Anda di halaman 1dari 11

Superior Tribunal de Justia

AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.276.603 - RS (2011/0188125-2) RELATOR AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO OG FERNANDES INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF AMAURI TEIXEIRA JOO OSVALDO BADARI ZINSLY RODRIGUES OUTRO(S) EMENTA

AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA. RENNCIA. DECADNCIA. INOCORRNCIA. REPERCUSSO GERAL. SOBRESTAMENTO DO FEITO. INAPLICABILIDADE. PRECEITO CONSTITUCIONAL. VIOLAO. EXAME. VIA ESPECIAL. IMPOSSIBILIDADE. 1. No se verifica, no caso concreto, hiptese de incidncia do disposto no art. 103 da Lei n 8.213/91, na medida em que no se trata de pedido de reviso de benefcio previdencirio, mas de renncia daquele de que se titular, com o objetivo de se alcanar novo benefcio. 2. O reconhecimento de repercusso geral pelo Excelso Pretrio, com fulcro no art. 543-B do CPC, no tem o condo de sobrestar o julgamento dos recursos especiais em tramitao no Superior Tribunal de Justia. 3. No possvel o sobrestamento, nesta instncia, at o julgamento do recurso submetido ao rito do art. 543-C do CPC, uma vez que a referida norma dirige-se aos feitos a serem processados no Tribunal de origem. Precedentes. 4. O recurso especial, destinado uniformizao do direito federal, no se presta para anlise de alegao de possvel violao a dispositivos da Constituio da Repblica, ainda que para fins de prequestionamento, sob pena de invaso da competncia da Suprema Corte. 5. tambm firme a compreenso segundo a qual, sendo a aposentadoria direito patrimonial disponvel, admitida a renncia a tal benefcio, no havendo impedimento para que o segurado que continue a contribuir para o sistema formule novo pedido de aposentao que lhe seja mais vantajoso. Precedentes. 6. Agravo regimental a que se nega provimento.

ACRDO
Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012 Pgina 1 de 11

Superior Tribunal de Justia


Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da SEXTA Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, negar provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Sebastio Reis Jnior, Assusete Magalhes, Alderita Ramos de Oliveira (Desembargadora convocada do TJ/PE) e Maria Thereza de Assis Moura votaram com o Sr. Ministro Relator. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Og Fernandes. Braslia, 27 de novembro de 2012 (data do julgamento).

MINISTRO OG FERNANDES Relator

Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012

Pgina 2 de 11

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.276.603 - RS (2011/0188125-2) RELATRIO O SR. MINISTRO OG FERNANDES: Trata-se de agravo regimental iniciativa do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS contra deciso que negou seguimento ao apelo nobre interposto pelo ente previdencirio, considerao de assistir direito ao segurado de renunciar ao benefcio de aposentadoria, sem a devoluo dos valores recebidos. Na oportunidade, consignou o julgado que, como a aposentadoria direito patrimonial disponvel, pode ser objeto de renncia, sendo possvel, neste caso, a contagem do respectivo tempo de servio para nova aposentao. Em suas razes, a entidade previdenciria postula, inicialmente, o sobrestamento do feito, tendo em vista que, tanto com relao a decadncia como no que diz respeito desaposentao, o Supremo Tribunal Federal concluiu pela presena de repercusso geral quanto primeira (RE 626.489/SE, Rel. Min. Ayres Britto), quanto afetou o julgamento ao Plenrio, o tocante segunda matria (RE 381.367, Rel. Min. Marco Aurlio). Alm disso, acrescenta que "(...) a matria relativa desaposentao foi afetada Primeira Seo no julgamento do Recurso Especial 1.334.488/SC, eleito como representativo da controvrsia, o que, nos termos do art. 543-C do CPC, enseja o sobrestamento do presente recurso". (e-fl. 397) Quanto ao mais, defende que o instituto da decadncia "(...) plenamente aplicvel no caso concreto, j que se discute nos autos a possibilidade de concesso de nova aposentadoria, com renncia do benefcio anteriormente concedido, e a devoluo dos valores recebidos quando em gozo da primeira aposentadoria". (e-fl. 398) Da defender que: "(...) a lei pode fixar prazo decadencial aps o nascimento do direito, com efeito imediato sobre as situaes em curso. No deve, em princpio, haver incidncia retroativa, o que se evita computando o prazo, para direitos j existentes, a partir da data de vigncia da lei". (e-fl. 401)
Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012 Pgina 3 de 11

