Anda di halaman 1dari 5

PREPARAO E PADRONIZAO DE HIDRXIDO DE SDIO (NaOH) 0,25 mol L-1

FLVIO CARDOSO REIS LINDOJOHNSON EVANGELISTA DE PAULA MICHAEL CAVALCANTE LIMA

03 de maio de 2013 LUZINIA, GOIS

INTRODUO
A prtica experimental teve como objetivo preparar uma soluo de 100mL de hidrxido de sdio (NaOH) 0,250 mol L-1, mas sua concentrao exata s poderia ser conhecida aps um mtodo chamado padronizao. A padronizao bastante utilizada em qumica analtica, pois dessa forma possvel conhecer a concentrao real da soluo. Como essa prtica foi desenvolvida atravs de uma soluo de hidrxido de sdio (NaOH) e essa substncia capaz de absorver humidade, chamada de padro secundrio. Quando uma certa massa de NaOH pesada na balana no possvel ter certeza daquele valor, portanto, por esse motivo, necessria a utilizao desse mtodo. Para cada padro secundrio se tem um padro primrio, nesse caso ser utilizado o bifitalato de potssio (C8H5KO4).

MATERIAIS E MTODOS
Nessa prtica experimental foram utilizados os seguintes reagentes: NaOH (hidrxido de sdio), HBi (bifitalato de potssio) e o indicador fenolftalena. Para preparar a soluo de NaOH foi utilizado uma balana analtica para medir a massa e para dissolver, um bquer de 50mL. O contedo do bquer foi transferido para um balo volumtrico de 200mL com o auxlio de um basto de vidro e o volume foi completado com gua destilada. Para preparar a soluo de HBi da mesma forma, foi medida a massa em um bquer de 50mL e adicionado gua destilada para dissolver. A titulao foi realizada em uma bureta de 25,0mL presa a uma garra e suspensa por um suporte. Ao adicionar o indicador fenolftalena na soluo que recebia a titulao, com ateno foi observado a mudana de cor que significa a neutralizao da soluo.

RESULTADOS E DISCUSSO
Inicialmente foi necessrio preparar uma soluo de 100mL de hidrxido de sdio (NaOH) 0,250 mol L-1. O resultado dos clculos disseram que seria preciso medir 1g de NaOH. Como foi utilizada uma balana de alta preciso, que mede at quatro casas aps a vrgula, se teve 1,0250g de NaOH para o preparo da soluo. Essa massa de NaOH foi medida em um bquer e para dissolver foi usado um pouco de gua destilada para que posteriormente pudesse ser transferida a um balo volumtrico. Para preparar uma soluo preciso utilizar exclusivamente a vidraria prpria para esse fim, que o balo volumtrico, pois esse frasco alm de ser seguro no preparo, precisa em relao ao volume.

O contedo do bquer foi cedido cuidadosamente para o balo volumtrico com o auxlio de um basto de vidro para a transferncia. Quando todo o NaOH dissolvido foi transferido para o balo, o procedimento foi repetido trs vezes lavando as paredes do bquer para garantir que todo o NaOH fosse removido. Aps esses procedimentos, completamos o volume com gua destilada at a marca de 100mL.

Figura 1 Solues aquosas formam menisco

preciso bastante cuidado ao medir o volume de uma soluo em um balo volumtrico, pois solues aquosas em frascos de vidro formam uma curvatura que denominada menisco. O motivo que o vidro possui grupos Silanois, que reagem com as molculas de gua. O menisco deve ser considerado de acordo com a Figura 1, no tubo de ensaio A, com a curvatura aps a marca de aferio. Para cada padro secundrio existe um padro primrio. No caso do hidrxido de sdio (NaOH) o bifitalato de potssio (C8H5KO4) Figura 2.

Figura 2 Bifitalato de potssio (Padro primrio)

Nas reaes, o bifitalato de potssio ser representado da seguinte forma: HBi. A reao abaixo mostra a proporo que deveria ser levada em considerao. NaOH(aq) + HBi(aq) NaBi(aq) + H2O

1 mol de NaOH reage com 1 mol de HBi Com essa relao, ento 40g de NaOH reage com 204,22g do HBi, mas foi utilizado uma bureta de 25mL para a reao e a orientao trabalhar com 80% do volume da bureta, portanto os clculos foram baseados em 20mL de cada soluo. Sendo assim em 20mL de soluo de NaOH contm 5,12mmol de NaOH, logo a quantidade em mol do HBi tambm foi 5,12mmol contendo 1,05g do HBi. Na balana foi medido 1,0955g de HBi em um bquer e dissolvido com uma pequena quantidade de gua destilada.

