secundrio Tercirio FRANA2 Primrio Secundrio Tercirio ALEMANHA (Repblica Federal) * Primrio Secundrio Tercirio 37 30 33 28 36 36 26 3 38 36 I73 48 35 48 28 24 42 32 26 323 38 30
1940 1950

1960

49 20 30

48 25 27

43 29 38

27 41 32

24 43 33

Fiontos para ois valoires relativos ao outros pases: Trait de Sociologie du Traw%h FRIEDKA]Sr-]srAVII,L,B, A. Colin, Paris, 1961, vo. 1, p. 220. 1 Valores relativos evoluo da populao activa com profisso. 2 Valores relativos evoluo da populao activa. 3 Valores relativos a 1959.

menos motivada a migraes intersectoriais do que o total da populao activa a que se referem, por falta de melhor, os valores considerados para os outros pases. As diferenas na evoluo so porm suficientemente significativas para que se possa concluir pela existncia de uma maior lentido na evoluo observada para o nosso Pas, quando comparada com a de pases industrializadosNo que respeita ao segundo ponto: ritmo de evoluo relativa da populao activa com profisso sob um ponto de vista puramente interno, traduzido em ndices:
1U0-50 1950-60

Total da populao Total da populao activa c/profisso ... Primrio Secundrio Tercirio

100 100 98 122 97

100 99 87 117 102

ou em valores absolutos das modificaes estruturais verificadas entre 1940 e 1960:


FEHODOS Agricultura, Silv., Peaca Indstria Servidos TOTAL

1940 a 50 1950 a 60 1940 a 60

+ 97 823 115 488 17 665

+ 189 565 + 173 580 + 363 145

28 983 + 63 046 + 34 063

+ 258 405 + 121138 + 379 543

verificamos que j entre 1940 e 1950 se notava uma tendncia para a rarificao relativa da mo-de-obra rural que se veio a acentuar no decnio seguinte e que, nos dois perodos, indstria que pertence a maior quota parte do chamamento de mo-de-obra, com um ritmo francamente superior ao do aumento da populao total. O sector dos4 servios, apesar de apresentar uma regresso entre 1940 e 1950 , tambm ultrapassa no decnio seguinte o ritmo de expanso da populao total com uma intensidade que, no entanto, se apresenta francamente menor que a da indstria. Se bem que, como j se constatou anteriormente, a profissionalizao da populao total se revele pouco acentuada, evidente o declnio do potencial humano ligado agricultura (menos 115 500 activos com profisso s entre 1950 e 60) em contrapartida do desenvolvimento da actividade ligada industrializao (mais 363 150 entre 1940 e 60) que, por sua vez, larrasta atrs de si o sec4

Veremos adiante qual a razo deste facto.

tor m servios* apesar da resposta deste ao impulso dinamizador S


fazer com um certo desfazamento (mais 34 000 nos dois decnios) 5. Mesmo situando-nos a um nvel de anlise que apenas se refere ao potencial humano globalmente integrado, pela sua actividade profissional, em cada um dos grandes sectores que se tm vindo a considerar, desenha-se j com alguma nitidez uma progressiva afirmao das actividades mais modernas, apoiada nas transformaes empreendidas pelo secundrio e pelo tercirio^ Com efeito, a importncia destes ltimos como plos de absoro da maior parte da populao activa com profisso e, portanto, a possibilidade de se tornarem factores de impulso de toda a actividade econmica j se comea a desenhar com uma nitidez perceptvel no perodo de 1950 a 60. Todavia, entrando tambm em considerao com as duas constataes anteriormente feitas de que: o aumento da populao activa com profisso tem apenas acompanhado o da populao total; a evoluo da distribuio da populao activa com profisso pelos vrios sectores de actividade pode considerar-se pouco vincada em comparao com a que se verificou em pases industrializados na mesma poca; poder concluir-se pelo menos em termos geraisque a tendncia para a modernizao, de que se fala acima e que j se desenha com alguma nitidez atravs das modificaes no quantitativo da populao activa com profisso em cada um dos grandes sectores de actividade, no tem tido uma intensidade suficiente para poder conduzir, de uma forma, digamos, natural, a transformaes suficientemente importantes para alterar as caractersticas bsicas da estrutura ocupacional da populao portuguesa. Tentando pormenorizar um pouco mais a anlise j efectuada at este momento, vamos analisar seguidamente, com a ajuda dos elementos que constam do Quadro VI, como se comporta no perodo considerado a distribuio da populao activa com profisso pelas principais actividades colectivas includas em cada um dos grandes sectores primrio, secundrio e tercirio. Dessa anlise destacaremos apenas algumas observaes complementares que nos permitiro definir algumas facetas interessantes de que se revestem as tendncias globais j identificadas. A diminuio do nmero de pessoas activas com profisso na agricultura, silvicultura e pecuria entre 1950 e 1960 ainda
5 Note-se que o desfazamento do ritmo de desenvolvimento do tercirio em relao ao do secundrio de facto consideravelmente menor do que aquele que corresponde tomada em considerao deste valor global para o acrscimo do primeiro nos dois decnios. Veremos adiante o porqu desta afirmao.