Superior Tribunal de Justia


Quanto ao mais, defende que: "(...) a permisso de desaposentao para nova aposentadoria, perante o mesmo regime do RGPS, somente ser possvel se reputado inconstitucional o 2 do art. 18 da Lei 8.213/91." (e-fl. 405). Da sustentar que o afastamento da referida norma, sem a declarao de inconstitucionalidade, atenta contra o disposto pelo art. 97 da Constituio Federal. Acrescenta, ainda, que: "(...) admitir a desaposentao para nova aposentadoria no prprio RGPS, atenta tambm contra os princpios informadores do sistema de previdncia, estabelecidos nos arts. 195, caput e 5, e art. 201 da CF, mormente sem a restituio dos valores j recebidos." (e-fl. 405). Aduz, por outro lado, que (e-fl. 405):

(...) no se pode desconsiderar que o equilbrio financeiro-atuarial da Previdncia Social restaria gravemente prejudicado com a concesso de novos benefcios a quem se encontra jubilado ou a reviso de aposentadorias, com a incluso de contribuies vertidas ao sistema aps a aposentao, eis que no previstas pelo legislador (...). Por fim, salienta que: "(...) ainda que se conclua pela possibilidade de o segurado renunciar a seu benefcio para utilizar seu tempo de contribuio dentro do prprio regime, deve-se determinar a restituio das quantias recebidas." (e-fl. 407). Com base nessas consideraes, pede a reforma do decisum. o relatrio.

Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012

Pgina 4 de 11

Superior Tribunal de Justia


AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.276.603 - RS (2011/0188125-2)

VOTO O SR. MINISTRO OG FERNANDES (Relator): Esclareo,

inicialmente, que o reconhecimento da existncia de repercusso geral pelo Supremo Tribunal Federal no tem o condo de, por si s, acarretar o sobrestamento dos recursos especiais em tramitao nesta Corte Superior de Justia. Acerca do tema, alis, trago os seguintes precedentes: AgRg no REsp 1.120.076/RS, de minha relatoria, DJe 2/8/2010; e AgRg no REsp 1.240.447, Rel. Min. SEBASTIO REIS JNIOR, DJe 24/8/2011. Da mesma forma, ressalto que este Tribunal firmou orientao no sentido da inaplicabilidade do art. 543-C do CPC para fins de sobrestamento, nesta Instncia, do julgamento dos recursos especiais que versem sobre a mesma matria afetada observncia do rito previsto no mencionado dispositivo. Dentre outros, trago os seguintes arestos:

EMBARGOS DE DECLARAO NOS EMBARGOS DE DECLARAO. PLEITO DE SUSPENSO DO FEITO EM RAZO DE ADMISSIBILIDADE DE RECURSO REPETITIVO. INSUBSISTNCIA. VCIOS NO DECISUM HOSTILIZADO. INEXISTNCIA. TENTATIVA DE PREQUESTIONAR DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS. IMPROPRIEDADE DA VIA ELEITA. EMBARGOS DE DECLARAO REJEITADOS. 1. incabvel o sobrestamento at o julgamento de recurso submetido ao rito do art. 543-C do Cdigo de Processo Civil, pois a norma inserta nesse dispositivo legal dirige-se aos feitos a serem processados no Tribunal de origem. Precedentes. (...) 4. Embargos de declarao rejeitados. (EDcl nos EDcl no AgRg no Ag 1.261.448/SC, Rel. Min. LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, DJe 1/2/2011) AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. PROCESSO CIVIL. MATRIA AFETA COMO REPRESENTATIVA DE CONTROVRSIA. SOBRESTAMENTO DOS FEITOS QUE TRATAM DA MESMA QUESTO JURDICA NESTA CORTE. NO OBRIGATORIEDADE. EXECUO. REVISO DE
Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012 Pgina 5 de 11

