Anda di halaman 1dari 28

1

MODELOS CONSTITUCIONAIS DO BEM COMUM: A FAMILIA, A EMPRESA E O ESTADO


Carlos Aurlio Mota de Souza* SUMRIO: Introduo. 1. Bem comum (do Todo) X Bens particulares (das Partes). 1.1. Que Funo social? 1.2. Os Setores da sociedade. 1.2.1. Como os cidados (Partes) vem estes Setores ou graus da sociedade. 1.2.2. Como os trs Setores vem os Cidados. 2. A Famlia e o Bem comum. 3. O Estado e o Bem comum. 4. A propriedade e o Bem comum. 4.1. O meio ambiente, bem comum universal. 5. A Empresa, instncia privilegiada do Bem comum. 5.1. Uma nova viso sobre a Empresa. 5.2. Empresas socialmente responsveis: um novo paradigma. 6. A Encclica Caritas in Veritate e a Fraternidade. Concluses. Bibliografia. RESUMO: A partir das normas constitucionais podemos definir o princpio do Bem comum nos modelos da Famlia, da Empresa e do prprio Estado, garantidor do bem geral dos cidados. A encontramos os Empresrios, que asseguram o pleno emprego a milhes de pessoas, mediante contribuies salariais para sustento familiar; e prestaes tributrias, para manuteno do Estado. Nas atividades econmicas, as Famlias e o Estado do sustentao ao Setor produtivo, sem o qual, pelo princpio da reciprocidade, nenhum daqueles poderia subsistir. Restaurase a discusso sobre a questo social: a primazia do capital sobre o trabalho, ou viceversa - ambos de igual potncia produtiva -, debatendo a destinao do lucro. O capitalismo tradicional imps a teoria do acionista (todo o lucro para os investidores), mas, com as crises sucessivas, vem cedendo o passo s teses humanistas da primazia do homem (como fora de trabalho) sobre o capital. Tais teses alcanaram notvel expresso no movimento da Economia de Comunho, hoje de aplicao concreta em muitos pases. A EdC sintetiza o princpio do Bem comum, seja pela sustentao das Famlias (dos empregados), pela melhoria interna das Empresas, ou quando destina parte do lucro a atividades sociais. Palavras-chave: Bem comum, Justia social, Responsabilidade empresarial, Solidariedade, Subsidiariedade, Fraternidade, Economia de Comunho.

Advogado. Professor e Orientador de Cursos de Ps-graduao em Direito na UNESP (Franca/SP), Mackenzie, Univem (Marlia/SP), Unib - Universidade Ibirapuera (SP/SP). Livre-docente em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UNESP, Mestre e Doutor pela USP. Membro do Tribunal de tica da OAB Seccional de So Paulo (1993-2007); do Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB). Magistrado aposentado. Administrador do Portal Jurdico www.academus.pro.br. E-mail: carlosaurelio@academus.pro.br.

ABSTRACT : From the constitutional brazilian rules we may define the principle of the Common Good in the models of the Family, the Company, and the State itself, provider of the welfare state of all citizens. There we find the businessmen, who ensure the job of million people, by means of salary contributions for the family sustenance, and taxes payments, for the State maintenance. In the economical activities, Families and State sustain the productive Sector, without which, under the principle of reciprocity, none of them could subsist. The discussion about social question is restored: the primacy of the capital over the work, or vice-versa both with the same productive power -, debating the destination of the profit. The traditional capitalism imposed the shareholder theory (all profit for the shareholders), however with the successive crisis, it is giving path to the humanistic thesis of the man primacy (as work force) over capital. Such thesis reached notable expression in the movement of Communion Economy, currently with concrete application in many countries. The Communion Economy synthesizes the Common Good principle, as in the Families sustenance (of the employees), as in the internal improvement of the Companies, or even when it designates part of the profit to social activities. KEYWORDS: Common Good, Social Justice, Solidarity, Subsidiary, Fraternity, Communion Economy .

INTRODUO Para o estudo do Princpio do Bem comum, tema multidisciplinar to amplo, elegemos como paradigmas sociais a Famlia, a Empresa e o Estado, abrangendo os grupos intermdios, como associaes, cooperativas, sindicatos e outras entidades comunitrias.

Entre a Famlia e o Estado, as Empresas (e outros entes econmicos) constituem os setores produtivos ou centros aglutinadores das riquezas de um pas, por gerarem empregos e tributos, e assegurarem direta e indiretamente a sustentabilidade econmica das Famlias e do Estado. Para compreenso do conceito de Bem comum, tomemos por analogia a lio de Parmnides sobre o Ser, que se apresenta ao mesmo tempo Uno (Todo ou Universal) e Mltiplo (Partes ou Particulares).

Em todos os organismos vivos uma clula um Todo em si mesma, mas contendo partes menores, que a integram; um rgo vital um Todo em si, mas parte de um ser maior, o corpo humano, por exemplo.

O prprio homem, dotado de vida fsica, psquica e espiritual, um ser completo, uma unidade ou individualidade por si mesmo, que no est s, mas frente a outros homens com os quais convive, e com eles forma outra entidade ou unidade, podendo consistir numa comunidade singular, como a Famlia, ou uma coletividade maior, como a sociedade em geral. Em qualquer delas o Homem um ser para outros seres.

Aqueles rgos, clulas ou seres constituem, assim, Partes inseridas num Todo mais amplo, um Universo, como as Sociedades dos povos (o Universo poltico), o conjunto de planetas (o Universo planetrio ou galctico), e assim ao infinito.

Entre o Todo e as Partes existe uma tenso ou relao de complementaridade, uma dialtica de vida, pode-se dizer, pela qual as duas entidades convivem em estado natural, e necessariamente no podem deixar de coexistir, sob pena de perecimento do ser em que subsistem (a falncia de um rgo faz o corpo perecer).

Nesta relao, o Todo tem deveres para com as Partes (como na Justia distributiva), e as Partes em relao ao Todo (na Justia social), bem como as Partes tm deveres entre si (como se opera na Justia comutativa), e ambas tm direitos rcprocos, segundo a perene teoria aristotlica sobre a Justia (tica a Nicmaco, L. V).

Portanto, o Bem comum se identifica com o Bem geral, Bem de todos, Interesse pblico, e expresses correlatas. Est contraposto aos Bens das Partes, Bens ou interesses particulares, sem os anular, pois um dos fins ltimos do Bem comum garantir a cada um sua perfeio para servir comunidade.

1. Bem comum (do Todo) X Bens particulares (das Partes)

A primeira constatao, pois, que o Bem comum consiste no Bem supremo da comunidade, o fim mais elevado das aes sociais do homem, e constitui critrio de elaborao das leis mais justas para a convivncia social.

