Anda di halaman 1dari 4

Idolatria Idolatria trocar Deus por outra coisa ou pessoa, .

. a adorao aos dolos, culto prestado ao que no Deus, . amor excessivo, qualquer coisa ou pessoa que ocupe mais os nossos pensamentos que Deus. Todas as pessoas devem ser respeitadas, amadas e devem ter o direito de expressar suas crenas e opinies. No entanto, no em nome do amor que vamos deixar de dizer a verdade. Isto seria uma contradio. A Bblia fala do amor de Deus a toda a humanidade, independente de suas religies (Joo 3.16). Contudo, ela fala tambm contra o pecado e contra as doutrinas erradas. Glatas 5.19-21 e Apocalipse 22.15). Logo, devemos amar e tambm mostrar o erro. Devemos mostr-lo polidamente, como prprio do amor. xodo 20:1-5; Isaas 40.18-20; Isaas 44.9-20; Isaas 45.20). Deus condenou tambm Deuteronmio 18.9-14. a invocao aos mortos

Enquanto que os outros pecados, em geral, so ofensas contra Deus, a idolatria configura-se como abandono ao verdadeiro Deus. Pensemos, por exemplo, em uma vida conjugal. Marido e mulher podem, eventualmente, se ofenderem e se magoarem e tudo pode ser resolvido na maioria das vezes. O adultrio, porm, uma ofensa totalmente distinta das outras, porque vai contra o vnculo matrimonial e afronta seus compromissos basilares. Logo, na vida conjugal, o adultrio o mais grave pecado. A Bblia compara a idolatria com o adultrio. O povo de Deus muitas vezes mencionado como "esposa" do Senhor. Quando o povo de Deus vai atrs de outros deuses, isto considerado uma traio, ou um tipo de adultrio espiritual. Osias; Jeremias 3; Tiago 4.4-5. I COR. 6.18 Sabemos que muitos dos santos adorados hoje foram, de fato, pessoas santas, servos de Deus, dignos de serem imitados. Porm, morreram, e no ressuscitaram. Quando algum lhes dirige uma orao, est fazendo uma invocao aos mortos, o que Deus proibiu e condenou. Tais fiis, pessoas sinceras e bem intencionadas, deveriam estar fazendo seus pedidos a Deus (Pai, Filho e Esprito Santo). Jesus mesmo nos ensinou a orar direto ao "Pai nosso".

Jesus o nico mediador entre Deus e os homens, conforme est escrito na primeira epstola de Paulo a Timteo (2.5). Isto, porque Jesus foi o nico que morreu na cruz para nos salvar do inferno, tomando sobre si o castigo pelos nossos pecados. Jesus e o Esprito Santo so os nicos que intercedem por ns diretamente diante do Pai (Isaas 53.12 e Romanos 8.26). verdade que as pessoas vivas intercedem umas pelas outras, mas os mortos no intercedem por ningum. Est escrito que os mortos no tem parte alguma no que sucede debaixo do sol (Eclesiastes 9.5-6). Eles no participam, no vem, no ouvem oraes, no intercedem, nem interferem. O apstolo Paulo, quando estava vivo, no admitiu que ningum o adorasse nem se prostrasse diante dele (Atos 14.11-15). Se hoje ele pudesse falar a todos quantos o invocam e veneram como santo, talvez ele repetisse suas palavras do texto de Atos: "Por qu fazeis essas coisas? Ns tambm somos homens como vs!" Quando o apstolo Joo, inadvertidamente, se prostrou diante de um anjo, este o repreendeu dizendo : "No faas tal coisa. Sou teu conservo .... Adora a Deus!" S diante de Deus devemos nos prostrar. Somente a ele devemos dirigir nossas oraes. "Ao Senhor teu Deus adorars e somente a ele dars culto." (Mateus 4.10). Devemos adorar ao Criador e no criatura. (Romanos 1.21-25).

