Anda di halaman 1dari 14

Professor Gustavo Henrique Justino de Oliveira TERCEIRIZAO NA ADMINISTRAO PBLICA Sumrio: 1. Noes introdutrias; 2. Terceirizao e direitos trabalhistas; 2.1.

Responsabilidade da Administrao Pblica; 2.1.1. Smula TST n 331; 2.1.2. ADC 16 DF; 2.1.3. Posicionamento do TST diante do julgamento da ADC 16 alteraes da Smula 331; 2.1.4. Medidas preventivas adotveis pelo Poder Pblico; 3. Novo modelo trazido pelo RDC

1. Noes introdutrias Terceirizao, no mbito da Administrao Pblica, pode ser compreendida como a contratao pelo ente administrativo, dos servios de terceiros para a realizao de uma atividade meio, que poderia ser executada pelo prprio ente. De acordo com Maral JUSTEN FILHO, terceirizao consiste num contrato e prestao de servios por meio do qual um sujeito transfere a outrem o dever de executar uma atividade determinada, necessria satisfao de um dever. (JUSTEN FILHO, Maral, 2005, p. 552) A terceirizao no mbito da Administrao Pblica federal objeto do Decreto federal n. 2271/97, que dispe sobre a contratao de servios pela Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional, restando-se clara a legalidade do instituto. O artigo 1 do decreto afirma que atividades acessrias podero ser executadas por terceiros no integrantes da Administrao Pblica, e elenca algumas atividades que devero ser, preferencialmente, realizas dessa forma. De acordo com o dispositivo:
Art. 1 No mbito da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional podero ser objeto de execuo indireta as atividades materiais acessrias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem rea de competncia legal do rgo ou entidade. 1 As atividades de conservao, limpeza, segurana, vigilncia, transportes, informtica, copeiragem, recepo, reprografia, telecomunicaes e manuteno de prdios, equipamentos e instalaes sero, de preferncia, objeto de execuo indireta. 2 No podero ser objeto de execuo indireta as atividades inerentes s categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do rgo ou entidade, salvo

expressa disposio legal em contrrio ou quando se tratar de cargo extinto, total ou parcialmente, no mbito do quadro geral de pessoal.

A contratao dever obedecer regra geral dos contratos administrativos, sendo efetuada mediante a realizao de procedimento licitatrio. Percebe-se que as atividades executadas por meio de terceirizao so, geralmente, servios de natureza contnua, os quais, segundo o inciso II do artigo 57 da Lei de Licitaes e Contratos Administrativos, tero seus contratos com durao mxima de sessenta meses. Abaixo quadro normativo acerca da terceirizao na Administrao Pblica: Lei n. 8.666/1993 Decreto federal n. 2271/97 Artigos 66 ao 76. Dispe sobre a contratao de servios pela Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional e d outras providncias. Instruo Normativa n 2/2008 do Dispe sobre Regras e Diretrizes para a Ministrio do Planejamento, Contratao de Servios, Continuados ou no. Dispe sobre a legalidade no Contrato de Prestao de Servio.

Oramento e Gesto Smula 331, TST

2.

Terceirizao e direitos trabalhistas Apesar de sua legalidade, a terceirizao enseja debates

especialmente no atinente aos direitos dos trabalhadores, e hiptese de ser utilizada como uma forma de interposio de mo de obra. Como assevera Maria Sylvia Zanella DI PIETRO, embora se trate de contratao que obedece s regras e princpios do direito administrativo, a terceirizao acaba, muitas vezes, por implicar burla aos direitos sociais do trabalhador da empresa prestadora do servio, o que coloca a Administrao Pblica sob a gide do direito do trabalho. Da a necessidade de sujeitar-se s