A seguinte que o Bem comum da Cidade, geral ou pblico, se contrape aos Bens particulares, dos quais no a soma,

nem a simples coleo dos bens privados, nem o bem prprio de um todo ... que somente diz respeito a si prprio e sacrifica as partes em seu proveito. ...o bem comum da cidade sua comunho no bem-viver; pois comum ao todo e s partes ... sobre as quais ele transborda e as quais devem tirar proveito dele (MARITAIN: 1962, p. 55).

A terceira que os governantes devem guardar dois olhares, um para cima, em direo ao interesse geral (Bem comum), outro abaixo, voltado aos interesses particulares.

Plato advertiu que o Bem de todos (Interesse pblico ou Bem geral) conflita com os Bens particulares: enquanto estes separam os homens, aquele os aproxima; e que todos ganham quando o primeiro assegurado (Leis, IX); o Bem comum princpio de unio se cada membro contribui a realiz-lo; j os Bens particulares (louvados pelos sofistas) desencadeiam desejos e paixes e fazem inimigos os homens.

Esse interesse dos particulares no , para Aristteles, necessariamente mau, mas, por natureza, menos belo e menos divino que o interesse comum (tica, I). Na Poltica (III), o Estagirita identifica Interesse comum com Interesse mtuo, por estar fundado na reciprocidade dos servios prestados. Na politea, governo da maioria, os homens agem em prol do interesse comum, e as leis da Cidade so justas quando assumem como finalidade este Bem comum.

Ccero levantou o conceito de utilitas rei publicae como finalidade tica do poltico; a utilitas comuni a justia que aparece atravs da dignidade de cada um (De officiis ou Dos Deveres).

Portanto, em Plato, Aristteles e Ccero, que trataram do Bem comum na Era Clssica, este no o conjunto dos bens ou interesses particulares, mas um equilbrio destinado a penetrar de justia a vida social.

Para melhor distinguir bem comum de bem particular, o filsofo MESSNER associa os conceitos de ser e valor, dizendo:

"o bem comum uma realidade social com categoria supraindividual de ser e valor, em virtude da pluralidade dos membros da sociedade que dela dependem no seu ser humanamente perfeito; o bem particular uma realidade com categoria de ser e valor supra-social, prpria da pessoa humana."

E conclui que "o mbito do bem comum a cultura, e o do bem particular a pessoa; e que as duas esferas de valores so ao mesmo tempo essencialmente diferentes e essencialmente dependentes uma da outra" (MESSNER: s/d, 196/97).

1.1. Que Funo social?

Existe na Sociologia uma longa tradio de se recorrer explicao funcional, por analogia s cincias biolgicas: se um fato social tem uma causa, tem tambm uma funo, a qual deve sempre ser pesquisada na relao que este fato mantm com qualquer fim social.

Quais so os traos caractersticos da funo social no Bem comum? uma relao necessria entre Partes-Todo-Partes. uma finalidade, uma destinao para. beneficio, ajuda, servio. solidariedade. subsidiariedade. 1

Entendemos que algo est em funo da pessoa humana quando a beneficia: a gestante existe (porque est) em funo do nascituro, que dela se beneficia; os pais existem (porque esto) em funo dos filhos; a famlia, em funo de uma comunidade de famlias;

. Anotemos desde j algumas caractersticas que iro compor o conceito de bem comum: ajuda, servio, beneficio, partilha, necessidade, finalidade, unidade social, fraternidade, etc.

as comunidades, em funo da cidade (como na polis grega); as cidades, em funo do Estado; os Estados, em funo da comunidade internacional, etc.

Discorrendo sobre o fim e misso da sociedade, MESSNER assim define:

A sociedade tem por fim aquela ajuda que todos necessitam para realizar sob sua prpria responsabilidade as misses vitais baseadas nos fins existenciais. E, como esta ajuda, alm de tornar possvel a unidade social atravs da unio de todos os membros, tambm a todos necessria, denomina-se bem comum, ou interesse comum ou bem social (Idem, p. 165) (grifamos)

Em sentido recproco, pelo Bem comum as instncias superiores devem prestar servios ou benefcios s inferiores. A funo social varia de grau conforme a relao das partes com as instncias inferiores ou superiores. No pice destas responsabilidades sociais, o Estado o garantidor maior do bem comum coletivo; atuando mediante leis, justia e administrao, assegura a estabilidade das entidades sociais: comunidades, empresas, famlias.

Ainda MESSNER quem nos socorre, para especificar:

Ao tratar do bem comum e das ajudas que lhe so essenciais, no basta pensar no Estado e na comunidade poltica; necessrio ter presente a famlia e a nao, a comunidade do municpio e a profissional, a comunidade de religio e a comunidade internacional (Ibidem: p.167).

As Partes exercitam uma funo social entre si pelo Princpio da Solidariedade (de Justia comutativa), que implica em reciprocidade (solidarizantes e solidarizados) no auxilio mtuo (como nos mutires de trabalho, comuns no Brasil). Este princpio tanto se refere a indivduos singulares quanto a comunidades mais amplas, como as famlias, associaes e mesmo Estados entre si.

E entre o Todo e a Parte a funo social se funda no Princpio da Subsidiariedade (de Justia distributiva) e consiste em auxilio ou benefcio para grupos sociais necessitados de recursos (subsidiarizantes e subsidiarizados), para uma vida humana digna, assim na famlia, nas empresas e nas instncias de governo.

1.2. Os Setores da sociedade

Na organizao moderna da vida social e poltica coexistem hoje trs grandes setores de atividades: o Setor pblico (ou Primeiro setor, representado pelo Estado, em seus diversos graus ou instncias administrativas); o Setor privado (ou Segundo setor, que se manifesta nos segmentos produtivos ou empresariais); e o Setor civil (ou Terceiro Setor, constitudo pelas associaes, sindicatos, ONGs, Organizaes no Governamentais, e outros grupos intermdios).

Desta forma, em todos estes nveis existe um interrelacionamento horizontal PartesTodo e Todo-Partes, como fora interna que mantm a unidade ou coeso do sistema; e um interrelacionamento vertical das entidades mais simples com as mais complexas ou superiores, como fora externa que mantm a unidade mxima do bem comum, ou uma universalidade; caracterstica prpria do Universal ou Uno, que atrai os entes para si, e explica porque o Homem, os Povos, as Naes ou grupos de Naes tendem igualmente Unidade: o conceito de Universal explica os Particulares, assim como explica que sem as Particularidades (pluralidades) no haveria a Totalidade.

1.2.1. Como os cidados (Partes) vem estes Setores ou graus da sociedade

Os cidados integrantes dos setores pblicos, enquanto investidos de autoridade governativa, enquanto tais tm o dever de zelar pelo bem comum geral, o que inerente Poltica, exercida em funo do bem estar da nao.