Na idolatria h certos elementos da criao usurpadores da posio cabvel somente a Deus. Podemos fazer da auto-glorificao, um dolo, como tambm das honrarias, do dinheiro, das altas posies sociais (Col 3.5). Praticamente, tudo quanto se torne excessivamente importante em nossa vida pode tomar-se num dolo para ns. A idolatria no requer a existncia de qualquer objeto fsico. Se algum adora a um deus falso, sem transformar esse deus em alguma imagem, ainda assim culpado de idolatria, porquanto fez de um conceito uma falsa divindade. Nesse caso h diferena entre dolo e imagem. Deus condenou os dolos (Ex 32; Lv 26.1; II Rs 21.11; Si 115.3-9; 135.15-18; Is 2.18; At 15.20; 21.25; II Co 6:16), condenou as imagens para adorao (Ex 20.1-6, Nm 33.52; Lv 26.1; Dt 27.15; Is 41.29; Ez 8.942). A Igreja Romana tem ensinado h sculos que os santos e Maria intercedem pelos fiis; ora, se eles esto mortos e seus espritos so invocados, isso invocao de pessoas que j morreram e isso pecado (Is 8:19). E essa prtica, parece mais com o espiritismo do que com o cristianismo. Alm do mais, h um s

mediador ou intercessor entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (I Tim. 2:5). Assim, por trs do ensinamento romanista de que, a honra devolvida nas santas imagens uma venerao respeitosa, est a inteno de se ver protegido, guardado, ou que o santo representado na imagem venha interceder pelo pedinte, e isso pecado de idolatria, e de feitiaria, pois o esprito do morto no deve ser invocado pelos vivos (1 Tm 2.5; Is 8.19). Filhinhos, guardai-vos dos dolos. Amm. (I Joo 5.21). Idolatria: os rivais de Deus "No ters outros deuses diante de mim" uma das seis declaraes acerca de Deus em xodo 20:1-7. Deus no vai compartilhar o amor do seu povo com outro deus. A idolatria infidelidade. Jeremias a descreve como "adulterou, adorando pedras e rvores" (Jeremias 3:9). isso que Paulo frisa em sua discusso com os corntios sobre o zelo divino e a devoo a Cristo (2 Corntios 11:2-3). A irracionalidade (Atos 17), o absurdo (Isaas 44) e a tragdia (1 Reis 18) da idolatria tambm so temas freqentes nas Escrituras.

Para onde foram todos os dolos? Ser que um mal antigo poder se tornar uma ameaa em nossos dias? A nossa percepo se aprimora quando lemos a palavra de Paulo: "Avareza, que idolatria" (Colossenses 3:5) e "avarento que idlatra" (Efsios 5:5). Uma pessoa gananciosa no pode ir para o cu (1 Corntios 6:9-10; 5:11). Qualquer preocupao exagerada se torna um deus. Quando o orgulho, o dinheiro, os bens, o emprego ou as realizaes pessoais passam a rivalizar com Deus, somos idlatras (Mateus 6:24; Romanos 16:17-18)! Satans o "deus deste sculo" (2 Corntios 4:4). H foras da maldade que influenciam os homens a agir como se Deus no fosse Deus. O secularismo faz das conquistas do homem um deus. O comunismo, descrito por um COMUNISTA desiludido como "o deus que fracassou", assassinou milhes e aprisiona um tero do mundo com uma interpretao econmica da histria. Ao refletirmos sobre esse mundo e perguntarmos se os cristos podem transform-lo, h uma questo mais fundamental: "Ser que sou idlatra?".

A feitiaria est se disseminando! Vai de ler folhas de ch, a mo e as cartas astrologia (Isaas 47:13). O cultivo de drogas revive a feitiaria pag. Nos

mercados, sobejam os expedientes de manipulao: ioga, cientologia, zenbudismo, teologia da Nova Era, culto aos anjos. O que mais se aplica a ns, devemos acautelar-nos de qualquer pensamento ou ato que eleve o que queremos acima do que Deus quer. "Porque a rebelio como o pecado de feitiaria, e a obstinao como a idolatria e culto a dolos do lar" (1 Samuel 15:23). Quando as pessoas se afastam de Deus e da sua revelao, no tanto que elas no crem em nada; elas crem em tudo! "Filhinhos, guardai-vos dos dolos" (1 Joo 5:21)

Letcia Tavares

Anda mungkin juga menyukai