decises normativas da Justia do Trabalho. (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella, 2008, p. 325). 2.1. Responsabilidade da Administrao Pblica A Lei federal n. 8.666/93 dispe em seu artigo 71 que a Administrao Pblica no pode ser responsabilizada por obrigaes trabalhistas, fiscais e comerciais do contratado, in verbis:
Art. 71. O contratado responsvel pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscais e comerciais resultantes da execuo do contrato. 1o A inadimplncia do contratado, com referncia aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais no transfere Administrao Pblica a responsabilidade por seu pagamento, nem poder onerar o objeto do contrato ou restringir a regularizao e o uso das obras e edificaes, inclusive perante o Registro de Imveis. 2o A Administrao Pblica responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdencirios resultantes da execuo do contrato, nos termos do art. 31 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991. 3 (Vetado).

2.1.1.

Smula TST n 331 Apesar da disciplina do artigo 71, 1 contemplar a no

transferncia de responsabilidade Administrao Pblica pelo inadimplemento, pelo contratado, de suas obrigaes perante terceiros, a Justia do Trabalho editou em 1993 a Smula 331, segundo a qual a responsabilidade estendia-se ao ente administrativo a orientao adotada nas relaes privadas de trabalho. Em outras palavras, dbitos de ordem trabalhista do particular poderiam ser imputados ao ente administrativo. O teor da Smula TST n 331 era (foi alterado em 2011, conforme item 2.1.3):
Contrato de Prestao de Servios - Legalidade I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). (Reviso do Enunciado n 256 - TST) III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20-06-1983), de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das empresas

pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial (art. 71 da Lei n 8.666, de 21.06.1993). (Alterado pela Res. 96/2000, DJ 18.09.2000)

Dessa

forma,

jurisprudncia

trabalhista

(RR

n.

79900-

85.2005.5.06.0221; ED-AIRR n. 5240-51.2006.5.10.0811; AIRR n. 27324056.2003.5.02.0065). desenvolvia-se no sentido de afirmar a primazia da Smula n 331 sobre a incidncia do artigo 71, 1 da Lei federal n. 8.666/93 A oposio da compreenso advinda da lei de licitaes e contratos administrativos, qual esto subsumidos todos os entes integrantes das administraes pblicas direta e indireta, ao entendimento delineado pelo Tribunal Superior do Trabalho, ensejava dificuldades de complexa superao. Maral JUSTEN FILHO, na edio de 2009 de seu Curso de Direito Administrativo, manifestava-se no sentido de que
no existe soluo jurdica formal para eliminar o risco de responsabilidade trabalhista da Administrao por encargos devidos pelo particular contratado aos empregados dele. Nenhuma clusula do contrato administrativo poder ser oposta no mbito da Justia do Trabalho. Nem mesmo a estrita regularidade no cumprimento por parte da Administrao s obrigaes assumidas ser bastante para impedir a submisso aos efeitos de condenaes trabalhistas. Sequer ser vivel invocar a ausncia de atuao maliciosa ou desidiosa. A correo dessa orientao da jurisprudncia trabalhista duvidosa, mas vem sendo mantida sem qualquer limitao. (JUSTEN FILHO, 2009, p. 786-787)

Para Maria Sylvia Zanella DI PIETRO, todavia, no haveria conflito entre a Smula n. 331 do TST e o artigo 71 da Lei n. 8.666/93:
a anlise sistemtica permite afastar esse conflito, tendo em vista que a Smula refere-se ao fornecimento de mo-de-obra (que ilegal), enquanto o artigo 71 s pode estar abrangendo os contratos regidos pela Lei n. 8.666, dentre os quais no se insere o de fornecimento de mo-de-obra. Nem poderia a Smula sobrepor-se ao disposto em lei, a menos que esta fosse considerada inconstitucional por interpretao judicial. O que a Administrao Pblica pode fazer, licitamente, celebrar contratos de empreitada, seja para realizao de obra pblica (conforme definida no artigo 6, I, da Lei n. 8.666), seja para prestao de servio (tal como conceituado nos artigos 6, II e 13 da mesma lei). Nesses tipos de contrato, a empresa que contratada e o vnculo contratual se forma com ela e no com seus empregados. O que a Administrao no pode fazer contratar trabalhador com intermediao de empresa de prestao de servios a terceiros, porque nesse caso o contrato assume a forma de fornecimento de mo-de-obra, com burla exigncia do concurso pblico. O trabalhador, nesse caso, no pode ser considerado servidor pblico; ele se enquadra na figura conhecida como funcionrio de fato, porque no investido licitamente em cargo, emprego ou funo. (DI PIETRO, 2008, p. 328).

