Anda di halaman 1dari 3

Nota

AVALIAO BIMESTRAL 1 DE BIOLOGIA


Turma:

2BIM

data_______Nome ______________________________RA___________

Objetivos: Avaliar a capacidade de compreenso e expresso e de aplicao de conceitos relativos primeira e segunda lei de Mendel, Possveis comportamentos dos genes , Herana de cromossomos sexuais e suas aplicaes. ATENO: Resolva os exerccios NA ORDEM NUMRICA apresentando as etapas do desenvolvimento para chegar concluso. No ser vlida apenas a resposta e nem respostas que no condizem com o raciocnio expresso no desenvolvimento . Lembre-se : Respostas a lpis ou rasuradas no tm direito reviso de correo. Boa Prova! =)

1)(Puccamp) Do cruzamento de duas moscas com asas, nasceram 120 descendentes com asas e 40 sem asas. Se os 120 descendentes com asas forem cruzados com moscas sem asas e se cada cruzamento originar 100 indivduos, qual ser o nmero esperado de indivduos com asas? e sem asas ? a)400 e 800 b) 600 e 600 c) 800 e 400 d) 900 e 300 e) 1000 e 200 2) Observe o heredograma :

e) no se pode saber a constituio do heterozigoto, mas a distncia entre os dois genes de 14 unidades.

Sabendo-se que a miopia e o uso da mo esquerda so condicionados por genes recessivos, considere as seguintes afirmaes: I - Os indivduos 2 e 4 tm o mesmo gentipo. II - Se 3 se casar com um homem de viso normal (heterozigoto) e canhoto, tero 25% de chance de ter uma filha canhota e de viso normal. III - O indivduo 5 heterozigoto para o gene do uso da mo esquerda e o indivduo 6 heterozigoto para o gene da miopia. Assinale: a) se todas as afirmativas forem corretas. b) se somente as afirmativas I e III forem corretas. c) se somente as afirmativas II e III forem corretas. d) se somente as afirmativas I e II forem corretas 3. As flores de uma planta de Pandora, foram submetidas a um experimento. Nestas plantas, A determina ptalas de cor azul, e seu alelo a cor amarela e B determina bordas denteadas nas ptalas e b bordas lisas. Cruzando-se uma planta heterozigotam azul de borda denteada, com uma planta de flores amarelaa de borda lisa, obteve-se os indivduos abaixo discriminados, que produzem flores com ptalas: 47 - azul denteadas 47 - amarelas lisas 3- indivduos azul lisas 3- indivduos amarelas denteadas Pode-se afirmar que : a) o heterozigoto trans e a distncia entre os dois genes de 6 unidades. b) o heterozigoto AB/aB e a distncia entre os dois genes de 14 unidades. c) o heterozigoto Ab/aB e a distncia entre os dois genes de 12 unidades. d) o heterozigoto cis e a distncia entre os dois genes de 6 unidades.

4.O heredograma acima de uma famlia em que ocorre a hemofilia A, considerando que os indivduos 2 e 4 so irms. Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as afirmativas. I. As irms 2 e 4 apresentam, respectivamente, gentipos da figura 2 e a consanguinidade, atravs da unio entre primos irmos (indivduos 5 e 6), condicionou a manifestao do alelo deletrio h para hemofilia. II. O indivduo 7 hemoflico, pois herdou o alelo recessivo para ausncia do fator VIII de sua me, e o indivduo 8 pode ou no ser portador deste alelo recessivo. III. Dos primos que se casaram, somente o indivduo 6 portador do alelo recessivo que causa a hemofilia, enquanto que o indivduo 5 no apresenta este alelo, pois herdou da me o alelo normal (H). IV. Se o indivduo 7 tiver filhos com uma mulher que tenha o mesmo gentipo para hemofilia de sua av materna, a probabilidade de terem filhos hemoflicos de 50% e de terem filhas hemoflicas de 0%. Esto corretas apenas as afirmativas a) I e IV. b) III e IV. e) I e III.

c) II, III.

d) I e II.