456

Evoluo da repartio da populao activa com profisso por actividades colectivas


QUADRO VI ACTIVIDADES
1940 1950 1960

TOTAL DA POPULAO POPULAO ACTIVA C/PROFISSO A. Agricultura, Silvicultura, Pecuria, pesca Al Agr., Silv. e Pecuria <Homens Mulheres A2 Pesca Homens Mulheres B. Indstria BI Ind. Extractivas Homens Mulheres B2 Ind. Transformadoras i Homens Mulheres B3 C. Civil e Obras Pblicas ... Homens Mulheres C. Servios Cl Transp. e Comunicaes Homens Mulheres C2 Comrcio e Seguros Homens Mulheres C3 Administrao Pblica e Servios de Interesse Geral Homens Mulheres C4 Servios pessoais, domsticos e outros Homens Mulheres

7185 143 2 746 705 1355 115 1322 919 1106 864 216 055 32 196 31408 788 559 371 18 554 17 432 1122 419 067 296 717 122 350 121 750 120 270 1480 832 219 80112 72 380 7 732 172 742 145 017 27 725 162 727 131 869 30 858 416 638 2 197 887 218 751

7 856 913 3 005 110 1 452 938 1 413 200 1177 868 235 332 39 738 38 951 787 748 936 24 865 23 236 1629 578 996 416 854 162 142 145 075 144 072 1003 803 236 102 293 94 792 7 501 216 219 184 286 31933 189 471 145 022 44 449 295 253 79 093 216 160

8 292 975 3 126 245 1 337 450 1 297 283 1192 880 104 403 40167 39 419 748 922 516 25 932 25153 779 682 610 515 751 166 859 213 974 212 297 1677 866 279 116 507 106 125 10 382 255 257 3 216 056 39 201 226 294 156 717 69 577 268 221 77 607 190 614

1 Inclui indstrias relacionadas cem os servios pblicos: produo et distribuio de electricidade e gs; distribuio de gua. 2 Obtido por diferena no quajdno n. 23 do volume I do VIII recenseamento geral da populao: hospedagem, servios domsticos e similares .+ actividades ignoradas e mal definidas populao; activa com ocupao. 3 Inclui bancos op. stobtfe imveis.

457

ligeiramente superior que se apresentou para o total do sector primrio no mesmo perodo, visto que o sector da pesca, apesar de modestamente, conseguiu aumentar o seu potencial de activos com profisso. Este facto, apesar da sua pequena importncia quantitativa, vem ainda reforar o grau de rarificao do potencial humano ligado agricultura na medida em que o sector sobre o qual recai toda a diminuio anteriormente registada. Do aumento total dos efectivos trabalhando profissionalmente no conjunto das indstrias, cerca de 73 % (263 543 em 363 145) correspondem indstria transformadora, o que vem confirmar a reconhecida posio de liderana que lhe habitualmente conferida no nosso desenvolvimento. No que respeita ao sector dos servios, o fraco aumento da populao activa com profisso que nele se constatou, e mesmo a diminuio no decnio de 1940 a 1950, so fundamentalmente devidos rubrica servios pessoais, domsticos e outros, em que se regista uma diminuio muito aprecivel. Apesar de, em parte, esta diminuio dever resultar de alteraes na classificao estatstica adoptada nos vrios recenseamentos, a importncia do decrscimo suficiente para se poder considerar que esta categoria de tercirios est em franco declnio, o que, mesmo dentro das modestas propores em que se tem processado a profissionalizao da populiaio portuguesa e, por conseguinte, a promoo social a que ela normalmente d origem, um indicador positivo. Constata-se assim que, excepo dos servifs pessoais e domsticos, todas as outras actividades colectivas que se incluram no sector dos servios viram os seus profissionais consideravelmente aumentados entre 1940 e 1960, cabendo ao comrcio, seguros e banca a posio mais destacada no que respeita ao valor absoluto do aumento verificado. Este aumento acompanhado pela administrao pblica e servios de interesse geral, mas com um desfazamento sensvel, como se pode verificar pelos seguintes valores: Transportes e comunicales Comrcio, seguros, banca Adm. pblica e servios de int. geral Total 4. + 36 395 + 82 515 + 63 567 + 182 477

Evoluo da populao activa com profisso no sector secundrio

A anlise global da repartio da populao activa com profisso pelos grandes sectores da actividade econmica revelou-nos mais uma vez que, dentro das escalas adequadas s coordenadas portuguesas, aquele em que o emprego aumentou de forma mais 58

importante foi o secundrio. Este aumento verifica-se alis, quer em valor absoluto (mais 365 145 activos com profisso entre 1940 e 60) quer em valor relativo (para 100 de evoluo da populao total entre 1950 e 60, a indstria apresenta um valor de 117 no mesmo perodo).
Evoluo da populao activa com profisso (masculina e feminina) na indstria
QUADRO VII INDSTRIAS

imo
1

1950

1960

Extractivas 18 554 60 5012 Alimentao e bebidas Tabaco 2 357 Txteis 62 0913 Calado, vesturio e txteis em obra ... 119 940^ Madeira i 38 690 Mobilirio Cortia 17193 12 466 Papel, carto e artes grficas Coiros e peles 5 305 7 6215 Qumicas 15 692 Minerais no metlicos Metalurgia, construo de mquinas e de material de transporte 56 598 6 Electricidade, gs, gua e servios de saneamento 5 480 Diversas 15133 Construo e obras pblicas 121 750

24 865 71378 1963 99 695 123 078 51674 15 975 20 757 17 714 5 949 10 386 7 25 525 81934 9 693 43 275 145 075

25 932 67 644 1741 110 874 128 300 49 265 s 25 547 21406 26 463 6 417 30 395 38 947 140 568 14106 20 937 213 974