Superior Tribunal de Justia


BENEFCIO. SEGURADO BENEFICIRIO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, ORIGINADA DE AUXLIO-DOENA. ART. 36, 7, DO DECRETO N 3.048/1999. PRECEDENTES. AGRAVO IMPROVIDO. 1. O artigo 543-C do Cdigo de Processo Civil no previu a necessidade de sobrestamento nesta Corte do julgamento de recursos que tratem de matria afeta como representativa de controvrsia, mas somente da suspenso dos recursos nos quais a controvrsia esteja estabelecida nos tribunais de segunda instncia. (...) 4. Agravo regimental improvido. (AgRg no REsp 1.017.522/SC, Rel. Min. MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, SEXTA TURMA, DJe 17/12/2010) Do mesmo modo, saliente-se que o fato de a Primeira Seo ter entendimento diverso daquele aplicado ao caso no condiciona a deciso monocrtica, em razo de esta ter seguido a jurisprudncia pacificada por ambas as Turmas que integram a Terceira Seo. de se registrar, por necessrio, que a presente via recursal no constitui medida adequada para o mister de solicitar a reconsiderao de posicionamento assumido por Seo deste Superior Tribunal de Justia. Por outro lado, registro que, conforme diretriz traada pela jurisprudncia deste Tribunal, no se presta a via excepcional impugnao de natureza constitucional, ainda que para fins de prequestionamento, sob pena de usurpao de competncia do Supremo Tribunal Federal. Confira-se, no que ora interessa, o julgamento proferido no Agravo Regimental no Agravo de Instrumento n 859.765/MG, de relatoria da em. Min. MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, publicado no DJ de 12/11/2007:

PREVIDENCIRIO. PROCESSUAL CIVIL. DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS. APRECIAO. IMPOSSIBILIDADE PELA VIA DO RECURSO ESPECIAL. AUXLIO-ACIDENTE. MAJORAO. INCIDNCIA IMEDIATA. PRECEDENTES. AGRAVO IMPROVIDO. 1. A via especial, destinada uniformizao do direito federal, no se presta anlise de dispositivos da Constituio da Repblica, ainda que para fins de prequestionamento, sob pena,
Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012 Pgina 6 de 11

Superior Tribunal de Justia


inclusive, de usurpao de competncia da Suprema Corte. (...) 3. Agravo regimental a que se nega provimento. Com relao aos demais aspectos da insurgncia, verifica-se que o agravante no trouxe tese jurdica capaz de modificar o posicionamento anteriormente firmado. Assim, mantenho, por seus prprios fundamentos, a deciso ora agravada, nos seguintes termos:

(...) No que diz respeito tese de decadncia, ventilada pelo ente previdencirio, anoto que no se verifica, no caso concreto, hiptese de aplicao da referida prejudicial de mrito, uma vez que a discusso travada nos autos no diz respeito, diretamente, concesso, indeferimento ou reviso de benefcio previdencirio, mas envolve a possibilidade de renncia aposentadoria regularmente concedida. A propsito: PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIRIO. (...). ART. 103 DA LEI N. 8.213/91. DECADNCIA. AUSNCIA DE PERTINNCIA TEMTICA. SMULA 284/STF. RENNCIA APOSENTADORIA. POSSIBILIDADE. NATUREZA PATRIMONIAL DISPONVEL. DEVOLUO DE VALORES. DESNECESSIDADE. (...) 3. Quanto ao prazo decadencial, observa-se a inaplicabilidade do disposto no art. 103, caput, da Lei n. 8.213/91, uma vez que os autos no tratam de pleito de reviso de benefcio previdencirio, mas de desaposentao. Dessa forma, tem-se que a incidncia do disposto no referido dispositivo, aos casos de desaposentao, indevida, uma vez que a parte autora pretende o desfazimento do ato de concesso, e no a sua reviso. Incide, portanto, na questo levantada, o bice firmado na Smula 284 do STF. 4. O posicionamento desta Corte Superior tem se firmado no sentido de que possvel a renncia aposentadoria, para que outra, com renda mensal maior, seja concedida, levando-se em conta a contagem de perodo de labor exercido aps a outorga da inativao, tendo em vista que a natureza patrimonial do benefcio previdencirio no obsta a renncia a este, porquanto disponvel o direito do segurado, no importando em devoluo dos valores percebidos.
Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012 Pgina 7 de 11