Em geral, os cidados acatam as autoridades legitimamente constitudas, porm no as que cometem usurpaes e desvios de poder, que provocam convulses sociais e dilapidam o patrimnio pblico, porque prejudicam e entorpecem o bem comum. Em

contrapartida, os cidados participam de atividades civis (Terceiro Setor), mediante grupos intermedirios entre os Setores privado e o pblico.

As organizaes sociais deste Setor so tambm reconhecidas como filantrpicas, por realizarem aes em benefcio da sociedade sem finalidades lucrativas, atuando principalmente nas reas da sade, educao e proteo ambiental.

So por seu intermdio que as entidades do Segundo setor geralmente realizam aes de responsabilidade social, como expresses da funo social da propriedadeempresa.

A viso dos cidados em relao ao Setor pblico de Justia legal ou social, na medida em que so contribuintes do errio e mantenedores primrios das prestaes pblicas de servios.

1.2.2. Como os trs Setores vem os Cidados

O Setor privado encontra nos cidados a mo de obra qualificada para trabalhos agrcolas, comerciais, industriais e servios. Deve, portanto, valorizar os cidados como fora empreendedora, criativa, indispensvel ao desenvolvimento dos projetos

empresariais, sem os quais nenhuma iniciativa empreendedora poderia existir. Entre capital e trabalho deve haver a mais realista complementaridade pelos poderes que representam: a fora econmica e a fora laborativa.

Por isso que, sob o enfoque jurdico, dentro do Estado democrtico de Direito, a dignidade humana foi erigida em categoria constitucional, e est protegida por normas objetivas do ordenamento; como o trabalho com dignidade exige efetivas condies de proteo e promoo da pessoa, o Setor produtivo tem relevante responsabilidade social na manuteno do pleno emprego e qualificao do trabalhador.

Ensina-nos MESSNER que sobre esta lei da natureza humana que se assenta o nvel atual do bem comum nas sociedades mais avanadas; e por ela que esse nvel se considera apenas uma etapa no caminho entre o mais imperfeito e o mais perfeito:

Todas as cincias e movimentos sociais que utilizam o conceito de dignidade humana operam pelo processo prprio da teoria do direito natural: vinculam o conceito de dignidade humana natureza do homem; mas o que consideram sua misso, dentro ou fora do mbito nacional, realizar o ser humano perfeito, exigido pela dignidade humana (Ibidem, p. 186).

Entendemos, a propsito de pleno emprego, em sentido amplo, que no significa apenas permanncia no servio ou melhoria das condies laborais e qualificao do empregado, mas progressiva e constante ampliao dos postos de trabalho, como expresso objetiva de responsabilidade social empresarial, dentro dos conceitos de bem comum, solidariedade e subsidiariedade (SOUZA: LTr 2007, 36/52).

2. A Famlia e o Bem comum

Nos modelos que elegemos para anlise, Famlia, Sociedade e Estado caracterizam instncias ou graus crescentes do bem comum: a Famlia, enquanto reunio de pai, me, filhos, um bem comum originrio, constitutivo da sociedade; j a congregao de famlias (comunidades ou at cidades) um bem comum intermdio; e o Estado, um bem comum superior, que deve atender aos cidados em seus nveis prprios.

Vige entre estes crculos sociais o princpio da subsidiariedade: o que carece Famlia a Sociedade deve suprir, e o que faltar Sociedade cumpre ao Estado complementar. princpio de ordem natural, pelo sentido de agregao prprio do homem, que no pode, por natureza, viver fora de uma comunidade.

A dimenso social, inerente pessoa humana, no se limita prpria famlia parental, Cidade, regio ou nao, pois tem uma projeo mundial que envolve por inteiro a humanidade.

A Famlia, clula fundamental da vida social, constitui-se pela aliana pessoal, livre e irrevogvel de um homem e uma mulher, com base no amor recproco, geradora de uma comunidade de vida, destinada procriao e educao dos filhos.

10

Considera-se a Famlia como o primeiro crculo das relaes humanas, por abrigar os casais e sua descendncia, por isso denominada clula mater da Sociedade. Como conceito de Bem comum, a Famlia vem caracterizada em diversos preceitos da Constituio Federal: pelo art. 226:

A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher ( 5). O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes ( 8). 2

Outro dispositivo definidor do bem comum se l no artigo 227:

dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.3

Em seus pargrafos esta norma define que o Estado e entidades no governamentais devem promover programas de assistncia integral sade da criana e do adolescente, como: preveno e atendimento especializado aos portadores de deficincia fsica, sensorial ou mental, integrao social do adolescente portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia, e facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de preconceitos e obstculos arquitetnicos; construo dos logradouros e edifcios de uso pblico e de fabricao de veculos de transporte coletivo, adequados s pessoas portadoras de deficincia.

. Com essa orientao foram editadas leis tratando do Estatuto do Idoso (Lei n 10.741/2003), a Lei Maria da Penha, contra a violncia mulher (Lei n 11.340/2006), e est em discusso no Congresso Nacional o Estatuto do Nascituro (PL n 478/2007). 3 . Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei n 8.069/1990).

11

Tambm a Lei Civil define os contornos internos da famlia: Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condio de consortes, companheiros e responsveis pelos encargos da famlia (art. 1.565).

Aqui se apresentam as condies bsicas de solidariedade e de fraternidade homem e mulher, consrcio, companheirismo, responsabilidades pelos encargos comuns, que so os contornos visveis dos deveres para a construo do bem familiar, fidelidade recproca, vida em comum no domicilio conjugal, mutua assistncia, sustento, guarda e educao dos filhos, respeito e considerao mtuos (art. 1.566).

A Lei fala ainda em colaborao entre marido e mulher na direo da sociedade conjugal, no interesse do casal e dos filhos (art. 1.567), e que os cnjuges devem concorrer com seus bens e rendimentos do trabalho para o sustento da famlia e a educao dos filhos (art. 1568).

Tais normas acentuam o carter do bem comum, expresso no dever de solidariedade das Partes no interior do Todo familiar: o amor, a convivncia, assistncia, zelo material e moral, que se fundamentam na fraternidade.

3. O Estado e o Bem comum

Esta pauta normativa tambm oferece um conceito central que deve ser entendido como Somos todos irmos, fundamento do conceito de fraternidade (de frater, fratris, irmo). No mera expresso sentimental ou religiosa, mas uma categoria jurdica, consagrada desde a Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, ao firmar que os homens nascem e permanecem livres e iguais em direito.

Renovou-se em 1948, com a Declarao Universal dos Direitos Humanos, na proclamao de que Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade.

12

Em seu art. 29, item 1, outro importante dispositivo da Declarao aponta para o bem comum: Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. (Grifamos).

Este conceito da Fraternidade no escapou sensibilidade social dos nossos Constituintes: j no Prembulo da Constituio declaram instituir um Estado democrtico de Direito destinado a construir uma sociedade fundada em ....valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social..., e tendo como objetivo fundamental da Repblica, a construo de uma sociedade solidria (art. 3, I) (Sublinhamos).