1 No inclui carptao e explorao de guas termais, minerais e dei mesa includa2 nas indstrias de alimentao e bebidas. Inclui 191 lagareiros de leos vegetais pertencentes rubrica leos e gorduras alimemtdias que no ciemso de 1940 eeto classificados nas indstrias qumicas na rubi ica 3fabricao de leos e produto? animais ou vegetais. Inclui fabricao de fibfe; fabricao de tecidos; indstrias relacionadas c/o fabrido de fios de tecido; fabricao die artigos e tecidos de malha; fabricao de outros artigos txteis ou anlogos; indstrias txteis mistas ou mal definidas dias quais se retiraiam 4969 considerados coma pertencentes rubrica fabricao d txteis em objra co*n excluso dio vesturio (ver nota seguinte). 4 Inclui fabricao <ie feltro; chapelaria; fabricao de calado; fabricao de outros artigos de vesturio; e 4969 activos c/profisso retirados da rubrica indstriias txteis mistas e mal definidas que se consideram como pertencentes rubrica fabricao de txteis em obra cojm excluso do* vesturio. Para esta correco) admtiu-se que a proporo de activos c/pifc>isso; na fabfricaao de txteis emi obra e c/ecsoluso do vesturio em relao aos activas c/profisso nas indstrias txteis n. d. era idntica em 1940 e 196. 5 No inclui a indstria da borracha que no censo de 1940 foi considerada nas tji dfrva 6 Inclui: metalurgia; serralharia; latoaria; fabricao de artigos de arame; construo' e Deparao de barcos metlicos; construo e reparao de bancos noi metlicos; oficinas de artigos para uso elctrico; indstrias diversas, mistas e mal definidas dos artigo^ eu trabalhos no edctrijcoe em metal; cutelaria; oficinas de veculos metlicos. 7 No inclui a fabricao de artigos de borracha que no censo de 1950 foi considerada nas indstrias diversas, 8 Inclui embalagens de madeira.

Esta posio de hegemonia do sector secundrio na mobilizao profissional no ser porm acompanhada por todas as indstrias que o compem no possvel nem desejvel que se verifique um paralelismo estrito entre a evoluo de cada um deles e a evoluo global, o que importa o sentido dos desequilbrios e, por conseguinte, convm analisar as divergncias que se verificam nas respectivas evolues. este, alis, um dos processos mais frutuosos para detectar6, quais as tendncias na ocupao profissional neste sector que se apresenta como motor do desenvolvimento portugus. Conhecidas estas tendncias, no s se dispor de mais um elemento significativo para a compreenso objectiva das consequncias sociais do desenvolvimento industrial, tal como se processou entre ns no perodo em estudo, como se podero tambm criar a bases indispensveis para uma abordagem do problema em termos previsionais. Uma primeira anlise que se nos afigura ter bastante interesse e que pode ser imediatamente empreendida a partir dos elementos bsicos que constam do Quadro VII, diz respeito evoluo da ocupao profissional por grandes grupos de indstrias. De facto, esta anlise pode dar-nos imediatamente uma ideia da importncia relativa que tem assumido a mobilizao profissional em dois tipos de indstrias fundamentalmente distintas sob o ponto de
Percentagem de activos com profisso em sectores modernos e em sectores tradicionais
QUADRO VIU
1940 1950
%

1960

INDSTRIAS
ndice nidice

% 100 39,5 9,6

fmdioe

% 100 33,4 7,7

Total das indstrias Alimentao, bebidas, tabacos, txteis, calado, vesturio Madeira e cortia Metalrgicas, construo de mquinas e de material de transporte Qumicas Construo Civil e Obras Pblicas Outras indstrias (extractivas e transformadoras) c c

100 43,7 8,3

134 121 155

155 126 151

10,1 1,4 21,7

145 136 119 174

10,9 1,4 19,4 19,1

248 399 176 193

15,2 3,3 23,2 17,2

>

14,6

6 Pelo menos, sob uma forma aproximada, em consequncia das dificuldades no tratamento e na interpretao da informao estatstica disponvel.

60

vista social: as que possam ser consideradas como tradicionais e, portanto, mais estreitamente cimentadas aos esquemas e aos conceitos em que se apoia a estrutura social constituda, e as que se possam considerar como modernas e impulsionadas por outros esquemas e conceitos, naturalmente emergentes do contacto e da aquisio de novas formas de pensar e de agir que favorecem a dinamizao renovadora daquelas estruturas. Para este efeito, e em termos de mera aproximao, forosamente um pouco grosseira, agrupamos as indstrias tal como se indica no Quadro VIII, no qual as evolujes verificadas se traduzem em ndices (19401= 100) e em percentagem de activos com profisso em relao ao total das indstrias. Nele se tomam como indstrias tradicionais as de alimentao, bebidas, tabaco, txteis, calado, madeira e cortia que, no nosso Pas, se podem considerar clssicas na estrutura industrial7, e como indstrias modernas as metalrgicas, de construo de mquinas e de material de transporte e qumicas, que so de desenvolvimento posterior8. No mesmo quadro distingue-se ainda a construo e obras pblicas das outras indstrias devido importncia que assume no nosso panorama industrial e, ainda, p-ara no sobrecarregar a ltima rubrica, cuja importncia, mesmo assim, no de forma alguma menor visto que, em percentagem do total, ocupou semprej, de 1940 a 1960, o terceiro lugar no nmero de efectivos profissionais absorvidos. Saliente-se imediatamente que a marcada evoluo absoluta do sectores classificados como modernos e modernizadores de 100 em 1940, a metalurgia e construo de mquinas passou em 1960 para 248 e a qumica para 399 no suficiente para retirar a posio dominante aos sectores caracterizados como tradicionais: mesmo em 1960, a alimentao, txteis, vesturio e calado ocupa cerca de 33 % dos activos com profisso industriais contra apenas 15 % da metalurgia, construo de mquinas e de material de transporte.
7 For responderem a necessidades fundamentais ou estarem ligadas ao aproveitamento elementar de recursos naturais facilmente acessveis. 8 As razes que justificam a considerao destas indstrias como modernas podem resumir-se nos seguintes pontos: a) utilizam, em geral, tcnicas mais evoludas a exigirem uma gama mais extensa de conhecimentos da parte dos seus trabalhadores; b) pela sua prpria natureza, implicam um contacto mais intenso com o know-how e as perspectivas segundo as quais se abordam problemas industriais de diferentes naturezas noutras sociedades; c) asseguram a viabilidade de uma vida material de nvel mais elevado para a comunidade, at porque uma parte importante dos seus produtos se destinam a investimento quer directo quer indirecto. De notar que a distino que se faz entre sectores tradicionais e sectores modernos alm da natural impreciso d~ que se reveste perante o estdio de desenvolvimnto econmico portugusse considera apenas como um critrio adequado caracterizao em termos globais da estrutura ocupacional da nossa actividade industrial.