Superior Tribunal de Justia


Agravo regimental improvido. (AgRg no REsp 1.304.593/PR, Rel. Min. HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, DJe 11/5/2012) Quanto aos demais pontos debatidos por ambas as vias especiais, verifico, de logo, que os temas deduzidos pelas partes esto subordinados possibilidade, ou no, da desaposentao, o que permite a anlise conjunta dos recursos especiais em tela. No que diz respeito questo de mrito, anoto que este Tribunal firmou compreenso no sentido de que o segurado pode renunciar aposentadoria com o propsito de obter benefcio mais vantajoso, no regime geral de previdncia social ou em regime prprio de previdncia, mediante a utilizao de seu tempo de contribuio. Ademais, o ato de renunciar ao benefcio tem efeitos ex tunc, no importando a restituio das parcelas j recebidas, uma vez que, enquanto esteve aposentado, o segurado fez jus aos seus proventos, no mesmo regime ou em regime diverso. No particular: PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA NO REGIME GERAL DA PREVIDNCIA SOCIAL. DIREITO DE RENNCIA. CABIMENTO. POSSIBILIDADE DE UTILIZAO DE CERTIDO DE TEMPO DE CONTRIBUIO PARA NOVA APOSENTADORIA EM REGIME DIVERSO. NO-OBRIGATORIEDADE DE DEVOLUO DE VALORES RECEBIDOS. EFEITOS EX TUNC DA RENNCIA APOSENTADORIA. JURISPRUDNCIA DO STJ. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. 1. A renncia aposentadoria perfeitamente possvel, por ser ela um direito patrimonial disponvel. Sendo assim, se o segurado pode renunciar aposentadoria, no caso de ser indevida a acumulao, inexiste fundamento jurdico para o indeferimento da renncia quando ela constituir uma prpria liberalidade do aposentado. Nesta hiptese, revela-se cabvel a contagem do respectivo tempo de servio para a obteno de nova aposentadoria, ainda que por outro regime de previdncia. Caso contrrio, o tempo trabalhado no seria computado em nenhum dos regimes, o que constituiria uma flagrante injustia aos direitos do trabalhador. 2. O ato de renunciar ao benefcio, conforme tambm j decidido por esta Corte, tem efeitos ex tunc e no implica a obrigao de devoluo das parcelas recebidas, pois, enquanto esteve aposentado, o segurado fez jus aos seus proventos. Inexistindo a aludida inativao onerosa aos
Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012 Pgina 8 de 11

Superior Tribunal de Justia


cofres pblicos e estando a deciso monocrtica devidamente fundamentada na jurisprudncia desta Corte, o improvimento do recurso de rigor. 3. Agravo regimental improvido. (AgRg no REsp 328.101/SC, Rel. Min. MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, SEXTA TURMA, DJe 20/10/2008) PREVIDENCIRIO. RENNCIA APOSENTADORIA. DEVOLUO DE VALORES. DESNECESSIDADE. 1. A renncia aposentadoria, para fins de aproveitamento do tempo de contribuio e concesso de novo benefcio, seja no mesmo regime ou em regime diverso, no importa em devoluo dos valores percebidos, "pois enquanto perdurou a aposentadoria pelo regime geral, os pagamentos, de natureza alimentar, eram indiscutivelmente devidos" (REsp 692.628/DF, Sexta Turma, Relator o Ministro Nilson Naves, DJU de 5.9.2005). Precedentes de ambas as Turmas componentes da Terceira Seo. 2. Recurso especial provido. (REsp 1.113.682/SC, Rel. Min. NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, QUINTA TURMA, DJe de 26/4/2010) PREVIDENCIRIO. DESAPOSENTAO. RENNCIA APOSENTADORIA. DEVOLUO DE VALORES. DESNECESSIDADE. PRESCRIO E DECADNCIA. PRAZO. TERMO INICIAL. ART. 103 DA LEI 8.213/91 E SUAS POSTERIORES ALTERAES. SITUAO JURDICA CONSTITUDA ANTES DA SUA VIGNCIA. IMPOSSIBILIDADE DE RETROAO. RECONHECIMENTO DE REPERCUSSO GERAL PELO STF. SOBRESTAMENTO DO FEITO. IMPOSSIBILIDADE. EXAME DE MATRIA CONSTITUCIONAL EM SEDE DE RECURSO ESPECIAL. DESCABIMENTO. (...) 2. A renncia aposentadoria, para fins de concesso de novo benefcio, seja no mesmo regime ou em regime diverso, no implica em devoluo dos valores percebidos. 3. O prazo decadencial estabelecido no art. 103 da Lei 8.213/91, e suas posteriores alteraes, no pode retroagir para alcanar situaes pretritas. 4. No cabe ao Superior Tribunal de Justia, em sede de recurso especial, o exame de eventual ofensa a dispositivo da Constituio Federal, ainda que para fim de prequestionamento, sob pena de usurpao da competncia reservada ao Supremo Tribunal Federal. 5. Agravo regimental desprovido.
Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012 Pgina 9 de 11