Significa que o Estado brasileiro, responsvel institucional pelo bem comum da Nao, deve garantir o desenvolvimento, erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir desigualdades sociais e regionais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao (art. 3, II a IV). (Idem).

Afirma, a propsito, Daniel Sarmento:

Na verdade, a solidariedade [referida fraternidade] implica reconhecimento de que, embora cada um de ns componha uma individualidade, irredutvel ao todo, estamos tambm juntos, de alguma forma irmanados por um destino comum. Ela significa que a sociedade no deve ser um locus da concorrncia entre indivduos isolados, perseguindo projetos pessoais antagnicos, mas sim um espao de dilogo, cooperao e colaborao entre pessoas livres e iguais, que se reconheam como tais (2006:295).

Em sntese, confirma-se no ordenamento vigente a fraternidade como categoria jurdica constitucional. Aps sculos de evoluo poltica e social dos povos, completou-se o antigo lema da Revoluo Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade (BAGGIO: 2008). 4

. BAGGIO, Antonio Maria (Org.). O Princpio Esquecido, vls. 1 e 2, So Paulo: Edit. Cidade Nova, 2008, 2009. De grande utilidade para estudos sobre a fraternidade, atualizando estudos sobre as implicaes sociais e polticas da fraternidade como categoria e princpio constitucional: O Princpio Esquecido, vls. 1 e 2, So Paulo: Edit. Cidade Nova, 2008, 2009.

13

4. A propriedade e o Bem comum

Modelo excepcional de Bem comum encontramos nas Empresas como atividades sociais, entidades econmicas fundadas em bens territoriais e consideradas em sentido amplo como propriedades. De fato, sobre um terreno ou territrio se desenvolvem agronegcios, constroem-se casas e indstrias ou desenvolvem-se comrcios e servios, que representam as principais atividades de produo de riquezas, sem as quais no se geram empregos para as Famlias e tributos para o Estado.

Toda a Terra, recordemos, foi dada aos homens para dela cuidarem, prosperarem e sobreviverem. Formaram-se povos diversos, distantes uns dos outros, e se expandiram por todos os confins, embora gerando conflitos nem sempre superados.

No Brasil, tomemos para anlise a ocupao da Amaznia, vasta rea de 3,5 milhes de km, rica em florestas naturais valiosas e abundncia de rios navegveis, um cenrio convidativo a um desenvolvimento econmico sem precedentes. No entanto, graves violaes s regras regulatrias quanto explorao da floresta, os conflitos sobre a delimitao das reas indgenas, a ocupao indiscriminada de reas reservadas do Governo, a infiltrao e cupidez de estrangeiros, geraram intensas discusses quanto aos direitos do homem sobre a natureza.

Vista como rea de proteo ambiental pela comunidade internacional, pela grandiosidade e importncia na manuteno e equilbrio dos ecossistemas, locais e universais, a Amaznia se identifica como um bem comum diferenciado, causa de preocupaes no s ecolgicas, mas sociais, econmicas, polticas - nacional e internacionalmente.

Como bem comum global, rea que pertence responsavelmente a todos, no apenas a ocupantes eventuais ou definitivos, mas a cada um dos brasileiros que contribuem para sua preservao, quer ao pagar os impostos, quer ao utilizar produtos alimentcios ou de construo, mais especialmente os derivados das madeiras nobres, protegidas por fortes limitaes sua erradicao.

14

A Amaznia, como bem comum total , no entanto, constituda de propriedades multiparceladas: de um lado os territrios dos grandes agronegcios, companhias de transformao de produtos ou explorao de minrios, enfim grandes empresas com fins econmicos. De outro, reas de campesinato, lutando pela terra e pela reforma agrria. E ainda as propriedades indgenas, tambm exploradas, sem formas econmicas empresariais, por razes de qualificao profissional.

Destes problemas sobre a ocupao da Amaznia emerge a questo de responsabilidade ambiental: por que preservar a natureza (e o meio ambiente) em que vivemos? demanda que se aplica a todos os tipos de propriedade, rural ou urbana, mas avulta em grandeza no caso amaznico, pelas repercusses a nvel de cidadania, de dignidade e qualidade da vida humana, de representao poltica internacional, e, sobretudo, do desenvolvimento sustentvel das atividades econmicas.

Ora, dentre os direitos naturais do homem, a propriedade privada reconhecida e protegida pela Constituio, com limitaes a seu uso por exigncia de uma destinao social (arts. 5, incs. XXII e XXIII e 170). A liberdade de iniciativa empresarial est, por isso, dirigida a finalidades comunitrias, visando garantir a dignidade das pessoas, de acordo com os ditames da justia social, no caso a defesa do meio ambiente (inc. VI).

4.1. O meio ambiente, bem comum universal

Uma das mais belas e precisas expresses jurdicas da Constituio se encontra no Captulo sobre o Meio Ambiente, merecendo transcrio:

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. (Negritos nossos).

Este artigo 225 da Constituio Federal conjuga princpios e valores dos mais bem elaborados pelo Constituinte de 88, expressando com clareza e objetividade um direito natural do homem a um Estado de Direito Ambiental.

15

Ressaltamos ter sido este o nico momento em que a expresso bem comum foi empregada explicitamente pelo Constituinte, e o foi para a proteo ambiental, sob tutela da coletividade e dos Poderes Pblicos, para os cidados presentes e com previso aos futuros.

Eis antiga lio de Johannes MESSNER (tica Social, 174), tocante a esta viso do bem comum ambiental:

Neste sentido, o bem comum a realidade que encerra o rendimento da vida de geraes passadas e ao mesmo passo a base da vida das geraes futuras, tal como as terras conservam o suor dos pais e avs, com a promessa dos frutos para os filhos e netos (Negritos nossos).

Tambm CANOTILHO e LEITE (2007: 399) assim se manifestam:

Valores como a justia e a equidade entre as geraes, a solidariedade, a proteo de estados ecolgicos essenciais, a considerao jurdica de todas as demais formas de vida e a obrigao de proteo de funes ecolgicas, gravando os atos de apropriao e o prprio significado econmico da propriedade, so desafios que delineiam a extenso das dificuldades de construo desse Estado de Direito Ambiental.

Estes princpios constitucionais fundam-se em uma Ordem tica, ao se referirem ao bem comum, e a uma Ordem Jurdica, o direito social da propriedade, sobre o qual recai o dever de bom uso e preservao. S se pode defender o que se possui, seja propriedade individual ou particular, seja em comunho com toda a sociedade (uso comum do povo).

O conceito de bem comum comporta dupla compreenso, como se v: todo bem de que podemos usufruir e gozar, sem que nos pertena individualmente; e mesmo no sendo prprio, temos um dever, a responsabilidade na sua defesa e preservao. Coincidem aqui, tanto o direito de ordem pessoal ou individual (das Partes), como o direito de ordem social ou coletivo (do Todo).