Mesmo numa perspectiva de anlise puramente interna em que neste momento nos situamos,, identifica-se com suficiente nitidez uma situao de desenvolvimento em que a posio dos sectores classificveis como modernizadores ainda no conseguiu reflectir-se numa importante modificao de estrutura. Isto, note-se, sob um ponto de vista que se poder considerar sociolgico, no qual se toma em considerao o chamamento a novas condies de vida atravs da mobilizao profissional e se deixam de lado outros critrios mais prprios 9 de uma anlise econmica, como por exemplo o produto originado . Ainda sob a posio relativa que ocupam os sectores tradicionais e os sectores modernos no que respeita mobilizao profissional, poder obter-se uma imagem aproximada do grau de desenvolvimento da10nossa estrutura industrial por comparao com a de outros pases atravs dos seguintes valores:
PAISES Relao entre o efectivos ocupados nas indsrias tradicionais e nas indstrias modernas

1) 2) 3) 4) 5) 6)

Estados Unidos (1954) Inglaterra (1951) Checoslovquia (1949) Frana (1954) Itlia (1954) Argentina (1954)

0,6 0,6 0,8 0,9 0,9 1,7

7) PORTUGAL { ggj \ZZZ\ZZ\Z\Z\\Z

8) ndia (1953) 2,5 Note-se que os valores apresentados para os outros pases devem ser considerados com algumas reservas importantes pelas seguintes razes: para alguns pases os valores referem-se totalidade da mo-de-obra: com profisso, com ocupao e desempregadoiS), ao passo que para Portugal referem-se apenas populao activa com profisso;
9 De notar, porm, que, de acordo com os dados fornecidos pela matriz de relaes interindustriais, mesmo em 1962 o produto originado pelas indstrias apresentava uma estrutura idntica que se constatou para a populao activa com profisso: Alimentao, bebidas, tabaco, txteis, vesturio e calado 6 988 mil contos ( 40%) Madeira, cortia e mobilirio 1615 ( 9%) Metalrgicas, mecnicas e elctricas 3 388 ( 19%) Qumicas e petrleo 1785 ( 10%) Total da indstria transformadora 17 639 (100 % 10 Fonte: La population active dons le monde, B.I.T., Gnve, 1956, pg. 569.

462

a composio de cada grupo de indstrias no rigorosamente a mesma em todos os pases; e, portanto, as comparaes que se fizerem tm um carcter relativamente grosseiro. Contudo, mesmo tendo em conta as reservas que se acabam de formular, a importncia dos desvios constatados permite-nos afirmar sem qualquer pessimismo que haver ainda que empreender um esforo importante com vista acelerao no melhor sentido do processo de desenvolvimento para que a nossa estrutura industrial se situe numa posio de franca modernidade. Identificado o sentido da evoluo da populao activa com profisso industrial sob um ponto de vista muito amplo no qual apenas se confrontaram os sectores que se podem considerar tradicionalistas com os que se podem considerar modernizadores, parece-nos necessrio que se pormenorize um pouco mais esta anlise a fim de verificar como se comportaram individualmente as diferentes indstrias em relao ao ritmo global de desenvolvimento que, no que respeita profundidade das transformaes conseguidas, ainda est, como vimos, bastante longe do que se tem passado noutras estruturas mais dinmicas.
Ritmo de evoluo relativa da populao activa com profisso, por indstria
QUADRO IX INDSTRIAS 1950-60

Extractivas Alimentao e bebidas Tabaco Txteis Calado, vesturio e txteis em obra Madeira e mobilirio Cortia , Papel, carto e artes grficas Coiro e peles , Qumicas Minerais no metlicos Metalrgicas, construo de mquinas Diversas Electricidade, gs, gua e servios de saneamento ... Construo e obras pblicas Total da populao activa c/profisso industrial