Entretanto, vlido ressaltar que a maioria das situaes que se apresentam nos tribunais do trabalho refere-se, justamente, a empregados de empresas contratadas pela Administrao Pblica sob a forma de contrato de empreitada. Quando a contratada no cumpre com a integralidade de suas obrigaes trabalhistas, o ente administrativo chamado a adimpli-las. O Supremo Tribunal Federal, anteriormente ao julgamento da ADC n 16, explorada a seguir, apreciou a matria referente responsabilidade da Administrao Pblica pelas obrigaes trabalhistas inadimplidas por contratados seus, atravs do controle de constitucionalidade difuso. Porm, o egrgio Tribunal no apreciou o mrito das aes, sob a justificativa de que se tratavam de questo de ndole infraconstitucional, conforme denota-se do seguinte decisum em sede de agravo regimental em agravo de instrumento:
Agravo de Instrumento Responsabilidade Subsidiria da Administrao Pblica por Dbitos Trabalhistas Confronte Lei n. 8.666/93 com o Enunciado n. 331/TST (inciso IV) Contencioso de Mera Legalidade Recurso Improvido. (...) Situao de ofensa meramente reflexa ao texto da Constituio no viabilizam o acesso via recursal extraordinria, cuja utilizao supe a necessria ocorrncia de conflito imediato com o ordenamento constitucional. Precedentes. A discusso em torno da responsabilidade subsidiria do tomador de servios, por dbitos trabalhistas, fundada no confronto da Lei n. 8.666/93 com o Enunciado n. 331/TST (inciso IV), no viabiliza o acesso via recursal extraordinria, por tratar-se de tema de carter eminentemente infraconstitucional. (AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. AgRg no AI n. 580.049/DF. rgo julgador: Segunda Turma. Ministro relator: Celso de Mello. Data do julgamento: 18/04/2006. Publicao DJ: 29/09/2006)

2.1.2.

Ao Direta de Constitucionalidade 16 DF Assim, diante da disparidade entre o dispositivo legal e o

entendimento do TST, foi ajuizada pelo governador do Distrito Federal Ao Direta de Constitucionalidade (ADC n. 16) para que o STF confirmasse ou no a constitucionalidade do artigo 71, pargrafo 1, da Lei 8.666/93. At a ausncia de um posicionamento assertivo e definitivo do Supremo Tribunal Federal, aplicava-se indistintamente a Smula 331 do TST. Por votao majoritria, o Plenrio do STF declarou a

constitucionalidade do referido artigo, conforme a ementa a seguir:


RESPONSABILIDADE CONTRATUAL. Subsidiria. Contrato com a administrao pblica. Inadimplncia negocial do outro contraente. Transferncia consequente e automtica dos seus encargos trabalhistas,

fiscais e comerciais, resultantes da execuo do contrato, administrao. Impossibilidade jurdica. Consequncia proibida pelo art., 71, 1, da Lei federal n 8.666/93. Constitucionalidade reconhecida dessa norma. Ao direta de constitucionalidade julgada, nesse sentido, procedente. Voto vencido. constitucional a norma inscrita no art. 71, 1 da Lei federal n 8.666, de 26 de junho de 1993, com a redao dada pela Lei n 9.032, de 1995.

