Anda di halaman 1dari 31

Bancos Centrais e Banco Central do Brasil: Origem e Funes

Mrcio Antnio Estrela


estrela@bcb.gov.br
Economista, fez ps em finanas e cursou o mestrado em Economia e Finanas Pblicas da FGV/SP. Foi assessor econmico na Seplan/MG. Entrou no Banco Central do Brasil em 1994 e hoje coordenador no Departamento da Dvida Externa e de Relaes Internacionais Derin.
Mrcio A. Estrela

Bancos Centrais

Configurao recente;

Formaram-se gradualmente como resposta instabilidade dos incipientes sistemas financeiros;

Mrcio A. Estrela

Primeiras Funes

A prtica bancria concentra em certas instituies algumas funes que, mais tarde, definiriam as funes de um banco central: 1 - direito de emisso; 2 - banqueiro do governo;e, com o passar do tempo, 3 - depositrio das reservas dos outros bancos; 4 - emprestador de ltima instncia.

Mrcio A. Estrela

O Banco da Inglaterra

Fundado em 1694 (sculo XVII), como sociedade annima privada primeira instituio a, com o passar do tempo, agrupar de forma mais clara as funes que hoje definem um banco central. O direito de banco emissor (direito de emisso) na regio de Londres lhe concedido em contrapartida ao fato de ter financiado a Inglaterra na guerra contra a Frana (banqueiro do governo). Devido ao aumento de prestgio e participao no mercado, progressivamente, ao longo dos sculos XVIII e XIX, os demais bancos passam a adotar a prtica de manter depsitos no Banco da Inglaterra (depositrio das reservas dos outros bancos banco dos bancos) e, em funo disso, a fazer a compensao via dbitos e crditos em contas naquela instituio (compensao centralizada).

Mrcio A. Estrela

O Banco da Inglaterra

Como decorrncia desse poder, o Banco da Inglaterra passou a fazer emprstimos a instituies com problemas momentneos de liquidez (emprestador de ltima instncia). O crescimento do poder do Banco da Inglaterra evidenciou o conflito entre o objetivo primrio de maximizao dos lucros e o controle dos agregados monetrios. Em funo disso, a Lei do Banco da Inglaterra, de 1946, o nacionalizou e outorgou o carter de Banco Central.

Mrcio A. Estrela

A Expanso do Modelo pelo Mundo

Revoluo Industrial => expanso das atividades das grandes companhias a todos os pases do mundo => expanso do capital industrial => expanso do capital financeiro.

Mrcio A. Estrela

A Expanso do Modelo pelo Mundo


Amrica Latina

Atividades das grandes companhias relacionadas ao fornecimento de matrias primas => grandes fluxos de investimentos => demanda por servios financeiros => surgimento de bancos. Desenvolvimento das atividades bancrias sem controle => instabilidade => necessidade de regulao e unificao da emisso.

Mrcio A. Estrela

A Expanso do Modelo pelo Mundo


Amrica Latina O primeiro banco central da Amrica Latina foi o Banco da Repblica Oriental do Uruguai (1896), inspirado no modelo ingls. A maioria dos demais surgiu aps a I Guerra Mundial. A Conferncia Financeira Internacional de 1920, convocada pela Sociedade das Naes, recomendou o estabelecimento de BCs onde no existiam. Dava-se importncia independncia nos BCs em relao aos governos para combater tendncias fiscais deficitrias.
Mrcio A. Estrela

Histrico do Banco Central do Brasil

- De 1808 a 1945
Chegada da famlia real Criao do Banco do Brasil crises do Banco do Brasil 1821: retorno da famlia real a Portugal 1829: dissoluo do Banco 1851: novo Banco criado pelo Baro de Mau 1853: fuso com o Banco Comercial do RJ Tentativas para criar um Banco Central
Mrcio A. Estrela

Histrico do Banco Central do Brasil


- 1945: criao da Sumoc Razes: modificaes ocorridas na atividade econmica ao trmino da Segunda Guerra Mundial; Conferncia de Bretton Woods; necessidade de reorganizar os sistemas creditcio e monetrio nacionais, combater a inflao, controlar os meios de pagamento e aumentar a cooperao entre as autoridades monetrias e as autoridades fiscais. - Organismos que regularam a atividade financeira entre 1945 e 1964: Conselho Superior da Sumoc; Superintendncia da Moeda e do Crdito Sumoc; Banco do Brasil; Tesouro Nacional. - Criao do Banco Central do Brasil: Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964
Mrcio A. Estrela

10

Definio e Funes de Bancos Centrais


Definio do BIS: A instituio de um pas ao qual se tenha confiado o dever de regular o volume de dinheiro e crdito. Funes: monoplio de emisso; banco dos bancos; banqueiro do governo; superintendente do sistema financeiro; executor da poltica monetria; executor da poltica cambial (depositrio das reservas internacionais); assessor econmico do governo.
Mrcio A. Estrela