85 74 72 90 85 90 84 121 87 238 124 139 39 118 120 100

468

Com o apoio dos valores que constam do Quadro IX, no qual se regista a evoluo da populao activa com profisso ttl Cada uma das indstrias relativamente ao total da populao activa com profisso industrial, poder imediatamente confirmar-se a existncia de uma certa tendncia para a modernizao da estrutura industrial portuguesa. Com efeito, os sectores que nos dois perodos mantiveram a sua mobilizao profissional simultaneamente crescente e acima do valor do conjunto so as1 indstrias mais jovens: qumicas, metalrgicas e de -construjo' de mquinas, minerais no metlicos e papel, carto e artes grficas, situao que, como se sabe, comum maioria dos pases industrializados. A tendncia, pelo menos a mdio-prazo, da evoluo da mobilizao profissional neste grupo de indstrias apresenta-se, pois, definida com suficiente clareza, havendo apenas a considerar o valor da inclinao que ela apresenta em face de uma desejvel acelerao nas transformaes estruturais que permitam ao Pas eliminar o desfazamento anteriormente referido. No que respeita s outras indstrias, os elementos que constam dos Quadros VII e IX permitem salientar as seguintes observaes gerais: Indstria extractiva: atendendo pouca importncia desta actividade no nosso Pas, a mobilizao profissional que se lhe refere tem relativamente pouco interesse, podendo, todavia, afirmar-se que a baixa de efectivos que apresenta em relao ao total da populao activa com profisso industrial no de forma alguma aberrante se a inserirmos no contexto europeu. De notar ainda que, na maioria dos pases industrializados, os efectivos trabalhando nas minas s aumentaram em valor absoluto at cerca de 1920 invertendo-se em seguida a tendncia u , ao passo que, no nosso Pas, ainda esto a aumentar at 1960. Indstria de alimentao: em valor absoluto, os efectivos deste grupo de indstrias aumentaram (consideravelmente entre 1940 e 50 ( + 1 0 877) e sofreram uma ligeira baixa na dcada seguinte (3734) podendo, por conseguinte, registar-se um desfazamento importante em relao evoluo do total da populao activa com profisso industrial. Apesar da evoluo dos sectores que compem a rubrica entre 1950 e 60 poder resailtar de alteraes na classificar o estatstica, parece pouco comum esta situao na medida em que conhecido o movimento geral de expanso deste grupo de indstrias, praticamente em todos os pases 12.
Vide C. VIMONT, op. cit., pg. 48. A publicao Statistique de Ia main d/oeuvre, O.C.D.E., 1964, contm os seguintes elementos sobre os efectivos totais (milhares de pessoas) nas indstrias de alimentao e bebidas: 464
11 12

Indstria txtil: um sector em que o volume de emprego considerado no seu valor absoluto tem estado permanentemente em expanso a partir de 1940,, registando-<se todavia, entre 1950 e 60, uma diminuio em relao ao ritmo de aumento do total da popuago activa <2cm profisso industrial (vide Quadro IX no qual se regista entre 1950 e 60 uma evoluo relativa dos efectivos da txtil igual a 90, quando a evolulo do total da populao activa com profisso industrial no mesmo perodo se considera igual a 100). Esta baixa no ritmo de expanso dos efectivos na txtil segue um movimento que?, se no geral!, , pelo menos, o que se regista em grande nmero de pases industrializados13. De notar que esta indstria em que \o emprego de um volume de mo-de-obra feminina superior ao de mo-de-obra masculina era praticamente tradicional no nosso Pas, passou na dcada de 1950 a 60 para uma situao inversa como se pode ver petas seguintes valores:
m o 195 196 Txtil: Homens 29 615 44122 60123 Mulheres 32476 55 573 50 751 facto que se dever, provavelmente, generalizao progressiva do trabalho a trs turnos, conjugada com o impedimento do emprego da mulher em trabalhos nocturnos e tambm ao aumento da mecanizalo em grande nmero de unidades*, conduzindo em geral substituio de vrias mulheres por um nico operrio qualificado.

Indstrias do vesturio e do calado: aumento constante de efectivos com um ritmo que, todavia, se situa bastante abaixo daquele com que se processa a evoluo do total da populao activa com profisso industrial. A tendncia no sentido do aumento do emprego neste sector para 100 da evoluo dos activos com profisso no total das industriais, o vesturio e calado passou de 77
Holanda Sucia Noruega* Inglaterra Sua* Japo* JE.U.A. Espanha 154 64 42 754 34 454 1790 185 160 67 48 767 41 905 1790 181* * Inclui tambm a indstria do tabaco, cujos efectivos para a maiiotria dos pases ou so( estacionrios ou esto ean regresso e, portanto, no introitaeta distenses importantes na tendncia das alimentares e bebidas. 13 No trabalho de Odete Esteve de CARVALHO intitulado A indstria txtil algodoeira no plano internacional (publicao n. 3 da srie Estudos 1950 1960

de Economia do Instituto Nacional de Investigao Industrial), o anexo nmero 4 inclue os seguintes valores para a percentagem ao nmero de pessoas ocupadas na industrial txtil em relao ao total das indstrias manufactureiras:
1938 1948 1953