Ficou confirmado que a inadimplncia do contratado pelo Poder Pblico quanto a encargos trabalhistas, fiscais e comerciais no transfere Administrao Pblica a responsabilidade por seu pagamento, nem pode onerar o objeto do contrato ou restringir a regularizao e o uso das obras e edificaes, inclusive perante o Registro de Imveis. Contudo, isto no significa que eventual omisso da Administrao Pblica, na obrigao de fiscalizar as obrigaes do contratado a exonera desta responsabilidade. 2.1.3. Posicionamento do TST diante do julgamento da ADC 16 alteraes da Smula 331 Cezar Peluzo, ento presidente do STF, por ocasio do julgamento da ADC n 16, declarou que [a deciso do STF] no impedir o TST de reconhecer a responsabilidade, com base nos fatos de cada causa e que o STF no pode impedir o TST de, base de outras normas, dependendo das causas, reconhecer a responsabilidade do poder pblico1. Registrou-se que, entretanto, a tendncia da Justia do Trabalho no seria de analisar a omisso, mas aplicar, irrestritamente, a Smula 331 do TST. Maral JUSTEN FILHO, aps o julgamento da ADC 16 DF, passou a adotar entendimento no sentido de que
No existe competncia jurisdicional da Justia do Trabalho para determinar a amplitude da autonomia das decises gerenciais relativamente contratao de particulares para a prestao de servios. (...) O argumento apresenta ainda maior consistncia em vista da interpretao adotada pelo STF, no sentido de que a Justia do Trabalho carece de qualquer competncia para apreciar questes de natureza administrativa entre o Estado e seus servidores. (...) Logo a Smula TST n. 331 no pode produzir qualquer efeito no mbito da Administrao Pblica direta e autrquica, especialmente depois que o STF reputou que o regime nico continua existindo. (JUSTEN FILHO, 2011, p. 795-796)

Disponvel em <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=166785>. Acesso em 10.mai.2012. 6

Contudo, em 24 de maio de 2011, o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho reuniu-se para revisar o teor da Smula n 331, dando nova redao ao item IV e inserindo os itens V e VI (Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011):
CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS. LEGALIDADE I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral.

Assim, a responsabilidade da Administrao Pblica no decorre do mero inadimplemento do contratado perante seus empregados, mas sim da culpa in vigilando traduzida na vigilncia do cumprimento destas obrigaes trabalhistas. Esta alterao est bem expressa no seguinte julgado do TST:
AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. TERCEIRIZAO TRABALHISTA NO MBITO DA ADMINISTRAO PBLICA. ART. 71, 1, DA LEI N 8.666/93 E RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA DO ENTE PBLICO PELAS OBRIGAES TRABALHISTAS DO EMPREGADOR CONTRATADO. POSSIBILIDADE, EM CASO DE CULPA IN VIGILANDO DO ENTE OU RGO PBLICO CONTRATANTE, NOS TERMOS DA DECISO DO STF PROFERIDA NA ADCN 16-DF E POR INCIDNCIA DOS ARTS. 58, INCISO III, E 67, CAPUT E 1, DA MESMA LEI DE LICITAES E DOS ARTS. 186 E 927, CAPUT, DO CDIGO CIVIL. MATRIA INFRACONSTITUCIONAL E PLENA OBSERVNCIA DA SMULAVINCULANTE N 10 E DA DECISO PROFERIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NA ADCN 16DF. SMULAN 331, ITENS IV E V, DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Conforme ficou decidido pelo Supremo Tribunal Federal, com eficcia contra todos e efeito vinculante (art. 102, 2, da Constituio Federal), ao julgar a Ao Declaratria de Constitucionalidade n 16-DF, constitucional o art. 71, 1, da Lei de Licitaes (Lei n 8.666/93), na redao que lhe deu o art. 4 da Lei n 9.032/95, com a consequncia de que o mero inadimplemento de obrigaes trabalhistas causado pelo empregador de trabalhadores terceirizados, contratados pela Administrao Pblica, aps regular licitao, para lhe prestar servios de natureza contnua, no acarreta a esta ltima, de forma automtica e em qualquer