16

Nesta anlise, o Particular (o Homem) insere-se indissoluvelmente no Universal (a Natureza) como meio ambiente, que um conceito difuso ou metaindividual. Vimos que no h Todo sem Partes, como no h Parte excluda de uma Totalidade. O bem da comunidade e o bem dos seus membros guardam entre si uma reciprocidade intrnseca, embora sendo de espcies diferentes (MESSNER, op.cit., 195).

Para o Direito Ambiental, os bens da natureza constituem o meio ambiente ou meio ecolgico, desde o subsolo ao espao areo, e qualquer alterao no seu equilbrio afeta diretamente toda a cadeia de flora e de fauna, que sobrevivem umas graas s outras, inclusive os humanos.

Retoma-se aqui a perene controvrsia: o homem quem domina a natureza ou esta que determina o agir humano? O homem sujeito a um determinismo natural, ou a um humanismo tico e espiritual? O homem foi feito para a natureza, ou a natureza para o homem? 5

Ora, entre o Mltiplo e o Uno no h contradies: o homem superior natureza, como conceito ontolgico, devido dignidade de sua pessoa, mas faz parte integrante e inafastvel da ordem natural, devendo conviver pacfica e construtivamente com os nohumanos6, para poder usufruir e gozar de seus bens, sem, contudo, exauri-los, para si ou para as geraes vindouras.

Tambm o jusfilsofo Plauto Faraco de AZEVEDO (2005: 134) nos adverte com senso realista que

... o limite do sistema econmico atual ecolgico. Para superar a crise civilizacional presente, urge mudar de rota, no sentido de uma ecocivilizao, em que, respeitando-se os direitos humanos, o homem se reconhea como parte da natureza, e no como seu senhor, que dela pode dispor a seu bel prazer.

5 6

. Cf. Evangelho de Marcos, 2,27: O sbado foi feito para o homem e no o homem para o sbado. . Na feliz expresso de Bruno LATOUR, in: Polticas da Natureza. Como fazer cincia na democracia. Traduo Carlos Aurlio M. de Souza. Bauru: EDUSC, 2004, p. 295.

17

Vivemos uma cultura do risco, quando nossa sociedade deveria ser muito mais uma civilizao da segurana ambiental, contexto em que se imps o denominado princpio de precauo como nova referncia para a ao poltica: ele reclama a preveno sem esperar a realidade dos riscos e as conseqentes responsabilidades ambientais.7

5. A Empresa, instncia privilegiada do Bem comum

Os conceitos at aqui expostos expressam regras jurdicas estabelecidas pela sociedade brasileira, e inscritas em nosso ordenamento: O direito propriedade privada limitado pelo princpio da funo social (Constituio Federal, art. 5, incs. XXII e XXIII, e no Cdigo Civil, art. 1.228, pargrafo 1).

A destinao social das empresas vem descrita no art. 170 da Constituio, que normatiza a economia. Trata-se de um conjunto coerente de princpios que vinculam a ordem econmica a fins sociais, visando um bem superior s finalidades exclusivamente econmicas.

Por este dispositivo, a liberdade empresarial de iniciativa est dirigida a finalidades comunitrias, para garantir a existncia digna das pessoas, segundo ditames da justia social, fundada em princpios objetivos: da soberania nacional (inc. I); da propriedade privada (inc. II); da funo social da propriedade (inc. III); da livre concorrncia (inc. IV); da defesa do consumidor (inc. V); da defesa do meio ambiente (inc. VI); da reduo das desigualdades regionais e sociais (inc. VII); da busca do pleno emprego (inc. VIII); do favorecimento s empresas de pequeno porte (inc. IX) (Art. 170 cit.).

Constitui norma modelar ou universal, pois contm um complexo de conceitos particulares, tutelando a empresa como forma associativa superior, ao traar-lhe os rumos ou as finalidades sociais que deve perseguir. Sendo entidade una, constitui-se, no entanto, de vrias partes solidrias, interessadas em comum no sucesso do empreendimento.
. Na Conferncia RIO 92 foi proposto formalmente o Princpio da Precauo como garantia contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, no podem ser ainda identificados. Este Princpio afirma que a ausncia da certeza cientfica formal, a existncia de um risco de um dano srio ou irreversvel requer a implementao de medidas que possam prever este dano. Definio dada em 14 de junho de 1992.
7

18

A idia de Empresa , bem por isso, representativa do bem comum: o Todo (propriedade, capital, bens de produo) e as Partes (stakeholders em sentido lato), que atuam em recproco benefcio. Como comunidade humana, as Partes entre si e em relao ao Todo, e este em relao quelas, interagem por interesses prprios, mas est presente o dever de alargar seus benefcios econmicos a outros entes sociais externos.

Assim, os princpios constitucionais da ordem econmica e social enfatizam o dever empresarial de privilegiar a justia social, que o prprio bem comum, oferecendo oportunidades de satisfazer necessidades fundamentais das pessoas. Em uma ponta, gerar empregos com remunerao justa e benefcios adequados, garantindo condies dignas de vida; na outra, limitar o lucro arbitrrio, ou os preos abusivos, como infraes ordem econmica e s exigncias sociais do consumidor e quanto ao meio ambiente.

Referido artigo 170 fundamenta a ordem econmica na livre iniciativa (inc. II), em uma economia de mercado capitalista, cuja finalidade garantir a todos existncia digna. Significa que a funo da atividade econmica a satisfao das necessidades bsicas dos indivduos, tais como alimentao, vesturio, habitao, sade, educao, transporte, lazer, segurana, etc.

A funo das empresas modernas, construda sobre o principio do fim social da propriedade, atender prioritariamente s necessidades mnimas das pessoas em termos de bens e servios. Ademais, o inciso VIII, ao estabelecer o princpio da busca do pleno emprego, inclui a gerao de postos de trabalho dentro da funo empresarial. A atividade econmica s se legitima quando cumpre sua finalidade maior de assegurar a todos existncia digna (FARAH: 2007, 172).

5.1. Uma nova viso sobre a Empresa

Muito antes da norma constitucional, a teoria da empresa como instituio ou corporao j fora traada pela Lei das Sociedades por Aes (Lei n 6.404/76), e aperfeioada pelo Cdigo Civil (Cf. Ttulo II, do Direito de Empresa). A Lei das SA veio

19

contrariar, no sistema brasileiro, a teoria do acionista, e prenunciar a funo social da empresa com explcitas referncias ao bem pblico:

1) o acionista deve exercer o direito a voto no interesse da companhia (art. 115 caput); 2) o acionista no poder votar nas deliberaes que puderem benefici-lo de modo particular, ou se tiver interesse conflitante com o da companhia (art. 115, par. 1); 3) o acionista controlador deve usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objeto e cumprir sua funo social, tendo deveres e responsabilidades para com os demais acionistas da empresa, os que nela trabalham e a comunidade em que atua (art. 116, par. nico); 4) o administrador deve exercer as atribuies que a lei e o estatuto lhe conferem para lograr os fins e no interesse da companhia, satisfeitas as exigncias do bem pblico e da funo social da empresa (art. 154).