Mundo Europa

17,7 14,1

15,1 13,0

13,9 12,4

A65

entre 1940 e 1950, para 85 entre 19-50 e 1960 condu-lo, pois, a uma situajo inversa da que existe na indstria txtil: nesta, uma certa tendncia para a desacelera(o no aumento dos efectivos que nela trabalham e no vesturio' e calado uma progresso no sentido da expanso, facto que , alis, comum a grande nmero de pases14. Indstrias da madeira e do mobilirio: verifica-se tambm um aumento dos efectivos em valccr absoluto, mas com uma diminuiro no ritmo de expanso relativa entre 1950 e 60. Os valores inscritos no Quadro VII para os anos de 1950 e 60 em que se distinguem os que correspondem madeira e os que correspondem ao mobilirio permitem-nos inferir que a regresso apresentada por este sector fundamentalmente devida primeira, estando, pelo contrrio, o segundo em franca expanso. Indstrias de coiros e peles: progresso de efectivos muito fraca quer em valor absoluto quer em valor relativo. Entre 1950 e 1960 nota-se uma certa tendncia para o aumento de activos com profisso a trabalhar nestas indstrias, cuja importncia, porm, suficientemente diminuta para que se possa concluir pela estabilizao do respectivo nmero de activos com profisso e antecipar mesmo, imagem do que tem acontecido noutros pases, uma futura regresso em valor absoluto do pessoal nelas empregado. Indstrias de electricidade, gs, gua e servios de saneamento: aumento sensvel), quer em valor absoluto quer em valor relativo. De notar, porm, entre 1950 e 1960, uma ligeira diminuio no seu ritmo de expanso relativa, que se cifra em 118, para 132 entre 1940 e 1950. Indstria de construo e das obras pblicas: aumento em valor relativo s a partir de 1950, apresentando, porm, um ndice dos mais elevados: 120. Este aumento muito pronunciado e o prprio valor absoluto-, que em 1960 representa 23 % do total de activos com profisso industrial revestem-se de um importante significado na medida em que a magnitude que assume a mobilizao profissional lquida deste sector entre 1950 e 60 (cerca de mais 69 000 activos com profisso) confirma-nos a posio que esta indstria ocupa como absorvedora de mo-de-obra e como via mais frequente da passagem do trabalhador rural para a indstria transformadora.

Completando agora as observaes gerais que foi possvel formular atravs da anlise, interna e externa, do dualismo entre
1 4

> Por exemplo, os Estados Unidos, a Sucia e os Pases Baixos. Vide


pg. 54 e 55.

Claude VIMONT, op. cit,

466

sectores tradicionais e sectores modernos com aquelas observaes que decorreram da anlise do comportamento individualizado de alguns grupos de indstrias e que nos demonstram um desequilbrio pouco vincado em relao s estruturas de que se partiu, ento possvel obter uma panormica relativamente pormenorizada das modificaes em que se tem progressivamente empenhado no que respeita mobilizao da populao activa com profisso o sector mais dinmico da nossa actividade produtiva: o sector industrial. Com efeito, esta panormica veio confirmar a concluso anteriormente feita com base no primeiro grupo de observaes de que, apesar de o sector industrial se apresentar com uma tendncia de certo modo dinamizadora, o vigor com que essa tendncia se tem manifestado no parece suficiente para conduzir a alteraes com uma tal profundidade que permitam ao profissional portugus vincular-se mais intimamente a formas e a perspectivas de vida significativamente integradas no intenso dinamismo estrutural que apresentam os processos acelerados de desenvolvimento socio-econmico, aos quais inerente o aparecimento de tenses estruturais importantes.
5. Distribuio e migraes espaciais da populao activa com profisso

Analisada a evoluo estrutural da populao activa com profisso no que respeita sua repartio por grupos de indstrias, um outro aspecto importante que merece alguma atenio refere-se sua distribuio espacial. Com efeito, alm dos desequilbrios inter-sectoriais na mobilizao profissional que os processos de desenvolvimento provocam, existe ainda outra manifestao importante desses desequilbrios ao nvel da distribuiio inter-regional da populao activa que, pela acumulao em determinadas regies custa da rarificao noutras, pode constituir-se obstculo srio a um aproveitamento integral da capacidade produtiva do potencial humano disponvel e, alm disso, tornar-se, directa e indirectamente, um freio importante generalizao, em todo o espao nacional, do esforo e dos benefcios do desenvolvimento. Para alm dos problemas econmicos e tcnicos que, ao nvel da harmonizao de factores e da conciliao de solicitaes de natureza muito diversa, so levantados pela mobilidade inter-regional dos trabalhadores, haver que considerar o fenmeno sob o seu ponto de vista sociolgico na medida em que se trata, fundamentalmente, de uma profunda experincia humana que determinada pelas transformaes empreendidas na estrutura social. As iniciativas de deslocao tm uma aparncia de decises individuais determinadas pelas presses exercidas por diversos factores no sentido do abandono do meio de origem e/ou pelo alicia-

mento que representam informaes mais ou menos objectivas sobre melhores condies de vida e oportunidade de promoo social noutras regiesTodavia, as iniciativas de deslocao esto sempre inseridas num movimento mais amplo de carcter colectivo, movimento cujas caractersticas devero ser analisadas sob vrios ngulos se se pretender uma ampla viso do conjunto daqueles factores entre os quais, o econmico toma um lugar no exclusivo mas de evidncia que determinam as presses migrao regional, presses que podem ser mais ou menos fortes e mais ou menos conscientemente apreendidas escala individual.
Ritmo de evoluo absoluta da populao activa com profisso, nos distritos (Base:
QUADRO X

1940 = 100)

DISTRITOS

1960

Aveiro Beja Braga Bragana Castelo Branco Coimbra vora Faro Guar d a Leiria , Lisboa Portalegre Porto Santarm Setbal Viana do Castelo Vila Real Viseu ,

116 106 108 110 105 101 112 108 95 114 131 104 125 108 148

90 106 98 114

Total de activos c/profisso no Continente

468

Ritmo de evoluo relativa da populao activa com profisso, nos distritos


QUADRO XI

DISTRITOS

1940-50

1950-60

98 Beja Braga Bragana Castelo Branco Coimbra vora Faro Guarda Leiria Lisboa Portalegre Porto Santarm Setbal Viana do Castelo Vila Real Viseu Total de activos c/profisso no Continente * 101 98 91 94 93 104 101 91 97 106 106 104 104 121 83 94 91 100

