Anda di halaman 1dari 3

CORDA VIBRANTE

I INTRODUO Uma onda pode ser entendida como uma perturbao que se propaga em um meio. Existe uma grande variedade de ondas na natureza, e o estudo de suas propriedades e seu comportamento constitui importante campo da fsica. Dentre as mais fundamentais propriedades associadas a uma onda est o transporte de energia sem envolver o arrasto do meio material onde ela se propaga. Neste experimento, estudaremos as caractersticas de ondas transversais que se propagam numa corda vibrante, particularmente daquelas que chamamos de ondas harmnicas estacionrias. Este tipo de onda caracterizado por uma grande amplitude de vibrao, e uma manifestao de ressonncia da corda com relao excitao por uma fora externa. Vamos notar que este sistema possui inmeras freqncias de ressonncia, ao passo que o oscilador forado s possui uma. O objetivo do experimento a obteno experimental da relao entre a freqncia de vibrao das ondas estacionrias (f), o nmero de ventres (n) (correspondendo a n-1 nodos), e os parmetros que caracterizam a corda: o seu comprimento (L), a tenso a que est submetida (), a sua densidade linear (). Para tanto faremos quatro sries de medidas, analisando a dependncia entre a freqncia e cada um dos parmetros acima citados.

II - MATERIAL NECESSRIO: 1. 2. 3. 4. 5. Gerador de udio-frequncia (0-103 Hz) Alto falante usado como vibrador Porta-pesos Massas aferidas de 10, 50 e 100 g, 05 fios de nylon com dimetros diferentes.

III PROCEDIMENTO Antes dos alunos comearem o procedimento experimental, o professor poder realizar uma breve discusso sobre os principais fenmenos relacionados com a propagao de onda: transmisso de pulsos isolados, superposio, reflexo, refrao, ondas harmnicas e ondas estacionrias, dependncia entre a velocidade de propagao e a tenso. Esta discusso pode ser ilustrada com o auxlio de molas tipo slinky e PSSC. O dispositivo experimental com o qual realizaremos nossas observaes e medidas tem montagem semelhante ao esquema abaixo. O gerador de udio-frequncia produz uma corrente eltrica alternada (senoidal) de freqncia varivel, f. A corrente passa pela bobina do eletrom de um alto falante que provoca atraes e repulses no diafragma do mesmo, com a mesma freqncia do eletrom. Este movimento do diafragma transmitido corda vibrante (fio de nylon) por meio da haste de madeira presa no mesmo. A tenso no fio determinada pelos pesos colocados no porta pesos, preso na extremidade do fio, aps passar por uma polia.

20

Inicialmente, calcule os valores da densidade linear de massa dos cinco fios de nylon com os quais voc ir trabalhar. Procure os dados necessrios com o professor. Como j comentamos, vamos estudar separadamente a dependncia de f com relao a cada um de seus parmetros: n, L, , . Em cada srie de medidas mantenha fixos e anote os valores de todos os outros parmetros envolvidos, a menos daqueles cuja relao est sendo estudada. Observe que: i. O comprimento L corresponde distncia entre a haste presa no alto-falante e o eixo da polia. ii. A tenso deve levar em conta as massas aferidas e o porta-peso. iii. Fixar o valor de significa usar apenas um dos fios. A utilizao dos 5 fios ser apenas necessria quando do estudo da dependncia entre f e . 1 RELAO ENTRE f E n: HARMNICOS

Escolha um dos fios, prenda-o ao vibrador e submeta-o a uma determinada tenso. Anote na tabela os valores de L, e . Se informe com o professor sobre o valor mximo permitido de para no danificar o alto falante. Varie lentamente a freqncia do gerador de udio observando as vibraes provocadas no fio. Anote o valor da freqncia fundamental f1 que corresponde primeira onda estacionria (primeiro harmnico) com apenas um ventre no centro da corda. Continue aumentando a freqncia do gerador, anotando os valores fn (n = 2, 3, ...) quando da formao dos harmnicos sucessivos. Registre os dados para fn e n na tabela e construa o grfico em papel milimetrado de fn n.
2 - RELAO ENTRE f E L: COMPRIMENTO DO FIO. Mantenha inicialmente a mesma disposio anterior do equipamento. Escolha o harmnico com o qual ir trabalhar (o segundo harmnico permite geralmente observaes mais precisas). Anote os valores de n, e na tabela. Varie gradativamente f at a obteno do harmnico que voc escolher. Anote o valor de f e L na tabela. Voc pode variar o valor de L deslocando a base com a polia. Obtenha valores de f e L para mais 4 valores de L e anote-os na tabela. Com estes valores, construa o grfico f L em papis milimetrado e log-log. Observe a dependncia de f com relao a L. 3 - RELAO ENTRE f E : TENSO APLICADA AO FIO. Retorne o equipamento configurao original. Anote os valores de n, L e na tabela. Varie gradativamente f at a obteno do harmnico que voc es n colher. Anote o valor de f e na tabela. Voc pode variar o valor de acrescentando ou retirando massa do porta-peso. Obtenha valores de f e para mais 4 valores de e anote-os na tabela. Com estes valores, construa o grfico f em papis milimetrado e log-log. Observe a dependncia de f com relao a . 4 - RELAO ENTRE f E : DENSIDADE LINEAR DO FIO. Retorne o equipamento configurao original. Anote os valores de n, L e na tabela. Varie gradativamente f at a obteno do harmnico que voc escolher. Anote o valor de f e na tabela. Utilize os outros 4 fios para variar o valor de . Obtenha assim mais 4 valores de f e e anote-os na tabela. Com estes valores, construa o grfico f em papis milimetrado e log-log. Observe a dependncia de f com relao a .

IV TRATAMENTO DOS DADOS Observe os grficos obtidos de f n, f L, f e f . O primeiro sugere uma dependncia linear do tipo: f = a n + b. (1) Determine os valores de a e b pelo mtodo grfico e dos mnimos quadrados. esperado que b seja bastante pequeno com relao a a. Note que a depende dos valores de L, , e , i.e., a=a(L, ,). Os outros grficos, principalmente os traados em papel log-log, sugerem dependncias do seguinte tipo:

21

f = c Ld ,

f = g h ,

f = j k .

(2)

Determine os valores de c e d, g e h, j e k usando o mtodo grfico no papel log-log e o mtodo dos mnimos quadrados aplicado aos logaritmos das grandezas. Do mesmo que no caso acima para a, note que c=c(n, ,), g=g(n,L, ), j=j(n,L, ). Assim, com o auxlio dos valores obtidos para d, h e k possvel escrever uma nica relao entre f e os 4 parmetros, i.e., f = m n Ld h k, onde m uma constante. Use os valores de a, c, g e j para determinar o valor de m. A relao obtida da teoria para a dependncia de f com n, L, , e conhecida como expresso de Lagrange. Sua forma :

fn =

n 2L

(3)

Compare os valores experimentais obtidos para m, d, h e k com os fornecidos pela expresso acima.

22

Anda mungkin juga menyukai