Conclui-se destas prescries que o dever dos administradores no exclusivamente para com os acionistas, mas para com a empresa, que inclui as pessoas que nela colaboram. Tanto os administradores quanto os acionistas controladores devem usar seu poder em beneficio da empresa, para que esta cumpra sua funo, que implica em responsabilidade social e ambiental.

Em oposio teoria do acionista, atualmente tendem os empresrios a enfocar seus objetivos para alm dos interesses societrios, patrocinando e incentivando aes sociais, interna e externamente empresa.

Inmeras organizaes no governamentais brasileiras (ADCE, ETHOS, AKATU, GIFE, ABRINQ e outras) promovem atividades visando a defesa do consumidor, do meio ambiente, da educao, da sade, etc., reunindo empresrios e dirigentes para incrementar polticas ticas de responsabilidade social.

O tempo oportuno para se apresentarem modelos econmicos alternativos que permitam uma reviso dos antigos paradigmas das aes empresariais, deve-se oferecer um modelo alternativo que no reduza, mas aumente o bem-estar, a felicidade das pessoas e das comunidades.

20

A mudana de paradigma vem sendo estimada por empresas que privilegiam a primazia do homem e do trabalho sobre o capital, valorizando a dignidade humana no mbito das organizaes, e compromissadas exteriormente com a comunidade em que se inserem.

5.2. Empresas socialmente responsveis: um novo paradigma

Em 1991 surgiu no Brasil o Projeto da Economia de Comunho, que logo se difundiu por todo o mundo, sendo pesquisado em inmeras Universidades.8 Atualmente, inmeras empresas, com fortes motivaes humanistas, esto construindo este novo modelo de relacionamento entre economia e sociedade, pelos princpios da solidariedade e da fraternidade.

Esta Economia de Comunho na Liberdade, ou Comunho na Economia, entende a propriedade privada e o lucro de modo comunitrio; as empresas que a adotam colocam os lucros em comum segundo trs critrios bsicos: investindo uma parte na prpria empresa, para garantir e ampliar os postos de trabalho e suas atividades econmicas; outra parte para o aperfeioamento cultural e profissional dos funcionrios da empresa; e aplicando a terceira parte dos lucros no atendimento s pessoas excludas do mercado de trabalho, por meio de programas sociais de educao, sade, defesa do meio ambiente e tantos outros projetos. 9

Considerando-se a crise econmica global de 2008 como forte evidncia do desacerto do sistema capitalista, crise refletida nas relaes entre o capital, o trabalho, o Estado e as instituies financeiras mundiais, acreditamos que as prticas empresariais da Economia de Comunho constituem um novo paradigma do Bem comum, pela adoo de
8

BRUNI, Luigino. Comunho e as novas palavras em Economia. S. Paulo: Edit. Cidade Nova, 2007; LEITE, Kelen Christina. Economia de Comunho. A construo da reciprocidade nas relaes entre capital, trabalho e Estado. Edit. Annablume, 2007; PINTO, Mrio Couto Soares, LEITO, Srgio Proena. Economia de Comunho: empresas para um capitalismo transformado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006; COSTA, Rui et alii. Economia de Comunho. Projeto, reflexes e propostas para uma cultura da partilha. S. Paulo: Cidade Nova, 1998; LUBICH, Chiara. Economia de Comunho histria e profecia. Vargem Grande Paulista: Editora Cidade Nova 2004. As teses escritas em 26 pases e em 13 lnguas foram colocadas disposio pelos respectivos autores e podem ser consultadas no site www.ecodicom.net. Atualmente constam catalogadas uma listagem de 264 teses, destas, 204 podem ser consultadas. 9 . Sites indicados para pesquisas sobre a Economia de Comunho: www.edc-online.org; http://groups.google.com.br/group/pesquisaedc?hl=pt-BR

21

modelos empresariais em que predomine o trabalho sobre o capital, cumprindo-se as regras constitucionais de respeito dignidade humana e da funo da empresa-propriedade voltada s necessidades sociais.

E as palavras chave deste novo paradigma empresarial so gratuidade, trabalho, empresa, cooperao, felicidade, reciprocidade, que englobam a fraternidade, como pice na construo de um bem comum empresarial (BRUNI: 2005).

6. A Encclica Caritas in Veritate e a Fraternidade


10

Notvel e oportuna contribuio nos traz o Papa Bento XVI

ao tratar de temas

sobre economia, solidariedade, fraternidade e bem comum, incidentes a esta anlise.11

O eixo da Encclica convida a superar a dicotomia entre a esfera econmica e a esfera social, caractersticas dos sistemas doutrinrios e ideolgicos do liberalismo e do socialismo. Para Bento XVI, princpios bsicos da vida social como solidariedade e fraternidade devem penetrar a economia, superando a lgica de acumular riqueza e depois distribu-la, prtica que ofende a dignidade das pessoas e no pode ser compensada a posteriori.

O princpio da fraternidade assume papel central, pois a sociedade fraterna tambm solidria. A fraternidade princpio de organizao social, ao permitir que os semelhantes sejam diferentes, garantindo a liberdade de atuao na esfera econmica em uma viso da sociedade (Pargrafos 47, 57, 58, 60, 67).

A solidariedade necessria dentro da atividade produtiva, como buscam fazer os movimentos de responsabilidade social das empresas. A economia um fato humano e comunitrio e sua dimenso tica situa-se no interior do processo produtivo, e no apenas no momento seguinte.12
. Atualizando as Encclicas Sociais da Igreja, sobretudo a Populorum Progressio, de Paulo VI. . BENTO XVI, Caritas in Veritate. Sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. S. Paulo: Edit. Paulinas, 2009. 12 . Oportuna distino entre solidariedade vertical e solidariedade horizontal foi desenvolvida por Filippo PIZZOLATO, no Captulo A fraternidade no ordenamento jurdico italiano, na obra O Princpio Esquecido, coordenada por Antonio Maria BAGGIO, pg. 111ss.
11 10

22

Na Encclica h um forte conceito de justia, ao permitir a cada indivduo (as partes) e a cada grupo social (o todo, em seus respectivos nveis), a plena expresso de seu potencial e seus recursos. Nisso se justifica o princpio da subsidiariedade, pela qual se pode construir uma sociedade fraterna: solidariedade sem subsidiariedade torna-se assistencialismo ou dogmatismo do Estado. Ademais, o princpio da subsidiariedade deve ser aplicado tambm a nvel global.