103 92 97 106 98 95 88 94 91 103 108 86 105 91 108 96 99 94 100

Uma anlise quantitativa das migraes lquidas inter-regionais da populao activa, mesmo ao nvel muito global que nos consentem os elementos estatsticos disponveis, constituir mais uma via de estudo com que poder completar-se a interpretao crtica (em termos de resultados obtidos) dos processos adoptados para o desenvolvimento portugus. Podero, assim, isolar-se algumas das consequncias que tem acarretado uma relativa acelerao da nossa evoluo, no geograficamente generalizada, e que tem conduzido a uma situao de dualidade em que tanto os padres tradicionais da sociedade portuguesa como os modernos se situam, como j vimos, numa posio que se poder considerar, de certo modo, marginal.

169

Com efeito, a anlise dos Quadros X e XI eyidenciariios imediatamente o desequilbrio espacial do desenvolvimento portugus j vrias vezes apontado por outros autores, mas agora em termos de ritmo de evoluo da populao activa com profisso nos vrios distritos do Continente: entre 1950 e 1960, dcada em que se situam os primeiros passos no sentido de uma transformao estrutural sensvel, a expanso verificada nalgumas regies (principalmente Lisboa, Porto, Setbal, Aveiro e Leiria) tem como contrapartida uma diminuio absoluta do nmero de pessoas activas com profisso em nove distritos (Beja, Coimbra, vora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarm, Viana do Castelo e Viseu) e um afrouxamento diminuio relativa em relao evoluo do total de activos profissionais do continente em mais trs (Braga, Castelo Branco e Vila Real). Se se atentar em que esta diminuiro no ritmo de evoluo., simultaneamente em valor absoluto e em valor relativo, se refere s regies do Pas em que a saciedade tradicional est mais solidamente implantada15, imediatamente sobressai a suco a que aquela se comeou a sujeitar na dcada de 50. Este desequilbrio, prprio de um desenvolvimento pouco programado, nada debatido e apenas orientado por preocupaes de carcter econmico oriundas das empresas, se, em si mesmo, no se pode considerar como tendo um carcter puramente negativo as tenses so inerentes a qualquer processo de transformao relativamente profundo pode acarretar, no entanto, uma situao em que a sociedade tradicional tender a passar duma natural posio de refreador desse desenvolvimento para uma posio de seu ntido opositor. De facto, ao sentirem-se progressivamente empobrecidos quer em recursos materiais quer em meios humanos, pelo menos as posies dominantes desse elemento importante da nossa sociedade podero tender para encarar abertamente as perspectivas de desenvolvimento como prejudiciais a>cs seus interesses. Ficar assim extraordinariamente dificultada a adopo de solues, institucionais ou outras, que, dentro de uma orientao de desenvolvimento integral, venham a ser intentadas com o objectivo de tornar menos agudas as diferenciaes nos ritmos de progresso das diferentes regies e de obstar, portanto, a que desequilbrios demasiado profundos possam fazer perigar o prprio processo de modernizao), j de si to pouco ntido, em que o Pas comea a estar empenhado. De notar ainda, que esta pauperizao progressiva a que est sujeita a maior parte das regies rurais portuguesas no que res15 Exceptua-se o caso de Bragana em que a expanso constatada se deve poder explicar pelo facto de os valores para 1960 se referirem populao residente, e no populao presente como nos anos anteriores e, alm disso, devido ao aumento substancial na mobilizao profissional que representou para o distrito a construo das barragens do Douro.

' vro

peita ao potencial humano directamente implicado na actividade produtiva o que significa, de facto, que nelas se acentua uma rarifi cao da oferta de trabalhodemonstra a existncia de, mais que um apeio, uma forte presso ao xodo a que as gentes esto sujeitas por falta de vitalidade dessas regies. A amplitude que, entre 1950 e 1960, assume a diminuio de activos com profisso nos nove distritos em situao regressiva no que respeita actividade profissional pode ser avaliada com o auxlio do Quadro XII, em que os valores das diminuies em percentagem do total de activos com profisso existentes no distrito em 1950, variando entre 0,4 e 10 %, nos do uma ideia aproximada da intensidade varivel com que o xodo de profissionais se tem repercutido no potencial disponvel nos vrios distritos.

Diminuio de activos com profisso em nove distritos do Continente


QUADRO XII

DISTRITOS *

Nmero

Em % do n. de activos c/profisso existentes no distrito em 1950

Santarm Portalegre Beja Guarda Viseu Faro Coimbra vora Viana do Castelo

8954 8362 5152 4990 3070 2867 2262 1916 356

5 10 5 5 2 2 1 2 0,4

* Ordenados por valor decrescente das diminuies em valor absoluto.