11

Monoplio de emisso
Monoplio de emisso busca de uniformidade; controle da emisso (evitar a excessiva criao de moeda).
No Banco Central do Brasil: - Pela Constituio e pela Lei 4595/64, cabe ao Bacen emitir papelmoeda e moedas metlicas e executar os servios do meio circulante. - Os servios do meio circulante compreendem: atendimento da demanda de dinheiro; substituio e destruio do numerrio desgastado (saneamento do meio circulante); estudo, pesquisa, elaborao e aprovao de projetos de novas cdulas e moedas.
Mrcio A. Estrela

12

Banco dos Bancos


compulsrios e reservas; fornecer crdito ao sistema financeiro; emprestador de ltima instncia; compensao bancria. No Banco Central do Brasil: - O Bacen detm a conta Reservas Bancarias das Instituies; - O Bacen oferece operaes de redesconto. - O Bacen gerencia o Sistema de Pagamentos Brasileiro.
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB): O Banco Central do Brasil levou a efeito uma profunda alterao no sistema de pagamentos brasileiro, aumentando sua eficincia e melhorando a gerncia de risco. Os riscos, antes assumidos pelo Bacen, passaram a ser assumidos em sua maior parte pelos prprios agentes operadores Risco Moral.

Mrcio A. Estrela

13

Banqueiro do Governo
Detm as contas mais importantes do governo, inclusive reservas em moedas estrangeiras.
No Banco Central do Brasil: - acompanhar a execuo oramentria do governo; - atuar em nome do Tesouro nos leiles de ttulos pblicos federais; - administrar as reservas internacionais; - representar o pas junto a organismos internacionais; - receber as disponibilidades de caixa da Unio Conta nica do Tesouro; - administrar as Reservas Internacionais. Alteraes essenciais: - Constituio de 1988: proibidos emprstimos, diretos ou indiretos, do Bacen ao Tesouro. - Lei de Responsabilidade Fiscal: Bacen no mais emite ttulos prprios.
Mrcio A. Estrela

14

Superintendente do Sistema Financeiro


Estabelecimento de esquemas de normas e procedimentos e sua observncia. Limitao do nmero de empresas: capital mnimo; relao entre capital, ativos e passivos; qualidade dos ativos; Regras prudenciais: liquidez das instituies (estrutura de prazos de ativos e passivos), tipos de atividades das instituies, concentrao em carteira. Condies monetrias e creditcias da economia (encaixe legal, limites globais de crdito, estrutura em carteiras). Inspeo direta (Inspeo Global Consolidada IGC, Inspeo Modular IM, Verificao Especial VE) ou indireta. Saneamento do SFN (Interveno, Temporria, Liquidao Extrajudicial).
Mrcio A. Estrela

Administrao

Especial
15

Executor da Poltica Monetria


Define o sentido mais amplo do BC e, em ltima instncia, engloba as demais. Definio: corresponde atuao das autoridades monetrias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propsito de controlar a liquidez global do sistema econmico de forma a manter a quantidade de moeda em circulao compatvel com a estabilidade do nvel geral de preos, com o crescimento da produo e com a estabilidade cambial.

Mrcio A. Estrela

16

Poltica Monetria: Compulsrio


Encaixe legal/compulsrios: A frao dos depsitos compulsrios mantidos pelas instituies financeiras no BC guarda relao inversa com a capacidade do sistema bancrio para expandir o crdito e a oferta monetria. um instrumento de efeito induzido. No Banco Central do Brasil: - Limites: at 100% sobre os depsitos vista e at 60% sobre outros ttulos contbeis. - Sistema atual: - 45% sobre recursos vista; - 20% sobre depsito de poupana; - 30% sobre operaes de cmbio de liquidao futura; - 15% sobre depsitos prazo, recursos de aceites cambiais, etc.; - exigibilidade adicional: - 8% sobre recursos vista e depsitos a prazo; - 10% (dez por cento) sobre depsitos de poupana.
Mrcio A. Estrela

17

Poltica Monetria: Redesconto


Redesconto: mecanismo por intermdio do qual um banco comercial troca ttulos de sua propriedade por moeda junto ao banco central, a taxas de juros pr- estabelecidas. um instrumento de efeito induzido. O redesconto , tambm, utilizado para suprir crdito a instituies financeiras com problemas conjunturais de liquidez. No Banco Central do Brasil:
intradia: para atender necessidades de liquidez ao longo do dia. um dia til: para liquidez de curtssimo prazo; at 15 dias teis, prorrogveis at 45 dias teis: para descasamento de curto prazo no fluxo de caixa, no caracterizado como problema de desequilbrio estrutural. at 90 dias corridos, recontratveis at 180 dias corridos: para viabilizar ajuste patrimonial de instituio financeira com desequilbrio estrutural (Diretoria do BC tem de aprovar).
Mrcio A. Estrela