O mercado est sujeito justia comutativa, que rege a relao entre as partes, mas a sociedade deve se reger tambm pela justia distributiva e a justia social.13 Juntamente com a justia, o bem comum o alvo do desenvolvimento, apontado como critrio que deve orientar a ao moral e poltica na sociedade (Pargrafos 1, 6, 7, 12, 15, 20, 21, 25, 32, 34, 36, 37, 38, 40, 45, 48, 54, 57, 67, 71, 75, 78, 79).

Importante ressaltar o que diz Caritas in Veritate sobre as empresas no contexto econmico atual. A Encclica incentiva a iniciativa e a liberdade empresarial, mas enfatiza o compromisso tico do empresrio e da empresa com vistas ao bem comum. Critica a classificao entre empresas pblicas e privadas, por desconsiderar as empresas sem fins lucrativos, as concebidas dentro da economia solidria (como a Economia de Comunho) e outras (Pargrafos 22, 25, 37, 38, 40, 41, 45, 46, 47, 49, 61, 66, 71).

Nesta crise financeira de 2008, com todas suas repercusses mundiais, a ideia de fraternidade como princpio poderia determinar nova direo poltica s naes e corrigir os excessos tradicionais de um capitalismo financeiro carente de tica e solidariedade na proteo a seus cidados.

A turbulncia econmica resultou de um sistema baseado no princpio do livre mercado como ordem econmica universal e ideal, vlido para todos os pases alinhados aos padres americanos globais.

13

. Cf. Ns. 1.1, 1.2, 1.2.2, deste trabalho.

23

Entretanto, pelo princpio da fraternidade no se adotariam polticas que deixassem merc da globalizao atividades relacionadas vida e segurana das pessoas, como agricultura, meio ambiente e sade, fortemente abaladas pela crise.

Por isso, h grave responsabilidade poltica do Estado, garante maior do Bem comum, para reorientar a sociedade a valores no econmicos, levando em conta o ambiente, os sistemas de sade, bem estar social, educao, e diminuio das disparidades de riqueza.

Ainda sobre a fraternidade na poltica internacional, Pasquale FERRARA (2008: 153ss), invocando a trilogia da Revoluo Francesa, associa o princpio de liberdade universal ao globalismo democrtico, o princpio de igualdade universal democracia global, o princpio da fraternidade universal nas relaes entre Estados ao consenso, identidade e comunicao, e o mesmo princpio nas relaes transnacionais redistribuio e valores.

Destaque-se, por fim, a concluso de Antonio Maria BAGGIO, de que a fraternidade assume dimenso poltica quando influi na interpretao das outras categorias polticas, a liberdade e a igualdade:

Deve-se, de fato, garantir uma interao dinmica entre os trs princpios, sem deixar de lado nenhum deles, em todas as esferas pblicas: a poltica econmica (decises sobre investimentos, distribuio dos recursos), o legislativo e o judicirio (equilbrio dos direitos entre pessoas, entre pessoas e comunidades, entre comunidades) e o internacional (para responder s exigncias das relaes entre os Estados, bem como para enfrentar os problemas de dimenso continental e planetria). 14

14

. A redescoberta da fraternidade na poca do terceiro 1789, in O Princpio Esquecido, Vol. I, p. 23.

24

Concluses

1. Ao longo do texto focalizamos a Famlia, a Empresa e o Estado como modelos do Bem comum, categoria filosfica, jurdica e econmica que se apresenta em todas as atividades humanas, nacionais e internacionais.

2. Ressaltamos o dever destas entidades operarem juntas nos setores essenciais formao do Homem para a Cidadania: na famlia (art. 226 da CF), na educao (art. 227), na ordem econmica e financeira (art. 5, incs. XXII e XXIII, art. 170), no meio ambiente (art. 225), etc.

3. Destacamos os princpios fundamentais que devem reger a conduta humana nos diversos setores de atividades: dignidade da pessoa humana, primazia do bem comum, destinao universal dos bens, primazia do trabalho sobre o capital, princpio da subsidiariedade e princpio da solidariedade.

4. Afirmamos que o Bem comum no um simples conceito filosfico, pois sobressai como princpio constitucional, haja vista o paradigma da definio de meio ambiente como bem de uso comum de todos. Vemos, alis, que a palavra todos se repete em vrios dispositivos ao longo da Constituio, indicando qualquer ente ou atividade social que deva ser reconhecida como um bem geral.

5. Referncia especial se apontou no modelo empresarial denominado Economia de Comunho, desenvolvido em diversos pases, e objeto de centenas de estudos acadmicos, pela qual o lucro das empresas pode ser tripartido, seja para suprir as necessidades internas da empresa, seja para o aperfeioamento profissional e cultural dos empregados, e para atendimento de necessidades de pessoas excludas do mercado de trabalho, mediante projetos sociais comunitrios.

6. Constatou-se moderna evoluo cultural nas teorias de poltica empresarial em busca de um equilbrio entre capital e trabalho: privilegiar os acionistas ou investir na qualificao dos empregados e na manuteno e ampliao de empregos.

25

7. A teoria do acionista, clssica e tradicional entre os economistas e empresrios americanos, ao atribuir a maximizao dos lucros aos investidores de capitais, restringe a poltica de melhoria salarial e de ampliao dos quadros funcionais.

8. Em contrrio, empresas internacionais, inspiradas nos princpios da kyosei (bem comum e dignidade humana), vm adotando polticas voltadas a privilegiar o capital humano e o trabalho, apostando em igual crescimento qualitativo da produtividade e do lucro.

9. No Brasil, pela Lei das Sociedades por Aes (L. 6.404/76), revigorada pelos Princpios e Direitos Fundamentais da Constituio Federal, e em seu art. 170 sobre a ordem econmica, a liberdade de iniciativa empresarial se orienta a finalidades comunitrias, para garantir a existncia digna das pessoas, segundo os ditames da justia social. Destacam-se na Constituio, como funes sociais da empresa, a reduo das desigualdades, a manuteno do pleno emprego e a responsabilidade ambiental.

10. Conclumos que as normas constitucionais, ao organizarem o Estado democrtico de Direito, se dirigem formao integral do Homem, no respeito sua dignidade essencial, visando a gerao de cidados responsveis. Como regime poltico na liberdade, necessria a construo e sustentao do Bem comum em todas as atividades humanas. ele o aglutinador responsvel, fomentador dos grupos sociais naturais, famlias, comunidades, sindicatos, associaes, organizaes no governamentais, e as empresas.

11. A recente Encclica Caritas in Veritate incentiva a iniciativa empresarial e lembra que os princpios da solidariedade e fraternidade, bsicos para a vida social, devem orientar a economia a superar a lgica de acumulao de riquezas sem distribu-las de imediato, porque ofende a dignidade das pessoas.