Atendendo a que a taxa de crescimento da populao activa no nosso Pas entre 1950 e 1960 se situa volta dos 5%, as diminuies constatadas nesse perodo apresentam uma importncia considervel que vem situar com alguma objectividade o problema da pauperizao em inteligncias, vontades e braos a que as actividades tradicionais dominantes nos distritos em causatm estado sujeitas. A importante rarefaco de mo-de-obra profissional, que se verifica nestas regies s pode ser corrigida atravs de um surto de desenvolvimento convenientemente polarizado em centros m o

tores, o que, por sua vez, exige, pelo menos, a existncia de grupos suficientemente representativos, motivados e habilitados para que possam ser capazes de o forjar e orientar. 1 este dilema que no pode ser resolvido sem o recurso a solues simultaneamente profundas nas transformaes originadas e equilibradas perante as necessidades globais, at porque o desenvolvimento no consiste apenas num conjunto de medidas parciais que se adoptam. O desenvolvimento refere-se sim a um intenso processo de transformao em que tm que se empenhar os sectores dinmicos da estrutura social para os quais o progresso no representa qualquer ameaa.

6.

Concluso

A anlise sumria que se tem vindo a fazer da evoluo da populao activa portuguesa nas duas dcadas que se tomaram como referncia veio evidenciar uma sociedade cuja estrutura ocupacional se encontra insuficiente e desigualmente desenvolvida, apresentando ainda como uma das suas caractersticas a coexistncia de dois sectores: um tradicional e outro moderno. Tanto um como outro evoluiram (o primeiro no sentido do declnio e o segundo no da expanso), se bem que com ritmos diferentes a evoluo processou-se de tal forma que o sector moderno, apesar de a sua presena se afirmar cada vez mais, ainda no atingiu um grau de vitalizao suficiente para retirar ao sector tradicional a sua predominncia. Mesmo no que respeita ao sector industrial, o mais dinmico da actividade produtiva nacional, ainda no se conseguiu que a sua parte moderna, apesar da expanso a que tem estado sujeita, retirasse a posio de hegemonia s actividades clssicas da nossa estrutura industrial. Esta situao de dualidade cujos contornos se desenham com uma certa nitidez, pode considerar-se o resultado de preocupaes de expanso essencialmente orientadas para a industrializao, campo em que se tem promovido a convergncia da maior parte dos interesses e dos esforos, como consequncia da convico generalizada de que o desenvolvimento global seria pura e simplesmente a resultante das transformaes empreendidas isoladamente pelas empresas, agindo em funo dos mecanismos de mercado. Da uma grande parte dos desequilbrios existentes entre osritmos de transformao dos vrios componentes das estruturas produtiva e ocupacional portuguesas e os consequentes desajustamentos sectoriais e regionais. Todos estes factos, que, por um lado, condicionam o volume e os progressos da prpria produo nacional, so muito importantes pelos mltiplos reflexos que acarretam nas condies e no 472

nvel de vida da populao trabalhadora. Dentre estes reflexos, destacaremos aqui, pela sua incidncia social, o nvel de salrios e as possibilidades de promoo social e cultural pela via da profisso. No que se refere ao primeiro aspecto, a maior aproximao entre os nossos nveis de salrios e aqueles que so praticados no estrangeirouma das solues em profundidade para obstar ao deslocamento da mo-de-obra para fora do Pas em busca de melhores condies de vida w depende sobretudo da mobilizao profissional que (Consigam as indstrias mais modernas e tecnicamente evoludas as que maiores remuneraes permitem desde que a sua implantao possa conduzir a uma maior disseminao espacial do progresso. No que se refere ao segundo aspecto, o esforo que necessrio intensificar no sentido de uma rpida reconverso da mo-de-obra rural e urbana no qualificada e sub-empregada est estreitamente dependente da oferta de empregos por parte de indstrias tecnicamente evoludas,, dirigidas com competncia e implantadas nas regies mais atrazadas e que, atravs da utilizao de tcnicas e de mtodos de trabalho actualizados, possam criar ocupaes profissionais de nveis sensivelmente mais elevados do que aqueles que so actualmente postos disposio da maioria da populao activa. Este tipo de emprego, implicando a necessidade de uma formao profissional adquirida no interior da empresa ou, de preferncia, em instituies de ensino especializadas, aquele que pode ajudar to necessria generalizao da promogo sociaT e cultural s camadas menos favorecidas da nossa populao. Solues vlidas para os desajustamentos apontados s podem ser obtidas atravs de uma maior intensificao do desenvolvimento, encarado no apenas segundo uma perspectiva econmica e tcnica mas tambm como uma profunda modificao estrutural e institucional. Alis, fazer progredir simultaneamente as transformaes econmicas e as sociais a nica forma de, pelo menos sem profundas solues de continuidade, obstar proliferao de tenses importantes1 que podem fazer perigar a prpria viabilidade do processo de desenvolvimento. Se no se abordarem frontalmente os problemas e as respectivas solues em amplo debate e com a tecnicidade disponvel, ser-se- conduzido a uma m orientao nas escolhas a que haver que proceder cada vez com maior acuidade ou cair-se- no tratamento das questes do desenvolvimento portugus com base em premissas desajustadas nossa realidade. Desajustamento devido
16 E que representa, de facto, um muito prejudicial empobrecimento de potencial humano que, a mdio prazo, poder tornar-se um entrave acelerao do desenvolvimento nacional.

A73

transposio pura e simples de concluses apressadamente tiradas da anlise de outras sociedades em que apenas por se encontrarem mais adiantadas as etapas dos respectivos processos de desenvolvimento j so susceptveis de esquematizao. O conhecimento objectivo da realidade portuguesa, atravs de perspectivas mltiplas mas integrantes e, mais do que isso, a construo de modelos concretos para o desenvolvimento econmico e social do Pas, com objectivos amplamente discutidos e aceites e em termos que lhe sejam efectivamente adaptados, so tarefas a intensificar cada vez mais, se se pretender melhorar essa realidade.

Anda mungkin juga menyukai