Anda di halaman 1dari 25

Ao Sr.

Luiz Fernando Zchia/ou Secretrio em exerccio


Secretario do Meio Ambiente

Ao Sr. Mauro Gomes de Moura


Supervisor de Meio Ambiente

Ao Sr. Lo Antnio Bulling


Supervisor Departamento de Praas, Parques e Jardins

REFERENTE TRANSFERNCIA DE REA DO CACHORRDROMO PARQUE FARROUPILHA "REDENO".

Vimos atravs desta carta representar a opinio de muitos usurios do Parque Farroupilha em relao possvel transferncia do cachorrdromo para a rea onde se localizava o Minizoo Palmira Gobbi. Essa possvel transferncia gera dvidas quanto estrutura a ser oferecida aos usurios do cachorrdromo, assim como legalidade e argumentao para tal. O cachorrdromo institudo, de acordo com a lei municipal 11.263/12, como Recanto do Amigo Fiel, no espao do Parque da Redeno localizado entre o chafariz da Fonte Luminosa e o Lago dos Pedalinhos, de acordo com a figura 1.

Auditrio Araujo Vianna

Lago dos Pedalinhos

Chafariz Cachorrdromo Monumento dos Expedicionrios

Figura 1. Mapa do Parque Farroupilha, extrado do Google Earth. Polgono laranja mostra o atual cachorrdromo. Observa-se uma rea aberta e ensolarada. Os acessos s principais vias esto marcados pelas flechas amarelas, que so mais abertas, portanto, mais seguras. A sada da rea do minizoo muito mais perigosa.

Algumas observaes so feitas:

O gramado do cachorrdromo j um local bem estabelecido, conhecido por todos, onde ocorrem muitas confraternizaes, encontro entre amigos, familiares, donos de cachorros, simpatizantes e vrias aes de proteo aos animais. Os usurios acreditam ser desnecessrio o deslocamento do cachorrdromo porque isso envolve o hbito de socializar no grande e ensolarado gramado ao lado do chafariz, o que promove saudvel interao, qualidade de vida e bem-estar para os que ali transitam ou simplesmente observam (fotografias em anexo). Este fato j culturamente conhecido por todos h mais de 30 anos, contribuindo inclusive para parte do folclore e turismo de Porto Alegre, j que grupos de outros Estados e at de outros Pases j passaram por ali com curiosidade e satisfao sobre o local da cidade, pois no h correspondentes ou similares em suas cidades.

A localizao do gramado do cachorrdromo estratgica porque: a) a dimenso do gramado permite a presena de muitas pessoas, portanto, maior interao entre os usurios e um ambiente de carter pblico, solidrio e amistoso; b) o gramado aberto, ensolarado, facilita a visualizao de uma possvel ameaa segurana e razoavelmente iluminado. A rea de entorno aberta, podendo o usurio chegar s principais vias com menos riscos, ao contrrio do minizoo, que se trata de rea interna com vegetao mais densa; c) devido ao maior movimento da parte central do parque e chafariz e de acordo com as caractersticas supracitadas, o gramado uma das poucas reas que se pode frequentar com menos riscos desde cedo da manh at o anoitecer. Seria impraticvel podermos ficar do incio da manh at a noite no parque na rea do antigo Minizoo, uma regio com menor movimento e suscetvel violncia, considerando que a maioria dos frequentadores passeia com seus animais no incio ou final do dia, adaptando esse hbito suas responsabilidades profissionais ou cotidianas. A prpria concentrao do espao convida mais pessoas a se agruparem ali, com ou sem animais, pela sensao de segurana que a habitao em grupo propicia. notrio e conhecido de todos, inclusive das Autoridades competentes, que a regio do Minizoo onde ocorrem o maior nmero de assaltos no parque, alm de notria zona de prostituio e drogadio. Alguns usurios do cachorrdromo j sofreram com a violncia ali estabelecida.

Quanto rea do minizoo: a) A rea do minizoo parece ser promscua quanto viabilidade em condies sanitrias, pois mesmo em funcionamento passava o aspecto de um local insalubre. Com isso, muitos dos usurios do cachorrdromo no sentem segurana para ces ou seres humanos

utilizarem aquele espao. Tambm no h informao se o local foi inspecionado, higienizado, ou sequer se foi feito um estudo de viabilidade sanitria. O local do minizoo mais mido, devido vegetao densa, mais escuro e inseguro para os usurios transitarem. b) Esta rea possui declives e rea concretada, inadequado para os ces correrem. c) Desde j, ressaltamos que no concordamos com a remoo de rvores da rea do antigo minizoo, at por uma questo legal, de tombamento do parque todo, incluindo a regio discutida e sua vegetao.