18

Poltica Monetria: Mercado Aberto


Mercado aberto: o instrumento mais gil e flexvel. - Vantagens das operaes de mercado aberto: (1) No h retardo na observncia de seus efeitos; (2) O impacto sobre a taxa de juros imediato; (3) Podem ser utilizadas para neutralizar (ou potencializar) movimentos das taxas de juros em ambas as direes; (4) O Banco Central agente ativo no processo; e o alcance de seus efeitos se estende a todas as instituies financeiras. No Banco Central do Brasil:
Operaes realizadas com ttulos pblicos federais. Operaes compromissadas ou operaes definitivas. Mercado primrio e mercado secundrio.

Mrcio A. Estrela

19

Sistema de Metas para a Inflao (SMPI)


Definio das metas de poltica monetria Sistema de Metas para a Inflao: Decreto 3.088, de 21 de junho de 1999. Antecedentes: - contexto macroeconmico a partir da estabilizao econmica de 1994, englobando reformas econmicas, controle monetrio, reduo do tamanho do setor pblico e reestruturao do sistema financeiro; -adoo do regime de cmbio flutuante (poltica monetria ativa). Descumprimento da Meta Tem de ser enviada carta aberta ao Ministro da Fazenda, contendo: descrio das causas do descumprimento; providncias para o retorno da inflao aos limites estabelecidos; prazo no qual se espera que as providncias produzam efeito.
Mrcio A. Estrela

20

Funcionamento do SMPI
O CMN fixa a meta de inflao (representada por variaes anuais do IPCA). Periodicamente o Copom se rene para analisar a economia brasileira em todos seus aspectos (nvel de atividade, ambiente externo, ndices de preos, mercado monetrio, dvida pblica, etc.), a tendncia futura da inflao e decidir, nesse cenrio, qual a taxa de juros (Selic meta) necessria para atingir a meta de inflao definida. O Banco Central do Brasil atua no mercado de forma a fazer com que a taxa de juros do mercado (Selic efetiva) seja a definida na reunio do Copom. Notas do Copom so publicadas na internet.
Mrcio A. Estrela

21

Poltica Cambial
Definio: a atuao da autoridade monetria na administrao dos ativos em moedas estrangeiras, e tambm em ouro, visando estabilidade da paridade da moeda e induzir desempenhos das transaes internacionais de acordo com as diretrizes da poltica econmica. Fortemente associada Poltica Monetria.
No Banco Central do Brasil: O Bacen monitora o mercado de cmbio e intervm, mediante compra ou venda de divisas contra moeda nacional, em operaes com instituies financeiras domiciliadas no pas (Bacen atuando como autoridade monetria poltica cambial).
Mrcio A. Estrela

22

Regimes Cambiais

Regime de cmbio fixo: aquele no qual a autoridade monetria fixa o preo internacional da moeda nacional em relao a uma moeda estrangeira ou a uma cesta de moedas. Para sustentar a paridade, o banco central se compromete a comprar ou vender a moeda a uma determinada taxa. Regime de cmbio flutuante: aquele no qual a taxa cambial formada pela atuao dos agentes demandantes e ofertantes de moeda estrangeira no mercado cambial, sem a interferncia (ou com pouca interferncia) da autoridade monetria na definio dessa taxa. Nesses regimes, a autoridade monetria no se compromete a sustentar um preo internacional para a moeda nacional.

Mrcio A. Estrela

23

Poltica cambial e Relaes Financeiras com o Exterior No Banco Central do Brasil: Compete ao BCB garantir o funcionamento do mercado de cmbio, a estabilidade relativa das taxas de cmbio e o equilbrio do BP. Para esse fim pode comprar e vender ouro e moeda estrangeira, realizar operaes de crdito no exterior, administrar as reservas cambiais do pas; promover a contratao de emprstimos e a colocao de ttulos no exterior; acompanhar e controlar os movimentos de capitais, e negociar, em nome do governo brasileiro, com as instituies financeiras e com os organismos financeiros estrangeiros e internacionais. O BCB tambm representa o Pas em organismos financeiros internacionais, como, por exemplo, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Compensaes (BIS).

