Anda di halaman 1dari 11

Colgio Salesiano So Jos

Trabalho de Cincias: Vrus HIV (AIDS)

Natal, 14 de Maro de 2013.

Colgio Salesiano So Jos

HIV AIDS

Nome: Guilherme Teixeira Ano turma turno: 8 ano C- matutino N na chamada: 14

SUMRIO
1. Introduo Pg.: 4 2. Desenvolvimento - Pg.: 5 2.1. O que HIV? 2.2. Como se passa o vrus? 2.3. Quais os sintomas? 2.4. Do que constitudo o HIV? 3. Anexos - Pg.: 9 4. Concluso -Pg.: 10 5. Bibliografia - Pg.: 11

HIV AIDS
Introduo:
Este trabalho vai descrever uma pesquisa da matria de Cincias passada pelo professor Jailton. Esta pesquisa deu-se pela escolha de um vrus. Vai descrever as caractersticas, qual a constituio, quais sintomas, a preveno, mostrar anexos. O vrus escolhido foi o HIV, onde o agente causador da AIDS, onde atinge o sistema imunolgico do organismo (responsvel pela defesa), onde tambm causam vrios sintomas ao organismo.

HIV AIDS
O que HIV?
HIV a sigla em ingls do vrus da imunodeficincia humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunolgico, responsvel por defender o organismo de doenas. As clulas mais atingidas so os linfcitos T CD4+. E alterando o DNA dessa clula que o HIV faz cpias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfcitos em busca de outros para continuar a infeco. Ter o HIV no a mesma coisa que ter a aids. H muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doena. Mas, podem transmitir o vrus a outros pelas relaes sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de me para filho durante a gravidez e a amamentao. Por isso, sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situaes.

HIV AIDS
Como se passa o vrus?
Somente em secrees como sangue, esperma, secreo vaginal e leite materno, o vrus aparece em quantidade suficiente para causar a molstia. Para haver a transmisso, o lquido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se d atravs de relao sexual (heterossexual ou homossexual), ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfuso de sangue contaminado, na transmisso vertical da me infectada para o feto durante a gestao ou o trabalho de parto e durante a amamentao.

HIV AIDS
Quais os sintomas?
Febre, aparecimento de gnglios, crescimento do bao e do fgado, alteraes eltricas do corao e/ou inflamao das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de trs a oito semanas. Na crnica, os sintomas esto relacionados a distrbios no corao e/ou no esfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a trs dcadas na chamada forma assintomtica ou indeterminada da doena.

HIV AIDS
Do que constitudo o HIV?
O HIV um retrovrus que tem o seu material gentico de RNA e do grupo lentivrus. A estrutura bsica do HIV constituda por um envelope protico com duas principais protenas a GP120 e GP41, internamente possui um capsdeo formado por protenas e lipdios, que comporta seu material gentico. Dentro do capsdeo encontram-se cinco protenas que participam do processo de converso do RNA viral em DNA: a Transcriptase reversa, a VER, a TAT, a Integrase e a Protease, das quais a de maior relevncia a Transcriptase reversa (Brasil, 1998).

HIV AIDS
ANEXOS:

Google Imagens

HIV AIDS
Concluso:
Ao fazer essa pesquisa, conclui, que devemos se prevenir muito bem, pois os vrus s prejudicam as clulas, podendo at mata-las. Os vrus s se reproduzem dentro de uma clula viva, onde ao penetrar nela, o vrus obrigaa ela a reproduzir outros vrus e aumentar a quantidade de vrus, assim afetando cada vez mais o organismo. Em relao ao vrus HIV, demora um tempo para comear seus sintomas. Atingi o sistema imunolgico do corpo, onde responsvel pela defesa do organismo.Os vrus tambm atingem os seres animais e vegetais, inclusive o humano. Este trabalho serviu para desenvolver conhecimentos, onde no qual ajudar ao acmulo de pontos extras.

HIV AIDS
Bibliografia
pt.wikipedia.org/wiki/Vrus_da_imunodeficincia_humana

www.aids.gov.br/pagina/o-que-e-hiv

www.aids.gov.br/

Anda mungkin juga menyukai