5. Era uma vez, dois animaizinhos que se encontraram no bosque e comearam a conversar ... A disse para B: - Eu tenho dois de cada , voc no . B responde: - Eu me pareo s com a nossa rainha, voc no. Pelo dilogo podemos afirmar que: I. A uma fmea de galinha de angola e B um macho. II. A e B podem ser abelhas , sendo que A um macho e B uma fmea e refere-se s suas duas asas III. B tem duas avs e A s tem uma IV. A poderia estar se referindo aos seus cromossomos V. B resulta das mitoses de um gameta feminino Esto corretas as afirmativas a) I e II b) II e III c) III e IV d) IV e V e) II e V

6. (UFF) Considere o heredograma:

Nota

AVALIAO BIMESTRAL 1 DE BIOLOGIA


Turma:
Sabe-se que o pai, o marido, os cinco irmos homens e um sobrinho de Joana so normais. Entretanto, Joana teve um filho que apresentou sndrome hemorrgica caracterizada por baixo nvel plasmtico do fator VIII da coagulao. A probabilidade gentica de serem portadoras do gene para a hemofilia A, neste caso, : a) 100% para todas as mulheres da famlia b) 100% para Joana, sua me e sua filha c) 100% para Joana e 50% para sua filha d) 100% para Joana e 50% para as outras mulheres da famlia e) 100% para Joana e 25% para sua filha 7. (UEL) Em drosfilas, a cor amarela do corpo determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X, e a cor cinza pelo seu alelo dominante. Assinale a descendncia esperada a partir do cruzamento entre uma fmea amarela e um macho cinzento. a) machos: 100% amarelos - fmeas: 100% cinzentas. b) machos: 100% cinzentos - fmeas: 100% amarelas. c) machos: 100% amarelos - fmeas: 50% cinzentas e 50% amarelas. d) machos: 50% cinzentos e 50% amarelos - fmeas: 100% cinzentas. e) machos: 50% cinzentos e 50% amarelos - fmeas: 50% cinzentas e 50% amarelas. Questo optativa, substitui a questo 6. 8. No filme "O leo de Lorenzo", de 1992, baseado em fatos reais retratada a histria de Lorenzo Odone, um garoto com adrenoleucodistrofia (ALD), uma rara doena gentica que pode levar morte em poucos anos. Lorenzo apresenta a forma mais comum de ALD, e estava condenado morte antes do s oito anos de idade , mas seus pais Michaela e Augusto, inconformados , se dedicaram a descobrir os mecanismos e o tratamento da doena. Eles lutam contra a oposio dos mdicos, que julgavam que leigos no poderiam interferir nos protocolos mdicos de tratamento. a) Faa o heredograma da famlia de Lorenzo e d o gentipo dos seguintes membros: tia 1 e tia 2 (irms de Michaela), tia Dee, Michaela, Augusto e Lorenzo. b) De que forma os sintomas se relacionam aos genes herdados por Lorenzo?

2BIM

data_______Nome ______________________________RA___________

Rascunho. No destaque. 3TA Nome____________________RA_________ 1 2 3 4 5 6 7 a a a a a a a b b b b b b b c c c c c c c d d d d d d d e e e e e e e

Nota

AVALIAO BIMESTRAL 1 DE BIOLOGIA


Turma:
FOLHA de respostas . Marque X em apenas uma das alternativas. ATENO: Resolva os exerccios NA ORDEM NUMRICA apresentando as etapas do desenvolvimento para chegar concluso. No ser vlida apenas a resposta e nem respostas que no condizem com o raciocnio expresso no desenvolvimento . Lembre-se : Respostas a lpis ou rasuradas no tm direito reviso de correo. Ao final dia todas as folhas de questes estaro disponveis na monitoria , bem como uma prova respondida para voc conferir seu desempenho. Caso queira, preparese para a prova substitutiva no dia 13 de junho Boa Prova! ;)

2BIM

data_______Nome ______________________________RA___________
1 2 3 4 5 6 7 a a a a a a a b b b b b b b c c c c c c c d d d d d d d e e e e e e e

Anda mungkin juga menyukai