Mrcio A. Estrela

24

Gerenciamento do Sistema de Pagamentos da Aladi


No Banco Central do Brasil: Gerenciamento do Sistema de Pagamentos da Aladi CCR: O Convnio de Pagamentos e Crditos Recprocos CCR um Sistema de Pagamentos da Aladi (Associao Latino-Americana de Integrao) operacionalizado pelos BCs convenentes, voltado para as operaes de comrcio. Baseado em um sistema de Liquidao Diferida pelo Lquido LDL , sob o amparo do CCR so cursados e compensados, durante perodos de 4 meses, pagamentos internacionais derivados de operaes de comrcio entre os pases dos BCs membros, de modo que, ao final de cada quadrimestre, somente se transfere ou se recebe, o saldo global do BC de cada pas perante os demais. No BCB, alm da operacionalizao diria, so feitos estudos e propostas para aperfeio-lo, tanto no mbito externo (o funcionamento do sistema entre todos os BCs convenentes), quanto no mbito interno (o funcionamento do sistema dentro do Brasil). So propostas e implementadas medidas buscando o gerenciamento de riscos do sistema e do Bacen, o aprimoramento dos controles, um melhor acompanhamento das operaes e um aperfeioamento tecnolgico do CCR. 25
Mrcio A. Estrela

Administrao das Reservas Internacionais


No Banco Central do Brasil: Administrao das Reservas Internacionais: alterao de reservas d-se por: compra e venda de divisas no mercado de cmbio, operaes diretas do BC (pagamento de encargos da dvida externa, etc). o nvel mnimo para as reservas (Res.82 do Senado): recursos suficientes para manter a mdia mensal das importaes dos ltimos 12 meses, durante um perodo mnimo de quatro meses. nas operaes de investimento das reservas no exterior, o Bacen cliente de instituies financeiras domiciliadas no exterior. As atividades de gerncia de reservas internacionais incluem: compra e venda de ativos financeiros no mercado internacional; fornecimento de informaes s autoridades governamentais e sociedade; manuteno e desenvolvimento de controles sobre as atividades referentes gerncia de reservas internacionais; observao das presses, exposies e performance das reservas; e reavaliao da sua qualidade, carter estratgico e adaptao ao mutante mercado financeiro internacional.
Mrcio A. Estrela

26

Administrao das Reservas Internacionais


No Banco Central do Brasil: Administrao das Reservas Internacionais: Princpios de liquidez, risco e retorno. Diretoria Colegiada define a poltica de investimento, que reflete os objetivos estratgicos das reservas, a tolerncia de risco e a expectativa do retorno. So princpios bsicos: (a) a reserva alocada em moedas mais estveis do que o real. (b) O Brasil mantm reservas em moedas conversveis. (c) A alocao das reservas deve espelhar a composio dos compromissos do pas. (d) O dlar norte-americano tende a ser a primeira escolha. O euro tende a rivalizar com o dlar como moeda de reserva internacional. (e) O investimento no mercado financeiro requer familiarizao com os diversos mercados e instrumentos financeiros. (f) Os parmetros de liquidez e risco tendem a se sobrepor ao retorno. (g) As reservas com ouro tem como funo predominante a reserva de valor.
27

Mrcio A. Estrela

Administrao das Reservas Internacionais


No Banco Central do Brasil: Acompanhamento dos movimentos de capitais: bens ou recursos ingressados como investimentos e crditos; os investimentos representam aes do capital social de empresas instaladas no Brasil, que podem ser adquiridas diretamente ou via bolsas de valores; os crditos podem ser classificados em emprstimos ou financiamentos. Pela Lei 4.131/62, ingressos, retornos e rendimentos dos capitais estrangeiros devem ser registrados. O registro efetivado no Banco Central.

Mrcio A. Estrela

28

Negociao da Dvida Externa


No Banco Central do Brasil: Negociao da Dvida Externa O Bacen coordenou, desde 1982, o processo de negociao e implementao dos acordos de reestruturao da dvida externa, com a participao de mais de oitocentos credores internacionais, oficiais (Clube de Paris) e privados (bancos comerciais). Implementao do Plano Brasileiro de Financiamento de 1992, negociado com os credores privados internacionais e conseqente troca da dvida externa do setor pblico por bnus de emisso da Repblica; com a assinatura da maioria dos acordos bilaterais no mbito do Clube de Paris, recursos depositados no Bacen, relativamente ao passivo externo, foram transferidos para o Tesouro Nacional.

Mrcio A. Estrela

29

Balano de Pagamentos No Banco Central do Brasil:


Balano de Pagamentos Definio: apresentao estatstica que resume sistematicamente as transaes econmico-financeiras entre os residentes do pas e os residentes do resto do mundo, durante determinado perodo de tempo. Transaes referem-se a bens, servios, rendas, ativos e passivos financeiros, bem como a transferncias unilaterais. O balano de pagamentos no Brasil: o primeiro remonta a 1947. A partir de 1999, passou a ser publicado mensalmente. A partir de janeiro de 2001, foi adotada a metodologia contida na Quinta Edio do Manual de Balano de Pagamentos (BPM5) do Fundo Monetrio Internacional (FMI).

Mrcio A. Estrela

30

Assessor Econmico do Governo

Assessor Econmico do Governo Pesquisas, estatsticas, etc.

Mrcio A. Estrela

31

Anda mungkin juga menyukai