Superior Tribunal de Justia


(AgRg no REsp 1.271.248/SC, Rel. Min. VASCO DELLA GIUSTINA, DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS, SEXTA TURMA, DJe 9/11/2011) PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIRIO. PEDIDO DE SOBRESTAMENTO. AUSNCIA DE AMPARO LEGAL. VIOLAO CLUSULA DE RESERVA DE PLENRIO. INEXISTNCIA. APRECIAO DE DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS EM MBITO ESPECIAL. INADMISSIBILIDADE. RENNCIA AO BENEFCIO DE APOSENTADORIA. POSSIBILIDADE. DIREITO PATRIMONIAL DISPONVEL. DEVOLUO DOS VALORES RECEBIDOS. DESNECESSIDADE. AGRAVO AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO. (...) 4. Permanece inclume o entendimento firmado no decisrio agravado, no sentido de que, por se tratar de direito patrimonial disponvel, o segurado pode renunciar sua aposentadoria com o propsito de obter benefcio mais vantajoso, no regime geral de previdncia social ou em regime prprio de previdncia, mediante a utilizao de seu tempo de contribuio, sendo certo, ainda, que tal renncia no implica a devoluo dos valores percebidos. 5. Agravo regimental desprovido. (AgRg no REsp 1.241.805/SC, Rel. Min. LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, DJe 21/11/2011) Em idntica direo: Agravo no Recurso Especial 30.968/RN, Rel. Min. LAURITA VAZ, DJe 27/4/2012; e Recurso Especial 1.232.626/RS, de minha relatoria, DJe 27/4/2012. (...) Ante o exposto, NEGO PROVIMENTO ao agravo regimental. como voto.

Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012

Pgina 1 0 de 11

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO SEXTA TURMA AgRg no REsp 1.276.603 / RS

Nmero Registro: 2011/0188125-2


Nmero Origem: 50050004420104047000 EM MESA

JULGADO: 27/11/2012

Relator Exmo. Sr. Ministro OG FERNANDES Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro OG FERNANDES Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. EITEL SANTIAGO DE BRITO PEREIRA Secretrio Bel. ELISEU AUGUSTO NUNES DE SANTANA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO : : : : : AMAURI TEIXEIRA JOO OSVALDO BADARI ZINSLY RODRIGUES E OUTRO(S) INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF OS MESMOS

ASSUNTO: DIREITO PREVIDENCIRIO - Disposies Diversas Relativas s Prestaes - Renncia ao benefcio

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO ADVOGADO : : : : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF AMAURI TEIXEIRA JOO OSVALDO BADARI ZINSLY RODRIGUES E OUTRO(S)

CERTIDO Certifico que a egrgia SEXTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator." Os Srs. Ministros Sebastio Reis Jnior, Assusete Magalhes, Alderita Ramos de Oliveira (Desembargadora convocada do TJ/PE) e Maria Thereza de Assis Moura votaram com o Sr. Ministro Relator. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Og Fernandes.

Documento: 1198199 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 04/12/2012

Pgina 1 1 de 11

Anda mungkin juga menyukai