Na bureta continha gotas de gua isso diminuiria a concentrao da soluo que posteriormente seria padronizada, por isso foi necessrio ambientalizar antes de adicionar a soluo. Esse processo de ambientalizar a bureta, que consiste em adicionar uma pequena quantidade da soluo fazendo com que esta percorra toda a vidraria e depois despejar pela torneira, foi repetido trs vezes. Aps todos esses passos, iniciou-se o processo de padronizao, que se baseia em titular a soluo de NaOH na soluo de HBi at a neutralizao. O indicador fenolftalena, que tem o intervalo de pH: 8,3 a 10,0, foi utilizado para observar a neutralizao atravs da mudana de cor. Somente uma gota foi usada na soluo do HBi. Ento iniciou-se a titulao e foi observada a neutralizao aps 27,4mL da soluo de NaOH no bquer contendo a soluo do HBi. Em 27,4mL de soluo de NaOH contm 6,85mmmol, portanto, efetuando os calculos sua concentrao real foi de 0,247mol L-1.

Determinando a massa de NaOH que deveria ser medida: 1 mol de NaOH --------------- 40g de NaOH 0,25 mol de NaOH ----------- X g de NaOH X = 10g de NaOH (esse valor se a soluo fosse de 1L)

Para determinar a massa de NaOH que foi precisa para preparar a soluo de 100mL: 10g de NaOH ------------------------- 1L de soluo X g de NaOH -------- 100mL ou 0,1L de soluo X = 1g de NaOH

Como foi utilizada uma balana de alta preciso, a massa medida foi de 1,0250g. 40,0000g de NaOH ----------- 1 mol de NaOH 1,0250g -------------------------- X mol de NaOH X = 0,0256 mol de NaOH (isso em 1,0250g de NaOH)

A concentrao da soluo que seria posteriormente padronizada foi determinada da seguinte forma: Como C= v-1, onde o nmero de mol e v o volume, temos: C = 0,0256mol x 0,1L-1 C = 0,256mol L-1

A quantidade de mol em 20mL de soluo de NaOH 20mL de NaOH x 0,256mol L-1 de NaOH = 5,12mmol de NaOH

A quantidade em grama do HBi para reagir com 5,12mmol de NaOH 1mol de NaOH -------------------------- 204,22g de HBi 5,12mmol de NaOH -------------------------- X g de HBi X = 1045mg ou 1,05g de HBi

Como a soluo neutralizou com 27,4mL de NaOH, foi preciso saber quantos mol esto presentes nesse volume. 27,4mL de NaOH x 0,25mol de NaOH = 6,85mmol de NaOH Calculando agora concentrao real, C= v-1, onde o nmero de mol de NaOH consumidos e v o volume consumido. C = 6,85mmol x 27,4mL-1 = 0,247mol L-1.

CONCLUSO
A padronizao um mtodo muito importante na qumica analtica, pois um modo bastante eficiente para determinar a real concentrao das solues. No caso dessa prtica experimental foi utilizado um reagente que no um padro primrio (hidrxido de sdio NaOH), pois no possivel medir a massa real pelo fato do mesmo absorver a umidade contida no ar. Por esse motivo foi preciso realizar a padronizao. Para cada padro secundrio existe um padro primrio. O padro primrio para o NaOH o HBi (bifitalato de potssio). Clculos foram efetuados para determinar a massa de cada reagente. Na soluo que inicialmente era 0,250 mol L-1, ao realizar os procedimentos da padronizao a concentrao real encontrada foi de 0,247mol L-1.

REFERNCIAS
VOGUEL, A. L. Anlise Qumica Quantitativa. 6 edio. Editora LTC HARRIS, D. C. Anlise Qumica Quantitativa. 5 edio. Editora LTC, 2005 BACCAN, N. Qumica Analtica Quantitativa Elementar. 3 edio. Editora Bluncher. So Paulo, 2001.

Anda mungkin juga menyukai