hiptese, sua responsabilidade principal e contratual pela satisfao daqueles direitos. No entanto, segundo tambm expressamente decidido naquela mesma sesso de julgamento pelo STF, isso no significa que, em determinado caso concreto, com base nos elementos ftico-probatrios delineados nos autos e em decorrncia da interpretao sistemtica daquele preceito legal em combinao com outras normas infraconstitucionais igualmente aplicveis controvrsia (especialmente os arts. 54, 1, 55, inciso XIII, 58, inciso III, 66, 67, caput e seu 1, 77 e 78 da mesma Lei n 8.666/93 e os arts. 186 e 927 do Cdigo Civil, todos subsidiariamente aplicveis no mbito trabalhista por fora do pargrafo nico do art. 8 da CLT), no se possa identificar a presena de culpa in vigilando na conduta omissiva do ente pblico contratante, ao no se desincumbir satisfatoriamente de seu nus de comprovar ter fiscalizado o cabal cumprimento, pelo empregador, daquelas obrigaes trabalhistas, como estabelecem aquelas normas da Lei de Licitaes e tambm, no mbito da Administrao Pblica federal, a Instruo Normativa n 2/2008 do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), alterada por sua Instruo Normativa n 03/2009. Nesses casos, sem nenhum desrespeito aos efeitos vinculantes da deciso proferida na ADCn 16-DF e da prpria SmulaVinculante n 10 do STF, continua perfeitamente possvel, luz das circunstncias fticas da causa e do conjunto das normas infraconstitucionais que regem a matria, que se reconhea a responsabilidade extracontratual, patrimonial ou aquiliana do ente pblico contratante autorizadora de sua condenao, ainda que de forma subsidiria, a responder pelo adimplemento dos direitos trabalhistas de natureza alimentar dos trabalhadores terceirizados que colocaram sua fora de trabalho em seu benefcio. Tudo isso acabou de ser consagrado pelo Pleno deste Tribunal Superior do Trabalho, ao revisar sua Smulan 331, em sua sesso extraordinria realizada em 24/05/2011 (deciso publicada no Dirio Eletrnico da Justia do Trabalho de 27/05/2011, fls. 14 e 15), atribuindo nova redao ao seu item IV e inserindo-lhe o novo item V, nos seguintes e expressivos termos: SMULA N 331. CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS. LEGALIDADE. (...)IV O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada-. Na hiptese dos autos, constata-se no haver, no acrdo regional, nenhuma referncia ao fato de que o ente pblico demandado praticou os atos de fiscalizao do cumprimento, pelo empregador contratado, das obrigaes trabalhistas referentes aos trabalhadores terceirizados, o que era de seu exclusivo onus probandi e suficiente, por si s, para configurar a presena, no quadro ftico delineado nos autos, da conduta omissiva da Administrao configuradora de sua culpa in vigilando, o que suficiente para a manuteno da deciso em que se o condenou a responder, de forma subsidiria, pela satisfao das verbas e demais direitos objeto da condenao. Agravo de instrumento desprovido. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA. ABRANGNCIA. MULTAS DO ARTIGO 477 DA CLT E DE 40% DO FGTS. A jurisprudncia desta Corte pacificou-se no entendimento de que a responsabilizao subsidiria, prevista na Smula n 331, item IV, do TST, implica o pagamento da totalidade dos dbitos trabalhistas, inclusive as multas legais ou convencionais e verbas rescisrias ou indenizatrias. Esse entendimento acabou sendo consagrado pelo Pleno deste Tribunal Superior do Trabalho, que, em sesso extraordinria realizada em 24/05/2011, decidiu inserir o item VI na Smulan 331da Corte, por intermdio da Resoluo n 174/2011 (deciso publicada no DEJT divulgado em 27, 30 e 31/05/2011), com a seguinte redao: -A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas-. Agravo de instrumento desprovido.