12. Recorda que a solidariedade necessria dentro da atividade produtiva, como tratam de realiz-la as atividades de responsabilidade social das empresas. A economia um fato humano e comunitrio e sua dimenso tica situa-se no interior do processo produtivo, e no apenas no momento seguinte.

26

13. O princpio da fraternidade assume papel proeminente na economia, pois uma sociedade fraterna tambm solidria. A fraternidade princpio de organizao social, pois permite aos semelhantes serem diferentes na liberdade e na igualdade, garante a livre atividade econmica, e oferece aos empresrios uma nova viso social para alm dos limites da empresa, enfatizando seu compromisso tico com vistas ao bem comum. Bibliografia consultada AZEVEDO, Plauto Faraco de. Ecocivilizao. Ambiente e direito no limiar da vida. So Paulo: Edit. Revista dos Tribunais, 2005. BAGGIO, Antonio Maria (Org.). O princpio esquecido. Vols. 1 e 2. So Paulo: Edit. Cidade Nova, 2008, 2009. BENTO XVI. Encclica Caritas in Veritate. S. Paulo, Edit. Paulus, 2009. BRUNI, Luigino. Comunho e as novas palavras em Economia. So Paulo: Cidade Nova, 2005. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes; LEITE, Jos Rubens Morato (Orgs.). Direito Constitucional Ambiental Brasileiro. So Paulo: Edit. Saraiva, 2007. FARAH, Flvio, Dar lucro aos acionistas no a misso da empresa. In: Maria do Carmo FERRARA, Pasquale. A fraternidade na teoria poltica internacional. In: O princpio esquecido. Vols. 1. So Paulo: Edit. Cidade Nova, 2008, p. 153ss. WHITAKER, tica na vida das nas Empresas. S. Paulo: DVS Editora, 2007, pg. 172. LATOUR, Bruno. Polticas da Natureza. Como fazer cincia na democracia. Traduo Carlos Aurlio M. de Souza. Bauru: EDUSC, 2004. MARITAIN, Jacques. A pessoa e o bem comum. Lisboa: Livraria Morais Editora, 1962. MESSNER, Johannes. tica Social (O Direito Natural no Mundo Moderno). Quadrante/ EDUSP. So Paulo, s/d. SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relaes Privadas. Rio: Lumen Juris, 2006. SOUZA, Carlos Aurlio Mota de. Responsabilidade da empresa no aperfeioamento dos empregados. In: Responsabilidade Social nas Relaes Laborais. S. Paulo: LTr, 2007, pp. 36/52. _________. So Paulo empresarial. Responsabilidade econmico-social. In Responsabilidade Social das Empresas (Coord). S. Paulo, Juarez de Oliveira, 2007, pp. 3652. _________. Responsabilidade civil ambiental. In: Direito ambiental. S. Paulo: Atlas, 2008, pp. 116-139. WHITAKER, Maria do Carmo. tica na vida das nas Empresas. S. Paulo: DVS Editora, 2007

27

Bibliografia recomendada AHNER, Gene. tica nos Negcios. Construir uma vida, no apenas ganhar a vida. S. Paulo: Edit. Paulinas, 2009. ALFORD, O.P, Helen; NAUGHTON, Michael J. Managing as if faith mattered. Christian social principles in the modern organization. Indiana, University of Notre Dame Press, 2001. ASHLEY, Patrcia Almeida (coord.). tica e responsabilidade social nos negcios. So Paulo: Saraiva, 2005, 2 ed. BRAGA, Pedro. tica, direito e administrao pblica. Braslia, Senado Federal, 2006, 2 ed. BUGARIN, Alexandre Dominguez . Economia de Comunho: enfrentando a excluso? Departamento de Engenharia Industrial. Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, 2005. Site PUC-Rio. CAVALLAZZI F, Tullo. A funo social da empresa e seu fundamento constitucional. Florianpolis: OAB/SC Editora, 2006. FERNANDES, Wanderley. Coord. Fundamentos e princpios dos contratos empresariais. So Paulo, Saraiva, 2007. FINKELSTEIN, Maria Eugnia. PROENA, Jos Marcelo Martins. Direito societrio. Gesto e controle. Srie Gvlaw. So Paulo, Saraiva, 2008 FINNIS, John. Direito natural em Toms de Aquino. Porto Alegre, Srgio A. Fabris, 2007 GARRIGA, Elisabet; MEL, Domnec. Corporate Social Responsibility Theories: Mapping the Territory, in Journal of Business Ethics, Springer Netherlands, Vol. 53, Ns. 12/August, 2004,pp.51-71. GRAU, Eros Roberto. A ordem econmica na Constituio de 1988. So Paulo: Malheiros Editores, 2007, 12 Ed. KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 2007, 9 Ed. LACHANCE, Louis, O.P. LHumanisme politique de Saint Thomas. Individu et tat. Tome II. Paris, Recueil Sirey, 1939, pp. 459-504. LEISINGER, Klaus M.; SCHMITT, Karin. tica empresarial. Responsabilidade global e gerenciamento moderno. Rio de Janeiro: Vozes, 2001, 2 ed. LEITE, Kelen Christina. Economia de Comunho. Uma mudana cultural e poltica na construo do princpio da reciprocidade nas relaes econmicas. Tese de doutorado. Centro de Educao e Cincias Humanas. Universidade de So Carlos. Julho de 2005. Edit. Annablume, 2007. OLIVEIRA, Gustavo Justino de (Coord.). Direito do Terceiro Setor. Belo Horizonte: Edit. Frum, 2008. PASQUIER-DORTHE, Jacques; OLIVEIRA, Carlos-Josaphat Pinto. Russir les affaires et accomplir l`homme. Responsabilit et rentabilit. Fribourg, Editions Universitaires Fribourg Suisse, 1999. PETTER, Lafayete Josu. Princpios constitucionais da ordem econmica. O significado e o alcance do art. 170 da Constituio Federal. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005. PINTO, Luiz Fernando da Silva. Gesto-cidad. Aes estratgicas para a participao social no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2003.

28

PINTO, Mario Couto Soares; LEITO, Sergio Proena. Economia de comunho. Empresas para um capitalismo transformado. Rio de Janeiro, FGV, 2006. SANTIAGO, Mariana Ribeiro. O princpio da funo social do contrato. Curitiba: Editora Juru, 2006. SEBOK, Roberto T. Como preparar-se para o mundo unido do novo milnio. So Paulo: Editora STS, 1999. SROUR, Robert Henry. tica empresarial. A gesto da reputao. Rio de Janeiro, ElsevierCampus, 2003, 2 ed. UTZ, Arthur. thique sociale. Tome I. Les principes de la doctrine sociale. Fribourg: ditions Universitaires Fribourg, Suisse, 1968.

Anda mungkin juga menyukai