Anda di halaman 1dari 23

RESGATE

DA

HISTRIA E

CULTURA
POTIGUAR

I TEMA Resgate da Cultura e Histria Potiguar II CARACTERIZAO Segmento: Fundamental II e Ensino Mdio PROFESSORES RESPONSVEIS: Fyedka Paula de Oliveira Prof de Lngua Portuguesa Joo Evangelista de Sales Jnior - Prof de Histria Aguida Maria Valrio Silva da Costa Prof Artes Equipe de Elaborao: Aldcia Cortez ( coordenao pedaggica) Adriana Duarte ( arte educadora) Rosa Medeiros ( superviso) Auxiliadora (superviso) III DURAO DO PROJETO Inicio: Agosto 2010 Termino: Dezembro 2010 IV NATUREZA PRIORITRIA Histria, Cultura e Cidadania

V HISTRIA DO PROJETO
O projeto interdisciplinar Resgate da Histria e Cultura Potiguar, que esta sendo desenvolvido com os alunos do Programa Educao do Trabalhador, uma ramificao do Projeto Artstico Pedaggico FBRICA DE CRIATIVIDADE: revelando talentos que tem como tema geral: Direitos Humanos e a Formao da Cidadania, utilizando a arte como um recurso pedaggico. O projeto surgiu em decorrncia dos questionamentos feitos pelos alunos durante a exposio dos temas: O descobrimentos do Brasilintencionalidade ou casualidade; a implantao do sistema de capitanias hereditrias no Brasil e na anlise do texto: Pedro lvares Cabral no Rio Grande do Norte. Surgindo in locun perguntas como: Ser que realmente o descobrimento do Brasil aconteceu aqui no RN? Como se deu a ocupao e povoamento da capitania do RN? Como se deu a fundao da cidade de Natal? Ao ser diagnosticada a problemtica de que os alunos no participavam e no conheciam efetivamente a histria, a arte e a vida de sua prpria cidade iniciou-se uma longa discusso sobre como formar uma conscincia histrica e artstica sobre o meio em que estes alunos esto inseridos.

Para se alcanar os objetivos deste projeto foram realizadas aulas de campo onde se conheceu os principais locais histricos de Natal. Aliado ao reconhecimento histrico da cidade desenvolveu-se atividades para aproximar os alunos das criaes artsticas populares, para isto os alunos construram uma colcha de retalhos com os tecidos que sobram da fbrica onde trabalham, retratando nessa colcha as personalidades artsticas do RN e tambm a sua histria de vida simbolizando assim, que cada retalho um pedao fundamental na construo de uma sociedade. Outra atividade artstica foi a criao de um teatro de fantoches com o tema: Cidadania, onde os prprios alunos construram os fantoches. No encerramento deste projeto haver a exposio de todos os trabalhos desenvolvidos pelos prprios alunos, com tudo que foi aprendido, sentido e descoberto.

VI OBJETIVOS
PRINCIPAL Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimnio scio cultural da nossa historia nas dimenses social, poltica e cultural. SECUNDRIO

-Conhecer a importncia da preservao do patrimnio histrico, cultural como memria coletiva de um povo ou nao;
-Desenvolver a criatividade do aluno com nfase no seu universo artstico cultural; -Compreender o meio em que vive de forma critica e reflexiva.

-Estimular a criatividade do aluno utilizando a arte como uma recurso pedaggico;

-Possibilitar aos alunos uma proposta interdisciplinar favorecendo uma aprendizagem contextualizada e significativa; - Despertar no aluno a concepo de que a histria no s feita por grandes Heris, mas pelo cotidiano das pessoas, ou seja, por simples gestos e atitudes, demonstrando que cada um construtor da historia por meio de suas histrias de vida.

VII METODOLOGIA

O projeto est sendo desenvolvido atravs de aes que buscam evidenciar a importncia da construo do conhecimento numa concepo metodolgica construtivista scio interacionista. Partindo do que os alunos sabem, tendo o professor como mediador do que se precisa conhecer. As atividades esto sendo desenvolvidas atravs de pesquisas, leituras, discusses, exibies de documentrios, aulas de campo, oficinas de construo de fantoches, livro de pano e da colcha de retalhos, utilizando-se dos rejeitos da Fbrica.

VIII AES DESENVOLVIDAS


-Promover rodas de leituras com textos relacionados ao tema em estudo; -Levar para a sala de aula imagens impressas (mapas, gravuras, fotografias) e virtuais (filmes, documentrios) que permita a reflexo sobre o assunto vigente; -Registro das informaes obtidas a partir das observaes e leituras realizadas; -Viabilizar uma aula de campo aos principais pontos histricos de Natal;

-Viabilizar oficinas de fantoches; colcha de retalhos e livro de pano;


-Exposio de fotografias dos pontos Histricos com as fotos tiradas pelos alunos; - Exposio de todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

IX AVALIAO

Se utilizar como instrumentos de avaliao os trabalhos em grupo e individual: produo textual, pesquisas dirigidas, apresentao de dados coletados em forma de seminrios. As evidncias dos trabalhos sero feitas atravs de registros de filmagens, fotografias e produes textuais. De forma que a avaliao seja pautada no processo contnuo de observao, desde a participao anlise do desempenho dos educandos.

X PRODUTO FINAL
Este projeto culminar numa exposio das produes artsticas dos alunos. Na disciplina de historia haver a mostra do livro de pano contando o cotidiano e a vida dos alunos. Em lngua portuguesa ser a colcha de retalhos retratando as principais personalidades histricas e da literatura do RN. Em artes haver uma apresentao do teatro de fantoches com o tema: Cidadania.

XI REFERNCIAS
BRASIL/Ministrio da Educao, Secretaria da Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais. Ensino Mdio / Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Mdia e Tecnolgica. Braslia: Ministrio da Educao, 1999. CMARA CASCUDO, Lus. Historia do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro/Natal: Achiam/Fundao Jos Augusto, 1984. ___________________,Historia de Natal. Rio de Janeiro/Natal: Achiam/Fundao Jos Augusto, 1987.

DIRIO DE NATAL/Nova Histria de Natal. (Org.) Itamar de Souza. Projeto Ler Dirio. Fascculo 1, editado pelo Dirio de Natal em 15 de maio de 2001.

EVIDNCIAS

ALUNOS PESQUISANDO PARA A CONSTRUO DO LIVRO DE PANO.

EVIDNCIAS

INCIO DA CONSTRUO DO LIVRO DE PANO.

EVIDNCIAS

ALUNOS COSNTRUINDO OS FANTOCHES.

EVIDNCIAS

ALUNOS COSNTRUINDO OS FANTOCHES.

EVIDNCIAS

CONHECENDO NATAL.

EVIDNCIAS

CONHECENDO NATAL.

EVIDNCIAS

CONSTRUINDO A COLCHA DE RETALHOS.

EVIDNCIAS

EQUIPE CASES DE SUCESSO FILMANDO A CONSTRUO DA COLCHA DE RETALHOS.

EVIDNCIAS

EQUIPE CASES DE SUCESSO FILMANDO A AULA DO FORTE DOS REIS MAGOS NATAL RN.

EVIDNCIAS

EQUIPE CASES DE SUCESSO FILMANDO A AULA DO FORTE DOS REIS MAGOS NATAL RN.

EVIDNCIAS
EQUIPE CASES DE SUCESSO FILMANDO A AULA DO FORTE DOS REIS MAGOS NATAL RN.

Se queres ser universal, fala da tua aldeia.


Leon Tlstoi

Anda mungkin juga menyukai