(AIRR - 499-68.2010.5.10.0021 Data de Julgamento: 25/04/2012, Relator Ministro: Jos Roberto Freire Pimenta, 2 Turma, Data de Publicao: DEJT 04/05/2012.)

Tal

entendimento

comea

ser

consolidado

na

recente

jurisprudncia do TST, a saber:


AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA. Em face da caracterizao de violao do artigo 71, 1, da Lei n 8.666/93, d-se provimento ao agravo de instrumento para determinar o processamento do recurso de revista. Agravo de instrumento conhecido e provido. B) RECURSO DE REVISTA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA DO ENTE PBLICO. AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE N 16. CULPA IN VIGILANDO. NO CONFIGURAO. Nos termos da Lei 8.666/1993 e dos arts. 186 e 927 do CC, para que a responsabilidade subsidiria seja aplicada Administrao Pblica, necessria a comprovao da sua conduta omissiva no tocante fiscalizao do cumprimento das obrigaes decorrentes do contrato entre tomador e prestador de servios quanto s verbas trabalhistas. Esse o entendimento que se extrai da deciso (ADC16- 24/11/2010) do STF ao declarar a constitucionalidade do art. 71, 1, da Lei 8.666/1993, acentuando que, uma vez constatada a culpa in vigilando, gera-se a responsabilidade do ente pblico. Alm disso, esse o entendimento atualmente consolidado na jurisprudncia desta Corte Superior por meio da Smulan 331, V. No presente caso, entretanto, no possvel extrair do acrdo regional que o ente pblico tomador dos servios no cumpriu adequadamente essa obrigao. No houve comprovao da inobservncia, por parte do ente pblico, do dever de acompanhar e fiscalizar a execuo dos contratos promovidos com a empresa prestadora de servios. Por conseguinte, no ficou configurada a culpa in vigilando, hbil a justificar a atribuio de responsabilidade subsidiria, nos termos da Smula em comento. Recurso de revista conhecido e provido. (RR - 199600-93.2008.5.02.0081 Data de Julgamento: 02/05/2012, Relatora Ministra: Dora Maria da Costa, 8 Turma, Data de Publicao: DEJT 04/05/2012.) AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA - ENTE PBLICO - TERCEIRIZAO - DECISO REGIONAL BASEADA EXPRESSAMENTE NA RESPONSABILIDADE OBJETIVA DE QUE TRATA O ARTIGO 37, 6 DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988. A razoabilidade da tese de violao do artigo 37, 6, da Constituio Federal justifica o processamento do recurso de revista. Agravo provido. RECURSO DE REVISTA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA - ENTE PBLICO - TERCEIRIZAO - DECISO REGIONAL BASEADA EXPRESSAMENTE NA RESPONSABILIDADE OBJETIVA DE QUE TRATA O ARTIGO 37, 6 DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988. Esta Corte, por meio da Resoluo n 174, de 24 de maio de 2011, alterou o item IV e acrescentou o item V Smula n 331, cujas redaes so no seguinte sentido: -IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial; V Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada-. Entretanto, na hiptese dos autos, a deciso regional fulcrou-se explicitamente no fundamento de ser aplicvel a responsabilidade objetiva do ente pblico, de que trata o artigo 37, 6, da CF/88. Ao assim decidir, o eg. TRT incorreu em violao do referido dispositivo constitucional, eis que, conforme decidido pela Suprema Corte, para que a Administrao Pblica seja responsabilizada subsidiariamente, a existncia de

culpa do ente pblico na fiscalizao da regularidade da empresa prestadora de servio pblico, mesmo aps regular licitao, dever ser demonstrada. Recurso de demais temas recursais. (RR - 2746-85.2010.5.10.0000 Data de Julgamento: 25/04/2012, Relator Ministro: Renato revista conhecido e provido. Prejudicada a anlise dos de Lacerda Paiva, 2 Turma, Data de Publicao: DEJT 04/05/2012.)

