Anda di halaman 1dari 1

Perfil

sapori professor do curso de cincias sociais da PUC Minas e Secretrio Executivo do Instituto Minas Pela Paz

Humor do dia: Alegre

AFROREGGAE : construindo pontes


Tive o prazer de conhecer o Grupo Cultural AfroReggae em 2004, quando recebi a visita do Jos Jnior, seu coordenador executivo, alm do Anderson, do Johaine e da Julita Lemgruber e da Silvia Ramos, pesquisadoras do CESeC. Ainda ocupava a posio de secretrio adjunto de Defesa Social de MG e naquele primeiro encontro com eles ouvi uma proposta inusitada : os jovens do AfroReggae, oriundos da Favela de Vigrio Geral, vtimas contumazes da violncia e da corrupo policial, queriam realizar um trabalho cultural no interior dos batalhes da Polcia Militar de Minas Gerais. Queriam conhecer melhor a Polcia de modo a estabelecer uma nova relao com os policiais, comeando em Minas para se estender at o Rio de Janeiro. Esse foi o incio de uma parceria que persiste at hoje entre a PMMG e o AfroReggae, construindo o internacionalmente reconhecido projeto JUVENTUDE E POLCIA.

Conhecendo-os mais de perto, passei a admir-los ainda mais. Todos os membros do AfroReggae apresentam trajetrias de vida marcadas pela superao, com infncias sofridas na pobreza, sedues do trfico de drogas na adolescncia, incurses em carreiras criminosas por parte de alguns, reencontro com o trabalho, a dignidade e a cidadania na fase adulta. Da convergncia das experincias individuais com a excluso social e com a criminalidade resultou um compromisso coletivo com a construo da paz, uma luta incansvel pela superao da violncia gerada pelo trfico de drogas.

Os membros do AfroReggae tm se dedicado a essa misso desde meados da dcada de 1990. Realizam oficinas culturais junto aos jovens residentes em diversas comunidades cariocas, fazem mediao de conflitos entre os grupos do trfico, retiram jovens envolvidos com o trfico, trabalham com adolescentes infratores, desenvolvem projetos de reintegrao social de egressos do sistema prisional, aproximaram-se das organizaes policiais, militares e civis. Como gosta de afirmar o Jos Jnior, cabe ao AfroReggae 'construir pontes e no deton-las'.

O Rio de Janeiro e o Brasil precisam do trabalho do AfroReggae, que tm demonstrado na prtica que possvel lidar com o problema da violncia e do trfico de drogas investindo na preveno social.

A morte do Evandro na semana passada foi, certamente, um duro golpe para todo o grupo. Mas, tenho a absoluta certeza de que o episdio no vai desconstruir as pontes que estabeleceram com a Polcia. Esto maduros o suficiente para separarem o 'joio do trigo'.

Anda mungkin juga menyukai