Estamos reunindo esforos para chamar a ateno deste rgo gestor para as reais necessidades dos usurios do parque e de quem realmente faz o parque, as pessoas. Muitos frequentam o gramado onde levam os ces h dcadas, outros frequentam com a famlia, muitos vo diariamente, e ainda em mais de um turno do dia. Portanto, a proposta dos usurios abrange: a) A manuteno e o direito de o cachorrdromo permanecer no local onde culturalmente se instalou, em conformidade com a legislao vigente, a lei municipal 11.263/12, que institui o Recanto do Amigo Fiel, o cachorrdromo. b) Revitalizao do espao j utilizado, com melhor iluminao, bancos, manuteno do gramado e bebedor de gua, uma vez que todos os bebedores de gua prximos foram retirados. c) Melhor iluminao de toda a rea central da Redeno. Os caminhos preferenciais, rotas do chafariz ao Auditrio Arajo Vianna e ao monumento dos Expedicionrios, indicados na figura 1, possuem pouca iluminao ou s vezes so totalmente escuros, a exemplo da segunda rota. Muitos dos usurios tambm usam a sada para a Rua da Repblica, passando adjacente rea onde est o minizoo. De acordo com os relatos de muitos usurios, esta rea parece ter maior ocorrncia de assaltos do parque, bem como ser uma zona de prostituio, ficando ao lado da administrao do parque totalmente s escuras. d) Viaturas da Brigada Militar e Guarda Municipal, com ronda constante no parque, em especial aps s 17:00 hs. e) Solicitao de vistas e acesso tramitao atual da transferncia da rea do cachorrdromo, como tambm verificar o posicionamento do Conselho do Patrimnio Histrico Cultural, devido ao tombamento do Parque Farroupilha. f) Solicitao de vistas e acesso ao estudo tcnico de viabilidade sanitria do minizoo e situao atual dessa rea. g) Solicitao da argumentao da remoo de rvores na rea do minizoo, caso esteja sendo feita ou planejada.

h) Qualquer modificao no nosso espao, deve ser amplamente divulgado, tanto no parque, como em redes sociais e, de preferncia, com consulta pblica. Temos representantes e estamos inteira disposio atravs do endereo eletrnico cachorreirosdaredencao@gmail.com e do grupo CACHORREIROS DA REDENO no Facebook, que tambm pode ser um dos meios de comunicao. Alm disso, solicitamos consulta pblica para a transferncia do cachorrdromo, pois acreditamos que o hbito e a cultura da populao esto sendo desrespeitados.

Atenciosamente,

A comisso do grupo Cachorreiros da Redeno Alex Zortea


Advogado Contato (51) 98230769

Dbora Fagundes Dorneles


Fotgrafa Contato (51) 8406-8816

Joseane Fonseca Demeneghi


Jornalista (registro: 14.700/RS) Contato (51) 9699.6620

Kellen Murads
Geloga - CREA/RS 194727 (51)99369367

Para contato com a comisso do grupo Cachorreiros da Redeno:


E-mail: cachorreirosdaredencao@gmail.com

ANEXO - FOTOGRAFIAS Fotografias e legendas da fotgrafa Dbora Fagundes Dorneles, que frequenta o Cachorrdromo h 2 anos e meio na companhia do marido, Rafael Pinto Albuquerque, e seus dois ces, pela manh e ao final do dia, diariamente.

Este primeiro grupo de fotos foi realizado no sbado, 27/04/2013, s 9h da manh, no espao onde ficava o Minizoo Palmira Gobbi. Pode-se perceber a escurido da regio e a ausncia de transeuntes. Tememos que a rea seja perigosa, por ser to escura, isolada e haver muitos relatos de assaltos, prostituio e uso de drogas nessa direo do Parque Farroupilha.

O desfoque em primeiro plano formado pela cerca. Note-se que, ao fundo da imagem, j podemos ver o restante da cerca que delimita o espao, pequeno e

insuficiente para a populao que ocupa o gramado. Populao que, sugere-se, atravs da Revogao da Lei 11.263/2012, passe a se deslocar para c. Em todas as imagens podemos ver restos da estrutura onde ficavam animais. O minizoo existiu por aproximadamente 80 anos. Questionamos se o solo dessa rea apropriada para a ocupao por ces e seres humanos, j que houve acmulo de dejetos ao longo desse tempo.

Esses restos de estrutura sero removidos?! Exigimos acesso a autorizaes, projetos, estudos e oramentos.

