Anda di halaman 1dari 2

Universidade Federal do Paran Faculdade de Direito Departamento de Direito Privado Direito Romano Prof.

Joo Paulo Arrosi 1 ano N2 Mateos Kruchelski Tsch Fichamento: AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer. O poder soberano e a vida nua I . Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. Pg. 79 a 98.

Em Homo Sacer, Agamben apresenta as indefinies em torno do tempo homo sacer, que fazem com que o autor trabalhe a conceituao dessa figura que est em uma situao limite entre o direito humano e o divino. Tal figura destacada como sendo ao mesmo tempo sacra, com um lado espiritual evoludo, mas com residncia e vivncia mundana, a ponto de ser considerada tambm mortal. O que , ento, a vida do homo sacer, se ela se situa no cruzamento entre uma matabilidade e uma insacrificabilidade, fora tanto do direito humano quanto daquele divino? (p. 81). Embora tenha a parte divina inviolvel, tambm lhe comete a licitude mortal. A religio e o direito esto entrelaados em uma figura de difcil conceituao, inclusive para autores mais recentes. Essa ambivalncia entre sacro e terreno lembra as dualidades do cristianismo. Bem x mal, cu x inferno. Todas as questes importantes parecem ter seu oposto. O homo sacer, assim, acaba por ser a materializao nica de uma dualidade, refletindo problemas terrenos em uma mesma figura. Conforme as fontes, a sacratio apresenta dois aspectos: a impunidadedo assassnio e a excluso do sacrifcio. A impunidade uma exceo ao ius humanus. Mas a matana do homo sacer tambm uma exceo ao ius divinus por no ser considerado uma morte ritual, cujo sentido levar a uma purificao do objeto.

Para tentar desvendar, Agamben interpreta a estrutura do sacratio como algo nico. Ele no explica o veto ao sacrifcio, to pouco como ele pode ser morto independente de sacrifcio. Assim, a sacratio uma estrutura imaginria, uma exceo ao ius humanus, e tambm ao ius divinus. Sendo assim, o aturo apresenta a teoria da ambiguidade do sacro. Vrias cincias relacionam a figura do sagrado com as de tabu e bando. Durkheim, cita Agamben, caracteriza novamente uma ambigidade, agora entre fasto e nefasto, como algo que est em transformao. Sacer, em Freud, santo e maldito, ao mesmo tempo. Desse modo, a dualidade materializada nessa figura permanece para diversos autores, em diversas correntes de pensamento. Vitae necisque potestas. Essa a expresso que designa o poder do pater sobre seus filhos homens. O filho , de um modo extremamente peculiar, sacer em relao ao seu pai. uma condio que excede a Lei das Doze Tbuas, onde nenhum cidado pode ser penalizado morte sem processo. Outra condio do sacer, de no ser condenado a morte por ritos adequados, tambm presente na nessa vitae necisque potestas. Essa a vida do filho: nua em relao ao pai.

Anda mungkin juga menyukai