Anda di halaman 1dari 10

Indicadores econmicos e Scio-econmicos

Trabalho elaborado por: Sara Pereira; Jorge Cardoso Disciplina: Economia Docente: Abel Martins Ano Lectivo: 2011/2012 Curso: Tcnico de Servios Jurdicos Turma: 11J

Escola Secundria de Vila Verde

ndice
ndice.................................................................................................................................2 Introduo..........................................................................................................................2 O que so indicadores econmicos e para que servem?....................................................4 Funo dos indicadores.....................................................................................................4 Exemplos de indicadores econmicos...............................................................................5 Indicadores Scio-econmicos .........................................................................................8 Exemplos de indicadores scio-economicos em Portugal ................................................8

Introduo
Este trabalho tem como objetivo esclarecer o conceito e utilidade dos Indicadores Econmicos.

Tcnico de Servios Jurdicos

Pgina 2

Escola Secundria de Vila Verde

Foram abordados alguns deles tais como: PIB, PNB, PNL utilizados para medir a atividade econmica; o produto mdio por habitante; o rendimento real por habitante; o consumo por habitante; o produto per capita; taxa de desemprego; nvel de inflao; rendimento nacional per capita, utilizados para medir o crescimento e desenvolvimento. Embora existam outros to importantes como os atrs referidos, no foram aqui abordados para no tornar o trabalho demasiado exaustivo e desinteressante.

Tcnico de Servios Jurdicos

Pgina 3

Escola Secundria de Vila Verde

O que so indicadores econmicos e para que servem?


Os indicadores econmicos so grandezas de carcter econmico expressos em valor numrico onde algumas das principais utilidades so por exemplo: Aferio dos nveis de desenvolvimento de pases, regies, empresas podendo naturalmente fazer-se a comparao entre estas. Compreender, informar e prever o comportamento de uma economia. Ajuizar a poltica econmica do governo

Funo dos indicadores


Os indicadores constituem o instrumento estatstico habitualmente utilizado na medio do desenvolvimento. A escolha e utilizao de indicadores no se apresentam como tarefa fcil. Torna-se necessrio o recurso a um conjunto diversificado de indicadores, quer de carcter quantitativo, quer de carcter qualitativo. De facto, por si s nenhum indicador suficiente para conhecer a realidade, apenas nos mostra uma pequena parte. Os indicadores so assim, meios importantes de conhecer a realidade, permitem tomar medidas de forma a melhorar a situao e conhecer a evoluo da situao ao longo dos anos.

Tcnico de Servios Jurdicos

Pgina 4

Escola Secundria de Vila Verde

Exemplos de indicadores econmicos


PIB, PNB, PNL

Produto mdio por habitante Rendimento real por habitante Consumo real por habitante Taxa de desemprego Nvel de inflao

PIB
O Produto Interno Bruto o valor total de bens e servios produzidos na economia de uns pais num determinado perodo de tempo, independentemente de ser realizada por empresas nacionais ou estrangeiras.

PNB
O Produto Nacional Bruto uma expresso monetria dos bens e servios produzidos por fatores de produo nacionais, independentemente do territrio econmico.

PNL
O Produto Nacional Lquido que o produto nacional bruto, em que deste se subtrai o montante destinado a reposio da depreciao do sistema.

Tcnico de Servios Jurdicos

Pgina 5

Escola Secundria de Vila Verde

Produto real mdio por habitante


O crescimento, em perodo longo, do produto real mdio por habitante significa que o crescimento de recursos disponveis mais que proporcional ao aumento da populao. De qualquer forma este indicador, produto mdio por habitante no nos esclarece nem sobre o contedo nem sobre a repartio do produto global.

Rendimento real por habitante e consumo por habitante


So utilizados muitas vezes outros indicadores para analisar o progresso econmico ligado ao crescimento, em particular, o rendimento real por habitante razo entre o rendimento nacional a preos constantes e a populao total, consumo por habitante relao entre o consumo privado e a populao total, para o conjunto de bens e servios consumidos.

Taxa de desemprego
A taxa de desemprego representa a proporo de pessoas capazes de exercer uma profisso e que procuram um emprego remunerado, mas

Tcnico de Servios Jurdicos

Pgina 6

Escola Secundria de Vila Verde

que, por diversas razes, no entram no mercado de trabalho. Tambm podem estar includos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos noremunerados. A taxa de desemprego o nmero dos trabalhadores desempregados dividido pela fora de trabalho total.

Nvel de inflao
O termo inflao muito referenciado nos dias de hoje, termo este que utilizado por economistas para descrever o aumento persistente e generalizado no valor dos preos suportados pelos consumidores tendo como contra partida bens e servios adquiridos por estes.

Tcnico de Servios Jurdicos

Pgina 7

Escola Secundria de Vila Verde

Indicadores Scio-econmicos
Os indicadores representam essencialmente dados e/ou informaes sinalizadoras comportamento (individual ou integrado) das diferentes variveis e fenmenos componentes de um sistema econmico de um pas, regio ou estado. Estes indicadores so fundamentais tanto para propiciar uma melhor compreenso da situao presente e o delineamento das tendncias de curto prazo da economia, quanto para subsidiar o processo de tomada de decises estratgicas dos agentes pblicos (governo) e privados (empresas e consumidores). Os indicadores Scio-econmicos podem ser classificados em cinco subconjuntos de variveis macroeconmicas relevantes: a) Nvel de atividade; b) Preos; c) Sector externo; d) Agregados monetrios; e) Sector pblico.

Exemplos de indicadores scio-economicos em Portugal


PIB Taxa de desemprego Exportaes de bens e servios Importaes de bens e servios Saldo da balana comercial Consumo Privado
Pgina 8

Tcnico de Servios Jurdicos

Escola Secundria de Vila Verde

Consumo Pblico

- Exportaes de bens e servios Representa o valor das vendas e outras remessas de bens e servios de propriedade para o exterior, realizadas por agentes econmicos residentes do pas, a preos de embarque, excluindo o pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas. - Importaes de bens e servios Representa o valor das compras e outros ingressos de mercadorias e servios procedentes do exterior do pas. - Saldo da balana comercial A Balana Comercial mede a diferena entre o valor das importaes e exportaes de um pas durante um perodo determinado. Importaes podem abrandar o crescimento interno do pas e tambm podem aumentar a presso competitiva entre os produtores internos. Exportaes melhoram a produo interna. - Consumo Privado Consumo Privado o consumo que feito pelas famlias, enquanto agentes econmicos, utilizam o rendimento, que obtm na actividade produtiva, na compra dos bens e dos servios que precisam para satisfazer as suas necessidades (alimentao, vesturio, habitao, divertimentos, etc.). -Consumo Pblico Consumo pblico o consumo que no se restringe unicamente s famlias, pois tambm o Estado realiza consumos que so necessrios sua actividade, cujos valores so inferiores aos do consumo privado.
Tcnico de Servios Jurdicos Pgina 9

Escola Secundria de Vila Verde

Tcnico de Servios Jurdicos

Pgina 10

Anda mungkin juga menyukai