Importante notar que o recm acrescentado item VI da Smula n 331 TST, ao dispor que a responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral., ainda ser objeto de controvrsia. Isto porque as verbas que podem ser devidas numa condenao trabalhista podem abranger tanto aquelas de carter salarial como indenizatrio, a exemplo do artigo 467, CLT, in verbis:
Art. 467. Em caso de resciso de contrato de trabalho, havendo controvrsia sobre o montante das verbas rescisrias, o empregador obrigado a pagar ao trabalhador, data do comparecimento Justia do Trabalho, a parte incontroversa dessas verbas, sob pena de pag-las acrescidas de cinqenta por cento. Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica Unio, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municpios e as suas autarquias e fundaes pblicas.

Conforme se v do seu pargrafo nico, tais verbas condenatrias no se aplicam aos entes federados, suas autarquias e fundaes. Porm, o item VI referido no faz distino entre verbas indenizatrias e no indenizatrias, o que ainda esbarra no artigo 279 do Cdigo Civil, o qual limita a responsabilidade por perdas e danos quele que efetivamente concorreu para o dano. Assim, de se observar uma tendncia de discusses acerca da extenso da aplicabilidade deste item sumular. 2.1.4. Medidas preventivas adotveis pelo Poder Pblico Dessa forma, o ente administrativo dever tomar as medidas preventivas possveis, no sentido de evitar que seja futuramente polo passivo de reclamaes trabalhistas em decorrncia de uma postura ilegal adotada pelo particular contratada. Esse cuidado dever se dar, em especial, no momento da seleo do contratado pela Administrao Pblica, bem como durante a execuo do

contrato, no exerccio de seu poder/dever de fiscalizao da execuo do contrato conforme determinado pelo artigo 67 da Lei federal n. 8.666/932. Portanto, se o ente administrativo constatar, ao fiscalizar a execuo do contrato pelo contratado, descumprimento legislao trabalhista como, por exemplo, o no fornecimento dos equipamentos de proteo individual necessrios quela atividade laboral, ou caso o responsvel pela fiscalizao tiver conhecimento de que a devida compensao pecuniria no paga aos trabalhadores na existncia de condies de insalubridade ou periculosidade, ou de que h funcionrios laborando sem terem sido devidamente registrados a Administrao Pblica dever instaurar o procedimento administrativo adequado apurao dos fatos. Constatadas as faltas, no obstante a garantia do direito de defesa do contratado, o ente administrativo poder rescindir o contrato. A resciso contratual se justificar mesmo que a prestao final pelo contratado esteja sendo realizada de modo adequado. O fundamento para a aplicao da sano ser a violao da legislao trabalhista pelo contratado, e os riscos de responsabilizao da Administrao decorrentes. O Tribunal de Contas da Unio, ao apreciar a questo, vem delineando o entendimento de que a cautela da Administrao e o bom cumprimento de seu dever de fiscalizao dos contratos de que signatria a forma mais vivel de se resguardar da responsabilidade trabalhista oriunda de faltas de seus contratados. Nesse sentido, tem-se:
Primeiramente, necessrio esclarecer que pelo art. 71, 1, da Lei de Licitaes inexiste responsabilidade da Administrao por encargos e dvidas pessoais do contratado. Entretanto, na prtica, ou seja, na resoluo dos casos concretos, a Justia do Trabalho tem proferido decises contrrias Administrao Pblica, responsabilizando-a, subsidiariamente, com fundamento no inciso IV, da Smula n. 331 do TST, in verbis () Existem vrias formas possveis de proteger a
2

De acordo com o dispositivo legal: Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1 O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. 2 As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.

