Anda di halaman 1dari 7

1. Objetivo Determinar o coeficiente de dilatao trmica linear de trs materiais isotrpicos. 2. Fundamentao 2.1.

Dilatao Trmica de Materiais Os objetos que nos cercam so formados por pequenas partculas conhecidas como molculas. Esses objetos, quando se encontram no estado slido, tero as suas molculas fortemente ligadas uma nas outras e por isso a movimentao delas se restringe a pequenas oscilaes. O grau dessas oscilaes determina uma grandeza fsica muito conhecida por ns, a temperatura. Em outras palavras, quanto mais agitadas estiverem as molculas, maior ser a temperatura. Quanto menor o estado de agitao molecular, menor a temperatura. Desse fenmeno extrai-se uma conseqncia fundamental: quanto mais agitadas estiverem as molculas de um determinado objeto, mais afastadas elas estaro entre si. O resultado disso um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatao.

Figura 1 Dilatao Trmica O aumento de temperatura provoca um afastamento das molculas e um conseqente aumento do tamanho do corpo. Com o aumento da agitao molecular, as molculas ficam mais afastadas uma das outras, porque durante a agitao, duas foras atuam nas molculas: a de atrao, provocando aproximao; e a de repulso, provocando afastamento. Essas foras no so simtricas, de modo que a fora de repulso maior do que a de atrao. Assim, possvel concluir que o afastamento das molculas maior que a aproximao, resultando no aumento das dimenses do corpo. A dilatao trmica algo muito comum no nosso dia a dia, pois os objetos so constantemente submetidos a variaes de temperatura. Na engenharia, esse fenmeno deve ser considerado na construo de algumas edificaes, como por exemplo, na construo de

pontes e viadutos. Essas construes costumam ser feitas em partes e, entre essas partes, existe uma pequena folga para que, nos dias quentes, ocorra a dilatao sem nenhuma resistncia. Do contrrio, teramos algum comprometimento da estrutura. 2.2. Dilatao Linear A dilatao trmica linear, ou simplesmente dilatao linear, ocorre em corpos em que o comprimento a dimenso mais importante, como por exemplo, em cabos e vigas metlicas. Por esse motivo, quando sujeitos a variaes de temperatura, corpos com esse formato sofrero, principalmente, variaes no comprimento. Essas variaes esto diretamente relacionadas a trs fatores: 1. o comprimento inicial do objeto em mm (representada por L0); 2. o material de que ele feito ou coeficiente de dilatao linear (representado por ); 3. e a variao de temperatura sofrida por ele em C (representada por T). A partir desses trs fatores, pode-se chegar a uma equao matemtica que mostra como determinar a alterao de comprimento sofrida por um corpo devido a variaes de temperatura:

Figura 2 Dilatao Linear

Eq. I Onde L representa precisamente a alterao de comprimento em mm (variao de comprimento dilatado). O coeficiente de dilatao trmica nos materiais isotrpicos calcula a variao de comprimento e, conseqentemente, o volume em funo da temperatura. 2.3. Dilatao Superficial e Dilatao Volumtrica As dilataes superficial e volumtrica so aquelas em que prevalecem as variaes de rea e de volume. Os fatores que influenciam a dilatao trmica nesses casos so os mesmos da

dilatao linear, ou seja: a dimenso inicial do material e a variao de temperatura. Assim, as equaes que determinam essas dilataes so muito semelhantes equao da dilatao linear:

Eq. II

Eq. III Onde A a variao de rea, A0 a rea inicial, V a variao de volume, V0 o volume inicial, T a variao de temperatura, e so os respectivos coeficientes de dilatao superficial e volumtrica. 2.4. Conceitos Calor (ou energia calorfica) uma forma de energia que diretamente transferida de um objeto mais quente para um mais frio. Tal energia no est na forma de calor antes ou depois da transferncia, somente durante a transferncia. Em outras palavras, calor energia em trnsito. Aps a absoro de energia calorfica por um objeto, no correto dizer que o objeto "contm mais calor". Neste caso, o objeto contm mais energia, mas no calor. A temperatura de um objeto mede a energia cintica mdia de suas partculas, ou seja, a agitao das molculas. Quando o calor transferido para um objeto, a energia cintica mdia de suas partculas componentes aumentada, estas partculas movem-se ento mais rapidamente e a temperatura do objeto aumenta. 3. Materiais 1. Trena: instrumento para medidas de comprimento, com preciso de dcimos de milmetros. Para a trena a sensibilidade de 1,0 mm e a incerteza de 0,5 mm. 1. Termmetro: instrumento para medidas de temperatura, com preciso de dcimos da escala termomtrica (Celsius, Fahrenheit e Kelvin). Sua sensibilidade, para C, de 1,0C, sendo sua incerteza de 0,5C. 2. Chapa aquecedora eltrica: um equipamento de laboratrio cuja funo aquecer de maneira controlada as substncias de determinada anlise.