Mais uma estrutura totalmente inadequada em um espao para ces e pessoas.

Grande concentrao de rvores e nenhum sinal de postes de luz. No queremos que a Prefeitura faa o corte delas com a desculpa de nossa reivindicao por um espao mais claro. De acordo com a nossa pesquisa at ento, essa rea no aparece fora do tombamento que abrange o Parque Farroupilha, ao contrrio do que relata Regina Becker nos meios de comunicao. Contestamos essa informao. NO QUEREMOS QUE O CACHORRDROMO MUDE DE LUGAR.

Fotos do mesmo sbado, 27/04, 30 minutos mais tarde. Uma criana passa tranquilamente pelo local do atual Cachorrdromo.

Pessoas com roupas confortveis e esportivas j aproveitam a manh no local.

Enquanto alguns tomam chimarro, outros curtem o sol ou a sombra.

A ocupao se espalha por todo o gramado. Alguns em p, outros sentados, outros vm de bicicleta.

Pessoas conversam, se conhecem, fazem trocas. Se veem diariamente, criam laos. Entre as espcies!

Curtem os mais diferentes hbitos, num s lugar.

Trocam carinhos e afagos com animais que so seus ou dos que nem sequer conhecem.

Desfrutam de um tempo de qualidade, juntos, em casal.

Sempre tem lugar para todos, que convivem no mesmo espao, respeitando-se.

Existem trocas entre geraes. Amamos os animais por toda a vida.

Pessoas continuam a chegar. O local convidativo.

Algumas trazem cadeiras e aproveitam o final de semana no Cachorrdromo.

Fotos do final da tarde de sbado. Aqui podemos ver como a ocupao forte no gramado do Cahorrdromo, na metade superior da foto, em comparao com o gramado anterior, na metade inferior, onde j no h mais quase ningum. Em torno das 18h, o movimento no Cachorrdromo ainda grande. Em toda a rea ainda h muitas pessoas.

No apenas com seus animais, mas com filhos, pais, parentes. Alguns parecem nem possuir ces.

Outros trazem a famlia toda, interagem e relaxam, mesmo enquanto o sol vai embora.

Os pequenos so bem vindos e parecem adorar ficar s observando os bichinhos. Pais incentivam e aproveitam o momento.

Enquanto uns partem, outros ainda ocupam as reas mais iluminadas.

Nesse dia havia muitas luzes acesas na rea. Em outros dias, por vezes, s algumas lmpadas so acesas nos postes.

Aqui os animais e as pessoas tem uma rea bem aberta, que passa a sensao de segurana, por causa da visibilidade.

Algumas das pessoas que frequentam o parque diariamente.

Tambm h os que gostam muito de ir aos finais de semana, quando tm disponibilidade, pois moram longe ou trabalham durante a semana, por exemplo.

A noite se aproxima e os freqentadores de todos os dias continuam socializando no abrigo das luzes dos postes. Existem at mesmo profissionais que levam ces para passear.

Mesmo anoitecendo, d para brincar e conversar, pois muitos cidados ocupam o espao pblico.

Na manh seguinte, domingo, 28/04/2013, a ocupao comea cedo, como costumeiro.

Observe-se que algumas pessoas podem ser vistas nas fotos do dia anterior, pois todos vm diariamente, alguns, em mais de um turno.

Animais so timas e saudveis companhias, pois nos fazem movimentarmo-nos, brincarmos e nos divertir!

Tem pessoas que se aconchegam na sombra e outras que procuram o sol da manh.

Do outro ponto de vista, tambm bonita a ocupao do Cachorrdromo.

O uso de tecidos no cho para sentar freqente e convida ao conforto e descanso, refora o contato com a natureza. Mas cada um cultiva um hbito e tem um jeito especial de curtir o gramado com seus amigos ces.

Bonita cena que acontece todos os dias! As pessoas circulam em todos os grupos, conversam mesmo quando no se conhecem muito, pois a relao com os bichinhos algo que os aproxima.

O caminho de pedra usado como banco. Aqui, todos dividem gua que trazem de casa, pois no existe acesso prximo gua e, tambm, porque gostam de partilhar potes e brinquedos dos animais.

Protetores de todas as idades curtem seus ces.

E um casal gestante tambm!

Olha aqui o outro lado! J tem gente, mesmo no domingo.

Mais pessoas se abrigam do sol num dia quente de Outono para tomar chimarro. No Inverno, as reas de sol que ficam cheias. O chimarro continua.

Anda mungkin juga menyukai