Administrao Pblica em face de eventual responsabilidade subsidiria, como exemplo: a) confeco de edital prevendo que alm da contratada recolher todos os encargos trabalhistas devidos aos empregados comprove, mediante solicitao, os recolhimentos devidos, sob pena de poder ter seus pagamentos futuros bloqueados at regularizao de possveis falhas; b) realizao detalhada, no tocante aos encargos trabalhistas mais relevantes; c) acompanhamento aos dissdios coletivos; entre outras. Inclusive o TCU recomenda algumas dessas prticas. (Acrdo n. 2.090/2005. rgo julgador: Plenrio. Ministro relator: Lincoln Magalhes da Rocha) () embora o Banco do Brasil no seja o titular das obrigaes trabalhistas em relao aos empregados terceirizados que l prestam servios, deve se preocupar com os problemas e mazelas enfrentados pela classe obreira, e tal postura deve ser conduzida em respeito aos entendimentos externados pela Justia do Trabalho, a qual impe Administrao Pblica direta e indireta, o nus da responsabilidade subsidiria (Enunciado 331 do TST). 7. Tal responsabilidade advir da falta de fiscalizao da empresa contratada quanto ao cumprimento das obrigaes trabalhistas. Cabe, portanto, determinao ao Banco do Brasil para que fiscalize a execuo dos contratos de prestao de servios, em especial no que diz respeito obrigatoriedade de a contratada arcar com todas as despesas, diretas e indiretas, decorrentes de obrigaes trabalhistas, relativas a seus empregados que exercem as atividades terceirizadas, e adote as providncias necessrias correo de eventuais falhas verificadas, de modo a evitar a responsabilizao subsidiria da entidade, nos termos do Enunciado/TST n. 331. (Acrdo n. 1.844/06. rgo julgador: Primeira Cmara. Ministro relator: Valmir Campelo)

3. Novo modelo trazido pelo RDC A partir da promulgao da Lei n 12.462/11, que instituiu o Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas, pode-se vislumbrar o surgimento de um novo modelo de contrato para a terceirizao de servios na Administrao Pblica, que o contrato de eficincia, previsto no art. 23, 1. O contrato de eficincia tem por objeto a prestao de servios que a administrao j recebe, nos quais podem estar inseridos a realizao de obras e o fornecimento de bens, mas tem como finalidade proporcionar economia ao contratante, na forma de reduo de despesas correntes, sendo que a forma de remunerao do contratado baseada em percentual da economia gerada. Vale dizer: esse modelo pressupe um servio j prestado, substituindo o prestador, cuja remunerao ser feita a partir da economia gerada ao contratante.

Atualmente, a utilizao deste contrato est restrita s hipteses3 do RDC, mas a tendncia de que, aps um perodo de experimentao e aprimoramento, ocorra a ampliao das hipteses de cabimento do contrato de eficincia.

Aplicado s licitaes e contratos necessrios realizao da Copa das Confederaes em 2013, Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olmpicos e Paraolmpicos de 2016, bem como s de obras de infraestrutura e de contratao de servios para os aeroportos das capitais dos Estados da Federao distantes at 350 km (trezentos e cinquenta quilmetros) das cidades sedes dos referidos eventos.

BIBLIOGRAFIA CAFFARO, Leonardo de Mello. O ps-positivismo, o direito do trabalho e a noo de interesse pblico: a terceirizao na Administrao Pblica e a Smula n 331 do TST em questo. Revista Znite de Licitaes e Contratos, ano XVII / n 193, maro de 2010. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios lei de licitaes e contratos administrativos. So Paulo: Dialtica, 2009. JUSTEN FILHO, Maral. Curso de direito administrativo. So Paulo: Saraiva, 2005. JUSTEN FILHO, Maral. Curso de direito administrativo. Belo Horizonte: Frum, 2011. MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. VIEIRA, Antonieta Pereira, Henrique Pereira VIEIRA, Madeline Rocha FURTADO, e Monique Rafaella Rocha FURTADO. Gesto de contratos de terceirizao na Administrao Pblica: teoria e prtica. Belo Horizonte: Frum, 2008.

Anda mungkin juga menyukai