3. Panela de Inox e rolha de cortia com orifcio ligado a uma mangueira: funciona como panela de presso, pois ao aquecer-se o lquido o mesmo entra em ebulio e sai pela mangueira que est conectada ao suporte. 4. Suporte para os materiais a serem dilatados 5. Materiais a serem dilatados (supostamente): alumnio, lato e vidro. 4. Procedimento Inicialmente colocou-se gua em uma panela de modo que sobrasse espao para colocar a rolha de cortia. Feito isso acionou-se o aquecedor eltrico, a fim de aquecer a gua at ebulio, sendo essa tapada com a rolha. Na rolha havia uma mangueira que estava ligada a trs tubos que por sua vez esto conectados nos trs materiais os quais iremos medir a dilatao linear. Enquanto se aguardava a gua atingir o estado de ebulio, mediu-se com o auxlio de uma trena o comprimento inicial dos trs materiais, anotando-se os mesmos. Em seguida, ajustouse o zero das barras de medio do comprimento dilatado dos materiais, de forma que as mesmas estivessem alinhadas em zero. No momento em que se atingiu a temperatura de ebulio da gua, observou-se que ao passar o vapor dgua pela mangueira que estava ligada a rolha aos materiais de anlise, as barras comearam a movimentar-se, at que por um momento parou de se movimentar. Aps isso anotou-se os resultados obtidos e fez-se os clculos de dilatao linear dos materiais em anlise. bom ressaltar que tomou-se os devidos cuidados para que se realizasse o procedimento sem perigos de queimaduras e tambm ao se alcanar a temperatura de ebulio foi-se controlada a mesma, a fim de obter-se um resultado mais preciso. 5. Resultados As medidas do comprimento inicial dos supostos materiais so:

Comprimento - L (mm) Alumnio (237,5 0,5)


E assumindo que:

Lato

Vidro

(237,5 0,5)(237,5 0,5)

1. T = temperatura de ebulio da gua = 100,0C 2. T0 = temperatura inicial ou ambiente = 24,0C 3. Para cada 4 cm de deslocamento do indicador na escala equivalente a 1 mm de dilatao longitudinal. 5.1. Clculo do coeficiente de dilatao do Alumnio De acordo com o medidor de comprimento de dilatao dos materiais, anota-se para o Alumnio 5,00 cm, ou seja:

Lembrando-se de que o coeficiente de dilatao linear vale:

5.2. Clculo do coeficiente de dilatao do Lato Para este material observou-se um comprimento de dilatao de 4,00 cm, portanto para este:

Utilizando-se a Eq.I rearranjada, conforme visto anteriormente, tem-se como coeficiente de dilatao:

5.3. Clculo do coeficiente de dilatao do Vidro Para este observa um comprimento de dilatao de 0,20 cm, com isso:

Portanto o seu coeficiente de dilatao linear vale:

5.4. Discusses Com base no experimento realizado foi possvel encontrar os coeficientes de dilatao trmica dos 3 materiais que realmente eram: vidro, lato e alumnio; pois os valores encontrados so prximos dos que esto tabelados, e tambm devemos levar em considerao as condies em que foi realizado o experimento, e tambm com os materiais utilizados, que acabam gerando um percentual de erro e incertezas no experimento. No caso das condies no qual foi realizado o experimento, verifica-se que a presso na qual trabalhou-se era diferente de 1 atm, visto que a altitude era maior que a do nvel do mar, como conseqncia tem-se a diminuio do ponto de ebulio da gua, embora tenha sido utilizado nos clculos a temperatura de 100C, isso implica numa dilatao menor do que a realizada

nas condies convencionais (com temperatura de ebulio da gua igual a 100C a uma presso de 1 atm). 6. Concluso Podemos concluir que a dilatao um estado de agitao das molculas internas de um material levando-o a deformar-se. A dilatao linear trata-se de um caso no muito conveniente a ser estudado, devido ao fato de a mesma ser um fator especfico de ocorrncia de dilatao, pois ao dilatar-se um corpo expande-se por todas as direes sendo, portanto a dilatao longitudinal ou linear terica. No experimento observou-se que os materiais em anlise sofreram dilatao de acordo com que se passava o vapor dgua quente de forma que num dado momento com a temperatura sendo sempre controlada, no se houve mais dilatao dos mesmos, devido ao fato de os mesmos terem sofrido dilatao mxima, causada pela excitao das molculas atravs do calor, que a energia em trnsito. Quanto maior a temperatura, maior a agitao das molculas internas do material e maior a sua dilatao, sendo o coeficiente de dilatao constante para cada dado material. necessrio constatar-se que as condies e os materiais utilizados no experimento no eram to precisos, o que mostrou-nos alterao dos valores do coeficiente de dilatao dos materiais analisados, visto que outro fator a ser considerado so as condies ambientais tais como presso e temperatura ambiente. Podemos, portanto, afirmar que o objetivo do experimento foi alcanado. 7. Bibliografia 1. http://educacao.uol.com.br/fisica/dilatacao-termica-calor-faz-corpos-fisicos-aumentarem-detamanho.jhtm Acessado em 13/11/11. 1. RUSSEL, J.B., Qumica Geral, Ed. McGraw-Hill do Brasil Ltda, 1982. Consultado em 13/11/11.

Anda mungkin juga menyukai